olá pessoal tudo bem hoje a nossa vídeo aula vai ser sobre filosofia medieval no filme medieval basicamente aquela filosofia que se desenvolve durante a idade média essa definição de idade média idade moderna da antiga é uma decisão é uma divisão arbitrária de uma divisão é que tem um efeito didático para a gente compreender a história em períodos é claro que a gente não vai encontrar um marco exato de quando começa a filosofia medieval mas é o pensamento que se desenvolve durante esse período que conhecemos como idade média a o contexto de surgimento da filosofia medieval
é o declínio do império romano é o que vai dar origem a uma nova ordem política e social na europa que a ordem feudal a gente vê um processo de fragmentação política né de de invasões de povos bárbaros no território europeu a única coisa que garante uma uma certa unidade é política e espiritual para os povos europeus é justamente a religião a igreja católica que torna igreja a religião oficial do estado já no finalzinho do império romano ela é o elo que faz a que mantém de certa forma unida essa civilização ocidental européia a gente
tem uma divisão econômica política e administrativa é da ordem feudal que é cada feudo com as suas próprias regras cercados né com pouco contato entre si os reinos que reúnem esses filmes com muito pouco poder de decisão sobre o seu território então o que garante essa unidade vamos dizer assim da europa é da civilização européia durante a idade média é justamente a igreja católica e isso vai ter um resultado muito importante para a gente pensar a filosofia desse período o pensamento desse período bom uma característica geral da filosofia medieval é essa idéia de que a
igreja detém um monopólio do conhecimento eles entender esse contexto como um texto em que não existe escola pública em que grande parte da população é analfabeta não têm acesso a livros de aventura e ao conhecimento esse conhecimento ele fica detido concentrado nas mãos dos padres dos monges né portanto quem detém o monopólio do saber conhecimento só é justamente a igreja católica a a igreja católica nesse nesse período ela vai ter uma preocupação muito grande não só de expandir a sua própria fé e de garantia essa unidade espiritual da europa em torno da religião católica mas
também vai pintar de certa forma a conciliar a fé os dogmas religiosos com o pensamento racional e essa é uma preocupação muito grande da igreja católica no período medieval de certa forma que a filosofia medieval propõe é uma adaptação da filosofia para a religião criando assim um o que a gente chama de filosofia cristã que se confunde muito com a própria teologia a gente pode dividir a filosofia medieval em dois grandes períodos assim como a idade média este vídeo não é didática mente entre autoridade média e baixa idade média a filosofia medieval também acompanham mais
ou menos essa essa divisão o primeiro grande momento na filosofia medieval é o ó filosofia que a gente chama de filosofia patrística ela vai ali por volta do século 4 ao século 7 8 e depois de cristo é conhecida como filosofia patrística porque a filosofia praticada pelos padres pelos patronos da igreja católica e por isso ela recebe o nome de patrícia fica o grande objetivo da filosofia patrística é promover a evangelização lembrando que a gente está num contexto de invasões bárbaras de contato dos pó o zeu deus né que vinha unidades da da da consolidação
do império romano nesta civilização européia com povos de outras origens ea grande preocupação da igreja católica na rodovia patrística é justamente propagar a fé cristã evangelizar os povos bárbaros e consolidar a religião católica como predominante hegemônica no território europeu uma das grandes é questões trazidas pela filosofia medieval nem pela escola patrística especialmente é a distinção entre dois tipos de verdade a grande preocupação da filosofia do seu segmento essa busca pela verdade na filosofia patrística um elemento muito importante vai ser colocado nessa tentativa de conciliar fé e razão pra filosofia patrística é trazer para esse primeiro
período a filosofia medieval existem dois tipos de verdade existem as verdades da razão aquela que a gente só alcança por meio do pensamento racional aquela que o software aristóteles e platão se debruçaram pra tentar é é alcançar a verdade racional na verdade e da razão por outro lado a filosofia medieval patrística principalmente ela assume também a possibilidade de um outro tipo de verdade que são as verdades reveladas aquelas verdade só encontramos por meio da fé por meio da religião é como se houvesse dois tipos de verdade diferença uma que a gente só encontra com a
razão e outra que a gente só encontra com a fé seguindo os dogmas da igreja uma grande questão que envolve a filosofia patrística é o fato da igreja católica na religião católica assumir alguns dogmas que se confrontam que se contradizem né que que entrou em contradição com algumas questões de lógica de do uso da razão que vinha lá dentro da graça entre esses dogmas a gente pode destacar por exemplo a criação do mundo né uma grande preocupação dos filósofos da antiguidade especialmente os filósofos pré-socráticos conhecido como filósofo da natureza ou se nós das atrizes era
