E aí [Música] [Música] Tá [Música] bom vamos começar esse encontro de hoje o tema é um tema especial que é o sentido da morte a morte em geral a identificada desde sempre foi identificada com algo ruim EA finitude da vida orgânica e eu escolhi aqui muito curioso a Jaqueline não me deixa mentir está ali eu vim com o objetivo de iniciar esta aula lendo um excerto de uma meditação de Santo Afonso de ligório e que a meditação da quarta-feira de cinzas eu vim com a extenção para ter anotado aqui na minha cola a temática e
a Jaqueline aproximou-se de mim antes da aula e olha tem a meditação de Santo Afonso de ligório eu não acredito que Coincidências ou seja cada incidência no mundo coincidindo com o instante eterno era porque realmente Deus queria que eu falasse de Santo Afonso é o CDB de tô aqui em três volumes as meditações de Santo Afonso para cada dia do calendário litúrgico que não é o calendário ordinário segunda a sexta o calendário da liturgia da igreja aí na quarta-feira de cinzas que foi outro dia a uma meditação extraordinária e dia e Santo Afonso de ligório
para compreendermos em toda sua extensão o sentido das palavras da escritura imaginemos ver uma pessoa que acaba de exalar o último suspiro o Deus a cada um que vesti cor inspira nojo e horror não passaram bem nem 24 horas depois que aquela pessoa e morreu e o mau cheiro já se faz sentir é preciso abrir as janelas e queimar bastante incenso a fim de que o fedor não infeccione toda a casa os parentes com pressa mandam levar o defunto para fora da casa e entregar a terra até não muitas Décadas atrás os de pontos eram
pelados dentro de casa e a criança desde cedo tinha consciência da finitude da vida da dor que é a morte de um ente querido e etc a nossa sociedade afastou para longe a ideia da morte ao mesmo tempo em que a trouxe para falsamente perto de nós nos filmes violentos e etc mas é sempre uma morte neste último caso um tanto abstrata e distante é metido que foi o cadáver na Sepultura vai se tornando amarelo e depois Preto em seguida aparece em todos os membros uma lanugem branca e repelente de onde sai um pus infecto
que corre pela terra e donde se gera uma multidão de vermes os ratos vem vem também procuraram procurar pastor neste cadáver roendo uns por fora ao passo que outros entram na boca e nas entranhas diz pegam e caem As Faces os lábios e os cabelos skar não se os braços e as pernas apodrecidas e afinal os vermes depois de consumidas todas as carnes consomem se a si próprios e este corpo deste copo só restará um esqueleto fétido que com o tempo se divide e quando reduzido a um punhado de pó é a meditação é um
texto maior sua ali aqui um excerto é meditação da quarta-feira de cinzas e nos lembra que nós somos pó é porque como diz o nosso grande Vieira as coisas não são apenas opção são o que foram e o que é um descer hora se formos pó e havemos de ser pó somos pó agora e o esquecimento do poque somos é que nos faz levar uma vida distraída dos valores que configuram que constituem a condição humana esta sociedade ou do Instagram esta Sociedade do Facebook das redes sociais etc é uma sociedade distraída de todos os valores
que realmente importam não pode não poderia ser senão a sociedade violenta não poderia ser não ser uma e Sem respeito aos idosos Sem respeito aos pais Sem respeito aos professores uma sociedade que se esquece do que é o mais importante a fortiori como se diz em filosofia se esquecerá das coisas menos importantes também então para uma aula sobre o sentido da morte em geral e em particular para o Cristão nada como começar com o texto como este de Santo Afonso de ligório que nos faz meditar a respeito do esqueleto fétido que seremos Machado de Assis
a certa altura do seu Brás Cubas nos diz que seremos todos pontuais na Sepultura então a grande verdade da Morte ninguém escapará tudo que nasce desenvolve-se e cresce e morre então falar sobre a morte convém para falar sobre a morte falarmos daquilo que vem depois da morte e que é evidente todos nós vamos embora queiramos hoje apartar de nós esta nojeira que é o pós-morte é Inclusive a própria cremação não deixa de ser uma medida higiênica bastante uma espécie de ressurreição de práticas pagantes já que nós cristãos Adoramos o corpo morto do senhor é um
cadáver tem um sentido espiritual então a igreja sempre desde sempre como instituir o seu magistério sempre fez questão de ressaltar que o sepultamento ele implica uma certa reverência para com o corpo do defunto e já não é uma pessoa já que não pode levar em nenhum dos atos propriamente humanos porém é uma casca do que foi pois muito bem eu pus aqui no quadro já que vamos falar sobre o sentido da Morte algo a respeito da vida a vida eu pus aqui primeiro a vida orgânica em geral que é o ponto análoga anti para qualquer
meditação sobre a vida é a vida orgânica e a vida orgânica divide-se por evidência em vida vegetativa ou seja nos vegetais melhor dizendo nos animais e no homem Os Vegetais segundo Aristóteles tem vida já que vida é princípio intrínseco de movimento tudo que vive tem ano e mantém a alma tem que se quis né Tem esse mesmo seu princípio intrínseco de movimento a começar pelo movimento local e XVII copo esta Caneca não se move e não por forças stream secas a ela não tem alma não tem princípio intrínseco de movimento do corpo e quando Aristóteles
nos diz que os vegetais têm vida Isto é para nós uma evidência eles desenvolve-se depois de germinar em etc depois de um sem número de causas que concorrem para que uma árvore vem a ser aquilo que é os vegetais se desenvolve eles definissem eles vivem os animais chamados de Racionais também vivem porém vivem uma vida sensitiva no seguinte sentido eles eles estão arrojados no plano da sensibilidade eles têm Tato olfato em geral há vários tipos de animais né Vamos pensar naqueles que são mais facilmente identificáveis por nós é um pet tem visão Tato olfato Paladar
audição etc Então os sentidos eles também me digam fita e aos animais irracionais um gato por exemplo eles também têm alguns sentidos internos como memória cão tem memória costumo dizer né se o cão se o pit bull não se lembrasse que o seu dono é aquele que entrou a parte da casa certo momento talvez ele não devo orar os animais eles têm memória tem imaginação tem emoções no sentido analógico Quem não já viu aí alguma imagem de um cão chorar na Sepultura do seu dono uma coisa comovente o animal tem emoções o que ele não
consegue fazer é transcender este âmbito do sensitivo e chegar é a vida intelectiva a vida dos conceitos a vida que é abstraída da matéria quando se atua mais citando Aristóteles nos diz que a vida da Inteligência é a vida humana propriamente dita é uma porque ele tem em vista que na verdade essa vida humana se caracteriza sobretudo pelos atos da inteligência e da Vontade que nos dão a notícia aquilo que os escolásticos escolásticos chamavam de notícia veritax a notícia da Verdade das coisas a começar pela verdade da nossa própria finitude é nós não somos infinitos
