Teorias da Comunicação - Escola de Frankfurt

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Prof. Arnaldo Vieira
Vídeo-Aula do Prof.º Arnaldo Vieira sobre a Teoria Crítica (para os íntimos, "Escola de Frankfurt"),...
Video Transcript:
e aí pessoal tudo bem com vocês tudo legal vamos para então mais uma aula de teoria da comunicação espero que vocês estejam acompanhando os vídeos importantíssimo nesse momento que vocês acompanhem esses vídeos que a gente tem postado que eu tenho postar toda semana tá até porque a gente vai ter aquele trabalho em junho se tudo correr bem a gente até lá já vai ter saído essa situação como um todo é só se acontecer alguma outra situação muito caótica e a gente vai ter criar um outro tipo de avaliação deixa eu avisar para vocês também que
a gente vai ter uma avaliação assim eu vou providenciar uma avaliação online para ver o do form do google formas mais uma coisa leve mas que a gente precisa registrar como sendo avaliação calma que não é para agora ainda vai demorar mais alguma semana mas a gente vai conversando por aqui eu vou avisando também vocês através da ana paula não apresenta de classe ea representante de classe de vocês a gente vai estabelecendo uma conversa legal não queria que vai falar hoje está intrinsecamente ligado ao vivo em semana passada pô e quando falamos da teoria funcionalista
hoje nós vamos para uma das teorias que eu mais gosto e uma das mais a gente consegue pegar hoje esse é e verá em prática que é teoria crítica da comunicação escola de frankfurt imprescindível eu tô dizendo assim claramente para que vocês entendam esse vídeo vai ficar um pouco mais extenso que o normal vou tentar compactar mas vocês tiverem dúvidas por favor passe para gente para gente tentar tirar suas dúvidas que podem surgir vou tentar ser o mais didático possível mas entendo o seguinte uma coisa está ligada a outra ou seja a teoria funcionalista tem
conexão com a teoria crítica da escola de franca até porque é como se uma fosse água e vinho uma é oposição a outra se eu posso considerar que a teoria funcionalista é a teoria que mais fala a linguagem dos americanos ou seja do capitalismo eu posso considerar que a teoria crítica skol o que é o lado comunista da história lado socialista da teoria é quando a comunicação começa a pensar com a cabeça marxista que naquela época era muito presente e era muito necessário inclusive naquele momento para a humanidade como um todo ao final porque ela
surge na verdade antes da guerra no meio da guerra ela sequer ela se desenvolve a cresce e ela vai continuar os estudos que já estava acontecendo na alemanha ela vai começar a ter impacto direto na cultura norte-americana através dos meios de comunicação norte-americanos então vamos começar acompanhar aqui o texto para vocês irem entender então em 22 félix vai promover um seminário sobre estudos sociais da universidade de frankfurt no ano seguinte 23 junta-se a carol bomber para formar um instituto para investigação social naquela época é quando você tem um falado nos vídeos todos os sociólogos estavam
comunicação não haviam profissionais de comunicação estudando publicação eu tinha sociólogos que estudavam a publicação e década de 20 quais os grandes fenômenos de comunicação de massa que nós temos até então a médica falou rádio jornais impressos e algum tipo de produção em revista pa aí uma foto inclusive o pessoal lá em 23 os professores que se reuniram para debater comunicação naquela época até 530 já sob a direção do rottweiler max horkheimer que grande parte da vida dos trabalhos do ar carneiro e faz com que o dor adorno que também é um outro pesquisador sociólogo da
comunicação já criando o status de escola e vamos traduzir porque arnaldo teoria de crítica escola de frankfurt escola é um termo acadêmico que a gente coloca para um grupo de estudiosos e pesquisadores que todos eles combinam os seus estudos acadêmicos de um dentro de um segmento tá então podemos colocar a fazer fazer uma escola funcionalista nos estados unidos sempre abre uma escola funcionalista do mesmo jeito que vai haver uma escola por ele por diana uma escola crítica da educação um dos estudos comunicação vai haver uma escola persuasiva uma escola cultura lógica vai dentro das faculdades
