A Psicologia do Diabo segundo Carl Jung: Explorando o Lado Sombrio

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Estóico Mental
Descubra como Carl Jung explorou o conceito do Diabo através da psicologia, desvendando as profundez...
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Deus e o Diabo são os dois padrões fundamentais da existência humana o caminho da luz bem verdade beleza vida céu e salvação e o caminho da escuridão do Mal engano traição negação da vida inferno e condenação a realidade do mal é uma fonte de Fascínio profundo e misterioso na verdade parece que Enquanto muitos de Nós escolhemos o bem em vez do Mal Alguns de nós não conseguem evitar cair na tentação de fazer o mal nada é mais fácil do que denunciar o malfeitor nada é mais difícil do que entendê-lo devemos estar cientes do Mal interior
para não sermos vítimas de seus efeitos quando apenas nos identificamos com o bem e negamos nossa capacidade para o mal inevitavelmente o projetamos em outras pessoas Ele toma conta de nós como um poder autônomo frequentemente claramente visível para os outros senão para nós o diabo tem um caráter de personalidade que é maior que a consciência do homem e maior que sua vontade quando você aponta um dedo para alguém três dedos apontam de volta para você a única realidade é que todos são capazes do mal e a posição moral adequada é conhecer o mal escolher não
fazer o mal a crença em demônios ocorre historicamente em todo o mundo eles são tipicamente vistos como entidades Sobrenaturais malévolas os daimes dos gregos antigos no entanto são Divididos em categorias boas e mais gatod e kodan o primeiro é um anjo da guarda ou figura Tutelar que media entre homens e Deuses enquanto o último é o demônio adversário o diamon é um espírito superior constantemente ciente de sua conexão íntima com outros seres humanos com a natureza e com todo o Cosmos quando nosso Diamond interior está em um estado de boa ordem experimentamos eu demonia um
estado de bom espírito e realização no entanto o codé traz problem e nos distrai do nosso caminho em direção à totalidade o Diabo se assemelha aos faunos e sátiros da mitologia grega e romana Os Últimos dos quais eram companheiros de Dionísio o Deus grego do vinho da intoxicação e da festividade por outro lado o Deus grego Pan é associado à Natureza Selvagem às cabras aos pastores à fertilidade e à música Há um tema Geral de prazeres mundanos nesses seres míticos a palavra Pânico deriva de pan que era fonte de sonos misteriosos que causavam medo Contagioso
em rebanhos e ataques de pânico em pessoas que frequentavam lugares solitários enquanto no medo sabemos o que nos ameaça e nossas percepções se tornam mais aguçadas para superar o perigo na ansiedade somos ameaçados sem saber quais Passos tomar para enfrentar os perigos e em vez de se tornarem mais aguçadas nossas percepções Geralmente se tornam turvas ou vagas pandemonium E literalmente todos os demônios que se refere a tumulto selvagem confusão e caos foi cunhado pela primeira vez pelo poeta inglês John Milton para descrever a capital do inferno em seu poema épico paraíso perdido essas palavras permaneceram
em nossa lngua e ainda definem melhor a confusão destrutiva que o diabo e seus AAS podem causar em nosso mundo e em nós mesmos na Bíblia as ovelhas são consideradas seguidoras Leais do filho de Deus metaforic um pastor as cabras por outro lado são desobedientes e difíceis as cabras eram usadas em rituais de expiação como portadoras dos pecados da Nação e eram deixadas livres para supostamente levar o mal para o deserto é daí que vem o termo B expiatório um processo psicológico no qual outros são escolhidos e assumem culpa em justificada por algo as pessoas
usam os outros como bodes expiatórios para esconder seus maiores defeitos essa projeção geralmente acontece inconscientemente por causa de traços sombrios reprimidos inveja culpa Luxúria etc o psiquiatra e psicanalista suíço kau Yung faz uma declaração profunda veste a o significado mais profundo do fato de que Cristo como Redentor foi crucificado entre dois ladrões esses ladrões a sua maneira também eram redentores da humanidade eram os bodes expiatórios na Projeção de sombra a pessoa é amarrada a outras em ódio as classes mais baixas minorias raciais e nacionais e outras religiões mente se tornarão alvos de conteúdos psíquicos reprimidos
a sombra é a parte desconhecida de nós mesmos que se torna o lado negro da nossa personalidade quando é ignorada Nenhum de Nós Está fora da sombra coletiva negra da humanidade é uma verdade da vida que quando aspectos negativos de nós mesmos não são reconhecidos como pertencentes a nós internamente Eles parecem agir contra nós externamente ser acusado de algo que você não fez é doloroso e essa mentira é uma ferida que pode apodrecer por anos quando fazemos algo inesperado dizemos e não sei o que diabos deu em mim o diabo é um bode expiatório útil
