é bom gente a proposta nossa agora é fazer um pequeno resumo da história da educação no brasil e nesse vídeo a gente trabalha um pouquinho com a história da educação no brasil no período colonial e ao resumo bem bem simples bem sucinto não vou nem aprofundar e alguma temática eu vou buscar trazer uns elementos aqui para a gente guardar para depois a gente fazer realizar mais pesquisa mais aprofundada de fazer as leituras necessárias para nossa de pena porém vou dar só um um pontapé inicial para de alguns assuntos alguns elementos dentro do que nós podemos
chamar de história da educação brasileira no período colonial bom para gente ali entrar nesse tema eu acho que é muito importante fazer uma reflexão em torno do será que educação brasileira educação onde hoje é o brasil ela começa com os portugueses começa meu deus a partir do século 16 na verdade não acreditamos levar em consideração que o mais diferentes povos nativos que habitavam é onde hoje é o brasil o território brasileiro é tinham dentro das suas comunidades daquilo que hoje nós podemos chamar de educação mesmo que seja uma educação informal mas é um processo educacional
é um processo de ensino que a gente também observava nessas comunidades infelizmente são poucos os trabalhos e e pouco nos trabalhos conhecidos do grande público que traz essa temática mas é interessante perceber que dentro dessas comunidades desses povos nativos as mais diferentes nações que existiam no país a educação ele estava presente e como é que era essa educação bem diferente de um modelo educacional que nós temos hoje de forma institucionalizada é organizado inclusive e parece que e da realidade concreta né parecida apenas né depois a gente vai ver esse detalhe mas a mesmo era era
mais informal mas num sentido mais real mais concreta em relação a própria comunidade entre outras coisas não havia escolas e existiu ensino formal como nós pensamos hoje a educação na verdade era a forma para que as futuras gerações dessas comunidades conseguisse levar adiante os seus aspectos culturais e principalmente a o conhecimento necessário para a reprodução da vida seja ela vida social a vida econômica ou seja as condições materiais de sobrevivência em outras palavras também era como que as futuras gerações de determinadas comunidades desses povos nativos é conseguiram garantir a sua sobrevivência ao longo já tô
indo caçar uma forma de repassar esse conhecimento cotidiano e essa cultura também é por exemplo a crianças elas acompanhavam os adultos nos seus afazeres seja na caça pela pesca seja nos afazeres da agricultura em determinados povos que já tinham o conhecimento da agricultura nos afazeres cotidianos ou seja as crianças ao acompanhar os adultos elas vão observar os adultos realizarem a sua tarefa sem a prendiam por sua vez ao mesmo tempo que os adultos e um corrigindo as crianças é quando viu que algo estava errado então esse é o modelo educacional uma coisa importante como conhecimento
e não era uma exclusividade de um grupo de uma faca social que isso não existir nessas comunidades avião eram comunidades coletivas eram comunidade de certa forma igualitária é o conhecimento da comunidade pertencia à comunidade como um todos então por causa disso todo membro dessa comunidade era professor e o gente usar tecnologia atual era um professor ou seja a comunidade assumir a tarefa é a responsabilidade de educar os seus jovens e educar futuras gerações então todo mundo participava nesse processo educacional todos os homens e todas as mulheres desde os adultos jovens até os anciãos uma coisa
muito importante é é a noite quando a criança ea comunidade se reúne em torno dos anciãos e os anciãos remontavam o seu passado seu legado cultural de forma oral é para as crianças e assim sendo reproduzido é repetido reproduzido esses ensinamentos ao longo das gerações além disso as festas e os rituais também tinha um caráter pedagógico e ensinar esses aspectos culturais a questões para futuras gerações para que a houvesse essa reprodução geracional isso então se as comunidades dos povos nativos que existiam aquino onde hoje o brasil já praticavam isso nós podemos chamar isso de educação
como nós conhecemos hoje tudo bem gente então a primeira coisa que nós precisamos ter compreensão isso porém é para a gente falar em educação no período colonial nós precisamos de acordo com paulo ghiraldelli dividir mais ou menos o período colonial brasileiro em três fases dentro de uma perspectiva educacional a primeira fase a gente fala que a do predomínio dos jesuítas que vai dar de 1549 até expulsão da ordem no brasil de portugal e no brasil em 1759 depois nós temos a segunda fase que é fase das chamadas reformas pombalinas onde pela primeira vez vai ver