e do universo acadêmico que pesquisar vão vir até entao ball já naquela época então assim de investigação do instituto são claramente definidas entretanto no mesmo ano a carne é obrigado a deixar a alemanha seguida chegada ao poder do partido na vista esse professores todos eram críticos inclusive a política nazista e conseguiram ainda no começo do ascensão do governo assista ele embora da alemanha e se abrigaram no primeiro momento na áustria e depois migraram para os estados unidos no caso altitudes transfere para genebra e daquela suíça depois e depois vai em 35 para nova york um
exemplo clássico próprio albert einstein foge da alemanha e vai terminar os seus estudos né outra raymer também pode da alemanha e vai terminar seus estudos a concluir seus trabalhos nos estados unidos bom aqui uma o prédio do que seria a escola de forma porque era a sede da universidade e da alemanha não é o objetivo daqueles caras aquela época de estudar o impacto da primeira guerra mundial sobre a sociedade europeia a vida inteira naquele momento você tinha a grande a grande é o grande marco histórico ainda era primeira guerra a segunda guerra nós só vai
começar a 39 estamos falando aí no começo dos anos 30 tá é mas já havia uma presença muito grande dos estudos da esquerda ou seja do comunismo inclusive dentro dos modelos de comunicação porque eu não soviética tinha tido a revolução comunista em um acidente seus 14917 e a rússia e se torna um berço da prática do estado socialista planejado por mais havia então uma influência direta do marxismo dentro dos estudos sociológicos e aonde esse estudo marxista vai gerar frutos ele vai ligar pouco alguém aqui para vocês verem alguns autores que trabalharam a escola de frankfurt
são reverenciado até hoje com kaymer theodor adorno o marco se tem um gênio inclusive faz trabalhos de cozido dentro da escola de persuasão o eric fromm o que temer lateral e rabo irmãs com água mas a gente vai falar mais futuramente sobre raven mas que raiva mas ele estabelece uma série de estudo sociológico da publicação mas nos anos 50 anos 60 até hoje ele é yoga errado mas é estudioso ele é estudado pelos estudiosos a publicação por conta da sua contribuição por aquilo que ele deixou de estudos né o livro e o walter benjamin e
no caso do walter benjamin não era muito novo é um jovem inclusive ele diz também promissor mas que morreu ele era o crítico de arte e começam os estudos mas ele tem a vida você fada muito brevemente né e que depois ele acaba também tem uma certa representatividade porque as ideias do walter benjamin e principalmente na questão da mão a ação de grupos sociais é muito presente hoje em dia então se ele pode considerar que a escola de frankfurt teve contribuições para a comunicação que pode falar de algum desses caras horkheimer adorno marcucci walter benjamin
e o abrimos que é ainda continua muito recente muito fresco no pensamento ainda dos estudiosos em comunicação pelo de comunicação especificamente agora aonde que o marxismo para essa história veja bem mas eu vou passar rapidamente por que a gente vai entrar eu levo depois que vocês estudem esse material mas a presença do marxismo a comunicação ele é acontece numa reação a presença dos estudos funcionalistas tá em que as pessoas imagina lá no que a função da comunicação ela servirá a entidades do estado estão lembrados no caso do marxismo ele e marcos ver a comunicação como
sendo o contrário a comunicação deveria servir ao proletariado e não as inscrições ea comunicação cidaria naquele momento como sendo uma ponte de ligação entre os processos de comunicação que processo de produção industrial que estão amando as pessoas o marxismo e aí a gente vai ser até aqui numa extensão muito grande vocês já devem conhecer um pouco trabalho do mais karl marx na verdade na criação da teoria socialista ele disse que todo o poder do proletário e que estabelece o controle econômico do país ou seja e panific uma sociedade e entende exatamente isso a comunicação tem