em contraste na a projeção Salvadora a pessoa está presa a outra pessoa não em ódio mas em adoração cega e a crítica tal Líder frequentemente desenvolve um complexo de Deus líderes podem se transformar em figuras divinas por causa de suas promessas de salvar a nação da pobreza fome e Miséria eles são os portadores simbólicos do inconsciente de milhões de pessoas o diabo tem muitos nomes Satanás Lúcifer a grande besta belzebu o príncipe das Trevas ele é o adversário o acusador o tentador o enganador e aquele que separa de Deus o diabo é incrivelmente perverso e
maligno mas também inteligente e espirituoso e ele é o pai de todos os trapaceiros E é isso que o torna tão perigoso a palavra inglesa o dévil o deriva do grego diábolos que aquele que divide diabólico é o termo no inglês contemporâneo o verbo grego diabolin significa literalmente rasgar o antônimo do diabólico é o simbólico que vem de Simbol e juntar ou unir o psicólogo existencialista americano rola escreve do simbólico é aquilo que reúne amarra integra o indivíduo em si mesmo e com seu grupo o diabólico em contraste é aquilo que desintegra rasga quando uma
comunidade se forma ela pode ser uma fonte de amor fraternal de o amar o próximo como a si mesmo o diabo por outro lado espalha e produz discórdia a dispersão é um sinal do poder mais obscuro seja divisão de comunidades famílias ou cultura portanto dividir e conquistar ou unidos venceremos divididos cairemos holum identifica três características do diabólico que são tão relevantes hoje senão mais do que eram no passado V amor a nudez violência e divisão enquanto antes a nudez e os aspectos do corpo eram privados e reservados para o ato sagrado da União sexual dentro
do casamento agora a roupa tem a intenção de chamar a atenção para as áreas privadas do corpo a sexualização geral da cultura também se vincula a Esse aspecto exacerbada pela facilidade de acesso que a tecnologia fornece aos desejos não realizados de luxúria em termos de violência o século XX marcou alguns dos eventos mais devastadores da história humana e quem sabe o que nos espera no futuro finalmente o diabo adora dividir essas divisões ocorrem em quase todas as facetas de nossas vidas raça sexo religião política e economia o Demoníaco é uma inversão da ordem o crescimento
da Visão peculiarmente ocidental de exploração materialismo e ego do homem como sendo o centro da vida é um subproduto do diabólico assim o homem se alienou de si mesmo Talvez o mais relevante para os nossos tempos o diabo aparece como realidade virtual prometendo uma Utopia fora da existência física ou Inteligência Artificial que tem conhecimento muito superior ao da humanidade Projetada para se tornar o salvador da humanidade e ainda assim Sem consciência não tem empatia essa divisão não ocorre apenas externamente mas internamente também como personalidade dividida quando Jesus falou com o endemoniado geraseno e perguntou a
ele Qual é o seu nome Ele respondeu meu nome é Legião Pois somos muitos uma legião significava de 3 a 6.000 soldados o homem possuído tendo sido dominado por forças inconscientes não tem mais um ego que funcione como uma Âncora para a realidade resultando em esquizofrenia fazer um acordo com o diabo é um tema Universal que aparece muitas vezes em obras da cultura popular Às vez vezes o acordo é feito emem uma Encruzilhada que simbolicamente representa a liminaridade um lugar ou nem aqui nem ali onde dois reinos se tocam do físico e o espiritual o
acordo frequentemente começa com um mortal desejando algum bem mundano como Juventude amor conhecimento riqueza fama ou poder mas em troca ele deve vender sua alma ao diabo isso é exemplificado na lenda alemã de Fausto baseada na figura elusiva de Johan jorg faust um alquimista ó e mágico alemão depois que o diabo serve com seus poderes mágicos por um número de anos definidos o termo do contrato termina e o diabo leva para o inferno nos primeiros contos o Dr Fausto é irrevogavelmente condenado Porque ele prefere o conhecimento humano e o ganho material ao conhecimento Divino ou
espiritual isso é conhecido como a barganha faustiana no Fausto de G uma das maiores obras da literatura alemã Fausto é um estudioso que fica deprimido por causa da inutilidade do conhecimento humano e recorre a magia para descobrir a verdade suprema no entanto suas tentativas falham frustrado ele não quer mais viver em seu momento de desespero um cão aparece que se transforma no servo do diabo mefistófeles ele diz a Fausto que se tornará Seu servo na terra e lhe mostrará os prazeres da vida a princípio Fausto se recusa Então mefistófeles faz uma aposta e se ele
alguma vez experimentasse um momento de felicidade Suprema na terra de modo que implorasse para que esse momento continuasse ele morreria instantaneamente serviria ao diabo no inferno Fausto que acredita que não pode perder sua aposta porque nunca ficará satisfeito e portanto nunca experimentará O Grande Momento aceita o acordo e um pacto de sangue é feito por fim Fausto Experimenta um momento de Êxtase e morre no entanto quando mefistófeles está prestes a reivindicar sua alma Fausto é salvo pela graça de Deus embora ele nunca tenha ficado satisfeito e morra antes de poder realizar sua visão de um
