Hoje eu vou te dizer quais são os alimentos que você até conhece mas não sabe o mal que ele te faz. Hoje eu vou te mostrar quais são os alimentos mais inflamatórios para você fugir deles, largar eles de lado sabe, não olhar mais para eles. Inflamação, a palavra inflamação vem do latim inflammatio, que significa "atear fogo", que é o que você sente, por exemplo, quando uma abelha te pica e dói para caramba!
E o teu corpo imediatamente começa a liberar substâncias para agir nessa inflamação, para desinflamar, para que aquela picada, aquele ardor, aquele veneno que a abelha pôs dentro de você dissipe e não te faça mal. Assim como o seu corpo reage localmente aquela picadinha de abelha que inflamou e que dói para caramba, o teu corpo também reage a uma inflamação crônica constante e silenciosa que é causada pelas substâncias, que você nem sabe o nome, que estão presentes nos alimentos que você come. .
. Alguns! Que é o que eu vou te contar hoje.
É essa inflamação constante sabe, crônica, silenciosa, que você não sente mas vai destruindo as células, é que te levam a desenvolver uma doença cardíaca, até asma, obesidade, até câncer, alguns tipos de doenças auto-imune inclusive lesões cognitivas, doenças degenerativas tipo o alzheimer, pode ter relação com alimentos pró-inflamatórios que você comeu a vida inteira e não naquela hora que você come e "Ai, comi um negócio, fiquei. . .
" Não! Ele vai se desenvolvendo, entendeu? Por isso a partir de agora você não tem desculpa, você vai saber exatamente quais são os alimentos que te fazem mal mas antes de eu te contar quais são eles, dá um like nesse vídeo!
E se inscreve no canal e faz essas coisas todas que você sabe que ajuda a gente! Enquanto você estiver comendo porcaria o teu corpo está preso numa guerra sem fim. Mas cada refeição é uma oportunidade para você evoluir, para você se cuidar sabe, só você pode fazer por você isso.
Por isso, a partir de hoje você vai saber o que melhorar em cada refeição para que cada refeição seja de fato uma nova e boa oportunidade para você ser uma pessoa mais saudável. Então se liga! O primeiro alimento que causa inflamação e não tem dúvida entendeu, não existe dúvida sobre o potencial inflamatório e que te leva a doenças crônicas degenerativas é o açúcar.
Esse é o pior ingrediente, altamente inflamatório o açúcar e ele está escondido em tudo ou em muita coisa. O pão, a bolacha, o bolo, o macarrão, o açúcar do café, entendeu? Aí nem está escondida, está arreganhado para tu e tu vai lá e põe né?
Quando você faz isso você está promovendo a inflamação, aquela inflamação constante que não dói que até é gostosinha né, açúcarinho, mas é altamente inflamatório e com o passar do tempo não tem outra solução senão alguma condição degenerativa porque estraga porque destrói sabe, a produção de compostos que lutam contra a inflamação vão desgastando e destruindo os tecidos celulares do seu corpo, cérebro, rins, fígado, o que for. Por isso é que você tem que diminuir a quantidade de açúcar que você consegue identificar. Se você come um pão, come meio pão, se você come três macarronadas pela semana, você vai comer menos macarronada na semana, você precisa intencionalmente tirar o açúcar do café ou então diminuir o número de cafés que você toma, que assim você já diminui o açúcar, percebe?
A ideia aqui é você saber que o açúcar te faz mal e fazer alguma coisa quanto a isso. Só saber não faz nada né? Uma ideia para iniciantes, pode ser para você né, você pode estar evoluído nos outros aspectos e aqui você pode começar por aí.
Se você me disser: "Não resisto à minha sobremesa. ", você pode comer a mesma sobremesa. Imagina que é um brigadeiro, você gosta do brigadeiro.
Aí você vai fazer o quê? Você vai dividir aquele brigadeirinho no meio e vai dar um pedacinho para alguém. Você vai comer brigadeiro?
Vai mas vai comer menos e aí você vai acostumando o paladar a menos e todo o mundo sobrevive a meio brigadeirinho, não é? E você já vai tirando o açúcar da tua vida, diminuindo assim, respeitando, entendeu? Mas lembrando que diminuir açúcar da vida não é só para quem tem peso a mais, está gordinho e que precisa emagrecer porque a gente está falando que o açúcar inflama e inflamação leva a doenças e qualquer um 'tá, sabe, tipo quem está na chuva se molha, quem come açúcar inflama, enferruja, oxida, envelhece, se ligou?
Pegou? Gordura trans é uma das coisas mais terríveis para a tua saúde, é tão terrível que você só pode comer 1% de toda a tua gordura da dieta pode ser trans, para não te fazer mal, para não te causar doenças degenerativas, para não inflamar o teu corpo completamente. Agora como é que você vai calcular?
1% da gordura que você come. . .
Não come! Como é que você não come a gordura trans? Não vai comer massa folhada, massa de pastel, macarrão instantâneo, sorvete industrializado e até bolacha recheada, tudo isso certamente tem gordura trans, que é uma gordura vegetal hidrogenada, que é a forma que a indústria arranjou para aumentar o tempo de prateleira do alimento.