que ser uma espécie de entendimento do processo que está acontecendo as pessoas vão passar no próximo vídeo olha aqui olha só a congregação sua importante como meio de relação entre os indivíduos usando a produtividade entendia que tudo que era relativa a comunicação deveria servir para que a produtividade das pessoas continuasse acontecendo i ching sua puxo ah tá ligado aqui ao sentido de que a comunicação deve servir ao proletário e não ao patrão ou seja os grupos de que dominam hoje a comunicação não deveriam seus detentores da congregação de nenhum gerar esse conteúdo para a população
sim mas ele é mais radical ele disse que a comunicação devia ser totalmente controlada pelo estado socialista de direito ele avança inclusive os aparatos de comunicação se desenvolvem com o avanço das forças produtivas como forma de socialização da consciência do indivíduo e das coletividades ou seja participar que eu tenho a informar formação de um indivíduo e da coletividade eu preciso da comunicação então eu não pode servir a quem controla esses processos quem controla a população tem controla a sociedade que são os patrões os capitalistas aqueles que geram o lucro que visam somente o louco essa
ideia vai p os estudos daqueles caras esquadro próprio principalmente quando a televisão começa a surgir mas nós temos que lembrar que o rádio era muito presente e o rádio era uma ferramenta de domínio veja por mais que as teorias aquela época que eu hipodérmica a teoria por sozinho por mais que essas teorias todas estivessem ligadas e tivesse uma raiz dentro do princípio de manipulação até o próximo modelo de laço é o vai também bebendo essa fonte a escola de franco crítica essa ação ela é ampla ela não critica a sua mente por exemplo os elementos
igual modelar seu não critica quem diz o que é o que quando não ela critica todo o sistema e ela vai dizer o seguinte olha a partir do momento em que os aparatos surgem os aparatos estão servindo a quem é que detém o poder e não as pessoas isso deve ser revertido as pessoas tem que tomar o controle de tomar a frente à população e a comunicação deve servir para manter a comunicação para manter a união da por o educando basicamente criando o conteúdo ea essência do indivíduo e criamos ferramenta sistemas para que ela continue
de uma certa forma mantendo o estado socialista de direito nova tecnologia de comunicação surge justamente para fazer frente ao desafio de mediar os novos estágios relações sociais ou seja cada vez com a tecnologia surge ela deveria ser utilizada somente para fazer com que as pessoas consigam saber mais da sua produtividade e não para de uma certa forma entreter os a escola de frango os a teoria crítica não vê a comunicação como sendo uma função de entretenimento ela só vê como sendo uma função para que a sociedade bem a função é ela é uma ela entende
de comunicação mais necessidade olha que coisa maluca mas ao mesmo tempo bonita eu adoro ter obrigação por conta disso porque algo lindo de se ver eles entendem que a comunicação acaba criando relações entre as pessoas é fato mas na com oi bença pessoas em melhor e não ser somente instrumento de manipulação não servir somente a grupo de poder certo no entanto desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação ao invés de promover a reflexão assim pathology vidro acabou por promover a padronização das consciências e esses caras vão ver essa padronização das consciências quando a televisão acaba entrando
em larga escala na avenida na vida das pessoas na mente das pessoas os aparatos comunicacionais foram sucessivamente sendo colocados a serviço da dominação da classe tornando-se meios de controle e gerenciamento da própria comunicação esse ensinamento a sociedade os críticos a teoria né os frankfurtianos entende que os vendem os veículos de comunicação veículos de comunicação somente estão servindo a ausência de poder e controlo exatamente os meios de produção da informação dominam as massas o controle privado dos novos meios transformou-os em fonte geradora de falsa com é na medida em que através deles pode excluir censurar e
neutralizar a visibilidade à reflexão públicas de certos temas bloqueando o processo comunicacional olha que coisa doida amanhã exatamente o que acontece como a gente às vezes critica a gente fala puxa vida bem quando comunicação pau somente faz aquilo que grupo de poder a ou b está ali pagando e a população assiste passivamente você tem uma criação de informação de veículos de comunicação para domínio e controle das massas e deixa seu contrário eu crio produtos de comunicação para o domínio popular e não como os funcionários adesivos somente com uma função na sociedade somente para entreter para
