Introdução às Investigações Lógicas de Husserl - Aula 1

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Aula 1 - Os “Prolegômenos à Lógica Pura”: a controvérsia em torno do psicologismo lógico O objetivo...
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e agora começou não estava mais bom gente então agradecer mais uma vez aí ao interesse de todo mundo no curso eu espero que os consigo aí ter um espaço rico e diz que o sol é mi e eu vou começar então é a primeira aula né isso lado então os prolegômenos da lógica pura a controvérsia em torno do psicologismo lógico essa aula essa primeira aula Ela vai ser um pouco mais longa que as demais porque antes de tratar desse primeiro livro né já já eu vou explicar tudo como é que são quais são os livros
né que são as investigações tudo mais mas é a primeira alta em tratar de um dia inteiro né as demais e já vão ser alguns pequenos fragmentos alguns vamos investigações isoladas e tudo mais então essa primeira alta a visão estendo um pouco mas não vai passar muito de uma hora também não e é eu quero conversar um pouco então justificativa do curso né quer dizer o porquê que nós devemos fazer então curso de introdução as investigações lógicas né porque a importância essa obra publicada lá em 900 mil novecentos e um tanto para o interessado em
filosofia em geral e para o interessado em fenomenologia em particular quem quer que tem algum dia se deparado com a fenomenologia como corrente contemporânea da filosofia ou como uma das das das escolas mais importantes do pensamento filosófico contemporâneo ou coisa do tipo né que é saber o que que trata fenomenologia na qual que é o seu campo de estudo Quais são as quais sua abrangência ou simplesmente fazer a pergunta O que é teologia essa pessoa muito provavelmente foi remetida às investigações lógicas do Edmundo husserl E como a sua obra fundadora ou seja a obra inaugurada
dura na obra fundadora do movimento fenomenológico e fato é sua opinião do próprio Rússia e no esboço de um prefácio as investigações lógicas visão título de um texto do Russo d1913 é toda a bibliografia que utilizar para cada aula ou seja pela frente ao citar explicitamente né E vou colocar no slide ao final de cada aula a bibliografia a bibliografia completa do curso para lá no no site da extensão é Mais atualmente eu utilizei mais coisa daquilo do que o que está ali e vou se tanta né ao longo da aula esse texto é um
dos que eu vou citar agora é um texto que Russell escrever 1913 investigações lógicas são de 1.900 1901 esse texto chão esboço de um prefácio as investigações lógicas e ele erros eu disse que as investigações foram o primeiro início da fenomenologia e sua opinião parece ter-se mantido dominante até muito tarde por exemplo em 1928 quando o Russo eu dizia que a t a investigar som era o melhor ponto de partida para o estudo da sua obra isso tá no prefácio do editor as investigações lógicas Volume 2 tomo um depois a gente vai explicar o que
são esses volumes esse Somos dois e assim apesar de ser um pouco a posteriori essa essa importância nesse Marco das investigações para o movimento se deveu muito ao Gil tá aí não que disse que as investigações forneciam ali Um fundamento rigoroso para ciências do espírito em contraposição às ciências experimentais que tinham seu fundamento na Física Matemática de ontem viu ali nas investigações o fundamento rigoroso para ciências do espírito né o que se deveu muito a essa importância do do Dilson aí mas é fato aqui assim vai chegar só de marca o início do movimento isso
eu acho que justificam o estudo de introdução as investigações lógicas e eu vou apresentar então para quem não conhece a obra né que a obra que a gente vai estudar que no curso é óbvio que a gente é bom vou falar disso mais adiante né do do como nós vamos abordar essa obra né E por que convencido assim de ir as investigações lógicas para então começar a tentar compreender A fenomenologia a pessoa interessada vai ser tomada por uma espécie de perplexidade né o espanto na coleção da Luciana O que é responsável pela edição das obras
completas de Russo as investigações lógicas elas correspondem a dois volumes o 18 e 19 né o 19 é dividido em dois livros esse que vocês vem na tela é o volume 18 que a gente vai estudar hoje na aula inteira vai ser sobre esse livro Como se chama o polígono da lógica pura né o Volume 19 nós temos a divisão em dois somos é dois livros né dois volumes né É É é só prefeito do sindi para o sistema Moção da quantidade de coisa só esses três livros vão 1312 páginas E além disso ainda tem
o volume 20 da oceano que é tão bem dividida em dois livros né contém versões prévias o texto principal acréscimos posteriores revisões reelaborações tardias do Russo e totalizam mais 1000 55 páginas Essa É lógico eu tô forçando o argumento aqui só para ter uma noção da dimensão da coisa mas a gente tem então 2000 367 páginas que corresponderiam as investigações lógicas do Russo não é lógico um problema de ordem quantitativa aí já complicado mas além desse aspecto puramente quantitativo a gente tem um problema grave de contextualização né E se a gente olhar um pouco para
estrutura da obra ou seja uma visão de sobrevoo sobre o conjunto da obra né para quem pega as investigações lógicas vamos lá então quero entender o que é A fenomenologia as investigações lógicas é a obra fundadora então deixou abrir aqui e ver o que são as investigações lógicas a primeira impressão que se tem é de uma série de temas sem conexão uns com os outros temos desconexos é o primeiro volume e são justamente os legumes lógica Pure que a gente vai falar hoje depois você tem a parte 1 o que se chama investigações para A
fenomenologia EA teoria do conhecimento depois a parte dois elementos para um esclarecimento fenomenológico do conhecimento é o primeiro volume trata da polêmica sobre a natureza da disciplina da lógica se insere no contexto da afirmação da Psicologia como disciplina autônoma e a sua demarcação frente a filosofia a gente vai falar isso hoje é e na seis investigações os dois segundos volume e nós temos desde um estudo detalhado fala sobre a natureza do signo essa é a primeira investigação o título da primeira investigação é expressão e significação é mais tempo a segunda investigação intitulada a unidade ideal
da espécie e as modernas teorias da abstração que contém uma crítica às teorias empiristas da abstração e uma primeira já a formulação da da teoria da intuição de ciências que pois vai ser apresentado com uma outra forma nas investigação o tempo a terceira investigação para a doutrina do torno das partes que possui uma teoria sobre o conceito de necessidade e de lei ah e também uma mera elogia e essa terceira investigação e depois que depois os resultados dessa terceira investigação vão ser aplicados no domínio da significação da gramática por é isso vai nos dar a
quarta investigar som intitulada a diferença entre significações de independência independentes e a ideia da gramática puro e depois do que na quinta vai chegar som de repente então abruptamente nós temos sobrevivências intencionais e seus conteúdos uma análise sobrevivência e psíquicas o e finalmente na sexta investigação que é um livro inteiro dividido em dois duas sessões nós temos a primeira sessão que se chama intenções objetivantes e preenchimento o conhecimento com síntese de preenchimento e seus níveis e finalmente uma teoria do conhecimento e seria de o ápice das investigações lógicas que é sensibilidade entendimento quando você tem
pegamos o cima primeira em uma primeira formulação madura da teoria e tem uma lógica sobre o entendimento para vocês terem uma ideia no Brasil o primeiro livro que chegou traduzir e foi justamente o segundo volume parte 2 é esse hein chegou pela tradução dos pensadores é tradução do Parque Então a primeira a primeira coisa que a pessoa além das investigações lógicas do Russo no Brasil Abra o livro intenções objetivante preenchimento o conhecimento como síntese de preenchimento seus líderes e já preço uma carga aí de de pressupostos muito forte para ir para entender o kit do
que você tá falando é o que que o que que o que são esses conselhos do que se trata Isso parece o Põe assim que vai chegar as suas anteriores e os problemas a gente tentando somos todos esses livros Tá além dessa produção do Pari que eu falei que a primeira que chegou nós temos a equipe lá do Professor Pedro Alves de Lisboa traduziu e chegou no Brasil né e essa tradução de vez em quando eu vou olhar meu celular aqui se eu ficar fora do ar e tal você Israel pessoal me avisa aí tá
