nesta primeira aula do curso pequena história das grandes ideias vamos começar a examinando o tema do Sagrado né primeira primeiro grupo de aulas e sobre ideias pré-filosófica ideias que era uma espécie de pressuposto básico a partir do qual a maioria dos filósofos partia né Eh não vamos tentar em geral essas ideias são religiosas né mas não vamos partir propriamente de de uma ou de outra religião mas daquelas ideias que são base ou comuns a todas as religiões Então essas são as que examinamos nessa primeiro grupo de aulas né Eh o tema do Sagrado é o
tema básico né A partir do momento em que começamos a ter uma visão Geral de praticamente todas as etnias todos os povos que há no mundoé eh constatamos que simplesmente não existem povos sem religião eh todos absolutamente todas os Os provos Sem escrita que nós contatamos né sobretudo eh a Europa durante a expansão Colonial quer dizer só a partir do século 19 realmente foi possível ter um Panorama do mundo completo nesse sentido mas todos os povos com que se teve contato né todos tinham uma religião todos portanto partiam de uma determinada ideia do que é
o sagrado eh na verdade né cada um de nós está imerso numa cultura da qual nem sequer percebe eh o o que exatamente nos influencia né muitas vezes não sabemos formular até porque não temos um ponto de contraste né então nós estamos hoje imersos naquilo que se chamaria eh poderíamos chamar de cultura da modernidade e a cultura da modernidade tem por base uma determinada religião que ganhou forma sobretudo a partir das guerras de religião do século 1 1600 que foram as guerras entre protestantes e católicos e sobretudo Príncipes e Reis protestantes e Príncipes e Reis
católicos na verdade eram eh justificadas com religião mas obedeciam mais a interesses políticos então a modernidade do da forma como nós a entendemos começou nos séculos XI e X lançaram-se as primeiras bases portanto digamos ela nasceu passou a sua adolescência durante a Renascença chegou a Mater adade no século 1600 com as guerras de religião eh ganhou a sua Plenitude digamos assim o máximo grau na no século de 1700 né que termina com a a revolução francesa depois e com a Revolução Americana a instauração da Democracia eh continua com as a revolução capitalista com e depois
com a revoluções socialistas e aproximadas no século XX entra em decadência com os diversos sistemas totalitários né e atualmente estamos na vícia e decrepitude dessa era quer dizer que é a a a época em que digamos a própria as próprias democracias tendem a se tornar totalitárias e tendem digamos assim a trair os seus próprios princípios e a maioria das pessoas hoje pode-se dizer que estão perdidas Isto é né Todas aquelas ideias em que aparentemente valia a pena acreditar durante a modernidade estão se afundando Então isso é o que veremos digamos nesse primeiro conjunto de de
de aulas né E na verdade no conjunto total é um pequeno pressuposto que é importante vocês terem presente sempre né E vamos aqui agora examinar a ideia central de todas a ideia que é a do Sagrado vocês dirão mas hoje é uma época secular Eh estamos numa num período digamos assim em que o sagrado não conta para nada mas isto não é bem verdade o que acontece é que eh as pessoas deslocam aquilo que consideram sagrado para aquilo que é o que mais valor tem para Elas hoje talvez Poderíamos dizer neste nessa decadência da modernidade
eh os seres humanos tendem a considerar os seu eu né as suas ideias o seu modo de ser a sua própria Liberdade como o sagrado absoluto Vamos então dar uma olhada na história do Sagrado e como ele se desenvolveu e seguiu ao longo da história muito bem eh Vamos começar como é bom eh por meio de uma historinha do que ocorreu em precisamente lá por volta de 1830 né o jovem Darwin né Eh foi como na época se chamava naturalista como biólogo acompanhando uma expedição eh inglesa de um navio inglês o beagle comandado por um
um um Capitão chamado fitzroy eh Inclusive tem um pinheiro chileno em nome que eu cujo nome homenageia esse Capitão né Eh então uma viagem que saía da Inglaterra percor percorria a costa do Brasil ia descendo passava pelo eh Estreito de Magalhões subia pela Costa do Chile atravessava o Pacífico eh percorria várias ilhas do pacífico Sul né depois passava ao norte da Austrália né Eh por baixo da Índia por baixo da África e novamente subia para Inglaterra Então esse foi o itinerário Total eh todas as observações que o jovem Darwin fez ao longo dessa viagem eh
tem blocos e blocos de notas né de dessa viagem tudo isso serviu para que ele desenvolvesse mais tarde ou a partir disso a sua teoria da evolução e uma determinada observação que ele fez na terra do fogo é interessante ele viajou com três eh índios da terra do fogo que tinham sido raptados antes pelo mesmo Capitão fitzroy na terra do fogo como vocês sabem aquela ilhazinha que é a ponta sul da América do Sul né é o lugar mais austral no mundo tirando a Antártida que não era habitada na época né hoje tem é habitada
por alguns cientistas em estações eh de pesquisa né mas então Eh Então essa é uma das populações uma das etnias digamos tecnologicamente mais primitivas do mundo o capitão tinha raptado quatro crianças né que receberam eh nomes pitorescos né um era fuegia Basket ou seja e a que vinha da terra do fogo e sexto porque aparentemente ela foi raptada num CTO né Eh o outro chamava e Jimmy Button porque foi comprado por um botão de madrepérola né dos Pais o outro chamava eh bom não não lembro agora no momento Mas beleza né então e a Então
