o olá hoje faremos um vídeo aula sobre os músculos da expressão facial eu sou professora marcele sua professora da última do curso de odontologia sou cirurgião-dentista mestre e doutora em ciências morfológicas pela unifesp especialista em implantodontia pela outra objetivo da aula de hoje é fazer uma descrição anatômica dos músculos da expressão facial das suas ações da sua elevação e relacionar um pouco com os procedimentos de harmonização orofacial os músculos da expressão facial ou músculos da mímica facial ele se localizam em um compartimento superficial da fase diferente de todos os músculos do corpo por quê porque
na face nós não vamos ter um revestimento de fáscia muscular os músculos da expressão facial eles não são revestidos por uma fase a muscular com os demais músculos do corpo na fase nós temos e essa peça aqui já foi removida e logo que a gente remove a pele nós vamos encontrar o tecido subcutâneo e esse tecido subcutâneo ele já vai estar misturado com as fibras com os músculos da expressão facial é essa face é esse tecido subcutâneo ele também é chamado de fáscia superficial é formado por um tecido conjuntivo bastante esse parto espalhado e gordura
e ele já se mistura com a tomada muscular de músculos da expressão facial então nessa peça por exemplo a gente já vê aqui esse tecido conjuntivo a gente de gordura e algumas estruturas aqui mas amar mandado já representa um fibras dos músculos da expressão facial e claro que a gente vai precisar remover um pouco esse tecido para identificar melhor os músculos mas não há o que eu quero mostrar nesta imagem e com esse e não é que não ao revestimento facial isso porque porque os músculos da expressão facial eles servem para movimentar a pele da
fácil então eles vão ter uma extremidade pode estar presa em osso ou eu compartimento mais profundo mas pelo menos uma das duas extremidades tem que se fixar na pele para movimentar a pele da face ea movimentação da pele da face tem dois objetivos primeiro realizar manifestar as nossas emoções e também controlar alguns instinto para eles que nós temos na fácil como a rima palpebral e as narinas ea rima oral então a movimentação da pele da face serve tanto para as emoções para mímica como também para controle de esses frutas a movimentação da pele da face
ela vai formar então pregas durante essa movimentação como passar da idade como a pele perde elasticidade essas pragas elas vão se tornando permanentes elas vão ficando marcadas na pele por isso que a movimentação ação esses músculos determina a formação de pregas está diretamente relacionado com a formação dessas rugas ou linhas de expressão então acaba tornando nós temos os músculos da expressão facial e um compartimento superficial da fase coberto e meio que misturado a fáscia superficial ou seja o tecido subcutâneo eo a unidade fixa em pele para movimentar a pele da fácil aqui então a gente
tem essa imagem de uma pessoa representando a pessoa mais idosa já com essas marcas essas rugas ou linhas de expressão já é definitivas ou seja já permanentes nessa pele essa imagem aqui de cistos como se fossem cistos é só para do ponto de vista didático também lembrar que as incisões na fase tem que respeitar essas linhas de expressão para facilitar a cicatrização pó por conta dessas rugas que são formadas na fácil pela movimentação da pele existem algumas técnicas para amenizar a formação dessas rugas que que é aplicação da toxina botulínica é para que esses músculos
diminuam a sua atividade e dessa forma diminui a diminui a atual as festas rugas sobre as diversas linhas de expressão na face então aqui a gente tem uma imagem de um esquema onde está custando representados os músculos da expressão facial e alguns desses pontos não é o objetivo da nossa aula definir esses uns mais eu vou fazer uma abordagem funcional dos músculos para que a gente possa compreender o porquê da aplicação da toxina em alguns pontos que já são conhecidos bom a toxina botulínica ela atua exatamente por que a gente chama de junção neuromuscular então
todos os músculos da expressão facial assim como qualquer outro músculo esquelético ele vai ele vai ter uma ligação com o que a gente chama de placa motora ea junção dessa placa motora uma fibra muscular a gente chama de junção neuromuscular nos músculos estriados esqueléticos que é o caso dos músculos da face é essa junção a gente é essa junção neuromuscular aqui nós temos a liberação de acetilcolina um neurotransmissor que atua nessa junção é a sétima colina e com a liberação dessa certinho colina vai se determinar o potencial de ação nessas fibras musculares para que elas