que tô falando para não vejo vocês aqui né então chegou no Brasil essa tradução Portuguesa pela forense Universitária eu acho que não não não tem mais edições Então até esgotado Então deve estar muito caro e seu primeiro volume nosso levamos a lógica pura e o segundo volume que é o primeiro volume da Oceana 19 né O que é que sozinho investigações para A fenomenologia teve conhecimento que a investigação de um assim também tá aqui traduzir em português pelo Pedro Alves e pelo Carlos morujão As os problemas com trânsito pelo Diogo Ferrer e nós temos também
a sexta investigação que não não saiu no Brasil ficou lá em Portugal só 500 exemplares um deles é mesmo e a gente tem é do corujão também né E só que a gente tem a nossa tradução brasileira do loparic quem quiser ler um original e não quiser gastar uma fortuna na australiana porque é caríssima não é São caríssimos auxiliando a série que se manifestou sedução bonitinho em alemão é uma réplica exata do desde os colega ou menos até a sexta investigação é naqueles aquele papel estilo estilo Bíblia né então Coube tudo nesse Esse voluminho simpático
aqui é bom e sistemas todos não é de Jesus por legumes até essas cinco investigações EA sexta eles são tratados já pressupondo justamente então o contexto da discussão ou seja o livro está inserido no debate da época seja implícita seja explicitamente nos pro legumes de forma bastante explícita como a gente vai ver já nascer investigações subsequentes nem tanto né e Rússia Ele toma certas posições dominantes é seja para criticá-las destituí-la sou subscrevê-la eu quero dizer aqui que é russo tem seus interlocutores não é a e parte integral da com da da compreensão da obra é
conhecer quem são os interlocutores minimamente like Se você for querer conhecer todos estão todas as teorias todos interlocutor você não chega no Rússia você vai ter que conhecer todo brincando um natural outro lote de 11 mil e por aí vai isso é impossível mas minimamente é importante conhecer quem são esses interlocutores para saber quais são os problemas que estão ali em jogo porque eles nem sempre estão nem sempre são claros né na principalmente nas investigações E além disso mais um vídeo dificuldade de compreensão dessa obra e muitas das teses apresentadas por Rússia eles são inconsistentes
ou são futuramente realizadas ou mesmo completamente rejeitadas por ele e isso torna tudo muito mais complicado porque Exige uma espécie de metodologia teleológica de leitura né ou seja exige que você vá a obras futuras para compreender a obra presente o preto diria por exemplo que você vá até a ideias um d1913 ou mais né e é por isso que pude tê-lo mas né que é o ex-diretor dos arquivos Russell de colônia é esse recém acabou de aposentar ele diz que Rússia irrita o seu leitor no prefácio a segunda edição das investigações porque justamente ali onde
ele diz que ele aí eu não aceito mais a segunda edição saído ele escreveu o Prefácio em 1913 É e ela lá ele escreve bom Não aceito mais a doutrina da intuição categorial do sétimo Capítulo da segunda sessão das esse investigação lógica e eu não falo seria alternativa aí então estou na de fato hálito a obra o tanto quanto hermética né e bom que a gente vai tentar fazer aqui no na medida do que é possível fazer em 6 aulas né e a dizer a mente usar um pouco na tornar um pouco mais claro aí
oferecer um pouco do não sei né da das bases para começar a entender sua obra né e bom dado Então essa situação delineado aqui e qual que é então nossa a nossa intenção minha intenção nesse curso não é um curso introdutório e eu não vou conseguir tratar aprofundar as investigações e na verdade eu não vou conseguir nem mesmo para trás todas elas por exemplo aquela terceira investigação pelo serviço que a principal a porta de entrada para compreensão da sua obra nós vamos sem mencioná-la porque ele já são temos muito complicados né a relação de fundação
entre partes e pedaços dirigindo no momentos abstratos e concretos isso aí na segunda aula não aparecer ninguém aqui então eu não vou nem tratar de todas as investigações Muitas delas nem superficialmente por exemplo a terceira a quarta investigação e talvez seria mais interessante fazer um curso só se for preciso gerações é bom então eu acho que mais proveitoso vai ser o seu o preço da obra né É o que eu ganho precisando muito aqui que essa coisa de entender quais eram os interlocutores russas a Contra quem ele estava se voltando com quem ele estava dialogando
qual era o problema assim vocês umas oferece a problemática da obra e um fio condutor Por que aparentemente só é o são vários temas desconexos e não são tem na verdade um uma um nexo E oferecerá minimamente então que eu já vem falando aqui nos recursos para compreender os conceitos fundamentais dessa obra que serviram de base para toda a conceitualidade posterior e da fenomenologia cena do próprio Rússia Sergey outros autores que sempre passa em daí não é Ou seja mesmo de lhe dar né para subverter completamente russa ou para avançar em alguns pontos melhor ponte
Sartre que seja ou para não sei como que os arianos gostam de falar destituido eu decidi construir né também parte daí então ao que o foco aqui é justamente isso oferecesse léxico não é de base para discussão e fenomenológico o e feita é assim tão introdução vamos finalmente então tratar do primeiro volume os prolegômenos a lógica pura e O que é então a polêmica do psicologismo Lógico não é como eu disse a sala mais desafiadora né porque a gente trata dos prolegômenos inteiros um livro inteiro e uma ao só e a obra se não é
possível né Muito menos nesse nesse tempo de aula que eu me propus a oferecer é é mas eu acredito que que nós vamos conseguir um resultado interessante e antes ainda então de entrar na obra hoje especificamente Uma Breve contextualização histórica né como eu havia mencionado a gente está nesse período da da autoafirmação da Psicologia como ciência né E para isso aí tem que estar e ser sua relação com a filosofia a gente está na Alemanha no ano de o ou seja na virada do 19 por 20 na verdade os prolegômenos costura escreveu primeiramente como duas
palestras em 1896 depois de uma forma de livro e público em 1900 aconcepção moderna de uma psicologia científica teve início justamente e na Alemanha e muitos manuais remetem esse início para a segunda metade do 19 com a fundação do laboratório de Psicologia experimental da Universidade intensidade lightsystem 1879 do Grêmio volte com tudo ó e aqui nas aulas eu vou sempre sempre não mas muitas vezes me valer de comentadores professores para para nos auxiliar não é e aqui eu eu sinto o professor Saulo Araújo da Federal de Juiz de Fora estudioso de Vult E aí evidências
mais do que suficientes de que já no século 18 havia tanto uma concepção de Psicologia como campo de conhecimento específico por exemplo Christian bom quanto uma série de pesquisas experimentais sobre processos psíquicos e disputas metodológicas as erradas que continuarão a se desenvolver ao longo de todo o século 19 bom Então veja bem o desenvolvimento da Psicologia como campo de ciência autônomo eu vou marcar isso que eu já vem falando exige que ela esclareça a sua relação com a filosofia ou seja se ela é por exemplo a base do sistema filosófico como a evolução ou se
a filosofia com a metafísica com a lógica totalmente independente da filosofia como em Kant e no século 19 um esclarecimento dessa relação entre psicologia e filosofia recebe a forma de uma tensão de uma polêmica né E aí que surge a qual polêmico controvérsia ou querela do psicologismo e é uma verdadeira guerra entre psicólogos e filósofos alemães sobre o estatuto da Psicologia como ciência autônoma eu ia sua relação com a filosofia né isso e repercussão até hoje Quero mostrar para vocês aqui um gráfico ele 1995 né do Martin Kush o quê para filósofos isso é ontem