essas crianças foram levadas paraa Inglaterra enfim para aprender inglês para entenderem um pouco a cultura inglesa etc e tal né no slide vocês veem os três né já com termo e gravata etc eh todos bonitinhos né inclusive o o o fitzroy o sequestrou né mas ao mesmo tempo quer dizer pelo menos diga-se em se em sua defesa que ele os tratou muito bem na Inglaterra fizeram Claro naturalmente foram uma sensação a toda alta sociedade se desfazia por eles né foram cristianizados para o anglicanismo eh foram apresentados a rainha na época era não era a Rainha
Vitória ainda era anterior né Eh e depois né Eh fizeram uma escola lá Dev frequentar uma escola por 2 anos e depois nessa viagem de que o Darvin participou foram repatriados paraa Terra do Fogo A ideia era que eles fizessem uma espécie de ponte de canal de comunicação com os os nativos daquela região muito bem então o Darwin Teve muita ocasião de conversar com eles ao longo da viagem e anotou entre outras coisas né isso publicaria mais tarde no livro sobre a ascendência do homem isso a genealogia do ser humano né que é a aplicação
da teoria da evolução ao ser humano como ele o fez né anotou lá que não foi possível descobrir nenhum tipo nenhum vestígio de eh adoração a Deus ou de rito religioso nas suas eh nas nas crenças básicas dessa tribo né E mais tarde quando chegou na terra do fogo e teve ocasião de de conhecer a a tribo propriamente Como dito era uma das Tribos tecnologicamente mais primitivas do mundo eh anotou que eram bárbaros selvagens e praticamente irredeemable racista mas serviu de pretexto para racismo inglês que depois foi transferido paraa França e sobretudo para Alemanha e
acabou eh influenciando seriamente o nazismo né mas enfim Isso é uma nota de rodapé voltemos ao tema central né nesse tema central quer dizer a conclusão de Darwin foi né que no estado original da humanidade não havia religião nenhuma os seres humanos viviam entre aspas como animais e no entanto essa conclusão Como dito choca completamente com aquilo que eu disse antes quer dizer todos os povos entre aspas descobertos pelo menos do ponto de vista dos europeus descobertos pelos ingleses pelos franceses pelos portugueses pelos espanhóis todos esses povos tinham como base da sua estrutura social uma
religião e essa religião venerava um algo um além né que era algo sagrado portanto quer dizer é verdade que é absolutamente impossível conhecer eh aquilo que seria entre aspas O Sagrado para os primeiros seres humanos mas há uma S de indícios que apontam que sim senhor desde sempre desde que há ser humano há uma noção dess sagrado de algo superior ao ser humano de algo maior que o ser humano de algo mais importante que o ser humano né Eh de algo infinitamente mais poderoso que o ser humano que é difícil de conhecer que não se
consegue conhecer dentro dos termos normais né Eh e que enfim é algo digamos assim a que nós estamos sujeitos é algo a quem temos que entre aspas obedecer e a quem é preciso adorar eu disse a quem mas pode ser entendido também a que né já desenvolvemos isso um pouquinho mais portanto né o o que que indícios temos disso Olha entre homens de neandertal se encontrou na França uma estrutura de dois círculos né sobrepostos curiosamente Eh o círculo que é a figura geométrica mais perfeita representa o máximo de perfeição quer dizer todos os pontos da
da linha do Círculo estão na mesma distância do centro portanto perfeita unidade e perfeita forma né Eh esse círculo desde sempre é uma representação do Sagrado uma representação do divino uma representação do perfeito eh as inúmeras pinturas e imagens na caverna né Eh são também uma representação de algo que pelo menos Muito provavelmente se se avalia pelas religiões de alguns dos povos mais primitivos tecnologicamente Que nós conhecemos né Eh são coisas que aludem tem uma semelhança com a religião desses povos portanto quer dizer as pinturas de cavernas pinturas rupestres etc e tal muitas vezes tem
eh uma espécie de digamos e mãos colocadas como vocês veem na imagem né e a imagem geralmente era feita por estêncil isto é né Eh a pessoa sobrava por um canudinho um canudinho veget vegetal qualquer um pigmento geralmente eh Terra Vermelha ou um mineral vermelho chamado Ocre né Eh soprava isso e assim fazia o contorno da mão né Eh isso encontramos as as representações mais antigas em por volta de 37 3 8000 antes de Cristo também H representações de pagés de feiticeiros de de chamanes de né de gente assim da tribo nessas pinturas rupestres que
geralmente são ou homens que poderíamos dizer seres humanos disfarçados de animais ou seres humanos que são ou seres que são semi humanos semi animais muito bom Segunda grande grupo de evidências né os povos escorraçados para as extremidades da terra né Eh em geral São povos digamos muito tecnologicamente muito fraquinhos então entre eles se encontravam por exemplo os índios da Califórnia que foram empurrados pelas outos tribos indígenas que tinham melhor eh tecnologia digamos melhor habilidade prática na na no sustento da vida e que portanto tinham populações maiores ou seja eram capazes de alimentar mais gente porque
a caça era mais eficiente ou talvez até a agricultura que eles tinham então com isso eles escorra assavam as os os índios menos eh de avançados tecnologicamente que portanto tinham populações bem menores né escorraçar para os lugares onde era menos fácil viver Então esse fenômeno se dá em vários grupos né E esses grupos são geneticamente os mais originários os mais próximos da origem né E linguisticamente são e também muitas vezes quando a língua deles não foi substituída por línguas mais recentes isso ocorre também né mas as línguas originárias são mais parecem estar mais na raiz