uma espécie de o ensino público estatal no brasil lógico tempo não a partir dos prefeitos que nós temos hoje mas os primeiros condimentos de ensino estatal sobre o controle do poder público é iniciado em portugal depois que a gente chega aqui no brasil a partir de 1772 e essa fase vai terminar com a chegada da família real portuguesa ao brasil em 1808 iniciando assim a fase pombalina e no qual a algumas medidas foram tomadas para se remodelar a educação no brasil agora entrando na questão da educação no período colonial propriamente disso a educação de fato
ela se fez presente desde o início do processo colonial brasileiro a partir de 1830 e principalmente a parte de 1549 com a chegada dos primeiros jesuítas e nesse caso lesse a chegada do primeiro jesuíta o manoel da nóbrega depois da logo em seguida laguinho outros entre eles o anchieta aqui também vai participar desse processo mas tem eram esses jesuítas e lembrando gente pouco tempo poucos anos antes da chegada de manoel da nóbrega aqui no brasil em 1549 a foi fundado na europa principalmente na em portugal e espanha pensando tinha espanha a a ordem o oi
jesus quero uma ordem religiosa que vai surgir em resposta a reforma protestante dentro do contexto que nós chamamos de contra-reforma católica o objetivo de fazer frente a expansão das religiões cristã não ligadas à roma ou seja próprias religiões cristãs não-católicas que estavam se expandindo no processo histórico da reforma protestante na europa então essa ordem a companhia de jesus foi criado em 1540 por inácio de loyola e em 1549 chegou o brasil os primeiros jesuítas que chegaram com o objetivo de inicial a educação formal vamos dizer assim a companhia de jesus os jesuítas tinham dois objetivos
básicos para trabalhar no brasil primeiro objetivo era enviar os colonos brancos os colonos portugueses principalmente os seus filhos é de dentro da doutrina cristã católica em outras palavras compra o início do processo de colonização do brasil é os lábios portugueses estavam indo para o país forma inclusive chamando-a e 20 branca latifundiário vamos ver aqui no brasil a partir do século 16 porém era necessário de alunos até então a as américas né américa portuguesa era vista como um lugar de liberdade tem o controle da igreja tem um controle profundo do aparato estatal português ou da coroa
portuguesa porém é necessário dar um basta nisso não é à toa que 1549 chega a o primeiro governador-geral do país junto com esse governador-geral chega o manoel da nóbrega né em 1549 tu quer que esse diário a esses colonos dentro da doutrina é fundamental para garantir a aquele que considerava a possibilidade ou a civilização europeia portuguesa cristã católica no brasil esse é o primeiro objetivo então era educar e ar os colonos brancos aqui no brasil o segundo objetivo ela se insere também dentro do contexto da contra-reforma católica e por exemplo como abrir um uma expansão
muito grande é daqueles não inscrito protestantes pela europa e que tava começando inclusive aí para outros outros lugares fora da europa também foi importante para para a igreja católica começar a buscar outros povos também fora da europa para convertê-los ao catolicismo a tornar-se vamos ver assim membros da igreja católica e crescer cada vez mais os números diante da ofensiva do crescimento das igrejas outras religiões protestantes então um segundo objetivo dos jesuítas era pegar os povos nativos que eles tinham aqui no brasil e convertê-los a religião católica a religião cristã então esse é o segundo objetivo
dos jesuítas no brasil o primeiro a formação ea guia nanda dos em cima do objetivo a conversão dos povos nativos bom em relação ao processo educacional é importante a se tá a questão do modelo pedagógico que os jesuítas aplicavam principalmente nos seus colégios começaram a serem criados em todo o território da américa portuguesa desde o nordeste até região sul então qual que era o modelo pedagógico modelo era baseado no chamado ratio studiorium que e traduzido para o português a ordem dos estudos e no que se baseado se raça estude hora né é baseada na formação
