Mário Sérgio Cortela é professor filósofo educador escritor palestrante comentarista de televisão e rádio acima de tudo é um homem da educação é uma celebridade no mundo do conhecimento e também das redes sociais tem mais de 24 milhões de seguidores ganhou quatro prêmios ebest o mais importante da internet brasileira formou-se em fil filosofia e tornou-se Doutor em educação pela PUC de São Paulo onde deu aulas por mais de TRS décadas o seu doutorado na educação teve orientação de Paulo Freire nasceu no Paraná e vive na capital paulista desde a adolescência foi secretário municipal de educação na
gestão de luí herundina aos 70 anos três filhos 52 livros muitos deles bestseller apaixonado pelo saber Cortela convida o público A reflexão sobre grande temas da atualidade e da humanidade a religião a política paixão felicidade e os caminhos para uma vida rica e plena de sentido [Música] Professor Cortela prazer enorme te receber aqui no icl Bom bom é bom demais ainda mais quando você diz assim professor Você sabe que eu sou professor há 50 anos daí eu comecei em 1974 e uma das coisas que eu mais tenho prazer e é quase uma vaidade inocente é
ouvir a palavra Professor É mas isso é muito bom né dá um gosto imenso en quando você disse como já tivemos outros momentos na vida em que você alos ual falam Professor profess ideia é sempre afetiva o brasileiro tem um hábito você sabe disso né Chico que é quando quer trazer alguma Faga para assim mestre é mestre mestre né Essa Ideia ela é sempre relevante aí quando alguém fala comigo mestre eu falo mestre é Jesus Buda eu não é em tese a palavra seria essa mas eu gosto da ideia Professor o som é agradável para
mim professor o senhor trabalhou na secretaria do educação foi secretário de educação depois substituiu na naquele lugar Paulo Freire né grande Professor Paulo Freire que depois foi orientador da sua tese de doutorado é é bom demais sem imaginar Paulo freir quando ele voltou do exílio em 1979 eu estava entre as milhares de pessoas que foram recebê-lo no Tuca no teatro da Universidade Católica de São Paulo havia milhares do lado de fora e e as 12 que cabiam dentro numa noite e ele foi recebido lá por Dom Paulo Evaristo arnes de quem ele era amigo também
aliás dois Paulos que nasceram no mesmo ano no mesmo mês com uma diferença de 5 dias Dom Paulo Evaristo é 14 de setembro e Paulo feira 19 de setembro vamos de 1921 um nascido em furquilha né no interior de Santa Catarina e o outro nascido na cidade do Recife e é interessante porque Paulo feira em 1980 Isto é quando ele retornou de vez do exílio ele foi dar aulas na PUC São Paulo e na Universidade de Campinas e eu convivi com ele do dia que ele chegou até o dia em que ele partiu quando faleceu
no dia 2 de Maio de 1997 nessa convivência né de quase 18 anos uma das coisas magníficas que aconteceu foi dele ter sido orientado de doutorado Aliás ele foi meu orientador Quando eu era o secretário de educação ocupando o lugar que ele houver era ocupado por do anos mas ele fez comigo algo que ele não deveria ter feito ele faleceu uma semana antes da minha defesa ou portanto né Eu brinco que no dia que eu encontrar né que eu vou dizer L ol Poxa tantas coisas boas pudemos partilhar fazer juntos e o senhor decide né
que ia para a fonte da vida bem na semana anterior ele faleceu uma semana antes da data marcada paraa defesa e aí nós adiamos por um mês Claro para até a gente recompor Inclusive eu tive o gosto né de remarcar a data da Defesa do doutorado sem a presença obviamente física dele mas convidei a viúva dele a professora Ana Maria Freire que nós chamamos de Nita Freire porque ela é doutora da área de educação né e portanto alguém com qualificação e ali fizemos Mais até do que né uma defesa de um trabalho uma cerimônia de
reavivamento de Paulo freir homem genial eu sei o senhor disse assim quando quando eu encontrá-lo o senhor acredita que vai encontrá-lo o senhor acredita Sim claro é filósofo Olha você sabe que uma das coisas é que a ideia de banalidade da existência está em imaginar que tudo aqui ca eu não necessariamente acho que é um lugar onde se estará mas eu não tenho dúvida de que essa imersão né numa força que seja muito mais dispersa coletivamente uma força amorosa eu gosto de lembrar sempre e eu faço com frequência né do Maro Quintana o gaúcho lá
de Alegrete quando ele pediu para colocar no túmulo dele eu não estou aqui não está isso no túmulo dele porque não o fizeram né mas a ideia era dele que tá inclusive nos relatos bíblicos do Evangelho né aquele a quem procurais não está aqui não está aqui e o Mario Quintana genial pediu para colocar então a ideia de quando você diz Será que eu tenho certeza que um dia eu vou vou encontrar Paulo Freire eh no sentido físico Não no sentido de que eu vai imaginar que haverá após a minha passagem de vida após a
morte né que eu vou se Paulo Freire e Lá Vem Ele nos abraçamos mas que eu imagino que eu Vou partilhar com ele né um lugar que não é físico em que a gente deposita né a nossa forma de Legado de vida não tem a menor a menor ideia agora simbolicamente Chico eu adoro imaginar que eu vou encontrá-lo sim como a outras pessoas mas eu digo sempre quando dis você acha que vai encontrar Paulo feiro eu digo sim como eu vou encontrar meus pais vou encontrar pessoas da minha família que partiram meu irmão etc mas
eu quero demorar para fazê-la e vi não tá com pressa isso uma das coisas que Leonardo bofão disse disse que foi genial eu apresentava um programa de TV chamado diálogos impertinentes isso faz tempo Faz mais de 30 anos quase e o primeiro era um programa chamado o desejo com Leonardo bof e aa schneiderman e o programa ao terminar eu disse assim Leonardo qual será teu Último desejo Afinal uma das coisas quando alguém tá partindo é qual é o teu Último desejo essa expressão era mais comum na hora do fuzilamento ou do enforcamento mas imaginando que
você pudesse fazer essa escolha ele disse olha meu último desigo era encontrar Deus mas eu teria Tantas perguntas para fazer para ele que não daria tempo dele fazer nenhuma para mim né né achei genial né a possibilidade de Leonardo poder trazer à tona essa ideia né de uma fonte da vida em que você pode perguntar por né Por sim por não por presente por ausente e eu gosto de novo quando o Quintana diz eu não estou aqui né e Paulo Freire Claro que ele está né Aliás não está aqui ou estou em todos os lugares
exatamente né Paulo freir ele tinha uma presença forte no cotidiano a pessoa que não o apreciam não há nenhuma dificuldade nisso ele não teria Nenhuma forma de rejeição a quem eu rejeitasse ele rejeitaria quem eu rejeitasse de forma mentirosa de forma desrespeitosa de forma indecente mas quem não o apreciasse de uma maneira que fosse ao mesmo tempo Gentil contributiva essa forma ele abraçaria Paulo feir tinha um gosto imenso de encontrar pessoas que com ele não concordassem para que Ele pudesse primeiro ou refinar o que ele pensava ou negar o que ele pensava ou convencer a