de toda a diversidade linguística humana então Esses povos são os os os fueguinos né ou seja os povos da terra do fogo e do suzinho né do do da do Chile e da Argentina depois eh outros na África sobretudo há dois grandes grupos de povos que são assim né que são os pigmeus da floresta do Congo né mata fechada mata fechada é muito ruim pro desenvolvimento de tecnologia São Paulos que vivem na mata fechada do da região do ituri no Congo e os coan né do Sul su sudoeste da África que são o o grupo
dos Koi né são eh povos que têm uma linguagem cheia de né de clex né de de sons produzidos dessa forma curiosamente não existe mais nenhuma outra linguagem humana que tenha conservado isso eh e Esses povos digamos também tem eh tecnologicamente são muito primitivos embora primitivos entre aspas quer dizer como tem que viver num ambiente extremamente ruim que no caso o deserto do calaari que é um dos desertos mais terríveis que há né Eh eles tem uma tecnologia extremamente bem adaptada para aquela situação mas de resto pouco muito menos rica que a dos povos à
volta o sã já são mais um pouquinho mais avançados e tem eh tem um pouco de pastoreio de animais domésticos né mas as línguas são parecidas aliás é um outro grupo no na Tanzânia que é semelhante a esse depois os chamados povos negritos que estão nas ilhas andaman e uma das ilhas andaman até hoje hoje não se consegue pôr os pés porque há lá uma série de de de alguma tribo né que repele Fortíssimo todos os os os que tentam desembarcar lá então até hoje não estão contactados nem integrados e as outras Ilhas andaman também
tem essa população ou seja são povos chamados negritos Isto é estatura menor o fenótipo muito parecido que aparência muito parecida com os africanos mas modernos tecnologicamente mais primitivos outro grupo de povos semelhantes a esses eram os tasmanian mas também já foram extintos então todos esses povos apresentam marcadores genéticos uma série de coisas que nos permitem dizer estão mais próximos da origem da humanidade dos povos mais né daquilo que conseguimos saber dos entre aspas pré-históricos do que os outros povos eh existentes muito bem então só para dizer isto um elemento comum a todos esses povos é
primeiro em termos de sagrado eles acreditam numa coisa extremamente simples ou seja Há um Deus esse Deus é pessoal esse Deus é pai dos homens esse Deus é bom eh às vezes é considerado bom e mau no sentido de que ele dá tanto as coisas boas quanto as coisas más E além disso ele é justo e por isso vai julgar os homens de acordo com o seu comportamento ao longo da vida e durante a morte após a morte né Então esse é o conjunto básico das crenças desses povos entre Deus e nós há uma infinidade
de espíritos Alguns são bons Alguns são maus Alguns são indiferentes né Há um grupo de espíritos que às vezes é relacionado ou simbolizado por determinados animais que é o espírito entre aspas Desculpem a expressão sacana é o espírito de má vontade é uma espécie de Coringa do Batman é uma né ou seja são espíritos cuja cujo interesse digamos é e espezinhar atrapalhar descuidar né maltratar eh fazer vigarice com os outros espíritos de animais e e outras coisas né e e com o ser humano isso é mais ou menos o conjunto geral da religião desses povos
nas religiões que vê mais tarde né Egito suméria Babilônia que a gente conhece bastante bem né o no hinduísmo [Música] no na religião chinesa é muito mal conhecida num certo sentido originário porque não deixou muita marca escrita né O que Def ficou escrito foi o confucianismo que a gente melhor explica um pouquinho melhor depois né mas na maioria das outras religiões que a gente conhece há também um Deus Criador só que esse Deus Criador por ser tão distante dos homens em geral não tem culto nem rito próprio né Eh o que há quer dizer você
é com os espíritos intermediários que você precisa se relacionar né então esses espíritos intermediários é que são aqueles com quem eh você tem que se virar e por isso você precisa né tratá-los bem Uma das coisas que também já é histórica e que temos Aí sim né De vez em quando nas pinturas rupestres de povos que não TM ainda agricultura nem nada povos que são como se chama Caçadores coletores todos esses que Eu mencionei são Caçadores coletores povos que têm agricultura são em geral povos que começam a construir cidades e a ter uma população maior
né esse é um processo que começa mais ou menos a partir de 12 a 10.000 antes de Cristo né é um momento em que aparecem pelo menos os primeiros grandes centros eh de culto né na Turquia se descobriram dois muito antigos né começam as primeiras aldeias eh começa a domesticação de animais começa a domesticação de plantas né então a domesticação da ovelha da cabra eh o cachorro já foi muito antes né o cachorro se autod domesticou né o cachorro seguia grupos humanos foi domesticado mais ou menos na Rússia Central Possivelmente mais de 30.000 Anos Antes
de Cristo né Eh provavelmente eram bandos de lobo de lobos que se especializaram em seguir grupos humanos e comer os restos que de de caça que esses esses grupos humanos deixavam né E aí naturalmente eh acabavam digamos alguns filhotes ficavam sem mãe e acabavam sendo criados pelos humanos e no fim com isso acabaram sendo domesticados é interessante observar que ao contrário da nossa civilização em praticamente todas as civilizações antigas o cachorro é ou um utilitário de segunda categoria ou um uma espécie de enfim animal desprezado né Para quem você joga o resto da comida e
olha lá né então é é apenas um uma espécie de removedor de lixo com perdão mas muito bem agora então o que que a gente observa nesses povos né Eh chamados neolíticos Isto é da era em que se começa a usar pedra polida em que os instrumentos humanos se refinam muito né na medida em que a população é é maior a tecnologia tem mais condições de se desenvolver né então Esses povos né começam ou provavelmente antes já né começam a observar as estrelas né e a construir eh uma coisa digamos assim bastante interessante que é
