Oi gente, tudo bom com vocês? ‘Minha vontade é sair atacando tudo pro alto’ Recentemente a atriz Bárbara Paes virou notícia por declarar que se descobriu uma pessoa Não Binária. E olha, a impressão que eu tenho é que bem além dela, cada vez mais as pessoas se identificam com essa identidade de gênero – Sam Smith, Rebecca Sugar, criadora de ‘Steven Universe’, Jonathan Van Ness, Demi Lovato, Nico Tortorella, Rebecca Trans, Bryanna Nasck.
. . Mas afinal, quem são as pessoas Não-Binárias e principalmente o que que é ser Não-Binário?
‘Eu não sou capaz de opinar’ Ou Não Binárie? Bom, essa e outras dúvidas, algumas que vocês mandaram, você vai ver sendo respondidas aqui no primeiro vídeo do Põe Na Roda exclusivamente sobre esse assunto, demorou né? !
Eu sei. Mas antes não esquece de deixar aqui embaixo o seu joinha , se inscrever no canal se não for inscrito , ativar o sininho para receber as notificações e comenta aqui embaixo o que você achou dsse vídeo, se você conhece pessoas Não Binários, o que você pensa sobre o assunto? Ah, com respeito hein galera?
Sem invalidar outras existências. Mas bora lá ver quem são nossos convidados, ou melhor Les Convidades. Tomare que eu tenha acertado.
Olá, meu nome é Miguel, eu tenho 24 anos E aí Galera do Põe na Roda, tudo bem com vocês? Obrigado pelo convite. Aqui é o Serginho do BBB Oi.
Eu sou a Ane Molina, tenho 42 anos e me identifico como uma pessoa Não Binária Sou um homem trans Não Binário E eu estou super feliz por conversar com vocês um pouquinho sobre Não Binário Me explica aí, o que são exatamente Pessoas Não Binárias? Ser Não Binário é você não se identificar nem como homem e nem como mulher, por exemplo, eu me olho no espelho e eu não vejo um homem, e olho no espelho e também não me vejo uma mulher Para mim, pessoa Não Binária é uma pessoa que está fora da caixa, é uma pessoa que é fluida no gênero É alguém que não consegue se enquadrar ou não se ver enquadrado, inteiramente ou em parte com uma masculinidade ou com uma feminilidade que está no senso comum, ou seja, o que a maioria das pessoas entendem por homem ou por mulher Eu posso transitar muito do feminino pro masculino, mas não sendo aquele só o menino ou só uma menina Eles te querem colocar dentro de uma outra caixinha. Você sai de uma caixa e quer te colocar dentro de outra.
Você é um homem trans você tem que ser ‘muito homem’. Você é uma mulher trans você tem quer ser extremamente passiva sabe? !
Vão te tacar cirurgia , vão te tacar hormônios, vamos afinar essa voz, mas não é assim Como e quando você se descobriu uma pessoa Não Binária? Eu descobri mais ou menos uns dois anos e meio Desde de sempre eu soube que eu não era uma mulher com uma biografia comum né? !
Parecida com outras mulheres que foram modelos para mim ou amigas, enfim, então para mim foi muito mas achar um nome para isso com o tempo e com a pesquisa, enfim, do que realmente entender que eu era fora de um determinado padrão Eu primeiramente me entendi uma pessoa trans, sou um homem trans, só que aí como o passar do tempo e compreensão interna eu fui me entendendo uma pessoa Não Binária, porque é muito além do que eu ‘sou um menino, sou uma menina’, ‘isso é mais masculino, isso é mais feminino’, então para mim ser Não Binário é ser fora da caixa da sociedade Claro, eu nasci um menino, mas não basta só você nascer um menino ou uma mulher, você tem que saber o que seu psicológico te traz, o que te faz reconhecer, aí vem o gênero né, da pessoa. Só que eu comecei a me olhar no espelho e comecei a tipo ‘poxa, eu sou muito mais do que um gay andrógeno né? !
Então, porque o ser Não Binário não está só no visual Como eu posso saber que a pessoa é Não Binária? Tem alguma coisa na aparência dela que possa me indicar? Muitas vezes a gente entende que essa pessoa é Não Binária porque ela se auto define dessa forma, não necessariamente a aparência dela vai entregar tudo de cara A aparência é uma coisa empregada pela sociedade.
Ah, eu estou de calça, eu estou de camisa, meu seio não está aparecendo , sou um homem. Ah, eu tenho peito, eu tenho um cabelo longo, tenho a feminilidade mais ‘assim’, sou uma mulher. O ser Não Binário não está só no visual né?
! Tem pessoas que são Não Binárias e não representam isso fisicamente, esteticamente, visualmente falando com as suas indumentárias Roupa, modo de agir Não dá para saber quem é Não Binário ou é ou não é Não custa nada eu chegar na pessoa e falar como você se sente melhor que eu te chame Mas muitos têm o visual mais andrógeno também, misturam barba, misturam maquiagem, ou se vestem mais pro lado feminino ou mais pro lado masculino, também, também tem pessoas que mostram o gênero em forma do físico, do estereotipo, então isso também é muito legal E existem pessoas Não Binárias que não performam nada, entendeu? !