outra pess exatamente um diálogo que trazia à tona o gosto né pela convivência e Paulo Freire eu tenho dito Chico isso que eu vou te falar agora com frequência porque Paulo freir entrou num circuito nos 10 anos mais recentes né de ser colocado como responsável né por algumas das agruras né do nosso cotidiano que é uma coisa tola mas levando em conta isso eu digo sempre que Paulo feiro jamais seria contra que alguém contra ele fosse Paulo feiro seria contra que quem contra ele fosse não pudesse ser contra ele Paulo feiro era um Democrata né
E nesse sentido eh se ele aqui estivesse várias vezes ele diia Mário ele me chamava de Mário não concordo com você ou ele dizia concordo que que você acha disso Paulo feiro tinha uma qualidade que eu não conseguia ainda desenvolver bem ele tinha um interesse Genuíno no que a outra pessoa pensava o tempo todo eu faço um esforço imenso para prestar atenção em algumas pessoas em algumas eu consigo outras eu me distraio com facilidade ele não ele ficava atento ele fazia uma coisa que Chico poderia até ser considerado invasivo mas nele era um gesto de
carinho se ele encostasse para falar contigo ele colocava a mão de leve no teu ombro e ele fazia isso ligado você exato e ele ficava olhando e ouvindo você já imaginou que coisa boa é eu tive com ele uma vez e foi foi essa experiência tive entrevistando Paulo Freire para um jornal impresso e eu comecei a conversar ján chamava jornal de opinião mas era aquele opinião da é outro era outro um jornal ligado aqui J cés de Belo Horizonte e ele fez isso eu fui entrevistar al ele pôs a mão pôs a mão no ombro
me lemb mamente disso é uma forma de aproximação quando da sua faculdade de educação já estudava Paulo Freire primeiro ano meu em 1973 Paulo Freire não era estudado no Brasil ainda de modo aberto era durante a ditadura militar Empresarial Mas ele mudou o seu conceito deação Claro primeira coisa que eu li de Paulo Freire foi apresentada para mim em março de 1973 no segundo mês de aula educação como prática da Liberdade não um livro sobre conscientização era um texto como concientização que fazia parte uma conexão do que tava lá no educação como prática um professor
chamado Paulo Afonso Caruso ronka que é uma pessoa genial trouxe um texto mimi grafado mimi então portanto que tinha sido datilografado num papel impresso né usando álcool esse texto era um texto de Paulo fe sobre conscientização e aquilo alterou muito a minha percepção eu no primeiro ano de filosofia nessa época falava a conscientização não é você saber uma coisa é você estar né transformado isso ela mexe com você a conscientização não é apenas ciência de algo é a ciência porque quando você apenas algo sabe é Ciência tá sabendo daquilo olha seguinte eh teve um movimento
né na região da Europa de tropas se tô ciente significa eu tô sabendo outra coisa é tô consciente Ou seja eu sei o que significa eu sei que isso tem alguma implicação uma parte das pessoas hoje no mundo digital e Paulo feiro vivenciou o início do mundo digital ela imagina que ter ciência é o mesmo que ter consciência e não é hoje o mundo digital só terra de informações ter consciência implica uma ação sua na realidade uma disposição para ação uma disponibilidade paração alguma coisa que você queira né levantar em busca de algo que altere
né eu dou uma um exemplo antigo que eu gosto Chico de trazer em relação a isso que faz parte até da leitura desse texto em 1973 como convicção quando Paulo feir fala disso eh uma coisa Eu por exemplo na cidade de São Paulo onde moro 6 horas da tarde Avenida Paulista eu dentro de um ônibus lotado chovendo do lado de fora portanto a janelas do ônibus fechadas aquele calor imenso aquele aroma humano percorrendo todas as narinas Eu tenho dois movimentos possíveis naquela hora o primeiro é dizer assim eu vou sumir disso daqui um dia um
dia eu vou ganhar muito dinheiro eu não vou tá aqui dentro eu não vou nunca mais pô o pé no ônibus Esse é um movimento o nome disso é revolta existe uma outra percepção que não é revolta é revolução é imaginar a gente não pode viver isso isso é injusto é indigno eu tenho que me juntar com outras pessoas para que isso não aconteça e gente a percepção revoltada é diferente da percepção revolucionária no nosso país a palavra revolução no sentido da ação ainda ela é entendida de modo muito equivocado porque ela é olhada quase
sempre como sinônimo de brutalidade né de crueldade ó ao contrário de movimento armado a ideia de uma percepção revolucionária é aquela que você tem consciência não só em si usando aí um pensamento do filósofo Lucas não só a consciência em si Mas a consciência para si aquela que te movimenta por isso Volta ao que você falou claro né Paulo feira não imaginava que consciência era só algo saber era saber por que sabia e para que servia e qual era a consequência por isso o curso de alfabe ação dele de adultos que Durava 40 horas uma
semana né Eh mudava tanto a cabeça das pessoas porque as pessoas não aprendiam né somente as a a a a leitura os fonemas né é a pessoa aprendia a falar da própria vida e Paulo Freire está certamente na raiz né no espírito que que que animou as comunidades eclesiais de base da igreja católica dvid Sem dúvida que essas comunidades pegavam o texto bíblico né e falavam da própria vida descobriam a própria vida dentro dos textos sagrados e vice-versa Paulo feiro era Cristão de Formação é interessante porque ele utilizou referencial de base dialética Isto é oração
que também tinha várias coisas de Carl Marx mas sempre com uma perspectiva que o cristianismo deixou dentro dele não o cristianismo como prática religiosa cotidiana como frequência a culto mas como filosofia como isso como ética como aquilo que o principal teórico Cristão que é Paulo de Tarso né trouxe a tona nas suas cartas que é uma visão ética sobre a vida né e Paulo feir não deixou né ele não era digamos alguém que era igrejeiro no termo mais antigo mas era alguém que trazia assim a perspectiva humanista que uma parcela do cristianismo é capaz de
trazer na sua história e a mensagem original pelo menos de leitura né trazida por Jesus de Nazaré oferece né Essa essa condição mas ele agregou né a concepção Cristã alguns dos referenciais para a Interpretação da história da vida da sociedade que foi trazida de um lado né pelo Marxismo do século XIX de outro lado né pelo existencialismo Cristão né do século XX tudo isso fez com que o pensamento de Paulo Freire desaguar numa interpretação sobre a educação escolar e alfabetização que é antes de ser um método que muita gente fala mas é uma metodologia é
