E aí [Música] E aí [Aplausos] E aí [Música] Oi bom dia a todos e todas mais uma vez obrigada pela presença para mais uma grande aula de Antropologia ao vivo agora com o professor mar Mauro Almeida que é membro permanente do departamento de Teologia da Universidade Estadual de Campinas né então muito obrigada pela sua presença e por ter aceito devemos falar do leves trouxe atual né É É um assunto que muito nos interessa na antropologia né eu vou dar só uma breve introdução à Alceu Mauro né quem é vocês com certeza conhecem mas eu vou
apenas referir que o professor é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo também é mestre em Ciência Política também na USP e fez o doutorado na Universidade de Cambridge em 93 é muito importante referir né que azar a pesquisa aí de especialidade né que o professor tem e que de fato são singulares né no nosso o nosso meio trabalha sobre a Amazônia comunidades tradicionais reservas extrativistas e tem um trabalho importantíssimo na teoria antropológica e também é por essa característica né que nós o convidamos hoje para falar do levistros uma vez que é um
autor que conhece muito bem né mas também queria só referir que eu estou mal de participou na criação da reserva extrativista do Alto Juruá e do planejamento da Universidade da floresta não e a Universidade Federal do Acre Campus Floresta importantíssimas de trabalho de intervenção é que o autor do livro enciclopédia da floresta logo juruma prática e conhecimentos das populações em colaboração com a postura Manuela Carneiro da Cunha o Ricardo uma vasta obra e artigos que são referência internacional né comunicar dentro cola de na leite e América no topo original e outras revistas que para nós
entre os polos são são revistas que nós sempre temos como referência né e eu queria já deixar também é a nossa né que vai ser publicado em pé em breve o livro de coleta e coleta e vários ensaios do professor Mauro né ao longo da vida e que nós esperamos com muito interesse e entusiasmo né que se vai tomar caipora e outros conflitos ontológicos que seria publicar na antiga cosac naify né mas que foi vai ser publicado agora na atual Editora o que está trabalhando nessas nesse repositório da tarde hoje né textos antropológicos Então eu
queria muito o enfim eu queria aqui muita coisa para acrescentar em termos de publicações em revistas mas cês podem por exemplo ver um texto recente sobre anarquismo ontológico e verdade no antropoceno que é muito interessante Vale a pena ler né pesquisas também na área da matemática antropológica digamos assim que postou mas em desenvolvimento que nós também seguimos com muita atenção né e texto clássico né porque se chama simetria e entropia sobre a noção de estrutura em leves trouxe que também é uma referência principal para os estudiosos leves trouxe né então nós temos aqui um conjunto
de propostas na reflexão singulares e muito importantes para a nossa área né que de fato são mal de trás pensar para dialogar né E hoje vamos dar atenção a esse é essa figura Nossa da nossa história das nossas é que eu estou leves trouxe é essa figura hoje estão importante né então eu vou passar a palavra já postou Mauro para continuar muito obrigada pela presença Olha Eu que agradeço a professora em colega é uma honra ter sido convidado para essa série de aulas dadas por pessoas ilustres colegas meus e a e ele tem somente que
eu não sou a por isso Oi tá ouvindo a pessoa mais indicada para é só porque o Brasil outros especialistas com uma grande utilidade e com o trabalho de avestruz uma antropólogo que tem uma conexão especial com Brasil do ponto de vista pessoal e do ponto de vista bibliográfico por causa da limpeza que tem a etnografia America nista América do Sul e América do Norte na na sua obra e pelo fato de que as obras exerceram uma influência muito forte na na topologia brasileira e continua exercendo e quando eu falo de outros já dá o
nome não sou o colega e amigo é do Azevedo de Castro no Rio de Janeiro e a professora Manuela Carneiro da Cunha que por acaso eu também minha mulher e foi digamos coluna do lápis trouxe trouxe para cá vamos a presença desse esse autor eu espero que ela deu uma canja do final dessa aula e sob a condição de que seja na forma de resposta perguntas e já que ela ela tem que se teve e continua tendo contato direto com o mestre electron bom eu começo dizendo o seguinte lápis trouxe foi o antropólogo mais sério
antropólogo mais citados na bibliografia as Internacional na década de 60 e 70 o época de grande notoriedade da sua obra depois da publicação Sobretudo o livro pensamento selvagem e o primeiro volume dessa mitológicas e foi a época então de uma moda do estruturalismo a vir estruturalismo na canais era bacana um custo naturalismo filosófico associado a primeira fase de cocô o estruturalismo da literatura que era rolo ambar sabe até o estruturalismo marxista do E então havia um fosse o erro na batismo e a gente instrutor é associada a uma certa filosofia do ausência do sujeito da
Previdência o sujeito é feito de estrutura e Zeca agora o próprio leves trouxe nunca se identificou com esse chamado movimento estruturalista bom e você precisa diferença seu disso e algumas ocasiões Inclusive repudiou essa assimilação a essas outras é esse aí esse modismo e o que acontece aconteceu que ele correu o risco de sofrer uma morte antecipada ou seja isso é considerado como ultrapassado ou se esquecido ainda em vida lhe viveu mais de cem anos não lembro agora exatamente o acrescento I9 anos e e de fato G1 quem conviveu com período de forte reação chamado há
muita pressão que era feita dança da obra dele a partir dos anos 90 é em que decanta social da após estruturalismo EA outras correntes antropológicas e o que davam o caracterizava o pensamento dele como um estilo de camisa assim frio avesso subjetividade e é uma visão distanciada Da da humanidade do sujeito é o melhor uma ausência do sujeito uma recusa da história em uma visão meu estática Ô Irene da vida social reduzida a estruturas vocês podem ser uma coisa exemplo mas tem várias versões dessa suposta superação o enterro do estruturalismo parte já do nosso século
e houve uma descoberta uma revitalização da da obra de lévi-strauss que começou a ser relida e valorizando aspectos que sempre estiveram presentes nela mas que foram meio ofuscados por essa turma ênfase no aspecto do estruturalismo ficamos assim que era enfatizar padrões simetrias esquemas em detrimento da vida real do registro da experiência agora essa leitura de lateral Foi bastante modificada como eu já disse nesse século e é por em parte pela recuperação feita por rosto o filósofo e pessoas ligadas à literatura dos aspectos e digamos da obra nos trouxe que apontam numa direção bem diferente daquela
daquela apontada por esse reducionismo e lápis trouxe a noção de estrutura motos emoção que eu explorei bastante no artigo mesmo que ela conheceu de Susana comentou um artigo de 1990 quando ainda era estudante de doutorado e em tempos de você que é na verdade era um era uma minuta uma súmula de um curso que foi enviado pela pela Manuela leves trouxe ele gostou e terminou sendo publicado mas a mesmo Nesse artigo e o que ele tem gente garantir seu original é o fato de que ele nele está presente duas dimensões da obra do livro trouxe
uma é afirmação o significado da relação de estrutura para unificar para comparar diversas formas de pensamento como variações digamos da experiência humana e são no fundo possibilidades pelo fato de que a mente humana e segundo graus trouxe tem essa capacidade de multiplicar variantes em torno de temas comuns ou de adicionar dimensões diferença de um missões relacionadas a visão algum filosofia do corpo uma visão da natureza a relação social de parentesco multiplicar essas formas seguindo e certos padrões que podem então ser comparados a o canto do contexto da forma do conteúdo mas a segunda parte desse
meu artigo aponta para o fato de que em Toda obra do lápis trouxe está presente o outro tema que a história das estruturas o nascimento EA morte das estruturas as transformações dessas dessas estrelas ao longo do tempo e uma historicidade que tá ligada a uma concepção da sociedade leves trouxe que é profundamente pessimista Hoje em dia a gente lê trabalhos por exemplo do viveiro de Castro e da filosofam E aí e dá-nos que agora o fogo primeiro nome fugiu a cabeça sobre a ideia de um número de um fim do mundo anunciado contra o contra
o qual atriz isso é possível resistir mas existe essa ambiência de um fim do mundo né o a gente tô querendo as crédito no livro do seu aparelho tem como é possível lições para adiar o fim do mundo eu presto e tal fim do mundo esse tema do Apocalipse também está presente no cinema na literatura e assim por diante é o ambiente associado ao chamado antropoceno eu nem super qual eu escrevi a professora mencionou e lévi-strauss está falando exatamente disse nessa desde desde muito cedo desde obra da da década de 50 é porque ele escreveu
sobre a diversidade de culturas ameaçado por um processo que ele chamou de entropia cultural e significa essa no fundo a pedra da diversidade cultural as que é também associado a uma degradação da diversidade da natureza da diversidade biológica um tema muito caro Alex trouxe Então esse essa e pensamento o pensamento dele Nunca foi portanto separado de uma reflexão sobre a história marcada por uma filosofia da história e por uma a gente pode também ver isso na mitológicas na grande obra dele agora eu tô me empresta que tem um pouco porque eu pretendo atender fazer uma
sequência mais cronológica e comentários sobre as fases do crescimento dele mas o antecipando isso um pouco hoje em dia a gente pode ver que o essa grande obra sobre mitos nas Américas a América do Sul desde o saco Bolívia subindo pela Amazônia até chegar ao Noroeste dos Estados Unidos ele na verdade através dessas tá ativas comestíveis que são os mitos antigos eram transformadas é uma espécie de internet Pré e digital em que a livre acesso e cada geração e cada narrador pode acrescentar e transformar a narrativa respondendo as circunstâncias locais que são ecológicas histórias que
assim por diante bom mas o que revelam o que se revela é uma evidência e da unidade a histórica dos povos da América é uma é uma obra que pode ser lidos numa chave do difusionismo você achou das conexões no São apenas abstratas estruturação conexões ligadas a movimentos de população a troca de ideias a circulação de temas comuns em todo o continente do Norte ao sul a isso é uma das dimensões dessa desse trabalho outro que tem sido muito enfatizado é a mulher do surrealismo da época do lévi-strauss se porque se a gente ler esses