nós passaremos portanto a nossa importância é muito relativa muito e deve ser sempre lembrado dessa nossa efeméride de vida nossa vida é uma efeméride estamos vivos hoje amanhã pegamos a chicungunha caímos duro lá e o coisas piores né agora o mal súbito é o que está correndo aí aos borbotões né a vida nós a temos hoje amanhã não a temos até porque não Somos proprietários dela segundo sua visão mágica não eu como um vivente humano não sou proprietário do número de dias que viverei e eu vou vivendo conforme se me dá como se dizia antigamente
porém eu não sou o proprietário do amanhã nesta perspectiva metafísica Deus é o proprietário de todos os amanhãs porque ele está Extra tempos está para além do tempo então em Deus não há propriamente futuro então vida orgânica em geral vegetais animais homem vida orgânica humana eu pus ali no quadro potências vegetativas potência e sensitivas inteligência e vontade então a alma humana é aquela que traz em si tudo que as demais almas possuem nós temos potências vegetativas que são aquelas operações do nosso corpo que pelo motor da Alma operam à revelia da nossa vontade com meu
coração bate no ritmo que bate da das certas circunstâncias E para isso eu interfira com a minha vontade a minha circulação sanguínea é uma potência vegetativa da alma se atualiza no corpo então o homem tem potências vegetativas o aparelho digestivo os neurônios a sinapse etc tudo isso opera em nós ao modo vegetativo no sentido de que não interferimos diretamente nestas operações temos assim como os animais sentidos todo um aparato sensitivo que são cinco sentidos externos né não vou enumerá-los está aí e muitas aulas minhas no Facebook sem que os sentidos externos são olhos os 4
sentidos internos que são senso comum que da unidade a nossa percepção a memória a imaginação EA potência cogitativa da alma a nossa sensibilidade a nossa sensitividade é muito complexa é porque sobre ela reflui a inteligência então a memória aqui é um sente a perna em nós não deixa de ser certa participação ou ter uma certa participação na razão já que também lembramos dos conceitos em algum momento assimilamos e abstrairmos etc então participamos nós do reino animado em sentido pleno temos potências vegetativas potência sensitivas e em nós aquela chamadas potências superiores da Alma que são à
vontade que é um apetite mas não é o apetite físico sensitiva o apetite intelectivo de um bem quando a vontade Quer algo o quer pela Moção intelectiva de um bem Vocês estão aqui hoje porque eles pareceu que estar aqui era bom sobre algum aspecto tão sempre à vontade é o motor das nossas escolhas é óbvio é daria aqui uma aula sobre a vontade dar um curso há vários atos próprios da vontade né atos Execute e é a to share ligados a causa final né aquilo que só tomar chama de intenso eu fiz a intenção do
fim quando eu tenho a intenção de algo um pouco mais complexo que me obriga a recorrer a coisa assim ter médias num só ato de querer eu quero fim e tudo que conduz ao fim então o cirurgião precisa para fazer a cirurgia bem feita ele tem em vista o fim que é a saúde mas no caso a cirurgia todos os aparelhos e instrumentais que vão participar desta operação justamente é o modo instrumental e vão participar da Bondade da operação então quando eu quero o Finn quero também os meios conducentes ao fim Tão vida orgânica em
geral vida orgânica humana e Vida propriamente humana eu pus ali no quadro a há várias coisas que são propriamente humana já vida sensitiva e nós ficava ali tá de cima para baixo que eu fui escrevendo conforme me veio mas acho que ela é ascendente vida sensitiva e essa vida dos Sentidos que é muito importante para nós nós devemos educar a sensibilidade e isto se faz a luz de alguns critérios eu devo educar por exemplo meu Paladar devo do cara minha audição é possível educar os cinco sentidos para que eles operam em de acordo com o
Maximo que podem realizar um não podemos educar os sentidos a vida psíquica ela Abarca o físico mais já Abstrai um pouquinho da matéria e chega aquelas coisas que a alma humana tem em nenhuma outra alma tem por exemplo eleição para escolha escolheram a tão complexo o e às vezes nós nos embaralha amo Justamente que só entendemos da vontade a ser epifania mais rasteira de uma escolha que se manifesta porém a todo uma Parato que entra em marcha no meu querer a vontade ela é a sede e inexpugnável da Liberdade ninguém pode pôr agir a nossa
liberdade porque a vontade aí material e portanto incorrigível tem um homem ele tem essa vida psíquica que a vida da Alma quando eu educo certo sentidos eu estou educando também a minha percepção anímica deles a música por exemplo é a mais Universal das Artes nos deixa isto Evidente cimo quando nós conseguimos é gostar porque habituamos o nosso ouvido a isto a ouvir harmonias mais complexas ou sejam a música que não só apenas tem ritmo não só apenas tem melodia mas tem harmonia as mais complexas um só compasso de bar às vezes são universo vai Professor
baixar alguma coisa riquíssima então quando nós chegamos neste padrão contemplativo nós estamos educando ao mesmo tempo sentidos ou seja o nosso ouvido e também a nossa imaginação já que tudo que nos acontece passa a integrar o nosso património imaginativo vida moral vida sensitiva a vida psíquica vida moral já é uma abstração superior ao da vida psíquica diz respeito ao que eu devo ou não devo fazer em situações específicas circunstâncias específicas da minha vida a escolha moral está aí Santo Afonso de ligório que não nos deixa mentir não vou estar acabando a edição desta obra Magna
da história da humanidade que é o Teologia Moral de Santo Afonso de ligório e realmente a vida moral já é uma vida superior à Vida e fica eu não apenas quero educar me nisto naquilo naquilo outro mais eu preciso escolher o que é melhor objectivamente aqui e agora o que não é fácil devemos agora na minha vários exemplos é nesta ditadura eu tenho que eu prefiro usar ao durante a ditadura para as pessoas foram compelidos a fazer escolhas e muitas vezes com Pedidas de uma maneira tão agressiva já que algo era vendido para elas como
se fosse uma verdade absoluta e portanto estava ainda no âmbito de mil discussões científicas e as pessoas sem muitos elementos Muitas delas acabaram por escolher de acordo com o padrão do Citizen Queen né quem viu aqui O Cidadão Kane a obra-prima do Orson Wells sabe que a imprensa é o era naquele momento o terceiro poder capaz e as pessoas transformá-las num rebanho de manipulável facilmente então é nós temos esta Liberdade interior que pertence a vida moral e que nos faz inclusive dizer não quando todo mundo diz sim tá todo mundo ouvindo a Ludmila né eu