uma percepção sobre o método método é só uma técnica metodologia é tua concepção sobre o método e o a metodologia de Paulo Freire era eu não posso apenas treinar alguém para que ele desenhe letras ou decodifique uma frase ele precisa ter consciência do que é que aquilo significa E aí o exemplo e eu como educador tem que aprender com ele tem que aprender com a outra pessoa a pessoa Aprende comigo uma frase clássica que é um subtítulo do Pedagogia do Oprimido que você menciona né ele dizia ninguém educa ninguém é um subtítulo ninguém se educa
sozinho as pessoas se educam reciprocamente mediatizados pelo mundo essa frase quando interpretada de modo parcial quando interpretada de modo Pati algumas pessoas pegam esse subtítulo e tiram a segunda parte e dizem Paulo freira escreveu ninguém educa ninguém e para aí isso mas ele disse ninguém educa ninguém no sentido de ninguém só educa vírgula ninguém se educa sozinho porque quem educa também é educado se eu fico só na primeira parte eu vou dizer que ele é um destruidor da ideia de educação se eu pego a segunda junto com a primeira eu vou identificar a metodologia de
Freire quando em 1953 né ele começa uma parcela desse trabalho que deságua 10 anos depois na cidade de Angicos quando ele faz a experiência inicial da sua metodologia de alfabetização num método é esse que você mencionou ele tem a intenção não apenas que a pessoa ela domine o código né de leitura escrita mas que ela domine a vida dela a educação como você lembrou no começo como prática da Liberdade Paulo Freire dizia você sabe disso que a finalidade da educação é a emancipação E aí tem uma curiosidade Você que vive em Minas boa parte da
vida sabe né a palavra emancipar quando a gente traz né do latim para nós quase que significaria tira tua mão de mim que o mineiro diz larga deu larga deu larga deu é tira tua mão de mim ex Manus Ceres tira tua mão de mim significa me deixa livre Isto é não me domine não me dirija eu sou alguém que sou capaz de seguir meu caminho mas não sozinho sigo contigo esta lógica de Paulo freira educação como emancipação Isto é o conhecimento como liberdade é uma ideia que Paulo feiro trabalhou em muitas coisas mas não
foi só ele que Paulo Freire faria se ele tivesse hoje aqui essa é a pergunta que mais me fazem e eu quero eu quero completar essa pergunta pelo seguinte Inclusive tem conversado muito aqui no IC com Frei Beto sim e o Frei Beto diz assim é urgente que os progressistas a esquerda enfim retomem o trabalho de educação política de Base é porque foi assim que surgiram os movimentos mais importantes né inclusive o partido político o PT e outros né Foi assim que surgiu o MST com a educação política de base Mas seria possível que essa
educação política foi toda né lastreada em Paulo Freire seria possível hoje como está a educação e com os com as as internet os celulares seria possível trabalhar o método Paulo Freire online essas coisas Olha você sabe que algumas pessoas algumas pessoas utilizam o método não a metodologia estrito senso Mas por intermédio do uso do celular sim é possível até utilizando os nossos mobiles para dar o termo mais sofisticado que a pessoa ela aprenda a ler e escrever alguns processos que o fazem porque ela já tá habituada a lidar né com aquele equipamento para outras coisas
pois é professor Mas sem o contato físico então não Paulo não imaginaria que tudo seria virtual mas ele não suporia que tudo seria só presencial Afinal vou dizer uma coisa que eh Você sabe a primeira forma de ensino a distância foi o livro certo a primeira maneira a plataforma era pap cara não pode estar com o professor Cortela ele leer o livro dele então a primeira forma era papiro ou foi pegam Minho ou depois papel a partir do chinês na Europa o primeiro modo virtual de aprendizado foi o livro portanto se é no livro se
é num tablet se é num computador se é num mobile num celular a questão é a mudança da plataforma a ideia do Virtual ela não é substitutiva em relação a presencial Paulo Freire quando secretário de educação na capital paulista ele foi aquele que trouxe à tona o uso de computadores nas escolas em 1989 e 1990 Ele desenvolveu orientou com apoio das Universidades como a PUC São Paulo Unicamp né a Unesp e a USP um projeto de informatização dos processos portanto Paulo Freire tal como Frei Beto lembra sempre né era alguém voltado como é necessário hoje
para o uso da tecnologia para a ação humana Tecnicamente é possível né mas eu quero falar das implicações disso no mundo onde as relações virtuais superam as presenciais né no mundo onde somos inundados né de informação Muitas delas falsas inclusive com mensagens de ódio e tudo você sen vi com possibilidade de fazer trabalho hoje de educação política de base no meio desse vendaval desse você disse no pon partida que eu sou um professor como sou sou um professor de Filosofia como sou e tenho muitos seguidores nas redes sociais 24 milhões de seguidores que é um
negócio impressionante porque se se um jogador de futebol né ou um cantor tem tantos milhões de seguidores por por que eu tô usando o nú mas 24 milhões de seguidores para um professor e um filósofo é porque as pessoas estão interessadas de fato no seu pensamento então aí dentro tá a resposta à tua questão né evidentemente que se o mundo digital tivesse como foco e uso exclusivo a degradação da convivência do pensamento pessoas que têm algum tipo de reflexão no campo humanista no campo da perspectiva social não teriam uma adesão né dessa natureza evidentemente que
não é algo que aconteça só nessa direção assim como existe a informação falsa existe aquela que informa no sentido positivo que orienta né que esclarece que partilha eu uso um exemplo e vou retomar contigo o milor Fernandes dizia o importante é ter sem que o ter te tenha Isto é não seja possuído por aquilo que você possui a tecnologia ela não é inocente e nem nós os somos no entanto o uso dela dependerá da intenção que se terá eu posso utilizar uma faca agora se ela tivesse no meu bolso para ajudar você a repartir uma
maçã que está no teu para nós dois podermos fruir a maçã Tom posso tomar de você a na minha mão é claro que a questão não tá na Faca não é a faca a questão por isso se a gente olhar o mundo da tecnologia como sendo em si a gente acaba deixando de lado né exatamente a intenção a perspectiva e Ação aí eu volto ao teu ponto Paulo Freire nesse momento né às vezes fala assim mas o que que faria Paulo Freire eu sempre digo uma frase que ele lembrava fazer como Paulo Freire não é