né mas naturalmente que nesse quadro agora em 2021 deveria ser ampliado lado esquerdo nós temos os acusados de psicologismo e do lado direito os acusadores muitas vezes eles não trocam de lugar vocês viram células aí que aparece acusando muitas eu sou usa ele é acusado pelo Willard né Dallas Willard serviço perceberam aqui só uns Kenedy luta e cante mcdowell Lock and Tina Turner nick nick e já foi acusado de psicologismo visto está ótima bom então essa guerra né ela não atualmente ela tem o seu sentido filosófico mais tenta meu sentido pegando do Senhor e deu
lógico porque a gente tá nessa época de institucionalização da Psicologia como disciplina obrigatória nas universidades alemãs e seu contexto digamos institucional social né e eu não vou adentrar essa questão sociológica institucional aqui mas só para ter uma noção do problema veja-se que essa institucionalização da Psicologia como disciplina obrigatória nas universidades alemãs e e não veio acompanhada de cadeiras específicas de Psicologia Qual que é o Qual a consequência disso os professores de filosofia eram obrigadas a ministrar os conteúdos de psicologia e que eu vou citar novamente o sal eu esqueci de colocar esse no slide né
mas é uma citação curta né então eu sinto né Isso significa que o surgimento da Psicologia como disciplina não está atrelado a nenhuma investigação empírica ou experimental dos processos psíquicos mas apenas a uma demanda institucional de formar professores para ensino ginasial tente citação de quando uma demanda institucional gera um produto até intelectual do pensamento da filosofia tudo mais pop Quem se interessar por essa questão institucional Eu recomendo esse artigo do Saulo que tá na bibliografia da Audi hoje lá litradas aquele Manifesto dos filósofos alemães é com a psicólogos experimentais o Russo assina esse manifesto né
e aqui a gente volta para nossa discussão filosófica é como eu disse eu vou sempre não sempre né mas muitas vezes me valer de comentar duas e professores e tudo mais para aula de hoje eu escolhi seguir o percurso que o comentador Daniele desses antes paz no seu livro recente sobre Rússia sobre o a priori em Russo não é o havia mais a melhor né mas privilegiada é a que eu usei é o livro que eu estava trabalhando no momento e enfim é uma via aqui eu acho interessante porque ele parte do lote que é
o autor que Russell cita o direto no nos polígonos e nas investigações lógicas por Então eu acho que ajuda a compreender a especificidade ali dos prolegômenos é mais para quem quiser em português tem um livro do professor Mário porta né que eu esqueci o título do livro agora mas é alguma coisa Rússia Psicologia de psicologismo ou fenomenologia psicologia psicologismo é fácil achar só colocar no Google armário porta Rússia psicologismo e tem tem um livro sobre isso Oi tá na bibliografia do curso Alvin cantando bom então bom a Nesse contexto de controvérsia do psicologismo que é
um episódio no desenvolvimento da Psicologia como ciência autônoma mas nunca perder de vista e se transformando histórico-social sei lá é nesse contexto que Rússia inicia as suas investigações lógicas né e dá onde inicia então A fenomenologia o alívio introduz a questão do psicologismo com respeito à relação entre psicologia e lógica né não vejo a psicologia para se afirmar como ciência tinha que se demarcar da filosofia só que na filosofia você tem metafísica lógica excêntrica Rússia está interessado na relação entre psicologia e lógica e no parágrafo 17 e aqui uma questão de de apresentação dos textos
do Russo para quem do Russo para quem não está acostumado você escreve a maior parte das suas obras com essas pequenas seções pequenas vão ter atenção aí que dura que tem dura hipertensão que tem o tamanho de dez páginas e marca com esse símbolo Zinho do parágrafo né então eu vou sempre estar quando citar né e dessa desculpas né mas é ficar colocando pedaço de texto para ler e tal mas é necessário muitas vezes livro O essas passagens na íntegra e sempre que eu a citar eu vou citar o parágrafo E aí quem tiver lendo
em tradução em inglês espanhol italiano francês e tal pode localizar facilmente em geral situações tem a página são da o cerianto apontando com a caneta aqui na conta com mal né e e a paginação e auxiliando aqui é a primeira paginação aqui que eu coloco essa barra que depositar um Marco é a paginação da edição brasileira né tradução portuguesa mas a edição brasileira Tu tá em geral eu utilizei a tradução quando eu modifica o Aparece mas Raramente eu modifiquei as Edson pó Então nesse parágrafo 17 os por legumes e agora a gente jantou de fato
na obra né com seu fala de uma corrente dominante Da nossa época essa corrente sustenta que os fundamentos teoréticos essenciais Da Lógica Residem na psicologia e as proposições que dão a lógica o seu cunho característico pertencem quanto ao seu conteúdo ao seu domínio ou seja é o fundamento teórico dessa disciplina Da Lógica nada mais é que um ramo da Psicologia pertence ao Supremo da Psicologia a psicologia a barca dependendo da lógica nela e essa corrente dominante a gente pode ler por exemplo John Stuart mill que o Russell cita não é da sua opinião é um
Fiel expositor e defensor dessa concepção de lógica gente pode chamar que de lógica naturalista né bom então vamos ver o John Stuart mill que é citado pelo Russo essa passagem é do nosso primeiro né a lógica não é uma ciência separada da psicologia e com ela coordenada na medida em que é em geral uma ciência ela é uma parte ou um ramo da psicologia e distingue-se dela por um lado com uma parte do todo e por outro lado como a arte da ciência se deve por inteiro seus fundamentos teóricos da Psicologia E inclui em si
tanto desta ciência quanto o necessário para fundamentar as regras da Arte Nossa a loja não é uma ciência separada da Psicologia né Ela é um ramo da psicologia e o núcleo dessa corrente dominante quer fidedignamente expressa pelo John Stuart mill se encontra então na definição de psicologismo que usa no parágrafo 22 Então essa definição né uma primeiro definir definição de psicologismo os lógicos psicologistas ignoram as diferenças fundamentais e essenciais definitivamente inultrapassáveis entre lei ideal e Leal regulação normativa e causal necessidade lógica é real fundamento lógico e real antes nenhuma gradação pensável pode introduzir mediações entre
o ideal eo real ou seja um abismo ali que separa o domínio do ideal e domínio do Real a gente já vai clarificar naturalmente o que Que rosto entende por esses domínios né que que é o domínio do ideal que quer o domínio do Real tudo mais que está começando essa primeira parte joia só introduzir em geral assim os polígonos a detalhar as questões então só para resumir não ouço psicologistas segundo Rússia eles ignoram a distinção pernas de reconhecer a terna sempre ou em Itálico ou entre entre "né quem é há entre idealidade e realidade
ou entra aquilo que o ai bonito chamava né de verdade de razão e questões de facto matéria de fato seja é o curso se aproxima muito de Live ensinando nessa nos por legumes da concepção de voto de limites Qual que é o problema que surge ao signo horário então essa separação desses dois domínios hora o dia em que se confunde o conteúdo do juízo lógico com o próprio juízo lógico com o ato real temporal divulgar a gente tem aquilo que russa uma chamada de consequências empiristas do psicologismo em já vai falar também do que que
é isso em breve mas o que que é resumidamente o relativismo o relativismo da verdade então é contra espirros está se voltando nos prolegómenos ou seja de uma lei lógica é digamos o princípio da não-contradição né que diz que uma coisa não pode ser e ser mesmo uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo sobre os aspectos ou se usa sempre esse exemplo Da Lógica tradicional na lógica aristotélica clássica né modos Bárbara nesse ar condicionado que funcionasse então a condiciona a serem tomados pôneis né se a então bem hora logo B coisa
do que diz dessas dessas leis lógicas que elas nada mais som é do que leis psicológicas ou seja elas dizem respeito ao nosso modo de pensar não é então nós temos que aquilo que nós consideramos verdade é apenas verdade para nós obviamente na nossa espécie ou seja chegasse um outro ser com uma outra configuração psíquica né o alienígena uma outra configuração ele pensaria de outro jeito ele não seguir i o princípio da não-contradição por exemplo ou uma disponível tudo que a gente chama de falácia hoje de pensar de pensar de modo coerente de modo consistente