não né Tá todo mundo né sapateando eu digo aqui o Ludmila é nada Pessoal né É porque para qualquer coisa com ele pessoa conhecedora minimamente de música sabe ela a ouvir e Xisto esganiça mento digamos assim né ela percebe que aquele não é música nem por analogia de atribuição metafórica né é o baticum do quinto dos infernos tá é uma espécie de barco a passo do desespero não pensa em que o desespero o desespero que cresce em progressão geométrica no mundo como atual sem uma vida a mente humana o que o homem se animaliza cresce
o desespero recebo no meu WhatsApp mensagem de pessoas desesperadas Toda semana é muito triste a gente é possível ajudar não dá para ajudar todos né mas certo grau de desespero para pessoa sair dele Ela tem que ela precisa necessariamente mudar alguns hábitos de mentais e alcançar uma vida mais propriamente humana então vida sensitiva psíquica vida moral vida intelectual é superior a moral já que a moral depende da intelectual é é a inteligência que dá à vontade os critérios de escolha os critérios de certo e errado de bom e mau etc então nesta perspectiva que que
é de Santo Tomás de Aquino inteligência está no epicentro da personalidade uma pessoa né Persona e personalidade né são termos e analógicos de uma pessoa vai estar vai ser tanto mais fiel a si mesma quando nela a inteligência estiver no governo dos seus atos e não o inconsciente e não a vida sensitiva e não a vida meramente psíquica que busca só o bem-estar felicidade para o mundo contemporâneo desprovido de metafísica diz cristianizado é uma espécie de bem-estar mas não é a felicidade está para além do bem-estar Físico que o digam por exemplo alguns Mártires as
freirinhas que foram guilhotinados em com PMs na França durante a Revolução Francesa um dos grandes crimes modernos digamos assim elas foram para o cadafalso cantando o Veni Creator Ou seja no momento final de suas vidas elas estavam louvando a Deus e nós vamos ver aqui com a vida própria mente humana sendo da inteligência me dá notícia da nossa finitude e da dependência das nossas finitudes com relação ao infinito absoluto que não é outro senão Deus mesmo que São Tomás de Aquino chama o próprio ser subsistente ou como diz na Suma Teológica aquele a quem normalmente
todo chamam Deus parece que ele está é assinatura do Zorro eu nem vou dar o nome de Deus é aquele é demonstrada a impossibilidade de inexistir o absoluto infinito este aquele a quem normalmente chamamos Deus tá é o próprio ser subsistente Horizonte possibilitan ti no plano ontológico de todas as existências como eu costumo dizer se Deus não existisse seria a inexistência que dá sentido a todas as resistências porque retire-se do universo dos dentes o ser bom e o que serão os dentes Já que em ti aquilo que tem ser e nada da úlcera assim mesmo
nada é a causa de si mesmo etc consciente individual esta Caneca eu a câmera que me filma cada um de vocês Nenhum de Nós aqui é proprietário dos seus próprio ato de ser em sentido absoluto nós somos finitos recebemos os ser de outrem e esta percepção nos leva a concluir é óbvio que aí no encadeamento de raciocínio metafísico que se não houvesse aquele que não tem potência para não ser todo o universo seria absurdo mal comparando é como se concebermos um sistema solar sem o sol apague se o sol e tudo o que acontece nos
Planetas de sistema deixará de acontecer tal como acontece de maneira análoga a Quando morre uma pessoa e aí aquela pessoa que fez tanta bobagem na vida acertou aqui ali e etc o cadáver é só pó o dito humano também foram analogia já que ele não tem princípio de operação próprios e São Tomaz diz uma frase aqui na summa contra gentiles operación ao tem própria homens S inteligente né a operação própria dos homens é entender né portanto Qual é a serventia da nossa inteligência que Abstrai da matéria as notas indivíduo antes chega aos conceitos para Chegamos
as verdades por um processo administrativo Qual é a maior serventia para nós da nossa inteligência no terreno prático segundo Santo Tomás de Aquino da Magna obra que assuma contra o gente US duas coisas a inteligência serve nos um ponto de vista mais rasteiro entre aspas para dar notícia da nossa própria finitude ou seja nós somos finitos fisicamente é logicamente ontologicamente a uma circunscrição que demarca a nossa finitude EA inteligência humana é justamente essa que se conforma com a finitude ela é capaz de perceber a finitude e já que vai acabar já que a minha vida
vai acabar eu vou tentar vivê-la o mais plenamente possível chegar aquilo que Aristóteles chamava de BIOS theoretikos a vida contemplativa que a vida espiritual é tão na escala se a pessoa mais disse repetindo Aristóteles que a inteligência EA vida própria mente humana mas também diz com outras palavras que além da vida intelectual a a vida espiritual né com a vida espiritual ou medito a respeito do que é este próprio ser subsistente que é Deus tão aí entram várias virtudes a virtude da religião que é um débito de justiça para com Deus o segundo Santos o
mágica Aristóteles chegou perto disso na sua ética quando ele diz que a maior coisa que um cidadão da polis deve fazer é prestar culto aos Deuses porém a uma aporia em Aristóteles já que o Deus aristotélico é o chamado primeiro motor imóvel segundo Aristóteles não pensa na nada que não seja ele próprio ele é uma espécie de superego alto contemplativo de estar as uma contemplação é uma espécie de Narciso metafísico é para quê que eu vou olhar para os temas né se olhar para os demais eu vou me degradar isso Hermes tóteles hora mas se
o Deus dos Deuses para ele é este ente impessoal como é que o DVD dos cidadãos devem ser prestar culto a um Deus que não ou Deuses que não se comunicam conosco já no caso do cristianismo nós não temos este problema porque Deus fez-se homem tão o catolicismo e é diferente das outras religiões monoteístas de todas as outras religiões Ele é eminentemente teu mórfico é Deus que dá a forma da religião se pensarmos nas religiões mais antigas até amanhã infestação física dos Deuses ou é animalesca é o ganache o as imita animais a uma antropomorfização
de Deus né os deuses dá para os deuses do Panteão grego são os verdadeiros f de peixe a traem matam fazem o diabo é uma projeção humana né os gregos perceberam que a outra ascendente né os mais antigos também os hindus mais em todos esses casos não deixa de ser uma projeção Bom dia algo do homem ainda que Sublime ao que é que está para além do humano no caso do cristianismo não Deus na Plenitude dos tempos faz-se homem assume todas as debilidades da carne com exceção do pecado Cristo É impecável em Cristo não há
tropeços existenciais e mostram os por amor um sacrifício que é o amor em sentido pleno Não amor nesta vida sem sacrifício hoje em dia os jovens Alguns são pais jovens querem educar a criança dá uma merda de um celular para criança não chama a atenção não autoridade lá sentido nenhum de autoridade sentido nenhum de sacrifício pessoal que do cada um trabalho é não a educação são profiláticos não que dizemos alguém não faça isso meu filho tá isso você não deve fazer é por isso por o outro é a explicação que não se deve dar aquela
