o Olá amados aula agora é sobre teoria crítica então a teoria crítica ela foi produzida na escola de Frankfurt na Alemanha na primeira metade do século 20 É nesse grupo de estudos existiam pessoas preocupadas com o modo como a produção artística era transformada em mercadoria e ele cultura de massa nós vamos pegar como exemplo o samba o samba é um estilo musical que nasce em comunidades em áreas vulneráveis na sociedade brasileira e o samba Expresso expressava portanto a visão de mundo daquelas pessoas até tudo bem o funk também nasceu expressão do a visão de mundo
do morador de áreas carentes de maior vulnerabilidade e o que que é a indústria cultural faz a indústria cultural olha para essas Produções artísticas e pensa assim posso transformar esse lucro então a indústria cultural se apropria das Produções artísticas trabalho em cima de Marketing e publicidade e a partir daí promove a associação entre consumo e felicidade Então você vai se tornar uma pessoa feliz se você utilizar roupas acessórios se você consumir produtos vinculados aquele tipo de informação é engraçado interessante é que essa produção de Cultura em massa ela é planejada é organizado e ela tem
um único objetivo gerar lucro para quem está comercializando esses produtos Oi e o mais bacana é que as coisas vão passam batido daí a gente consegue perceber um plano teórico essas manipulações com o objetivo de produção de lucro então o que que vai acontecer lá na Alemanha no grupo de estudos que chamava a teoria crítica existia o Adorno e horkheimer eles estão pensando sobre a indústria cultural Estão dizendo o seguinte Olha a indústria cultural ela é um problema ela é um problema porque nesse processo de associação entre consumo e felicidade ela vai explorar a reprodutibilidade
técnica que corresponde por exemplo ao que acontece no cinema se você promove uma quantidade imensa de cópias você terminar da produção artística e ela cria uma cultura de massa e um consumo irrefletido e um consumo alienado qual é o problema do consumo alienado o produto consumo alienado é que a produção midiática ela não existe só para quem pode comprar ela existe para todo mundo e ela faz com que as pessoas entendam que o significado de suas vidas está intimamente relacionado ao que elas possuem em termos de bens materiais Então as pessoas começam a ser perder
em relação ao que elas são Ah entendi para o se alguém eu preciso de um tênis da marca X para eu se alguém eu preciso de uma roupa que custa 11 mil reais para eu se alguém eu preciso de um vestido de um calçado que custa é bem 56 mil reais aí eu serei alguém né e interessante que a indústria cultural Ela opera pelo caminho da perda da autenticidade das Produções artísticas Vamos a um exemplo de reprodutibilidade técnica operada pela indústria cultural indústria cultural pega uma produção artística autêntica original como um quadro que eu ganhei
de um professor de história da arte maravilhoso único autêntico só eu tenho Coloca esse quadro para ser reproduzido são feitas várias cópias desse quadro a transferência para calçado relógio telefone bolso e através da propaganda convence todo mundo de que para ser alguém vai ser necessário ter aquela aquele produto aquela mercadoria bom então você pega uma produção artística e transforma em mercadoria através da reprodutibilidade técnica ou seja através de milhões de cópias e criando as pessoas através da publicidade a sensação de que essa bolsa é minha cara a esse vestido não foi feito para mim só
que não existem dez mil cópias aquele vestido E você só serve para gerar lucro para quem está vendendo aquele Esse é o consumo alienado você tá comprando as coisas que você não precisa alucinadamente irrefletidamente gerando lucro para quem tá vendendo E é assim que funciona a sociedade de consumo então você perde alta intensidade tá e produz lucro agora o Walter Benjamin é um teórico interessante porque ele vai falar o seguinte Olha eu não nego nada do que foi dito sobre alienação eu não nego a reprodutibilidade técnica eu não nego que a reprodutibilidade técnica compromete a
autenticidade de uma produção artística eu não tô negando nada disso mas veja bem e é quem não pode pagar por algo original autêntico através da Cópia tem a possibilidade de acesso então existem bens que antes eram restritos a quem tinha maior poder aquisitivo a que tinha mais dinheiro para consumir aquele tipo de produto a reprodutibilidade técnica ainda que seja sem autenticidade o senhor originalidade ela torna possível que outras pessoas que não tem tanto dinheiro para comprar consigam consumir aquilo né e um tem um exemplo bem pertinho Neide é a pirataria né alguns vamos atrás muitos
anos atrás existe um negócio chamado CD as pessoas os artistas gravam CD E era uma fortuna para você comprar um CD é muito caro aí existia antes existiam vários Camelôs lá os vendedores ambulantes nas ruas vendendo cópias né ela chamada pirataria porque quem não podia comprar um CD o final que já era uma cópia operada pela indústria cultural né ter um CD não é equivalente a assistir o show ao vivo do artista mas a pirataria ela entra nesse sentido de que a pessoa com menor poder aquisitivo ela consegue consumir aquele tipo de produto em resumo
atendemos na aula sobre teoria crítica que a indústria cultural ela promove a transformação da produção artística em mercadoria como objetivo de promover o lucro essa é uma perspectiva que o compromete a autenticidade a originalidade além de produzir um consumo irrefletido um consumo alienado aprendemos esse assunto através das construções teóricas de Adorno horkheimer e Benjamin pode fotografar um quadro e até a próxima aula E aí [Música]