justamente entender como que surge o mundo e é cada um deles vai elaborar uma teoria racional buscando elementos lógicos pra entender o surgimento do universo de repente vê a igreja católica né ao cristianismo e disse que o mundo foi criado por deus né existe aí um shopping existe aí uma contradição entre o que a igreja fala e aquilo que o pensamento racional propõe né outro elemento é a questão da santíssima trindade é um elemento muito importante para a fé cristã para a fé católica é a questão da santíssima trindade de que existe uma unidade entre
tem três elementos né o pai o filho eo espírito santo os três são 1 essa é esse é um preceito da do dogma religioso do dogma cristão católico se 3 é um misto entre uma contradição absurda com a lógica aristotélica com celulose o silogismo com os prefeitos com os elementos fundamentais do silogismo a idéia de identidade de não comprar não contradição ea idéia do terceiro excluído né e então pela lógica a santíssima trindade não faz o menor sentido por isso que o grande esforço da igreja católica na e do pensamento medieval comandado pela religião católica
nesse período vai ser justamente tentar em certa medida concelhia fé e razão não é jogar razão pra escanteio não é excluir a possibilidade de de pensamento racional mas é submeter a razão aos domínios da fé e da religião é um grande expoente esse primeiro período a filosofia medieval é agostinho de hipona que foi mais tarde canonizado pela igreja católica e ficou conhecido como santo agostinho agostinho de hipona viveu entre 345 e 430 e ele levava antes de entrar para a igreja e levar uma vida de goianinha né de desfrutar as os prazeres da vida né
na bebida do sexo das comidas né só que ele viveu um grande drama moral em relação a seu comportamento sua mãe era uma católica fervorosa mônica que também mais tarde foi canalizada e virou santa mônica a influência da do cristianismo do catolicismo da sua mãe foi decisivo para a mudança de percurso do do santo agostinho ele também tinha contato com um universo de outras escolas de pensamento o maniqueísmo o platonismo né algum algumas alguns escritos sobre platão principalmente por meio de um outro filósofo do período helenístico conhecido como plotino né e em determinado momento da
vida ou agostinho é resolve e se libertar dessa vida devassa que me levava para assumir uma postura de devoção e de religiosidade e limpa para a igreja e passa a estudar mais a fundo as escrituras bíblicas e também o pensamento filosófico de platão aqui é importante lembrar que santo agostinho não ao tudo indica não teve acesso direto à obra.a debatam o que ele conhece de platão é por meio de um outro filósofo prothe no acerto então uma interpretação de platão de qualquer forma o pensamento do batam via plotino foi muito importante para o desenvolvimento do
pensamento de santo agostinho a grande questão colocada para o santo agostinho justamente cristianizar platão que quer dizer com isso o plantão tem aquela ideia que a gente já viu em outros momentos de que existem dois mundos um do sensível e o mundo inteligível o mundo e se que a gente sente que a gente pode olhar que a gente pode tocar o mundo das idéias essa divisão é ela ela estabelece que a grande verdade que o que é real que o que é verdadeiro não está nesse mundo sensível está assim lá no mundo das idéias têm
a ver com o mito da caverna lembrança sair da caverna para enxergar o mundo real pois bem o orçado agostinho gosto muito dessa idéia de que existe um mundo inteligível de que a verdade não está aqui propriamente nesse mundo físico nesse mundo sensível a diferença é que o santo agostinho vai propor que pra gente chegar nesse mundo inteligível para a gente chegar a essa verdade e essa verdade é deus não basta usar a razão como propunha o platão para o santo agostinho para a gente chegar a essa verdade a gente precisa também de fé lembrando
que para a filosofia medieval existem as verdades da razão existem duas verdades reveladas que são as verdades da fé no santo agostinho a fé ela vem antes da razão a fé precede a razão é preciso querer para compreender essa é uma grande máxima do pensamento do santo agostinho precisamos ter fé sem fé é um agente não é capaz de entender nada nem pelo uso da razão então a fé ela tem a função de iluminar a razão a fé joga luz sobre a razão e nos ajuda a compreender o mundo que vivemos uma uma questão que
é muito interessante do santo agostinho é quando ele vai se propor a explicar de forma mais ou menos racional neto dentro desses limites da razão do do rival a questão da criação do mundo uma pergunta que é muito comum e até hoje ela pode ser feita é a seguinte se deus criou 11 o que deus fazia antes de criar muito pois bem tentando usar a lógica eo pensamento racional associado à fé santo agostinho vai dar a seguinte resposta para essa questão quando deus criou um ele criou tudo o que existe no mundo inclusive o tempo