o monumentos que são observatórios astronômicos né um dos mais famosos é Stonehenge um círculo de pedras monstruosamente grandes na Inglaterra um círculo duplo e que tinha a finalidade e que estava alinhado perfeitamente entre solstício e eh equinócio né no verão e no inverno então quer dizer eram um era um Observatório astronômico que permitia dependendo do ângulo pelo qual você olhava através dos portais de pedra você conseguia ter um recorte exato do céu e uma medida de onde tal planeta eh ia aparecer em que época isso era essencial para você ter uma eh uma observação do
tempo do ano lembre-se que Esses povos não tinham ário né não tinham escrita não tinham números né então o a astronomia foi a primeira ciência que se desenvolveu e isso era importante para você saber por exemplo tempo em que é Preciso plantar tempo em que é preciso né pôr as coisas no no e no chão na na prática né quer dizer tempo em que é hora de colher tempo em que é preciso fazer Tais e Tais operações inverno vai chegar né e e a observação das Estrelas permite uma uma apreciação muito mais precisa do tempo
justamente para que eh as pessoas pudessem quer dizer muito mais do que o clima né OK antes do inverno começa a esfriar Mas uma vez é um mês antes outra vez é um mês depois às vezes não esfria tanto às vezes esfria muito muito cedo então clima não é é bom para observar o não há uma necessidade prática de observar o universo de observar as estrelas né ao mesmo tempo as estrelas digamos assim ensinam sobre a ordem do mundo então você tem as estrelas que se movem muito diariamente e mensalmente que são os ciclos do
sol e da lua depois você tem aquelas estrelas Vênus Marte e Saturno Júpiter que é possível observar com uma certa facilidade né mas que percorrem um caminho já que eles fazem a órbita em volta do sol né percorrem um caminho no céu que é que se pode acompanhar e que permite você ter uma observação de em que época do ano você está né e depois tem as estrelas fixas n então o que que isso ensina para os homens que estão fazendo a observação isto ensina que você tem ciclos regulares que regem a estrutura do mundo
sol lua estrelas móveis segundo as estrelas fixas são imutáveis não mudam estão sempre na mesma posição tudo bem há um certo grau de deslocamento Mas elas sempre estão na mesma posição não se movem nessa medida em que não se movem o que que isso sugere né Elas são eternas totalmente diferentes daquilo que você observa neste mundo aqui as pessoas nascem crescem e morrem aqui a vegetação desenvolve as folhas Seca no no digamos a partir do Outono passa o inverno como se estivesse morta e depois revive na primavera isso para um povo que tem que faz
agricultura quer dizer absolutamente essencial a vida dele é a observação das plantas realizando esse ciclo né os animais t ciclos tem filhotes numa determinada época do ano e esses filhotes têm que estar crescidos em na outra época do ano de tal forma que possam sobreviver ao Inverno e assim por diante quer dizer a vida toda desses povos está regida por ciclos e pelos ciclos que eles conseguem observar no céu né ou seja né agora começa o quê uma vinculação do Sagrado com as estrelas toda a humanidade antes de ter escrita e antes de desenvolver digamos
assim de limpar a lógica funcionava isso a gente observa por toda a poesia mais antiga isso tá por exemplo nos vedas nos nos nos nos livros sagrados isso está nos mitos antigos alguns aparentemente muito primitivos isso está no inclusive nos primeiros livros da sagrada escritura isso está no Épico de gilgames que é o primeiro que a gente tem né A Humanidade funciona como eh com símbolos e narrativas e as narrativas em geral funcionam para explicar os símbolos Isto é o que a gente chama de Mitos mitos não são bobagens não são mentiras nem são lendas
como a antropologia do século X muitas vezes começou a proclamar né não são tolices ou crendices primitivas são uma tentativa que pessoas sem Ciência sem filosofia e sem uma religião claramente estruturada eh tinham para explicar a realidade a própria realidade portanto passa a ser explicada pela astronomia que por sua vez é uma forma de refletir O Sagrado isto aparece né Eh de duas formas então primeiro na medida em que os povos formam uma comunidade eles em geral tem um Deus um desses espíritos intermediários né lembrem-se o Deus mais remoto o Deus principal ele é responsável
pela totalidade da humanidade mas dos Espíritos ou Deuses entre aspas intermediários deuses com minúscula né desses Deuses intermediários cada povo tem um que venera como o seu Deus Tutelar não necessariamente o ancestral mas aquele Deus que protege aquele povo né o ancestral o que o Deus da origem né esse está além de qual qualquer culto mas o Deus social o Deus daquele povo esse sim né Eh é relacionado eh e aliás esses Deus T que ser venerado por ritos públicos ou seja nesta fase neolítico paraa frente há uma um estabelecimento de deuses vinculados às estrelas
e que são os deuses que digamos protegem aquele povo eh como há conquistas como aá vitórias etc e tal você acaba tendo um monte de deuses H povos que se fundem são absorvidos por outros etc você acaba formando um Panteão de muitos Deuses eh e portanto você acaba tendo que ter ritos e culto a diversos desses Deuses né Essa é a forma de você retratar o sagrado em geral Esses povos têm consciência né quer dizer Ok o mito diz que né Júpiter por exemplo eh teve um filho com eh Europa sequestrou a Europa levou para
