Olá! Neste momento, eu vou te apresentar as maravilhas que uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios pode fazer por você. Não serve só para quando, e se, você estiver com dor.
Aqui e agora, não! Você pode estar inflamada e não saber, porque uma inflamação por dentro nem sempre dói. Por exemplo, pode causar inflamação a falta de sono, o estresse, o próprio excesso de peso.
Isso vai fazendo com que você estresse as suas células, e, com o tempo, você vai desenvolvendo diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, coisas crônicas que você não sentiu naquele momento. Vai ser com o tempo que levarão a contar que você tem inflamação no corpo. Nem sempre dói, né?
Por exemplo, como uma unha inflamada que você arrancou uma pelinha e está vendo a inflamação. Entendi! Nem sempre a inflamação do corpo é tão evidente, mas o que acontece?
Aquela leva a um desgaste celular, que se chama estresse oxidativo, que leva ao coração da célula e pode ocasionar doenças crônicas degenerativas. Ninguém quer, mas não! Ninguém quer o que eu sinto aqui.
Apesar da ciência hoje em dia e da saúde estar super moderna e evoluída, e a gente ter suplementos para todo tipo de coisa, remédios para um monte de coisas, eu sinto que, apesar de tudo isso, graças a Deus por isso tudo, a gente ainda tem que recorrer ou, moro na vida, a chave da vida longa é a gente recorrer ao que é natural, ao que está na nossa mão, ao que é simples. E claro, puxando a brasa aqui para mim, a sardinha é uma boa alimentação, na minha opinião, que vai te fazer viver mais e melhor. Apesar e graças a Deus pelos modernistas que têm no mundo inteiro, né?
Que hoje têm para te fazer viver mais. Mas se você tiver uma alimentação boa, te garanto que a sua vida vai ser melhor e mais longa, de uma forma mais fluída, mais saudável. Você é o seu melhor médico, sabe?
Você conhece os seus alimentos, e você tem que entender que o seu melhor remédio agora. Eu vou te mostrar quais são os sete alimentos super anti-inflamatórios para você colocar no seu dia a dia. Sim, super fácil e prático para te livrar não só da doença, mas da dor!
Porque, se depender de mim, não dói nada por aí. E também tem outra coisa: os alimentos anti-inflamatórios também te ajudam a fortalecer o sistema imune. Quem é que não quer um negócio desse?
Eu quero e tenho certeza que você quer! Mas antes de revelar quais são os alimentos mágicos que são super anti-inflamatórios e que vão te livrar da dor, não esqueça de curtir esse vídeo e se inscrever no canal. Então, bora entender o que tem uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios e o que é que ele pode fazer!
A minha lista começa com a erva aromática super anti-inflamatória que eu tenho sempre em casa. E que o segredo é que quanto mais você usa, mais anti-inflamatório ela se torna! É super barata, eu adoro!
E a super aromática, sabe? Eu sou super ligada aos cheiros, me fazem lembrar de lugares e me remetem a pessoas. Sabe a conexão com o meu prato?
Não sei, deve estar ligado a alguma experiência na minha infância, mas eu adoro quando tem orégano na comida. Pode parecer super banal, né, orégano? Se tem ali, nem dá tanto valor, mas acredita: tem que dar muito valor a essa erva aromática, que é muito, muito anti-inflamatória, mas também antibacteriana.
Então, você pode até fazer um gargarejo de chá para dor de garganta. Mas, neste caso, eu vou te ensinar um chá que você vai tomar todas as tardes, por exemplo, em um diazinho frio. Esse chá é super anti-inflamatório e quanto mais vezes você fizer, maior é a capacidade dele ser anti-inflamatório no seu corpo.
Entendi, então você não precisa usar o orégano só no macarrão, né? No molho de tomate, dá para você fazer chá de orégano! Hum, hum, muito gostoso.
