E aí [Música] Oi [Música] gente e aí tudo bem com vocês tinha camisa na área e hoje a gente vai falar sobre trovadorismo a literatura lá do século 13 e 14 [Música] começa a falar sobre literatura aqui no Brasil a gente primeiro tem que pensar aquela coisa que eu já até tinha comentado em outras aulas que atenção um pouco a Europa só que a gente sempre olha para o Brasil a partir do século 16 a gente vai voltar um pouco para conhecer o trovadorismo trovadorismo é um movimento literário que na verdade não é inscrito ele
é falado na verdade acima de falado né a cantar como é que isso acontece o trovadorismo Ele nasce no século 13 14 aquele momento da idade média e onde todo uma toda cultura estava voltada para o teocêntrismo quer dizer ela voltado todo tudo voltado para a ideia de Deus Deus como centro do mundo porque naquele momento histórico a Igreja Católica tinha o poder né era a questão do feudalismo aí o clero que produziram o poder de produzir as ideias produzir a cultura e poucas pessoas mesmo quem queria normalmente o alto clero nem a corte tinha
essa questão de instrução de leitura claro que pessoas importantes da cor que tinham agora não era uma prioridade a população não tinha acesso a esse tipo de coisa de jeito nenhum leitura não era uma coisa comum então as poesias elas eram em geral cantadas não eram cantadas em festas na corte eram feitas para entretenimento E aí as pessoas que iam até lá para poder cantar essas poesias e contar as suas histórias esses caras eram chamados de trovadores por isso a gente tem o nome de trovadorismo e eles usavam alguns instrumentos na hora de fazer suas
canções quais eram os instrumentos uma espécie de bandolim assim enviou nos pequenos e até a lira Inclusive a palavra Lira né vai formar a ideia do lirismo que é aquilo que produz né o gênero literário voltado para poesia o gênero lhe então o lirismo nasce dessa dessa ideia da Poesia Cantada em Lira Então esse tudo acontecia naquele momento e foi um longo período na verdade foi ali na região onde hoje fica Portugal Espanha um pouco da França então nessa região ali na península ibérica tinha a esses costumes né Bom dia trovadoresca sendo produzido naquela época
não existia a língua portuguesa tal como a gente conhece hoje a gente vai ver daqui a pouco aqui alguns poemas e que o se foi mas não estão escritos em língua portuguesa esse poema são escritos em galego-português que é uma mistura e de francês de espanhol então a gente fala que não tem como dizer assim ah é uma literatura da língua portuguesa a bater atura que germina a língua portuguesa tá nessa outra língua nesse outro idioma normalmente vocês vão ver em questões Vamos ver em Provas vocabulário vou entregar para você sabe o poema todo prontinho
em galego-português mas embaixo tem um vocabulário para a gente poder reconhecer as palavras que são muito diferentes a nossa língua no geral elas são os você começa Alegre você consegue fazer associação pai tão vendo ali uma coisinha é uma palavra estranha mas dá para associar a gente vai ver aqui um exemplo daqui a pouco então O galego português é a língua que está sendo desenvolvido aqui e que vai aparecer nesses poemas cantados pelos trovadores Quanto tem esse processo de cantar tinha inclusive disputas entre trovadores e a interessante porque se parece um pouco com que a
gente vê hoje das disputas de Slam por exemplo ou então né disputas de rap hip hop que é aquela coisa de eu jogo uma rima Alguém já outra rima E aí você vai disputando quem que é o melhor o melhor produtor de palavras o melhor poeta então eles também faziam isso já lá no século 13 e 14 na sempre vocês a ideia de entretenimento da corte aí os nossos trovadores eles produziram diferentes tipos de poesia é legal aqui se ligar de novo que a gente tá falando da idade média né voltada para a questão do
hotel Sem crise bom então não existe assim um descaramento para falar sobre algumas coisas não tem críticas às instituições porque imagina a galera não tinha muito critério para decidir quem que eles vão queimar né a vou usar aquela pessoa Lisa lá da mina de bruxa aí quem massa só que não só que então assim para evitar algumas coisas os trovadores eles vão faziam críticas às instituições ou não falavam por exemplo de questões de sexualidade de uma maneira muito aberta aí é uma coisa mais velada mais metafórica até para não ter problemas para os lados deles
