Farsa de Inês Pereira - RESUMO E ANÁLISE

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Escola 101
Terceiro vídeo sobre as obras literárias que constam no plano curricular da disciplina de Português ...
Video Transcript:
E aí E aí E aí E aí [Música] o Olá pessoal sejam bem-vindos Este é o nosso terceiro vida de português vamos aqui abordar uma das obras de Gil Vicente é farsa de Inês Pereira para que não sabe a farsa de Inês Pereira é uma peça teatral e bastante significa que o nosso Gil Vicente era uma trava turco e não era contra Matthew qualquer foi talvez o primeiro dramaturgo em Portugal o primeiro homem em Portugal a escrever grandes peças teatrais e como assim não perder já descer E aí [Música] o espetáculo começa a e vamos
começar a explorar a farsa de Inês Pereira escrita por João Vicente toca uma religião Vicente foi o primeiro dramaturgo em Portugal se o primeiro homem a criar grandes peças de teatro e estas peças de teatro tiveram uma grande impacto na literatura portuguesa não só de hoje em dia mas também na sociedade do século 15 mais ou menos aquela outro dos descobrimentos E por que que são diferentes então foi muito importante porque bem primeiro com os descobrimentos velho grande riqueza sem grandes alterações por parte da sociedade portuguesa mais por parte das cores e com estas as
tentações com esta riqueza toda verão tamanho muitos maus hábitos muitas maus costumes que se clarão assado Portuguesa e passar a caracterizá-la e portanto São Vicente aqui entra com uma espécie de missão de tentar remediar só Portuguesa e tentar chamar a atenção nestes novos costumes destes vícios destes hábitos e portanto a fa e para tal como outras forças e outros outras obras de Gil Vicente acabam por criticar só Portuguesa e acabam por tentar como se fosse educar população Portanto ele através das suas obras através da forma como eles utilizava a sociedade através das tuas táticas tentava
castigar a população ou seja tentava educada tentava chamar a atenção a população a sociedade acordo a sua audiência dos seus costumes de seus maus hábitos portanto a farsa de Inês Pereira insere-se Neste contexto de uma batida tira a tentar chamar a atenção EA tentar educar a população as mais Vamos definir que faça o quê que é uma farsa uma farsa não é nada mais nada menos do que um vendo teatral cômico Santo um tempo de atral cômico em que se faz a caricatura a um determinado aspecto neste caso o espeto vai ser achado portuguesa do
século 15 o e para isto Gil Vicente faz nada mais nada menos do que uma fatia Ou seja que ele utiliza o cômico utiliza os tipos de comédia para tentar chamar atenção e criticar os costumes da população Ok a farsa de Inês Pereira segue como todas as forças um certo slime ou seja a pontos em comuns em todas as faixas e coros celestes primeiro a farsa não é um reduto teatral muito tenso normalmente a farsa não não tem grandes jatos não tenho grandes mais normalmente situa-se Apenas não atua apenas no cenário E é isto não
é um gênero teatral muito complexo e isso é vamos ao segundo ponto é intriga da força entrega pode ser uma indica mais complexa ou mais centros no caso a farsa de Inês Pereira temos uma entre um bocadinho mais complexo em que é uma história ao enredo a pagas interagir e para contar uma determinada história e chegar a uma determinada conclusão no entanto uma fácil também pode ter uma um bocadinho mais simples pode ser só por exemplo uma espécie de novela em que vai acontecendo determinados episódios justapostos sem contar uma história Ok portanto não achei bem
uma novela é para como se fosse uma novela mas tem muito tudo ok o nosso da série tópico esses personagens as personagens numa farsa dado que está uma sátira tem que ser personagens tipo o maior parte delas são personagens tive o que é que é isto de uma personagem-tipo uma personagem-tipo é uma personagem que vai representar um determinado grupo social ou determinado extrato social socioeconômico ou seja uma postagem tipo quando entra em palco ela não só representa assim como também representa todo um grupo de pessoas por trás que pertencem à cidade e acaba grupo social
