Maria, a verdadeira Arca da Aliança (Homilia Dominical.432: 4.º Domingo do Advento)

49.2k views2536 WordsCopy TextShare
Padre Paulo Ricardo
Diante da Arca da Aliança, no Antigo Testamento, um Davi cheio de temor pergunta: “Como entrará a ar...
Video Transcript:
Olá, meus queridos irmãos, minhas queridas irmãs, estamos aí mais uma vez no nosso programa Testemunho de Fé e, às vésperas do Natal, nós celebramos neste domingo o 4º Domingo do Advento. Na reta final do Advento, na preparação mais próxima do Natal, a gente olha com muita devoção e com muito amor para a Virgem Maria, esse é o foco deste tempo agora, da novena de Natal e é o foco também da liturgia deste domingo. O Evangelho deste domingo é o Evangelho da Visitação, a Virgem Maria que vai visitar a sua prima Isabel, trata-se de Lucas, capítulo 1º, versículos de 39 a 45, agora, vejam só, é importante entendermos a Virgem Maria como o cume mais elevado de uma montanha de todo um processo iniciado por Deus ao longo dos séculos.
Nós vamos celebrar agora, dia 24 e 25, o Natal do Senhor, Jesus vai nascer, mas não é que Jesus nasceu do nada, de repente, "Ah, Deus decidiu que Jesus ia nascer", não, Deus lentamente, ao longo de muitos séculos preparou a vinda de Jesus, se a gente for ver o Antigo Testamento, ou seja, a maior parte da Bíblia, o Novo Testamento é bem curtinho, a maior parte da Bíblia é o Antigo Testamento, o Antigo Testamento é uma lenta preparação da vinda de Jesus e como é que Deus preparou a vinda de Jesus? Deus preparou a vinda de Jesus fazendo aliança com um povo, Deus chamou Abraão, no Antigo Testamento, para que Abraão tivesse fé, prometeu uma descendência, Deus queria um povo que O amasse e, no entanto, depois de longos séculos de preparação, o resumo da conversa é que Deus não encontrou nada daquilo que tinha preparado, todo mundo conhece aquele "Cântico da Vinha", em que profetas falam que Deus preparou um jardim bonito, uma vinha, etc. e tal e quando ia colher frutos, que fruto que Ele colheu?
Espinhos, esse é o resumo da conversa. Os longos séculos, milhares de anos porque Abraão viveu dois mil anos antes de Cristo, vamos lembrar que os anos eram tão longos quando hoje, dois mil anos é muito chão, gente. Deus chamou Abraão lá em Ur, dos caldeus, para preparar um povo durante dois mil anos para que o Seu Filho viesse e Seu Filho tivesse um povo no qual nascer, pega a genealogia de Jesus, uns eram pessoas boas, etc.
, mas santos, daqueles santos como a gente está acostumado a ver os santos do Novo Testamento, os santos, não, a gente vê que todo mundo ali tem algum momento que cai, algum momento que erra. Davi pecou com Betsabea, Salomão com seu Templo, mas ele pecou e por isso Deus o castigou na sua descendência com a divisão do povo e assim por diante, todo mundo teve um momento ali que tinha alguma coisa que caiu. Deus, chegando à plenitude dos tempos, quis enviar o Seu Filho e enviou para quem?
Se a videira de Israel só dava frutos amargos, só dava frutos azedos, se onde Deus plantou coisa boa só vinha espinheiro, era necessário que Deus plantasse, então, um jardim especial para que viesse o fruto do seu ventre, Jesus. Então, nós temos em Maria a realização de todas as expectativas de Deus no Antigo Testamento, de tal forma que, o que aconteceu, "Ah, o Antigo Testamento é assim: Deus tentou, tentou, tentou, não funcionou e aí Ele perdeu a paciência e resolveu mandar Maria? " Não.
O Antigo Testamento era um anúncio de Maria, Deus prometeu a Abraão que iria fazer brotar uma descendência, Deus prometeu a Davi uma casa, não prometeu? Prometeu e cumpriu como? Em Maria.
Embora na genealogia está lá que um homem gerou um filho, que gerou outro filho, que gerou outro filho, que gerou Jacó, que Jacó gerou José e José, esposo de Maria, do qual nasceu Jesus, objetivamente o sangue de Abraão correu nas veias de Jesus através de Maria, não através de José. A descendência de Abraão prometida da qual brotou o Salvador é Maria, claro que José tem uma função importante de garantir que legalmente Jesus era filho de Davi, legalmente, mas de fato, de fato, Maria é a realização da promessa. Deus promete descendência a Abraão, quem vem?
Maria e de Maria, Jesus. Deus promete que irá libertar o Seu povo da escravidão de Satanás, quem é o membro do povo de Deus libertado de Satanás, sobre o qual Satanás jamais pôs as mãos? Maria.