e tem essa questão também a gente vai ver que existem tipos de poesia e quando a gente fala na sua Tiririca são as coisas de maldizer e escárnio ele até vão falar mal de algumas pessoas vocês vão falar E aí deles ou de partos que trabalham na aldeia deles né sempre falar mal de alguém eu vou dar nome aos bois e vou criticar o vizinho né O Reino vizinho quem sabe feu do vizinho mas eu não vou falar do meu Porque isso me garante também estabilidade então eles Falavam sobre várias coisas aqui e eles tinham
essa liberdade porque estavam desenvolvendo lá na corte era pessoas conhecidas era um dons tinha uma um bar blindagem aqui então como é que era dividido isso elas eram divididas essas cantigas porque a gente não chama de poemas aqui a gente chama de cantigas entre cantiga de amor amigo e cantigas satíricas as táticas são divididas em outros dois subtipos que é escárnio e maldizer u e a gente tem que diferenciar o seguinte quando eu for em cantiga de amor eu tenho o eu lírico masculino que que é o eu lírico o Eurico é o erro da
poesia é a gente tem que diferenciar isso porque muitas vezes a gente confunde diz assim ai o poeta disse isso o poeta sente isso não é bem o poeta porque eu por exemplo posso chegar aqui agora e escrever um poema de super sofrimento e eu tô passa tô sofrendo nada só que eu posso escrever então dizendo aos não é Camila que tá sofrendo é o eu lírico Então essa diferença importante aqui no trovadorismo porque na cantiga de amor é o eu lírico masculino escrito por homens né produzidos por homens fui em homenagem as suas mulheres
as suas amadas nas cantigas de amigo a gente tem o Eurico feminino e entretanto os poetas continuam sendo homens não existe a mínima possibilidade de uma mulher representar se fosse mesmo na cor digam Quem produz isso são os homens meu amigo feminino mas o poeta é um homem e nas cantigas de escárnio e maldizer a gente vai ter assim mas descarga eu tenho uma crítica meio geral São críticas que vão falar sobre pessoas que têm medo de ir para a guerra que não são bons fiéis ou até críticas à alguma coisa aconteceu errado ali na
na aldeia e tal então a gente tá aqui na descarga não tem esse deboche mais generalizado nas de maldizer a gente vai ter uma pessoa específica eu vou dar nome aos bois né então filme com para o seguinte a dispensar o aquele chega de ficar união é quando eu vou lá no Twitter e eu pego e fico fazendo escutar indireta para mim não outro cara que não sei o que eu para alguém é uma indireta clássica de internet agora nas cantigas de maldizer eu vou lá na bota o nome sobrenome Marco a tag e faço
a crítica essa diferença nas cantigas satíricas entre maldizer escárnio tem que ficar ligado nisso então agora vão olhar as questões de cada um desses três processos ou mulher primeiro nas cantigas de amigo tá As cantigas de amigo elas marcam uma mulher né o eu lírico feminino que está esperando é muito comum aquela época que os homens eram virem é força enviados para as guerras é questão de Aquele momento que tava acontecendo as cruzadas né de um cupom o jogo dos espaços de luta contra os mouros né que não tinha uma fé verdadeira naquele momento como
era vista a questão Então os homens eram enviados para esses lugares E aí ficava que ela representação de uma mulher que estava esperando né A Volta do ser amado e por que amigo tá lá Fique não amor porque que não Amante Amigo aqui é um conceito muito diferente do que a gente tem hoje o amigo era o seu amante o amigo era o homem que ela desejava então e ter uma palavra que não se usava muito popularmente uma coisa que é meio íntimo meio da vida e última daquele casal então a gente tem que ter
mais desvincular isso amigo aqui não existe o parceiro vai tomar uma cerveja comigo não existe isso é um outro com outros conceitos na verdade ela de relações a antigas de amigo mostravam essa mulher esperar ver se a mãe disse companheiro voltar lá no meio de uma guerra de uma expedição e uma das cantigas mais famosas das cantigas de amigo chama ondas do mar de vigo porque um dos do mar de vigo Vamos pensar o seguinte Portugal nas pensar aqui meio que eu tinha de Portugal a gente tem agora que sai pelo mar né Portugal tem
muito disso assim que conquistou os mares e tal não estamos falando ainda das grandes navegações mas só tem aqui uma saída né para fazer as expedições então mais representa a ideia de que esse homem volta né ela conversa com o mar porque esse homem volta em algum momento e é normalmente né pelas áreas do mar só olha aí o poema primeiro observe a uma coisa você vira uma coisinha de ali ó e aí Deus se verra cedo depois na próxima Stroll Oi e aí Deus se verra cedo então essa coisa da repetição de versos é