trabalhos mitológicos dele sobre a mitologia indígena com certo e olha isso muito de perto Pode parecer a princípio meio difícil a leitura Mas se a gente abstrair um pouco do detalhes técnicos é uma variedade de temas e de associações que lembra de fato a psicanálise ou o surrealismo que são coisas meio associações meio malucas e entrevistas que ele retira estava dores místicos e quase conexões por exemplo das só um exemplo na coleira ciumenta é um livro que atrai muito um dos cilindros antigo mitologia que ele chamava de mitológico esse menores porque são depois das quatro
grandes obras sobre mitologia mesmo pesadonas mas extremamente ricas em problema com também alguns volumes menores e que explora um grupo menor de mitos e temos mais circunscritos então na lei um trato em particular de Mitos de uma região com qual o tempo São Miguel de idade pessoal vídeo do povo kaxinawá que circulam na área e de outros povos também daquela daquela região e aí você vai encontrar capítulos assim que tem uma tratando de uma visão da sociedade e da natureza porque essas duas coisas são só existentes na verdade não existe uma separação na sociedade natureza
um tipo de pensamento refletir nesses mitos mas aí nesse nesse caso particular a dimensão que ele trata só pode ser chamada de analítica no sentido cozido ligamos psicopatológico Então são seres subterrâneos anões desprovidos de anos quer dizer que são incapazes de expelir estão essa a tensão anal tem um traço psicológico depois tem que ser disse assim a Borges que são espécies entre espelho desse nesse andar de barco e são seres de árvores que inclui ao contrário seres que têm anos mais tem retenção oral então jogam aquivo o animais e humanos que estão no andar do
meio depois dessa dessa discussão veio assinada e psicanalítica que está associado ao tema principal do livro é exatamente uma conexão entre traços de personalidade a retenção anal segundo obsessão com certas tecnologias a descoberta da o aparecimento da cerâmica uso do fogo na cozinha e não o fogo para fogo dos gregos né utilizado pelo Ferreiro aqui na Amazônia não é um fogo para fazer panela de barro para cozinhar e assar olha são temas que vamos se combinam depois ele passa para peças do vaudeville assim o digamos comédias serão fechadas no Brasil e tudo isso uma mesma
obra O que é uma é um senso de um burro misturado com uma capacidade de transpor fronteiras o domínio cessionário combinando entre si de maneira extremamente original e os estudiosos atuais a socialista com influência direta de surrealistas com quem ele conviveu em Nova York É principalmente quem comenta bem pintura e literatura e poesia bom eu me empresta até agora para gente ficar só esse é mais uma coisa que deu parte dessa revalorizado dessa valorização de um lápis trouxe ligamos pós-moderno e isso é a visão do Eduardo inverídica Ah tá ligado a Quais são os brasileiros
o próprio Eduardo e também a ao respeito a reputação que leves trouxe ganhou na França interessante como literato e como filósofo cê deixa o negócio da estrutura para trás então isso reflete em muitas publicações e sobretudo na edição de leis trouxe na coleção plêiade e na França é digamos pantel da grande literatura francesa estão usar os clientes escritores as grandes obras são publicadas no papel Bíblia no Edson meio de luxo com muito cuidado bibliográfico com edição estudo crítico isso representa a consagração de um escritor como parte não como antropólogo comércio mas como literato na categoria
duas e agora então nessa edição o estúdios que fazem o os comentários críticos da obra de lévi-strauss eu não tenho preocupado com um leve traço comum entre o código como estruturalista assim como o combo literário e literário e como o filósofo como um Pensador ele tem esse status certa maneira a herança dele enquanto o Digamos que produtores médico o método estrutural está sendo explorada no Brasil como eu disse por outra Paulo com vários próprio Eduardo quando ela os falsos tem outros que é Aparecido de lascas e alunos desses professores de outros que na verdade combina
o articula o enfoque comparativo que o foco estrutural vou falar disso com mais vagar com a historicidade da da o fim do Mena e como ele com o o papel do indivíduo na transformação dessa dessas estruturas troca parceira Manuela por exemplo do trabalho dela publicado um estudo sobre a conexão entre o movimento messiânico seja um movimento de Rebelde e assim antes antigo colonial e um certo mito interpretado aparece a população de maneira que ele serve como uma espécie de mapa para encetar essa essa rebelião isso acontece várias partes do mundo eu sou Marshall sahlins também
trabalhos nessa direção Na verdade são duas obras Independência ao um grande o teu colo recentemente falecido que é o Peter legal é uma pessoa último último contribuição de grande originalidade com muita influência também na área de tecnologia brasileira Ele estudou também na região próxima do local que o teu eu conheci bem o cai alho e um dos trabalhos de Peter Gal e é uma retomada da dextrozz do da mitológica da portagem das mitológicas que é uma abordagem Como já disse antes que tem uma dinâmica de metrô se transformando e se difundindo e diferentes dimensões é
só que o glitter Gal trata isso acompanhando um narrador um individo através de épocas históricas diferentes através de um longo prazo então você vê nesse estudo uma exemplo concreto da união entre a performance papel do sujeito do indivíduo ao longo da história conectada com uma permanência uma armadura Digamos que essa esse enquadramento e estrutural que é transformado trabalho de interação desse desse sujeito que é uma pessoa concreta com os eventos com a história local com a natureza com o ambiente essa digamos o renascimento ele ele teve a sorte portanto de ter morrido em vida e
terraços registrado Ainda é em vida é a rede o corte de morrer a publicação desses livros com complementos dele sobretudo no caso do pensamento selvagem é um um Pensador também é bastante polêmico então suas posições e e tem coisas eu foto do aumento antecipando e eu vou lá a falar mas eu não resisti já que eu tô falando com aspectos da diferentes e até contraditório da obra dele nas indicações bibliográficas que eu acho que eu cometi a grande falha de não ter enviado com antecedência são trabalhos que estão em PDF estava tendo dificuldade de transmitir
por causa do tamanho Mas é um deles chama-se a doença da vaca louca é um trabalho que não foi publicado pelo leves trouxe na França faz parte de um conjunto de ensaios extremamente interessantes foram publicados o Japão ou na Itália e outros países fruto de conferência de artigos dele sobre temas variados que ele não que incorporou nas obras são oficiais mas que depois foram publicados que a doença da vaca louca é um Manifesto contra o moderno canibalismo o ato praticado pela até hoje e consiste em comer a carne animal vacas e outros animais desse tipo
e Davi trouxe disse que daqui a um século ou menos tempo eu acho que vai ser bem distrito de que isso as pessoas nós vamos pensar sobre os hábitos alimentares de hoje começo do século 21 com o mesmo horror e indignação e citei e referência ao canibalismo filmes Disney em outros séculos 16 e outras práticas também consideradas hoje como a abomináveis exatamente a mesma mensagem aparece num artigo recente da Folha de São Paulo pelo parcele com ele o dizendo exatamente a mesma coisa não sei se Marcelo Coelho leu deve trouxe ou não você já o
pensamento deles já já vai para o muito tempo eu disse que ia fazer alguma coisa um pouco mais organizada uma dica e quantas coisas que vale a pena ler para seu Black trouxe é um livro que tem um papel muito importante nessa releitura do lápis trouxe como literato como escrito que é três trópicos Esse livro foi traduzido e 56 publicado e 56 no Brasil e tava eu era estudante de colegial em Brasília e sessenta e poucos comprei esse livro na livraria eu achei muito curioso é seu o livro foi publicado na França e 55 e
56 só eu já no Brasil não primorosa tradução e tá disponível em PDF felizmente um formato é grande mas eu vou Esporte pesquisar ou descobrir depois de uma maneira de transferir e é um livro que é e sintetiza Jacinta nova essas dimensões da obra de arte Mas você pode deixar para falar isso dando primeiro com contexto sobre aparecimento desse livro extraordinário único em termos de gênero inclusive além de ser grande prosa literária e excelentemente traduzido o ele e tem uma parte os quatro capítulos iniciais são autobiográficos digamos assim o melhor no São autobiográficos ele não
fala da infância dele da vida dele é sobre isso tem um livro excelente que foi traduzido que o português depois de meio monumental que é esse aqui é da Bistrô hospital e que a Manuelle do aí que é alimentos definitivos sobre a vida e o pensamento dele também mas o que tem de de narrativa pessoal é que até o Capítulo 11 ele narra a vinda para o Brasil a trajetória dele no as influências intelectuais que ele teve que ele trouxe para cá a viagem é trechos de literatura que ele escreveu durante a viagem e uma
espécie de arte geografia urbana de São Paulo quer dizer se não temos meio misturado como você tivesse tirado do Baú e reunido nessa parte é introdu a nossa influências intelectuais interessante dizer que ele toca o seguinte o Marxismo ele teve na juventude delicado quando tinha 20 e Poucos Anos uma militância socialista e i a influência do Marxismo leves trouxe até em uma tarde já bem posterior dizia que antes de escrever uma obra importante ele Elia Max ele em particular um livro chamado o 18 Brumário de Luís Bonaparte como as peças assim de modelos de Grande
próximo ele era o Pensador de uma prosa digamos clássica tradicional No melhor sentido francês seus comparam com chatobrian que esse vestido é levado É mas ele ele tinha admiração pela prosa do Marcos Queiroz a escrever perfeitamente francês e assim por diante vários outros lindos outra influência alemã Max entre a ponta é a geologia olha olha só ele veio uma coisa comum na Geologia e no Marxismo que é olha a realidade como um conjunto de camadas tem uma camada de cima mas quando você faz um corte lateral coisa que os jogos fazem você observa de dessas
camadas que são de posições de períodos históricos de redação humana e da ação da natureza que de repente você vê comparativamente então para trás essa essa ideia que no Marxismo é a forma de dividir a realidade numa infraestrutura depois tomar estrutura uma super estrutura e essa linguagem usa do pensamento selvagem também quer dizer que ele tá fazendo uma complementando autor de outro a teoria das superestruturas quiser das formas de pensamento e das suas possibilidades de seus modos de existência e conexão com essa realidade mais reservas inferior ou subterrânea que é a das práticas da produção
e e na verdade para ele incluir também o subconsciente ele não precisa muito influenciada pelo froid e a gente lê a presença da psicanálise Eu já falei disso na orelha ciumenta mas análise dos mitos dele e mostra claramente que ele ele incorporou muita coisa da teoria do sonho do erótico é outra maneira de ver a realidade em camadas nascer tem consciência tem um vídeo você tem superar que você tem pulsões e é que aparece e que o mesmo assim como o sonho transforma modifica desloca às vezes para não reconhecer uma contradição uma neurose uma atenção