Fazer o que o Paulo Freire fez é fazer o que ele faria se ele tivesse aqui agora e o que que ele faria ele buscaria dialogar com aquilo que é o mundo tecnológico com quem tem especialização nessa área para que esse mundo seja contributivo e não destrutivo para que isso sirva para as pessoas se elevarem e não se rebaixar aí você diz assim Ah mas isso é um sonho ele diria Ainda bem afinal a pior coisa é a desistência A pior coisa é imaginar que não há alternativa mas essas redes né Elas são controladas elas
são criadas pelas chamadas Big Tex que orientam muito o seu caminho orientam não te induzem determina o seu caminho através dos algoritmos né por isso que eu pergunto seria possível conviver com isso tanto orientam que há uma suspeita generalizada que esse crescimento do pensamento extremista de de extrema direita essa violência toda que a gente vê né tem como base tem como base exatamente as redes digitais é há há 50 anos quando eu tinha acabado de chegar na cidade de São Paulo né pouco mais de 50 57 mas quando eu ia até a Praça da Sé
que quem mora em São Paulo e mais idoso como eu na época chamava cidade vou à cidade V à cidade significa aí área Central quando a gente chegava lá na área central de São Paulo na Praça da Sé sempre tinha uma outra pessoa que subia num caixotinho um caixote daqueles mesmo de né de mercado de armazém e ficava ali pregando com a Bíblia na mão isso o Bíblia é outra coisa mas ele pregava de cima de um caixotinho tinha que ter um caixotinho e tinha que carregar o caixotinho tinha que levá-lo hoje cada um de
nós tem um caixotinho esse cacho é exatamente a possibilidade do mundo digital eu posso subir num caixotinho montá-lo E pregá-lo essas pessoas que nunca tiveram lugar para pôr o c chotinho passaram a tê-lo nos 20 anos mais recentes a minha surpresa não é que haja essa possibilidade de tanto ódio vir à tona é que uma parte das pessoas não tem anotado que esse ódio já existia só que ele tava represado na condição e que ele não é movido ele não é movido pela rede a rede AP D ocasião a ele de vir à tona certo
mas permite que esse ódio né ou que o o estúpido Solitário Como dizia o né O Humberto Eco Humberto Eco o estúpido da Aldeia passa a ter voz né isso e se articular esse mas não foi a rede que fez com que ele pensasse assim a rede permitiu que ele se agregasse com outros que também tinham esse pensamento se você e eu temos a intenção que é porque ela parece salvífica Se você e eu temos a intenção que é perigosa porque ela parece Messiânica não é de fazer com que as pessoas abandonem o modo como
pensam porque entendemos que esse modo ele é equivocado porque bruto né porque homicida ou porque fratricida nós temos que entender o que é que leva pessoas que no dia a dia fazem o cuidado com o trabalho com a família com as coisas que elas tenham esse tipo de ação ou nós mergulhamos mais fundamente no que significa a fonte da nossa distração Quando eu digo a nossa tô falando de intelectuais de estudiosos do mundo da mídia e entendemos que o que o mundo digital propiciou foi o vir à tona de algo que estava submerso e essa
submersão é evidente que quando ela veu a tona ela foi potencializada ela foi levada a um patamar que não se imaginava porque o cara do caixotinho que agora também tem um todo mundo se junta com seus caixotes nas suas lugares e aí sobem todos juntos a regra original era somos bons embora sejamos poucos agora é regra somos bons porque somos muitos nós nos desabituação você e eu olhando dia a dia uma visão um pouco mais e Iluminista da vida Isto é que tudo ia para melhor que tudo ficaria mais é marcado pelo predomínio da razão
que nós tínhamos abandonado as trevas que o horror nazista foi sepultado ao final da segunda guerra e quando da descoberta dos lugar dos massacres que as ditaduras entre elas do nosso país que ela teria ficado para trás e que a Constituição de 88 ela traria né a a ideia né de um mundo que sempre seria um movimento ascendente a surpresa foi imensa em várias situações porque nós de repente começamos a conhecer uma nação que a gente não imaginava que ela pudesse ser assim ou vou dizer de um modo agora que é um pouco estranho para
lida com um povo mas eu não e como é que esse povo pode ser assim a gente tava fazendo as coisas para dar certo para eles certo nós estava organizando a escola organizando o trabalho na mídia buscando escrever livros que ajudassem a humanidade a ser melhor e como é que quase que dá para subir num caixão dizer assim como é que vocês são desse jeito né onde que que que vocês estão pensando Olha aqui sabe o que que isso me lembra a alegoria da caverna de Platão Ou seja aquele que dela sai ou supõe que
sai começa a voltar para dentro e gritar gente vamos sair vocês estão numa caverna existe um componente vaidoso em quem conta a alegoria da caverna como eu tô fazendo e quem nela acredita porque Sócrates que é quem relata né junto com o Platão isso na obra República né de maneira secundária o Sócrates é alguém que acha que já saiu da caverna e você e eu achamos sim que nós saímos da caverna e que tem gente que nela está ou nós entendemos que estamos todos nessa caverna e a gente só conseguirá sair junto ou se a
gente ficar da borda dela gritando gente não é assim isso na parede é sombra é fake aí o cara diz não isso é verdade isso eu vi eu vi lá no Zap da tia cautela aquilo que freo fala também em relação a consciência ela passa também por um movimento de humildade não de Sub acia mas de humildade de quem tem a intenção de dar esse passo porque senão Chico nós vamos ficar só no reclamo né nó onde já você viu aí a gente fez fo esse povo esse povo não quer democracia e E se ele
disser que não quer não é a questão de reclamar né é angústia isso da dificuldade que se impõe né de conseguir trabalhar com a com a inteligência e com a própria com o próprio processo de educação né para uma grande maioria de pessoas que tem sido bombardeada diariamente então ou quem tem outra percepção como eu imagino que é o teu caso como quero que seja o meu eh reinventa modos de ação e de presença no mundo da mídia no mundo digital numa conversa como essa em outros movimentos ou a gente vai passar uma parte do
tempo procurando onde não está Ah no Séc 18 você sabe um grande filósofo francês que morreu muito jovem chamado e de la bui e ele tem um livro com o título mais inteligente que eu vi o livro se chama discurso sobre a servidão voluntária a servidão voluntária você e eu ficamos espantados que algumas pessoas não TM a democracia como valor você e eu ficamos boc abertos perplexos e às vezes agoniados ou agustiado como você disse quando a gente entende que como é que você não tá vendo quando vi exatamente nessa hora a atitude ela é