que muitos dão infelizmente até a minha querida avozinha que já não está neste mundo né é assim porque eu quero e acabou o ideal e ela tinha um tamanco de Pau é é eu era um demônio né eu era aquela ver todo os meus irmãos eram de uma placidez e eu assim botar o apartamento de cabeça para baixo realmente verdadeiramente insuportável é eu criança e a vozinha né dona América da América agora dizer que meu nome é América devia ser América do Norte ela às vezes ela nunca me bateu nem me serviço de ou Mas
ela me ameaçava com tamanco de pau de uns 15 centímetros de espessura né É óbvio que estou a caricatura porém o sentido da autoridade sem ele não há vida própria mente humana o jovem vai crescer sem desse alimento ele e nenhum reparo em casa não tem reparo na escola a vida em algum momento vai dizer não e ele não vai estar preparado para esses não Ou vai se tornar violento ou vai vai se vingar em alguém é da ouvir esta formar uma mãe falei da vida que é triste né a jogar toda a cultura do
cancelamento agora pior melhor do que cancelar um sujeito dele desses é os seus eleitores votarem a mão na consciência por ter ele trazido uma vida parlamentar um sujeito claramente especializado aqui assim não precisa ser nenhum Aristóteles de um Platão é contemplado da República ideal para pensar que alguém que vai ser um parlamentar mamãe falei pelo amor de Deus né Nós perdemos o senso do ridículo e por fim essa vida espiritual portanto ela é a garantia de que não perderemos o senso do ridículo que ela nos dá o discernimento das pequenas coisas que constituem a vida
eu lembro aqui é quem já estudou um pouco de história da igreja né sabe que nos hinos antigos os hinos antigos muito anteriores latinos muito anteriores a idade média eles traziam a inscrição que dava notícia da sua própria do seu próprio Ofício é tão diziam algo assim laudo del 101 né louvo o verdadeiro Deus é pré bem vuco convoco o povo a Eu congrego congrego Claire um com gregos sacerdotes né defunto xploro choro os mortos né peste Hugo afugento a peste e por fim festa decoro Alegre as festas tão doce não faz isso tudo o
sino era para alegria para tristeza era para liturgia Mas duas coisas a que importam eu choro os mortos e afugentou a peste ou seja morrer não é apetecível a morte não é algo que nos apeteça naturalmente Já que é próprio da Inteligência pensar que aquele que é o inteligente deve perdurar no ser e o suicida ele mata se não porque odeia a vida porque a vida não está como ele gostaria que estivesse em qualquer dos casos ou seja e esse naquele momento grave que pôr fim à sua vida é melhor do que viver porque é
colocar fino sofrimento até no suicídio que move a vontade é a forma inteligível de um bem porém estamos aqui em Horizonte humano naquela ordem de considerações segundo a qual eu devo viver da melhor maneira possível né amanhã não é agora nesse exato momento em cada circunstância objetiva da minha vida eu devo meditar a respeito do que eu preciso fazer de Santo Agostinho quem não faz tudo que pode tá é algo mais ou menos nesse sentido né É se nós não fazemos tudo que devemos estamos em débito para com o que é mais profundo e nós
nós é óbvio que cada um de nós vai estar sempre em relação ao amor amor com a maiúsculo porém temos um dever de tentar levar a vida da melhor maneira possível algumas coisas que estamos só mais a sua escola eu trouxe um livrinho vou ler um trechinho dele que é o valor revelador da morte é de um espanhol você Inácio muridio é e ele pega algumas coisas que a pessoa mais vai dizendo tanto da vida quanto da morte eu separei algumas que não me parecem ociosas então uma das coisas que ele diz é o seguinte
a morte é o único evento humano insusceptível de experiência ninguém voltou para contar como é que foi o evento nós só temos experiência da Morte Tércio né pela morte de terceiros nós não conseguimos Já que todo e qualquer ciência entre os seus elementos tem a experiência como algo constitutivo no caso da morte nós temos um evento que não é susceptível de experiências ou só o é pela experiência de terceiros tão isto também indica o limite aqui a nossa inteligência pode chegar com relação a algo que é inerente o próprio da vida dita humana outra a
morte é a prova de que nesta vida o homem está à mercê de forças que não domina é óbvio que neste mundo maluco dos Bill Gates era dos grandes Mega bilionários que são os donos da saúde a procurem aí faça uma pesquisa alguns enlouquecidas que se submetem a processos criogênico eles estão tô achando que preservando o corpo da morte agora em algum dia vão ser ressuscitados fisicamente é uma ilusão do homem sem Deus achar que vai dominar todas as forças da natureza Isto é o que aconteceu com a torre de babel Quando o homem quer
ir além das suas possibilidades não é possível abrir a Concórdia e um homem sem Deus o homem diz cristianizado o homem que nem sequer consegue dar ordem à Vida sensitiva Esse homem é óbvio que ele vai viver numa agonia de cunho heideggeriano Rider um sujeito é muito Modesto que dizia que desde Platão até ele é o a filosofia tratou doente e esqueceu sido ser antes Modesto não é como outros modelos são muito modesta não estão sempre reinventando a roda e ele desistiu da assign que é o ente humano Tu tem notícia de si mesmo quando
sabe que vai morrer Toma essa consciência EA morte é o nada ao qual ele está Arrojado hora que desgraça é uma espécie de niilismo seu do metafísico que é o que acontece não só com raiva com outros autores incensados aí pelo amor pode modernidade do século 20 em detrimento de grandes metafísicos até da escola atomista é esta ideia de que a vida não tem sentido nenhum ela ela vai longe ela vai longe no tempo mas ela ganha o ateísmo contemporâneo ele ganha configurações pretensiosas no sentido filosófico mais estrito e dá muita lenha para que alguns
Olá doidinhos da Silva resolvam virar ateus militantes ou milito pelo a tejo militar pelo ateísmo é uma espécie de contra acesso de uma é uma sua cidade que o sujeito não Creia em Deus da existência deixa quem normalmente nós chamamos de Deus vá agora militar pela inexistência de algo que ele não é capaz de nem de conceber na sua mente é uma pessoa de idade mas o século 20 o século do inconsciente freudiano o século do niilismo nitiano o século em que gra Saram os marxismos materialistas de todos os tipos da ele gerou um homem