pra Grécia europeia né e assim por diante tal e e disso nasceu eh tal rei que por sua vez teve tal ou seja quer dizer há uma uma série de histórias vinculadas a isso mas em geral os antigos TM perfeita consciência de que os deuses não são assim nem funcionam assim mas essas histórias são ótimas para lembrar de determinadas características etc né portanto não existe propriamente fé nesses Deuses existem narrativas míticas legais e existe um culto que é obrigatório para todos os membros daquele povo na medida em que se fundem esse culto vai se estendendo
né Roma à medida que foi formando o seu império foi adotando os deuses de todos os os povos que eles conquistavam a tal ponto que chegaram a construir o Panteão panthon Eh Ou seja o a totalidade dos Deuses um templo dedicado à totalidade dos Deuses porque eh via de dúvidas né quer dizer vai que algum fica esquecido e e se irrita com a gente então pode dar pau né aliás é muito interessante vocês observam o discurso de São Paulo no areópago né São Paulo diz que viu em Atenas um altar ao Deus desconhecido e de
fato se encontrou mais de um altar em Atenas né e em que a inscrição dizia né há há há o Deus que eu não conheço e a quem não dei culto para que ele não eh tenha irritação comigo para que ele não se irrite comigo e não me prejudique né então Eh vai que tem algum melhor eu eu prestar culto aqui E com isso né ele já fica apaziguado eh nessas religiões todas o ser humano é entendido muito mais como um escravo do divino um escravo do Sagrado do que como um filho do Sagrado e
esses Deuses todos reparem por exemplo os deuses do Panteão Romano originário viraram nome de planeta Júpiter Saturno Vênus todos esses são nomes Romanos de divindades que tem o seu equivalente na Grécia Zeus Plutão Ares e Afrodite né quer dizer todos esses Deuses digamos assim são correlacionados com [Música] eh estrelas e na medida em que são acionados com estrelas aparece um segundo elemento que é o elemento simbólico né então Eh aqui vocês observam na depois vocês leem as legendas do do dos diversos slides né mas aqui vocês observam um rei que apresenta a sua filha a
deusa Tutelar Inclusive a filha tem o nome da deusa então ele apresenta digamos assim a filha a sua madrinha né Eh em cima da deusa tem uma estrela que é a representação estrela fixa estrela fixa eternidade os deuses são eternos né Eh sobre o rei está a lua é um Deus um pouco inferior que eh que gerencia os ciclos né e em cima da filha está o sol um Deus mais inferior ainda que gerencia o ciclo diário né o sol por sua vez por um lado pode ser considerado um dos deuses menores do Panteão ou
pode ser considerado o Deus máximo do Panteão não propriamente o Deus originário o pai mas o Deus o pai o criador o gerador de tudo mas o principal dos Deuses intermediários Então isso é aquilo que se chama de high Gods em inglês os deuses elevados os deuses altíssimos que estão além de todo o universo e depois os deusinho menores que estão dentro do universo e com os quais a gente tem que se virar e Como dito mitos e narrativas explicam a realidade vocês têm aqui um papiro egípcio é um dos chamados livros dos Mortos livros
dos Mortos tem aos montes no Egito o Egito é uma civilização que gira totalmente em torno da morte né as pessoas vivem para a pra morte não porque a morte seja algo terrível ou temido Mas porque é entendida como Portal paraa vida definitiva né aí depois tem o julgamento etc e tal então aqui vocês veem a deusa nut que é o céu é a representação do céu e que faz uma espécie de abóbada sobre o mundo sustentada pelo ar que mantém a distância do lado do ar estão os deuses que são representativos da vida de
todas as criaturas que vivem né são representados por um tipo de carneiro tem a cabeça de um tipo de carneiro e deitado atrás do ar está o solo a chão a terra aquela que sustenta a vida e portanto eh é a fonte de de todo tudo que é de de vivo neste universo né representem como isso é um mito né quer dizer isso é o mesmo tempo um mito e um símbolo é uma representação agora esse tipo então quer dizer vocês têm inicialmente Deuses sociais e depois Deuses simbólicos um simbolismo ou seja se vai eh
de certa forma se vai percebendo e ao mesmo tempo inventando mas se vai percebendo de forma simbólica simbólica significa metaforicamente né Qual é a maneira melhor maneira de você explicar uma ideia difícil para uma pessoa simples que não tem grande educação por meio de metáforas né quer dizer se diz o poder que Deus exerce sobre o mundo não é semelhante ao poder que um re exerce sobre o mundo é muito mais semelhante ao poder que um professor tem sobre os seus alunos que um pai tem sobre os seus filhos né é um poder Benévolo como
o pai é Benévolo Ou seja você descreve em termos daquilo que as pessoas são capazes de compreender verdades que não podem estar no âmbito da experiência delas Então nesse sentido as religiões mais eh simbólicas começam a explicar todos os aspectos da vida humana dessas for dessa forma então cada Deus não é apenas associado a um símbolo né mas ele é associado a determinados tipos de objetos a determinadas plantas a determinados animais a determinadas aspectos da a vida humana a instrumentos etc né quer dizer a mitologia se torna enorme e complicada onde é que vocês continuam
encontrando isso hoje nas diversas teorias esotéricas né Por exemplo eh a antroposofia os rosacruzes a Maçonaria nos graus superiores eh os n e outros movimentos esotéricos New agage eh algumas formas de hinduísmo etc né quer dizer continua totalmente presente esse tipo de explicação né Eh o próprio comunismo Tem que criar um novo tipo de Deus de de pseudo Deuses na verdade para já é a matéria primeiro grande Deus do comunismo segundo é economia segundo grande Deus do comunismo eh terceiro é o o partido que é o o Deus propriamente ativo e que vai realizar as