a gente chama isso de paralelismo o paralelismo é uma espécie de refrão então se a bastante comum aqui nas poesias trovadorescas Então olha ali o poema ondas do mar de vigo se vistes meu amigo e aí Deus se verra cedo ela tá conversando com o mar tá conversando é pedindo para que esse amigo volte e quando ela disse E aí Deus se verra cedo o eu lírico tá dizendo assim ai meu Deus traz ele rápido que ele venha logo então a tem essa coisa dessa conversa com a natureza a natureza é um elemento bem importante
nas poesias nas cantigas de amigo aí no final dos assim se vistes meu amado porque aí Gran cuidado e aí Deus se verra cedo então aqui até no final tá mais complicado por causa da questão do galego português e diz assim no final acaso vistes meu amado por quem tem o grande cuidado Queira Deus que ele venha cedo depois claro é legal pensar assim ela é uma mulher essa seu like é uma mulher prática porque ela fala muitas vezes nas poesias sobre os cuidados da casa ela tem até diálogos as vezes em que o eu
lírico feminino está dialogando com a sogra com a filha porque tá falando desse dessas coisas do cotidiano da casa que não estão na mão não desse marido que foi embora desse a noite que foi embora então assim é bem característico aqui dessas poesias das cantigas de amigo vamos pensar um pouquinho nas outras cantigas vou morar para As cantigas de amor foi com As cantigas de amor que começaram de fato os registros da poesia trovadoresca tem uma cantinho que chama Cantiga da Ribeirinha a Cantiga da Ribeirinha marca o início oficial em Salvador SMU a Camila dá
para dizer que começou com ela mesmo não não existe o registro histórico tão fácil daquela época né porque era difícil escrever a gente não tem computador para votar data a gente até não tinha nem folhas deficiente acesso caneta material tão muita coisa possível criança perdido nesse momento mas o registro mesmo não começou aqui é com essa Cantiga da Ribeirinha a Cantiga da Ribeirinha É Uma cantiga de amor que tem esse eu-lírico masculino que ao contrário da mulher Ele não tá aqui esperando alguma coisa acontecer muitas vezes ele vai embora para essas essas viagens para essas
guerras para comércio e ele se apresenta então com quem tem saudade e ainda própria saudade a gente tem que os elementos de sensualidade que Bay as questões de sexualidade Mas é óbvio que não vai ser algo parecido com sei lá senta Kika não me fé vai demorar para chegar aqui ainda mas ela tem umas coisas assim nesse sentido de mostrar uma sensualidade de mostrar desejos sexuais por aquela mulher muitas vezes essa mulher não está se relacionando com o eu lírico ela é um desejo ou até usou o pobre coitado a Cantiga da Ribeirinha mostra isso
uma mulher que Tecnicamente tem essas reduzido esse eu-lírico passou um tempo com ela né e voltar com ele desculpa e aí depois ele vai ela aumentou assim declaro tchau fui uma mulher essa cantiga rapidinho e aí a gente dá uma observada nisso que eu quero dizer ó vamos olhar aqui essa cantiga e ela tem quase tudo escrito em galego-português bom então não assim né não somos especialistas em galego-português mas eu vou tentar ler uns pedacinhos para ela dela para com vocês e depois eu dou tradução ele diz ali no mundo não me sei parelha minha
imprimir for como vai ficar já molho por voz e ai minha senhor branca e vermelha queremos que vocês retraia quando fosse eu vim saia mau dia me levantei que voz em tom não vi feia tão assim até uma coisa legal aqui da gente pensar que ele fala da minha senhor né minha senhora é minha senhora e essa coisa de senhor e senhora Senhor é Deus e senhora é a mulher Então se senhora é a mulher amada ela tá quase no mesmo patamar de Deus na idealização ela tá quase naquele momento e não ela é o
ser Supremo junto com Deus assim tanto que existe aqui uma expressão que a gente o e também vai utilizar para mim pensar o romantismo que é uma ideia de ser viu né você age como essa mulher como age com Deus agir como age com o seu rei né por isso que tanto serviu a ela a tradução para essa presta parte que eu ligo para vocês do poema é assim no mundo não conhece ninguém que se compare a mim enquanto eu viver como Vivo pois eu moro por voz parte da senhora de faço Rosada quereis que