lá tem era um Pensador portanto que reunia tudo isso sem falar da influência da música no pensamento nele bom essa então e finalmente a parte que me é muito cara é o a conversa que ele tem como todas as ciências a pessoa que assinava as revistas científicas de divulgação que tava paga que estava acontecendo e que assimilava ideias analogias e metáforas da matemática da física cibernética do que tivesse acontecendo hoje esse dia teoria do carro seria eu não sei o que não pensamento deles sempre atenção de ficar fazendo antropologia matemática ou científica nada disto o
seu maneira totalmente pessoal e de transformar essas sugestões vindas dessa desse discurso da ciência público para o grande público como ideias como inspiração para obra dele ele já disse que o gente a gente ter uma nova mitologia que a mitologia da ciência quer como a ciência chega por grande público todo mundo vou falar decorar comigo de não sei o quê Já falei de teoria do caos de esse daquilo física quântica Agora ele só para nós leigos essa coisa toda é mito a gente não sabe de fato de que ser estou falando porque parece que vocês
vão linguagem é preciso ver e da linguagem que ele escreve o Justamente que a linguagem da matemática mas a gente houve uma versão disso não tem feita por eles mesmo e convive nisso E aí e toma comprasse uma atitude de fé e isso passa a fazer parte da nossa imaginação dos imaginava Ele tem ele tem tudo tudo isso o a e tem um amor da arte deles né que vocês sabem que ele escreveu livro de pressão dentro de casa inteiramente A análise se se estética filosófica mitológica da arte ameríndia do Noroeste americano era um colecionador
e de máscara de figuras desse tipo escreveu sobre isso e até as mais línguas Dizem que o livro dele é um livro de luxo publicado é com papel o chego extração de alta qualidade de uma caixa de um box especial e dois volumes sobre a sobre a sorte as más línguas dizem que é porque ele comprou isso barato do porões lá do museu de Nova Iorque onde o época que estiveram valorizada e depois que o livro dele e se ele inflacionou o preço desse essas Produções pouco de má-fé Na verdade ele era apaixonado por esse
por estilos artísticos é isso tá presente também neste próprio tenta no mesmo disse a nessa parte autobiográfico é uma coisa muito divertida o que ele escreve sobre o Brasil por exemplo ele não gostou do Rio de Janeiro e testou na verdade achou a baía da Guanabara uma chatice aquela visão que todo mundo falava mas fala depreciativamente disco e adorou São Paulo que ele disse que São Paulo não é uma cidade feia ele ele gostou de São Paulo escreveu sobre São Paulo tinha maneira muito positiva com certa uma certa admiração por um estilo de cidade muito
diferente das cidades européias entre comparou com cidades assim norte-americana é uma espécie de desordem criativa que tem semelhança com o que ele chamou depois de bricolagem quer isso aqui aquela atividade é o termo é usado na França e pelo pessoal do Leroy Merlin que também fala de bricolagem para isso que você pegar o que você tem a mão e montar para quebrar um galho para fazer uma gambiarra e não objeto que não foi planejado que tinha antemão com as suas peças encomendadas mas que é montado Como você tem a mão Pimenta uma coisa com o
outro e vai montando uma estrutura feita a partir de fragmentos de desordem então uma estrutura Concebida de antemão que depois você é ponha na prática e sim uma uma estrutura performativos né E que você engendra o um objeto a partir de carros de pedaços O que é fiel é o manual do Jequi e não querer falar disso mas que dava em usa no final de um livro dele Fantástico sobre a domesticação de plantas e animais e que ele fala bastante sobre o papel sobre a atuação de povos indígenas e povos da antiguidade povos sem escrita
e também próprio sentido de atividade atividade que gerou e produziu todas as plantas e animais domesticados das quais Nossa civilização se alimentam até hoje isso na época Chegamos Por volta de dez mil anos atrás 6 mil anos atrás dependendo do continente da América Latina e essa atividade que a atividade de engenharia da Verdade biológica produção de novas formas de dívida é bom leves trouxe dedicou primeiro Capítulo do pensamento selvagem a uma análise de como é possível então uma reflexão e ao mesmo tempo uma prática uma engenh As instituições sem escrita mas o Curioso é que
davam também falou disso nesse livro sobre domesticação de animais e plantas e comparou a o idioma comparação em que ele diz assim você chega na base assim de um precipício e lá embaixo você encontra escombros encontra resto de construção pedaços jeans de colunas artefatos etc e você tá preocupada em reconstruir a partir desses fragmentos um um objeto um todo e diz que esses domesticadores primitivo esses cientistas selvagens que a expressão que usa micronico assimila uma tarefa desse tipo você construir coisas a partir daquilo que já está dado na natureza e isso é para dar uma
ideia de sistemas dele na nessa no começo do livro dele Pro 1 é dependente influências intelectuais experiência de viagem a geografia urbana e depois tem de esconder meio único mistura é isso com ensaios antropológicos de alta qualidade e de originalidade de cada um deles daria um livro ou um artigo então o um deles qual Capítulo 20 é sobre a arte pode ver o chão uma sociedade indígena e seus títulos um trabalho extremamente original influente é sobre a um estilo de pintura corporal é muito peculiar é o oposto da pintura corporal que eu encontro entre os
kaxinawá da região do lado do Acre do do Rio Geral do Rio Purus com quem tem mais uma familiaridade embora eu não tenho feito no trabalho etnográfico prometeu sobre esse grupo porque vocês candidatos tem uma pintura corporal completamente simétrica e na verdade corpo em apenas uma tela porque o mesmo padrão de pintura aparece na rede aparece em faixas em painéis que você pode colocar na parede com uma espécie de papel de parede Então imagina a escolado na cara então não acompanha o rosto ele simplesmente superposto a super superfície a pintura Cadê o meu é assimétrica
cuidadosamente assimétrica o lado não é igual ao outro lado e ela a campanha diz assim o corpo mais de uma maneira completamente diferente bom então a estilos de arte estilos políticos que seus cachos Nossa extremamente simétrico e na e também na estrutura da organização social tanto do ponto de vista eles tem quatro cores masculino mas tem também quatro tons femininos cada um deles com nome cada um deles com seu conjunto de nomes próprios além de ter o nome de desse vamos chamar de cam com uma forma de descendência mulher para neta de um lado a
força para netos de outro lado isso se estende a uma noção de propriedade intelectual são da enciclopédia da floresta Manuela eu a gente lidou com uma situação que era o seguinte todos os quatro grupos indígenas de seringueiros também que participaram e todos os direitos autorais e direito de imagem e também número grande de exemplares vão para eles no caso dos Cachos negócio mulheres disseram não a gente não tá junto dos homens temos nossa própria o desenhos que ler essas formas que Eu mencionei são só nossos E então foi criar alguma conta especial separada para fazer
a remuneração das mulheres tanto só quer dizer como são Ceará pai e filho por exemplo é a mesma palavra um pai chamou o filho pelo mesmo nome que o filho chama o pai então eu te amo meu amigo Afinal de Olha gente respeito nosso filho porque o porque o meu filho ao meu pai o quê na na língua raça ruim sistema de terra já os essa Ártica do Veu também tá simétrica coexiste com povo com uma forte hierarquia o sistema semelhante sistema de Castro uma implicação é uma sugestão da implicação disso eu não vou poder
comentar as outras coisas só indicando a riqueza de temas quer dizer o outro artigo é sobre lição de escrita e é um texto muito importante sobre o significado da escrita como forma de poder o poder político um tema super importante por exemplo da obra de Jack Woody da Universidade de Coimbra E chegou a ser meu professor por lá e outro também trata sobre poder né homens mulheres e chefe que também tem um reflexo é muito grande está na base da obra de Castro sobre a chefia uma sociedade sem Estado mas a ideia de que a
sociedade desse tipo a chefe está baseada na generosidade digamos assim mesmo eu cheguei bom aí tem uma alguns Capítulos que são capítulos ali a televisão que Eu mencionei no começo quando a visão ligamos pessimista o fim do mundo desista digamos assim o que ele fala porque seringal que o tema que eu fui objeto da minha pesquisa de doutorado e depois eu nunca mais me desliguei disso que sair disso para questões territoriais e daqui desse dinheiro e Ah é um são Capítulos melancólicas dessa do seringal em cálice de rum também e eu tomo Capítulo e que
ele diz principalmente a visão dele do Progresso com que ele chama de entropia chamado entropia cultural é uma das assimilações que ele faz de termos da ciência que pode ser descrita como esse processo como uma tendência inevitável pode ser mas não pode ser revertida da ordem para a desordem a perda de estrutura e se manifesta também segunda depois de vista dele isso tem uma dimensão cósmica entradistas fez palestra e já escrevi sobre isso mas tem essa aplicação que ele faz no plano da cultura que ele veio mais parecida de trajetória da perda da diversidade cultural
como algo associado a globalização a uma circulação de informação e sugestão de que levaria a é só a perda de diferenças culturais isso não quer dizer que ele Esse é um aspecto o complexo e polêmico do pensamento dele ele escreveu um livro muito famoso que olha por encomenda da Unesco sobre festival de combater o racismo chamado raça história é um livro clássico na França é usado como livro escolar não nutmed para estudantes como uma lição anti-racista de direito a importância da multiplicidade cultural entre os povos do mundo mais onde ele também diz que há uma
um ponto médio um equilíbrio entre etnocentristas uma tendência estabeleceu uma barreira Oi e a proteger fomos de Vida Estilo línguas e hábitos que caracterizam um certo grupo e por outro lado a importância da circulação da assimilação e da exportação de formas culturais essas esses dois processo de Oi Joy Jin quer dizer incorporação recreação deveria mas meses equilibrados e ele acha que esse tipo de clipe que está sendo afetado por uma espécie de erosão cultural que surge em consequência de uma certa digamos assim de entrada isso levou o quê que isso é polêmico porque uma segunda