Maria. A Virgem Santíssima é aquela parte do povo de Deus em cima do qual Satanás nunca pôs a mão. Você já parou pra pensar nisso?
Nós fomos escravos de Satanás, todos nós, todos nós, Satanás nunca pôs as mãos na Nossa Mãe bendita, é interessante notar que a Bíblia nos fala da tentação de Jesus, Jesus, que é Santíssimo, Jesus é Deus, Jesus nunca pecou, mas Jesus foi tentado no deserto, mas não fala da tentação de Maria, por quê? Bom, veja, teologicamente falando, nada impede que Maria tenha sido tentada, nada impede que ela tenha sido tentada, mas o que acontece é o seguinte, também nada impede que ela nunca tenha sido tentada, por quê? Porque Jesus, que era Santíssimo, foi tentado porque a tentação de Jesus no deserto tinha uma função: é que Ele, vencendo a tentação de Satanás no deserto, venceu todas as nossas tentações, Jesus foi tentado no deserto por nós, ou seja, para a nossa salvação, para o nosso bem, para que você, quando é tentado, quando é visitado, saiba: Ele venceu.
Só que, é importante entendermos que a Nossa Mãe Maria, a Mãe da qual brotou Jesus, o fruto do Seu ventre, Jesus, é uma Mãe intacta, Satanás nunca pôs os dedos, as garras dele Nela, porque Deus estabeleceu essa inimizade desde os séculos, "porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a Sua descendência". A inimizade entre Maria e Satanás é total e por estou falando isso? Estou dizendo isso porque precisamos recorrer à Mãe no meio de nossas misérias, para nós alcançarmos a vitória sobre Satanás e estarmos prontos para celebrar o Natal.
Jesus precisa ser gerado no nosso ventre, no nosso coração, no nosso interior, mas, para isso, precisamos da ajuda da Virgem Maria. Maria é a realização da promessa de Deus, vamos continuar com essa ideia, pense em quem é Maria, Maria é a descendência prometida, olhem lá, quando Deus, no Antigo Testamento, lá na Torá, páginas e páginas de Deus descrevendo o Templo Santo que deveria ser realizado em Jerusalém, então Deus diz: "Olha, você faz o altar com tal pedra, depois pega tal detalhe de ouro, não sei o quê, cedro do Líbano e pedrarias preciosas, isso e aquilo", todos aqueles detalhes do Templo de Jerusalém, por que você acha que Deus gastou tempo descrevendo aquele negócio? Porque aquilo era uma profecia de Maria.
Maria é o Templo. Maria é o povo prometido, o povo santo, Maria é o Templo Santo prometido, Maria é a vinha que deu o fruto do Seu ventre Jesus, Maria é o povo, o resto de Israel, o povo eleito. Ela é a realização do Antigo Testamento, o Antigo Testamento só foi um anúncio de Maria, da qual brotaria Jesus, porque o Antigo Testamento é a história de um povo eleito do qual brotaria o Messias, esse povo eleito quem é?
De que povo veio? De Maria, dessa Mãe Santíssima, a única que cumpriu a aliança com Deus, aliança realizada com Abraão, Isaac e Jacó, a única que realizou a aliança realizada com Moisés, a única que realizou a aliança depois que o Templo foi erguido em Jerusalém, a única que ofereceu o verdadeiro sacrifício, a única que realizou as promessas dos antigos tempos. Pois bem, esta Mulher Santíssima, nova Arca da Aliança, agora vem ao nosso encontro para preparar a vinda do Senhor.
O Evangelho deste domingo, é o Evangelho em que Maria é comparada à Arca da Aliança do Antigo Testamento, as palavras que estão aqui neste Evangelho são paralelos exatos das palavras de Davi quando a Arca foi encontrada e então começaram a trazer a Arca em procissão para Davi e quando Davi soube disse: "Eu não sou digno que a Arca do meu Senhor venha me visitar". Isabel repete as palavras de Davi, naquelas montanhas de Judá, séculos antes, a Arca da Aliança foi visitar Davi e Davi disse: "Eu não sou digno", aquilo era uma previsão do que viria depois, porque naquelas mesmas montanhas de Judá, a verdadeira Arca da Aliança, que traz a presença de Deus, Maria, se apresenta com uma Criança no ventre e Isabel diz: "Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? " E Maria foi lá, Mãe do Senhor e com o Senhor no ventre, nova Arca da Aliança e o que aconteceu?
Aconteceu que Isabel ficou cheia do Espírito Santo, aconteceu que estava ali, pronto, a profecia se realizou, vejam a primeira leitura da liturgia desse domingo, é do Profeta Miquéias, está escrito assim: "Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, e ele mesmo será a Paz". Nós, povo infiel, povo miserável, fomos abandonados por Deus até um momento da história até que uma Mãe der à luz, "de onde me vem que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?