Então os alimentos industrializados tem uma gordura vegetal hidrogenada, gordura trans. O consumo de gorduras trans que está só em produtos industrializados, entendeu? Está relacionado com diabetes, com doença de alzheimer e também está relacionado com alguns tipos de câncer e até o aumento da infertilidade.
Quer dizer. . .
Foge, entendeu? Gordura trans, onde é que está? Está no mercado, naquela secção dos pacotes que faz barulho e você vai para onde?
Para outras secções, vai para a feira. Aí você vai na feira e faz a festa na feira, entendeu? Uma dica para você fugir delas é procurar os alimentos da prateleira que tem uma etiqueta a dizer: "Não tem gordura trans".
Aí você fica, uffff. Ou então melhor ainda é fazer comida em casa, não comprar pacote pronto, não desempacotar nada em casa, come o macarrão normal, compra o molho de tomate ou então faz o molho de tomate com o tomatinho que você vai passar na feira para comprar. Quanto mais natural, seguramente mais saudável para você.
E aí você fica distante de gordura trans. A industrialização é muito recente e a verdade é que o nosso corpo não consegue lidar tão bem com os intensificadores de sabores, com os químicos, os conservantes que o aumento da população tem exigido à indústria, a garantir que o produto fica na prateleira e que dura mais tempo para evitar o desperdício e isso tudo. Mas se esses produtos que mantém os alimentos conservados não nos matam imediatamente, não nos fazem mal, não é verdade que eles nos fazem bem.
A gente tem que ter consciência e ler o rótulo das coisas e perceber que se essa carne processada tem alguma carne que é o resto que a indústria não vendeu e que não dá para vender, que eles né, que não é bonita e que se processa e que até é comestível mas eu chamo de "produto que come". Isso se come mas não é um alimento, alimento já foi faz tempo, entendeu? Às vezes é necessário mas tem que ter consciência de que o que tem aqui dentro nem tudo te faz bem e essa consciência vai fazer com que as suas decisões alimentares mudem e que você consiga decidir com consciência e pela tua saúde, oh eu, pela Tua Saúde, pegou?
Agora pensa na batata frita, começou a salivar? Hm. .
. Dá vontadinha de salivar? Eu conheço alguém aqui que está salivando!
Agora o que acontece com a batata frita, o problema não é a batata é a parte do frita, entendeu? Qualquer alimento que você frita, que você eleva o óleo a mais de 180º, que fosse desnatura, que cria substâncias tóxicas, acroleínas e afins e nitratos de coisas que deixam o alimento não só mais gorduroso, não só mais calórico, que te leva a obesidade, que te leva à inflamação, a própria imersão do alimento no óleo tornam o alimento mais inflamatório porque aquele óleo é tóxico para o teu corpo, em algum momento ele fica tóxico no teu corpo. Aí você me fala assim: "Tati, então eu vou fazer, vou usar minha AirFryer e não vou, não vou fritar nada entendeu?
Vou botar na Air Fryer ou numa coisa, vou por no forno. ". Mas se você puser no forno aqueles nuggets não vale, aqueles hambúrgueres prontos do supermercado também não vale, entendeu?
Fritura faz mal mas que alimentos você está fritando? A batata é boa, inocente e você. .
. Frita a pobrezinha, vira o vilão, vira má. Agora existem vilões que mesmo que você não frite já é mau, imagina o hambúrguer do supermercado que você não fritou, vai botar no forno ou os nuggets que você vai por no forno, ele já vem contaminado, entendeu?
De coisa ruim. Então frito faz mal por isso vai eliminar a fritura da sua vida mas não fritar alguns alimentos não tira deles o potencial maléfico que eles têm, por exemplo nesses casos que eu falei. Não, não!
Cospe, batatinha frita cospe! Está vendo que ele está mostrando o dedo do meio? Temperos prontos são a receita da morte!
Você pode fazer a receita de temperos de tudo o que é jeito na tua casa, você põe um azeitinho que você comprou fofinho, você põe um pouquinho do quê? Das ervas aromáticas, até da salsinha do seu quintal. Aí você mistura com as coisas, para ficar cheiroso, gostoso, não precisa comprar pronto, acredita, fica melhor do que aquele que é pronto.
"Ah, mas é tão prático. . .
", meu Deus! Mas não custa o teu fígado, o teu rim, entendeu? O teu pâncreas, por isso quando você compra um produto já pronto, um tempero, um molho pronto para você temperar, eles têm melhoradores de sabor, eles têm sódio que é a parte do sal que aumenta a pressão arterial.
Por isso se você está com problemas de pressão arterial pensa, você não pode ser dos molhos prontos que você anda usando porque tem muito sódio porque eles causam o quê? Dependência palativa, gustativa, você depende daquilo precisa daquele salzinho para você se sentir feliz né, porque é isso que os molhos fazem, tornam a comida mais saborosa. Tudo com ketchup fica melhor, é ou não é?