integral do homem cristão ou seja a formação completa daqui deveria ser um cristão 110 são cristão perfeito que cristão integral o cristão ideal vamos dizer assim né e do ponto de estudar do ensino o rato estude óleo essa e não era em três partes o curso básico era dividido em três partes a primeira parte era de humanidade que contemplava a gramática ea retórica né é certa forma também alguns casos as primeiras letras mas basicamente eu não aprofundamento da gramática da retórica a segunda parte do rádio studio óleo era a questão da em cima da filosofia
e das ciências né é inclusive a lógica do desenvolvimento da lógica que a terceira fase a terceira parte seria a da parte da teologia da formação teológica e também alguns casos do direito canônico também que era inclusive essa fase era destinado muito para a como é que chama o aqueles que queriam ser padres ou os membros jesuítas da os padres jesuítas da companhia de jesus será a ordem e aqui bom a segunda vamos pegar mais principalmente agora na segunda no segundo objetivo dos jesuítas no brasil que é a conversão dos povos nativos lembrando que dentro
disso também nós podemos dividir em duas fases vamos ver a cena a primeira fase é que nós chamamos de fazer eroica da catequese e jesuítas que vai ser que vai ocorrer durante o século 16 que que significa essa fazer olha que que aconteceu jesuítas ela ele se instalavam é muito próximo das comunidades indígenas das comunidades nativas é o objetivo de ter uma proximidade de conseguir fazer um intercâmbio com esses povos nativos com essas tribos quantas aldeias não é à toa que foi criado o colégio em são paulo foi o segundo colégio vamos dizer assim primeiro
sangue são vicente mas o segundo colégio coragem de são paulo que amo é uma cabana vamos ver a e foi é construído um 1554 me escutando é não assim o programa de dar lógico 1554 no planalto do piratininga que era próximo ali da aldeia de algumas alguns aldeamentos existiam e povos que habitavam a região e como é que funcionava essa primeira fase como dizer assim eroica da catequese muitas vezes que acontecia os padres jesuítas e ou até essas esses aldeamentos esses povos nativos e ali é ensinavam procurava ensina as crianças inclusive o foco era a
crianças o chamados clubes né ensinavam os condimentos da fé católica da fé cristã é inclusive para isso muito jesuítas gramatical é um tupi-guarani vamos ver a simples gramados caro a linguagem dos povos nativos criar inclusive uma mão um certa uma língua né para tentar junto pegar elementos de vários e vários nações diferentes mas criaram tirar mate carão para poder ser um instrumento de catequese do das crianças desses povos nativos e o inclusive muito desse dessas crianças porque focado nas crianças que a criança ela ia educar os seus pais em um repassar para os seus pais
para a comunidade que tu não quer aprender o grande problema da da dessa fase é que quando o vamos ver assim o jesuíta interminável de fazer a sua missão né depois de um tempo ele saiu e eu retorno ele faria do aldeamento e tudo que ele ensinou naquela aldeia ela foi perdia em curto médio prazo ou seja ela não se reproduzir não era oi gente não havia uma conversão de fato a animar a vida dentro da fé cristã por parte de muito daquele que foram educados por jesus então logo essa fase é horta da catequese
ela foi abandonada e a partir de então os jesuítas começaram a aplicar uma outra estratégia que foi estratégia das missões e qual era o que que era as missões missões ou reduções redução ou reduzir a vida cristã qualquer objetivo é o jesus todo então eles começaram a criar comunidade é ao estilo de comunidade latifundiário bom comunidades agrícolas ao segundo o modelo europeu o e ao criar pus essa fazenda vamos ver as essas comunidades rurais das comunidades agrícolas eles pegavam diferentes povos nativos e diferentes nações do cruzeiro de culturas e idiomas diferentes e colocar vão todas
juntas e misturadas dentro dessas comunidades agrícolas de certa forma artificiais na no modelo artificial e ali ele fazia com que os povos nativos se misturassem e adotasse um modelo ou uma vida sobre o modelo europeu cristão ou seja começar a dividir a famílias é diferente do modelo que havia nas comunidades indígenas nas comunidades nativa é começaram a estabelecer regime de trabalho e começaram a até mesmo colocar roupa na nos povos nativos nativos aí o que acontece é esse processo e nem eu quero um processo de aculturação outro e destruição da cultura nativa desses povos ea