né com razoabilidade e tudo mais tudo isso é dependente da nossa configuração psíquica no nosso caso psicofísica porque nós somos seres encarnados né mas um anjo por exemplo tem uma configuração psíquica por exemplo né ou se a gente não fosse encaixa nada né teríamos uma configuração psíquica o e poderia ser outra né E aí as leis da lógica das outras e para Russell está fora de questão Isso é uma e tem pega de bolzano tá forte que esse tom que as proposições Da Lógica são verdades em si os relação e relativas e elas são absolutas
o sentido mais mais forte desse termo que a gente também vai qualificar ou seja elas são verdadeiras essas leis lógicas que era alguém as pense ou não quer existam seres pensantes ou não isso é crucial ou seja quer exista algum ser para intencionar para inteligir para Implorar para visualizar essas vezes lógicas e isso em nada afeta as duas que elas são absolutamente Independentes desistência do mundo existência de algo da existência de fatos bom então é com vistas a superar esse relativismo na verdade que você empreende sua Saga contra o psicologismo lógico quer dizer é um
jeito talvez meio grosseiro disposto a coisa é a mesma coisa que falar eu faço um cálculo é 2 + 2 = 4 eu posso fazer qualquer jeito posso fazer no meu celular calculadora eu posso fazer Contando os dedos ou escrever a caneta de tudo mais tudo isso que eu faço passa no tempo e não volta mais eu posso repetir mas também repetição não vai ser exatamente aquilo que eu fiz né e o resultado ele vai permanecer aquilo que é independente de eu ter feito uma conta ou não um e dois mais dois é quatro não
é porque nós somos constituídos de forma de modo a pensar assim é porque só espécie humana possui determinada continuaria sendo quatro e surge um outro ser inteligente aqui e essa área de se fizeram o cálculo de modo correto chegaria a esse resultado E daí que parte Rússia só então é interessante para poder para gente poder ver o depois quando chegar a argumentação contra o psicologismo Ou seja a argumentação contra a redução da loja da lógica a psicologia tem que entender que a Rússia está partindo dessa premissa de que as leis lógicas são exatas e são
absolutos logo qualquer resultado que não chegue a essa premissa dele mas você tomando como inconsequente Bom Há muitos modos de contextualizar esse problema e tudo mais como eu disse eu vou partir desse caminho que foi reconstruído pelo pelo Daniele de Santos no livro dele obviamente que eu reduzi grosseiramente eu esse caminho ele para quem quiser tá na bibliografia tá muito mais mas detalhado ali mas aqui para os nossos propósitos eu acho que O que é suficiente Então a gente vai falar bastante aqui do hermon Lopes e eu ia colocar foto todo mundo acabei colocando só
do moto C A E você só vão ter o prazer de ver a figura do lote sim e deu muito trabalho ficar pegando a foto todo mundo então lotes é mais filósofo lógico alemão né da tradição pós-kantiana considerada em sentido pela sentido amplo né ela também médico né também foi importante para o colégio experimental tudo mais e era um dos representantes em epistemologia que é o que nos interessa aqui ou seja teoria do conhecimento ao seu lado também estou indo estou aqui bom Aparentemente sim então ele eram os representantes em teoria do conhecimento epistemologia daquilo
que muitos chamam hoje de princípio de imanência e o husserl chama nos prolegômenos de apriorismo o que que é então Esse princípio de uma agência esse apriorismo vamos ver tão próprio Lopes e falando do que se trata isso né bom então de Slots tudo o que sabemos do mundo externo se baseia em representações do mundo que estão em nossos esse variado o mundo de representações em nós forma o único dado imediato a partir do qual o nosso conhecimento pode ter início e sobre o único dado imediato é o nosso mundo de representações que os ingleses
são de ideias né Nós pegamos o francês também representações né que os alemães postello é o e interessante já enfatizar aqui a distinção a dicotomia navegando assim antinomia idealismo e realismo e aqui no sentido clássico tá ver que ele anda a coisa mesmo ou seja idealismo a concepção de que tudo que existe são as minhas ideias né só as minhas apresentações Realismo sentir que existe o mundo fora das minhas representações das minhas ideias a ao qual as minhas ideias corresponderiam Se eu tivesse falando a verdade se tivesse uma falsidade não corresponderia a um mundo exterior
a minha consciência essa dicotomia idealismo e realismo ela é indiferente para o lote é bem diferente para formulação desse princípio de imanência desse apriorismo porque isso vermelho se houver um mundo que o que que desperte essas minhas representações ou seja se e o tal Realismo existe o mundo nesse sentido bacteriano tal existe o mundo para além das minhas apresentações se porque nós só temos acesso às representações né Elas formam o único dado imediato eu não posso sair desse desse mundo representações ai mas existe um mundo que desperta que seja eu não tenho acesso a ele
eu tenho acesso só as minhas representações dele correto e se não houver tal mundo cybertale estivesse com a razão aqui claro né gente usa sempre esses exemplos de móveis em geral não tiver alguém que estuda berkeley aí vai vai vai para pontuar algumas algumas nuances tudo mais mas suponhamos que não que não haja tal mundo né ao qual minhas ideias correspondem e tudo que existe só são essas representações pronto só tendo acesso a fazer as apresentações estão tanto faz o mundo existir ou não em suma a existência ou não do mundo não afeta o apê
e o princípio de imanência isso é muito importante para quem já tem alguma leitura de Rússia ou na já provavelmente tá vendo muita coisa aqui né a existência ou não do mundo não afeta Esse princípio de imanência a pergunta que surge obviamente é se não há nada fora das Representações e pelas quais eu posso medidas né para saber se eu estou falando a verdade eu não sou estou alucinando ou não como saber então quais representações são verdadeiras Só não posso apelar para uma adequação ao mundo externo A solução do lote você vai ser aquilo que
a gente chama hoje na filosofia analítica de coerentismo né a gente chama na em teoria da Verdade né de coerentismo que é a teremos um Deivison por exemplo né é eu acho aqui também de novo né tiver alguém que estuda daí você não vai não pera aí não é bem assim mas é isso é é isso né É aquela ideia de que a verdade só depende de relações internas entre as próprias representações ela não depende de uma adequação ao mundo externo Oi e o lote se proponha uma experiência de pensamento isso é muito utilizado em
filosofia né já que a gente não pode se valer de experimentos empíricos experiência de pensamento e para apresentação teoria da Verdade obviamente aqui eu vou também reduzir muito drasticamente o argumento lote você mas é basicamente o seguinte Imagine que eu no meu ciclo de experiências É só conferir aqui estou indo estou Ah sim acho Imagine se eu no meu ciclo de experiências eu sempre vejo a e em uma conexão necessária com B sempre que eu vejo alber e como é que eu seria convencido de que isso que eu penso ou seja que a está em
conexão necessária com b de que isso não é verdadeiro isso não corresponde à verdade como é que eu seria convencido disso segundo notícia segundo a teoria da Verdade do lote o seguinte maneira ou se um segundo interlocutor com ciclo de experiências Mais amplo do que o meu e falaria olha Venha para o meu universo de representações digamos assim e veja aqui o caso em que a não está em conexão necessária comer então eu amo eu aprendi algo aprendi com a minha verdade de que a está sempre com b não é verdade é E como que
eu aprendi isso conversando com a outra pessoa que tem uma segunda verdade Mike com um universo de representações mais amplo do que o meu não ver eu não saí do mundo de representações ao apenas o ampliei um e qual que é o limite desse argumento do lote se a gente leva ele até às últimas consequências e tenta incluir o nosso experiências não no segundo e mais amplo mais experiente com mais representações e tudo mais mas a gente tenta incluir no nosso círculo de experiências representações no círculo de experiência o mais Universal ou seja na razão