O orégano é super anti-inflamatório porque possui compostos bioativos, como o carvacrol, por exemplo, que atuam como antioxidantes, diminuindo a lesão e dano causado na célula ao longo do tempo com a inflamação. Então, se você quer algo anti-inflamatório para deixar o seu corpo livre de inflamação, a dica é de orégano: simples e fácil! Mas lembra: não precisa ser complexo e difícil para ser bom.
É natural, é de Deus, tá bom? E para fazer o chá é super simples: você coloca uma colher de sopa de orégano, aquele mesmo que você usa para cozinhar, e completa com 250 ml de água quente, mas não fervendo, para não estragar os compostos bioativos. Aí, você tampa, espera 5 minutinhos para liberar todo o benefício na água, e coar para tirar as folhinhas, puxar, ficar gostoso, e é só beber.
Mas aí você pergunta: então tá, mas eu posso colocar orégano em outras coisas? Óbvio! Por exemplo, em omeletes, fica maravilhoso, e você consegue todos os benefícios do orégano se você colocá-lo na omelete.
Agora, nem conta que lugares aí você põe orégano, que não vale! Não vale na batata frita! Agora, vai aqui uma dica: o orégano é seco, mas não é velho.
Então, se o seu está muito velho, pode ser que os compostos bioativos tenham evaporado. Por isso, atenção, tem que consumir muito para não sobrar, entendeu? E a partir desse vídeo, eu tenho certeza que não vai sobrar, vai faltar.
Não quero faltar também! Não, você bota sempre na lista de compras: em falta e nem sobra. Olha lá na tua casa, tem que gastar, tem que gastar!
Agora, esse negócio de orégano me fez lembrar um outro alimento super anti-inflamatório que combina super com orégano e que é riquíssimo em licopeno, uma substância altamente anti-inflamatória. Riquíssimo, aonde? No tomate!
Quanto mais vermelhinho o tomate, mais licopeno ele tem! O tomate é super anti-inflamatório e ajuda você a proteger suas células ósseas de morte celular, prevenindo e tratando a osteoporose. Não é cálcio, ele é qualquer coisa, mas é delicioso e é capaz de ajudar você a prevenir e proteger a sua pele dos danos causados pelo sol, ajudando a criar e produzir mais melanina, para você ficar dourada sem problemas de pele no verão.
Além disso, previne a degeneração celular relacionada ao câncer de próstata ou de mama. E tem outra coisa maravilhosa: ele atua quase como um desintoxicante, ajudando você a se livrar dos herbicidas e pesticidas presentes nos outros alimentos que você come. Agora, tem que ser um tomate livre disso, né?
De pesticidas, ele vai ser orgânico, biológico. . .
Ah, mas caramba, é caro! É mais, mas caramba, é melhor gastar dinheiro com comida do que com remédio. Não, eu acho!
Eu adoro tomate; na minha casa tem sempre. Eu uso muito, até no pão eu ponho tomate. Ativo no café da manhã assim: [Música].
E aí, eu pego tomate, coloco na frigideira, com um fiozinho de azeite e bastante orégano. Fica bem gostoso! E depois eu tiro até a pelinha, sabe, para ficar mais fácil de comer, e coloco em cima da fatia de pão.
Fica assim: ó, delicioso! O tomate tem muito licopeno; o licopeno é o pigmento vermelho do tomate. Por isso, é fácil saber que quanto mais maduro for o tomate, mais licopeno ele tem.
Então, uma forma de consumir muito licopeno é no molho de tomate. Eu tenho uma receita super simples que adoro fazer lá em casa, quando tem muito tomate, principalmente quando tá na época do tomate. Que eu sei que se usou muito pouco ou se não se precisa usar pesticida ou herbicida para fazer o tomate crescer, eu compro o tomate na época dele, é uma coisa boa.
Então, para fazer o molho, eu tenho uma receita super simples: basta você bater no liquidificador a bola, uma cenoura e quantos tomates couberem no seu liquidificador. Aqui eu pus 10 tomates [Música]. E aí, eu trituro tudo e depois ponho na panela até aquilo dar uma apurada, sabe?