vou dar um exemplo e pode aparecer um membro do clero pode aparecer por exemplo o padre e Esse padre que se for o personagem tipo quer dizer que os seus costumes à sua maneira de agir a sua cultura Vai representar não só a faculdade como todos os outros países a cidade portuguesa Ok por exemplo se lá aparecer um Escudeiro com um homem de guerra e sobem guerra Vai representar não só ele próprio como também todos os homens de guerra todas as pessoas ligadas à nobreza e a guerra na cidade portuguesa Ok postado por estar Este
é o que é muito comum e muito importante na faça porque o que vai permitir a gente sente neste caso a nossa torta é tentar criticar e tentar chamar a atenção dos costumes não só daquela postagem mas também do grupo social está a portuguesa eu só tenho aquela que está ok e depois temos nosso último tópico que é as representações das cenas da vida por falha numa farsa nós temos tal como eu falei críticas críticas as críticas à Vida profana o que que é isso na vida profana é a vida comum é os hábitos comuns
hábitos que não são tão longe vídeos OK e portanto nós aqui temos uma grande representação do cotidiano algo que vai ser uma constante não só nas pastas em geral Mas nesta faça na farsa de Inês Pereira OK agora que temos aqui é uma faça vai passar no próximo tópico 1 nós vamos precisar então um pequeno resumo da farsa de Inês Pereira Vamos tentar que seguir então do que se trata esta farsa o qual é que é a história que elas têm para contato E para isso eu apresento temos aqui um pequeno friso cronológico em que
tenta Então temos aqui a relatar um bocadinho os acontecimentos em relação à as diferentes questões que entram em cena e quer chamar a atenção que estas quatro esperado 4 frisos cada um corresponde a uma postagem vai ser a Inês a mãe afirmar que se abraçar mata no entanto a mais correctas ok a postagens aqui não estão aqui a que eu não considerei é tão importantes conversas que a questão Ok mas eu vou mencionar na mesma que para vocês não perderem nada Portanto o que é que é história Então os conta conta-nos a história de uma
jovem rapariga de uma jovem mulher chamada Inês Pereira ok que está aqui representado azul e nêspera é uma mulher que praticamente nunca sai de ser assim só um pequeno pequeno furo onde ela não onde é e não está mais resto ela é a nossa que estás a principal é aquela que praticamente consegue ser Ok e esta Nossa jovem rapariga As Nossas obras mulher é uma jovem que vive com sua mãe vive em casa da sua mãe e ela lamenta a vida criativa e os seus deveres domésticos ela sente que passa a vida inteira tardes inteiras
manhãs inteiras cativa presa pela mãe e presa aos deveres domésticos que a sua mãe e isso te a Inês acha que não existe tantos deveres domésticos para si para se tornar uma mulher e arranjar um homem e casado no entanto também não acha isso e aqui este pequeno conflito que também é característico das farsas entre Inês E a sua mãe quer saber se diferentes também gerações diferentes e Inês Pereira Não compreendo porque dela se encontrar tão criativa e portanto a história começa assim mesmo começa com ela a lamentar-se da vida que eu tive que tem
enquanto que a mãe volta da igreja quando ela tô em casa também ver que ela não está nem aí para os ver estava a divagar está a fazer um pequeno sol não estava realmente a tomar conta dos seus três e eles têm um pequeno de algum plano de aula um bocadinho mais aceso e neste diálogo elas tratam de quem tá tudo o assunto muito importante de um marido ideal' para Inês e porque eu tô bem legal três porquinhas via no casamento uma espécie de fuga daquela vida que eu tive aquela tinha postado ela queria sair
daquela vida que ia sair de casa queria a sua liberdade e nem via no casamento uma personalidade para conseguir alcançar esse objetivo e portanto a mãe e Inês falam sobre o que é que o marido ideal temos aqui algumas divergências mas mãe percebe que Inês está naquela fase em que estava está na altura de arranjar um marido e portanto o posto amanhã então vai falar com a alcoviteira ou seja com a Leonor Vaz e existe um diálogo com Leonor sobre os pretendentes que Leonora possa ter Paris para quem não sabe o mal que o inteira
era uma mulher p**** assim das casa da mulher que naquele tempo tentava arranjar os casamentos não só provas como também para mulheres e portanto mãe vai tentar arranjar um homem através de Eleonor da dela só convidar para Inês ok aqui um pequeno tchau com a alcoviteira a alcoviteira diz que tem um homem que é capaz de ter perfeito para Inês entrego quem é que é esse homem é o nosso pelo Marcos este nosso pelo Marques então vai redigir uma carta para Inês ao clicar entretanto falo confirmar que não é diz ok então pode mandar uma
