são três pessoas que nascem no final do século 19 que vão se engajar na educação por volta dos 20 anos de idade cada uma delas vai ter mais ou menos 20 anos quando entra na educação o sistema educacional está praticamente formado mas não está constituído de fato então eles vão estar nesse movimento de transição de constituição esse estado de constituição desse ministério de educação lourenço filho por exemplo vai ficar no ministério da educação e saúde por uma longa duração com vários anos atuando fernando de azevedo organismo vão ter atuações mais pontuais mas eles também vão
ser reformado oris estaduais então eles vão estar no ano da conquista da consolidação do sistema escolar brasileiro a ninja espina teixeira nasceu na cidade de caetité bahia em 12 de julho de 1900 filho deu cristiano pires teixeira e ana espínola teixeira estudou até a conclusão do secundário em escolas jesuítas cogitou entrar para a companhia de jesus mas o pai o que iria político mandou estudar no rio de janeiro é o que eu sei é que ele foi sempre o mundo um menino muito estudioso brilhante destacou eder desde a infância desde pequenininha então a família falava
nisso com as pessoas que me contam hoje inclusive mais pessoas me contam sobre isso né agora um menino já tá forma tímido ter e santi isso porque meu pai ele era recatado reservado o que ele herdou da educação jurídica que ele teve né ele foi educado por jesuítas a vida inteira não só em caetité onde ele nasceu e de onde ele saiu aos 14 anos para estudar também colégio jesuíta de salvador e ele guarda muito isso essa coisa da da simplicidade da noaa sétimo quer dizer pra ele nada nenhum luxo nenhuma resolver ânsia uma vaidade
netão ao longo da infância e da adolescência esses traços foram sem marcarmos que ele é adulto não tem isso [Música] há nichos ingressou na faculdade de direito da universidade do rio de janeiro diplomando-se em 1922 mas calmon assumir o governo do estado da bahia conhecendo o jovem bacharel convida-o para administrar a diretoria de instrução pública em 1925 anísio teixeira viaja à europa e observa os sistemas escolares de vários países como a espanha itália bélgica e frança em 1927 vai aos estados unidos em 1928 faz um curso de pós graduação na universidade de columbia é anísio
teixeira que traduzirá e sistematizará para o público brasileiro as idéias do filósofo e pedagogo norte-americano john dwe em 1931 muda se para o rio de janeiro e assume a diretoria de instrução pública do distrito federal manuel bergson lourenço filho nasceu em porto ferreira interior de são paulo em 10 de março de 1897 filho do comerciante português manuel lourenço filho e da sueca e da cristina berg de promoção na escola normal secundário de pirassununga em 1917 neste mesmo ano matrículas se na faculdade de medicina para estudar psiquiatria dois anos depois abandonar o curso ingressa na faculdade
de direito de são paulo em 1921 é nomeado professor da cadeira de psicologia e pedagogia da escola normal de piracicaba na década de 20 surgem as grandes reformas educacionais nos estados precedidos pela reforma sampaio dória realizada em são paulo em 1922 o dirigente do ceará justiniano de serpa pede auxílio ao governo do estado de são paulo foi convidado lourenço filho de 25 anos para a função em 1924 foi fundada a associação brasileira de educação a rabieh tornou se um foco de divulgação das novas idéias e passou a promover conferências nacionais grande foco de debates e
discussões entre 1924 em 1932 na sem seus dois filhos rui e márcio formas em direito reorganiza a diretoria geral de instrução pública de são paulo e é convidado por anísio teixeira para organizar e dirigir o instituto de educação do distrito federal fernando de azevedo nasceu em 2 de abril de 1894 em são gonçalo do sapucaí minas gerais filho de francisco eugenio de azevedo e sara lemos de almeida ingressou no curso ginasial em um internato jesuíta no rio de janeiro prestes a concluir seus estudos fernando desejam ser jesuíta e entrou para a companhia de jesus na
cidade de campanha minas gerais em 1914 renunciou à vida religiosa e ingressou na faculdade de direito do rio de janeiro voltou para belo horizonte onde assume ensino de latim e psicologia no ginásio do estado volta para o rio de janeiro e novamente para são paulo onde conclui o curso de direito em 1918 em dezembro de 1916 azevedo conhece a jovem eliza assunção amarante cruz casaram-se em setembro do mesmo ano tiveram quatro filhos lívia lulia fábio e clélia entre 1917 e 1926 atua paralelamente como professor e jornalista nos jornais correio paulistano e o estado de são