reino do céu na terra Fausto aprende a encontrar a felicidade no progresso não apenas na realização ele nunca cedeu a Luxúria ou a ociosidade mas estava focado na justiça prosperidade amor e na melhoria da vida de seu povo esse esforço constante acaba Salvando sua alma curiosamente isso não teria sido possível sem as tentativas do diabo de fazer Fausto viver uma vida perversa e pecaminosa a persistência do diabo em tentar Fausto e a relutância de Fausto em ceder leva a sua iluminação espiritual e salvação como o poeta austríaco rio que escreveu em uma de suas cartas
após se retirar da psicoterapia e se meus demônios me deixarem temo que meus anjos também voem não podemos ter um sem o outro temos um anjo representando a consciência e um demônio repres entando a tentação nossos demônios interiores se assemelham à nossa sombra que retém contato com as profundezas perdidas da Alma com a vida e a vitalidade e fornece dicas para autorrealização como diz o ditado um homem que não projeta sombra é o próprio Diabo na novela de 1814 Peter cemil o protagonista Vende sua sombra ao diabo por uma bolsa mágica sem fundo cheia de
Ouro no entanto ele descobre que sem sua Sombra ele é evitado pelos outros o violinista italiano Giuseppe Tartini teve um sonho em que o diabo apareceu para ele e pediu para ser Seu servo e professor Tartini Deu a ele seu violino para ver se ele sabia tocar e a música Era tão maravilhosa que ele nunca concebeu em seus voos mais ousados de fantasia Ele se sentiu arrebatado transportado Encantado sua respiração falhou e ele acordou imediatamente ele agarrou seu violino para reter em parte pelo menos a impressão de seu Son foi tudo em vão apesar de
ter dito que a música que ele compôs É de fato a melhor que ele já escreveu que ele chamou de o Dev Trio era tão inferior ao que ele tinha ouvido que se ele pudesse ter subsistido de outros meios ele teria quebrado seu violino e abandonado a música Para Sempre o diabo é um arquétipo um padrão de comportamento herdado coletivamente e como todos os arquétipos nos fascina por causa de sua numinosidade identificar-nos com o arquétipo pode levar para a nossa destruição psíquica causando inflação do ego na qual nosso senso de identidade é excessivamente amplificado criando
ilusão em megalomania e um caminho autodestrutivo geral arquétipos São primitivos e servem a um reino próximo aos instintos Eles não estão necessariamente preocupados com valores humanos éticos é tanto dever do Ego trazer um senso de responsabilidade moral às imagens arquetípicas do inconsciente Quanto é nosso dever cuidar do bem-estar de nossos semelhantes no mundo interior a chave não é identificação mas integração Jung escreve vais imagens do inconsciente colocam uma grande responsabilidade sobre o homem a falha em entendê-las ou a fuga da responsabilidade ética o priva de sua totalidade impõe uma fragmentação dolorosa em sua vida no
cristianismo a voz da Tentação aparece no início dos tempos representada como a serpente no Jardim do Éden que mais tarde foi equiparada ao diabo o papel da serpente era tentar Adão e Eva os primeiros humanos a comer do fruto da árvore que Deus proibiu a árvore do conhecimento do bem e do mal porque isso abriria seus olhos para a realidade e eles se tornariam como deuses as mentiras mais perigosas contém meias verdades a serpente promete coisas boas e propositalmente evita falar sobre o mal que cairá sobre eles assim Eva colhe o fruto come e dá
um pouco a Adão eles imediatamente se envergonham de sua nudez e sentem culpa e ansiedade o pecado do orgulho de se tornar como Deus aparece como o primeiro ato de desobediência levando ao pecado original da humanidade e a queda do Paraíso em um mito semelhante o Deus grego prometeu rouba o fogo do céu para o benefício da humanidade e é punido pelos Deuses mitos não são meras histórias ou superstições mas padrões perenes que expressam a condição humana psicologicamente podemos ver esses dois mitos como desenvolv da consciência no ser humano que é sempre seguido por sentimentos
de transgressão culpa e punição nascemos integrados em um estado de totalidade original Paraíso e conforme crescemos nos tornamos autoconscientes e adquirimos o ego experimentamos a desintegração ou a queda do Paraíso passamos de viver sob o círculo reconfortante nutritivo da mãe para ter que deixar o ninho do conforto se não nos jogarmos no fogo da vida não podemos nos reintegrar e recuperar nosso relacionamento com nosso estado natural de ser como a totalidade só tem sentido quando reunimos nosso eu fragmentado esse evento também é descrito como Félix culpa queda afortunada ou falha feliz sem uma queda não