se encontravam quando a toxina botulínica lá e entra em ação ela impede exatamente ação dessa certinho colina produção e ação nessa parte o colina dessa maneira é com se ficassem paralisados e por isso eles não movimento a pele e não formam as rugas tá bom então para que a gente entenda tem uma análise funcional desses músculos e compreenda então a os diferentes é as diferentes aplicações de toxinas das diferentes áreas em que fez toxinas só fica essa toxina aplicada vou então fazer uma demonstração de cada músculo separadamente mostrando as ações e depois vamos recapitular todos
esses motivos é importante quando a gente estuda também os músculos da expressão facial a gente saber em que parte do outro ele se prende não só em que parte da pele mas também que parte do outro para que a gente entenda melhor as suas ações vamos começar com a região da fronte onde nós temos um músculo frontal o último frontal ele faz parte de um músculo complexo chamado de musculo occipitofrontal então aqui é um músculo frontal oi raquel músculo occipital e entre eles existe uma aponeurose que recobre a calvária chamada de aponeurose epicraniana então músculo
completo é esse músculo occipitofrontal com aponeurose entre eles para nós o que importa nas expressões da fase é apenas vezes dentre que é o músculo frontal o outro frontal então ele se prende na aponeurose é que craniana e no outro frontal possui fibras verticalizadas que se fixam na pele da fronte as fibras quando elas contraem elas formam as rugas ou as linhas de expressão que são sempre perpendiculares ao sentido das fibras então como a gente viu na imagem até que ou as rugas na fronte estão horizontalizadas bom as fibras e então como elas se prendem
na pele da fronte elas vão determinar ela elevação da pele da fronte como a gente pode ver nessa imagem aqui e elevação da pele da fonte é típica de uma expressão de surpresa quando a gente tem um susto por exemplo então essa é a estação que a gente tem e aqui estão as rugas observe que são roupas horizontalizada das mas tem uma pequena depressão no centro totalmente porque são dois músculos então aqui no centro a uma depressão que é exatamente a linha de união no músculo direito com músculo esquerdo aqui um esquema mostrando o sentido
da contração então quando as filhas contrai puxam a pele para cima aqui a gente tem uma imagem uma peça anatômica e aqui foi feito uma secção músculo frontal para mostrar como aqui também que coberto por ele está no outro músculo chamado co e do supercílio que eu vou falar nos slides aqui então é evidentemente que quando se deseja amenizar as rugas na fronte a toxina botulínica tem que ser aplicada numa e agora vamos para o músculo orbicular do olho o tempo orbicular vende órbitas porque as fibras que dispõe como órbitas concêntricas quando a gente pensa
em músculo em forma nessa forma de órbitas com órbitas concêntricas imagine que a contração vai ser uma contração todo em direção centro tem dentro a diminuir esse músculo sempre indicação centro por isso que esses músculos geralmente funcionam com uma esfíncteres fechando esse face é o que acontece no orbicular do olho esse orbicular do olho ele é bastante anto ele tem fixação aqui na nos ossos que compõem a margem orbital mas ele também se prendem nos ligamentos lágrimas e na pele da pálpebra e a pele que está circundando a esse é o músico muito amplo e
a gente pode dividir em duas porções à tarde orbital essa parte mais grossa e mais externa e a parte palpebral que essa parte mais fina que fica exatamente aplicado sobre a pálpebra qual é a diferença disso a parte orbital ou se é mais grossas e está mais internamente realiza um movimento mais forte de toda a pele ao redor do olho já a parte palpebral é que faz um movimento mais leve de fechar a pálpebra com os atuam no fechamento da pálpebra eles não abrem apalpada quem abre a pálpebra é um músculo levantador da pálpebra que
não é um músculo da expressão facial é um músculo extrínseco do olho se o tempo fechar e abrir o olho então é um termo que não é correto né então certo é abrir e fechar as faltas oração o fechamento por ação do músculo orbicular do olho bom então vejam que essa parte orbital como se estende aqui além das pálpebras realiza uma contração direção ao centro e as rugas na pele que são perpendiculares elas vão se estender por toda essa área adjacente ao molho e o que as pessoas chamam vulgarmente de pés de galinha o que
fica esse aspecto não é detergente aqui nessas rugas assemelhando-se a pé de galinha com a idade essas rugas vão ficando permanente se recebe esse nome popular é e que já se consagrou um pouco também entre os profissionais aqui a gente tem um esquema mostrando esse aspecto é vivenciando esse aspecto em forma de obras e mostrando que essas hortas elas vão fazer esse movimento em direção ao centro é bom existe uma relação importante do músculo orbicular do olho com músculo frontal principalmente nessa região de sobrancelhas nos procedimentos de harmonização o que é muito comum luz uma