[Música] Você pode congelar e usar para fazer o que você quiser. Eu até tô muito como sopa de tomate; abro assim, um vinho em cima, e adoro quando o meu tomate está assim, mais apodrecendo. Deus me livre de jogar fora!
Licopeno, tá? O que eu faço? Eu coloco ele direto no congelador quando não tô afim de fazer o molho, e na hora de fazer qualquer coisa, eu pego o tomate congelado, jogo na panela, e desfaz.
E se transforma naturalmente, assim, instantaneamente em um molho. Na minha casa, não tem espaço para desperdício; ir ali licopeno. Ah, deixa eu te contar um negócio: alimentos anti-inflamatórios para ficar sem.
Claro, não ter dúvidas são aqueles alimentos que ajudam a não estragar. É basicamente isso que, para novos, a gente não vai. .
. Não, caminho, é, é. .
. Fica mais velho, mas não tem que ser ruim, não tem que ser estragando. Então, trata-se de vegetais, frutas e legumes que têm compostos bioativos, que são substâncias que vão além das calorias, das vitaminas e dos minerais que estão nos alimentos, que são capazes de interferir nos processos metabólicos naturais do corpo, prevenindo o envelhecimento e diminuindo o estresse oxidativo, que leva à degeneração celular, ao dano e à doença.
Entendeu? Por isso, vamos investir em uma alimentação anti-inflamatória! Fui falar em substâncias anti-inflamatórias, e está aqui uma das substâncias mais anti-inflamatórias e antioxidantes do planeta: o açafrão-da-índia, a cúrcuma!
A curcumina, presente aqui dentro, é incrível! E onde você pode usar cúrcuma? No arroz, para deixar o arroz amarelo, no feijão, no molho de tomates.
. . Então, quanto mais curto, como você usar, mais curcumina você manda para dentro.
Maior é o potencial anti-inflamatório! E existe assim. .
. Tipo, você pode inclusive fazer um teste com o potencial anti-inflamatório da cúrcuma e fazer um banho de assento, com uma colher de sopa de cúrcuma em um litro de água. Não bebe mesmo, na bacia, magrinha, morninha a 60 graus.
Um pouquinho, se você tiver hemorróidas. . .
Hum, não tem nada melhor do que a cúrcuma! Normalmente, a gente absorve melhor a curcumina, que é a substância bioativa responsável pelo efeito anti-inflamatório da cúrcuma, com pimenta. Mas não sente a pimenta, se você tiver com a sua hemorróida, porque eu não faria isso.
Agora, você for comer, coloca a cúrcuma na comida. Se você bota uma pitadinha de pimenta, porque a pimenta ativa a absorção da cúrcuma, curcumina, dentro do seu sistema, para ela fazer o efeito tal: anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, a diminuir a degeneração celular e deixar uma pessoa mais saudável. Pegou meu conselho?
Para você consumir todos os dias, é colocar um pouquinho no feijão, um pouquinho no molho de tomate, até o arroz. Vai ficar sem mais vibrante, assim, dourado, seu arroz. Mas apetitoso!
Se você quiser, pode colocar no arroz. Não importa onde você colocar o açafrão, o que importa é que você vai usar mais açafrão a partir de hoje, porque ele tem um grande potencial anti-inflamatório. Além de colocá-lo nas comidas no dia a dia, uma forma mais de frentona de você acrescentar cúrcuma na sua vida, sabe, é fazer uma coisa chamada Golden Milk.
Para fazer esse Golden Milk, que é super simples e prático, você usa um leite de coco, por exemplo, que eu estou usando, mas pode ser um leite de aveia ou mesmo leite de vaca e mistura uma colher de sopa de cúrcuma. Ah, e põe um pauzinho de canela para dar aquela aromatizada e uma pitadinha de pimenta. Coloca tudo isso em fogo bem baixinho para os aromas misturarem.
Leite, quando você coloca, ah, 1 cm de gengibre fresco. Eu ralo com casca e tudo e a vantagem de ralar o gengibre é que você aumenta a superfície de contato do gengibre com o líquido, no caso, o leitinho que você escolheu. E quando começar a ficar quentinho, aqueles aromas estiverem todos misturados, leite!