sair da perplexidade e entender que é preciso compreender o que acontece e buscar um trabalho que seja muito mais eficiente no dia a dia né de esclarecimento sem petulância Isto É em que eu não vá vencer as pessoas mas convencê-las eu tomei uma decisão há mais ou menos uns 30 anos e que eu não estaria mais na atitude da atividade política partidária cotidiana que eu ia fazer ter uma filiação política sim 30 anos eu fui filiado ao PT até 2017 né Eh eu tomei a decisão de que eu ia fazer política com atividade no sentido
não partidário Isto é a política como interferência na vida da comunidade de debate de discussão de ponderação ia fazê-lo na mídia no meu trabalho profissional como professor nos livros que escrevo então por exemplo Renato janin Ribeiro e eu temos um livro cham eh política para não ser idiota o livro não fala de partido ele fala da importância de nós tentarmos a política como aquilo que nos tira né do ensimesmamento que nos coloca no campo da comunidade eu dificilmente teria presença por exemplo no rádio na TV nos debates no mundo digital se eu tivesse um mandato
e ao contrário não deixo de lado quem o tem aliás eu prezo escolho participo mas eu por exemplo entendi que eu não deveria tê-lo porque a minha ação política ela se daria ela seria limitada nesse Polo e ela se amplia o número de vezes que você e eu nos encontramos em eventos que você tava apresentando e eu também participando palestrando muitos deles eu se eu fosse Digamos um parlamentar eu não estaria naquele local fazendo uma fala por que que isso é importante porque há vários modos de fazer política um deles é o partidário esse modo
é digno quando feito você fala para uma parte Como diz Claro quando feito com decência quando feito com autenticidade mas existe né outros modos de fazer política e essa política ela pode ser limpa e precisa sê-lo e quando a gente entende que estão sujando coisas que deveriam ser limpas e que algumas pessoas não estão enxergando né que aquilo é sujo o primeiro passo é pensar o que foi que eu não fiz e não o que foi que eu fiz isto é onde eu deixei escapar na minha na minha tarefa aquilo que eu tinha que ter
pensado quando Frei Beto que aqui tão mencionado grande mineiro nascido em Belo Horizonte no dia 25 de agosto de 1944 por que que eu lembro eu nasci em 54 e o Frei Beto em 44 e o Frei Beto e eu temos um livro chamado sobre a esperança sobre a esperança e o livro trata exatamente da importância do que ele fala de ecologia interor a Ecologia interior Isto é a capacidade de Equilíbrio né de sustentabilidade também daquilo que é interno eu não tenho a menor dúvida daquilo que você levantou como agonia porque eu também tenho isto
é como é que a gente faz em relação a um movimento em que parece que a degradação né do convivência ela é inevitável Eu acho que o primeiro passo é imaginar primeiro que ela não é inevitável segundo que ela tem razões que não é inevitável já te tira do imobilismo isso é esperança e o Paulo feira dizia e Eu repito sempre Esperança do ver esperançar e não do verbe esperar ah Espero que acabe Espero que D certo isso não é Esperança espera vai esperar sentado isso vai esperar sentado aí palavra de novo dos mineiros larga
deu né lá vou eu levanto e vou buscar vou buscar com quem com outros pessoas e isso sim a filosofia que é a minha atividade ela pode ser colaborativa nisso muita gente disse que bom que bom a filosofia é o pensamento crítico cuidado o nazismo tinha e tem seus filósofos sim o autoritarismo tinha e tem seus filósofos a filosofia não é Libertadora por si ela é um pensamento que o será depende daquilo que ela movimenta em nós de ação como abstração como teoria né ela pode ser qualquer coisa como religião ciência arte a filosofia ela
pode movimentar uma energia que é Como diria o Freud erótica que promova a vida ou tá fanática né que promov a morte e nesse sentido vou usar a frase mais triste agora é uma questão de escolha Pois é essa escolha que eu queria falar dela também e a pessoa pode escolher ser um monte de coisa na vida né sim você escolheu ser educador filósofo desde pequeno como é que é eu achei eu lancei um livro chamado Deus nos livre ele fala de religião religião religiosidade e espiritualidade e ali eu conto algo Eu sou de Formação
Católica na minha família você foi M quase Padre mon isso é a minha tradição católica quando eu tinha 12 anos de idade eu decidi estar lá no livro que eu ia ser o primeiro Papa brasileiro porque se era para ter uma referência eu queria uma referência que fosse mais sonhar não custa nada é que nem se eu quisesse chegador de futebol eu ia queria ser o Pelé mas ainda que eu troue pro Santos né Se eu quisesse ser alguém astronauta eu ia querer ser algum daqueles que chegaram n até a Lu em 1969 Como eu
queria um trabalho que fosse religioso eu imaginava que ser papa seria meu caminho obviamente eu não sou né mas Pois é mas nesse nesse momento sei o que 11 12 anos de idade tinha 12 anos quando eu tinha fal aí você falou quero ser papa queria eu ia ser o primeiro Papa brasileiro quando eu tinha 17 18 anos eu dizia PR os meus pais que eu ia queria entrar num convento quando eu fiz 17 para 18 eu entrei na universidade para fazer filosofia e aí eu decidi que eu ia entrar num convento e eu entrei
no convent sua escolha de curso superior era filosofia era filosofia eu entrei no convento com 17 para 18 e fiquei 3 anos na clausura enquanto eu fazia Universidade dos Padres na cidade Carmelita Car Explica explica o que que é a clausura porque não é clausura é uma estrutura de convento de vida Comunitária em que cada um de nós tinha o seu espaço sua cela em que você vive né naquele local e se encontra várias vezes ao dia para as atividades de trabalho ou de oração clausura mesmo de clausurado né de eu só saía para ir
à universidade no final de 1975 portanto no terceiro ano dessa experiência eu achei que aquela não era a rota que eu queria seguir e como eu tinha um gosto pelo ensino e Por que qual foi o ponto o que desarmou em mim isso foi que de repente eu comecei a gostar de algo que é muito Aprazível que era o poder né eu comecei a gostar de as pessoas me obedecerem Você tem uma ascendência sobre as pessoas quando você tá no clero quando você chamar de frei quando você tem um hábito por trás de você tem
uma instituição isso chamar de professor você fica mais ou menos eh elevado é fácil as pessoas se iludirem contigo é fácil iludi-lo não é obrigatório fazê-lo mas é fácil fazê-lo nesse sentido eu comecei a notar que aquilo que me encantava não era o propósito do que eu queria ter que era servir a vida no geral naquela expectativa desde menino mas que eu tava buscando ali me servir e eu achei que aquela ausência de autenticidade ela rompia com um caminho que seria adequado dentro da religião e eu achei que a docência seria o caminho mais adequado