humana em geral suponhamos a gente consiga dar esse salto e contemplar a razão humana em geral nesse caso ou seja tem Universo de todas as representações de todas as suas conexões possíveis nesse caso eu tenho finalmente então a verdade sair finalmente então dá desse universo de representações e o que que essa verdade né ela corresponde então a ao mundo externo a razão humana e o outro é incapaz de dar esse salto porque por causa do princípio de imanência e Oi Fer tudo o que sabemos do do mundo extensão bazen representações do mundo que estão que
estão em nós que forma o único dado imediato ó e aqui surge o famoso problema da realidade do lógico com qual Rússia se enfrentará nas investigações lógicas quem tem já alguma leitura de Russo sabe que lá na sexta investigação lote com um dos últimos tópicos se discute né é isso o problema da realidade do Lógico que que é esse problema vamos reformulação do próprio lote o que que é do que se trata esse problema Mesmo que o mundo das coisas em seu curso independente entrasse algum dia em um novo arranjo que contradissesse diametralmente a concepção
de mundo que havíamos pregar mente dele formulado para as contradições só poderiam entrar na nossa observação através de novas influências Que despertam em nós séries de Representações o que vemos que não mas Observe então aquelas leis de combinação que ela vimos assumidos e as suas leis ou seja mesmo assim nós tomamos o tipo de experiência ou mais amplo possível e jamais poderíamos saber se ele Corresponde à realidade do mundo porque nós Só conhecemos o mundo através de representações né então o que importa aqui para o nosso estudo de russio é que para lote as leis
da Verdade e da falsidade podem mudar o e mesmo o sentido daquilo que a gente considera a verdade ou falsidade pode ser completamente diverso daquilo que daquilo que a verdade EA falsidade em si mesma ó e aqui a gente tem a hipótese da catástrofe do lote aqui é literalmente no sentido etimológico de Castro quer virar para baixo e aqui obviamente quem já me deu ideias uma tese da Aniquilação do mundo né ó tá vendo muita coisa aí porque é basicamente isso ou seja a possibilidade de se pensar em um mundo com leis distintas o Oi
e essa possibilidade de se pensar no mundo com leis distintas obviamente tem que ficaria um sujeito que pensa de modo diverso e o projeto por exemplo que não segue o princípio de não-contradição o que pensa em mim não pensa de acordo com aquilo que a gente chama de razoável né se você já às vezes gostam são relativas né Oi e o problema é o que o problema é que a universalidade do princípio de imanência continua intacto ou seja por mais que segundo lote a gente consiga pensar o mundo de ponta-cabeça e na pulei aqui algumas
coisas que eu ia lutar né tá é por mais que nós possamos pensar o mundo de ponta-cabeça um invertido o mundo que cabeça para mundo catastrófico não e sem nada afeta o nosso conhecimento porque nós só temos conhecimento das nossas representações e Eu só coloquei aí nós somos presas eternas do princípio de imanência essa hipótese da catástrofe que gera o relativismo lógico e tem repercussões em vários os autores atacados por Rússia nos por legumes né Por exemplo Breno é mano ex como o Russo então descreve a posição do Hermann E aí o segundo era uma
contudo eles nos princípios lógicos são leis do pensar o que exprime a essência do nosso pensar humano designam as condições de que todo o representar e pensar humanos estão vinculados e alterar se iam juntamente com a natureza humana ou seja segundo muda a natureza humana se muda as leis da lógica a lógica muda a depender do de como estamos configurados O resultado é um e isso é muito importante para aquele trabalho de contextualização do um som a separação entre o nosso mundo de representações que o mundo verdadeiro só pode ser metafísica e nunca que tem
uma lógica Porque tem uma logicamente Nós só temos acesso às nossas próprias representações e mesmo a não existência do mundo não afeta a validade desse princípio específico de uma agência ou seja o mundo ele pode ser completamente diverso das nossas representações ele pode até não existir E ainda sim epistemologicamente considerado né Nós temos conhecimento grupo de que nossas representações a pergunta pela existência ou não do mundo exterior é uma pergunta metafísica ou seja perguntar se o mundo existe ou não é o pergunta metafísica e isso lotes e deixa de herança para toda a fenomenologia das
investigações lógicas é a digamos assim a primeira definição determinação Sei lá de metal concepção vai de metafísica uma das investigações lógicas o funcionamento sobre a existência do mundo exterior o que que é importante fazer esse trabalho de contextualização porque se nós já chegamos ao texto das investigações carregados de certas pelas concepções metafísicas por exemplo há mais metafísica que é um termo por si mesmo já muito carregado e é muito provável que a gente estou só terça que funcionam e por exemplo se você chega para lhe Rússia com entendendo a metafísica porque ele é primeiros princípios
não é o celular filosofia primeira né eu não consigo só aristotélica metafísica ou chega com uma concepção São Tomás de Aquino não sei ao Kantiana vai a metafísica é aquilo que transcende os limites da sensibilidade à e não é isso que você tá chamando metafísica mas ainda gerações aí você vai vai ler assim que chegar são lógico alguns eu falo de vir conceitos vai ficar horrorizada não como assim né que vive o seu fala que não vai fazer metafísica e fala né a gente vai falar disso na aula se não quiser na hora que vem
só me engano tem uma passagem onde Rússia fala não queremos nos aventurar em águas metafísicas e tudo mais do que ele tá falando Não é disso não interrogamos a existência do mundo exterior é isso e mais uma outra coisa que a gente vai vendo aula que vem também que a metafísica platônica né e o seu é Platônico mas não pa Tonico nenhum determinado sentido tema da próxima aula né mas é porque é importante fixar os conceitos né então beijo e surge de todo esse percurso é do lote Né desde o princípio de imanência até a
hipótese da catástrofe a relatividade das leis da lógica a lógica pode ser diferente aquilo que nós pensamos por lógica isso não afeta o nosso nosso conhecimento bom e tudo mais e por isso eu não pergunto sobre a existência do mundo exterior bom e vamos então agora lado Russo né Chega de contexto o nosso foco então Capítulo 4 do seu legumes né que é justamente um capítulo intitulado consequências empiristas do psicologismo são três as consequências você tá as três aqui Claro não gostar ainda tem que são mais 30 páginas vou citar algumas frases que resumem bem
É só conferir tudo certo eu acho é um sobre fundamentos teoricos vagos só podemos fundar na regras vagas se as leis psicológicas carecem de exatidão então mesmo tem que ser vale para as pretensões Lógico você é o básico né quer dizer eu vou seu parte daquela premissa de que as leis lógicas são exatas né e as leis da Psicologia não são exatas é só vagas porque vagas né Por causa dependem de uma constituição psíquica específica contingente eu eu a gente é assim ele poderia ser de outro modo a revolução poderia ter evitado outros rumos para
a nossa espécie é nós poderia pensar em outra moto né e se a lógica se reduza a psicologia amor que deixa de ser exata ela passar dependendo da contingência da estrutura psíquica e isso É admitido por isso foi bom segunda consequência citação longa Desculpa aí né mas sim as 10 lógica seriam leis naturais do pensar pretensamente exatas Então vai ela não são mais exatas mais um pretensamente exatas E aí consegue russio nenhuma lei da natureza é cognoscível a priori o fundamental ável ela mesma por intelecção o único caminho para fundar justificar uma tal lei é
a indução a partir de fatos particulares experiência isso assim Speed canal gente é super mental isso é toda via a indução não fundo a validade da lei Mas apenas a maior ou menor probabilidade dessa validade em justificar por intelecção é a probabilidade e não a lei em consequência também as leis lógicas ciências são tem que abrir a condição de meras probabilidades a hora às vezes nós são exatas logo que eles não podem ser leis naturais que são leis da probabilidade eu terceiro ponto que é o mais importante e dessas consequências em perícias do psicologismo é