carta para ela e pelo Marcos mandou uma carta para Inês apresentasse ia perguntar se pode vir ter consigo para a pedir a mão de é importante quando Inês recebe a carta de pero marque a mãe está na presença essa leitura e elas fazem uma primeiro o primeiro julgamento aquele que vai ser o primeiro pretendente de Inês firmados após esta leitura da carta pelo Marques entretanto passar uns dias aparece e existe o encontro de Inês e da mãe comprei o Marcos já temos aqui o nosso terceiro feliz o nosso friso a verde corresponde em simultâneo as
três personagens em Pau Inês Pereira a mãe e Pedro Marques ter mais real sua personagem do campo não personagem que não tem muita educação não consegue digamos assim engatar em mês da forma que ela estava à espera mas ver daqui a nada na criação das postagens Ok e nem tão não fica satisfeita com este nosso primeiro pretendente E quando este primeiro presidente vai-se embora quando ter Marques se afasta aparece uma mensagem que eu não coloquei aqui que são os e os meus estão a personagem bastante cômica vão contribuir bastante para a comédia da nossa falsa
mas tem que botar ainda mais importante os judeus vão apresentar o segundo pretendente aí nesse breve que é o nosso para as da Mata este a nossa Brás da Mata era nada mais nada menos do que escutei alguém obrigado a baixa nobreza e é uma postagem bastante interessante porque porque é uma personagem que aparece ao longo da farsa como multi festar que é que significa significa que num primeiro momento ele realmente conseguiu seduzir Inês através das suas palavras na forma como a guitarra de subtração portanto era mais apelativo pelo menos à primeira vista do que
o nosso primeiro pensamento perdido pelo Marques ou seja este encontro com Brás da Mata correu tão bem tão bem tão bem que está com vocês vêm aqui acaba em casamento não é temos um encontra-se neste compraste a mata e depois temos o casamento aqui neste momento a mãe assistir ao encontro Esse é o casamento e depois deixa de aparecer porque fica bem aqui aparece como uma personagem confidente uma personagem muito amiga de Inês que apesar de oprimir em casa ela só feriado só fazer aquilo para o bem de inglês e portanto a partir do momento
em que Inês se encontra Independente se encontra casada se encontra o seu homem nem aqui deixa de aparecer aqui é uma personagem que a partir daqui não aparece mais ok este casamento para ajudar a correu muito bem mas momento da Verdade vacilo porque este casamento não parecia aquilo que realmente era e agora vem o que eu estava a dizer de áreas da Mata ser multifacetado por quê Porque a primeira vista apareceu um homem Quase Perfeito um homem ideal para Inês mas depois ele revela-se um homem muito o professor um homem malvado o homem que coloca
a Inês quase nunca tiver ainda mais grávida daquela em que ela estava antes pô e este casamento não é de tudo aquilo que está alisava e neste temos ainda mais criativa do consciente antes ela não pode ser a janela não pode cantar não pode fazer a sua vida normal nem nada parecido Ok e essa e aqui que tem mês faz um pequeno nódulo com audiência a tentar como se fosse a divagar EA desabafar um pouco teu casamento que não tava sem nada com aquela Estava à espera Ok entretanto agora esta marca parte para a guerra
porque ele é escolher Não é ele é escudo ele tinha acompanhado pelo seu criado neste caso ele aqui na na faça chama o criado de moço está áreas da Mata foi para a guerra e deixou o moço da tomar conta de Inês pré uns dias mais tarde os tempos mais tarde o monstro vem com uma carta de baixo da Mata dirigida a Inês Pereira e essa carta anunciava o que anunciava o que diz aqui a morte de seu marido instante Brás da Mata acaba por morrer é e como é que eu moro eu moro de
uma forma tragicamente cômico e é aqui que está a magia da comédia de Julho Centro Brás da mata um homem que se revelou ser tão maléfico tão tirando então a Professor morre de uma forma bastante bastante cólica o que é que ele faz ele estava de guerra e ele queria fugir da Guerra estava com medo então com o rabinho entre as pernas correu com o seu cavalo e caiu em uma vala este ao cair na vala ficou preso foi lá um pequeno um pequeno tampa a palavra é E aí [Música] O Camponês e depois de