orgulhoso de si mesmo e Soberbo no sentido mais profundo do termo ou seja um homem que ama desordenadamente assim mesmo e aí está a sua queda tão muito do desespero contemporâneo e isso não tem nada a ver com esta e sanitária é tem a ver com o tempo que se veio com formando a isto ao longo dos últimos séculos a Chegamos as coisas não chegam está configuração uma cabra do dia para a noite é um processo uma processo de negação da transcendência que culminou na absolutização das imanência é cada homenzinhos se acham mini Deus EA
sua vontade é o Deus máximo é o super-homem nietzschiano é quem leu aqui é nit a de saber que aquela vontade absoluta do super-homem que ele inclusive identifica como a culminância de um processo evolutivo nós é volume quem não sabe para quem não sabe limite que se diziam profeta para muito além de seu tempo em várias coisas era Refém de crenças pseudo-científicas do seu tempo é e ele disse que o super-homem é aquele que vai realizar a sua vontade de ter medo de todas as imagens não a felicidade é a única coisa boa que uma
pessoa pode querer superar suplantar as demais é uma competitividade absurda e no ambiente como este com isto pintado como se filosofia fora é óbvio que muitos vão bebendo desta fonte que é pior do que a água da Cedae que não é para água da Cedae realmente tem uma quantidade de coliformes de fazer vomitar o Capeta É mas dá essas fontes queceu de filosofia são fontes contaminadas é ó fique não podia dar senão nesta neste aumento em progressão geométrica da violência neste desamor desta falta de capacidade de olhar o outro vi um vídeo ontem alguém comentou
comigo aqui eu falei eu vi também de uma criança que tem um mal súbito caia estão todos não a escola são adolescentes o rapazinho cai no chão os e correndo em torno da quatro continua correndo ninguém vai acudir nenhum professor E se a gente não se incomoda com isso vai se comover com que meta ela nós somos os mais bárbaros dos bárbaros somos bárbaros tecnologia usados bárbaros pretensiosos né somos desamor em ato Isso é para todos nós na algum grau algum grau estão muito mais uma sociedade como é só vai se preocupar em sobreviver e
não se a vida é boa se amar como devo viver uma vida uma sociedade que se apaixona pela sobrevivência a Qualquer Custo Ou seja a vida é o valor absoluto não há nada além de viver estão outra tese nitiana O que vale é o vitalismo né O que vale à Vida e nada mais bom então o martírio absurdo o sacrifício por amor é absurdo só que vale a Bíblia orgânica que eu pus ali no quadro que sentido pode haver tanto a vida eu conto pode haver tanto na vida como na morte a morte a perda
da unidade ontológica do composto hilemórfico humano ou seja nós temos o sentido de unidade no nosso ato de ser nós temos corpo matéria forma alma a alma é o princípio crístico de movimento do corpo de tudo mais todos os processos anímicos intelectivos volitivos etc conhecer diz um tomista foi o grande Cardeal Caetano grande tomista história né conhecer é um movimento acidental da potência intelectiva bom é um movimento que movimento é o trânsito do desconhecido ao conhecido eu saio da ignorância ao conhecimento conhecer no homem é um movimento e da ignorância conhecimento e acidental por quê
Porque nós não vivemos conhecendo as coisas conhecemos algumas bem outras mal água depois esquecemos tão conhecer é um acidente do nosso intelecto Mas não é por isso que nós devemos pegar o nosso intelecto e jogado na lata do lixo Justamente que além de tudo ele tem essa serventia nós somos finitos nós somos Mortais nós temos deveres nós precisamos acenderá para Além da Vida sensitiva além da psíquica além da Buriti valendo a interativa e chegar a compreensão unitiva que só o amor de Deus é capaz de trazer Cristo é para nós o modelo da imitação de
Cristo é que é um livro que é sempre bom ler e reler ele é um modelo máximo ele contemplando a Cristo é que nós vemos o tamanho das nossas imperfeições e a morte neste sentido Cristão ela entra e no estado de Inocência original de uma aula que tá no YouTube que sobre o estado de Inocência queda tem muita coisa interessante ali nessa aula sobre a queda que não existe Santo Tomás e realmente a presunção não é teológico é a seguinte Deus não criaria um ser que não continuasse amorosamente se fosse assim sendo a sua imagem
e semelhança um ser mortal finito tendente a todos os tipos de erro A psicologia de um homem pós-queda é uma psicologia que já aborda todas as nossas tendências as mais inclinações uma inclinação é um hábito ruim que quando o adquirimos nos projeta a coisas que não são o melhor que nós podemos fazer aqui e agora então nós temos sempre um farol que ela aqui agora O que é taca Seria um grande atriz preciso atuar eu vou fazer o melhor aqui agora um professor um médico todos nós antigamente Santo Afonso de ligório tem a praxe dos
confessores que o centro do almoço produziu é hoje já não é muito habitual isso as vezes sujeito ia confessar e o padre perguntar Vale qual era o seu ofício e se não é um consenso um Fiel habitual porque só é médico então vamos lá vamos algumas alguns deveres do médico senhor o senhor deixa de cobrar quando o paciente não tem dinheiro só obrigação moral é a não copo né eu compro sempre né já é para penitenci tô sem até o nosso Ofício seu professor se eu atendi os alunos o seu da aula da melhor maneira
se preparam para dar melhor aula possível ou você chega lá se eu chegar lá e a rota mentalmente qualquer coisa de improviso é toda profissão tem os seus deveres próprios tão pensamos bem a vida moral é o que são Tomás de dos anjos o seu intelecto não é tábula rasa é tábula de pita é uma tábua cheio de bordados né esses bordados são os inteligíveis a vida angele e é uma vida de conhecimento anjo Diferentemente de nós vive entendendo e nós morrermos neste sentido metafísico entre outras coisas porque muitas vezes não entendemos nem sequer aquilo
que é básico e nós e perdemos sentido de unidade ontológica a alma se separa do corpo eu publiquei fiz publicar aqui no Brasil que dá para realizações as questões disputadas sobre a alma e se a pessoa mais uma tradução do meu querido amigo professor professor Luiz Astorga nós fizemos 467 notas explicativas para o texto ali a certa altura se a pessoa mais nos dias seguintes o próprio da alma é animar um corpo então isso cria para nós católicos vários problemas Ora se a alma sobrevive ao corpo como se isto se dará Esse é com o
corpo que eu conheço os as coisas singulares já que os sentidos nos notícias do singular e o intelecto não dá nos dá notícia do Universal eu conheço com o conceito de homem veja aqui este homem meu amigo passar é vejo aquela mulher minha querida digníssima com a linha e etc mas o conceito é o estágio dos Sentidos notícias do aqui do agora como é que um anjo já que já como é que uma alma separada do corpo vai conhecer os singulares são problemas de nosologia altíssimo né então nós somos chamados a uma compreensão maior da