o que se as leis lógicas tivessem a sua fonte de conhecimento em factualidades psicológicas se elas fossem por exemplo expressões normativas de fatos psicológicos bom então elas próprias teriam de ter um conteúdo psicológico e com efeito num duplo sentido a frase que vem a seguir é crucial a gente vai repetir umas três vezes aqui para frente que eu russa também repete elas teriam de ser leis para o psíquico e simultaneamente de pressupor ou incluir a existência do Psirico pode demonstrar-se que isso é falso nenhuma lei lógica implica uma questão de fato Ou tampouco a existência
de representações ou juízos ou outros fenômenos psíquicos Esse é o ponto mais mais importante e o resto da hora inteira a gente vai focar nessa terceira consequência por quê Porque ela ataca também a concepção normativa de loja que a gente vai apresentar daqui a pouco né mas é importante já já enfatizar essa concepção porque a gente não em entrevista à especificidade desse do idealismo servir anos que não que é o idealismo da espécie específico que é o tema da próxima aula e não o idealismo normativo a essa concepção de lógica normativa é a concepção de
que a lógica não diz respeito aos nossos pensamentos por exemplo não é a lógica do do outro comigo que a gente citou né quando começamos a falar do psicologismo que descreve É modo é o os modos de coexistência e sucessão do pensamento e tudo mais né ou seja essa lógica normativa não diz respeito ao modo como o pensamento pensa mas ela determina como devemos pensar se queremos pensar bem Se queremos pensar corretamente né nossa eu vou ser a outra normativa não é naturalista ela não descreve processos psíquicos Ela é independente dele Oi e o pensamento
tem que se adequar as suas regras para pensar de modo correto também não é essa concepção de um rústica para Rússia né por isso que esse terceiro. É tão importante porque aqui a gente vê que Russell pode se voltar contra o psicologismo Da Lógica normativa além de se voltará contra outros Ecologia e mu e não atrapalha é o psicologia naturalista Da Lógica naturalista porque e aqui enfim mais um pouco de contexto né a refutação do psicologismo lógico Da Lógica naturalista já foi realizada pelo Frei aqui por exemplo antes do Russo o Martin curso naquele livro
que eu citei ali ele ele não era liso do as argumentações do freio e do Rússia contra o psicologismo naturalista sei que tem 15 argumentos contra o a redução da lógica a psicologia Russo tem 10 e todas as argumentações do Rússia podem ser encontrados no freio e de fato o Freire fez uma resenha sobre o primeiro livro do Russo que a psicologia da aritmética E onde ele realmente pega muito pesado como funciona ali e vou só reconhece né Isso tá onde que está isso tá no prefácio do prefácio o dos prolegômenos na no no prefácio
da edição da australiana volume 18 eu vou conferir mas acho que é lá que está isso Onde erros eu disse que a crítica do frag é a única que que foi no Tocou na Ferida né que foram no ponto assim acertou na mosca lembra expressão que ele usava nem sentir que acertou na mosca porque o Russo na época da filosofia da aritmética onde ele tinha de uma pretensão de apresentar uma teoria dos números é o seja de que quer dizer não precisa tomar a teoria dos números vamos apresentar uma teoria de fundamentação da análise o
cálculo né é de fundar Isso numa concepção de número e para definir a concepção de número Russell só podia se valer é de fenômenos psíquicos ou físicos ou seja a única contraposição que ele tinha aos fenômenos físicos relacionados específicos função a conhecia o domínio do ideal e vamos então para concluir na falar do relativismo parece antes de concluir ainda resumir essa que fechar essa questão do relativismo não é o Tom vamos lembrar é o psicologia não é o caso específico o relativismo eo relativismo a ideia de que a lógica relativa desculpa relativismo é a ideia
que a verdade é relativa relativa aqui no caso do psicologismo relativa ao sujeito que julga assim se eu um sujeito empiricamente aqui determinado né aquela coisa que eu falei no jogo que 2 + 2 = 4 e tal a verdade desse juízo ela diz respeito ao meu ato de julgar e não o conteúdo julgado então e ela é verdade devemos para mim ou para mim enquanto representantes Dessa espécie né se existe isso com outra configuração psíquica poderia ser verdade que Deus mas você igual a 5 por exemplo Ou seja é a sugestão de uma verdade
atemporal aqui no nosso exemplo besta né 2 + 2 = 4 ao evento temporal que o meu cálculo que certa no tempo que configura o relativismo da Verdade o mas um sujeito que julga tão vendo esse primeiro. Aqui a verdade é relativa ao sujeito que julga esse sujeito ele pode variar e a depender da variação a gente tem tipos de relativismo que o Rússia o sistematiza né nós vamos fazer essa sistematização então não posso jeito aí para em Itálico então deixa um pouco de se tivesse um X ainda estou na verdade relativa um X que
julga a dependendo do que a gente coloca no lugar desse sujeito a gente tem um tipo de relativismo então por exemplo se eu coloco sujeito individual eu aqui agora eu Daniel né julgando a verdade relativa ao que eu juro né eu tenho o relativismo ético eu só medidas todas as coisas né Cada um tem a sua verdade né porque coisas do tipo se eu coloco o sujeito humano sai um pouco dessas desse egoísmo não e coloco lá não né não sou eu e aqui com essa singularidade não a espécie humana eu tenho relativismo antropológico a
outra espécie pensante tem outro conjunto de verdade então coloca uma cultura específica tem um relativismo sei lá cultural tá né se eu coloco a comunidade científica não é só os cientistas têm a verdade só Deus Deus tem um é diferente a verdade dos humanos né Ou seja é fazer da Verdade é a minha fazer a verdade relativa a um referencial qualquer que ele seja e não mais em si e relativa absoluta irmã então vejam que o problema de russo aqui esqueci de marcar isso aí né o problema de russo aqui é com a verdade não
com grupos um amigo meu Thiago que me falou estava que eu tinha com ele disse esses dias funcionam perguntou preocupado com um grupo específico não tá preocupado com a verdade de lidar com porque em geral quando se volta contra relativiza para defender um ponto de vista que ela te vida de um outro de um outro grupo né seja de Deus uma cultura cultura europeia tem uma verdade superior tem que ter alta cultura o caso de Rússia ou não é fazer a verdade ser absolutamente I relativa Lan é independente de qualquer referencial ia ser a conclusão
dos prolegômenos né ou seja Desculpa deixa eu voltar a quente é quer consideremos seres humanos Deuses anjos né Qualquer cultura qualquer raça qualquer coisa os princípios lógicos serão válidos e as verdades lógicas as mesmas onde então isso na situação do próprio rosto né O que é verdadeiro é absolutamente verdadeiro é esse verdadeiro a verdade é Idêntica e só uma sejam homens ou não anjos ou Deuses que as aqui a apreensão no juízo é da Verdade nesta unidade ideal perante a diversidade real de raças indivíduos e vivências que falam as leis lógicas e de que falamos
todos e se não estivermos por assim dizer relativisticamente confundidos eu separei uma outra situação aqui que eu tava olhando os prolegômenos antes de começar a aula veja veja que interessante essa situação ele falando vários não ele fala segundo 15 watts e a situação do ciclo é uma ficção é uma ficção que um juízo pudesse ser verdadeiro fazendo-se abstração de que alguma inteligência pensa esse juízo esta situação essa concepção do siglas Ou seja é uma uma ficção pensar que um juízo pode ser dar se não tem ninguém que uma inteligência que pensa esse juízo E aí
russão contrapõe só pode falar assim quem já interpreta psicologi camente a verdade seguro cinco forte seria então também uma ficção Falar de verdade que vale por si e que não são contudo conhecidos por ninguém por exemplo das verdades que ultrapassam a capacidade cognitiva humana e o ateu ao menos que não crer numa inteligência superior a do homem não poderia falar assim e nós mesmos Então você ver que não é teu e se contraponham Hotel O ateu não poderia falar em nós que não somos ateus digamos até mesmo não tá no texto mas em nós mesmos
só o poderíamos depois da demonstração da existência de Tais inteligências o juízo com a fórmula da gravitação exprime não teria sido verdadeiro antes de Newton né confirmação tivesse caído na cabeça do unido lado estaria tudo voando aqui a proporção argumento né e agora então para gente concluir a aula as conclusões acerca então Da Lógica polido psicologia e do psicologismo gente vai falar um pouco então dá e Da Lógica normativa a primeira distinção se ter em conta é entre lei empírica e leitura me diz como Russell definir então leis empíricas Elas têm eu Y conteúdo fático