podemos experimentar a redenção a desintegração representa a condição necessária para toda autorrealização antes de nos aprofundarmos na psicologia do diabo precisamos primeiro explorar os diferentes significados por trás dos nomes Lúcifer Satanás lcifer o portador da luz é o nome Latino para as aparições matinais do planeta vus a Estrela da Manhã visível antes do nascer do sol o planeta também aparece como a estrela da noite visível após o por do sol dependendo da Fas de sua órbita ao redor do sol no folclore romo a Estela da manhã era personificada como uma fig masculina carregando uma tocha
as estrelas eram então consideradas seres Celestiais vivos no mito a estrela da manhã é interpretada como um ser Celestial lutando pelo assento mais alto do céu apenas para ser lançada para o submundo a estrela da manhã um dos objetos mais brilhantes no cé está cheia de orgulho após sua breve declaração de Vitória ela é humilhada e desaparece de vista quando o sol todopoderoso nasce e inunda tudo com sua luz a primeira referência a Estrela da Manhã como o indivíduo ocorre no de Isaías como caíste do céu Estrela da Manhã filho da alva você foi lançado
para a terra você que antes abateu as nações você disse em seu coração de eu subirei aos céus e eu exaltarei meu trono Acima das Estrelas de Deus mas você é levado para o reino dos Mortos para as profundezas do Abismo embora esta passagem realmente se refira à condenação de um rei maligno da Babilônia ela tem sido interpretada como uma alegoria da queda de satanás do céu Considerando o orgulho como o pecado maior amar a si mesmo mais do que aos outros e a Deus Lúcifer se tornou sinônimo do diabo o orgulho não foi apenas
o que causou a queda do homem do Paraíso mas também o que fez com que o diabo e seus anjos se rebelassem contra Deus e fossem expulsos do céu Isso é descrito no apocalíptico livro do apocalipse onde uma guerra passada ocorre no céu entre anjos liderados pelo Arcanjo Miguel contra os Anjos Rebeldes liderados pelo Dragão ou o diabo V então houve guerra no céu Miguel e seus anjos Lutaram contra o dragão e o dragão e seus anjos Lutaram de volta mas ele não foi forte o suficiente e eles perderam seu lugar no Céu O Grande
Dragão foi lançado para baixo S aquela antiga serpente chamada diabo ou Satanás que leva o mundo inteiro ao erro ele foi lançado à terra e seus anjos com ele não foram apenas alguns anjos que estavam do lado do diabo mais um terço deles que se recusou a unir seu livre arbítrio com a vontade de Deus então eles desceram ao inferno como Anjos Caídos as tristezas do Príncipe das trevas são tão imensuráveis quanto a própria eternidade excluído do céu para ouvir por todos os éons Sem Fim as vozes distantes dos anjos que ele conheceu e amou
e ser um Andarilho entre desertos de escuridão a confusão surge quando Jesus também é descrito como a estrela da manhã no livro do apocalipse no entanto ele é descrito como a brilhante Estrela da Manhã em outras palavras a luz do diabo é uma imitação pobre da Luz real do mundo e enquanto ambas eram chamadas de Estrela da Manhã apenas uma delas representa luz autêntica Não é coincidência que o Diabo se disfarce de anjo de luz pois ele é um enganador o diabo também recebe o nome de o satanás que significa adversário ou acusador ele é
quem coloca uma pedra no seu caminho onde você menos quer e o culpa pelo seu fracasso no Livro de Jó o servo mais fiel de Deus Jó é um homem justo Que honra a Deus e foi abençoado com saúde família e riqueza no céu Deus Pergunta a Satanás sobre sua opinião sobre a piedade de Jó Satanás diz que Seu servo só é fiel a ele porque foi abençoado com prosperidade mas se tudo de valor fosse tirado dele ele certamente sofreria e amaldiçoar a Deus assim Satanás recebe permissão de Deus para testar a fé de Jó
Satanás é a dúvida destrutiva dentro da personalidade de Deus no entanto ele tem uma misteriosa necessidade existencial para Deus e o homem e sua relação um com o outro mensageiros vem contar a Jó que seus animais servos e filhos foram mortos devastado Jó cai no chão e grita no saí do ventre de minha mãe e no voltarei para lá o senhor o deu e o senhor o Tirou ou bendito seja o nome do senhor Jó permanece forte em sua fé desta vez Satanás aflige todo o corpo de Jó com furúnculos enquanto ele se deita em
dor excruciante sua esposa lhe diz para amaldiçoar a Deus e morrer mas Jó permanece forte em sua fé três de seus amigos vê até ele choram e sentam-se com ele por sete dias e nenhum deles fala uma palavra pois a tristeza de Jó era muito grande depois disso Jó abre a boca e amaldiçoa o dia em que nasceu e anseia pela morte que não vem seus amigos não conseguem compreender como um Deus justo puniria um homem inocente piedoso eles acham que seu sofrimento deve ser bem merecido e o acusam de cometer pecado sabendo que sua
consciência estava limpa Jó se cansou de suas acusações e os chama de consoladores Miseráveis Jó passa de sua atitude piedosa para repreender Deus por sua Ira desproporcional e injustificada os perversos têm poder sobre os mansos E Deus não faz nada para puni-los Deus responde ao clamor de joia aparece em um redemoinho ele descreve a complexidade do mundo que ele criou Executar a justiça em um mundo cheio de maldade é complicado e não preto ou branco como jo e os amigos parecem pensar assim como a ordem no mundo também a caos como visto nas duas criaturas