paulo em 1927 assumir a diretoria de instrução pública da capital [Música] o problema da instrução pública se coloca de maneira mais contundente não que eles não venham se preocupando com isso antes ou como professores enfim mas ele vai se colocar compra mais contundente nos anos 20 é aí que eles no cargo de reformadores vão ter que lidar com o problema real de que é distribuir ou de organizar esse sistema educacional num determinado estado ou no distrito federal então nesse momento estão se constituindo é aí que eles vão na pro meu entender que eles vão se
enfrentar de frente a questão e vão começar a perceber como que vão cola os quais poderiam ser soluções para aqueles problemas então eles estão se deparando com essa questão que é como formar professores para a instrução pública e como ampliar o acesso à escola pública e o qual é o lugar da escola pública na constituição desse cidadão para o estado toda a discussão em torno de si a escola deve ser integral se a escola deve tratar seus conteúdos trata dos conteúdos escolares na sua maior dimensão o que significa a escola e justamente a discussão da
escola nova vai aparecer no âmago dessa década de 20 é o que se espera da escola na construção do estado brasileiro ao alugar dessa escola e não é uma escola pontual mas é a escola de massa ou seja a escola para toda a população brasileira em 1932 anísio teixeira lourenço filho fernando de azevedo são signatários do famoso manifesto dos pioneiros da escola nova o manifesto de 32 vai ser uma das das das evocações ou uma das evidências desse movimento então o manifesto de 32 na minha compreensão é manifesto dos educadores dos pioneiros da educação e
32 ele tem uma dimensão de afirmação de princípios da escola nova fase também é uma carta documento no sentido de que é uma carta política de uma proposta de de organização da educação no país e ele também é uma carta memória porque ele acaba entrou nando uma representação do que deve ser a educação neste país a proposta de uma educação que seja laico que seja obrigatória que seja gratuita que seja dever do estado a uma educação que seja nacional de cunho nacional de caráter nacional então que seja uma educação que você possa ter no rio
grande do sul ou no rio grande do norte a mesma educação então é são esses princípios e os princípios de uma escola democrática ainda que a noção de escola democrática possa variar de um para o outro e possa ter polêmico no caso do lourenço filho mas eu acho que é uma questão pontual qualquer fala a noção de uma escola democrática vai está na no cerne das preocupações dos três educadores a escola nova no brasil tem três dimensões bateu primeiro acredito nisso né uma dimensão pedagógica uma dimensão política uma dimensão e finalidade é uma dimensão filosófica
se a gente quiser chamar se então na questão do pedagógico da escola nova é a compreensão ea seja ela surge como uma recusa do que vai ser chamado genericamente de escola tradicional em que a criança fica imóvel em que o professor é o centro da atividade em que o do ensino é o ensino ver balista em que a criança deve memorizar o conteúdo aprendido seja ela aprende pela memorização e em que o professor é assumisse essa posição cental de ser o grande expositor nem ele tem o conhecimento e ele vai passar o conhecimento pra quem
tá em contraposição a essa a isso é esse grande conjunto de idéias surge um outro grande conjunto de dez que a gente pode chamar de escola nova então a escola não é aquela que vai olhar para o educando como aquele que vai construir o seu saber a partir da sua própria experiência e tem várias matrizes nem se tem uma matriz de viana tem uma matriz a que chance time tem vários tipos de matas mas se a gente puder tudo isso num caldeirão a ideia mais ou menos geral bem grosso modo é que ela vai prevê
a atividade da criança ou seja a escola nova muitas vezes se confunde com uma ideia de escola ativa então não só de ensino ativo mas de escola ativa então a criança está no centro da aprendizagem a criança vai experimentar a arquiteta vai produzir com o conhecimento o professor é aquele que é o mediador aquele que ajuda a criança a fazer mas é aquele que mobiliza mas ele sai dos da cena é em fazer é muito mais do que ouvir você passa de uma de uma escola do ouvir uma escola do ver e fazer então essa
em grosso modo a diferença que a gente poderia então essa proposta de escola nova você vê que é uma coisa extremamente lata abrangente e que a gente poderia dizer que é uma hotel que até hoje está presente na o nacional é que a criança poder a partir da sua própria experiência construir seu conhecimento no brasil foi o único país do mundo em que a escola nova assumiu o lugar do estado o que eu quero dizer com isso em todos os lugares do mundo em que a escola nova foi mencionada ou foi em tentada ela sempre