um camponês e mato era essa palavra que estava a faltar Portanto a morte de Brás da Mata foi a mais ridícula que alguma vez poderia imaginar para alguém que se mostrava o aparentava ser o escolher tão forte como ele e neste não ficou de todo abalada com a morte de seu marido porque era realmente alguém que a oprime imenso e diz até fico feliz ficou mesmo muito feliz e quase não a medida de quase um modo de tentar vingar-se deste acontecimento esse primeiro casamento e nem aquela por conversar com a alcoviteira a alcoviteira a puxar
a brasa à sua sardinha ela volta a apresentar pelo Marques e acaba por casar com Inês instante aqui o nosso Rio Verde correspondente ao Pedro Marques Pedro Marques casa finalmente coisas este casamento é um casamento que não é especialmente o coração nem os olhos a Inês Pereira mas ao casamento de bastante tranquilo um bocadinho de caráter e quando Inês tinha as coisas econômicas necessárias porque Apesar deste Pero Marques ser também o trabalhador do campo tinha muito dinheiro é alguém muito abastado e com as Posses suficientes para sustentar Inês e uma vida a dois portanto a
Inês acaba Então por casar com Pero Marques e por viver esta vida com Pero Marques muitas história não acaba aqui história ainda um pequeno percalço com pequeno mento cômico no final estado histórias A Inês não acaba realmente com Pedro Marques e depois do casamento com Pero Marques e neste conhece um ermitão O que é o MK não é nada mais nada menos do que uma espécie de mãos uma espécie de religioso que aliás é um religioso mesmo que passa só havia selado num convento a prestar culto à Deus não entendi esta Micão de aula completamente
essas leis religiosas e tenta seduzir Inês tenta seduzir e até consegue portanto e acaba depois por encontrar-se com o ermitão e como é que este encontro amoroso se vai dar mesmo nas barbas de pelo Marques alguma falei pelo Marques mas não é uma pessoa muito instruída uma pessoa bastante ingênua ignorante e inócua e perante esta esta pequena seu de sedução que o ermitão fez a Inês Ele basicamente com cento e Esta esta esta situação e quando Inês Cunha pergunta se pode levar alguém então pelo Marques agarra Inês pelo lombo e vai todos eles levarem Dias
pode-se encontrar Grosso devido à Agilidade de pêro Marques E é assim que acaba a história portanto iremos acabar com uma vida Boémia com a imitam e Pero Marques vive completamente enganado por ser ingênua ingênua puxei Vicente e por ser uma pessoa bastante apática a personalidade saquinhos Ok e postando posto este pequeno resumo neste pequeno grau o friso com esse acontecimento Entrelaçados espero que vocês tenham percebido de uma forma muito geral e questão é se trata OK e eu agora no final quero ainda falar dos visto que aqui está o desfecho obra realça então uma o
mote ok uma moto é como se fosse uma frase um pode ser o mesmo de um ditado popular que vai introduzir a história e que vai lançar o tema a história Ok a morte que nós temos aqui não é fácil de espera é a seguinte mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube o que é que significa isso é mais ou menos uma analogia Mais vale um pássaro na mão do teu celular ok este asno que é que está é como são as não é uma espécie de burro Ok esse acho que
é comparado a pena Marques e este cavalo é uma comparação abraço da Mata ou seja com que esta morte diz na verdade é Inês se calhar Periferia é um homem que não enche os olhos não esquece o coração mas que conseguisse ter uma vida tranquila uma vida bastante calma ou seja e neste calhar é preferir ter casado com Pero Marques um homem mais calmo que não fosse homem ideal mas quiser sua vida não é o age no que ele vai levar o burro que vai carregar do que Brás da Mata que acabou por ser um
homem que a partida aparecia ser alguém ideal perfeito muito bem parecido que sabia falar mas que acabou completamente por derrubar Inês Devido a forma como ele é o prime EA maltratava Ok portanto na farsa de Inês Pereira o enredo o conteúdo Régis por esta modo carreira que está mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube o e vamos agora ver as personagens Vamos tentar perceber como é que elas contribuem para a nossa peça e vamos ainda perceber como é que as podemos caracterizar não só de uma forma direta como também uma forma