imposição de uma cultura europeia cristã católica e um processo ensino também é se quebrava o antigo conhecimento e a antiga cultura desses povos se estabeleciam modelo de cultura de costume de letramento porque a viu processo de letramento play tá na grammatica ção do tupi-guarani e certa forma que reduziria esses povos da vida cristã essas missões dela se multiplicaram muito na região principalmente no sul do país só que era uma região de disputa de fronteira entre a coroa portuguesa e a coroa espanhola né nisso vai geral inclusive conflitos que vai combinar por exemplo no tratado de
madri onde vai se delimitar a fronteiras do sul do brasil a ida do vice-reinado do prata e também vai levar guerras guaraniticas né que a resistência de algumas dessas missões liderados pelo jesuítas contra a troca de posse desse território dessas missões entre a coroa portuguesa a coroa espanhola tem um filme muito interessante mostra isso que é o filme a missão o al pacino é dele é um filho muito bonito lógico a gente tem que fazer uma leitura crítica de filme que é um filme é uma obra-prima cinematográfica mas é um filho muito bonito que vale
a pena assistir para fazer uma marca flexão uma análise crítica em torno desta temática é isso vai durar inclusive até o século 18 até por volta de 1759 que que vai acontecer em 1759 devido a mesma as guerras guaraniticas a disputa de pop de riqueza de lá na europa que falando em portugal é o desacordo com o tratado de madri terra vegetal a onu o ministro em portugal marquês de pombal muito influenciado pelas ideias iluministas é vão expulsar a companhia de jesus a ordem dos jesuítas tanto de portugal foto da sua cola no brasil que
todas as colônias portuguesas espalhadas pelo mundo então acaba aí então a fase do predomínio dos jesuítas no brasil uma coisa que é importante ressaltar os jesuítas não era a única ordem religiosa que havia no brasil havia é franciscanos avião dominicano sobretudo em pernambuco na bahia e em outras em outras capitanias existentes no nordeste porém eram muito diminutas eram tão pouca influência em comparação o boca presença em comparação por jesuítas então por isso que nós vemos que de certa forma a educação formal que investir no brasil no período colonial até 1759 é era de predomínio a
pec demônia dos jesuítas só que esse simone acabou em 1759 1759 com a expulsão dos jesuítas e isso vai causar um problema para o brasil porque você no brasil basicamente como eu falei para você só existir os jesuítas para oferecer se a educação não apenas que em relação às comunidades aos povos nativos mas principalmente para elite branca que ser à vista estabelecendo ao longo do século no país é no país não né na colônia né então é quando somos por jesuítas criaram o vácuo educacional no brasil e esse vácuo só começou a ser solução solucionado
a partir de 1772 quando o marquês de pombal realizar reforma primeiro em portugal e depois dessa forma o alcançar o brasil que nós chamamos de reformas pombalinas essas reformas monstro turar aquilo que nós é poder me chamar de um ensino público estatal ou seja um fino ensino que vai fugir do caráter privado particular lembrando jesus eu tinha um caráter privado não era o poder não era coroa portuguesa que desde que determinava como era a educação jesuíta então é um caráter privado um caráter particular o até forma pombalinas vamos tentar criar um modelo público de ensino
sobre o controle da coroa portuguesa do estado português então começou em portugal com a criação da diretoria-geral de instrução pública e mudanças na universidade que havia em portugal só tem coimbra quanto em outras ninho e entrou outra e essa forma um atingir o brasil o principal elemento das reformas no brasil a partir de 1762 baixo se materializar naquilo que nós chamamos de aulas régias ou as aulas existe e onde professores é particular em vão ser assim ou individuais podem oferecer as suas aulas para a elite branca né ou para aqueles que tinham a capacidade de
ter acesso é o mesmo que o ensino público e o era o estado que iria prover isso entanto que o a coroa portuguesa criou que nós chamamos subsídio literário e nada mais nada menos ficar imposto sobre a cachaça para pagar esses professores esses primeiros professores públicos vamos dizer assim porém era muito pouco era a quantidade muito pequena de professor e o dinheiro sente muito pouco também para pagar professor então assim é esse poucos professores essas poucas aulas aéreas na verdade tá não é quase que exclusivamente para elite branca colonial que mexer no país mas é