levar informação as pessoas para fazer com que elas tenham uma espécie de válvula de escape do mundo da realidade cruel que a gente tá vivendo até então a gente falou diz no vídeo passado as comunicações encontra-se monopolizadas por grupos dominantes que orientam a mediação para o intuito de preservação do poder ou seja a publicação serve somente para que mantenham-se no poder grupos de poder que estão lá há muitos anos e principalmente para eles é uma ela deixa de ser uma relação de comércio deixou uma relação pessoal para se tornar uma reação simplesmente focada em manutenção
dessa estrutura total que já existe faz com que a pessoa pare de pensar e de para ela uma falsa sensação de comunicação né pra comunicação acaba se tornando uma ferramenta ideológica e não uma ferramenta de racionalização eu não posso pensar eu só posso simplesmente estar sujeito a ela é e eu vou tomaticamente e desconstruir aonde eu quero controlando a minha massa eu controlo emissor controla a mensagem comprou a cabeça do receptor controla os meios para dominação daquele grupo de pessoas esses pesquisadores acaba entendendo né e aqui a comunicação tem como tô falando aqui ó desde
o início desde o início os pesquisadores e frankfurt se convenceram de que as mídias haviam se transformado em forte instrumento de dominação de massas refugiados estados unidos pensadores do grupo puderam perceber que as tendências totalitárias não é uma exclusividade dos regimes fascistas como acontecia na alemanha nazista no fascismo italiano e no império japonês e também na evolução franquia estado franco que também é uma ditadura e também utilizar os meios de comunicação a dental ou até mesmo dos princípios ditatoriais como ela união soviética que é uma ditadura de esquerda mas é uma estrutura mas também está
no presente regime somente democráticos como os estados unidos inglaterra frança canadá ou seja é uma característica de quem está no governo criar meios de comunicação principalmente a televisão para controle da massa então eu vou criticar a sociedade como todo esse é o grande barato da teoria de franklin entender que av é uma ideia de manutenção da sociedade qual que é essa daí manda essa sociedade não era do lado da sociedade era do lado de empresas do lado de criações governamentais para manter a coesão social das pessoas criar o gado né vamos alimentar o gado com
a filha do gado mais quieto o esporte com notícias vagas do mundo com novelas com filmes com desenhos animados porque as pessoas assim ficam mais calmos e dóceis para receber as informações que a gente realmente quer olha que coisa doida né e principalmente crio nos anos 40 o conceito que a gente vai ter que trabalhar inclusive daqui para frente muito o nosso presidenciais voltarem esse conceito tem que a ponta da língua de vocês indústria cultural o que que é indústria cultural para essa manutenção acontecer ou seja para que a sociedade seja sempre doce levada a
comunicação cria insumo e ela se apropria de uma produção de cultura e cria essa produção em larga escala então a cria por exemplo e cantor e faz com que todo mundo vê né aquele cantor no primeiro momento todo mundo sai da letra da música daquele cantor naquele momento cumprir o disco daquele cantor vista as roupas aquele cantor enquanto está acontecendo estou gerando insumos econômicos aquilo estou explorando-o comercialmente aquele tipo de segmento eu crio time de futebol eu crio uma grande massa de pessoas totalmente viciadas em comprar produtos ligados aquele futebol aquele time ou que idolatram
a presença daquele grupo que futebolístico da cidade ou que vão entender da vida daqueles daqueles jogadores vai consumir as camisas vai assistir os jogos para acompanhar eles vir para mim para mim para baixo eu desvirtuou eu creio insumos e que eu me apoio piu diretamente das finanças daquele grupo daquele a falta de produtos culturais na música do esporte no cinema nas histórias em quadrinhos a literatura nas artes plásticas em geral todo qualquer manifestação artística é feita de forma lapada de forma que eu crio insumo para aquilo de uma certa forma abasteceu um determinado nicho o