enquanto leis e não autênticas elas afirmam somente a dica de maneira crua que de acordo com a experiência determinar os coexistência sou sucessões costumam sob certas circunstâncias ocorrer o que consoante as circunstâncias são de esperar com maior ou menor probabilidade para uma definição muito resumida do que a ciência empírica do que a ciência experimental 1 E aí continua né Nós temos a definição então de ciência exata de factos elas são leis genuínas mas consideradas epistemologicamente são ficções somente ficções idealizadoras embora ficções com fundamento na realidade é com fundamento em lei porque isso porque elas são
ficções realizadas por que o mundo poderia ser de outro modo né Ele é assim mas poderia ser de outro modo não calhou ele se assistir ou seja autêntica regularidade a o caráter de exatidão genuína é um simples ideal no domingo conhecimento de fato a ciência experimental sempre pertence aproximar ela tem esse como ideal uma regulação normativa mas ela não pode poder fim são chegar a essa verdade absoluta então aliás essa concepção de ciência gente tem na mídia né a ciência não tem como apresentar por definição uma verdade absoluta não e por outro lado segundo Russo
né ela deixa de ser um ideal e seus torna realizada aqui realizada no sentido de efetivada né no domínio do puramente conceitual Esse é o único domínio onde exatidão genuína pode ser efetivada no domínio do conceito né Oi e aí vamos ver então situação do Russo as nossas leis puramente lógicas pertencem a este domínio bem como as leis da matéria escura elas não tem a sua origem ou melhor dito a sua fundamentação justificar dura na indução assim ela não carrega o conteúdo existencial que adere a todas as probabilidades enquanto tá o mesmo a mais elevada
e valiosa e o que elas dizem Vale total e completamente confio de validade é uma também uma herança que ele pega no moto e interpreta as os conceitos platônicos aí deixa falar disso na próxima aula o que elas dizem as leis lógicas Vale total e completamente elas mesmas estão em si na sua exatidão absoluta intelectiva mente fundadas e não em seu lugar certas afirmações de probabilidade com componentes manifes tamente vagos a partida que a gente entende melhor o que que husserl chama então das duas metades da consequência psicologia estica né que são em volta aquela
frase que eu falei que se repetiria né as duas metades da consequências psicológicas são as leis lógicas não só envolvem afirmações sobre fato alidades específicas mas teriam também se reúnem para Tais fatalidades e essa passagem ela é muito importante porque a gente está cansado de repetir aqui né que a concepção de lógica defendida por Rússia não é psicologia está no sentido de tratar de factualidade não não fala como pensamento Penha salão fala de modos de coexistência e sucessão de alguma configuração específica específica blablablá Ok mas ela também não é uma ciência normativa para trás para
qualidades Então tá tem para esse sobre e o para isso são coisas distintas a lógica aquele que Russo fala loja pura não é uma ciência para atualidades e não e ela não diz nem como o pensamento pensa e nem com o pensamento deve pensar ela não falte pensamento por simplesmente o pensamento humano o meu seu pensamento de anjos pelo meio de Deus qualquer pessoa com quem então a definição de morte é para você então vamos voltar então a distinção lá entre lógica prático normativa que o Russo chama então dinheiro Constellation eles traduzem por tecnologia e
os introduzir por prático normativo e lógica pura Então vamos focar primeiro Então nesse sentido e mais tarde vezes a questão da lógica normativa né todo e qualquer ciência segundo russa terminando alta a gente só falta mais mas esse próprio toda e qualquer ciência segundo Russell é incompleto né então virou bem mesmo ou matemático físico ou astrônomo Ainda que para a realização dos feitos científicos mais significativos não necessitam da intelecção dos fundamentos dos últimos a situação e embora os resultados alcançados possam para ele e para outros Olá possuo uma desculpa para ele para outros a força
da convicção racional ele não pode ainda assim reivindicar ter demonstraram todas as premissas últimas suas conclusões ou ter pesquisado os princípios sobre os quais assenta a conversão dos seus metros o cientista não tô preocupado com fundamentar o seu os seus feitos até procurei fazer na práxis a gente tá preocupada em fazer realizar não tá propagar Por quê que funciona não é bom que funciona aí vai e vamos fazer ciência porque funciona né É eu vou ficar parando pensar nas condições de possibilidade de fazer vacinas mais ainda poderia nunca então é o domingo aí do da
ciência dos cientistas do filósofo que tá sendo delimitado na o filósofo é aquele que pensa nos fundamentos dos últimos aquele que fica chocado com o fato de que algo funcionar porque funciona né agora um matemático físico astrônomo qualquer cientista não tá preocupado com esse tá preocupado em fazer crescer a sua ciência né o Finn realizada efeitos sei lá tecnológicos tudo mais essas premissas últimas serão fornecidas nessas premissas últimas as quais o cientista não não se ocupa e nem deve se ocupar né para fora aí do escopo do cientista essas premissas últimas serão fornecidos por uma
dor prima da ciência E aí é uma lógica já viram o caminho dois que eu fiz aqui eu fui agora eu tô no início do livro né parágrafo 6º Eu já fui mais coerente fazer isso e ela é uma ciência das ciências esse objetivo é estabelecer normas gerais para trás modo de proceder ó e esses modos de proceder eles são independentes com relação ao domínio específico do conhecimento e contém só digamos as regras de inferências né Essa lógica é uma técnica ela é uma técnica para a ciência ela avalia se as ciências empiricamente existentes correspondem
a sua ideia em que medida dela se aproximam e onde pegam contra ela forçando um pouco a barra e a concepção ideológica que a gente tem hoje né quando se fala por exemplo ela tem uma determinada lógica não sei não sou Lógico que posso falar com tanta propriedade mas a lógica paraconsistente ela aqui pode ajudar a fundamentação da física quântica da mecânica quântica tudo mais é isso é um conjunto de regras de inferência e aplicaram alto aqui que serve né para um Paulo mina não vou ser esse domínio de científico específico ser Késsia razoável coerente
e consistente de quisesse igual a lógica paraconsistente já vai quebrar acidente consistência nos vamos ficar na física clássica por exemplo eu tenho que me adequar essas regras as conjunto que essas regras de inferência lógica normativa Então agora que a gente tem essa definição da lógica normativa loja prática normativa tecnologias ela aconselha né Essa coisa aí e Vamos retomar lá aquelas as consequências psicologia está lá né aquela frase de novo curso vai repetir eu vou citar o novamente né ou seja elas envolvem informações sobre fatalidades e também tenho de ser para trás autoridade é óbvio que
a lógica normativa não é sobre o fator idade já falei isso exaustivamente mas ela é psicologismo no sentido de implicar a existência de fatos mesmo que ela não seguir sobre esses fatos a o Ou seja a lei lógica se ela pressupõe a existência de fatos o Edu psíquico porque se você não se faz sozinha né tem que ter alguém fazer a ciência assim as pesquisas do cientista então é concebível outro circo com a outra configuração no nesse caso psicofísica até que traria à tona outras leis lógicas que a regularam correta e agora e aqui é
o ponto para concepção do Russel a essa lógica formativa possui um conteúdo teorético independente da normatização isso é amostra pura esse conteúdo ele é ideal G1 e ele não é nem sobre fatos e nem para fotos não pressupõe a existência de fatos essa lógico assim é livre do colorido segundo a funcionar lógico então comunismo Russo né A verdade é eterna tô sempre lá no entre entre aspas do mais ela é uma ideia e com tal supratemporal atenção esse tema super atemporal Não tem qualquer sentido indicar o Seu Lugar no Tempo ou uma duração ainda que