vida própria mente humana para não é para ficarmos pensando em coisas abstratas etc para tentarmos melhorar o padrão das nossas ações aqui agora a nossa vida vai acabar que vidas tristes são essas pessoas que incapazes de se sacrificar em algo desse por alguém por um projeto para uma pessoa uma pessoa que não amaram vão chegar a ver isso não vão ter saudade porque a saudade pressupõe um Passado Amado verdadeiramente Quem não ama agora vai ter uma mãe o único uma delícia então ridículas é pessoas a velhice hoje Machado sempre me dá o nosso querido Machado
de Assis algumas coisas que eu acho muito interessante a certa altura do Conselheiro Aires é um personagem muito interessante do Baixaki é o próprio é o alter-ego do Machado ele disse mesmo já na velhice Deus me livre da ridiculed na velhice rápido e hoje os velhos Põe esse ridículos tá bem só las metafísicas do tamanho do mundo o MEC havia harmonizações faciais a pessoa chega no médico já sim Doutor por favor só me ponha com a cara da minha alma aí aquela coisa horrível é que só mais horrorosa a pessoa entra no no cirurgião sai
de deixar o capeta corado tá e assistir vergonha Pô eu caprichei eu caprichei ou seja que vida ridícula sem Deus no nosso Horizonte a juventude a ridícula a velhice é ridículo tudo é ridículo com cristo no nosso Horizonte a pobreza é digna a riqueza é digna né existe pobreza de galera da igreja trouxe as ordens mendicantes pessoas riquíssimas ontem foi o dia do nosso amado Santo Tomás de Aquino Filho de Um Milionário Santo mais era filho do adido do rei é largou tudo sua mamãezinha queria que ele fosse o administrador dos bens da família o
pô e numa torre botou uma prostituta lá para fazer uma visita de cortesia é só só mais a convidou que se retirasse a senhora por favor ponha-se fora daqui aí depois daquilo disse a seu confessor que foi cingido por um cinturão de fogo Nunca mais teve um movimento desordenado do seu apetite concupiscível nessa tua mais eu não posso deixar passar ontem foi o dia dele é 7 de Março ele é um modelo também para nós em vários sentidos modelo de vida plena a vida plena não é realização profissional hoje em dia todo mundo quer ter
um perfil no Instagram para divulgar e vender não sei quanto os custos não é esta vida humana é o sucesso profissional a pessoa deve ter eu deve relativamente é melhor queria fazer bem o que se faz do que ser reconhecido pelo bem que se faz é elogio em boca própria e vitupério são ditado popular antiquíssimo e hoje as pessoas são com p a falar falarem bem de si mesmas uma disfarçada texto é que é vergonhosa me causa às vezes vergonha alheia a nossa vida para ser boa deve ser uma vida espiritual intelectual de realizações pessoais
no sentido mais pleno de muitas dessas pessoas são incapazes de ajudar alguém na rua perguntar pessoas que tá precisando de algo na vida pobre né Depois vai chegar lá na hora da pontualidade na Sepultura Há muitos não vão amar né não vão chorar serão será uma morte pobre então a morte a privação do bem mais excelente Santo Tomás de Aquino summa contra gentiles questão 86 Qual é o bem mais excelente Alguém poderia me dar uma dica Qual é o bem mais excelente e na verdade que mais alguém Pode chutar algo a morte é a perda
do bem mais excelente a vida o bateu na trave é mais do que a vida é o ser tá o ser é aquilo em relação à que tudo mais Está impotência tudo o que existe na realidade tem um núcleo é o Actos essenze o ato de ser quem tocável pela minha mão pela mão humana eu posso tocar aqui olha a forma EA matéria desta Caneca o ato de ser que é o núcleo dela intocável que aquilo que ela tem de mais precioso essa participação na ordem do ser uma participação muito para muito além da matéria
da forma dos acidentes indivíduo antes da matéria etc então quando nós perdemos a vida o que se desfaz em nós é a unidade essencial é o ato cês and humano é óbvio que entraríamos aqui num outro a discussão a respeito da imortalidade da Alma Platão já na antiguidade clássica grega nos deram algumas demonstrações a seu modo da imortalidade da Alma alguns diálogos como fedon por exemplo são verdadeiras obras-primas de ler alguns renascentistas Liam Platão e depois acenderem velas eram exagero mas davam um pouco da reverência que se deve ter diante um grande autor não é
qualquer um alguns chamado Divino Platão tá tão são de maiores gente fica arrepiado aqui ó mundo dos maiores gênios já pisou pode deixe mundo é muito difícil para um cristão imaginar que Platão se perdeu seria como se Deus não fosse tão justo porque um homem que partiu tão de tantos e tão excelso os bens dos quais a própria igreja se apropriou alguns deles para crescer no muito o homem que nos fez tanto bem e que teve um mestre como Sócrates que é uma espécie de Santo pré-cristão o certo sentido a morte de Sócrates uma beleza
o primeiro diálogo de Platão em Apologia de Sócrates por favor quem não leu Apologia de Sócrates Leia ontem aliás Cássia dá uma bela representação teatral EA Apologia de Sócrates Sócrates teve um o nome do marido da invés de Beckman que Fez aqueles filmes sobre os filósofos que rossellini o rossellini Roberto rossellini tem uma trilogia são alguns filósofos de carpas calça um deles é Sócrates é de uma beleza ele pega trechos de diálogos diferentes de Platão e Sócrates a personagem principal e realmente naquele momento do seu julgamento ele mostra que não apenas pugnava pela verdade como
a vivia profundamente É melhor sofrer uma injustiça do que praticar uma porque quem sofre uma injustiça não degrada aquilo que é mais excelente em si mesmo que a sua alma quem pratica uma injustiça não só degrada isto em si que é excelente como degrada todas as relações suas com as demais pessoas então a privação do bem mais excelente ser outra coisa esta não li nenhum tome Isto é só um corolário que eu mesmo estrago a leitura de alguns deles a partir de somente uma leitura do Ferrari em si que o Francisco de Ferrara é que
é o seguinte quando nós morremos o que morre em nós são as potências vegetativas qual é a potência vegetativa principal do nosso corpo coração né a pessoa mais tem um pequeno opúsculo chamado de moto Cord sobre os movimentos do Coração em que ele faz uma analogia dos movimentos com do coração com os movimentos do Cosmos é lindo é de uma beleza é magnífico é mais quando nós morremos o que morre no momento da morte o que falece são essas potências vegetativas sobretudo a O que é o coração para o coração e circulação sanguínea em decorrência
disto vai parar também o cérebro não será alimentado Ou seja a morte essa falência das potências vegetativas hora que curioso as potências vegetativas são em nós aquilo que é o mais básico mas porém é aquilo que primeiro se perde com a morte isso nos deixa uma pista que é a seguinte olha ser humano é tão desafiadoramente complexo que às vezes aquilo que é o mais básico é aquilo a que devemos dar mais atenção circunstancialmente algumas pessoas fazem projetos espetaculares até de vida pessoal de aperfeiçoamento pessoal vida profissional e às vezes esquecem o básico o básico