esporte financeiramente aquilo aí você cultural sempre esteve de uma certa forma é sendo acompanhada pelos estudiosos da sociedade mas a partir do momento em que os críticos a teoria do franco começa a entrar de sola nesse conceito é que começa a se unir os a produção desse material e como que esse material às vezes é calcado em manifestações históricas manifestações culturais que já existem certo um caso clássico presidente do órgão faz a pintura do quadro de marilyn monroe em várias cores e vários romances ele é um dos primeiros artistas plásticos que vai criticar por exemplo
que que é o conceito de arte ele pega por exemplo se não me engano é uma lata de feijão oi isa aquela lata de deus não cria um quadro com aqui não coisa alternativas e aquele endeusado que ela pela cultura pela pela crítica de arte na verdade era uma lata de feijão alguma coisa sem sentido ou seja é uma própria crítica aquilo que está sendo gerado pela própria sociedade eu crio produção para desvirtuar a manter todo mundo como sendo uma espécie de gado eu vendo o produto aquela população consuma aquilo e eu crio a necessidade
no ser no indivíduo de consumir aquele tipo de produto indiscutivelmente independentemente de uma lógica racional que possa existir ou de uma lógica na compra na aquisição eu tenho que criar a necessidade eu criei um insumo eu crio nas pessoas a possibilidade delas comprarem aquilo aliás conquistam aquilo a partir do momento em que elas consomem aquele produto e você cultural las que ele novo e o ano que vem vai ter um novo e outro e assim sucessivamente qualquer semelhança com celulares de última geração o silêncio bom olhando por fim então resumão né assim a escola de
frankfurt torna-se conhecida por desenvolver uma teoria crítica da sociedade que é o modo de fazer filosofia integramos aspectos normativos da reflexão filosófica e confrontamos com as questões sociais tudo aquilo que era então até então mantido pela sociedade igreja pado polícia educação começa a sequência nada pela teoria crítica porque as conversas dizer mas escuta esses aparelhos essas instruções ou eles são geradores indústrias de produção industrial de cultura estão servindo a dominação da massa estão alinhando as pessoas certo ou seja é tudo dentro do âmbito filosófico mas de uma certa forma vai conseguir encontrar muita coisa presença
na sociedade e os e a escola do frango e sonhe com os anjos criticam isso abertamente pela primeira vez na história visto que o objetivo de fazer da mesma fazendo a crítica buscando entendimento tô vendo a sociedade então formação de sociedades se os funcionalistas os meios de comunicação de massa constitui um subsistema atuante para o bom funcionamento da sociedade sobre a teoria crítica tornam-se suspeitos de violência simbólica e são encarados como meio de dominação e poder são uma frase uma até lá que explica mais ou menos esse confronto que existe entre frankfurtianos e funcionalistas é
importante vocês entenderem essas duas teorias essas duas correntes filosóficas tá que as biografias para vocês analisarem hoje inclusive coloquei aqui um texto clássico inclusive uma das últimas referências do livro do lima luiz lima costa que organizou os textos e conseguiu trazer a tradução para os vivos processo do time doador é importante vocês então gravarem isso na cabeça teoria crítica é oposição a teoria funcionalista se de um lado eu tenho a sociedade criando meios de comunicação para manter eles como sendo meio de função e eu tenho a teoria crítica que diz que esses meios são para
dominação para o controle das pessoas independentemente de escala social mas que criam mecanismos para controle e geram produtos para cada vez mais continuarem ganhando louco em cima dessa sociedade certo essa é a belíssima escola de frankfurt ao que vai acompanhar vocês até o último ano de faculdade para legal revejam todos os material faça uma leitura mais detalhada desse material eu vou passar para vocês estudem vamos ampliar aqui atualiza biografia mas eu posso exposição por favor escrevam para mim sempre vocês precisarem de qualquer de na dúvida pode posição tá legal a gente ficou extenso mas é
necessário valeu gente para ficar sangrento
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