luz procedimento de harmonização se realizar além da aplicação da toxina na região frontal para diminuição dessas rugas também trabalhar a questão da sobrancelha posicionamento de sobrancelha vejam se a gente aplica a toxina botulínica nessa parte do frontal a gente vai deixar de ter uma ação elevadora e dessa área aqui dessa parte da fronte que vem junto com essa postando a sobrancelha né que é contigo ou com postando a sobrancelha então se a gente aplica aqui a gente vai tirar essa ação se a gente aplica no orbicular do olho na região de sobrancelha a gente vai
deixar de ter uma ação de abaixamento bom se a gente tem um equilíbrio desse com esse ou seja não têm a elevação e também não tem abaixamento tudo bem mas se houver predomínio da ação do frontal a sobrancelha varqa se tiver um predomínio da ação do orbicular a sobrancelha vai baixar então se você quiser arquear tem que a toxina tem que atuar mais no músculo abaixador paralisia ou abaixamento para sobressair a elevação e se você não quer uma sobrancelha arqueada deseja baixar você tem aqui paralisar essa porção para que haja um predomínio do orbicular um
predomínio do apartamento e se quiser manter tem que ter um equilíbrio esses dois minutos então é uma é uma área que tem esse trabalhar em equilíbrio de músculos que tem ações contratos e ainda nessa região frontal veja o que já partindo para região da glabela aqui já na área da novela que essa região central que entre os supercílios nós temos um músculo chamado músculo próprio o próximo ele não vai parte do frontal ele é um outro músculo que está na região da isabela ele tem origem no osso frontal na área da gabriela e se insere
na pele da glabela pegando essa parte medial da dos supercílios então ele fica exatamente nessa área então alguns com mediano é o outro ímpar mediano que fica na região vai lá boa ação dele vai ser conjunta com os músculos corrugadores dos supercílios esses músculos eles ficam na área do superfill compôs o público estão cobertos pelo músculo frontal vejam que nesta imagem o músculo furtado está seccionado e a gente estava compartimento mais profundo demonstrando corrugador do supercílio nesta imagem também o frontal está seccionado para mostrar profundamente a ele o qual lugador do supercílio veja o que
a origem e é nessa parte medial da margem supra orbital e a inicialização é na porção lateral da sobrancelha ou seja busto perfil ou seja se a origem do computador é aqui e a exceção é lateral significa que quando ele contrai ele vai puxar o supercílio para baixo para medial que ele vai puxar daqui para cá e o próximo que está nessa região medial também puxa essa área para baixo e para medial então eles vão atuar conjuntamente realizando essa ação em que vai haver o tracionamento do supercílio para baixo para medial e o tracionamento da
região da isabela também para baixo e já está na medial lá então um movimento para baixo então vamos ter toda essa ação conjunta para adicionando o supercílio e a região da isabela para baixo e nós podemos gerar tanto rugas verticais que são perpendiculares ao povo gador verticalizadas né então verticais mas perto de populares algum jogador e também um alugo horizontalizada que é perpendicular as fibras do próprio aquele uma pessoa mais jovem veja que mesmo forçando tô bem só um pouco aqui do próprio exatamente pela maior elasticidade da pele aqui a gente tem um esquema mostrando
o sentido da ação do músculo o qual o jogador puxando para o centro para mediar o trabalho e o próprio também puxando para baixo fazendo esse movimento de dúvida é o movimento mesmo uma expressão um pouco sombria é bom o músculo nasal ele já é o último que está mais relacionado o controle de esfíncteres assim como regular do olho ele fica sobre o nariz sobre o dorso do nariz e esse músculo ele tem dois tipos de fibras duas porções tem uma porção compressora essa que a gente tá vendo aqui sobre o dorso do nariz a
gente bem melhor nesta imagem então olha só aqui a poção a conversa se dispõe com fibras aqui horizontalizada sobre o doce do nariz ea parte de matadora ou alá têm sido as mais verticalizadas e vem aqui da maxila em direção a asa do nariz então observa em que pelo posicionamento das fibras essas duas porções vão ter as suas distintas sendo que a parte transversa quando o contrário vai promover a compressão com tivesse apertando assim nariz ea parte de lá para dora como está aqui lateralmente ela está no corada aqui no pilar canino da maxila quando
ela contrai ela puxa asa para cima e pra lateral fazenda dilatação das narinas então aqui é a parte de lá tá doida tá bem discreta nesta imagem e aqui é parte compressor então vai fazer tanto a compressão com uma dilatação das marinhas e aqui um esquema mostrando a parte compressora que vai quando o contrário com as filhas e as filhas vão importar elas vão acabar comprimindo e essa como a origem aqui na no pilar canino da maxila ea inserção na asa do nariz como contrai puxa essa água para cima e pra lateral ó e agora
