e em 25 de Mayo de 1963 foi criada em Adis abeba capital da Etiópia a organização da unidade africana os maiores proponentes dessa organização foi Imperador etíope Haile selassie último Imperador da Etiópia e deposto por um golpe militar em 1974 a formação da organização da unidade africana em Adis abeba é simbólica porque a Etiópia Ocupa um papel Central em qualquer narrativa sobre o passado africano Eu sou Professor Otávio e hoje a gente vai falar um pouco sobre a história da Etiópia e qual é esse papel que ela ocupa no passado africano é o que a
gente conhece hoje por Etiópia é um estado moderno que fica na região do chifre da África mas cujo nome é muito mais antigo a historiografia tradicional entende que o nome Etiópia vem do grego e se o Pia que Possivelmente significa rosto queimado Essa palavra não designava uma organização política específica mas sim uma região ficou incide mais ou menos com as partes da África ao sul do Saara e que na época eram conhecidas pelos gregos os gregos chamavam então a África acima do Saara de Índia e abaixo do Saara Etiópia Isso significa que a Etiópia dos
gregos designavam a muito mais a região Danúbia que hoje é o Sudão do que o chifre da África a partir do século quarto da nossa era contudo o termo Etiópia passa a ser apropriado pelos próprios habitantes do que viria a ser a Etiópia que a Oi e para entre aspas africanizada esse termo surge uma tradição etíope mais tardia que afirma que o ancestral de todos os etíopes eram Neto desconhecido de Noé chamado iops por muitos séculos outros nomes foram aplicados a essa antiga Etiópia ela era conhecida também como as um que era capital dessa Etiópia
entre os séculos primeiro antes da era comum e décimo da nossa era e era conhecida também como abissínia uma palavra que vem do Árabe abacaxi que era o nome de um grupo étnico que habitava as Terras Altas do chifre da África os gregos também chamavam essa região de barbária nome que se mantém hoje na cidade de berbera na atual somalilândia Etiópia assum abissínia ou barbaria são então alguns dos vários nomes que designaram as formações políticas que compuseram o que hoje é Etiópia às vezes aí Shopping antiga também inclui partes do que hoje é a eritréia
o debut EA Somália ou seja boa parte da região do chifre da África naturalmente a Etiópia não representa toda a história do chifre da África que teve também várias cidades-estado independentes e sultanatos islâmicos em especial nas regiões da atual Somália como sultanato de chegua o sultanato de e Fat e o extenso sultanato de adal no meio das cidades-estados sultanatos porque a Etiópia se destaca que as suas tradições políticas culturais e religiosas criaram um certo senso de estabilidade e de continuidade entre passado e presente e mesmo que essa continuidade tenha sido construída de exclusivamente ao longo
de vários séculos ela teve um impacto real na história da África em especial a partir do século 19 O que passa a se tornar um símbolo de independência africana não apenas pela sua longa narrativa histórica mas também por ter resistido e derrotados italianos quando estes tentaram transformar a Etiópia em Colônia na última década do século 19 apesar de ser uma das mais antigas regiões habitadas do mundo a gente não sabe muito sobre a antiguidade remota da Etiópia é possível que o chifre da África fosse o lar do misterioso Reino de ponte um reino que fazia
comércio com o Egito e que foi mencionado no vídeo anterior sobre Ponte a gente sabe só o que os egípcios nos contaram mas por volta do século décimo antes da era comum a gente já encontra vestígios históricos na região de tigre entre as atuais eritreia e Etiópia e uma formação política conhecida como da Ramada que da hamate restam alguns achados arqueológicos e um templo a cidade de encerrar dedicado ao Deus ao marcar uma divindade lunar que era cultuada também no reino de Sabá que nesse período ficava no sul da Arábia no que hoje é o
Iêmen a presença de um culto saber eu e descrições que mostram uma escrita bastante próxima aquela do Sul da Arábia indica que desde o primeiro Milênio antes da era comum o chip da África tava em contato político cultural e econômico com o sul da península arábica a gente não sabe quando exatamente da hamate entrou em declínio mas a gente sabe que por volta do século primeiro antes da era comum uma nova força política estava em ascensão no chifre da África o império de axum há registros que a cidade de arcos um era habitada desde o
período de da hamate e provavelmente cresceu a partir desse reino axum ganha atenção do século primeiro antes da era comum e nesse período o império romano passa a controlar o Egito e fazer comércio com a índia através do Mar Vermelho Como sit-ups controlavam o importante Porto nessa região conhecido como adulis eles passam A enriquecer e a entrar no radar das fontes greco-romanas nesse período a gente tem a primeira menção grega atsun que foi chamada em grego de aksumite si e ao seu governante chamado de isopor cálice isso e um documento anônimo conhecido como o périplo
do mar eritreu a partir do controle comercial exercido através do porto de aduriz o saco somitas não se estabelecendo como uma grande força política cosmopolita os seus reis conhecidos na língua da corte UBS como negou hoje começam a cunhar moedas de ouro e de prata com legendas em grego e a partir do século quarto com o negócio o azeba também E essas moedas são nossa única fonte sobre os reis Jackson um entre os cálices e a metade do século quarto quando ascende ao trono e Zana Jackson um dos mais famosos líderes da história da Etiópia
e Zana foi o primeiro negro schyax imita a se converter ao cristianismo que passaria se a religião da Etiópia a partir desse momento e empreendeu campanhas militares expandiram atsun até as regiões Danúbia incluindo a importante a cidade de meio é uma evidência dopoder político e Militar de exana é inscrição que leva seu nome conhecida como pedra de exana que narra o seu governo está escrita em várias línguas incluindo inglês saber eu e grego isso mostra para gente que zona tava preocupado com a sua inserção em um cenário que ia muito além dos limites Jackson depois