eu vos retrate quando eu vos vissem manto infeliz o dia em que eu acordei e que eu não vi você feia primeiro ver ela assim manto é basicamente ela sem roupa agora interessa nesse contato mas físico com ela porque esses imagine né roupa em cima de copa sai sai Então tira aquela coisa toda fica ali de roupinha mais de casa é assim ó Olá tudo bem íntimo né e detalhe que ainda disse tipo que desgraça da minha vida que eu acordei e tu nem quando tu acorda tu é feio vai colocar amassada que a gente
tem poder de acordo ela não então é o cara tá super apaixonado e isso é Uma cantiga de amor se mostra por questões do desejo mostra questão da vassalagem amorosa a vassalagem amorosa é isso essa subserviência se serviu ser vassalo dessa mulher junto disso mostra também uma coisa que é bem comum aqui que é a ideia da curta amorosa acordar amorosa uma espécie de interrupção até costumo dizer que quando a gente diz que a pessoa é coitada ela teve o coito interrompido mas ela deve se coito que a gente saber é que essa questão mais
do ato sexual É mas o coito a coita amorosa Não é só na interrupção do ato sexual como se ver hoje mas eu também vai ter opção do amor por si né por não poder completar o amor agora para a gente pensar a última página do trovadorismo vamos falar um pouco sobre essas cantigas satíricas a sátira é um deboche é uma piada é algo para transformar coisas risíveis O que que é risível nesse momento risível são as vezes as pessoas pobres os seus costumes e isso tem muito lá dos gregos lá antes de Cristo quando
a gente pensou na comédia por exemplo a comédia criou-se para falar mal para depois Chá dos costumes dos pobres bom então esse Manteve um pouco assim o visível é aquele que os pobres fazem aquilo que as mulheres consideradas feias como elas agem a Covardia é uma coisa bastante risível aqui também o cara que por exemplo não tem coragem de por uma guerra que esconde que não marca com essa coisa que naquela época não era muito forte a honra de uma cara fé de marcar a sua ideia para levar sai para frente então tudo isso era
muito honrado você tá surgisse da Guerra o cara virar chacota ou então quando queria fazer uma crítica Zinho até o próprio celular próprio clero ali eu puxo o nome de um padre que já foi meio deixado de lado deboche o dele então existe essas nuances aqui só que assim e eu conheço lugar as pessoas como a gente xinga hoje né que manda xingar a mãe manda para todos os lugares do mundo palavrão junta fala o Rose não tem isso né assim xingar naquela época era sei lá e seu feio ou então ai que que porco
sei lá não tinha grande assim gamento é umas coisinhas até mais educada se a gente parar para pensar hoje né mas então tinha isso e tem uns poemas que falar e dona feia ou então ele vai diz a aquele porco que vai chafurdar então lugar porque ele não foi levar a palavra de Deus até às vezes umas coisas meio assim tonto os cabelos que os caras utilizavam ali naquele momento que era bem ofensivo E aí lembrar que as coisinhas de escárnio são Gerais pois dias pode ser tem uma um foco específico de crítica e a
gente vai agora rapidinho Dona feia para vocês verem como é que funciona aí ó presta atenção aí aí dona feia foste-vos queixar porque vos nunca louv'en meu trobar mas ora quero fazer un cantar en que vos loarei toda via e vedes como vos quero loar Dona fea velha e sandia aí vocês vão ver aqui no próximo a próxima estrofe de novo Dona feia velha e sandia e aí repete isso porque porque a gente tem o paralelismo acontecendo aqui vamos lembrar Por que que tem paralelismo porque tem essa questão de ser cantado como é cantado eu
quis gravar as músicas e o refrão serve para isso para facilitar a compreensão a gravação dessas músicas daí que estão rolando então ele tá lhe fazendo essa crítica Dona feita eu nunca te louvei Então tá bom eu vou louvar agora só que óbvio né Tá debochando dela então chamar ela de louca de feia para poder pelo menos Lou vá lá já que algum momento ela reclamou que nunca tinha sido louvado nas cantigas dele então pensar assim esse é um compilado do que a gente pode ver destas questões trovadoresca sair do século século 13 14 a
gente vai pegar o trovadorismo até mais ou menos século 15 Depois tem uma mudança então durou bastante tempo e aí para poder complementar isso aqui vamo ali na descrição Leiam ao linha completa bonita e faça os nossos exercícios para facilitar a vida de vocês e a gente já começar pegando fogo esse ano que tem muita coisa para estudar certo gente beijo tia Camila deixa o like aqui e a gente e para próxima aula