se Estenda através de todos os tempos você ela não é a verdade não é omnitemporal ela é super atemporal e agora o dedo isso é qual que a gente tem conserto da concepção de lógica pura do Russo vocês não é uma ela não é nem sobre fatos nem para fatos não pressupõe qualquer factualidade Não tem qualquer conteúdo existencial Me responde agora então ir para o segundo volume das investigações lógicas cujo tema é o que a continuidade dessa situação essa situação que começa com a verdade é eterno Ela é super atemporal como que ela continua essa
passagem o seguinte modo É certo que se diz também da verdade que ela vem a consciência e ocasionalmente ela apreendida vivenciada por nós mas fala-se aqui em relação a este ser ideal e aprender vivsa e tornar-se consciente no sentido inteiramente diverso do que em relação ao ser empírico Isto é individualmente isolados o Ou seja a verdade ela é idealmente possível ela é válida e só isso já permite uma análise com relativa de um sujeito possível que aprenda perceba sujeito possível e sujeito ele pode muito bem não existir e ainda assim análise com relativa característica das
investigações lógicas da fenologia Desculpa aquilo que o tema da fenologia é possível porque só depende da Verdade que é esse aí relativa é válida independe de seres que que que que a intenciona e Coisa e Tal Oi gente existe um fato lá todo mundo que existe e o que que deve Então tematizar as investigações lógicas precisamente e com relação entre os nossos atos cívicos de julgar eu resolvi atualidade lógica julgadas é uma vez que essa correlação é a mesma no nosso caso no caso de deuses de anjos de outra espécie raça sei lá qualquer coisa
nós estamos estudando uma correlação que é a priori a o ex apresentado então o tema a investigações lógicas e por extensão o tema da fenomenologia husserl nas lições de psicologia fenomenológica em 1925 ele vai dizer isso né É por extensão Esse é o tema da fenomenologia a correlação Universal e necessária entre atos e objetividade no caso das investigações lógicas o foco foram o foco foi objeto lógicos e matemáticos mas isso logo será ampliado então para os outros tipos de ovo de atualidade e vejam como que nós partimos para fazer esse investigar som do nosso c-50
com essa configuração específica Mas ela é independente dessa configuração específica por causa da refração não corrigido bom Então veja bem para realizar né para levar a cabo é o tema na uma pesquisa fenomenológica digamos assim que é o que é a correlação Universal o a priori da correlação entre atos e o virtualidades Vai ser necessário fazer uma psicologia então a princípio é um pouco chocante mas toda essa refutação para o do psicologismo para fazer uma psicologia nas investigações lotes sim porque não é uma psicologia dessa organização psíquica específica Não e contingente porque é mas poderia
ser de outro modo Mas é uma psicologia eidética esse termo muito carregado vai ele vai ganhar mais peso depois parou funciona nada mais ele que eu moro corrigir das estruturas necessárias de toda a experiência consciente possível Oi e é por isso que aquela hipótese da catástrofe não é aquela hipótese do fim do mundo catástrofe de ponta-cabeça ou será do mundo não concordar com as leis lógicas é sem sentido para o Russo é o seu do problema porque as leis lógicas são independentes da existência do mundo elas não são nem e nem para fotos mas não
tem absolutamente nenhum conteúdo existencial ela é a forma e relativo é óbvio que esse problema não é tão simples assim né se alguém chamou aí no AM Vou sair aqui para ver a nossa uma mão levantada tá deixa eu terminar aqui tá acabando é o penúltimo lá sei lá e é apresentar aqui né o ou seja esse problema então do do problema da realidade do lógico a tentar retomar o fio da meada aqui ele ele não vou o problema do lote você né ele vai ser tratado de modo um pouco mais é é talhado na
ciência investigação mas de cara a gente já vê que ele queria para o Russo é um seu do problema não é porque às vezes eu acho que não tem simplesmente conteúdo factual Então independe se o mundo é assim é de outro modo qualquer jeito independe às vezes lógicos são moto é o se inscrever uma um Capítulo inteiro da Renascença investigação lógica sobre Nossa e não publicou Então você vai comprando também não é tão simples assim é bom e o que se estuda então na fenomenologia é a correlação a priori há entre o que se estuda
nas investigações lógicas desculpa a correlação a priori entre informações lógicas que são em si e as vivências que as capitãs que são idealmente possíveis Mas elas podem realmente não existir e independe se existiam a correlação está garantida pela simples existência da verdade então em muitos e muitos manuais de fenomenologia vocês vão ver que fala assim a correlação da fenomenologia só tem um polo porque ela não é independe do sujeito né é assindéticas que que a gente se expressa aqui eu vou utilizar esse esquema do Daniele de Santos que eu achei achei fácil uma visualização fácil
não sei a verdade é válida ela é igualmente possível do outro lado você tem sujeito que pensa no seu verdade né que capta o que aprendi essa verdade isso a idealmente possível agora em baixo a verdade é válida isso aí realmente possível e existem sujeitos pensantes pode ser realmente impossível suponhamos que não exista com a evolução sei lá então acaba bomba aqui todo mundo não mundo inteiro a humanidade seja determinada e com relação permanece essa investigação relativa né Eu acho que ela não vai ser realizado com ninguém mas ela permanece então aqui gente já tem
uma certa delimitação da fenomenologia né Essa descrição rigorosa da correlação entre uma subjetividade a priori ou seja não subjetividade qualquer tira a nossa espécie humana ele qualquer uma Porque depois vai falar de subjetividade transcendental e tudo mais e uma ou de atualidade a priori não por causa que a gente o nosso foco são objetos lógicos e é isso na próxima a gente vai começar a se familiarizar então com os conceitos né da fenomenologia com ou seja com todo o ferramental que o Russell o usa para dar início a essa análise correlativo e a gente vai
sempre voltar a esses problemas básicos é que são colocados os prolegômenos né que são os problemas de fundo de todas as investigações e bom se as investigações apresenta por extensão o temas toda fenologia então isso pode dizer que é que estão com a casca Talvez os principais e os primeiros né pode ser os primeiros primeiros problemas da fenomenologia madura até agora não poderia terminar a aula assim apresentar para vocês o seguinte é uma carta para o ingarden em 1918 o ou seja 18 anos depois dos prolegômenos é curso ele escreve o que há muito tempo
eu já reconheci a posição dos prolegômenos como incorreta O correto é tão somente no que diz respeito às liberdades de essência e as razões para a diferença fundamental entre verdade de fato e verdade de essência ou ser tudo isso que a gente aprende corrente desconsidera não brincadeira é importante mostrar esse tipo de situação para para para familiarizado com estilo de pensar o estilo de fazer filosofia do console o pensamento em constante movimento revisão crítica e tudo mais então aí vai dar sempre revendo suas próprias posições avançam mudando e tudo mais é um continuou work in
Progress é bom e na próxima aula a gente vai ver exatamente Então dessa situação que o ingarden o quê O que é isso dos polígonos que ele considera como incorreto e o que que ele preserva dos prolegômenos o mesmo 18 anos depois tá pessoalmente Espero que não tenho matado você de tédio essa aula foi assim e sempre seu nome pouco mais longa garanto que as próximas serão bem mas tem mais mais curtos pelo menos não sei se mais tranquilos mais curtas bibliografia que eu vou te dizer na hora de hoje Quem é essa aí quer
dizer não que eu te dizer que eu citei na aula de hoje é essa a gente sair muito mais mais ricos né Já recomendei aquele livro do mar e posta né que é a referência em língua portuguesa sobre isso tudo psicologismo e os próprios para Gomes né é uma leitura até muito bom esse fazer pulando ali pregasse capítulos é isso gente Obrigado vou pedir então para Israel encerrar a agravação Daniel deixa eu por favor Boa noite deixa por favor o último slide só pra gente passa uma coisa ou
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