ocasião a Unesco pediu uma nova conferência e achava que ele ia dizer a mesma coisa e né segundo diferença ele enfatiza a importância de se atingir os entres no contexto em que na França evidentemente se era um grande tema da direita fechar a Barreiras à entrada e nome da Conservação da cultura francesa Então essa segunda manifestação dele enfatizando essa tinha umas G1 o indefensabilidade de movimento de a traçar fronteiras se compensa compensar o prevenir a perda de identidade que ouvistes como uma espécie de concessão com pensamento conservador o e fato intensa essas ambiguidade e tem
outro exemplo que é os elogios que ele faz Albino um pensamento um Pensador francês que foi associado do passado aí deu no gênero da Pureza racial mas que ele ele trata como sendo depois eu fui ler Checar e vi que isso é verdade como sendo uma reflexão baseada nessa noção de diluição de uma instituição cultural antes não é o aspecto onde não há uma afirmação da superioridade racial de francês etc mais uma visão da civilização como um todo como uma espécie de sistema que tá perdendo suas diferenças internas esgotando as suas as suas possibilidades de
a contemplar formas de presente de uso de corpo representado por tradições orientais da tem um trabalho belíssimo de baccarat me diz sobre Bali que explore as peculiaridades alguma coisa bastante impressionante como você vê isso em campo maneira de usar o corpo e é filosofias do mundo está na frente e assim por diante e é quando o sábio seu primeiro artigo meu ele reagiu dizendo que o capitalismo recria a diversidade e não apenas e destrói e esse é uma é uma questão é discutir que de fato essas tradições tanto corporais quanto filosóficas e Estética São Deco
curtidas arruma esse antropofagia aqui se se alegra existir na arte moderna brasileira que é engolir e filmes interno transformado outra coisa é feito constantemente dentro da esfera cultural do capitalismo isso pode dizer que mesmo no plano da natureza e da Bia da biologia Como diz a grande antropólogo anexe a uma ressurgência E no meio das Ruínas do capitalismo esse locais arrasados como em Oregon onde plantações comerciais substituíram as florestas originais de Pinheiro a repente apareceu uma variedade de fundo três plantadas nos porões de carga de carteiras dentro da Ásia trazendo um tipo de fungo que
o valor altíssimo vale ouro para consumidores daquela daquela região para quem sabe colher aquilo e diário também migrantes na China daqueles países Depois da Guerra do Vietnã do Vietnã do Camboja tinha que passou a viver na periferia no meio desses escombros dessas ruínas e isso é uns coletores é uma que você tem uma forma de economia de coleta é baseada nesses em cima dele o capitalismo e que é uma forma original de cultura e de vida essa vida transplantada essa população é transplantada de fungos pessoas e um ambiente de ruínas digamos revitaliza de uma forma
Inesperada então nisso o Sales tem tem razão existe fato esses esses esse processo o e sobretudo porque os próprios povos indígenas que estavam diagnosticados como sendo condenados a desaparição pela antropologia brasileiro da década de até a década de 70 um Chaves que Progresso EA destruir definitivamente Esses povos que era também o projeto vamos militar o gel político até hoje o projeto do bolsonaro Então me espera ele já declarou recentemente que Estados Unidos resolveram o problema é destino deles que a cavalaria matou todo mundo e no Brasil não houve essa Matança por isso que a gente
tem esse problema e eles não tem esse problema declaração do bolsonaro Mas o que aconteceu que Esses povos não desapareceram e eles souberam é assim se articular com esse mundo é tecnológico esse mundo do Progresso estabelecer uma espécie de filtro entre o que entra Eo que sai chega chamei meio brincadeira de é uma metáfora também da física de demônio de Maxwell que são e tendo os indivíduos é que selecionam a informação que entra EA formação que sai de modo a manter uma diferença não tem uma diferença através através do tempo embora se relacionando com o
resto do mundo acho que a gente vê se o movimento de retomada de de pa transferir forma de cultura de rituais de língua em povos indígenas usando a tecnologia e assim por diante das trouxe nunca foi muito entusiástico desses desses movimentos mas esse momento se basearam também da valorização que ele fez do conhecimento do saber da arte indígena Olha é esse era o e o comentário sobre esses sobre o Focus agora por que que ele escreveu um livro assim Suzana eu deve estar chegando perto do fim mas me dá um toque sobre esse tema seu
muito quanto tempo ainda falta ou já passou não eu acho que eu acho que mais pode ser mais uns 10 minutos eu vou pegar muito rapidamente só de Um percurso para situar e já o gostoso saiu da diferença enquanto o professor de Filosofia em frente o Brasil é participar da fundo da criação da USP esperando que ele representa Aria de Filosofia e Sociologia da França valorizada e aquele ele e na verdade se tornou um etnólogo Isso Tá Amarrado também no Cristóvão depois veio a Segunda a Segunda Guerra ele faltou com a França mais eu pensei
judeu contra infecção ele migrou para os Estados Unidos onde ele passou o período da da Segunda Guerra e lá na escola fundada na verdade para existe até hoje para super lua para brigar esses migrantes na Europa Alemanha da França de outros países Ele preparou escreveu também a primeira grande obra dele Bom dia destinado a ser a sua tese de estado que a estudos elementares do parentesco como a influência do pensamento a diferença de Roma EA corrupção no meu peito e aparece Mutantes eminente do estruturalismo linguístico da quase Tomou muita coisa do Beto do dele e
esse esse livro é um livro escrito desse estilo da grande obra né para ficar levamos para sempre foi uma referência Edna é um livro de caráter meio monumental cobre do fundo tem um aspecto da viagem seja uma variedade de sistemas de parentesco que vão da Austrália passando e pela China e pela birmânia e termina mais ou menos e as portas da Índia né castas e tal a e nesse livro ele eu escrevi assistir certos estudos de parentesco que tinha a intenção de dar um continuidade com o volume escreveu outro tipo de estudo do parentesco no
fundo é uma trajetória curiosa porque é se você olhar no mapa e tem esse mapa você ver que a alma implicação de fusão e de transformação de estruturas elementares simétricas como Aquela que eu falei dos kaxinawá na Austrália passando o estrutura já total de uma assimetria ele passa na pela China e pela o avental China pela birmânia e chegando às portas de uma estrutura social de castas altamente acidente que o que vem depois então seria sistema de tipo feudal o europeu ou o sistema das Américas que ele não sul da América do Norte que ele
não não tratou nesse primeiro livro agora ele depositava é um livro que também tem uma mensagem filosófica de fundo uma visão do sistema de parentesco comum manifestação de uma característica da humanidade de todas as culturas O que é a que diz assim de se constituir enquanto Cultura e por uma Pedro simbólicos e por uma Norma e essa Norma significa no fundo uma forma de descrever um plano das relações sociais é o Tabu do i****** é abstenção é a imposição da obrigação de uma relação com o outro para se constituir enquanto eu mesmo vou expressão disso
a regra seria a regra então de proibição do casamento dentro do próprio grupo com as irmãs com mais essa dos parentes e a obrigação de buscar uma esposa que vai perpetuar o teu grupo no outro grupo então é obrigação de doar encontra a partir da aplicação de receber que é uma visão da sociedade que tá retirou Marcelo moço ensaio sobre a dádiva não tem esse esse essa visão de uma o eu que se define pelo outro fazer o eu não é definido o caminho mas como uma espécie de efeito reflexo passa por uma negação reconhecimento
de um outro e através do escuro pegamos a uma constituição desse desse sujeito relacional o Eduardo acha que essa primeira obra não é estrutural por quê Porque ela tem um componente e funcionalista é a ideia de como dessas estruturas né sociais tem uma flor interpretado e foram usadas como esse mecanismo de equilíbrio por assim dizer da sociedade através da Troca isso só ponha uma divisão inglesa da sociedade disso em termos de descendência de herança de propriedade herança dos títulos que fazer continuidade seria a transmissão hereditária de tista de posições e assim por diante e casamento
seria alguma coisa nesse ponto de vista adicional secundária na visão do anos trouxe ao contrário O casamento é uma é de um conjunto de relações de troca se eu tivesse pro cidade certo e Kula com a descendência mas não foi entrar sobre o textinho essa parte da teoria dos trouxe a partir troca nem digitar um texto é a que menos sobreviveu da Electrolux que se adotem ações ela se mostrou projeto do dia se alimentar de parentesco não funciona muito porque ela não tem muitas finalidade maior parte do sistema não se encaixa disso na África na
América do Norte e certo aqui no Brasil e mesmo no Brasil então no Brasil que pegou muito forma de pensamento de triturar o seu parênteses a noção de que muitos povos indígenas do Brasil grande número deles exceto aqueles caixa enorme semelhantes em uma forma de parentesco chamado de dravidiano que o boneco trouxe não incluiu no livro dele mas que foi estudado por isso do Monkey 1 peça a mensagem pelo do sistema de 20 anos o fundo tá identificado na introdução das estudos aumentar de parentesco e ele esquece classes com esse isso mas está presente ali
a noção da reciprocidade de uma sociedade baseada na interação entre cunhados pessoas que trocam mulheres circulam irmãos seja tem que ser uma linguagem meio e machista e de certa maneira lábios trouxe está na origem do pensamento de Judith butler grandes pensadores do feminismo que já dura da distinção entre gênero e sexo por quê Porque ela quando era estudante ainda de graduação no trabalho sobre a planta parentesco escrever um trabalho criticando e devastando essa visão que ela caixa usou como machista do lápis tão previsão do ponto de vista são os órgãos que trocam as mulheres e
tal e o resto é história do o a obra dele se desenvolveu a partir disso eu vou entrar muito em detalhes mas já escrevi um artigo sobre uma resenha sobre recepção que Simone de povoar fez do livro de leves trouxe super positiva e a Simone vai não era muito popular entre as feministas Exatamente porque ela certa maneira leu positivamente a mensagem das três mas eu não vou entrar nisso agora o fato é o seguinte esse livro esse grande livro Acompanhar até estado significa na França a grande peste mas não é não é a nossa terra
de tutoramento é uma coisa mais grandiosa e também e eles não tinha uma tese de Mestrado mas a tese de estado tinha que ser acompanhado por uma outra tese menor que ele apresentou também sobre um bico ar uma tese mais etnográfico é um e voltou para a França e então é um caso saber ele virou Doutor teste do estado que a coisa máxima eu tinha feito faculdade nenhuma de Antropologia nem teve mestrado na nada disso mas ele esperava entrar na França pela porta da frente pela pela pelo colégio de França que lá é um tipo