Se arrume a cama né Coma Bem acorde cedo para Deus ajuda Quem cedo madruga vagabundo que acorda meio-dia é a menos que trabalha de noite tá trabalho ou de noite vigia noturno agora o sul e avó dizia essa mesmo que me davam estar marcadas às vezes é uma frase que um dia publicarei como uma epígrafe né ou uma citação do meu livro de máximas que é o livro que vai se chamar provérbios do Abismo quem não faz nada não tem tempo para fazer coisa alguma você já prestaram atenção Olha que profunda quem não faz nada
não tem tempo para fazer coisa alguma é a sujeito está ali coçando o saco filosófico dele a vida inteira né está ali não tem tempo agora quem faz muitas coisas arruma tempo para fazer mais ainda é nós somos conformados de maneira tal nós vamos fazer muitas coisas ótimo para fazermos essas coisas todas mais ou menos bem é necessário ter ordem a é necessário a ordem o conceito Agostiniano que escrevo Santo Agostinho escrever um livro Uma Obra chamada de ordem n sobre a ordem né em tudo deve imperar a ordem a paz que que é a
paz todo mundo acho que é a paz mas ninguém sabe que a perna né aí bota é bonito botar no Facebook no Instagram aquelas bandeirinhas Como é o nome daquilo que você faz você muda a foto de perfil acrescenta e não é fazer feito imagem1 O que é um que você lá é uma porcaria porque você deve saber mais do que eu pelo amor de Deus não é não é na foto de perfil que você muda algo né o é o filtro é o filtro filtro tá é muito bom ele bota um filtro lá hoje
é o crânio amanhã a vacina depois da manhã que o pai e o que me perdoe né agora e pensar e pensar a pessoa se dá ao trabalho de pensar pensar é de graça agora até para eu pensar preciso botar uma ordem nos raciocínios eu tenho que entender que é uma premissa O que que é uma evidência né O que que é uma concatenação entre as premissas O que é um silogismo senão eu vou emitir pujo vocálicos aqui é o Fatos votes e vou achar que estou fazendo alta filosofia né bom então a morte ela
é antinatural santo Tomás summa teológica de veritate summa contra gentiles a morte é num certo sentido natural com relação ao corpo mas é antinatural com relação ao nosso espírito que um suas próprias potências deseja perdurar no ser a vida humana é um tipo de perduração no ser muito excelente esse copo aqui perdura no ser né uma perspectiva meramente material nós podemos perdurar no se com o nosso corpo mas perdurar no universo axiológico seja dos valores quanto mais próximos do amor são os valores humanos melhor é a qualidade da minha perduração não ser e todo mundo
quer perdurar no ser viver mesmo para aquele homem que está em estado terminal às vezes é uma migalha eu queria às vezes até para refazer a vida para Recomeçar de algum tempo não Padre Antônio Vieira no Sermão da quarta-feira de cinzas ele diz quem disse que a morte é o mais terrível dos acontecimentos disse o bem mas não soube o que disse porque a morte não é terrível pela vida que acaba Mas pela eternidade que começa e aqui vale dizer o seguinte e o tempo é a medida das coisas finitas é uma perder a perduração
cronológica das coisas finitas aquilo que está para além do tempo e que os metafísicos chamam de Evo seria eviternidade é uma perduração da também de uma coisa finita Porém uma perduração mais muito mais perfeita do que a nossa Jack quem está nuevo não está digamos assim circunscrito as coisas que dizem respeito à matéria é uma vida superior e por fim à Vida divina é uma perduração no bem daquele que é o ser infinito hora nós nesta Tríade aqui que eu pus Deus os anjos e o homem nós podemos pensar entre outras coisas o seguinte Deus
é anterior as coisas pensadas a Deus é o próprio ser tudo que ele pensa criação Deus é anterior a tudo só te dou mais um comentário as sentenças de Pedro Lombardo diz uma frase que é a seguinte nada preexistia a criação só Deus mesmo então Deus é o incausado que perdura com a sua própria omnipotência sua ausência de potência as passivas para ser movidos por qualquer coisa stream seca a ele então estamos neste plano aqui metafísico lá em cima do arco da já os anjos são Deus é anterior as coisas pensadas os anjos as criaturas
em cuja forma não a composição de matéria são concomitantes as coisas pensadas Não no sentido meramente cronológico eles também estão fora do tempo mas no sentido de que incluem a coisa pensada que ele já conheciam ele não e como nós a verdade da coisa pensada ele já tem ele já tem os inteligíveis na sua mente a respeito das coisas do mundo desde sempre eu trouxe aqui uma obra maravilhosa Deus meu amigo Luís Astorga é o intelecto internet da substância separada sua perfeição e Unidade uma tese de doutoramento feito na universidade de da PUC do Chile
é gnosiologia Angélica e é uma maravilha Porque aqui nós pensando nos anjos é nós somos levados a ver o exato tamanho da Inteligência humana ora Deus é anterior as coisas pensadas o anjo não certo sentido é concomitante não vou dizer em que sentido ele pode ser anterior ou posterior se não entraríamos na discussão que não é o da aula e no caso o homem do homem o homem é posterior as coisas pensadas Não no sentido propriamente que ele e as coisas em que ele pensa sejam anteriores a ele mas sim no sentido de que quando
ele pensa numa coisa ela tem uma anterioridade no em relação àquilo que ele pensa a respeito dela então tudo que nós pensamos sobre eu a realidade vem provém das coisas É nesse sentido que o intelecto humano é posterior as coisas agora esta posterioridade embora Ademar que uma diminuição uma imperfeição em relação aos intelectos mais perfeitos ela é suficiente para nos dar notícia de equipes na a vida humana é infinita nela nós temos valores a realizar temos deveres a cumprir e portanto o sentido da morte não é apenas o fim da vida orgânica o sentido da
morte não é outra senão a própria vida já que queremos viver o lado espiritual com Cristo EA sua ressurreição A Ressurreição de Cristo é a causa modelar da nossa ressurreição ainda que se Deus não existisse eu disse que ele seria a inexistência que dá sentido a todas as existências o mesmo acontece com a ressurreição é óbvio que você tem um tema já teológico eminentemente teológico Mas serve para meditação hora a vida não é o valor único e absoluto a vida e nós ela tem um valor relativo e ela será tanto mais valorosa quanto mais nela
nós a preenchemos o melhor dizendo quanto mais mais a preencher a Mugir eventos amorosos e o amor é esse Êxodo é um Êxodo da alma do amante na direção da coisa ou da pessoa amada no amor nós somos livres do amor nós somos dignos de o coração e de louvor alheio é o sino Aí dizia de Deus eu disse ainda pouco né laudo deu 10 é o amor também de alguma maneira não deixa de ser uma louvação dos bens que integram a realidade eu tava vindo agora passei pelo Aterro do Flamengo tava com a Carlinha