indireta Vamos começar com nossa primeira que se faz aquela que nós consideramos a personagem principal Inês Pereira Inês Pereira como nós já vimos é uma jovem mulher é uma jovem que pretende a alcançar a sua liberdade e para isto ela ver o casamento como o modo como meio para alcançar esse objetivo ela tem uma pequena uma pequena Faísca com a mãe delas divergem em muitas ideias neste mesmo tópico no casamento mas a mãe acaba por ser uma confidente e Inês Pereira nunca reta a a conferência da mãe e também as suas opiniões Inês Pereira é
uma cabelo exemplo de que nós chamamos o personagem que ciclos acabamento dinâmica por quê porque estas convicções os objetivos e também em qualquer um ao longo da peça e somente ela procura um marido' e realizar o marido digamos perfeito que saiba cantar saiba elogiá-la que saiba Digamos que seduzi-la e nós sabemos que ao longo desta Nossa peça estas condições mudam e nas acaba por seguir o conselho da mãe de querer o marido disse que alguém que consiga sustentar economicamente e também socialmente portanto ela é uma postagem que passa por isso por várias mudanças ao longo
da peça a nível psicológico portanto acima de tudo podemos caracterizar Inês concessão de uma jovem que inicialmente é um pouco preguiçosa e um pouco de respeitosa no que tem a ver com as tarefas domésticas que me ajudava a em relação ao primeiro casamento dela também se demonstra muito revoltada e muito oprimida devido ao tratamento que os cuidaria da não é que era seu primeiro marido mas depois vai estar ela tem esta certa dinâmica e depois acaba por ser alguém que aceita pelo Marcos importante do que este desejo dele o arraial de cima e ao mostra-se
também ser uma mulher adúltera a Infiel por causa do seu do seu último relacionamento com o ermitão e e da forma o contrário os seus conflitos e e ela falou mãe nós temos que avisar a mãe de duas formas da forma indireta e de forma indireta na forma direta não só através da forma como ela fala através das suas falas e da sua atitude como também através das didascálias e das indicações cênicas que nos são dadas através do texto teatral através da forma através de uma forma indireta Nós também podemos considerar que a mãe em
uma personagem que pretende sempre o melhor para a filha é uma personagem que é bastante explicar mas não tenho não é grande conhecedor não é muito educada digamos assim não é tanto ela luta sempre para o melhor da sua filha e para que a Sofia tem o nosso sol um uma boa vida no presente como também no futuro e por isso é que ela funciona como uma confidente infecção do casamento para Íris e a uma uma das provas que nos permitem avaliar isso é a forma como a mãe vai à procura de soluções perto de
minha normais portanto para concluir a mãe é o e não sou uma confiante como também se calhar a melhor amiga de Inês e aquela que vai funcionar como um empurrãozinho para a vida outras Inês e para os seus casamentos em seguida vamos falar um bocadinho sobre ele e normais a nossa alcovitar com vocês deveriam saber uma alcoviteira é alguém que arranja os casamentos que eram os maridos e as mulheres para os teus diga dos clientes e portanto palestra Leonor baixo não é uma estação aquilo que é uma alcovitar alguma anteriormente a meio procura ajuda e
procura soluções a esta Nossa lianor Vaz e ela aparece com a primeira solução no primeiro pretendente de Inês que aquilo Marcos portanto esta alça Leonor baixo aparece aqui como aquela aquela postagem que vai ao e vai oferecer Soluções em neste e também que vai fazer avançar a história ela também Digamos que pode crer se uma certa de competição com os judeus Porque os judeus fazem quase o trabalho de alcoviteira mas para os poder e nós sabemos que alcoviteira não foi não tiveram sucesso da primeira vez que introduziu pelo Marcos a Inês dados que este foi
o segundo dela e não primeiro eu não mas também tem aqui um papel da estante importante na crítica social porque João Vicente aproveita uma pequena fala que ela tem onde ela afirma ter sido assediada pelo mesmo do que leve tanto esta Nossa alcoviteira oferece muito mais do que simplesmente o pretende o primeiro crescimento tô passando agora aos dois pretendentes e começando ao pimentão no primeiro pelo Marques Vamos tentar caracterizar pelo Mark sentir Marcos como dá para perceber ao longo da leitura da peça e também pela sua localização e palco é uma personagem bastante cômica é