de inscrição que não existe no Brasil onde fica o top do Top da intelectualidade Francesa e que onde você não não tem currículo que obrigação é da digamos três meses de aula por ano essas aulas são conferências públicas que todo mundo pode participar chega lá e senta nem que seja para esquentar o coco e não tem trabalho não tem diploma e eles vão lá para apresentar a obra que estão fazendo só que o rejeitado acho que duas vezes e 55 a gente foi assumir no local numa instituição ali muito perto de Oz mas mas não
é o top digamos assim e numa cadeira de religião temos 55 ele achava Se achava aqui tava fora da dessa grande carreira na França e ele disse que escreveu esse livro nesse espírito ele tá lá vou botar tudo que eu tenho na cabeça sem preocupação porque eu já estou fora da academia de qualquer jeito mas em 60 tem uma nova proposição de candidatura dele e aí ele É admitido no colégio do França isso teve a ver com uma outra influência dele que A fenomenologia fenomenologia de merleau-ponty em particular a o que conector o pensamento fenomenológico
com a psicologia da percepção eu não vou falar sobre o que que a fenomenologia eu acho que tá fora do meu alcance Mas isso é importante o que significa que há uma ênfase no pensamento do gostoso no na percepção da percepção da sensibilidade aquilo que entra em jogo quando você Aprecia a beleza de uma planta a forma de um objeto de arte ou uma peça musical a sensibilidade como uma forma de acesso a natureza daquele objeto a sua a sua estrutura e é diferente de você buscar interpretar o conhecer o objeto indo atrás da aparência
atrás do seu código digamos assim dá susto nessa dessa estrutura um nessa forma através dos Sentidos um significado Então isso é extremamente importante do pensamento selvagem que ele dedica a mesma pontinha esse livro o pensamento selvagem foi livro que me entusiasmou com o leque trouxe eu trabalhava de dia e Estudava à noite e uma segunda tentativa caiu uma bolsa da Fapesp e se me deu oportunidade de tirar digamos no semestre Eu acho que um ano sem sem sem trabalhar e eu li avidamente a ciência do concreto com grande Maravilha mesmo um Grande descoberta ele eu
não vou falar sobre sobre isso pois teve a fase dele que ele escreveu sobre mim eu vou falar já tô no final já comentei um pouco isso mas é assim não mandei é muito sistemática nem para terminar o primeiro livro dele que tudo salientados parentesco é um livro A que pode ser lido por um e foi lido por um grande matemático que escreveu um apêndice para o livro ele tem uma dimensão filosófica ou de uma uma teoria sociológica essa turma da da sociedade como reprocidade como troca tecido de trocas é tem uma teoria da da
funcionalidade desse sistema de regras e tabus e mas ele é é por essa mesma razão ele foi visto Como já disse isso pelo por algumas pessoas que eu não livro que não é ainda estruturada Então qual seria o livro O jornalista dele que eu já disse que é o as mitológicas é descrito o pessoas que o mundo those estruturalista aquele baseado na transformação são transformações históricas são transformados em entre planos de de pensamentos as coisas Profundas como essa suas implicações sobre sentimentos humanos sobre emoções sobre o sexo do lado técnicas materiais argila fabricação uso do
fogo e também sobre sistemas sociais sobre sobre o encontro cultural com acidente sobre tudo isso e de uma maneira associativa digamos assim que não caberia Naquele esquema estrutural das estruturas estão no meio conta aqui então onde é que fica é um moleque trouxe o próprio mente estruturalista que não é funcionalista como na nossa estudos elementares do parentesco não é uma estrutura a serviço de uma ordem social seria no pensamento selvagem então segundo o meu me emprestou leves trouxeram preste jornalista na estrutura pode escolher a lista dos mitos e isto está só no pensamento selvagem que
é um livro dedicado a uma das estruturas simetria de troca no primeiro livro na última fase transformações fluídos formas a e nesse livro intermediário se trata de de modos além de organizar a experiência essa experiência sensível há várias maneiras então livro que trata de sistema de classificação João de Mitos são narrativas mais de classificações do mundo classificação entre pessoas classificações da natureza e a muito rebuscado conta essas possibilidades de classificação de taco Mia quando você desse uma uma uma dimensão do do pensamento humano que está presente nessa sociedade que é um pouco ordem a experiência
muito rica muito variado cheia de dimensões sensíveis com abundância de cores de forma de fontes fazer quando seu coração exigência de de alguma ordem para para essa essa desordem do percepção e o O bicho eu não vou crescimento entrar em detalhes né gente ficar não daria tempo sobre isso vai ser um livro também um livro cheio de possibilidades de assuntos que torna impossível resumir rapidamente incluindo no final desse livro dois capítulos que são altamente polêmico sobre a noção de história em que é uma crítica à jean-paul Sartre é uma certa conexão da história que para
ele é uma concepção vamos dizer assim eurocêntrica que coloca uma visão da história veio associada a uma visão marxista o conhecimento difícil centrado na cama ser assim e numa visão e do humano E aí é destinado a realizar um destino sobre a a terra ele relativiza profundamente isso e coloca essa projeto humano uma como um capítulo de uma parte da história que inclui o mundo animal que inclui transformações da natureza e da terra e um projeto que teve um começo não tá tendo o meio e trabalho a gente vai ter um fim e Essa ordem
do essa natureza este universo Esses animais vão continuar a existir depois que a humanidade te ver destituído digamos assim se o planeta é mais uma vez aquele tema a verdade sobre que se distancia desse orgulho humano de ser o ápice da natureza e de ser a finalidade da natureza EA outra missão dele que permanece atual e é com isso eu acho que eu já cheguei então e no meu filho Chico E aí E aí é que ficou se deve ter uns animales tu deves trouxe literário leves Transit gosta de fios Pensador e a e deixa
eu lhe perguntei aberto sobre esse diagnóstico dele se ele tinha razão nesse pessimismo ou não ele manifestou olhares da visita que ele fez ao Brasil em companhia da Manuela se despediu perguntar a ela sobre isso que era destinado a rever o antigo gente está tinha estudado e que nunca chegou a ser realizada essa ambição o razões que talvez você manda ela possa explicar Suzana acho que eu já acabou meu tempo então talvez esteja passando tá ótimo tá ótimo como como leve se fosse dizia net a o mundo começou-se sem os homens e vai terminar sem
os homens eu faço essa espécie de proposta de stop stop stop Car é meio maluco ficção científica aqui que eu gosto muito cidade que o mundo habitado por formigas e por cães que os cães não eram os ditos e ele escreve fazem seminários e tirar teologia tal tentando interpretar textos então passado eles acham que é mitológico porque eles acham impossível que tenha existido uma forma de vida como a das cidades que vem descrita nesse vídeo então para ser uma é o mito alguns dos primeiros cães tópico este tópico desta forma já está apresenta em na
literatura clássica nas Viagens de Guliver etc tem várias variações né de humano nas varia antes de avançarmos Mauro eu gostaria de dar uma agradecer um pouco a presença de alguns colegas né porque eu acho que é sempre super simpático Que as aulas a gente tenha os as alunas e os alunos de graduação não é sobre tudo mas também colegas do departamento e de vários lugares né a gente eu gosto de agradecer porque acho que é uma coisa boa assim nós temos o Omar né o barril aberto mas temos melhor ele é o nosso anfitrião temos
a Nádia farad temos também o alguns da vaca louca em traduzido que ela parece que o tem uma tradução melhor dela né nos novos estudos cebrap nós próprios que eu acho que foi traduzido por ela sim em tempo também o Euclides e Jonas da Universidade modelando né de de Maputo temos o Augusto postigo temos o Caetano Sordi a Mariana pantorra do Acre a Gisele do Campo Mourão no bom então a gente tem que o leque de amigos né de amigas que que se que acordaram para para o vendo né Eu gostaria de começar geralmente a
gente levanta algumas perguntas que as próprias alunas nos indicam os alunos da graduação né da nossa disciplina e eu fiz aqui uma composição é um pouco mais aparecer a pensar até até pedir a sua própria contribuição é de todo esse ensinamento de toda essa imersão na leves trouxe né que fez durante este tempo todo e gostaria que comentasse talvez questões mais mitológicas e da Ordem da literatura antropológica Sim esta questão de quando ele diz no filme documental né de saudades do Brasil Aventura não tem lugar no trabalho dos etnógrafos né essa espécie de dedicação devoção
servir tudo essa essa espécie de negação né que ele chama O que é o início quando ele faz estas viagens pelo Brasil ele chama de expedições né expedições É eu gostaria que pensasse nisso a partir da sua reflexão sobre essa esse texto do relativismo antropológico e objetividade etnográfico né é uma coisa que implica eu gosto que os alunos seus alunos na graduação já fiquem com uma noção de que a tomografia um trabalho sistemático e não uma aventura meramente isto relacionados também ao processo de escrita e é o processo de escrita diferente que se diferencia entre
monografias e artigos né esta ideia também que que leve se trouxe nos traz que os tristes trópicos foi como escrever uma ópera né com áreas recitativos partes explicativas né e uma coisa muito interessante que ele fala de O que significa de escrever um Crepúsculo da maneira mais mais exata possível é um momento que é tudo na escrita é que no gráfica né e na reflexão antropológica né então eu eu fiquei pensando se podia instigá-lo a pensar sobre estes temas que são temas às vezes para pessoas que estão iniciar né o digamos assim a curiosidade pela
antropologia é importante ter essa noção da das peculiaridades do que é a refletir a derreter logicamente escrever etnograficamente e também pesquisar e escrever muito assim por alto mas enfim é uma provocação não é só uma coisa Suzana eu te ouvir me escrevestes largamente e estudar e refletir né refletir antropologicamente né o essa ideia que essa ideia que nos trás dessa Sim podemos podemos relativizar a antropologia mas obs o objetivo de tornar mais sistema sistemática a etnografia né eu gostava de falar se até talvez da sua experiência também né nessa nessa questão da dessa dessa desse
trabalho etnográfico né que está na base da se tornar um antropólogo é uma antropólogo nós costumamos organizar assim ah eu faço mais ou menos uma pergunta depois os links que eu que é o pede que está em representação dos Estudantes ele faz uma outra pergunta e por fim nós ainda fazemos mais uma terceira que o convidado da responder às vezes a gente traz também algumas perguntas da própria do próprio os sete né Mas desta vez eu acho que nós vamos fundamentar mais no que os estudantes e os estudantes propuseram E aí percebeu mais ou menos