Você coa um tiro os pedacinhos de gengibre e é só beber. Dá para tomar ele quentinho ou gelado também, depende aí do seu humor no dia. A vantagem é que você tem um shot de cúrcuma aqui dentro, né, e sem pimenta, que ajuda você a absorver mais.
Acorda com. . .
Então, é uma forma diferente. Se você não experimentou, experimenta fazer esse gol. Danilo, o Golden não tem a ver só com a cor daquela bebida, mas também com o valor nutricional dela, que é ouro mesmo.
Como é que usa? Mais cool a vida, sabe? Na sua comida, em tudo que você for fazer, é o equivalente a acrescentar saúde em todas as suas preparações.
O próximo alimento anti-inflamatório dessa minha lista vai deixar muita gente feliz, né? Porque tu tá falando de chocolate. Eu não tô falando de qualquer chocolate, verdade?
Tô falando de cacau com 85% de cacau, que não tem mais nada, nem de cacau, entendeu? Que é o cacau que é legal para a saúde. Não é chocolate ao leite.
. . e vou comer, mas não!
E também não tô falando de uma caixa de chocolate com um quadrado. Esse aqui é o quadradão mais bem fininho de cacau, e o cacau tem o que tem que ter: o brócolis, a mina, as catequinas e epicatequinas, que são as substâncias bioativas que fazem o cacau não só gostoso na boca, mas bom para o cérebro, entendeu? Bom para a mente, bom para o ânimo, para o amor e para a saúde, porque é super anti-inflamatório.
Mas acontece que não tô falando de chocolate branco. Chocolate branco tem a manteiga do cacau, não tem os princípios ativos do cacau. Não tô falando de chocolate ao leite, que tem açúcar pra caramba, e aí estraga o esquema do benefício anti-inflamatório do cacau.
Tô falando do chocolate com pelo menos 75% de cacau. O amargo na boca! Aí você fala que não gosta, não.
"Não comi chocolate meio amargo, muito amargo. " Então não pode comer de nenhum outro! Outros fazem mal.
O único que faz bem é aquele que você come assim, não querendo o próximo pedaço. Se você quiser, você vai para o próximo e vai evoluindo até chegar nos 90. É preciso ficar só esse aqui, que tem 85%.
Eu tô nessa. Me conta até onde você consegue ir no cacau, bom para a saúde. E se for gostoso, gostoso não é bom para a saúde.
A minha avó dizia que remédio que não dói não cura, e chocolate gostoso não cura também, entendeu? Então, chocolate tem que ser ruim para ser bom! Meu conselho é ser legal assim, para ter bastante triptofano e te dar muita serotonina, você ficar feliz sem consciência pesada.
É comer um quadradinho de manhã, mesmo que o seu negócio seja emagrecer. Juro, prometo que isso vai te ajudar a emagrecer, vai te ajudar a diminuir a vontade louca de comer mais doces. É permitido, Sandra!
Mas presta atenção: os compostos bioativos, os compostos fenólicos, as substâncias que fazem os alimentos serem funcionais e funcionarem no seu corpo como anti-inflamatórios podem ser consumidos em cápsulas. Mas na minha opinião, nada substitui o consumo dos alimentos de verdade, sabe? As amoras, as framboesas, os mirtilos, por exemplo, que têm hicímos em ácido elágico e antocianina, que dá essa cor vibrante, escura, vermelha, sabe?
Roxa. . .
Pronto, tem escudo, mas também tem o quê? Vitamina C e fibras, e outros nutrientes importantes para que o corpo seja saudável, entendeu? Por isso que eu defendo, eu afirmo que você deve ter uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios.
E nesse caso, você pode pensar na jaboticaba, goiaba vermelha, uvas roxas, morango, amora, framboesa, mirtilos. . .