vamos para região de lábios movimento de lábios os lábios nós temos essa camada muscular importante cima que a músculo orbicular da boca assim como o bico lá do olho tem fibras concêntricas em forma de órbitas e essas fibras esse músculo também vai prestação de esses fim ter vai ter essa ação de fechamento da rima oral que é o espaço entre os lados então essa é a ação principal do músculo orbicular da boca como as fibras são concêntricas em forma de obras quando elas contraem elas contraem encurtando e pressionando comprimento em direção ao centro promovendo assim
o fechamento da rima oral o estado de contração mínima seja o tônus muscular desse dessa musculatura dessa área vai fazer com que haja também uma pressão no lábio que deve estar em equilíbrio com a pressão dos músculos e introduz então esses músculos quando eles estão é nós no estado de contração mínima eles devem estar em equilíbrio com os músculos entre orais para a manutenção do posicionamento dental então os dentes ele se mantém posição também por esse equilíbrio muscular quando há um desequilíbrio entre esses músculos a gente pode ter uma alteração por exemplo o paciente respirador
oral que não realiza o selamento labial adequado ele vai ter uma menor pressão dessa musculatura seja uma menor é uma hipotonicidade dos músculos do lábio e validam ocorreu um predomínio dos músculos intraorais atuando sobre os dente o podem vestibularizar certo então esses muito esse músculo orbicular ele é importante para a manutenção do posicionamento dos dentes e é importante para essa ação de espírita para fechamento da rima oral só que o uso orbicular da boca ele não atua só existem vários outros músculos que movimentam os lábios inclusive as fibras vão se misturando com ele para atuar
em diferentes partes em diferentes sentidos nesses lábios então a gente joga e serva uma festa anatômica que aquela imagem esquemática das fibras em órbitas ela não é tão real observe como ela entrar no vida aqui ela entra no vida pelos músculos depressores aqui pelos músculos levantadores aqui também a gente observa vejam que a fibra ea 10 continuidade dela partir do momento que outros músculos vão se misturando tanto os músculos depressores quantos músculos e vão-se misturando para poder também atuar sobre esse lado e então em uma imagem esquemática as fibras são 20 definidos que não é
o que acontece na realidade a gente vê aquela mistura é bom aqui a gente tem uma imagem da ação do músculo orbicular da boca quando ele contrai que aquela ação desses finta de fechamento dos lábios selamento labial e claro que se for contraindo cada vez mais vai projetar os lábios para frente com acontece nesta imagem observe em que as rugas que se formam na pele perpendiculares essas fibras ficam então verticalizadas contornando o lábio e é o que as pessoas acham longamente de código de barras e aí bom então agora vamos entrar na sequência de músculos
que movimentam os lábios juntamente com veicular da boca vamos começar com os músculos levantadores e vamos seguir uma sequência de medial para lateral então vamos começar com o músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz então logo lateralmente ao nariz primeiro músculo que a gente veio aqui é o levantador do lábio superior e da asa do nariz ele tem um origem e o processo frontal da maxila aqui a gente vê que o seu tendão essa imagem tá mostrando a peça é evidenciando a sua origem aí as suas fibras descem são fibras verticalizadas que
descem se fixando tanto na asa com no lábio superior nessa parte bem medial do lábio superior e aqui nessa festa a gente vê também logo latera mim lateralmente ao nariz veja que é bem mais difícil de visualizar esses músculos na festa esses músculos eles são muito finos e as fibras elas são muito misturadas quando a gente de seca a gente encontra um verdadeiro tapete muscular e a gente vai diferenciando esses músculos a partir da inclinação de suas fibras não é tão simples como a gente vê no esquema no desenho e muito menos como os esquemas
que a gente se encontra por aí de animação claro o seu mais didáticos mas na peça veja o que é tudo muito mais discreto por isso é que eu estou utilizando a festa e os desenhos para facilitar a localização entendimento então olha só levantador do lábio superior e da do nariz levantador do lábio superior e da asa do nariz aqui a gente tem também nesta imagem o levantador do lábio superior e dado nariz e essa certa mostrando o sentido bom então quando assim para se encontrarem em que sentido que ele vai fazer atração da pele
observa em que por esse originar aqui vai puxar tanto a asa como lábio para cima e como ele fica muito perto aqui do nariz forma-se uma prega lateralmente ao nariz que dá é que forma que ela ama aquela expressão de nojo de asco de desprezo nem todo mundo consegue realizar um ultrassom desse músculo isoladamente e aí seguindo essa sequência de medial para lateral aqui levantador do lábio superior e da do nariz logo lateralmente músculo levantador do lábio superior desse lado da imagem a gente observa que o início do levantador está coberto pelo orbicular do olho