de bem leviat para as quais Deus aponta Vivemos em um mundo que não foi projetado para evitar o sofrimento Jó confia na sabedoria de Deus apesar do seu sofrimento finalmente Deus honra luta e a honestidade de Jó e sua família e Fortuna São restauradas ele se torna o servo Fiel arquetípico de Deus O Livro de Jó em comparação com a história do Paraíso representa um avanço significativo na autoconsciência de Deus Adão e Eva são expulsos da presença de Deus como se seu conhecimento do bem e do Mal fosse uma ofensa contra o criador em Jó
começa-se a perceber que esse conhecimento é frutífero quando o livre arbítrio é combinado com a infinita sabedoria da a Vontade Divina de Deus também é interessante que em Jó Satanás ha em concordância com Deus não pelas costas como a serpente no Paraíso dessa surpreendente autorreflexão induzida em Deus pela retidão obstinada de Jó Deus desenvolve empatia e amor e disso nasce um novo relacionamento entre Deus e a humanidade Deus é empurrado para um processo de transformação que leva a sua Encarnação Como Jesus Cristo a crucificação e morte de Cristo é a história trágica definitiva onde o
pior de todos os castigos é infligido aquele que menos o merecia a resposta Jó é dada no momento supremo do grito desesperado de Cristo na cruz e meu Deus meu Deus por que me abandonaste Deus Experimenta O que significa ser um homem mortal e o que ele fez seu fiel servo Jó sofrer quando Jesus morreu na cruz o diabo comemorou sua vitória mas na realidade foi o momento de sua derrota pois ele não previu A Ressurreição de Cristo três dias depois o período entre a crucificação e a ressurreição de Cristo é conhecido como o Terrível
do inferno onde Cristo desceu ao submundo e trouxe salvação às almas mantidas cativas lá A Divina Comédia de Dante que retrata uma crise de meia idade na qual devemos descer ao inferno é cronometrada para ser paralela à expedição angustiante de Jesus Yung escreve portanto após sua morte Cristo teve que viajar para o inferno caso contrário a ascensão ao céu hav se tornado impossível para ele Cristo primeiro teve que se tornar seu anticristo seu irmão do submundo a história de todos no caminho para o autoconhecimento e o despertar espiritual começa descendo ao inferno a fórmula de
Uma Jornada ao domínio escuro da morte em busca da sabedoria é universal assim como uma ferida aberta que é deixada Sem tratamento infecta lentamente todo o corpo o pecado também é como uma ferida aberta no espírito através da qual o Demoníaco pode entrar em sua mente quando alguém diz a Deus para sair de sua vida isso permite a oportunidade perfeita para convidar o diabo que tentará consolar a pessoa e se apresentar como seu aliado o satanismo é o mal disfarçado de bem o Demoníaco está escondido em segredo Deus nos diz para tomar cuidado ao descer
pelo caminho da destruição e fica na nossa frente bloqueando o caminho parece que ele não está do nosso lado porque não Somos livres e não podemos fazer o que queremos fazer o diabo por outro lado parece estar do nosso lado e sussurra em nosso ouvido faa apenas o que te faz feliz a vida é muito curta os tempos mudaram Vivemos em um novo mundo com novas regras todo mundo está fazendo isso por você não deveria você não obedece a ningém e é o Deus de si mesmo é assim que o diabo fala e quando experimentamos
a inflação do Ego ele sorri porque é apenas uma questão de tempo até que nos juntemos ao seu reino das Trevas o orgulho vem antes da queda Satanás pensa que é igual a Deus a realidade gira em torno dele são suas visões que importam acima de tudo levando a se rebelar contra todos que discordam o orgulho é a origem de todo o mal antes de pecarmos Deus parece ser o acusador e o diabo nosso defensor no entanto depois que pecamos os papéis são invertidos Deus se torna o defensor e o diabo o acusador Deus não
é um tirano que diz faça isso ou você será punido mas sim faça isso porque isso lhe fará bem o diabólico pode ser convidado indiretamente como resultado das ações de uma pessoa ou ações que levam a uma maior suscetibilidade à influência Demoníaca isso é especialmente assustador quando se está inconsciente disso mais raramente as pessoas se envolvem em sujeição Demoníaca submetendo-se voluntariamente ao diabo como é típico de cultos ou acordos com com o diabo todo padrão de pecado é aceito e absorvido levando ao desprezo pelos outros e pelo mundo embora existam casos de atividades extraordinárias do
Demoníaco que podem acontecer de maneiras muito diretas e assustadoras como infestação Demoníaca a presença do mal em um local animal ou objeto vech ação Demoníaca ataques físicos por um demônio e Possessão Demoníaca quando o demônio assume o controle total do corpo de uma pessoa vamos nos concentrar nas atividades psicológicas do Demoníaco a linha entre comportamento Demoníaco e problemas de saúde mental é tênue e não há nada a perder visitando um psicólogo e um padre pois eles são complementares para curar nossa alma e fortalecer nosso espírito a tentação é a atividade comum do diabo é algo