Tudo que foi roxo tá vermelho, bem vermelho, tem esse pigmento chamado antocianina e ácido elágico. As substâncias bioativas mais estudadas nos dias que correm e que têm um potencial enorme antioxidante, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas. Que é o que a gente quer quando a gente tem uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios.
Eu te aconselho a comer mais frutas vermelhas. O consumo delas vai aumentar a capacidade do teu corpo de retardar o envelhecimento celular e te manter assim, jovem por mais tempo, vintan e livre de rugas, só com glitter vermelho. Eu, às vezes, muitas vezes compro pacotes congelados já no supermercado porque eu tenho certeza que foram congelados no processo.
Ok? Um que não perdeu os nutrientes. E mesmo que perca nutrientes, como vitamina C, que é uma coisa volátil, não perde a capacidade anti-inflamatória presente nos pigmentos que estão ali, entendeu?
Agora, mais do que três meses, os frutos vermelhos congelados eu diria que não devem estar no seu congelador, só. É uma forma muito legal de você aumentar o consumo de frutas vermelhas, assim, bem roxinhas. Só um na sua vida é fazer, por exemplo, uma vitamina de frutos vermelhos.
Super simples: é pegar os frutos vermelhos congelados ou frescos, dependendo do que você tiver à mão. Lembra? O pigmento está sempre lá e faz sempre bem.
Bate no liquidificador com 250, 300 ml de leite. Nesse caso, é leite de coco, mas você põe o leite que você gostar mais. Eu adoro leite de coco, fica gostoso, um aroma.
Mistura bem! É uma forma de você aumentar o consumo de frutas vermelhas na sua casa. Esse negócio de frutos vermelhos me lembra que, além das antocianinas que dão aquele entendimento roxo e do ácido elágico presente nos frutos vermelhos, tem uma fruta que tá no grupo das frutas vermelhas que tem esse benefício todo, mas que também tem resveratrol, que é um composto anti-inflamatório especificamente importante para melhorar a saúde do coração, impedir que o colesterol oxide e vire placas de ateroma, propiciando relaxamento vascular para diminuir.
A pressão alta melhora a saúde cardiovascular. SP é que eu tô falando da uva roxa. Não vou fazer que nem a Cleópatra.
[Música] Aposto que a Cleópatra, com quem segurava na hora, ela não era assim um gostosão, assim, três, quatro bonitão, né? A uva, para ter o resveratrol, para ter capacidade de proteger o seu coração, tem que ser roxa. É o componente presente na casca da uva roxa que ajuda você a proteger o seu coração.
Não adianta fazer assim: "Ó, começou o interior, deixar casquinha e jogar fora", porque o interior da uva é sempre branquinho. Descascou nova! Vou descascar para você ver.
Clara, consegue ver o benefício funcional da uva em proteger o seu coração? Está presente no pigmento da uva tinta. Pode beber o vinho?
Pode, mas tem um benefício do resveratrol, tem, mas tem o álcool também, né? Então, uma tacinha, pouquinho, combina com alimentação mediterrânea que eu adoro! Combina.
O suco de uva tinta pode? Pode, mas tem muito açúcar. Se tiver muito açúcar, já dá aquela diminuída no benefício do resveratrol e dos compostos bioativos anti-inflamatórios da casca.
Por isso que eu digo: come a uva com casca, entendeu? Ele é playoff, então, agora por último, mas não menos importante, eu gosto, na minha opinião, mais gostoso. Eu quero te falar da família dos vegetais chamados crucíferos, da família das brássicas, entendeu?
Ricos em sulforafano e glucosinolatos. Chique, né? Estou falando do brócolis, tô falando do primo e da prima, da querida couve-flor.
Chique, né? Ou então do repolho. Espera aí, corretor, não quer ver time?
Tô falando do repolho, que são vegetais crucíferos ricos em sulforafanos, que são extremamente anti-inflamatórios. Eles capturam, inclusive, excesso de estrogênio circulando no intestino. Eles são maravilhosos porque interferem no metabolismo oxidativo das células e diminuem a lesão, o dano celular e são realmente importantes, inclusive, na prevenção de diversos tipos de câncer.