Não performam masculinidade, nem feminilidade, elas só são o que são e ponto. Eu transito muito assim, de dia as vezes estou com coque, fiz um coque e estou com uma camisa, estou com tênis, então assim, afloro bastante o quadro andrógeno, meu lado talvez mais masculino misturado com meu lado feminino, com a minha essência e isso é muito legal Oi oi oi Pedro, oi pessoal do Põe na Roda, eu sou o Tom Negro, o marrom mais bombom aqui da internet, e minha dúvida é quando se trata de pessoas Não Binárias, assim quando eu me refiro a elas, os pronomes femininos e masculinos importam ou fazem diferença? Fazem na medida em que essa pessoa diz que faz Eu prefiro que me trate no gênero masculino ou se não no neutro, entendeu?
! Então é tudo na base do diálogo, é tudo na base de como a pessoa e a outra pessoa se entende, somos pessoas plurais Não me importo também se me chamar de ele ou de ela, de bonito ou de bonita, de feio ou de feia, de chato ou de chata, então eu não me importo Uma pessoa não binária, geralmente usa pronomes e uma linguagem inclusiva ou neutra O Linde né? !
O Lindes tem pessoas que preferem ser chamadas assim Elu, me desculpa, até para gente é meio assim Mas eu não, você pode usar qualquer tipo de pronome para falar comigo A língua é viva, ela vai se transformando diariamente, então se a gente se acostumar a aprender e a reaprender a falar e a tratar as pessoas com respeito é só a gente se encaixar que tudo dá certo E como é que foi contar para sua família, para os seus amigos sobre a sua Não Binaridade? Eles conseguiram entender? E eles respeitaram?
Eu comentei com eles, eles acharam o máximo assim, eles estão acostumados comigo né? ! Então foi muito legal, ter esse afrouxe com eles, essa abertura que eles deram para mim.
Com os meus pais eu nunca precisei chegar e falar eu sou isso eu sou aquilo, tanto ser gay ou uma coisa do tipo É muito confuso para eles, porque eles sempre me trataram de uma forma Errrrrrrouuuu Aí me começaram a tratar de outra forma Errrrrrrouuuu Aí de outra forma Deu! Eu nunca tive que contar nada né? !
Minha família, meus pais, eles, os dois filhos sempre foram muito diferentões assim. Meu irmão teve várias questões na infância, eu sou dislexia, então assim, meus pais na verdade eles sempre souberam que eu não era uma mulher comum, uma mulher do senso comum. Então eu acho que eu tive o privilégio de ser acolhida desde sempre dentro das minhas diferenças Olá, eu sou a ministra Danata Alves, e estou estou falando para o site Põe na Roda que eu espero muito em Deus, eu tenho fé que este nome Põe na Roda não faça referência ao ato sexual feito por órgãos sexuais através de seus respectivos bumbuns.
Eu quero fazer uma pergunta para vocês que Não são Binários, na minha época ser Não Binário era o aparelho telefone que não tinha identificador de chamada. Todos nós sabemos que menino veste azul e menina veste rosa, e vocês Não Binários, que cor que vocês vestem? Responda a Ministra Danares.
Obrigada. Ah, olha, eu acho muito engraçado, porque cara Uma senhora aí disse que azul se veste para menino e que rosa para menina né? !
Não não não, roupa não tem gênero, ser binário também não gênero, ser homem, ser mulher, roupa não tem gênero, nós usamos uma tela de cores Usa o que você quiser Essa é a parte mais divertida, porque a gente pode usar qualquer cor e a gente pode inventar uma cor nova eu acho que estar nesse momento onde esse tipo de posicionamento de identidade está se consolidando é muito interessante que a gente possa não só descobrir coisas como partir de uma coisa que ainda não está definida e definir nós mesmos cada vez mais. Um homem não pode usar saia? !
Um homem não pode usar camisa rosa, porque nossa mano é muito gay, ah meu amor, Jesus usava saia, usava vestidão, ele era um hippie entendeu? ! As pessoas têm que entender que Jesus era o hippie mais liberal do mundo, que a roupa não tem gênero gente, vestuário não tem gênero Por que você acha que mesmo entre os LGBTs, muita gente não respeita a Não Binaridade, dizendo que é moda, que é frescura, que é brincadeira, diz aí para mim por que vocês acham que isso acontece As pessoas elas foram ensinadas a julgar, a não entender, a que a verdade delas serem as verdades absolutas, e dentro da comunidade isso não muda nada É porque a gente está numa cultura totalmente dualista né?
! A gente tem aí um legado histórico que vem aí desde a Idade Média, da Modernidade que é dualista entendeu? !
Então é muito difícil isso entrar no modo de pensar das pessoas, não é nenhuma opinião e nem uma ação, é realmente o modo de pensar E a identidade das pessoas, elas não podem ser anuladas, elas não podem ser questionadas, porque é o individual As pessoas precisam aceitar essa diversidade, essa cartela de cores Se eu respeito você ser um homem gay, porque você não pode me respeitar eu ser um homem trans? Por que você pode não respeitar eu falar para você, cara eu sou Não Binário e é isso, e está tudo bem Mas eu acho que quanto mais gente que tem alcance, mais pessoas conhecidas, celebridades se identificarem com o modo não binário de exercerem o seu gênero, eu acho que o futuro né? !
Um futuro mais pacifico e vai chegar cada vez mais rápido Você tem que ser o que quiser e ponto Sendo gay, sendo heteronormativo, sendo Não Binário, é isso, a gente tem que ser feliz.