então não vejo desde o início eu vejo só uma parte do músculo que vem direção ao lábio superior desse outro lado o orbicular foi parcialmente removido a gente consegue ver a origem do levantador do lábio superior ele se origina na margem e flor vital e suas fibras descem tem uma tem um sentido elas são verticalizadas né e elas descem em geração também a essa parte medial aqui do lado superior então esse é o levantador do lábio superior nesta imagem a gente observa bem também o levantador do lábio superior e partindo da margem pro-vital que está
coberta pela orbicular do olho certo então vamos na sequência levantador do lábio superior ea do nariz levantador do lábio superior aqui mostrando a ação dele como ele inventar aqui para o lábio puxa o lado para cima só que não é aquele movimento lateral é ele trace o nessa parte medial para cima que quando a gente dá risada ou quando a gente sorrir em algumas pessoas com os simples num leve sorriso já põe bastante essa parte medial aqui da boca exatamente porque se muscular bastante ativo mas um sorriso leve normalmente ele não chega a atuar porque
ele vai puxar essa parte medial do lado para cima que é o movimento típico dá um sorriso mais forte ou de uma risada o lateral mente a ele e um pouco mais profundo nós temos um músculo levantador do ângulo da boca o levantador do ângulo da boca ele é um pouco mais profundo porque isso origina na fossa canina então observa em que como levantador do lado tem origem um pouco mais superior então ele acaba comendo parte do levantador do ângulo da boca e aqui na imagem que todos estão super costas ele aparece assim a gente
veio levantador do lado superior da asa do nariz levantador do lábio superior e aparece aqui um pedacinho do levantador do ângulo da boca porque o restante está coberto tanto pelo levantador do lado como pelo segundo bom então ele se origina na roça canina e vem para o ângulo da boca como ele vem daqui para cá com fibras praticamente verticalizada ele também puxa o ângulo mas é para cima sem aquela inclinação lateral ética do sorriso entendi a tua mais e um sorriso mais forte ou na risada e não sorriso leve ele vai puxar essa parte do
lado para cima aqui a gente vê também o levantador do ângulo da boca vejam que ele está aqui facilmente coberto pelo levantador do lado e feliz e românticos e os músculos zigomáticos geralmente são dois eu falo geralmente porque pode acontecer dos dois estarem juntos mas geralmente eles são dois músculos que se originam na face lateral do osso zigomático use cromático maior ele vem em direção ao ângulo da boca e os e romântico menor ele vem medialmente em direção lábio superior nesta imagem a gente observa bem o zigomático maior vindo em direção ao ângulo da boca
e o zigomático menor vir em direção ao lado ele não faz essa curva a questão imagem para mostrar a profundidade é que parece que ele está fazendo a turma mas ele vem com essas fibras oblíquas em direção a ângulo e lábio respectivamente a que eles estão seccionadas a gente observa bem a origem dos dois na face lateral do outro zigomático bem juntinho a origem dos dois é isso que às vezes eles estão unidos até o fim forma o único músculo e aqui mostrando a inserção do zigomático maior no ano e a dominó vai ser no
lábio superior um pouco mais medial e esses dois músculos como eles têm essa inclinação eles têm essa obra equidade quando eles contraem eles vão tracionar o ângulo da boca no caso do zigomático maior e o lábio superior no caso de romântico menor nesse sentido para cima e para lateral que é o movimento típico de um sorriso amplo então observe aqui a ação dos dois puxando o o ângulo e o lábio e formando essas pregas laterais algumas pessoas têm uma inserção desses tendões os tendões são mais fortes que me empresta mais forte na pele e isso
determina a formação da aquelas covinhas não é que mesmo com uma pessoa não está rindo até pode aparecer tá certo é muito comum essas covinhas na região dos zigomático maior e melhor fo tá bom agora vou falar um pouco da relação de alguns desses músculos levantadores com um sorriso gengival é uma das causas do sorriso gengival no caso de uma paciente como essa por exemplo pode ser uma interatividade dessa musculatura nem sempre é quando esse sorriso gengival é causado por uma hiperatividade de músculos levantadores a toxina botulínica ela pode ser utilizada para diminuir essa atividade
e portanto diminuir é abaixar essa linha do sorriso e skol ou menos a gengiva e como é que pode ser feito isso quando a hiperatividade acontece aqui no lábio acontece pela ação desses três músculos principalmente levantador do lábio superior e da asa do nariz levantador do lábio superior e zigomático menor e o que a gente já identificou então como eles estão próximos e convergente em direção a essa parte medial do lábio aplicação da toxina pode acontecer aqui no centro para quando como essa toxina latte espalha ela vai conseguir atingir os três em uma única aplicação