tanto deus criou o mundo e criou também o tempo quando a gente fala antes e depois a gente está falando de uma relação temporal a gente fala antes de criar o mundo a gente estabeleça uma relação temporal pois bem se deus criou um e criou tempo antes de deus criar o tempo não existia tempo se não existia tempo não existia antes essa pergunta o que deus fazia antes de criar o mundo é uma uma pergunta desprovida de qualquer lógica de qualquer racionalidade porque antes de criar o tempo não existia sequer a noção de antes e
depois essa é a resposta que santo agostinho vai dar a essa pergunta que era muito cara para a igreja católica um segundo período da filosofia medieval é o período da ee escolástica nesse período vai por volta do século 7 8 até o século 14 já no finalzinho da idade média e entrando à idade moderna são existem dois marcos são muito importantes para a gente contextualizar esse período da escolástica o primeiro é o renascimento caroline mesmo durante o império de carlos magno em que a ordem feudal começa a dar os seus primeiros sinais de falência e
de que é possível de certa forma uma reunificação né dos reinos europeus e aumentando o contato entre as diversas unidades administrativas típicas do feudalismo é nesse momento também que a religião católica vai tentar se expandir ainda mais gera ou a unidade espiritual da europa durante toda a idade média mas agora a filosofia medirá a igreja católica perdão ela também vai é tentar se expandir por meio do ensino por meio das escolas é nesse momento que a gente tem o o surgimento de diversas escolas todas elas ligadas à igreja católica tá então a igreja católica que
tem esse monopólio do conhecimento passa a ser também uma instituição de ensino uma instituição educacional então todo o controle das escolas na feita por meio da igreja católica e é por isso que a gente chama esse período de escolástica né a filosofia é o pensamento a religioso e pensamento filosófico que é ensinado nas escolas católicas um segundo marco desse período da escola acho que é muito importante para contextualizar as suas características é o período do renascimento comercial e urbano que surja lá no século 11 12 já no finalzinho da idade média é um momento em
que o intercâmbio entre os povos né entre a europa e povos da ásia do norte da áfrica volta a se intensificar isso é um provoca uma mudança de mentalidade entre os europeus porque a realidade deixa de ser restrita aquela coisinha pequenininha que é o feudo é cercado de mouros a própria expansão territorial né o domínio de outros territórios intercâmbio contato com outras culturas permite também uma ampliação do próprio pensamento de certa forma o renascimento comercial urbano propicia a volta o pensamento nacional lá da antiguidade né e essa volta da racionalidade como um igual muito importante
faz parte também da preocupação da própria por isso nesse segundo momento né segundo período da filosofia medieval nem a escolástica a razão ela vai ter uma importância maior do que teve no primeiro momento né e claro que a tentativa continua sendo conseguir a razão e fé mas dessa vez a fé ela perde espaço em detrimento da razão um grande expoente desse desse pensamento conhecido como escolástico ou da filosofia plástica é são tomás de aquino tomás de aquino que viveu 222 em 1974 também foi canalizado mais tarde pela igreja católica como são tomás de aquino né
e eles querem uma grande obra conhecida como suma teológica nessa nesta obra a grande preocupação de tommasi aqui não é encontrar explicações racionais para a existência de deus ou seja para são tomás de aquino deus não é uma verdade autoevidente ela não se revela por si só é preciso entender a existência de deus nesse dia o pensamento escolástico pensamentos são tomás de aquino universe um pouco aquela ordem colocada pelo pensamento patrístico do santo agostinho de que é preciso crer para entender o processo automático ak no pará filosofia escolástica a razão vem antes da fé nós
precisamos compreender para crer a razão nos ajuda nos no ano contribui para a compreensão da fé compreensão da existência de deus e é esse o grande esforço do são tomás de aquino na sua obra suma teológica nessa obra ele vai desenvolver em cinco vias cinco argumentos que comprovam a existência de deus havia do movimento da causa eficiente havia contingente havia dos graus existentes ea via tecnológica todas essas vias todos esses argumentos estão diretamente relacionados com a idéia de causalidade no princípio de causalidade que vem lá da filosofia do aristóteles não sei se vocês não lembrar