Conseguiu conseguiu entender se então mas o significa que você já fez a primeira pergunta que significa que significa que é essa é difícil porque você tocou e muitos temas diferentes mas deixa eu ver se eu se eu entendi é a coisa da atuação do antropólogo outro pó vagas 1 e ela e tem muitas dimensões nele Tem muitas maneiras de fazer isso na minha formação se chama disse eu estudei em Cambridge e e significava uma uma ênfase é muito grande e na no trabalho de campo e na verdade e o que havia lá era uma Eu
quero um preparação para o trabalho de campo fundo da biblioteca em contato com orientador reunião semanal em planejamento e curso sobre prática sentir curiosidade que tinha que levar papel higiênico brilha coisas assim que o Brasil que Acredite e Oi e o uma e um seminário de semanal do departamento com os alunos da pós-graduação o que os alunos recém-chegados Brasil os trabalhos onde havia feito e depois do campo e apresentaram projetos e e professores convidados e eram seminários em que ter em mente a atmosfera muito agressiva quer dizer uns praticamente insultando os outros fizeram em gente
mede muito litros Ester good bye fortes ele tava nesse negócio não sei que mais eu era a esse o espírito depois que eu tomar chopp agora O importante era fazer esse trabalho de campo aí Iporã tô aqui passando são tempo e e e aí Penha os alunos que tava lá tinham feito e o tio feito a graduação lá e passa direto para o doutorado ouvindo os fortes tinham feito um mestrado que consiste em ler intensivamente a literatura antropológica e eu fui dispensado dessa dessa dessa fase pô Eu sempre tive Rio Jones era meu orientador e
disse não vai direto então para para o doutorado Mas eu vi essa literatura peguei o programa dele ele isso tudo então assim de um lado tem essa alimentação de idéias conceitos de modo funcionários mas a recomendação era ir para o campo com a cabeça aberta e não para justificar o defendeu uma tese particular a ideia de que a pesquisa etnográfica pesquisa de campo é uma ocasião para a Fim de jogo organização do pensamento e o ideal é que você nessa experiência de Campos e ter experiências que já era recomendado vaca já comi nada era obrigatório
intensivas né de imersão total porque é muitos longos seu pessoas faziam dois anos bem como um padrão de pesquisa de campo de um ano ele para aprender a língua e o outro é para usar isso como parte da experiência eu passei aí vamos um ano na verdade 14 meses mais com intervalo de dois meses de 12 e já sabia e o pessoas palavra em português mas era essa a ideia você tem uma invenção e começar a pensar diferente do que dizem pessoas como ocorre Wagner eu e outro de que há muitos outros de que a
pesquisa de campo é o caso de um para você mudar uma forma de e não é para chegar lá com um projeto de pesquisa que você quer confirmar e vai colocar coletar dados para saber se tá certo ou errado o que é um pouco padrão de uma pesquisa sociológica típica você vai com o roteiro bom e tal e e é isso então recomendação por exemplo parentesco Eu terminei Estudando bastante para manter-se na época A Minha tese não contém uma exploração dos meus cadernos de Campo que fiz por várias razões no fundo do legal desse aí
sistema que também existe na Unicamp quem põe o limite para você defender até se não defender você tem que sair depois a entrar e eu depois de ter feito o trabalho de campo e tá escrito os primeiros Capítulos comecei a fazer uma militância em favor dos diferentes dos seringueiros que cominou na criação da reserva reserva extrativista e vários projetos sucessivos e vai só comigo sair de domicílio decreto de criação disso é que eu voltei para quem me sentou para fazer um pedido de redação e aí tava nesse fim de prazo e foi uma tese escrita
com base no fundo e material mais dados dos censos que eu fiz lá e não desse trabalhos de campo com detalhe da coisa mas mesmo assim saiu pergunta coisa ali ainda uma ideia geral sobre essa questão de parentesco que depois eu já escrevi uma publicação que eu espero fazer espero ter uma visão muito mais detalhada desses desses aspectos além de outros aspectos também Mas estuda para dizer o seguinte que o meu orientador disse assim não não se preocupe ficar estudando até hoje outro parentesco bom para trabalhar sobre isso vai lá e olha o que que
tá acontecendo abrir os ouvidos e quando voltar você organizei isso E cadê o Alex trouxe é e ele tem uma exemplificação que disse que é essa viagem que ele fez com muito pouco trabalho de campo diretos e nunca ficava do que eu fico talvez mais de 15 dias no mesmo lugar uma expedição que a maior parte do tempo era movimentação em circunstâncias bastante complicadas porque era uma expedição no estilo dos alemães na no começo do século já leva alimento leva opção de gente carregadores e tal com esse desse tipo isso me põe um custo um
peso muito grande de estrutura alimentação logística de sete uma coisa e meio maluco que nos faz mais um dia mas ele aproveitava essas peças está Dias comprar a criação essa percepção as menores coisas de uma maneira muito muito aguda mas com formação filosófica que ele tinha nunca se daquela o filósofo do que Deus que você nunca identificado com o filósofo assim como etnográfico mas ele é ele tinha essa capacidade de um pensamento que concatena as coisas que junta pedaço da experiência e conecta com coisas diferentes para desamassar leito essa intenção que ele fez do chefe
indígena e é lindo textos que eles escreviam e e as conclusões que ele tira disso sobre o papel da escrita como o poder ou então a leitura que ele fez da pintura kaxinawá e outra e outras coisas mais a experiência Now de boro é uma combinação um combinação das coisas um pensamento e pode chamado jornalístico uma expressão que usava era uma razão analítica que concatena as coisas com que a pena pedaço experiência procurando subordinar isso encaixar no padrão encontrar um padrão que coisas diferentes uma comparação que você fazer em localizar diferenças uma lição básica dele
a seguinte você Não compara as coisas semelhantes vão ver o que que é parecido a comparação no fundo procura identificar dentro de uma certa família área geográfica do Minho para o centro mitos ou vida social coisa concatenar as diferenças procurar um jogo de diferenças que tá presente e aí fazer uma comparação que consiste em comparar a diferença sua expressão que Eduardo dos outros agora ao mesmo tempo a existir o defensor também falou de uma razão dialética EA razão dialética ela junta coisas separadas coisas diferentes junta anos da experiência diferente você precisa ter também imaginação uma
coisa que é uma faculdade gastou-se muito influência de Kant filósofo eu tenho uma faculdade da imaginação é também a faculdade de concatenar dimensões diferentes e você perceber por exemplo que a que eu falei eu falei que de pintura facial e falei tenho organização social de organização é política Esse é um exemplo essa conexão que ele faz também de sentimentos de emoções de profissões e tá falando e do temperamento do barbeiro do ferreiro do temperamento e da de ontem da mulher da orelha da mulher que faz panela de Barros Olha só aí de repente vai parar
na psicanálise de Freud é só fazer tem uma um componente dessa atividade de processamento do que que você fez o quê que você Experimenta que é o continente meio analítico dizer que eu gosto de ver como em termos de da matemática como uma comparação de formas é uma matemática que não tem número mas tem formas de mudanças de forma e tem essa outra maneira que associativa que transpõe assim O Abismo saúde você tem que usar a imaginação e fica a segurar né E aí não combinação entre essas coisas não termina resultando na escrita que é
muito diferente de simplesmente juntar o teu material dado de as anotações e esse isso tem boatos sobre isso que eu não sei se é verdade não o pior transcrição voltando da África e escrevendo os números e jogando numa Rasgando as folhas do Diário de Campo dele jogando no Maranhão dita que escrevendo é um livro muito curioso porque é um livro muito distanciado da experiência concreta de pessoas é um livro que é deve ser preferido ao lado do outro chamado Casamento entre o Snoop o casamento e de parentesco entre os números em que você tem um
quadro aparentemente muito diferente onde as pessoas têm nome onde tem uma pia da o Deus deles moram onde as coisas não estão organizadas daquela maneira estruturada o Portugal que você fez no sistema político do ensino e é uma coisa muito mais confusão o seu são performatividade interesses Eu já mandei era muito parte para falar nisso eu tenho mais admiração é a religião nua que aí é um livro sobre o primeiro livro sobre o primeiro não porque ele francesa também tinha visto alguém sobre o pensamento de povo enquanto é o modo de filosofar eu e Manuela
você não quer responder uma pergunta não tô dizendo o seguinte eu falei no começo que tinha possibilidade de uma canja a Suzana disse que ia ter três perguntas eu tô dizendo só que é é é e lembrando pra vocês pessoal alguns que a Manuela contato com deve trouxe ela matemática formada não vai em Paris na sorbonne e depois disso começou a frequentar o seminário dois trouxe que admitir que segundo ela conta ela porque ela era matemática Porque ele queria ouvir de matemática não é visão sobre obras que tava assistindo naquela época e aí eu dentro
do seminário Depois terminou virando antropólogos Mas é isso E agora tem esse outro episódio que foi a visita dele no Brasil em companhia dela não Teco Teco e que expressa muito dessa visão do leve trouxe sobre a história que Eu mencionei antes Oi Manuela eu o Susanoo eu posso falar para ela se eu falar que tava falando dessa visão pessimista e esse retorno dele ao Brasil nós estamos palavrinhas sobre isso aqui que essa ai meu Deus ai meu Deus ai meu Deus ai ai oi oi oi olá Susana é oi a gente entusiasmada com a
sua com a sua presença a maizena Eu talvez eu posso abrir jogar um pouco mais a pergunta por que dei uma questão está justamente sobre isso né Queria que você falasse um pouco Manuela dessa Tentativa do livro estroso em revisitar os nambiquara não não foi para foi os bororo óculos groso é é o seguinte ele e vocês sabem que bom como é que por onde eu começo ele veio naquela época na Comitiva do presidente da França socialista da época o mihawk né e veio ele também estava na comitiva e o estado de São Paulo o
Jornal Estado de São Paulo vocês também que a família sempre foi a a cabeça né É do Jornal O Estado de São Paulo os Mesquita né eles e que se considera um pão razão ali acha os criadores também da Universidade de São Paulo e eles então vocês sabem que também eu levo isso quando esteve no Brasil na Universidade de São Paulo eu não vou entrar no Detran é é é outra história né E que ele e de certa forma que ele não o contrato dele não foi renovado É bom que se diga pela Universidade de