real para nós em cada dia o portão que leva a destruição é largo e muitos entram por ele mas o portal para paz é estreito e ninguém pode entrar exceto pela aflição da alma o diabo procura rachaduras na armadura espiritual ou de alguém para tentar entrar cuja força Depende do que Aristóteles chamou de o meio termo o ponto entre uma deficiência e um excesso de uma característica como a confiança entre a autodepreciação e a vaidade a tentação começa com o engano comprando as mentiras do diabo que promete o bem apenas para entregar o mal o
objetivo disso é criar divisão ou conflito interno em nós mesmos paralisando nossa capacidade de escolher e nos fazendo cair em espiral em desespero buscamos um substituto na vida e nos entorpecem com prazer ou diversão o que pode levar ao vício o inferno é aquele estado de espírito que se abandonou tão completamente a um dado pecado que não consegue agir independentemente desse pecado a título de ilustração observe a diferença entre a pessoa que bebe que até escolhe ficar bêbada ocasionalmente e o alcoólatra que perdeu o poder de escolher que não consegue decidir não beber e que
não consegue decidir fazer nada além de beber o que começa como algo pequeno ou que alguém pensava ter controle torna-se um problema que toma o controle completo da vida de alguém quando alguém está preso nesse estado isso leva a um comportamento obsessivo pensamentos irracionais ruminação e aut culpa a pessoa cai no ciclo vicioso do vício o que se acreditava ser a fonte da liberdade de alguém torna-se sua prisão o diabo nos diz que a festa acabou e agora devemos sofr as consequências de Nossas ações e ele nos enche de desespero frequentemente isso cria opressão uma
influência negativa sobre entes queridos e amigos levando a mais alienação e desânimo quando alguém perde tudo o que era valioso em sua vida isso leva a perda de qualquer senso de significado direção ou propósito na vida isso é insuportável e as pessoas perdem toda a vontade de viver eu não existo os pensamentos que você está tendo são só você assim fala o diabo às vezes tudo o que precisamos é de uma mão amiga que nos tire da areia movediça o diabo nos tenta no que ele pensa ser em áreas de fraqueza em nossas vidas e
embora ele não possa ler nossos pensamentos como um Deus todo-poderoso ele é um excelente observador portanto se você vai enganar o diabo é terrivelmente importante que você não o avise com antecedência encontos de fadas é o tolo que frequentemente engana o diabo geralmente sem querer porque que ele possui uma pureza de coração que não pode ser corrompida quando o diabo identifica nossas fraquezas também podemos usar isso a nosso favor pois saberemos em que focar para Jung uma maneira pela qual o diabo pode ser representado é como uma neurose ele escreve do diabo descreve o lado
grotesco e sinistro do inconsciente Pois nunca realmente o enfrentamos e consequentemente ele permaneceu em seu estado selvagem original provavelmente ninguém hoje ainda seria precipitado o suficiente para afirmar que o Europeu é uma criatura semelhante a um Cordeiro e não possuído por um demônio os registros assustadores de Nossa era são claros para todos verem e eles superam em edonis tudo o que Qualquer era anterior com seus instrumentos fracos poderia ter esperado realizar o diabo é o aspecto diabólico de cada função psíquica que se libertou da hierarquia da psique Total e agora desfruta de independência e poder
absoluto como tal nossos demônios internos podem ser equiparados à sombra autônoma essa rejeição da sombra ocorre na infância onde nossos instintos animais são geralmente punidos por instituições sociais e padrões convencionais de comportamento su superg à medida que crescemos suprimimos muito do que fazemos ou pensamos Pois é considerado inaceitável isso leva à repressão e nossos traços inaceitáveis Retornam à camada inconsciente da personalidade onde permanecem como a sombra quando ocasionalmente rompe a bar da repressão a sombra se manifesta de maneiras patológicas ao negar nosso lado sombrio negligenciamos metade de nossa existência como seres humanos na mitologia a
sombra aparece personificada em uma figura do mesmo sexo como nosso irmão escuro o que acompanha e se apega a sua contraparte o de luz ó Caim e Abel sete Osiris mefisto e Fausto e Mr rid d jackel o analista junguiano Eric nilman escreve Val aceitar o mal o homem moderno aceita o mundo e a si mesmo na perigosa natureza dupla que pertence a ambos essa autoafirmação deve ser entendida no sentido mais profundo como uma afirmação de nossa totalidade humana que abrange o inconsciente e a Mente Consciente cujo centro não é o ego que é apenas