Mais do que, claro, que os compostos sulfurados protegem as células dos danos causados pelo estresse, pela falta de sono, pelo excesso de peso, pela inflamação do dia a dia, pela síndrome metabólica. Então, meu amigo, de segunda-feira, brotinho; terça-feira, couve-flor; quarta-feira, repolho; quinta-feira, agrião, que é da mesma família; e depois, couve de Bruxelas na sexta-feira. No sábado, você volta no brócolis e depois você volta.
Enfim, você vai fazer a família toda semana inteira, porque faz bem para a saúde, entendeu? Gosto da minha dica, e é simples de fazer. Você corta aos bocadinhos, e inclusive as folhas, porque para que nada se perca, você vai pôr as folhas também.
É para comer o talo também, entendeu? É verdade que os compostos sulfurados estão mais presentes nessas partes vizinhas das flores, e aqui eu tenho mais vitaminas, mas tudo bom. Por isso, você vai cortar o talo.
E se o povo não quiser comer sementes, não sejam bem cortadinhas, ninguém vai perceber, mas para comer, entendeu? Ninguém desperdice nada, e a folhinha maravilhosa também vai no refogado, por exemplo. Você corta junto com a cebola e não sei que.
Maravilhoso! E isso é fazer uma alimentação anti-inflamatória. Não é assim?
Quanto mais simples, mais anti-inflamatória. Vai no vapor, vai cozido, vai assado, mas come alimentos ricos em sulforafano e glucosinolatos. A atuação no mercado é só: "Sem, por favor.
Eu preciso de meio kg de sulforafanos. " Whats? Aí você vai falar, vai ver na tua saúde, que a Tati de conta o que quer, e você vai ser uma pessoa mais saudável, como você assumir as brássicas na sua vida.
Gosta da minha dica? É uma garantia que esses alimentos anti-inflamatórios têm esse potencial todo. Você precisa, um!
Foi na sua cabecinha entender que tudo que for açúcar é potencialmente inflamatório. E diminui o efeito benéfico que uma alimentação anti-inflamatória pode ter! Então, se você tá fazendo alimentação de uma cólica nas elementos todos que eu te falei aqui, você precisa entender que, para ajudar o teu corpo a regenerar, a se proteger de vírus e bactérias e ter um sistema imune bom, ele não envelhecer, como eliminar da sua vida o açúcar.
E o açúcar que você põe no cafezinho? Não, não é desculpa! Falei a verdade!
Mas também é o doce, a fruta muito madura, também é a fruta em calda. Por exemplo, a fruta em calda, cospe, entendeu? Aí, natural!
É natural! Uma banana não é para ficar tão doce, não como era um pouquinho antes dela ficar tão madura. Entendeu?
Quanto menos açúcar, mesmo da frutose, quanto menos você ingerir, mais saudável você vai ser. Então, vamos fazer uma campanha: zero açúcar para sempre! Futuro é livre de açúcar.
Esses sete alimentos da minha lista, na verdade, agora da nossa lista, vão ajudar o corpo a lidar melhor com as agressões do dia a dia. Sabe? É prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo, fazer com que o processo inflamatório não seja uma coisa descontrolada.
Que não existam dores e doenças crônicas por causa da degeneração celular, do estresse oxidativo do dia a dia complicado lá. Acredita! Vai por mim, investe em uma alimentação e os alimentos têm muitos outros componentes anti-inflamatórios: a vitamina A, a vitamina C, a vitamina A, o ômega 3, super anti-inflamatório.
E apesar de não ter falado deles aqui nessa lista, eu quero te dizer que é uma garantia que você tem uma alimentação anti-inflamatória. Quanto mais natural for a sua alimentação, mais anti-inflamatória ela vai ser. E se você quer fazer uma dieta com esse princípio, clica aqui que eu explico direitinho como é uma dieta mediterrânea, que é uma dieta que envolve esses alimentos todos aqui, é super anti-inflamatória.
E ele vai se arrepender. Até a próxima e essa princesa agora!