foi pensada com uma experiência pontual ou se tinha uma escola que dizia que fazia escola nova você tinha uma escola geralmente particular é criada por um educador y é que a gente vai lá e vai ter vários nomes que aparecem a if e que vai defender nesses princípios da actividade da criança no centro do conhecimento e tal vai propor uma escola nova então é uma experiência pontual no brasil ao contrário esses educadores que a gente vinha mencionando fernando azevedo lourenço filho anísio teixeira eles vão de maneira diferente se apropriar desse diário da escola nova e
vão nas suas reformas do aparelho do estado nas suas reformas educacionais feitas a partir do aparelho do estado vão propor a extensão da escola nova a toda a população em idade escolar então é uma iniciativa do estado então é ter uma dimensão aí política fortíssimo então não é só uma dimensão pedagógica dos princípios pedagógicos que estão envolvidos mas aí ela sumiu lugar do que a gente vai fazer com o sistema educacional nisso ela passa a ser também uma uma carta de princípios né então manifesta para um manifesto de educadores pela escola nova é representativo disso
de uma grande carta de princípios desse movimento mas ela também surge como alguma coisa que galvaniza ação política então a eu percebo que esse tema escola nobre passa a ser usado de uma maneira mais freqüente a partir de 1927 no brasil quem que vai usá-lo particularmente o fernandes azevedo no rio de janeiro e francisco campos e minas gerais em belo horizonte e da onde que estão partidas têm concepções inclusive é interessante porque a escola nova mineira é muito mais católica do que com a nova carioca não as têm dimensões diferentes elas aparecem de maneira diferente
mas elas aparecem com aquela noção de frente de frente política que a gente vai ver muito bem discutida pelo edgar de decca por exemplo quando ele fala da revolução de 30 que esse momento dos anos 20 que você constrói frente né então a escola pais com uma grande frente que à frente da de uma certa unidade nacional e de uma certa unidade da escola isso não quer dizer então que estou negando os princípios pedagógicos junto dizendo que a ele se associa uma dimensão política que é justamente impor um novo modelo de escolarização uma uma nova
forma de escolarização a essa a ao sistema de educação pública mas a escola nova tanto nesse processo dessa dimensão política e particularmente a partir de 30 quando se cria um ministério da educação e saúde né em que você vai ter uma disputa então pra quem vai estar nesse aparelho estatal que já não é mais de cada estado ou do distrito federal mas que é de âmbito federal aí você vai ter uma uma outra dimensão dessa disputa que vai ficar mais evidente que até aquele momento não estava evidente que era urgente porque ela tinha essa noção
de frente nessa essa constitui essa grande frente dos educadores que é para que nós vamos fazer essa escola nova quais são as finalidades dessa escola button alguns dos educadores liberais como o anísio teixeira vão dizer nós estamos fazendo mas com a nova preparar o homem pra permanente mudança o mundo muda e nós vamos mudar com ele o homem precisa pela sua própria experiência aprender a mudar com o mundo mas mudar constantemente nem sempre é um valor para alguns grupos por exemplo alguns educadores católicos começaram a perceber que nessa finalidade né e particularmente o anísio teixeira
vai ser um ponto mesmo de discórdia entre entre esses educadores então que essa realidade da mudança constante ela pode levar a um apagamento de algumas referências prévias por exemplo quem está na base dessa educação aí então agora é o homem e suas mudanças mas aonde estátua a presença divina a inspiração de vida ela inspira o homem ou não então essa a educação que é preparar o homem para as mudanças numa sociedade em mudança é uma surra é uma a educação que vai colocar os homens contra os homens é uma educação que vai ser individualista e
os princípios da solidariedade cristã e os princípios por exemplo dessa inspiração divina onde vão estar então essa discussão começa a aparecer com um problema grande justamente porque uma vez que está criado o ministério da educação e saúde e que a gente precisa dizer então quais são seus finalidade dessa escola nova aí a gente possa discutir os princípios e esses princípios nem sempre são idênticos então a gente vai ver por exemplo que a gente vai ter um conjunto de manuais como uma nova pedagogia do evento uma coisa que é um grande educador católico e que se
apropria do conjunto das idéias com a nova dissemina isso no seu manual mas associa isso alguns primados na educação católica então não dá para a gente dizer que a disputa entre católicos e pioneiros que é uma coisa que só se evidencia a partir de 32 com essa é a força que a gente conhece hoje nessa disputa entre católico em que foi imobilizada como já disse anteriormente não foi tornada memorável pro fernando de azevedo na cultura brasileira ela só parece mesmo a partir só fica evidente a partir de 32 mas quando você olha o material produzido