o centro da consciência nem o chamado sug mas o self no tarot o diabo é uma das 22 cartas dos arcanos maiores e tem um simbolismo diferente comparado à visão cristã do diabo como puro mal a imagem é derivada em parte da famosa ilustração de Elifas levid de bafome supostamente Adorado pelos Cavaleiros Templários é uma figura hermafrodita que também tem chifres de cabra asas de morcego e Garras de um pássaro Predador dois dedos na mão direita apontam para cima e dois na mão esquerda apontam para baixo simbolizando a máxima alquímica como em cima assim embaixo
seus braços carregam as palavras latinas souve e coagula para separar e reunir Yung escreve e tem uma tentativa como a união dos opostos parece à mentalidade Cristã algo diabólico algo maligno que não é permitido algo pertencente à magia negra na psicologia junguiana o papel que o diabo desempenha aponta para a imagem ocidental unilateral de Deus no ocidente o comportamento paradoxal e a ambivalência moral dos deuses da antiguidade clássica não eram tolerados no judaísmo clássico y a possui luz e escuridão o bem e o mal não são separados um do outro mas são aspectos interrelacionados de
sua luminosidade eu formo a luz e crio as trevas vi eu faço a paz e crio o mal vi eu o senhor faço todas essas coisas em tempos posteriores o moralmente ambíguo e Av se tornou um Deus totalmente bom sem nenhuma partícula de mal em sua natureza o cristianismo amputou a mão esquerda de Deus relegando Satanás às regiões inferiores deixando assim um Deus totalmente benéfico para reinar supremo no céu tudo muda com a Encarnação de Cristo Deus deixa de ser ambíguo E agora se manifesta na forma do homem que é consciente Portanto tem que discriminar
entre o bem e o mal Cristo queria transformar yav em um Deus moral de bondade mas ao fazê-lo ele despedaçou os opostos que estavam Unidos nele assim a primeira coisa que Cristo fez foi separar-se de sua sombra e chamá-la de o diabo o diabo tornou-se psicologicamente inevitável pois ele é a personificação do lado escuro separado de Cristo ao contrário de Cristo o Diabo foi criado não gerado no entanto embora Cristo seja a personificação do bem ainda permanecem traços de sua ambivalência moral original como ele afirma de eu não trago paz mais a espada de fato
o livro do apocalipse pode ter sido escrito para fornecer um contraste ao evangelho de amor de Cristo o Diabo pode ser considerado a insatisfação de Deus consigo mesmo uma Projeção de sua própria dúvida agindo como um lembrete constante da falha na criação e portanto um desejo constante em direção à realização consciente portanto em direção a uma totalidade maior devemos ter cuidado no entanto para não antropomorfizar Deus como um ser porque ele é o próprio ser o diabo é uma figura necessária na vida não apenas porque ele nos permite distinguir o bem do mal o céu
do inferno a virtude do pecado mas também para tornar a ação e a liberdade humanas possíveis se Deus não tivesse permitido ao diabo a liberdade de se rebelar não haveria consciência do Ego civilização e oportunidade de transcender o ego por meio da autorrealização os humanos seriam pouco mais Que máquinas e tudo permaneceria um para sempre a razão para a ausência da sombra é a doutrina do suum bonum o bem supremo para o Cristão nem Deus nem Cristo poderiam ser um paradoxo ambos Tinham que ter um único significado Deus cria o homem a sua própria imagem
CL assim o homem deve ser fundamentalmente bom mas através de seu livre arbítrio pode escolher o contrário essa perfeição unilateral no entanto exige um complemento psíquico para restaurar o equilíbrio ou então o homem será irremediavelmente dividido em duas metades irreconciliáveis o conceito de privatio bonix a ausência do bem e afirma que o mal é simplesmente ausência ou falta do bem e portanto tudo o que existe é bom essa ideia atormentou o Jung e se tornou o foco de grande parte de sua correspondência com vários clérigos crist notavelmente com o padre Vittor White para Jung o
bem e o mal estão presos em um duelo eterno pela supremacia assim se alguém acredita em um Deus ele deve conter os dois dentro de si mesmo White não conseguia aceitar isso e declarou Deus é luz nele não há trevas este conflito levou Jung a escrever resposta a Jó que ele chamou de o veneno puro por causa de sua natureza controversa nesta obra ele explora a sombra ou O Lado Escuro de Deus Satanás que se tornará o anticristo como uma compensação necessária ao lado luminoso de Deus encarnado em Cristo Este é o Deus absconditus o
Deus oculto que jaz na escuridão do nosso inconsciente ocidental o intermediário de Cristo e o anticristo como forças motivadoras é o espírito santo um processo cujo equivalente psicológico é a individuação da humanidade a jornada em direção a se tornar o self que constitui Nossa verdadeira natureza e a totalidade de nossa personalidade O Lado Escuro é o quarto elemento ausente da Trindade Deus pai Deus filho e deus Espírito Santo o simbolismo trinitário carece do feminino do material e portanto da substância escura da carne do diabo Jung acreditava que a Trindade deveria ser suplantada por uma quern