para mim e nela fiquei mas a docência o ser professor não é também uma forma de vaidade Sim claro mas é uma vaidade contributiva Mas ela é contributiva porque você se reparte né a grande vaidade de um professor é que quando eu sair daqui hoje você fique com o que eu te passei e não que eu leve o que você tem meu gosto maior é quando terminar quem por exemplo estiver nos assistindo fique com tudo que a gente conversou e não que eu pegue e tire de você o que você tem e leve comigo e
nem que não se que não seja como verdade mas fique com que a gente conversou para confrontar com a própria vida para pensar clo para pensar para fazer em 1975 eu deixei o convento no final do ano em 1976 eu comecei a dar aulas numa universidade dos Jesuítas chamada na época Faculdade de São luí de me de janeira em 1977 eu fui paraa PUC São Paulo na qual fiquei 35 5 anos durante um tempo de 25 anos eu ensinei ciências da religião não teologia em si as ciências da religião história religiosa a percepção né das
várias fontes do credo do credo dos credos em geral e nos 10 anos finais também né a área de educação onde eu fiquei no mestrado e no doutorado em educação ensinando uma disciplina chamada educação brasileira que era um percurso na história né da educação brasileira tudo isso isso era uma maneira de fazer política sem fazê-lo de maneira partidária a política partidária eu me filiei né ao PT no início dos anos 1980 logo depois da fundação a primeira ficha até se perdeu ainda era um momento mais desorganização depois de maneira mais estruturada em meados dos anos
1980 e em fevereiro de 2017 eu pedi minha desfiliação quase depois de 30 anos e nesse trabalho de professor foi exclusivo da universidade você chegou a dar aula em sindicatos em muitas vezes porque em 1981 mular o PT fundou o Instituto Wilson Pinheiro que foi o Grande Mestre do Chico Mendes Wilson Pinheiro foi assassinado também e em 1981 até 1996 existiu a fundação ou Instituto Wilson Pinheiro nome de um seringalista né lá do Acre e que denominou um grupo de estudos cuja direção desse Instituto no qual eu também tinha algumas atividades era Paulo Freire Paul
sinja Antônio Cândido né portanto era um grupo est tutelado Francisco vfork na época tava no P falou Sérgio boque de Holanda tava tambo Sérgio boque de Holanda é o grupo que criou a parte de né de memória dentro do partido mas sim e sim muitas vezes também né existia o Instituto Cajamar que foi ligado nos momentos sociais onde se tinha algumas atividades no geral assim como docência eu gosto gosto né desde de presença uma das minhas atividades mais prazerosas no dia a dia porque entendo até como uma tarefa é a ação não só em comunidades
em sindicatos em grupos mas em instituições que sejam ligados ao aparelho de estado eu faço muitas palestras em instituições militares né seja junto mas como é que os militares recebem inclusive de Oficiais eu Eu não chego não me ofereço né Eu sou trazido para refletir sobre ética sobre a questão da ação da só Paulo Freire também porque muitos deles acham Paulo Freire o perigo Olha você sabe que o Paulo Freire era filho de militar né o pai do Paulo Freire ele era oficial né da da Polícia Militar de Pernambuco e antes foi sargento do exército
brasileiro portanto não há nenhuma incompatibilidade né dentro disso aliás Paulo Freire foi muito parceiro de reflexão de um grande general brasileiro que era o Nelson Verneck Sodré né nos anos 1970 isso eh não há uma recusa em relação a essa questão porque que a interpretação sobre um Paulo Freire que seria comunista Paulo Freire nunca foi comunista Mas pode se colocar sobre ele esse tipo de percepção né não ele de se diria ao você perguntar o Jesus de Nazaré também era comunista nesse mas tô falando de presentimento partidário n não tô falando do ideário apenas Paulo
Freire eh ele é visto ou era visto em vários lugares como alguém né com uma percepção mais ampliada por isso a minha presença em algumas organizações de estado né seja na área de educação escolar seja na área de segurança ela se dá né sem nenhuma dificuldade nunca tive né nenhum tipo de recusa e nem ao mesmo tempo porque sempre convidado para fazê-lo né não chego eu bato na porta diz que ouvir um pco so uc ess esses militares que não é um preconceito é uma constatação muitos deles acham né muitos deles acham que Paulo Freire
é comunista que é um perigo não acham eu acho que aqueles Você já viu muitas mudanças de não mas eu não acho que é necessário por exemplo eu nunca tive uma percepção de uma conversão né de um grupo sim mas que gente fala assim não mas eu pensava que era olha não é sim sim já vi mas não necessariamente Essa é minha expectativa quando eu tô numa organização ligada ao pensamento mais conservador até no sentido social né E que eu falo sobre Paulo freira ou a pessoa sabe da minha identificação também com ele eu não
fico na expectativa de que ao terminar né as pessoas fal assim ó Agora sim né Agora eu entendi a luz veio Claro que não né aliás uma percepção freiriana seria respeitar que a pessoa entendesse daquele modo el não sai de lá né em nenhum lugar com a ideia de que é preciso ter simpatia né por aquele que você não tem a simpatia mas que você presta atenção no pensamento que ele traz na ideia que coloca por isso não é só dentro das organiza o caminho necessário por exemplo pro PT e paraas forças progressistas do teu
país trabalharem o caminho do Diálogo em que você amplia a percepção e presta atenção Ruben Alves dizia isso sempre tem muita oratória e pouca escutatória nãoé precisa escutar trazer a ideia de buscar de entender de ouvir não te submeter de levar em conta e eu preciso levar em conta não ten que me submeter mas eu tenho que levar em conta H outro modo de olhar não é render-se dizer assim não tudo bem você pensa como você pensa tão ótimo não Como dizia com toda a razão né a ideia ela é marcante não dá para tolerar
a intolerância né é preciso ser intolerante com a intolerância mas isso o paradoxo a ideia Central é que a gente seja capaz de ampliar a percepção de prestar atenção em outras forças em outras ideias e não seguir um caminho que é exclusivamente né numa única direção não significa e eu vou colocar de novo porque isso dá a ideia assim não então é todo mundo amiguinho não é a ideia de levar em conta para poder entender há coisas que nos surpreende e surpreenderam e a gente tem que ter de novo humildade intelectual exemp que que que