por esses educadores você vai ver que é a uma pm habilidade dos princípios pedagógicos que atravessa em outro ou seja não dá pra você dizer que a educação que os católicos não tivessem sensíveis às novas perspectivas de ensino que a escola nova trazer mas o que eles não queriam aquilo subvertê se um conjunto de valores que eles tinham anteriormente é o que eles achavam que era importante a mesma coisa vai acontecer com os liberais eles vão dizer não mas a escola nova porque ela vem do estado e por que ela deve ser mais uma porque
ela está sendo colocada no estado veja a situação específica do brasil ela sai do estado então por que ela é de caráter estatal e esse estatal está separado da igreja então ela tem que ser laica e ela tem que ela tem que ser obrigatório tem que ser lá que é dever do estado e direito do cidadão então então aí entra em conflito a escola pública com a escola particular o princípio da cidade da educação laica a educação religiosa e acho que seu três dimensões que a gente se a gente não compreender essas três dimensões quando
a gente olha para si com a nova no brasil a gente não entende o que está no cerne da disputa porque o cerne da disputa não é necessariamente não são necessariamente os pedagógicos mas às vezes são os lugares políticos de embate ou essas ou seja os valores que estão envolvidos nessa escola a partir daí você vai a gente pode entender a atuação deles nos vários níveis que eles vão ter depois ao longo de sua trajetória de vida porque é são essas discussões iniciais que os vão constituir mesmo enquanto reformadores enquanto políticos da educação não somente
enquanto professores que cada um deles e os três vão ser o tempo todo professores mas enquanto políticos da área educacional então é nessa é nesse conjunto que a gente vai entender por exemplo depois a atuação do lourenço filho no estado ou seja a preocupação com a constituição a construção do ministério da educação e saúde em 1930 a preocupação de criar uma educação que fosse uma educação semelhante porque na verdade igual para todo o país e os rios e o ministério educação saúde seu lugar a partir do qual essa se vão e maná as leis que
vão reger a educação nacional isso vai fazer com que eles de uma certa maneira se interessa em ou namora com esse estado com esse ministério da educação e saúde no caso do lourenço filho esse namoro vai ser um amor mais concretizado então ele vai entrar para o estado já em 1932 o o 31 32 loures filho já está no ministério da educação em saúde ele vai inclusive irá empréstimo para a diretoria de instrução pública do distrito federal para auxiliar o anísio teixeira tony teixeira vai fazer uma reforma no rio de janeiro então são várias reformas
isso isso é às vezes é é confuso porque são várias reformas o anísio teixeira vai fazer reforma na bahia nos anos 20 mas nos anos 30 ele vai estar no distrito federal fazendo também uma reforma de instrução de educação pública no distrito federal fernanda azevedo vai estar no rio de janeiro de 26 final de 26 até 1930 fazendo uma reforma mas na no distrito federal na instrução pública do distrito federal e vai estar em são paulo em 1933 fazendo uma reforma da instrução pública em são paulo lourenço filho vai estar na no ceará em 2011
fazendo a reforma do ceará mas vai estar em 30 participando fazendo uma reforma em são paulo a sessão pública sendo reformado de são paulo e 31 assumindo um posto no ministério da educação e saúde e em 31 mesmo também auxiliando a reforma da esteira ou seja se ver que eles estão se transformando estão se encontrando o tempo todo né aonde 1 começa o outro continua estavam num primeiro grau de satisfação de memória de importância para ele a reforma da educação no distrito federal no antigo distrito federal que foi feita no governo assentou luiz que ele
mencionava pouco talvez todo um quadro de política é conservador que não agradasse muito mas como requerem apesar disso com reconhece muito um reconhecimento muito grande pela cobertura que foi dada já pelo governo federal estava sediado lá já pelo governo do distrito federal que era o antônio prado júnior no sentido de compreenderem o que foi várias vezes quase uma batalha campal e foi uma batalha durante os quatro anos de mandato já o presidente da república já do prefeito do distrito federal na época me parece indicado não é pelo presidente esse foi um momento de que não
sei se a palavra ele seria iniciar orgulhava mas de que ele retire minha no mais alto grau de memória como um momento de batalha quando estava mais moço e de batalha vencida graças à compreensão de uma estrutura que no fundo era final mas da república velha ainda e o apoio dado por gente das das mais diferentes áreas aí de todo o brasil um detalhe disso uma materialização disso eram a eram grandes amigos que lhe fizeram nesta época o venâncio filho preside governance o filho hoje tem um filho na academia ou a concretiza então jornalista cecília