o Uber vinha passando rápido mas deu para tirar uma foto com essa porcaria de celular que mais uma foto linda do Cristo Redentor com entardecer avermelhado ao fundo pois até no meu Facebook belíssimo hora perceber a beleza é o Finn contemplativo da natureza propriamente humana diz confie em toda vez que virem pessoa solidária com pessoas que são as práticas diante das belezas da paisagem por exemplo só aquelas pessoas que em geral é entram na capela assistindo então a beleza artística né tem a mesma a atitude de um bode E no entanto né diante de qualquer
bumbum paticumbum prugurundum tá bem extras The Beat fícus a e é isso eu pus lá no a seguinte chamado o boçal engajado F Gonçalves gacha máquina de devorar consciências não sejamos boçais engajadas ou não tenhamos a percepção de que a morte ela dá o sentido superior a vida humana desde que nos abramos para os valores que constituem esta mesma vida e quem é jovem aqui tem vários jovens Não procure estudar aquilo procure Dedicar se aquilo que realmente aparece para você como algo a ser realizada desde que o melhor de ser deu o melhor de si
com todo o coração sem se preocupar muito com o resultado o resultado melhor de uma ação boa é realizá-la é o prêmio das boas ações é realizá-los já se diz Já diz o adágio não precisamos de outros prêmios espetaculares o prêmio que um físico vai ter é cobrir um teorema que vai lançar luzes sobre um novo aspecto do ser nos dentes que se movem Qual é o Léo a grande honra para um matemático né chegaram resolução de alguns teoremas está o Léo que sempre cita O Léo é o teorema de fermat por exemplo teorema de
enfermar quer saber a história do Teorema de fermat afirmar teria sido um matemático e deixou um teorema escrito rabiscado digamos assim só que incompleto alguns dias eu não sei se é lenda né que o resolução tava num pedaço que se perdeu acontece o seguinte mais de 200 anos se passaram e vários 450 350 anos se passaram e matemáticos dos mais brilhantes já pisaram o pau neste mundo tentaram resolver o teorema de fermat não conseguiram foi no final do século 21 em inglês Conseguiu resolver o teorema de fermat assim essa realização sem vai ter um Nobel
não importa nada a senha não queiramos esse reconhecimento não é nós vivemos no tempo em que é preciso dizer não' a essas condecorações mundanas que suas só faz as pessoas se sentirem vaidosas a vaidade é um dos sete pecados capitais e quando é o Saramago ganhou o prêmio quero Nobel de Literatura né Na época o Saramago assim com todo o talento que ele possa ter e tem para escrever é não se possa dizer que ele tem uma visão de mundo boa né ele é sem bater o praticante blasfemo etc etc mas talento literário não se
pode negar ao Saramago Saramago escreveu um livro que o Memorial do convento que é uma metáfora da construção do convento de Mafra em Portugal e escreveu um português da época não é fácil de fazer isso não não é fácil escrever um texto em que durante Quatro páginas só ao ponto final e todas as orações subordinadas estão no seu devido lugar as coordenadas a principal isso é Art arte artesanato agora que que tem depois que ele ganhou o Nobel escrever um livro horroroso que foi a caverna de Platão não sabe nada da caverna de Platão a
visão ateia dele o impede de transcender a matéria já tô a caverna de Platão ser um lugar obscuro uma Olaria onde essa Olheiros produziriam/uma coisa ou não tem nada a ver com a caverna de Platão é agora Se ganhou se não ganhou um Nobel você não tem menor importância houve até quem dispensasse Nobel Qual foi o escritor que te pensou a novel caminho Sata É mas eu não posso dizer que é FV que nem você podemos recorrer às vezes é para os assim de né É porque Oi Bob Dylan Bob Dylan né Graças a Deus
não porque não é a mesma coisa que pode dizer vamos supor que o Jô Soares ganhasse um Nobel né vamos vamos entrar no mundo surrealista cá bom O grande crítico o Wilson Martins que tem uma obra maravilhosa chamada a história da Inteligência brasileira e na ocasião era colunista do Globo do Jornal do caderno prosa e verso no Globo quando o Chico Buarque lançou o seu e o estorvo é e o Jô Soares lançou o Xangô de Baker Street o Wilson Martins disse que o romance é ao que exige certos talentos que estão para além dos
esquetes ter êxito televisivos de humor no caso do Jô e também dos versos de uma música popular no caso do Chico estou foi uma tentativa de repetir o no vou Roman francês né que era como se uma câmera que caminhasse o personagem ele tá como que olhando pelo buraco da fechadura não traz nada de novo é mas grande Caetano foi o fantástico e disse quem é o Wilson Martins é quem é o seu Martins é alguém disse meu Caetano os tomatinhos é um grande crítico literário ele autor João consciente famílias espirituais agora ligado a literatura
não é qualquer um né mas no mundo em que o que importa é o que os outros vão dizer que é uma e fora do essa vaidade é uma maneira de viver desumanamente né por isso eu falei aqui me desculpem aqui o certo palavreado É eu falei para enfiarem o Oscar não sei aonde é em qualquer lugar obscuro da ordem dos e é mas não é com nenhum intuito de assim mas é porque certas coisas a gente pode dizer com tranquilidade porque o mundo hoje De tanto querer láureas né a contemporaneidade ela tá cada vez
mais distante da vida propriamente humano e Portanto a morte não tem sentido embora as pessoas queiram viver pensem bem as pessoas querem viver agora tem uma doença Mundial todo mundo queria viver até fazer isso quero fazer aquilo mas tá todo mundo desesperado e não é um contrassenso eu quero viver indefinidamente em desespero e o seria o inferno o céu seria vida profícuo no Bem Viver só por viver é viver em desistir então nós aqui estamos na terça-feira tá lotado esta sala o Brasil tem dado algumas mostras de que renascem valores cristãos que são a sua
seiva não sabemos o dia de amanhã mas sabemos que esta foi a terra da Santa Cruz nasceu assim ora se as coisas são o que foram nós haveremos de ser também então eu termino essa aula uma reflexão que a morte para nós não seja o motivo de desespero mas sim um ponto para reflexão a respeito da nossa vida moral da nossa vida espiritual e pô chá da vida eterna nós somos chamados a participar desta eternidade a transcender o tempo da melhor maneira possível que é com o amor o amor não está sujeito diz o Padre
Antônio Vieira no sermão do mandato às intempéries né o amor mundano sim né ele está sujeito às intempéries mas esse amor que transcende a mundana mundanidade ele não tem cronologia quem ama o seu filho que sabe disso a boa quando nasceu o amor quando foi crescendo ou continuo a amar quando é grande quando é adulto vai continuar amando depois se preocupando o amor está para além das ser construções do tempo hora esse amor que vê a vida para além da própria vida também um grande abraço meus caros até a próxima hein Tá bom