uma é talvez a postagem que nos dá mais econômico ao longo do nosso lado é uma personagem que é tipicamente do campo é uma mensagem que aparentemente não tem grande educação não sabe respeitar digamos assim etiqueta social e os costumes sociais e não sabe cortar e nem eles não sabe diga nos Studio da melhor forma e é por isso que ele é rejeitado primeiramente por Inês no entanto este nosso super Marcos este nosso labrador é uma bestante abastado porque ela é bastante trabalhador e por isso é que foi se calhar é considerado primeiramente por dia
normais e o terceiro foi também então incentivado pela mãe a Inês no entanto e não sentiu se dizem não sentir o que este seria o tal homem ideal que ela nascer e o papai e por quem ela chorou tanto tempo e agora um bocadinho para o nosso segundo pretendente o nosso Escudeiro o nosso Brás da Mata é uma personagem que não foi introduzida pela alcovitar com as anteriormente foi introduzida pelos judeus é uma personagem que a nível físico e também a nível psicológico pelo menos numa primeira não primeiramente corresponde às expectativas e corresponde a aquilo
que Inês tinha pensado com o realizado com o homem perfeito o homem que sabe falar um homem que sabe tocar viola um homem que consegue dizer mês não só através de palavras como também através das suas atitudes e portanto este leva a melhor numa num primeiro momento e este casa com Inês pelo menos da primeira vez e o que é que eu me refiro aqui não tem mais ou menos porque tá com Inês este nosso colega é uma postagem que também pode ficar atrasado como ser uma personagem psicologicamente na bica pois após o casamento com
Inês este demonstra se alguém ainda mais opressivo ainda mais controlador do que a mãe Originalmente era para inglês e portanto esta ver se totalmente enrolado num casamento onde ela não está claramente satisfeita e que ela só se quer livrar e fugiu para sua sorte para sorte de Inês o nosso Cruzeiro vai ter uma morte desta trágica 1018 comicamente trágica E por quê Porque este sendo homem guerra aí ele foi para a guerra e morreu ou morreu fugindo da guerra e não só morreu fugindo da Guerra como morreu ao cair de seu cavalo e matado por
um agricultor heróico não é e portanto esta morte do nosso colega representa um momento desta de como complemento na altura em que encontra-se nova a este momento e momento em que mês sobre que e que e me acontecido movimento ela ficou muito feliz e daí nós podemos dizer que o nosso colher no primeiro momento para se alguém bastante perfeito mas momento é alguém que neste não queria realmente como seu marido para o resto da sua vida o movimento ainda existem mais algumas postagens que saibas que não vou aqui detalhar me tanto mas vou ensinar para
vocês a para não ficar parada uma delas é o judeus quando ela falamos os judeus eram aquelas duas personagens que introduziram para as da Mata a Inês e portanto também representam aqui alguma importância porque falo com uma alcoviteira e eles são eles representam o segundo marido de Inês no entanto não se considera que tem uma relevância tão importante como aliás como Leonor Vaz Depois temos também o moço o moço era o jovem que acompanhava é um escolher e que servia como seu criado ele era algo de de bastantes tarefas algumas desumanas que os que herdava
e mesmo mas no entanto era um homem bastante fiel e bastante verdadeiro e depois temos também correndo então o ermitão é a nossa última postagem representada e alguém que vem do Kleber é alguém que representa esta Nossa camada dele o if é alguém que nós podemos considerar uma postagem tipo porque tudo que esta personagem vai ser o amante de Inês aquele com que neste perde a sua fidelidade para com o seu marido pelo Marques e portanto São Vicente agarra aqui nesta postagem tipo e faz a crítica a classe curiosa daquela altura da cidade portuguesa a