meireles que entraram através do jornal ou da luta no âmbito da educação ou na luta política mesmo em termos do movimento pela escola nova depois se desdobrando manifesto e 32 e tetra entraram numa grande composição em apoio a essa reforma [Música] a obra de anísio teixeira se exerceu em todos os planos desde o ensino primário até a criação da universidade do distrito federal em 1935 quando o instituto de educação ganha nível universitário integrado a ela como escola de educação fernando de azevedo que se recolher ao magistério foi um dos organizadores da universidade de são paulo
em 1934 e dirigindo o instituto de educação e ocupando a cadeira de sociologia na faculdade de filosofia ciências e letras grosso modo de pensar num segundo período que vai mais ou menos de 1935 a 1945 que engloba então o estado novo mas que antecede um pouquinho estado novo porque que antecede porque 35 c já tem um conjunto de questões que já estão é de questões sociais políticas e econômicas fipe já estão aproximando o que vai ser depois ajudou a constituição do total do estado novo em 37 pelo getúlio vargas né então assim entendo que seja
tem um conjunto de perseguições políticas da preocupação os comunistas vai ser muito grande então você vai ter um conjunto de educadores perseguidos é o caso do edgar se você entende mendonça é o caso do país com o lema e é o caso do anísio teixeira que inclusive em 35 vai ter que ele vai se demitir do cargo de diretor de instrução pública do distrito federal e vai sair fugido do bar do país em direção à argentina e depois vai continuar a fugir durante todo o estado novo o anísio teixeira a partir de 35 ele abandona
a área na educacional ele vai passar por um período em que ele vai ficar trabalhando numa empresa de mineralogia enfim ele só vai voltar em 1946 a um chamado da da unesco e acha e também é chamado do governo do estado da bahia para assumir de novo a secretaria de educação neste período nas em seus quatro filhos marta maria ana cristina babi carlos augusto e josé maurício não meu pai no não se queixar nunca não me lembro de ter ouvido ele fazendo queixa ele não era uma pessoa amarga não era um que a mágoa ele
dessa época num recorde mesmo na na repressão da década de 60 e 4 diante ele falava dos horrores que achava que era aquela situação mas não pessoal não se lastimando aneel aí que me fizeram isso comigo não tiveres consideram isso com meu país a necessidade de todos os educadores o que até hoje né ficou com a aura de educador todos economista de esquerda né que aquele que tenha mais a aura de esquerda porque ele foi muito perseguido ele foi perseguido durante esse período ele acabou ficando alijado das questões educacionais nesse período você vai ter então
cada vez mais a constituição de um estado forte a preocupação de que essa educação também é chamada a a a fazer parte do estado claro como já estava antes nas reformas educacionais mas é essa essa educação vai assumir um caráter nacionalizantes cada vez maior né então a perseguição fechamento das escolas estrangeiras no país a preocupação de movimentos de movimento de manifestação pública então a desde 35 a partir de 35 mais claramente as manifestações de coral por exemplo do villa lobos no rio de janeiro esses movimentos nacionalistas ea escola vai aparecer como lugar fundamental de constituição
de se ser nacional então vai ser uma grande aposta do ministério capanema é fundamentalmente o mistério capanema de de preparar essa nação dentro de princípios que vão revelar pelo genial pelo controle da prole pelo controle da mulher é do casamento por uma noção de de relação entre estado e educação muito estreita em que o estado também responsável pela construção da segurança nacional ea escola também florêncio filho permaneceu no governo de getúlio vargas o que lhe rende críticas até hoje é nesse campo um dos episódios mais marcantes é a presença do lourenço filho no estado no
ministério da educação e saúde ea famosa conferência que ele faz sobre educação e segurança nacional que está publicado naquele no livro tendência da educação brasileira e que foi uma uma conferência que ele pronuncia em 1939 para os militares em 1939 e na qual ele vai chamar a atenção da importância da educação como da escola como aquela que pode assegurar a segurança nacional e das forças armadas enquanto também aquela instituição que pode assegurar a segurança nacional e nisso ele estabelece uma espécie de casamento entre as duas instituições a escola ea e as forças armadas num momento
particularmente complicado do brasil no qual o estado é um estado autoritário a gente tem que lembrar que fora do brasil está vivendo também a segunda guerra mundial em que essas nações autoritárias também estão em emergência estão em conflito né e que esses modelos de estado estão emergindo e em estão de fato sendo tão conflito é que vê como que o estado administração qual é o modelo de administração que esse estado deve ter e como ele vai lidar com seu cidadão e qual o papel da escola nesse lugar nesse estado e com o papel do estado