situações entre os homens vocês pegem a teoria marxista é todo um desenvolvimento que pretende ser racional mas é na verdade muito mais imaginativo metafórico né força a história simplifica erradamente a história cria uma narrativa básica com único elemento explicativo etc e enfim eh serve portanto com uma mitologia que por sua vez Exige uma adesão perfeita e total ao mesmo tempo social e simbólica eh à doutrina marxista Então esse tipo de conservadorismo é algo semelhante nazismo Foi algo muito semelhante e assim por diante reparem que houve já né a duas coisas é que é preciso ter
presentes então primeiro né Eh eh oculto a adoração do Sagrado naturalmente se do Deus supremo irradia por todos os deuses intermediários né portanto todos os deuses intermediários são sagrados todos os objetos referidos simbólicamente a esses Deuses as estrelas né o a o os ritos etc e tal tudo isso ganha caráter sagrado a partir disso nasce uma distorção central do modo de encarar o sagrado e essa distorção é a magia aqui vocês veem uma representação relativamente recente 1800 eh japonesa de uma iira portanto praticante uma praticante de magia que se eh considerava que ela eh seduzia
moças nas eh em estações em lugares de repouso ao longo de uma estrada né Eh levava as para dentro de um lugar escondido para sua casa ou para uma caverna e lá as devorava muitas vezes elas se apresentavam externamente por exemplo como gato né no Japão há várias formas de de Feiticeiras e no ocidente também na verdade né Eh Aqui vocês têm por exemplo um boneco não é só Vodu isso aí né Vocês TM um boneco um monte de agulhas cravadas feito na Inglaterra provavelmente entre 1800 e muito e 1900 Possivelmente no meio até no
meio de 1900 ou seja feitiçaria magia prática da magia continua presente em todas as sociedades inclusive na nossa né E não é só pelo candomblé assemelhados n n formas de magia há por aí agora isto é praticamente o oposto do culto ao Sagrado porque é uma tentativa de o ser humano se apossar do Sagrado e poder manipular os deuses ou seja há uma inversão total na magia e por isso a magia por todas as grandes religiões por todos os povos importantes quer dizer sempre foi considerada como a abominação máxima porque é o que há de
mais oposto ao invés de você reverenciar adorar aquele que é superior a você você tenta manipulá-lo você tenta transformá-lo num escravo seu através de ritos Mágicos através de fórmulas mágicas os feitiços né Eh e isso claro quer dizer pra humanidade sempre né isso significou aquilo que nunca se pode fazer o mal absoluto muito bem na modernidade duas grandes fases digamos assim de introdução de novidades né primeiro eh os filósofos gregos aquilo que poderíamos chamar aquilo que um um filósofo fenomenológico Carl ASP chamou a era axial da humanidade era axial significa era do eixo a era
o eixo é aquilo em torno do que a roda gira então é uma época que de fato criou uma espécie de a maior revolução de todos os tempos em que acontece o quê todos os povos até então né Eh quase isso é século vi v antes de crist todos os povos até então pouco mais ou menos funcionavam sem escrita existia um pouco de escrita que se usava em eh ao enterrar os mortos nos livros de culto em coisas muito especiais eventualmente em decretos reais mas a imensa maioria da humanidade analfabeto a partir de 600 a
500 antes de Cristo nessa hora de repente começam a polular intelectuais começa-se a desenvolver a matemática a matemática tende a captar a ordem do mundo né reduzida ao seu aspecto quantitativo Isto é tamanho forma e e função tudo tem que ser calculável tudo tem que ser contável né então surge a matemática com Pitágoras com a matemática né E na verdade com a astronomia que a matemática é usada para entender melhor a astronomia é possível agora começar a refletir por baixo por trás da Matemática está a lógica então há uma necessidade de se mudar o discurso
de um discurso narrativo mítico um discurso né narrativo simbólico para um discurso um modo de apresentar as coisas que tem uma sequência lógico-racional ou seja surge aquilo que nós chamamos de Filosofia e nesse período é uma espécie de revolução que percorre o mundo inteiro Essa é época por exemplo de Confúcio e laut suu na China né Essa é época do budismo na na Índia que depois vai se espalhar para todo Sudoeste asiático e pra China e pro Japão também né Essa é época em que zoroastro faz uma reformulação uma espécie de eh revolução protestante vamos
dizer assim nas crenças do dos povos da Pérsia da Babilônia e a Síria etc ou seja em toda essa região né Eh tudo isso é uma religião muito mais e palatável digamos do que a enorme complexidade dos mitos deess estão e é a época dos filósofos gregos que começam também a reformar toda a religião eh tradicional dos gregos e dos Romanos eles dão um sentido muito maior eh um exemplo de um filósofo pré-socrático anterior a Sócrates eh Parmênides que tenta fazer num poema que tem a estruturação de um hino religioso ainda né mas tenta fazer
uma análise que é ao mesmo tempo narrativa e lógica do ser e chega curiosamente a mesma conclusão que Buda no na Índia ou seja quer dizer o ser é e oou não ser não é se o ser é ele não muda E se ele não muda então toda a mudança todas essas mudanças que você observa no mundo todas as mudanças na vegetação no Nascimento crescimento e morte nos animais até nas montanhas que se desgastam nos rios que fluem no mar que tem ondas todas as mudanças que ocorrem no mundo se eu ser é eu não
ser não é e este é o único princípio então toda essa mudança é pura ilusão não é nada né por isso a esfera Celeste é a representação do ser perfeito o Divino é o único ser e este mundo é fumaça budismo vai transformar Isso numa modo de vida Isto é praticamente a função do ser humano neste mundo é libertar-se do ser né conseguir uma renúncia total e um afastamento Total como ser a meditação é um instrumento para você destruir o seu pensamento para você chegar ao estado de não pensar porque o pensar é meramente um