mas nos estoques ele tem a teoria das causas é da causa material causa formal causa eficiente né e causa final o orlando magic não vai adaptar de de certa forma essa idéia da causa da causalidade para compreender a existência de deus né essas cinco vias dito de maneira bem resumida né é tentado sintetizar a explicação de cada uma dessas vias de uma grande explicação pressupõe que todo mundo tudo que existe está em movimento não é precedido de alguma coisa que existiu antes né então ele fala da vida do movimento está dizendo que tudo o que
existe está em movimento e tudo que está em movimento foi causado por um movimento anterior quando ele fala da causa eficiente está dizendo a mesma coisa de que tudo que existe foi causado por algo anterior né quando ele fala da via ter lógica que havia da finalidade está dizendo que tudo que existe foi criado com alguma finalidade néné e foi criado por ao que existia antes e se algo que existe antes também tem uma finalidade quando ele fala da via contingente ele está querendo dizer que tudo que existe em determinado momento não existiu foi criado
por aula então a todos essa decisão somente eles podem ser sintetizados como princípio de causalidade tudo que existe existe porque existe algo antes tudo que se movimenta se movimenta porque é algo provocou esse movimento tudo que tem uma finalidade foi criado para ter uma finalidade por algo que já existia antes tudo que existe em determinado momento não existiu e foi criado por alguém analisando essa cadeia de causalidade a causa do movimento a causa eficiente a causa tecnológica tudo isso né analisando essa cadeia de causas vai levar são tomás de aquino a conclusão pretensamente racional de
que em determinado momento era preciso um pontapé inicial para que tudo que exista que existe hoje tenha começado a existir para que tudo que está em movimento hoje tenha começado a se mover analisando essa cadeia de causalidade são tomás de aquino propõe que ela tenha um início um filho como um dominó né aquele jogo dominó que a gente boa primeira pedrinha e todas as outras vão caindo numa cadeia de causalidade em algum momento alguém tempo a primeira pedra tinha alguém tem que dá o início para todas essas causalidade essa relação de causa e efeito que
é característico do universo são tomás de aquino todas essas cadeias de causalidade tem como seu princípio deus aqui eu tô passando de forma bem sintético por essas cinco dias é claro que desenvolve isso ao longo de várias páginas do seu livro existem vários materiais que tentam resumir essa essa essa obra né e essa esse argumento das cinco dias é importante dar uma lida para entender cada uma delas com mais cuidado mais uma forma geral é esse o argumento é essa forma de construção de um argumento desenvolvida pela sua tomada de aquino na sua obra sua
tela teológica né é usando o princípio da causalidade que ele tem nada de dor estoques ele tenta comprovar a existência de deus por meio da razão espero que tenha vocês tenham gostado desses vídeos curtam também o vídeo é tiverem dúvida pode deixar que os comentários se inscrevam no canal ativo em um sininho ali pra ficar recebendo as notificações de novos vídeos espero que tenham gostado e espero que ajude nos a todos vocês grande abraço a finalidade é né aí foi criado por ao que existia antes esse é algo que existe antes também tem uma finalidade
né quando ele fala da via contingente ele está querendo dizer que tudo que existe em determinado momento não existiu nem foi criado por aula é então a todos essa decisão somente eles podem ser sintetizados como princípio de causalidade tudo que existe existe porque existe algo antes tudo que se movimenta se movimenta porque é algo provocou esse movimento tudo que tem uma finalidade foi criado para ter uma finalidade por algo que já existia antes tudo que existe em determinado momento não existiu e foi criado por alguém analisando essa cadeia de causalidade a causa do movimento a
causa eficiente a causa tecnológica tudo isso né analisando essa cadeia de causalidade vai levar são tomás de aquino a conclusão pretensamente racional de que em determinado momento era preciso um pontapé inicial para que tudo que exista que existe hoje tenha começado a existir para que tudo que está em movimento hoje tenha começado a se mover analisando essa cadeia de causalidade são tomás de aquino propõe que ela tenha um início um filho como um dominó né aquele jogo de dominó que a gente primeira pedrinha e todas as outras vão caindo numa cadeia de causalidade em algum
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forma geral é esse o argumento é essa forma de construção de um argumento desenvolvida pela sua tomada de aquino na sua obra sua tela teológica né é usando o princípio da causalidade que ele vem lá de dois toques ele tenta comprovar a existência de deus por meio da razão espero que vocês tenham gostado destes vídeos é tiverem dúvida pode deixar aqui nos comentários curtam também o vídeo se inscrevam no canal ativo em um sininho ali pra ficar recebendo as notificações de novos vídeos espero que tenham gostado e espero que ajude nos todos vocês grande abraço