das forças armadas nesse estado então essa conferência é uma conferência pela qual o lourenço filho é muito criticado foi muito criticado na época e continua sendo muito criticado nos anos que se seguiram então se o ano de teixeira ao ser perseguido e 35 assumiu essa aura de esquerda que permaneceu até os dias de hoje o lourenço filho ao proferir essa conferência em 39 assumiu uma aura de direita que acabou carregando para o resto da sua trajetória educacional o o pai tinha um grande respeito talvez pelo getúlio m mais talvez pelo que representava o movimento que
deu à educação uma uma participação diferente né crew e e e talvez que uma orientação de que ele participava de que ele achava que era a melhor que era uma mudança do tempo anterior à a 30 ele ainda entusiasmado com o movimento na andada educação foi o que o que o trouxe de são paulo rio e aqui ele encontrou como participar na no instituto de educação como diretor do centro importante de formação de professores do distrito federal não vamos esquecer que naquele tempo aqui era a capital da república eu me lembro de ver eu alguma
vez eu teria mais tarde é perguntado mas de então quer dizer que seu servil getúlio fu foi dada foi funcionário se não eu era funcionário eu aceitava ser funcionário não tinha que recusar a direção do instituto né meu pai na ficou no estudo cassação quando danny saiu e eu ao contrário do meu pai que não se metia em política no sentido de d é partido de orientação específica ver a ele talvez dissesse assim é a minha minha política é da educação eu sou educado o nosso filho acreditava numa educação para todo o país ele estava
num modelo de educação e ele acreditava em princípios educacionais e eu acho que ele também acreditava que o fato de ele estar no estado permitir que essa educação tomasse cores então tomasse aspecto mas formas que não seriam tão autoritárias se ele não estivesse lá eu acho que uma boa parte dos intelectuais que assumiu o estado durante assumem cargos no estado durante o estado novo como carlos drummond de andrade como lourenço filho tinha uma crença poderosa de que era importante ele estar naquele lugar assumindo aquele papel é porque é era a maneira deles assegurarem a manutenção
de vários temas seus ideais neste período fernando azevedo irá declinar de convites da administração e escrever a série de livros a cultura brasileira nesse período fernando trabalha como professor da universidade de são paulo e vai publicar em 43 a famosa cultura brasileira que vai ser um dos livros sínteses um dos livros mais importantes desse período a cultura brasileira é um livro enorme são três volumes é o no último volume chama transmissão da cultura onde ele fala do processo educacional ele foi escrito atitude introdução ao recenseamento que tinha sido feito estava sendo feito no rio de
janeiro sobre é sobre o brasil como todo né o recenseamento ele fez esses três tomos pra comer produção e essa e sim a essa obra cultura brasileira vai ser publicada em vários países do mundo e ela vai se tornar uma grande obra de referência não só para os estrangeiros conhecerem o brasil então a cultura brasileira justamente mas ela vai se transformar numa obra memória sobre educação nacional então durante todos os anos que se seguiram até os anos 70 toda vez que anos 80 toda vez que se falava de educação a obriga a referência número um
era cultural brasileiro ali estava grande síntese ele estava grande memória [Música] em 1946 anísio teixeira assume o cargo de conselheiro da unesco nesse mesmo ano volta ao brasil e torna-se secretário de educação e saúde do estado da bahia em 1950 cria o centro educacional carneiro ribeiro em salvador conhecido como escola parque ele vai criar é nessa secretaria estadual de educação uma das experiências que vai ser uma experiência mais renome que é o instituto educacional carneiro ribeiro que é uma escola parque então a famosa escola parque da bahia que a gente sempre vê falada em tudo
que é que os e tudo que é programa sobre educação na bahia aparece a escola para escola para só foi desativada em 1998 blatter uma longa duração e ela retoma um princípio que estava posto já em 31 quando o anysio faz a reforma no rio de janeiro distrito federal era de que a educação que é primeiro que você tiver da educação integral das crianças mas essa educação integral devia ser pensada dentro das condições específicas do estado brasileiro ou seja tentar do estado pobre como o brasil então como você viabilizar uma educação de cunho integral então
a idéia é que você tivesse uma escola parque que fosse nuclear ainda que fosse nuclear de quatro escolas classes