a referência anatômica para isso é asa do nariz ea que a gente tem um artigo que descreve a técnica até o 2013 mostrando que a referência então é a asa e a gente vai um centímetro mais ou menos lateral a asa do nariz mais ou menos três centímetros acima da comissura labial nesse ponto a gente vai conseguir com a luz de esse pagamento nessa toxina de maneira atuar nesses três músculos ao mesmo tempo então o que é uma boa técnica para fazer as an para que a toxina atue sobre esses músculos e diminua a baixas
a linha do sorriso e corrija pelo menos temporariamente esse sorriso gengival então esse artigo mostra aí o caso mostra a área de aplicação o sorriso como era vejam aqui a exposição gengival e após a aplicação a rua baixamento dessa linha de sorriso e a menor exposição da gengiva mostra também esse outro caso inclusive um caso em que há uma assimetria nessa altura essa elevação seja além de ter uma interatividade a interatividade assimétrica e com aplicação houve uma correção tanto abaixamento com uma correção dessa assimetria e menor exposição gengival bom mas o cuidado que a gente
tem que ter quando a gente faz isso é que algumas pessoas e além de ter uma exposição gengival anterior foi uma limpar atividade desses músculos levantadores que eu acabei de falar ela também pode ter uma exposição posterior um sorriso muito uma conversa cidade muito grande né nesse sorriso e uma exposição muito grande da região posterior e isso é que acontece por ação de outro músculo que é o cinemático maior os irmãos mais com menor também ajuda então nesse caso a gente precisa também atuar nos zigomáticos porque senão a gente vai abaixar esse sorriso na parte
central e ainda vai evidenciar mais exposição posterior dando nesse aspecto maquiavélico o sorriso então quando a exposição gengival é anterior e posterior além da ação sobre esses músculos levantadores o que é possível também temos que atuar nos músculos e românticos e continuando agora já mostramos todos os músculos levantadores vamos agora para um risório e depois para os músculos depressores o irrisório é o único músculos da expressão facial vezes que eu acabei de falar ele é o único que não tem origem óssea ele se origina na fáscia massetérica e ele pode estar ausente então olha só
aqui a gente tem a face a que recobre uma seta e a parótida o episódio ele vem a partir dessa fáscia com fibras horizontalizada e se inserem no ângulo da boca como ele tem fibras horizontalizadas ele vai tracionar o ângulo da boca lateralmente se informar que ela angulação típica do sorriso tanto que apesar do nome irrisório ele não é o principal músculo sorriso principal músculo sorriso é o zigomático maior aqui vejo elas são dele então ele vai para acionar lateralmente e essas covinhas ou uma boca semi-aberta dá esse outro essa outra expressão não pode ser
uma expressão de um sorriso mais sem graça ou pode ser inspiração também mais raivosa mas não é aquele sorriso ando uma gente tem o zigomático maior e a observe também que o risório ele passa sobre um senador senador ele tá aqui então ele é superficial ao musculo bucinador e agora vamos para os músculos depressores nós temos o depressor do ângulo e o depressor do lábio inferior é bem fácil diferenciação desses dois músculos até mesmo na peça vejam o depressor do ângulo da boca ele tem origem na base da mandíbula e suas fibras convergem em direção
ao ângulo então ele vai assumir uma forma triangular porque ele tem uma origem ampla na base e as fibras vão convergindo em direção ao âmbito são fibras convergência o último tem forma triangular a gente observa aqui também a origem na base ea inserção no ângulo e eles então vai puxar para acionar o ângulo da boca para baixo e expressão de tristeza o descontentamento é um depressor do lábio ele já tem fibras paralelas que se dispõe de relação ao lábio também tem origem na base da mandíbula mas vai ficar parcialmente coberto pelo defensor do ano e
suas fibras seguem paralelamente até o lábio inferior porque a gente ver também melhor nessa imagem aqui então observe que ele já tem uma forma mais retangular só que ele é parcialmente coberto pelo defensor do ano então a gente só visualiza partido de pessoa do lado inferior ele vai para acionar o lábio para baixo e até a sua é versão que é como mostra aqui essa imagem esses movimentos de depressão de lábio de ambos estão muito associados a expressão de tristeza de descontentamento a e no centro mais medialmente na região do mento temos um músculo mentual