São Paulo mas ele aproveitou justamente para fazer novas viagens no Brasil e dessa vez o mas devemos tempo e equipe Tá bom então quando ele veio na corte do Micão né o pessoal do Estadão quis ofereceram uma uma volta aos moro justamente né E aí mas não foi um teco-teco Mauro foi Não não foi um aviãozinho mas não é um pernilzinho aviãozinho então ele veio bom E aí ele pediu ao Estadão que me convidasse para ser quem tá cicerone o barulho netos e então foi encontrá-lo em Brasília ele e a mulher dele e fomos nesse
aviãozinho essa visita dos mouros e foi uma coisinha e foi uma coisa absurda porque de noite ele tinha que estar aqui a gente saiu cedinho de manhã e de noite ele tinha castanhar na digamos presente no uma coisa oficial em Brasília que enfim dentro dessas obrigações em torno do comitê Rona então tínhamos só aquele dia Oh e vamos para Rondonópolis Rondonópolis aliás agora tá muito maior parece mas eu não voltei lá como você tem Rondonópolis e depois com o carro durante várias horas né fomos para uma aldeia bororo e aqui tem que tá mais ou
menos perto de perto a várias horas de Rondonópolis e e no caminho que folha eu até fiz um projeto uma entrevista com ele enquanto passavam caminhões na na estrada né então foi uma coisa curiosa também viu e Mas e no caminho eu que ele estava entusiasmado e revisitando a paisagem e e ele falou muito do de uma coisa que ele falei algum outro texto que eu já nem me lembro que deve ser nos tristes trópicos ele falou muito do céu do Brasil aliás errado né então ele ele diz olha a paisagem demora para mudar né
no cerrado mas o céu e sentimentos em movimentos o seu as nuvens tem uma presença extraordinária no céu brasileiro e ele chamou atenção para isso né E também ficou entusiasmada ver ninho de João de Barros porque o livro que ele tava ser isso foi 84 né enfim tem a história da orelha ciumenta não é que a justamente sobre o João de Barros e tal então eu estava muito interessante na paisagem nos bichos que ele conseguiu ver as pedras E aí chegamos já estão a Débora ouro estava Deserta Deserta porque este em todos indo para uma
outra Aldeia longe dali para receber o pescoço Ou seja a gente foi para o endereço errado né E então não quiseram que a gente entrasse sacana Aldeia estava deserta e então a gente pega em média o jipe já e voltamos a a rodonópolis E aí tornamos a levantar voo em direção a tal Aldeia onde estariam nos esperando e sobrevoamos a aquela Aldeia eu moro lá em baixo tá com uma festa preparada E aí o piloto deixa que a pista que tinha na terra esse animal der e suficiente que ele não podia atravessar a ler então
então isso uma não não chegamos a ver barulho nenhum né eu levo esse curso filosoficamente disse no fundo tanto melhor eu tava eu não queria gostar de ver como é que ele como eles estão hoje né então tem esse lado quer dizer muito forte dele né da admiração dos pelos o pelo pela originalidade né doce enfim do dessas sociedades Jenna que tem filmar uma cosmologia muito rica né e instituições também muito interessante sempre por uma série de razões ele ele está os barulho não são propriamente Jenna as mas são de uma língua do macro-jê na
mas o mas eles eles foram muito estudados né pelo pelo Levis Coast e seguir ali acha a literatura sobre ele Ah e eu tô foi foi uma decepção né E para piorar a Quando estávamos voltando para São Paulo para São Paulo não para Brasília o Estamos no Fim da gasolina no fim do combustível unificação de nada mulher dele não disse nada eu estava parada Mas tava vendo aquele aquela agulha né diminuindo ninguém falou nada eu também não ia dizer né E e aí tava quase acabando o combustível e o piloto ligou lá uma uma chave
de reservatório extra e infelizmente tinha tinha combustível para voltar para suficiente para voltar para Brasília em suma Foi uma foi certa forma uma decepção mas o pescoço levou isso levou isso muito bem ele disse olha o realmente o que queria ver era era o céu EA paisagem e e tava com medo do que eu me encontrar entre os bororo é isso é isso que você queria saber cara pico é que é uma trança Né verdade já agora que que a Manuela está aqui nós tínhamos uma uma pergunta também dos próprios as próprias alunas se vocês
poderem responder que era precisamente sobre a influência que a Diná teve na organização do trabalho de lévi-strauss nesse momento da da viagem no Brasil né aquele ele tinha uma certa ela tinha uma certa capacidade de organização né de fichar é uma série de sobretudo na parte dos objetos né tratar os objetos de musealizar e a gente ficou pensando na e também essa proximidade com Mário de Andrade né uma certa epistemologia né troca de karts a gente ficou pensando na questão dos os casais na antropologia e de muitas vezes essa pagamento né num certo momento que
havia que agora já não há mais Mas que havia da mulher né da parceira né Não quero que vocês o que acham dessas pétalas eu acho que mudou bastante mas ou Mas é interessante essa história da Dinah a Adina era muito mais sociável né pelo que a gente depreende né Eu nunca conheci né mas ela era claramente muito mais sociável se entrosou muito melhor a Helena no ambiente Paulistano fazer tomografia e fazer tomografia assim e sobre todas foram né agora quando se tratou da galáxia Segunda grande expedição aquela aquela que foi os nambiquaras justamente EA
outros lugares ela ficou doente e teve que ser mandado de volta no meda no meio da história né no meio da viagem a a para São Paulo né então e é bastante sintomático que não tristes trópicos serviço que eu só desde só menciona é isso que ela foi até ela foi embora essas alturas ele já estavam divorciados ele já já tinha casado de novo para a segunda mulher Ele casou três vezes né E então esse apagamento acho que também foi pelo momento em que ele escreveu agora Oi gente na na Unicamp curiosamente não eu acho
que isso é uma coisa até até muito muito boas Marisa Correia iniciou uma espécie de um Bom dia eu ia dizer que o outro não é culto não é evidentemente mas de revalorização do trabalho da China não só por todas essas essas razões Suzana que você devo né e pela e pela atividade não gráfica dela que foi muito importante os filmes naquela festeja tem tudo isso mas pelo justamente para reabilitar digamos assim aí essa importância da China nesse primeiro período né que é do Levi se fosse que foi legal o período da pesquisa antropológica da
pesquisa etnográfica né aquele fez então é isso não sei se o Mauro falo mas a tese de estado no na França na época e era um catatau enorme como é até hoje né e foram as estruturas elementares do parentesco né Mas tinha uma tinha uma até secundária sempre era obrigatória também e que ele fez sobre fotografia a fotografia dele não me Clara e ainda da qual ela não não não participou né então ela teve uma importância grande nos boro né ela não aparece em nenhum momento não sei porque quando ele fala do ficado viveu e
com shampoo e claro ela está realmente aos dentes e Ah sim mas é uma sobre você falou sobre a Joice e me conta em dois tipos de situação que eu não sei se eu houve uma mudança você situações continuam a existir uma essa da relação do leves trouxe que na obra dele terminar pagando não aparece simplesmente os etnógrafos não aparece nada né o outro caso que não é bem esse mas eu comecei o Darcy Ribeiro no em Lima no Peru colegial escrevendo esses volumes da obra dele sobre as Américas depois que já tinha publicado um
livro sobre vindos à civilização bom e o que eu via era a aberta Ribeiro Ribeiro trabalhando como se fosse uma açúcar e secretária naquela naquela obra e uma acionada foi super importante eu acho que a coisa dela ganhou destaque apareceu melhor depois da Separação talvez a importância do trabalho dela um hectógrafo sabe né sobretudo no Rio Negro foi foi extremamente importante contribuição durante o casamento ele virou essa espécie de o secretário super qualificar leve agora qual que é o outro padrão é curioso porque a uma situação entre os dois no topo não escrevem uma obra
conjuntamente mas cada um faz a sua só algum jeito que tá na minha cabeça o meu professor e quem Bertioga orientador se rico Jones e a mulher dele a Cristina eo Johnny fizeram um trabalho de tanto conjunto levando inclusive os filhos é uma coisa de longa duração que o total de acordo com uns 4 anos na Colômbia mas o link da zona é Colombiana Amazônia Colombiana digamos Alto Rio Negro vai saindo já para o cargo de Colômbia e o resultado foram duas teses com mesmo orientador muito muito diferente as duas sobre o mesmo grupo barassano
e publicados no mesmo tempo tipo mesmo dia que o mesmo formato de cá a criar muita gente que diz que até dela é a tese mais original mas bacana e tudo mas quem Bridge ou seja o espera deixa eu vi uma espera para ela concluir para sair a coisa ao mesmo tempo ser eu e só um detalhe mais o conteúdo é muito interessante porque a tese dele é só que a vida pública virtual diz homem cuida os ritos secretos dos homens da qual a mulher não podia participar que ela faz então eu ficava na cozinha
com as mulheres de trás dela sobre o corpo seu alimentação uma comida sobre aqueles processos e atividades dos domínios das mulheres estão são duas visões assim até complementares mas que refletem também essa situação da mulher nesse nesse grupo se Manuela que quer dizer não eu acho que isso foi um caso particular e muito muito exemplar Nanda o os jogos é porque eles fizeram tudo para sair sair junto hoje as duas teses né é que foram foram importantes essas duas teses mas aí cegueta o sistema a prevaleceu porque ele foi contratado em lembretes né os teve
e ela não tinha como ser contratado em termos porque eles eram um casal e casais não eram contratados é no mesmo departamento em que o tempo que eu tinha um casal que o gold e acho que é good EA experiência do casal no departamento gerou essa regra de proibir qualquer outro casal ser contratado ao mesmo tempo conectado o resultado só tinha vaga para um E aí ela decisão deles conjunta foi que ele ia pegar a vaga e ela pode pegar medicina fez um curso de medicina eu fui Tratado de mala eu tava lá por ela
e ela já tinha essa experiência com corpo uma coisa interessante mas durante esse período em que ela tava estudando eu tava lá o rotina do estiver acordar quatro horas da manhã para fazer comida depois para levar as crianças para escola se ele durante o tempo no face produção intelectual ele fazia todas as tarefas para liberar completamente a mulher para fazer o curso de medicina dela e depois voltar a fazer uma visão mas não é o único caso não outro caso bem anterior é o do Robert Murphy Iolanda morphy Roberto tem muito interesse para mim porque