que o senhor diria para essa né essa proposta que valtemir aparece né Por exemplo do governo Lula se aproximar dos neopentecostais dos Evangélicos Olha você como é que como é que poderia funcionar não tem nenhuma dificuldade em fazêlo ao contrário porque uma parcela grande da aqueles que podem ter eventualmente como tem porque a gente encontra uma adesão de votos partida que os seus pertencer oo PT tá distante disso não tá sabendo lidar com isso é havia por parte de uma parcela da intelectualidade a ideia de que há uma identificação entre religião e ignorância portanto mais
religião mais ignorância menos religião mais eh racionalidade uma parcela da intelectualidade não tô falando exclusivamente de partido político como o PT esta visão que é de uma recusa né a presença da religiosidade na vida das pessoas levou a não entender que a ação você citou antes de comunidade de base dentro do processo da teologia da libertação da igreja católica nas grandes metrópoles ela atendeu num determinado movimento a resistência à ditadura e a luta contra a caristia mas ela não deu conta mais adiante né de atender alguns reclamos no campo religioso Essa maneira mais social ou
ela não conseguiu se confrontar com uma sofisticada manipulação que vha até de fora acho que é um pouco exagerado não da tua parte de maneira geral quando se imagina que há Grandes projetos né que tem todo um enredo em que se vai buscar se você olhar uma parte das igrejas neopentecostais no Brasil elas nasceram não de geração espontânea Óbvio mas nos anos 1970 dentro das estrut tas faveladas do Rio de Janeiro nos locais onde os templos católicos tradicionais não podiam nem ser erguidos porque exige muito espaço se pegou o cinema o cinema de rua em
que você tava passando e tava na porta né para andar na calçada ou tava no ponto do ônibus e era trazido para dentro porque alguém lá dentro tava gritando assim entre tua vida vai melhorar se o teu marido né Ele é alguém que não tá dando certo a vida PR as coisas venha is essa essa é a pregação que tá faltando hoje Não essa é a pregação que tem que se prestar a razão de Porque que as pessoas prestam atenção nela por que que elas estão atentas a isso desprezá-la Isto é imaginar que isso é
bobagem né esse povo um dia vai ter consciência é não buscar Qual é a fonte né dessa percepção Então se o governo Lula tem essa intenção tem que fazê-lo e a aproximação não pode ser de maneira alguma uma aproximação como eu dizia antes Iluminista que chega assim hha isso Isto é de natureza você de natureza doutrinária ao contrário O que é que leva um ser humano a acreditar em coisas que eu acho estranho que alguém acredite é mais ou menos como teu pai meu pai e você e eu um dia como pai diz assim essa
Juventude não sabe de nada eles não sabem o que é música Eles não sabem o que é música Eu sabia Agora a expressão horrorosa no meu tempo é ora na política a expressão no meu tempo ela resolve nada na política a ideia do Eles não sabem nada resolve nada o que resolve é se eles não sabem nada aquilo que sabem que eu tô entendendo como nada por que sabem só isso E aí sim se a intenção ela é formadora se é o conhecimento como prática da Liberdade emancipação com a ideia né D uma percepção libertária
da vida eu preciso me aproximar para compor aquilo que é componível a democracia Você sabe não é ausência de ordem ela é ausência de opressão e a opressão não vem só quando eu sou obrigado a dizer ou quando me impedem de dizer para citar o William he a opressão vem também quando eu desprezo a outra pessoa como também capaz de dirigir a vida dela você até livre para ser livre como você quer ser mas esse seu jeito de ser livre tá errado Tá ora eu vou insistir para não parecer uma fala tola em excesso não
é que eu vou lá e me submeto eu levo em conta vamos voltar ao Paulo Freire eu me conscientizo eu não posso só ter ciência de como é no meio daqueles que não pensam como eu penso eu tenho que ter consciência Isto é porque que pensam daquele modo porque que não penso como eu sou eu que tô pensando de modo equivocado Qual é a base né ou ele é alguém que tá sendo iludido ele é iludido e eu não será que é só o algoritmo que dirige a minha vida será que eu posso justificar os
caminhos todos imaginando que o algoritmo ele conduz só uma parte da população e alguns de nós não eu não eu faço parte de um grupo que discute né que se comunica dentro das redes sociais a gente né participa nós fazemos nossos podcasts eu e com você somos comentarista nós vamos PR os lugares Guimarães Rosa que você leu an dizia não convém fazer escândalo de começo Só aos poucos que o escuro é claro Só aos poucos que o escuro é clar isso para chegar nas Veredas tem que atravessar esse Grande Sertão e tem gente que não
tá prestando muita atenção se você tá em alguns momentos em outros não não sou eu iluminado eu só tô dizendo isso que você me perguntou duas questões pra gente chegando ao fim você teve na faculdade dando aula por 35 anos na PUC São Paulo 35 anos eu tenho mas no total com professor que 50 anos de Magistério eu tenho eu comecei em 1974 formalmente tá aposentado desde 2012 se imaginar INSS sim aposentadoria como recurso à previdência Sem dúvida mas aposentado no sentido de estar nos aposentos Isto é já retirado você continua continuem atividade sua função
de educador continuo falando e ensinando sou professor da fundação Dom Cabral desde de 1997 ou né Eu sou professor é assim que você ganha vida para falar assim que eu ganho a vida nos dois sentidos no sentido nos dois sentidos material faz palestras quantas palestras por ano Varia muito porque tem muita atividade que é ligado ao mundo né corporativo outros na área de educação outros em atividade de voluntariado então tem uma multiplicidade mas pelo menos cinco por semana né se tem sempre porque parte delas hoje é virtual cinco por semana sim que não é um
número tão né presencial presencial ele chega umas duas por semana pelo menos né e normalmente as pessoas ou as empresas Ou as entidades que te te pedem a palestra elas trazem um tema Eu tenho um rol de temas né que são digamos E aí a pessoa pode dizer Não eu quero que você aborde nessa perspectiva se eu souber fazê-lo eu faço às vezes a pessoa diz você faz palestra motivacional falei não go palesta estimulacion porque você não motiva alguém né você só estimula o motivo tá nela né se ela tem outros diz assim você escreve
livro de autoajuda digo de vez em quando quando eu consigo melhorar os livros até eles servem né também para outras pessoas eh e alguém fala assim e você que que você pensa de livro de autoajuda você tem tantos livros publicados né falou olha se ele ajudar mesmo se ele voltar Sócrates que dizia coest a ti mesmo né Acho que já é uma boa ajuda agora parte dos livros que fiz só sei que nada parte dos livros ajuda as pessoas parte dos livros eh não ajudam tanto mas isso varia né numa produção mais ampliada e o