o outro momento ao ele vai ele se origina nos tubérculos virtuais também na forçamento ao e se insere na pele domingo quando ele contrai que ele é leva a pele domingo então aqui a gente vê esses músculos na região inferior depressor do lábio inferior do ângulo da boca depressor do lábio inferior muito alto vejam que o mito ao também é parcialmente coberto pelo depressor do lábio inferior aqui um esquema mostrando ação dos três depressor do ângulo que abaixo o ângulo depressor do lábio que abaixa o lábio mentual que eleva a pele do momento nessa elevação
do perto da pele do mito vejo que podem se formar rugas ou pregas né formas essa prega principal e outras outros é enrugamentos nessa região de mento que é muito comum e as pessoas mais aqui a gente vê o suco formado pelo depressor do ângulo e também aqui a marca deixada pelo defensor do lábio inferior e é bom e aí nós temos um músculo bucinador ovo senador ele apesar de estar nesse grupo de músculos da expressão facial também não uso tão relacionado com expressão e 5 movimento da bochecha ele é a camada muscular da bochecha
ele tem 4 fixações ósseas e ao músculo muito importante também na ação da substância só olha só aqui a gente tem uma imagem mostrando o óculos senador o irrisório ele passaria com uma faixa aqui foi removido não aparece nessa imagem e veja o que ele fica logo à frente do músculo mas reta e forma toda essa parede muscular da bochecha nessa imagem a gente observa o uso do senado é porque está quase todo coberto pelo seguro máticos e assim é o risole tem um pedacinho de isola aqui também que não deixa a gente identificar é
todo esse músculo bucinador ele fica um pouco mais profundo coberto por alguns músculos por alguns outros músculos da expressão facial essa imagem mostra as suas fixações ósseas então vejam sou aqui na frente a gente vê que ele se prende no próprio auricular da boca intervir em direção aos lagos mas aqui a gente visualiza as fixações ósseas desse músculo super igualmente ele se fixa na base do processo alveolar da maxila e quem quer realmente ele se prende na base da parte alveolar da mandíbula e posteriormente ele se prende no ligamento pterigomandibular então recapitulando o único senador
tem 4 fixações uma fixação anterior nórdico lar da boca uma fixação superior na base do processo alveolar da maxila uma fixação inferior na base da parte alveolar da mandíbula e uma fixação posterior no ligamento pterigomandibular a quitação um senador na base do processo alveolar da maxila e na parte alveolar da mandíbula é o que determina a altura do forma esse do vestíbulo então aquele fundo divertido o nosso vestido a altura dele é definido exatamente na região posterior pela infecção dá esse mundo e aqui o posterior chamado ligamento pterigomandibular é esse que a gente visualiza aqui
nessa visão interna da cavidade oral esse ligamento coberto pela mucosa forma prega pterigomandibular que a gente visualizar bem na região posterior quando o paciente abre a boca então é aqui que termina o senador portanto é aqui que termina a bochecha por senador então se ele começa a parede lateral da bochecha significa que ele é o componente muscular da parede lateral da cavidade oral então quanto a gente realiza nos movimentos por exemplo na mastigação é ele que vai fazer esse movimento de empurrar a fazer um momento contração da bochecha para empurrar o alimento contra os dentes
tem quanto a gente está movimentando a mandíbula o bucinador ele está empurrando o alimento contra os dentes a contração da bochecha para que isso aconteça e favoreça a nossa mastigação tanto que um paciente com paralisia facial ele não consegue fazer esse movimento e os alimentos tendem a se acumular no vestíbulo da boca outra ação importante também quando ele contrai ele faz uma pressão negativa que realiza possibilita a realização da sucção que é um movimento tão importante principalmente nos temas aqui essa imagem eu coloquei essa imagem para mostrar a relação do músculo se andou com atrofia
óssea então paciente pessoas que têm atrofia maxilar ou mandibular eles vão ter uma perda do da parte alveolar e do processo ao vê-la com i o senador vai ficar bem próximo a esse rebordo portanto o vestido não vai ficar mais raso e aqui nessa imagem a gente tem o músculo bucinador totalmente dessecado aqui anúncio uma certa logo à frente o músculo bucinador aqui já é a região do nariz não sei se localizar e-mail invertendo o lado a gente tem aqui do lado direito bucinador formando essa parede muscular da bochecha aqui atrás o músculo mais cedo
então vejo no e leandro e a fixação dele no poço pessoas que utilizam o instrumento de sopro eles tendem a despender essas fibras e o senador então ele tende a ficar maior o e pra finalizar a sequência de músculos temos um músculo platisma que não é da faz exatamente o platisma é um músculo superficial que está no pescoço e se origina na fáscia peitoral e ali ele vem com as fibras por todo o pescoço naquele de um lado e do outro e ao chegar na face e ele entra aqui se misturando com alguns músculos depressores