de e Zana os outros negros deram continuidade ao poder Jackson um cujo Ápice político militar e econômico se dá no século 6º quando o Caleb diacos um ascende ao trono Calebe foi tão importante para a história da Etiópia que se tornou o santo cultuado até pela igreja católica chamado o santo eles vão junto de Efigênia uma outra Santa etíope eles vão foi Popular até entre os escravizados no Rio de Janeiro e Minas Gerais no século 18 por se tratarem de dois Santos negros Caleb conquistou o sul da Arábia e ele fez complexos um passasse a
ser conhecida como o império ele tinha relações diplomáticas com os romanos do oriente E com isso as câmeras da Pérsia e fez com tacos um fosse vista por alguns autores da época comum Dos quatro grandes poderes do mundo ao lado de Roma da Pérsia e da China algumas décadas depois do Reinado de Calebe Sul o que rapidamente se espalha pela África e pela Arábia Assumir tá cê árabes muçulmanos tinham boas relações olha os muçulmanos passam a dominar o comércio no mar vermelho o que enfraquece at sun entre os séculos 7 e 8 a capital atsun
é abandonada e o império passa a ser conhecido somente como Etiópia ou abissínia finalmente no século décimo uma rainha africana conhecida como Budget derrota o último negros das antigas dinastias Jackson um E assumir o controle da Etiópia formalmente Esse é o fim da estrutura política AX imita que remontava pelo menos ao século primeiro antes da era comum contudo a cultura e as artes aksamitas não desaparece e após algumas décadas de instabilidade política um certo e Eco no Ame like toma o poder na Etiópia e funda o que a gente chama de eu ia dos Solomon
Unidas em 1275 no afirmava-se descendente do último nego saxonia e com isso Ele criava uma ligação histórica entre as um e o recém-nascido Império da Etiópia e é quando eu passar usar também o título negusa nagast que significa rei dos reis o título não era desconhecido no período de Jackson um Mas se oficializa a partir desse momento e por isso a estrutura política que foi organizada por iku no passa a ser conhecida como o Império da Etiópia a sua dinastia os hormônios perdurou no poder de uma forma ou de outra até 1974 quando e deposto
o último representante do império etíope Haile selassie durante os longos séculos de governo solomone nada a Etiópia foi circundada por sultanatos islâmicos Aumentou e diminuiu o seu território constantemente estabeleceu e os portugueses e diversas vezes inclusive com o papado católico durante esse período também se desenvolveu o cristianismo etíope conhecido como Igreja Ortodoxa etíope teu marido vários Mosteiros foram fundados e se iniciou uma tradição literária que discursivamente formou uma consciência histórica do passado Snoop um documento conhecido como kebra nagast fundou a ideia de que a história da Etiópia era fundamentalmente a ligada ao Rei Salomão que
queria ter um filho com uma queda a Rainha de Sabá entendida nesse texto como uma rainha etíope do romance entre Salomão e maquiada teria nascido menelique primeiro o ancestral de todos os governantes da Etiópia de acordo com a tradição A Arca da Aliança teria ido com mini like para Etiópia aonde estaria guardada até hoje na importante Igreja de Nossa Senhora Maria de Sião ou é dessa época como uma chapa assum o livro Jackson contém uma série de narrativas sobre a fundação da Etiópia e outros importantes registros históricos o ápice da dinastia solomone da se deu
com Zara e a cobra ou constante nos primeiros no século 15 aí fotografia com para a Glória de Zara yacob com os antigos ezana e Caleb e costuma afirmar também que entre os seus sucessores somente menelique segundo que derrotou os italianos do século 19 e highly sei lá se se comparam em poder e importância entre os séculos 18 e 19 à Etiópia passa por um período conhecido como sêmen Miss A Thing ou era dos Príncipes Esse foi o período de maior declínio dos hormônios depois dos tempos de usar aí a cópia e foi marcado por
uma grande fragmentação política essa fragmentação foi encerrada com o Imperador os outros segundo que reinou entre 1855 e 1.868 daqui em diante especialmente com ele que segundo a Etiópia resistiria ao Imperialismo Europeu apesar de ter sido brevemente ocupada pela Itália entre 1936 e1941 olhando para essa história da Etiópia desde os cálices até Raiz e lá se a gente pode ver uma organização política uma sociedade e uma cultura e constantemente busca a manutenção e Unidade essa unidade Claro é criada também discursivamente através da formação de uma tradição histórica durante o auge do período salomónico aproximação com
o judaísmo com o Islamismo e o fato de que a Etiópia foi o segundo reino antigo abraçar o cristianismo atrás somente da Armênia cria também um senso de antiguidade e ancestralidade que alimenta o disco o chopp toda essa preocupação com o passado e com a história fez da Etiópia um símbolo de resistência de independência e de ancestralidade africana por isso movimentos contemporâneos como panafricanismo o etiopianismo e o rastafarianismo olham para o passado e te chupe como um passado fundamental para se pensar qualquer discussão sobre ancestralidade africana EA partir dessa discussão sobre a história da Etiópia
é possível perceber também porque que a fundação da organização da unidade africana ter sido realizada na capital etíope de Adis abeba é um fato tão simbólico porque em um momento em que a África se livrava do Imperialismo Europeu que marcou a primeira metade do século 20 o governante que presidiu a fundação dessa organização foi highly selasse representante dos hormônios e de todo uma tradição Histórica de chopp em função da história etíope foi baseada no período de arcos um e do Império etíope da dinastia salomônica conceitos fundamentais foram tradição histórica e ancestralidade africana as referências usadas
para embasar essa discussão estão a tela e podem ser acessadas também no palete da disciplina de História da África são muito obrigado e bons estudos