reflexo da Il ilusão que é este mundo depois vem Platão que diz eh não tem uma solução muito melhor para issso e a solução é né quer dizer que há uma a matéria é a fonte da mutabilidade né e o Espírito a ideia os conhecimentos né são o ser propriamente dito esses não mudam e esses moldam a matéria né a partir daí ele começa a entender não então o sagrado o Divino é a representação é a fonte é o Uno e o bem e ao mesmo tempo a beleza e a verdade então os chamados transcendentais
Platão descobre de maneira sistemática né E todos eles são estão presentes no sagrado né Eh e ao mesmo tempo através da matéria ele entende a mutabilidade deste mundo Aristóteles vai dar uma forma muito mais agora sim muito mais lógica organizada e racional se vocês quiserem entre os três Você tem toda uma evolução desse discurso né que passa do narrativo simbólico que a gente chama de mítico para eh o dialogal né e e depois para o lógico científico dedutivo de Aristóteles né e de fato se pode dizer que Platão e Aristóteles estão no centro do Quadro
dos do dos filósofos do Rafael na capela na entrada da capela cistina né Eh esses dois são os pilares sobre os quais se apoia toda a filosofia ocidental a partir deles né O cristianismo começa a usar a razão o instrumental fornecido pelos filósofos gregos para fazer a análise da Revelação Revelação Veremos no próximo capítulo eh ao invés do digamos de toda a forma prévia de funcionamento né isto é o ser humano reconhece o sagrado o ser humano reconhece o Divino como núcleo do Sagrado né o ser humano sabe que que tem como missão Central na
vida adorar e obedecer ao sagrado eh na revelação Isso é o que todos os judeus cristãos e islâmicos dizem Deus se fez o caminho inverso Deus Veio visitar e conversar com os Homens todos os autores cristãos começam a usar isso para entender as sagradas escrituras que são o núcleo básico da Revelação né Eh e a digamos tirar as consequências isso se transforma na teologia que é desenvolvida pelos chamados padres da igreja século primeo até o século s o 9 Dependendo de quem você Considere um padre da igreja né depois na teologia propriamente temática desenvolvida entre
os séculos 10 11 e 12 né Eh e depois na na teologia protestante que digamos assim na verdade não é uma teologia é uma redução de toda a teologia é uma mera exegese eh literal e a uma rejeição de tudo o que veio antes e na esteira do protestantismo que tenta dizer que diz basicamente afirmou seguinte Olha tudo o que foi feito até agora em termos de de cristianismo está errado a coisa se desviou no século quarto lá atrás né e Eh agora nós precisamos jogar fora tudo o que foi feito de lá para cá
né e começar do zero revoltar aos primeiríssimos cristãos né então isso mais se chama reforma protestante mas na verdade não foi uma reforma foi uma revolução reforma significa Eu preservo o que está aqui a minha casa tá aqui aqui eu abro uma janela ali eu derrubo uma um muro né aí reconstruo as coisas de outra forma mas a estrutura geral fica isso é Reforma e de fato o adágio medieval era Eclésia sempre reformando a igreja necessita permanentemente de reformas o protestantismo faz o caminho inverso não chega joga fora tudo derruba a casa zera tudo arranca
as Fundações e recomeça do zero na reconstrução esse sistema Digamos um pouco radical demais né Eh aqui no slide vocês TM um monte de de justamente os teólogos e grandes pensadores que foram construindo lentamente a católica eh o protestantismo cujas bases estão nos séculos Como dito 13 e 14 o protestantismo inaugura a era moderna a nossa era e tal como houve a revolução protestante ocorre a revolução filosófica que diz exatamente a mesma coisa joga fora toda a filosofia que foi feita até agora né e Vamos recomeçar do zero é o descart que diz não para
eu poder ter certeza de alguma coisa eu preciso duvidar de tudo tudo tudo que foi falado né Eh então que qual é a única certeza que eu posso ter seo dovido de tudo é que eu estou duvidando se eu duvido penso e se eu penso existo é o famoso C o ponto de partida dele então eu tenho consciência de que o que existe que que é esse eu que cogita que pensa né e esse eu que cogita e pensa é uma res cogitans uma coisa cogit uma coisa que pensa né portanto eu sou uma alma
que pensa eu sou uma mente que pensa né Putz Mas e o corpo então né A partir dessa mente pens an decart vai tentar provar muitas vezes de maneira vigar Issa eh que existe de fato é assim né quer dizer há várias coisas de que estão erradas na na na teoria dele né Eh a começar pelo próprio cógito porque honestamente os budistas aplicaram exatamente o mesmo método cartesiano só que Buda foi muito mais honesto se eu duvido de tudo né eu também tenho que duvidar do fato de que eu estou duvidando E se eu duvido
de que Duvido não tenho nenhuma certeza de estar pensando se todo este mundo é ilusão se tudo o que eu sei tal tal tal é ilusão Então na verdade o que eu preciso fazer é me livrar da ilusão isso é muito mais honesto e muito mais radical do que aquilo que o descart conseguiu fazer é o que ele queria fazer mas não fez né né mas enfim eh a partir daí né nascem duas correntes eh uma corrente chamada corrente do racionalismo europeu racionalismo Continental e uma corrente chamada do pragmatismo eh pragmatismo hum inglês né OK