então ele inclusive o platisma ele pode ajudar nesse movimento de depressão de ângulo e lá principalmente do ângulo da boca verde que aqui até parece ele se misturando um pouco com risório e com depressor do ângulo da boca o platisma ele pode estar ausente no pescoço exatamente ele não tem uma função oi e aí eu coloquei essas imagens aqui no fim só para a gente fazer uma revisão para a gente recapitula a sequência desses músculos essa imagem eu gosto muito porque ela mostra a explicações ó sejam música de alguns desses músculos e essa fixação óssea
é muito importante para a gente entender a ação muscular então vamos lá esse músculo falando de medial para lateral aqui são os músculos levantadores esse é o levantador do lábio superior e da asa do nariz que se origina no processo frontal da maxila lateralmente temos o levantador do lábio superior que se origina na margem infraorbitária aqui a gente vê um pedacinho uma parte do levantador do ângulo da boca que se origina na fossa canina e aqui a gente vê os dois e romaticos zigomático menor o vasco maior os dois se originando na face lateral do
osso zigomático a quem tem uso bucinador sendo atravessado aqui pelo ducto parotídeo eu e são a característica do senador e vamos agora para os depressores depressor do ângulo da boca origem na base da mandíbula fibras convergentes para o ângulo da boca depressor do lábio inferior fibras paralelas em direção ao lábio inferior e músculo mentual que vem da fossa amigo auto peças virtuais para pele momento e aqui o nosso orbicular da boca que se mistura com essas fibras desses diferentes únicos aqui vamos também incluir a região frontal e ao vivo lá então aqui temos um músculo
frontal nós conseguimos verticalizadas da aponeurose e do osso frontal para a pele da fronte aqui o músculo prócero que se origina no outro dado a bele se insere na pele da novela e aqui cobertos pelo frontal os músculos corrugadores dos supercílios e aqui o orbicular do olho parte orbital arte palpebral os levantadores que nós já vimos orbicular e os defensores também que nós vamos nessa imagem então é essa toda a sequência toda identificação dos músculos da expressão facial aqui em uma peça na túnica também a gente visualiza aqui o orbicular do olho parte orbital parte
palpebral levantador do lábio superior da asa do nariz levantador do lábio superior zigomático menor zigomático maior aqui a gente vê uma parte do senador um depressor do ângulo da boca depressor do lábio inferior e aqui são um pouquinho do músculo mentual nesta imagem também a gente visualiza os músculos super postos e aqui uma dissecação pouco mais profunda mostrando as suas origens vejam levantador do lábio superior da asa do nariz levantador do lábio superior eo levantador do ângulo da boca a gente vê só um pedaço zigomático menor zigomático maior visório passando superficialmente alguns senador depressor do
ângulo da boca triangular depressor do lábio inferior fibras paralelas músculo mentual orbicular da boca com as fibras concêntricas que se misturam com essas outras fibras e aqui as origens a origem do levantador do lábio superior cuidado do nariz no processo frontal da maxila a origem do levantador do lábio superior na margem from metal origem do levantador do ângulo da boca na fossa canina origem dos zigomáticos na face lateral do osso zigomático aqui também mostra a origem dos dois depressores na base da mandíbula então agora tá bem a gente conseguiu identificar bem os músculos suas origens
e diferentes e machos e ir para finalizar lembremos que a inervação desses músculos se dá pelo nervo facial que é o sétimo par craniano não é objetivo fazer uma estudo anatômico do nervo facial por um todo mas só para vocês observarem que uma peça anatômica vejam que o nervo facial ele merge aqui no crânio e vai se espalhar pela face para suprir todos os esses músculos da expressão facial então temos aqui os ramos temporais ramos zigomáticos ramos bucais ramo marginal da mandíbula erramos cervical o que cada um desses amo se leva é só seguir a
sua distribuição então aqui esses ramos temporais eles vêm para essa parte mais superior então inerva o frontal o próximo colo da dor e o zigomático vem exatamente para o bico lar do olho e os nomes bucais são os mais numerosos super todos esses músculos levantadores musculo bucinador músculo risório então esse texto médium da face o marginal da mandíbula vai subir então os depressores depressor do ângulo depressor do lábio virtual e o serv-cal que supre o plástico então assim se dá a inervação motora dos músculos da expressão facial e bom então concluímos mais um conteúdo a
bibliografia sugerida é o rossi 2007 anatomia craniofacial aplicada à odontologia abordagem fundamental e clínica da editora santos é um livro da minha autoria que tem tanto esse conteúdo teórico com também imagem dos músculos da expressão facial muito obrigada e até a próxima