dizendo que esta classe religiosa era uma classe e moral era uma classe devassa digamos assim e representa isso através do nosso ermitão que tanto Espero que tenham fixado os pontos importantes acerca de nossas personagens e vamos avançar vamos agora passar a último tópico a dimensão satírica a forma com o Gil Vicente conseguia tornar toda essa situação numa sátira e criticar Por conseguinte estas personagens têm porque a cidade portuguesa do século e é isso vai adiantar tentar desqualificar a máxima que São Vicente o que dava dentro das suas obras que é seguinte ridendo castigat mais ridendo
castigat mores é uma frase em Latim é uma frase que traduzido significa a rir se castigam os costumes e através desta máxima desta frase que São Vicente Regia todas as suas obras a nível tático que que significa São Vicente que se dia através do comédia através do Riso através dos momentos cômicos a corrigir as atitudes e não só os maus hábitos das pessoas da cidade Portuguesa e portanto aqui a comédia e aqui os códigos são muito importantes para e Gil Vicente a tal começa a nossa máxima nos diz e portanto vamos tentar caracterizar o que
é que são os tipos cômicos quando existem O que é que eles são como é que eles significam importante vamos ao nosso primeiro típico o cômico de carácter o comigo Esse é um tipo de código que já disseram utiliza e que é retratado na forma das personagens agir em na sua personalidade portanto sua personagem até uma forma engraçada de agir uma forma engraçada de atuar em palco e também nível da sua personalidade então nós vemos que essa personagem contribuir para a peça com o cômico de carácter Que tipo de comentar aqui nesta peça de por
exemplo tem dizer publicar Marcos pelo Marcos que é uma pessoa que é bastante pouco instruída ou seja muito pouco instruída é uma pessoa que não consegue se socializar com a Inês e também consumo e portanto tem uma forma muito particular socializar a uma forma a uma a um episódio por Episódio na peça que é o episódio em que Pedro Marques faz sentar numa cadeira e almoçado nessa numa cadeira sente-se de costas de pernas pro ar e portanto isto este tipo de é de caráter e de personalidade tu quer Marques representam um cômico de carne OK
e está o nosso código caráter número o nosso comigo de caráter o nosso código aliás número dois é o cômico de situação o comem situação tem exatamente a ver com as situações e com as passagens com as ações cômicas que vão funcionar ao longo da peça Ok resulta do enredo digamos assim eu sou resulta daquela ação que está a passar naquele momento Digamos que o comigo que se relaciona com os episódios que acontecem Ok um exemplo disto é também o que podemos dizer que é a morte de para as da Mata a morte Brás da
Mata é aquela morte que aquele cai do cavalo e amor de Por um simples agricultor quando fugir quando quando fazer uma forma muito covarde uma guerra Digamos que este poderá ser um código de situação é um comigo que se relaciona com aquela situação em concreto Ok e o nosso terceiro tipo de cômico é o comitê linguagem e que talvez aquilo que é mais fácil de perceber é um comigo que se relaciona com a forma uma as personagens falam Aliás não só uma forma como as férias pau mas também com aquelas dizem OK tá estas duas
dimensões e portanto Imaginem imaginemos por exemplo perdi a ter barcos a forma como como como como eu fala as expressões que lhe fizeste pessoas que vão típicas da cidade as pressões são típicas do campo e algumas que possam suscitar algum tipo de cômico ou até mesmo os Deus a forma como eles falavam As cantigas que eles preferiam e cantavam e todos esses são exemplos daquilo que o cômico de linguagem são temos aqui completos os três tipos de cômico que não vem sendo utilizada nas suas obras não só para cativar a audiência mas também fazendo a
pensar e fazer a corrigir os seus custos menos corretos e que vamos falar com ela aqui acaba aqui o nosso vídeo sobre a farsa de Inês Pereira de Gil Vicente esperta não percebi Espero que tenha um dos pontos mais importantes eu pessoalmente que tenha ajudado a esclarecer alguns dos pontos a e também um pouco um resumo daquilo que é a farsa de Inês Pereira Não se preocupa que eu tenho aqui o pdf com essas informações e mais algumas não se esqueçam também que tem aqui outros vídeos sobre obras já passadas e não se esqueçam de
que a próxima obra vai ser Luís de Camões rimas portanto não se esqueçam O que passa um vídeo é para trabalhar sério começamos como Camões Espero que tenham gostado esperanças nunca para o próximo vídeo e até a próxima [Música]
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