interessante analisar também que ele ponto de vista pedagógico o método pedagógico também mudou enquanto que o fenômeno é muito fino vamos ver assim jesuíta baseado no rastro de óleo no fim das humanidades da teologia e tal o ensino baseado na sala de rédea é um sofre uma forte influência iluminista por exemplo o latim deixou de ser ensinado para que outras línguas outros idiomas como o grêmio e o francês é forte e o próprio português é pudessem ensinado para essa henrique branca além disso ensino de ciências naturais ou em outras palavras ciências mais práticas vão dizer
assim é mais de acordo com a realidade configurada naquele contexto histórico então havia uma influência iluminista muito forte e que substituiu o ensino de humanidades vamos dizer assim do rastro de óleo dos jesuítas tão importante a gente ressaltar isso também é puro por último nessa fase e com balinhas é importante também atacar a iniciativa de outras ordens religiosas também que não foram expulsos que permaneceu no brasil como por exemplo a iniciativa de do bispo para dvd coutinho em 1798 criou o seminário de olinda e foi um importante passo para um sino principalmente no em pernambuco
e no nordeste e que é mesmo sendo é ligado à igreja católica no brasil esse seminário ele ele trazia muitos elementos do iluminismo como por exemplo o ensino das ciências naturais no ensino das línguas vivas né o ensino da literatura moderna então ao senhor gasolina tem um papel fundamental assim na virada do século 18 para o século 19 e agora por último a gente vai ver é a educação que nós falamos de período joanino que que significa isso em 1808 fugindo das guerras napoleônicas fugindo de napoleão que da troca de napoleão que invadiram portugal em
1807 chegou o brasil a família real portuguesa em outras palavras a coroa portuguesa ou o aparato estatal português mudou para o brasil ou seja o brasil principalmente o rio de janeiro se tornou a sede ou a corte da coroa portuguesa e tudo império português porém o rio de janeiro não tinha a estrutura básica para receber para ser a sede da corte até de uma coroa portuguesa então não só falam de estrutura física de prédios de uma cidade propriamente dita entanto foi feito reforma que então se você forma é estruturar mas também estrutura humana princesa era
necessário a curto burocrático é para assumir o controle do estado e não está ou seja funcionários públicos funcionários estão seguinte quanto militar lógico que vieram muitos membros da corte portuguesa para o brasil 15 mil portugueses vieram para cá é a partir de 1808 porém a reprodução desse povo burocrática ao longo dos anos e ter uma visão de médio e longo prazo para que isso ocorresse era necessário o ensino no brasil o ensino muito mais do que existir que era baseado nas aulas régias que existiam até então então era necessário desenvolver o modelo à educação formal
no brasil então a coroa portuguesa por meio do príncipe regente dom joão sexto iniciou a criação de várias escolas e vários estudos de várias academias com o objetivo de formar em esse corpo burocrático tanto essa burocracia civil como a burocracia militar por isso que foi criado por exemplo vamos ver algumas coisas que foram criadas no período a imprensa e é foi criado que importante é i.a. a legalização existência de uma imprensa no brasil letras na mangueira cena foi transferido aos livros da biblioteca real para o brasil criando a biblioteca real do brasil em 810 foi
criado o jardim botânico para o estudos da flora brasileira foi criado o museu real 1818 foi criado foi trazida é a partir de 1815 minha 66 a missão francesa missão de arte artística francesa foi trazida para cá foi veio para cá em 2016 foi criada é mesmo em 1808 academia real da marinha e academia real militar 108810 foi criado um curso de médico cirurgião da bahia e do rio também e808 ele é mais outros cursos avulsos economia aqui então é lógico que essa educação essa todas as instituições que foram criadas era para formar a elite
burocrática civil militar e significa o que não era para toda a população ou seja não era uma educação pública para todos universal mas sem uma educação voltada para a formação de uma elite uma elite econômica uma elite social uma elite política uma elite burocrática porém já é muito diferente e um passo a mais do que existia até então até 1808 no brasil e esse modelo educacional é muito visado é para a formação dessa elite ela vai durar sobre esses moldes joaninos até a independência do brasil a independência formal do brasil em 1822 a partir de
então vai começar uma nova fase da educação brasileira que nós chamamos a fase monark que era ou é o material da educação brasileira mas isso aí é tema para outra aula