" porque ela vem trazendo o Senhor e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Meus irmãos, o Natal está às portas e Maria parte, parte apressadamente na sua direção para realizar a profecia, para que quando a Virgem Maria saudar você, você receba o Espírito Santo e Jesus, Jesus venha modificar o seu coração e possa acontecer a graça do Natal. O Natal não vai acontecer se alguma coisa não mudar dentro de mim, nós não temos condições de mudar, nós não temos condições com nossas próprias forças de mudar, durante dois mil anos o povo, não foi por falta de aviso, de assistência, de profecias, de inspirações divinas, durante dois mil anos no Antigo Testamento, desde Abraão, o povo de Deus é convidado a ter uma vida santa, para Deus, deu certo?
Não. O que virou aquilo? Cada geração mais do que a outra enfiando o pé na jaca, foi criando confusão, até que sobrou somente um restinho de Israel, um pequeno grupo de pessoas boas, mesmo assim essas pessoas não estavam nem de longe perto daquilo que Deus tinha sonhado para realizar o povo santo que receberia o Seu Filho.
Veio Maria, Maria, a Imaculada, sobre a qual Satanás jamais pôs as garras, é Ela agora que vem apressadamente na sua vida, Ela tem pressa, Maria apressadamente se dirigiu às montanhas de Judá em busca de quem, de Israel? Não, de você. Ela quer saudar você, como vai fazer você nessa Noite de Natal, você vai fechar seu coração, como os habitantes de Belém ou você vai receber a saudação Dela?
"Quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos", o Espírito Santo tocou Isabel, a criança pulou no ventre, diz Isabel a Maria. Eis aí, Maria é instrumento dessa modificação interior que Deus quer fazer para que Jesus nasça em nosso coração. Como Maria concebeu e deu à luz a Jesus?
Gabriel veio e disse: "Ave, Maria" e Ela recebeu o Espírito Santo e concebeu, e nós? Nós não vamos ter Gabriel, mas temos Maria, porque "Maria foi apressadamente até as montanhas de Judá" e disse: 'Ave, Isabel" e quando a saudação chegou aos seus ouvidos, quando Maria disser: "Ave, Paulo", "Ave, José", "Ave, sei lá o seu nome", Maria, Antonia, Josefa, Tiago, Roberto, não sei o seu nome, quando Ela disser: "Ave, ave. .
. " receba o anúncio, receba o anúncio da Virgem Maria e receba a força do Alto, receba o Espírito Santo para que você nessa luta saia vencedor, Ela é a Virgem intacta, é Ela a quem Deus prometeu esmagar a cabeça da Serpente, que a Sua descendência esmagaria a cabeça da Serpente, é Ela que tem a inimizade contra Satanás, é Ela quem vai vencer a Serpente na sua vida e lhe dar o Espírito Santo como aquele "Ave" de Isabel, Maria quer entrar na nossa vida. Nas portas do Natal, corramos para a Virgem Maria, estejamos com Ela, abramos as portas das nossas casas como aqueles habitantes de Belém deveriam ter aberto e não abriram, e então, Ele virá e Ele mesmo será a nossa paz.
Meus irmãos, eu desejo para você nesse Natal que acabe o Antigo Testamento na sua vida, é esse o projeto de Deus para você, até agora alianças, promessas, quantas vezes você já se confessou e caiu de novo? Quantas vezes você já disse: "Não, eu vou, agora vai. .
. " e não foi? Foi assim, durante dois mil anos, Deus tentou com Abraão, Deus tentou com Isaac, Deus tentou com Jacó, Deus tentou com José, aí o povo foi escravo no Egito, aí tentou com Moisés, aí depois tentou com Josué, aí depois vieram os Juízes, aí depois veio Saul, Davi, Salomão, toda a linhagem dos Reis, Profetas, etc.
, até que veio a plenitude dos tempos, dois mil anos de história que Deus tentou, tentou, tentou, Deus tentou e Deus triunfou com Maria. Então, eu desejo a você que ponha um ponto final nas tentativas, que esse Natal seja de verdade, vamos parar com as tentativas, acabou o Antigo Testamento, agora vamos para o Novo, mas como vamos para o Novo? Somente se nós nos entregarmos a Maria.
Você quer se entregar a Jesus? Então, nesse Natal, se entregue primeiro a Ela, Àquela que é o refúgio, se você se refugiar no Coração de Maria estará num lugar intacto, intocado por Satanás, Ela nunca foi escrava de Satanás e nós que somos escravos de Satanás pelos nossos pecados, podemos ter as nossas correntes dissolvidas, quebradas, nossos grilhões desfeitos por Ela, Ela é instrumento de Deus. O Evangelho desse domingo está dizendo isso, Maria foi instrumento de Deus para que a salvação entrasse no coração de Isabel, Ela quer ser também instrumento de Deus para que a salvação entre na sua vida.