um símbolo comum para o self no Apocalipse o diabo é trancado em um buraco sem fundo por 1 anos depois disso ele deve ficar livre por um tempo como está escrito quando os 1 anos terminarem Satanás estará livre para deixar sua prisão ele sairá e enganará as nações que estão sobre todo o mundo podemos encontrar um paralelo na mitologia nórdica com o Deus trapaceiro loque eventualmente punido e amarrado pelos Deuses uma serpente pende sobre loque e Pinga veneno sobre ele o que o faz se contorcer em agonia fazendo o mundo inteiro tremer e provocando os
terremotos que precederam o ragnar o fim do mundo e a destruição dos Deuses Mas por que a figura do diabo deve ser libertada Jung escreve da vinda do anticristo não é apenas uma previsão Profética e é uma lei psicológica invariável cuja existência trouxe a ele João autor do livro do apocalipse um conhecimento seguro da iminente enantiodromia se houver qualquer unilateralidade em um par uma conversão ou mudança para o outro é provável Esta é a lei psicológica fundamental da enantiodromia suma corrida em direção ao oposto que Jung descobriu em Heráclito a vida em si é uma
disputa de opostos em Nascimento e morte saúde e doença bem e mal sou também a nossa atitude consciente equilibrada por seu oposto inconsciente em uma tentativa de restaurar a totalidade psíquica quando a Mente Consciente tiver rompido sua unidade com o inconsciente a enantiodromia ocorrerá polaridade e oposição são leis universais e nenhum crescimento e desenvolvimento da personalidade humana é possível sem consideração delas como villon Blake escreve sem contrários não há progressão atração e repulsão razão e energia Amor e Ódio são necessários à experiência humana destes contrários surge o que os religiosos chamam de bem e mal
alguém pode dominar essa polaridade apenas libertando-se delas contemplando ambas e assim alcançando uma posição intermediária estar na fronteira entre yin e Yang só que não se está está mais à mercê dos opostos E para isso é preciso estar ciente da dualidade da própria natureza tudo o que leva a totalidade é bom tudo o que leva à divisão é Malu integração é boa desintegração é má Às vezes as pessoas mais santas cometem os atos mais hediondos porque se separam do Mal Necessário a perseguição de descrentes e herges a queima na fogueira torturas cruzadas são todas em
parte o resultado da atitude consciente unilateral de Pureza e bondade que causa Projeção de sombra Jung escreve sobre o papel compensatório da psique em João o autor do Apocalipse que se esforçou para levar uma vida pura santa e Santa ja a revelação Foi experimentada por um cristão primitivo que como uma luz líder da comunidade presumivelmente teve que viver uma vida exemplar e demonstrar ao seu rebanho as virtudes cristãs da verdadeira fé humildade paciência devoção amor altruísta e negação de todos os desejos anos a longo prazo isso pode se tornar demais mesmo para os mais religiosos
eu vi muitos sonhos compensatórios de cristãos crentes e mais não vi nada que remotamente se assemelhe ao Impacto brutal com o qual os opostos colidem nas visões de João exceto no caso de Psicose grave no entanto João não nos dá fundamentos para tal diagnóstico Como Jó ele viu o lado feroz e terrível de Javé por essa razão ele sentiu que seu evangelho de amor era unilateral e o complementou com seu evangelho de medo Deus tem um terrível aspecto duplo vum mar de graça encontrado por um lago fervente de fogo Esse é o Evangelho Eterno distinto
do temporal pode-se amar a Deus mas deve-se temê-lo devemos ter cuidado ao pensar no bem e no mal como opostos absolutos eles são metades de um todo paradoxal quando percebemos isso podemos transformar o conflito interior em paz interior nós experimentamos a realidade como ela é e nos permitimos ser unidos com todo o nosso ser no entanto a realização completa do nosso potencial é um ideal inatingível e raramente se é que alguma vez é alcançada por alguém exceto por um Cristo ou um Buda que são personificações do ser mas então os ideais são apenas sinalizadores nunca
objetivo não há totalidade psíquica sem imperfeição somente os deuses fazem algo perfeito é muito melhor saber que não se é perfeito Então pode se sentir verdadeiramente em casa no entanto a imagem da perfeição está tão arraigada em nossa cultura que nos sentimos culpados quando não conseguimos alcançá-la por definição somos todos pecadores como Fausto devemos aprender a encontrar a felicidade no progresso e aprender a viver com o pecado de não no pecado fazendo o melhor para viver uma vida virtuosa como vimos o diabo desempenha um papel crucial nisso ele não é apenas uma figura abstrata mas
representa um fenômeno psicológico real e sério cujas tentações podem levar a falta de sentido ou podem agir como aquele poder assustador que nos leva a individuação sem Satanás como a vontade oposta a Deus não haveria criação nem obra de salvação não devemos no entanto dar ao diabo mais crédito do que ele merece o maior truque que o diabo já fez foi convencer o mundo de que ele não exist o segundo maior truque que o diabo já fez foi convencer o mundo de que ele é o mocinho
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