basicamente as duas correntes partem de queê eu só posso ter certeza Num caso do racionalismo das coisas logicamente provadas no caso do pragmatismo das coisas que eu posso observar pelos sentidos das evidências empíricas como são chamadas O Sagrado não é demonstrável desde sempre foi considerado superior aos seres humanos e o sagrado não é empírico estava já os antigos sabiam isso perfeitamente muito mais nas propriedades das Estrelas fixas ou seja muito mais nas propriedades de algo eterno de algo portanto muito além da compreensão humana não temos a menor noção do que que significa eterno Nenhum de
Nós é eterno nossa vida não é eterna tudo é mutável as cois coisas vão desmoronando na nossa vida e a nossa volta né Eh portanto quer dizer os dois vão colocar Deus em cheque Vão colocar Deus em dúvida eh estes são os pensadores da modernidade que lançaram essa base Kant é o maior expoente do racionalismo né Eh bacon é o fundador do pragmatismo inglês descart é o fundador do racionalismo europeu francês eh duns escoto e Guilherme diocam lançaram as bases tanto do protestantismo quanto desses pensadores mas não tiveram digamos eh reconhecimento nenhum da parte deles
ao que que isso conduziu a uma redução gradual do Sagrado o âmbito do Sagrado que toda a antiguidade tinha crescido até abranger todos os aspectos da vida humana agora começa a ceder ao âmbito daquilo que se chama secular aquilo que é próprio deste mundo apenas aquilo que é próprio da mutabilidade das coisas portanto quer dizer pouco a pouco os pensadores dessa época embora eles se auto intitula assem filósofos desculpem falá mas honestamente não mereciam esse nome né Voltaire dider eh e assemelhados todos uma montoeira né daber etc etc todos os que vocês conhecem os pais
das ciências empíricas modernas né Eh todos eles dizem não quer dizer é por meio de um processo secular a filosofia o pensamento racional que nós conseguiremos estabelecer um âmbito eh digamos eh razoável para o ser humano Então se tudo for regido pela razão humana Aí sim eh conseguiremos aquilo que nenhuma religião conseguiu Isto é a felicidade de todos os seres humanos ou seja o que que aconteceu na verdade o sagrado se tornou ao Esotérico externo pouco acessível no meio da Revolução Francesa se teve uma comemoração do Deus eh do ser Supremo hum eh e uma
outra comemoração que digamos num certo sentido é extremamente irônica E extremamente verdadeira uma comemoração da deusa razão na ex Catedral de de notr dam que tinha sido desconsagrado para essa finalidade e a deusa razão era representada por uma senhorita de moralidade duvidosa eh em estado de EVA né ou seja quer dizer eh uma espécie de né não ironia não intencional em que o tiro saiu mais pela culata do que por outra coisa e muito bem então a partir daí Deus que na reflexão de Parmênides Platão Aristóteles e sobretudo na formulação mais perfeita dada por São
Tomás de Aquino Deus que era o próprio ser subsistente o ser em si né Eh aquilo que é a garantia da existência deste mundo mutável né agora esse se torna uma coisa enfim distante se vocês quiserem acreditem mas os nossos Deuses o nosso sagrado aqui na terra está na ciência na economia na política no sistema jurídico na portanto basicamente no estado a partir da Revolução Francesa o governo os antigos Reis nós de certa forma regredimos a um estado eh em que os Deuses os os reis os faraós os né Os imperadores eram representantes do divino
para o povo e do Povo diante dos Deuses e eram divinos também agora voltamos a divinizar o estado né o estado foi maximamente divinizado na Rússia e o ideal Liberal adaptado né quer dizer o ideal da Revolução Francesa adaptado ao Marxismo né enfim se se digamos cristalizou primeiro numa perseguição fortíssima e violenta ao sagrado tradicional portanto ao Divino e a todas as religiões né E ao mesmo tempo na eliminação de todos os herges que não veneram o estado 60 milhões no caso da Rússia eh 20 milhões no caso da Alemanha nazista era o estado graças
a Hegel e a Marx né hoje O Sagrado foi privatizado né quer dizer temos um uma espécie de detestação do estado e do governo todo mundo adora política mas adora política para falar mal e não fazer absolutamente nada não mover um dedinho né então Eh se na realidade temos uma enorme detestação do político e temos uma enorme exaltação principalmente nessa época de finalzinho da da da modernidade uma veneração total por nós mesmos né pensem nos feministas na cultura w Nat tal que só se fala das injustiças que as mulheres sofreram se a pessoa é mulher
das injustiças terríveis que os povos de e etnia mais morena sofreram né na mão dos brancos patriarcais e nojentos etc das injustiças terríveis que né quer dizer toda a modernidade é uma exaltação do eu como único sagrado e todo o resto não importa mais para nada nem para ninguém Claro a situação é insustentável basta 2 minutos de reflexão 5 minutos de conhecimento próprio para ver que nós não somos sagrados e que nem nós mesmos conseguimos adorar noos honestamente a nós mesmos né por isso está reaparecendo um sagrado sagrado um sagrado religioso novamente em muit muitos
lugares do mundo na América o número de conversões de de Protestantes que são bastante imbuídos do Espírito moderno não atua porque o protestantismo fundou o mundo moderno né Eh uma enorme uma enormidade de conversões de Protestantes para o catolicismo no Brasil o catolicismo tem um momento de surgimento extremamente forte na África subsahariana fora do Islã mesma coisa eh o próprio Islã tá crescendo e se fortalecendo né ou seja quanto mais ao mesmo tempo que o ateísmo na Europa concretamente progride no restante do mundo há toda uma ressurreição e um retorno ao sagrado originário né aspectos
concretos de como o sagrado se traduz na vida veremos na próxima aula que é aula sobre a religião Muito obrigado por me ouvirem Muito obrigado pela sua paciência e até a próxima