eu estou dos munduruku o meu segundo Kuhn escrever um livro que destaca exatamente essa vida ritual pública dos munduruku o que já estava em grande parte no passado porque eles estavam lá ainda não período da Borracha dos seringais vocês mundo custar você distraídos para essa exploração resultado uma desorganização da vida virtual da da casa dos homens 77 porque os seringueiros vivem espalhados né para explorar a borracha então é um livro assim um pouco do passado e treinamento sobre a desagregação de uma estrutura social é que entre os homens com essas atividades de relevos que o
que o filho estudou só que a Iolanda more futebol brasileiro também escreveu um livro baseado de contato com as mulheres EA visão que as mulheres não é completamente diferente ela estava muito felizes com a nova situação que agora os homens tinham que ajudar ela no roçado para casa já tinha que comprar a panela vestido essa roupa dá até uma certa impressão de entendeu melhores sim mas em que você tem olha só duas visões tanto no caso deles quando no caso do casal estilo muito diferente dependendo da situação então duas missões e aí primeiro várias pessoas
podem fazer trabalho de campo no mesmo local e até o mesmo tempo resultando em trabalhos completamente diferente aliás no caso desistir além da tese dele sobre nessa hora do Alvinegro teve mais umas duas ou três e todas elas diferentes entre si então não tem essa coisa de que você tem que ficar dono de um certo local do trabalho de campo para não repetir outro por quê que podem resultar trabalhos muito diferentes e complementares sobre a mesma localidade eu queria acrescentar uma coisa sobre essa história dos casais a Minha experiência é o seguinte que muitas das
minhas escolhas de onde trabalhar ou até temas para trabalhar vieram de fim de casa também eram de que eu sentia tinham a ver com a escolha do parceiro e de alguma maneira então eu acho que há muitos aspectos nisso diferentes a gente o Mauri hoje não ler as coisas um do outro mas a gente conversa muito na E então a uma ligação que nós temos tem coisas conjuntas e temos sobretudo coisas diferentes é mas muito mas os temas e as preocupações a gente se realmente tem muito a ver as preocupações de um com as com
as questões do outro e tem projetos das comuns na floresta atualmente na no na Jureia litoral de São Paulo e a Manuela é uma coisa que começou também como eu envolvimento e depois é Manuela ganhou uma posição extremamente importante e nos dois casos tratando desse tema aqui importante para mim que essa é colaboração e cooperação entre conhecimentos locais tradicionais inativos e esses conhecimentos científicos exercício é entre também a minha inclinação pessoal que eu acho que também estava no leque trust não de social não separar essa ciências e humanidades a etnografia tá Oi da da colaboração
da atividade de botânicas que são etnógrafos fazem coisas maravilhosas de percepção porque ela é sábio olhar para realidade e dialogar com as pessoas de maneira que um leigo não sabe isso também em outros Campos do conhecimento então não ela transita nesse nessa nesse várias esferas além da esfera jurídica aí tal eu também isso também é uma base desses projetos que a gente faz em colaboração e o Belo Monte também onde a Manuela liderou durante o projeto cooperativo onde tem uma aluna minha que Agenor Olha tem vários alunos lá trabalhando então assim a gente não lê
os trabalhos 12 Não sei porque mas é porque a gente já sabe Cadê muito abaixo o espírito já sabe mais ou menos e compensação entre um projeto e cada um faz trabalhos muito diferentes né sozinho nessa experiência isso é o mesmo do meu Eu acho que o meu não é o teu Russo a Desculpa sério mas olha o Suzana e centros de outros Desculpa eu achei que seria injusto e ter a Manuela que todo lado e não foi ótimo foi nós que nós que Agradecemos por que ficamos a ganhar uma dupla né dois pelo preço
de um e é muito interessante isso porque já deixou de haver aquela divisão sociológica do trabalho né que as mulher que é que vocês são exemplo disso que a mulher fica com a trabalhar sobre as mulheres e o homem sobre os homens essa esse tipo de visão nada a ver modismos fazer o que tem que ir por exemplo o trabalho do Rio Negro de um projeto lá com várias mulheres que proeminência de mulheres na verdade agora eu agi como um papagaio esperar porque era o coordenador-geral e vamos burocrático desse projeto colaboração com a França na
França Lohan perde uma grande colega amiga e que é o que é botânica Grande a Bíblia da Manuela de várias décadas ela e outras mulheres como a do IFAM AM a parte patrimônio Manuela Ana Guetta não anda a Rússia Manoel Lúcio papel que especialista e é um monte de mulheres né é vacades da alimentação e interessante daí abrir a realmente uma comunidade de mulheres de fato levando a pesquisa e do Rio Negro e Manuela explorou assuntos de interesse dela né desde Ritual e é o caso dos Barcos aquele tô artigo sobre religião Aquele barco vai
para cima e para baixo a questão da relação das mulheres com as plantas né enquanto pessoas depois de que as mulheres já enfeitam fazer um penteado né cabeleireiro para as plantas tudo isso que sem foco certo pouco mas não era sua mulher né eu tudo isso então tem essa essa multiplicidade de interesse embora projeto seja comum deixa eu falar é Olá aqui é o seguinte continua vendo o seguinte aqui você quando numa numa um trabalho etnológico Qualquer que seja existem Barreiras de gênero claro que existem assuntos que não não se não se fala se não
dentro do seu próprio gênero né então existe sim quer dizer uma confiança muito maior para certos assuntos e às vezes para Por exemplo quando uma vez eu queria queria estudar alguma coisa relativa à caça lá no Juruá e eu sou mais simplesmente disseram que não sabiam comigo né então essas coisas são perduram não é e perduram na sociedade com as quais a gente está trabalhando exemplo também é pensam de que o pedido da colega Mariana Pantoja seja também ouvindo isso eu tenho duas antigas alunas na Universidade Federal do Acre Cruzeiro do Sul na universidade da
floresta que ela que aparece naquela bunda introdução EA e tem quer dizer a isso é uma coisa que é extremamente interessante que Eu mencionei na cultura esportes pano em particular kaxinawá mas também outros da região malubu e o chip do lado é a arte decorativa feita pelas mulheres em vários materiais do a pintura do corpo EA e os padrões fez na dos produtos testes né de tecelagem passe um algodão e tinturas locais é uma coisa extremamente refinada e sofisticada você pode estudar esteticamente filosoficamente como a Elsa hilagro é importante especialista dos kaxinawá fez o advento
da mente do ponto de vista os pressões do conhecimento matemático indígena até o fim O que é uma beleza mas Artpop abstrata Mas é uma coisa que tem que ser estudado por mulher que eu estou me dirigindo a Andreia Martinho EA da Mariana Pantoja lá porque me interessa muito precisamente esse lado matemática da eu acho que elas são programadores no sentido de programação mesmo as mulheres as mulheres que as mulheres kaxinawá Assim como as mulheres Camila as mulheres grávidas de anos isso daí os times são também dona de um patrimônio de arte meio geométrica e
os filhos delas os indianos são famosos do Sul da Índia principalmente pela matemática problema 17 por razões culturais também e eles estão usando isso como uma linguagem de programação as mulheres na cabeça dela sabe como transformar um padrão complexo em atividades passo a passo como se a matemática tem faz linha por linha sem ter o molde que você está olhando nada da frente fazem coisas extremamente a buscar desde elaborado bom isso é para dar um exemplo né mas tipo de projeto que tem que ser feito por mulher de que eu quero só para ir mostrar
isso aí quando a gente publicou a enciclopédia da floresta você contou isso eu contei Mas conta de novo que você foi eu não entendi mas você falou que as mulheres queriam exigiram é então porque é um assunto de mulheres mas não de qualquer mulher de mulher na China lá e entra outra dimensão também aí quiser hoje os jovens que estão lá rapaz são fazendo exposições de arte vários lugares da França por exemplo uma série Gente desculpa tem uma que é um tipo de produção artística obrigada Mariana pinto é realmente interessante fugiram dos cursos de das
escolas onde monitores de todos os kaxinawá frequentado e chegar mais perto de alfabetização bilíngue e isso incluiu a fazer desenhos e pinturas e terminou gerando que aconteceu uma escola de arte tá achando agora feita por jovens gênero novo que tem que insistir pintura antes é uma coisa um pouco a fim de seu real porque tem muito a ver com as visões da Spider chama Delphi lasca Oi e a Ana apareceu escrito fazendo também mais uma vez e Cia apenas duas mulheres que é uma pena que é essa arte das mulheres não apareça com a mesma
valorização e com a mesma residência e parte porque elas não têm porta-vozes que você acha que transitam nesses espaços públicos que fazendo viagens representando e apresentando o seu próprio trabalho nem teve uma uma exposição importante uma exceção a isso organizado pelo professor Élcio Agro Rio de Janeiro sobre essa parte de querer e não só das questões mais de vários lugares do a médica nesta médicas Insulto e Noroeste amazônico aquela bacia do Orinoco e também da América Central contradições Então essa exposição a valorizar essa Mas isso não tem até hoje essa esse grau de evidência entre
as mulheres ficam e usando como fonte de renda fazer pulseiras de miçangas né que é uma aplicação disso achei sua pena agora uma dificuldade que ele tem conversado com essas alunos das minhas a preocupação com a propriedade intelectual o mesmo divulgar essa enorme variedade de dezenas e dezenas de que forma também sistemas digo de transformação no sentido preciso da matemática que é para estudar uma formas possíveis de fazer esses padrões e elas vão são descobridores dessas formas sentido eu acho que realmente só matemática agora essa preocupação de não colocar isso no domínio público essa seria
toda uma essa seria toda uma discussão as fazer né Essa discussão lanche até até deixava a sugestão para para fazer essa para trazer como um seminário assim para um futuro não é para um futuro seminário e ela tá muito envolvido nesse prima eu maneira eles uma questão importante nós temos que terminar mas é queria muito agradecer a sua aula foi vibrante assim é também esta parte final foi muito importante né e todo mundo é que usa as alunas e os alunos estão muito felizes porque esperavam muito né conhecer esta visão esta sua visão este seu
conhecimento leves trouxe e também estas experiências é mais mais amplas da antropologia queria muito agradecer e a infelizmente não podemos dar um aperto de mão né Um abraço mas é queria dizer até breve né Espero que em breve a gente se possa encontrar as pessoas foi um prazer ter esse contato com você eu não tive essa oportunidade na verdade dialogal antes sintomas 15 honrado por por isso eu convite agradeço e todo mundo que tá o cinto e é isso é um até breve um grande abraço e até mais obrigado a