[UFMS Digital] Educação, Mídias e Tecnologias - Módulo 1 - Unidade 2

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Educação, Mídias e Tecnologias Módulo 1 – Cultura digital, tecnologias digitais e formação de profes...
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Olá estamos iniciando a vídeo aula da unidade 2 do módulo 1 Onde vamos conversar sobre competências digitais para a formação docente vamos lá bom você já parou para pensar que competências são necessárias para o exercício da prática docente nessa unidade a gente vai explorar um pouquinho esse documento do sieb que é o centro de inovação para educação brasileira onde foi organizada as competências de professores e multiplicadores para o uso de tecnologias digitais na educação quando a gente fala de competências nós estamos falando de conhecimentos habilidades e atitudes ou seja esse conjunto de elementos que ajudam
os professores e professoras a desenvolverem o trabalho pedagógico com o uso de tecnologias digitais essa discussão Foi bastante acelerada durante a pandemia quando a gente se deparou com uma situação em que todos os professores e professores tiveram que migrar para ambientes virtuais e usar de forma mais intensificada tecnologias digitais que comumente não eram utilizadas nas atividades didáticas nesse momento de transição essas habilidades essas competências Elas tiveram que ser mobilizadas mas a formação inicial dos professores nem sempre Traz essa discussão Nem sempre traz experiências para esse professores que permitam eles terem um conhecimento necessário conhecimento teórico
prático técnico para o uso dessas tecnologias digitais nos contextos de aprendizagem por isso é tão importante a gente discutir sobre competências digitais para a formação docente porque é essa construção essa experiência que vem lá da formação que vem também das experiências profissionais que esses professores já tiveram ao longo da vida e que vão construir esse arcabouço de conhecimentos técnicos pedagógicos e experienciais que vão dar condições para esse Professor para essa professora desenvolver um trabalho pedagógico com uso de tecnologias então nessa unidade a gente vai conversar sobre esse documento esse documento traz referenciais que são internacionais
sobre competências digitais a gente tem muitos países desenvolvendo Matriz de competências digitais para o desenvolvimento do trabalho docente e nós temos já no Brasil alguns documentos norteadores também que trazem e reforçam a importância de que a formação Inicial e continuada dos professores abarque todo esse conhecimento que envolve a cultura digital que envolve as mídias as tecnologias os recursos educacionais abertos a robótica Educacional pensamento computacional aí do comunicação uma série de elementos é alguns deles nós não explorar nessa disciplina mas é muito importante que vocês conheçam por onde nós estamos caminhando quais os desafios que nós
temos e quais são as possibilidades que a gente tem de avançar no desenvolvimento dessas competências digitais bom se é banalizou as competência desenvolvidas por três organizações de referência a rede em Laços do Chile o istia dos Estados Unidos e o documento da Unesco Qual a relevância dos padrões de competência em tiques para em Laços o sistema de padrões envolvidos pela rede em Laços Visa contemplar as possibilidades do docente usar Tecnologias para facilitar a tomada de decisão em todas as áreas do conhecimento assim rejeita a ideia de avaliar competências específicas e isoladas das áreas curriculares ou
seja o documento do em Lages não vê o uso de tecnologia como uma questão pontual mas algo que passa de forma transversal no desenvolvimento do trabalho profissional dos docentes e olha só aqui nós temos as dimensões que são englobadas na matriz de competência essas dimensões elas se subdividem em pedagógica para melhorar a experiência de aprendizagem dos Estudantes técnica ou instrumental dominar o uso da chiques para apoiar as funções do professor gestão para utilizar nas tecnologias Para apoiar ou trabalhar administrativo tanto na gestão da aprendizagem docente como na gestão do estabelecimento escolar a dimensão social ética
e legal para apresentar os estudantes usos social dessas tecnologias podemos ser um meio de inclusão social e de atenção à diversidade a sustentabilidade é a dimensão do desenvolvimento da responsabilidade profissional para usar as tecnologias para melhorar o desempenho profissional acessar as novas práticas pedagógicas e garantir que os estudantes tenham aprendizado cada vez mais eficiente através das tecnologias digitais na tabela 2 A gente tem as dimensões englobadas para os orientadores pedagógicos também em todas as dimensões e mudam alguns elementos ali dependendo desse perfil do orientador pedagógico e nós temos o STE vamos conhecer então qual a
relevância dos padrões de competência científico o ISS significa sociedade internacional para tecnologia da educação destaca que a transformação da educação exige repensar as formas de como se ensine como se aprende algo que a gente já discutiu lá na unidade 1 E para isso e essa é criou padrões de competência e tecnologia para estudantes professores líderes educacionais E propõe que sejam roteiro para ajudar repensar as escolas e as salas de aula de acordo com as necessidades da aprendizagem do contexto atual independentemente do estágio em que cada um dos atores se encontra na jornada de integração das