Então vamos lá, vamos para Belém, vamos para Belém, o Natal está às portas. Se você não se confessou, tá na hora de se confessar para o Natal, olha o que eu estou lhe dizendo: toma vergonha na cara, não ouse celebrar o Natal em pecado mortal, você para com isso, chega, acabou o Antigo Testamento, vamos para o Novo, vamos para a vida nova, vamos. E se você acha que não tem forças para ir, veja, Ela está correndo apressadamente, o Natal está às portas e Maria vem apressadamente para a região montanhosa onde você habita para saudar você, trazer o Espírito Santo e fazer com que você saia daquilo que era somente promessa para a realização do Novo Testamento, do Natal do Senhor.
Deus abençoe você. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Related Videos
A alegria do Céu está dentro de nós (Homilia Dominical.431: 3.º Domingo do Advento)
26:01
A alegria do Céu está dentro de nós (Homil...
Padre Paulo Ricardo
49,504 views
É por isso que sua vida não muda...
50:52
É por isso que sua vida não muda...
Padre Paulo Ricardo
355,456 views
A VIRGEM MARIA: ARCA DA NOVA ALIANÇA
18:51
A VIRGEM MARIA: ARCA DA NOVA ALIANÇA
Fernando Nascimento
2,787 views
A Virtude do Homem Intelectual | Olavo Day
28:29
A Virtude do Homem Intelectual | Olavo Day
Olavo de Carvalho
37,046 views
São Marcos Evangelista: Conheça a sua Vida e Legado
15:41
São Marcos Evangelista: Conheça a sua Vida...
Caminho Católico
3,035 views
Maria teve outros filhos além de Jesus?
16:05
Maria teve outros filhos além de Jesus?
Lobo Conservador
12,245 views
Gregorian Chants in Honor of the Mother of Jesus | Prayer Hymns to Mary (1 Hour)
1:10:17
Gregorian Chants in Honor of the Mother of...
Catholic Chants TV
66,146 views
A FARSA ALEGÓRICA DA CRUCIFICAÇÃO DE JESUS
26:12
A FARSA ALEGÓRICA DA CRUCIFICAÇÃO DE JESUS
Antonio Miranda - Teologia Reversa
164,092 views
A Virgem Maria é Rainha-Mãe e a Nova Arca da Aliança
18:32
A Virgem Maria é Rainha-Mãe e a Nova Arca ...
Ciência e Filosofia - Dr. Rômulo
1,628 views
05  A formação do povo de Deus
27:48
05 A formação do povo de Deus
Adjair Brasiliano
39,345 views
MARIA, ARCA DA NOVA ALIANÇA   Homilia   Vigília da Assunção
24:31
MARIA, ARCA DA NOVA ALIANÇA Homilia Vi...
Padre José Eduardo
2,253 views
Pregação Seleta | O falso conceito de “fé” inventado por Lutero
17:49
Pregação Seleta | O falso conceito de “fé”...
Padre Paulo Ricardo
331,064 views
Pastor Augustus Nicodemus ( parte III )
25:43
Pastor Augustus Nicodemus ( parte III )
Padre José Eduardo
36,358 views
Antes de ser católica, ela era “gente”! Conheça a história de Santa Edith Stein
1:00:59
Antes de ser católica, ela era “gente”! Co...
Padre Paulo Ricardo
241,311 views
Maria, a nova Arca da Aliança - Padre Chrystian Shankar
11:30
Maria, a nova Arca da Aliança - Padre Chry...
Propaga Fé
1,528 views
Gregorian Chants For The Mother Of Jesus | Sacred Choir In Honor Of Mary
27:12
Gregorian Chants For The Mother Of Jesus |...
Catholic Chants TV
2,289,078 views
Pregação Seleta | Fraternidade e Amizade Social
31:52
Pregação Seleta | Fraternidade e Amizade S...
Padre Paulo Ricardo
87,716 views
Fala sério, pastor: Maria teve filhos além de Jesus? Uma resposta respeitosa ao Pe. Paulo Ricardo
36:03
Fala sério, pastor: Maria teve filhos além...
Fala sério, pastor
243,696 views
O Espírito da verdade | Dra.Filó
35:16
O Espírito da verdade | Dra.Filó
Dra. Filó
224,281 views
Como AJUDAR as ALMAS do PURGATÓRIO? - Finados | Prof. Raphael Tonon - Lente Católica
1:18:22
Como AJUDAR as ALMAS do PURGATÓRIO? - Fina...
Comunidade Católica Pantokrator
55,298 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com