tempo gasto com esse aparelhinho é bom que o celular seja proibido nas escolas tudo que é distrativo tem que ficar ausente do local onde você tem que prestar atenção imagine nós dois aqui agora certo e você enquanto eu vou falando você pode consultar porque a tua tarefa mas se eu passar o tempo todo aqui mas você ficar quando eu era menino e você além de perder o raciocínio a falta de respeito acho que is quase um ano a mais do que eu de idade e nós fizemos escola fizemos escola mais ou menos na mesma época
que que você não podia levar pra sala de aula em Belo Horizonte e eu em Londrina revista Gibi não nada que fosse distrativo podia levar Gibi revista quando quando a professora pedia e quando ela pedia quando tinha que fazer parte da matéria é mas para mim nunca pedi e para mim pediram várias vezes levar jornal etc ora o celular ele num espaço de aprendizado se ele não será elemento de uso para o o aprendizado ele não tem que tá ali naquele lugar Cortela para terminar Professor eh sua da sua experiência de convento né de Carmelita
descalso desses 3 anos de de internação no convento e ficou uma fé cristã uma fé católica ficou ficou uma não As pessoas dizem assim você é católico falei seria uma ofensa aos católicos eu dizer que sou porque para eu dizer que sou teria que ir à igreja frequentar os sacramentos e isso seria ofensivo porque eu não o faço dizer que eu sou católico mas não sou praticante é como dizer que eu sou atleticano e não sou praticante sou centista e não sou praticante Mas é porque eu acho que é uma certa confusão aí é quando
as pessoas falam em praticante praticante é aquele que vai vamos dizer o católico que vai à missa que frequenta o grupo isso é o praticante eu eu já acho que ser católico praticante ou Cristão praticante é outra coisa é aquele que na sua vida no dia dia pratica né O que Jesus recomendou Mas aí eu posso ser um cristão e não ser um católico se você perguntar se eu tenho fundamento Cristão PR minha ação digo sim se você perguntar que eu sou cristão digo sim você disse que eu sou católico sim se você disser que
eu sou católico eu digo olha seria ofensivo aos católicos porque teria que ser autêntico para sê não dá para ser meio juntando isso com a sua vivência de professor e política a sua visão de futuro pra humanidade pro Brasil é uma visão positiva Sim ela é do otimismo crítico existe um otimismo ingênuo que aquele assim não vai dar certo stepan weig quando escreveu o Brasil o país do Futuro ele tava correto parentes ele suicidou depois ele a esposa lá em Petrópolis stepan zweig ele tem toda uma percepção de um país que será um dia tal
como o Darc Ribeiro o gênio Darc Ribeiro foi capaz de fazer escrever sobre o povo brasileiro né Essa visão de da Ribeiro sobre o Brasil como uma Nova Roma né quando ele escrevia Claro que ele não falava da Roma como Império dominador destrutivo ou a Roma como Cultura como promoção da vida convergência ou doig sim eu tenho essa possibilidade de imaginar que um otimismo crítico é aquele em que a gente tem a percepção de que as coisas elas podem ter êxito se nós fizermos com que o êxito venha se nós ficarmos aguardando se a gente
ficar imaginando que por si virá na filosofia essa on essa onda da Extrema direita no mundo inteiro que prega uma doutrina de ódio de intolerância intolerância com eh de gênero de com Imigrantes com com com tudo isso isso na sua ideia será superado há condições para que se supere isso Olha nós temos muito menos tempo de democracia na história da humanidade e de vida em que haja respeito aos direitos de cada pessoa do que o contrário Quando você diz essa onda a gente tem que olhar respeito aos direitos humanos a democracia como sendo a onda
a Onda Que Passou e que passa é exatamente essa é essa onda que tem que ser reforçada a onda que sempre teve dominação foi a escravização de pessoas a violência sem possibilidade de defesa um estado né absolutista e despótico paritário é portanto esta onda que é da democracia do direito social da convivência pacífica da harmonia da vida é essa que não pode passar a outra onda aquela que hoje se chama de onda ela é hegemônica na história é essa que tem que ser desmontada por isso o nosso olhar como ação como consciência ativa e não
como uma consciência de contemplação é entender Qual é a condição de reforço dessa onda que é nova na história da humanidade né que basicamente ela ganhou força a partir da Revolução Francesa né portanto ela não tem ainda né um tempo tão longo na história e por outro lado ela no nosso movimento mais recente no Brasil se imaginava como a gente falava antes que ela seria Vitoriosa sem fim né a ideia do país do Futuro né assim o Crepúsculo do macho a ideia de fala-se hoje do Crepúsculo da humanidade milor Fernandes tem uma frase ch que
eu acho genial quero tem várias várias uma delas ele diz a prova de que existe vida inteligente fora desse planeta é que eles nunca vieram certo ótimo a outra é do agora né uma atribuída Às vezes a um dos dalis Lamas em que ao ser perguntado o que que Senor acha da iação ocidental pode dar certo pode dar certo n então sim eu não tenho uma perspectiva evolucionista no sentido de que tudo caminha em direção ao melhor Darwin nunca usou a palavra evolução como melhoria Ele usou evolução no sentido original em grego que é mudança
encrenca também evolui problema também se desenvolve desespero também progride né em medicina Quando um de nós morre se anota no prontuário evoluiu para óbito é Será que nós vamos evoluir para óbito é uma possibilidade mas não é uma obrigatoriedade então a tua pergunta é tem você Cortela uma visão otimista sim aliás porque é o que eu tenho como possibilidade de não desistir de não fragmentar esperançar sim de esperançar Será que eu tenho isso como sendo algo que basta eu sentar e virar de maneira alguma o meu trabalho cotidiano que é o meu meio de vida
nos dois sentidos que eu usava ele é exatamente fazer com que essa Esperança ela tenha lugar aliás é por isso que eu sou professor e quando você lá atrás me cumprimentou dizer assim professor Aquilo me enche né porque eu imaginar que o meu meio de vida é sair partilhando esperança é algo que me agrada imensamente obrigado obrigado grande papo aqui você pode ir para qualquer país e fazer qualquer tipo cheguei chamou no gabinete dele se virou e falou assim o que que [Música] você realmente distin se viviendo en Cuba tenemos una cultura de la resistencia
y la emancipa Pero hemos generado una cultura de la [Música] solo revolu una am si no Tienes esa capacid para am puedes entregar tu vi una causa 30% Med [Música] entrevista com presidente de Cuba migel Dias [Música] canel n [Música]