Papelão fica bom com molho pronto que você põe ali. "Ah eu como salada mas só que com aquele molhinho não sei das quantas. ", não vale, não vale.
. . Porquê?
Os molhos têm aditivos e conservantes e químicos e produtos que imitam o sabor, que melhoram o sabor, que intensificam o sabor, que fazem você babar por ele e isso tudo faz com que o teu corpo continue produzindo constantemente, todos os dias, substâncias anti-inflamatórias para combater a inflamação que você todo dia põe para dentro. "Ah mas eu comi uma salada. ".
. . Enfiado em molho.
O que é que você comeu mais, molhou ou salada? E basta o molho da salada para estragar, aquele molho pronto, cheio de coisas, para estragar porque eu, por exemplo. .
. Molho pronto da salada tem: óleo de girassol, tem vinagre, tem açúcar, estabilizante, aí depois começa. .
. Estabilizante E 415, E 412, estabilizante, conservante E 202, conservante E 385. Se calhar até são nomes bem compridos né, que não cabem na lista de coisas e aí eu fui pesquisar, aliás eu vou por na descrição deste vídeo um link da agência que regulamenta aqueles conservantes que você pode comer, quer dizer que não te matam ou que te causam mal mas só consumido em excesso, por exemplo, o conservante E 261 deve ser evitado apenas por pessoas com doença renal, ele é um estabilizador da cor natural dos tecidos animais, da carnezinha para ficar bonitinho, só pessoas com deficiência renal é que não pode.
Por outro lado o E 385 que eu li, pode produzir diarreia, vômitos ou cólicas apenas em quantidades muito grandes se você comer muito. O que é que é comer muito? Quanto é que tem naquele produto desse E não sei das quantas?
Não sei mas se eu comer muito eu posso ter vômito, cólica. . .
E só, ele só interfere um pouco com o ferro, absorção de zinco e de cobre, um pouco, mas ele está presente como estabilizador em algumas conservas e algumas bebidas. Quer dizer, quando é que você tem essa lista para tirar a dúvida se você é aquela pessoa que pode ou não consumir aquele químico conservante, que vai deixar aquele alimento gostoso, cheiroso, bonito para você comprar? Quando é que você tem essa lista?
Porque às vezes você está focado tanto naquele alimento, você comprou uma alface biológica, o tomate maravilhoso, você pegou a salsinha da sua, do seu quintal e está fazendo aquilo tão gostosinho, a cebolinha, aí você põe um molho e de graça, por nada, está contaminando uma refeição que podia ser super pró anti-inflamatória e está inflamando o teu corpo, entendeu? Então atitude saudável, eliminar tudo o que for molho pronto, faz em casa. Sabe aquela salsicha, mortadela, sabe aquele peitinho de frango que parece.
. . O peru, "Ah é peitinho de peru.
", parece tão inocente, tudo carne processada, carne extremamente processada, carne que não é vendida no açougue porque está feia, está velha, está em mau estado e ela é enviada para a indústria para se transformar naquele peitinho de frango que você acha que está fazendo a coisa mais maravilhosa do mundo, cheio de quê? De espessante, de estabilizante, de conservante, de sódio, de corante para fazer com que aquela carne processada. .
. Mais conservante do que nos molhos que eu li, então tenho: E 325, E 262, E 407, E 415, E 412, E 250, E621. .
. E tem vestígio de soja. Eu adorei porque a única coisa boa que tem aqui é o vestígio da soja.
O que eu quero dizer é que qualquer carne processada tem que ter produtos químicos para transformar ela numa coisa saborosa, vendável, bonita. Além disso, o processo de defumação ou apenas a ideia do aroma de defumado, eles derivam de uma substância que é o alcatrão, que é a mesma substância cancerígena do cigarro, que é terrível para a saúde, quer dizer nunca é uma opção boa comer alimentos, carnes processadas. Agora, o que você pode fazer, olha a minha solução, você pega um franguinho, você cozinha o frango na água com o temperinho que você quiser, que você tem lá o salzinho, as ervas aromáticas e não sei quê, deixa no congelador e antes de ficar duro, congelado, você vai tirar que dá para cortar facilmente em fatias finas e vai usar, aquilo sim é o peitinho de frango que você vai usar no seu pãozinho de tarde quando você quiser fazer um lanchinho, por exemplo.
Aí você tem um peitinho de frango que você sabe exatamente o que tem ali e aí é saudável. Agora que você já sabe, é fugir esses alimentos todos que inflamam o teu corpo para que a gente possa viver mais e melhor porque cada refeição é uma oportunidade nova da gente se cuidar e só você pode fazer isso por você né, você põe a comida na boca, a fonte da juventude está na sua mão, na decisão que você toma em cada refeição e o tempo. .
. Passa. E você não decide a velocidade que ele passa, ele simplesmente passa mas o que é que você vai fazer enquanto ele passa é que decide como vai ser a sua saúde no futuro.
E agora que você sabe quais são os alimentos inflamatórios que você deve fugir, clique aqui para você saber quais são todos os alimentos anti-inflamatórios para cuidar melhor da tua saúde! Até a próxima!