tecnologias as práticas vamos lá aqui o documento apresenta as competências estabelecidas pela IFCE para os professores dentro dessa então O Aprendiz o líder o cidadão colaborador o designer facilitador e o analista como Aprendiz o professor aprimora as suas práticas continuamente por meio da aprendizagem colaborativa e da exploração de práticas que utilizam a tecnologia para melhorar a aprendizagem dos alunos como líder o professor busca oportunidade de liderança Para apoiar o empoderamento e o sucesso dos alunos e melhorar o processo de ensino-aprendizagem como cidadão Professor inspira os alunos a contribuírem de forma positiva e participarem de forma
responsável do mundo digital como colaborador o professor se dedica a colaborar tanto com seus colegas como seus alunos para melhorar suas práticas descobrir e compartilhar recursos e ideias e resolver problemas como designer professor novo projeto originais com atividades e ambientes orientados aos alunos reconhecendo sua diversidade como facilitador o professor promove aprendizagem com Tecnologias para ajudar os alunos a atingirem as competências definidas pelos padrões e Esther para estudantes como analista o professor entende e usa dados para direcionar suas orientações e apoiar os alunos na conquista de seus objetivos de aprendizagem essa outra tabela apresenta as competências
estabelecidas pela STE para os líderes aqui também em cinco dimensões é a promoção da Equidade cidadania os líderes usam tecnologia para aumentar as práticas de Equidade inclusão e cidadania digital planejamento visionário os líderes envolvem outras pessoas no estabelecimento de uma visão um plano estratégico e um ciclo de avaliação contínua para transformar o aprendizado com a tecnologia o líder empoderado onde os líderes criam uma cultura em que os professores e alunos são empoderados para usar tecnologia de maneira inovadora de moda enriquecer o ensino aprendizado as melhores sistêmicas onde os líderes constroem equipes e sistemas para implementar
sustentar e melhorar continuamente o uso da tecnologia para apoiar aprendizagem e a cidadania e tal onde os líderes modelam e promovem sua própria aprendizagem profissional e contribui com as dos outros e por fim nós temos os padrões de competência em tiques definidos pela Unesco a estrutura proposta pela Unesco enfatiza que os professores além de possuir incompetências em ti que poder em trabalhar com tecnologia em sala de aula precisam ser capazes de ampliar essa utilização visando assegurar novas oportunidades de aprendizagem para seus alunos ajudando a se tornar cidadãos colaborativos criativos e produtivos aqui a tabela 5
mostra as abordagens propostas pela Unesco para o desenvolvimento de competência em ti que para professores nós temos aqui é três colunas né no nível de alfabetização tecnológica aprofundamento de conhecimento e criação de conhecimento e nós temos essas dimensões a compreensão da chiques na educação currículo e avaliação pedagogia chique organização e administração e desenvolvimento profissional docente em compreensão da chiques na educação nós temos a conscientização política compreensão política e inovação política currículo e avaliação conhecimento básico aplicação do conhecimento e na criação de conhecimento habilidades da sociedade do conhecimento na dimensão na abordagem da pedagogia nós temos
a integração da tecnologia a solução de problemas complexos e o autogerenciamento na abordagem de TIC ferramentas básicas ferramentas complexas e ferramentas difusas na organização administração sala de aula padrão grupos colaborativos e organização de aprendizagem no desenvolvimento profissional docente alfabetização digital gerencia e orientação e o professor como aprendiz modelo aqui na criação de conhecimento e quais são os pontos em comum que a gente consegue identificar essas três matrizes de competência em ti as tecnologias digitais como meio de ampliar as possibilidades de aprendizado dos Estudantes e garantir o protagonismo que é a dimensão pedagógica a importância de
fazer uso social das tecnologia educacionais que seria dimensão cidadania digital é o uso das tecnologias como meio de desenvolver habilidades profissionais e professor e do multiplicador que a dimensão profissional e a gestão do ambiente escolar que é facilitada pelas tics que a dimensão da gestão e para a gente entender toda essa Matriz construída aí de diferentes documentos de dois países e também da UNESCO O que são competências Afinal documento do CIEB traz competências como um conjunto de conhecimentos habilidades e atitudes que são necessárias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico Qual o uso de tecnologias digitais
aqui a gente consegue ver nesse esquema que o conhecimento as habilidades e as atitudes elas precisam estar entrelaçadas né o conhecimento é saber o que fazer as habilidade saber como fazer e as atitudes querer fazer e todo esse conjunto então compõem aquilo que a gente chama de competências digitais a partir desses três documentos de base o sieb construir uma matriz de competências digitais para professores e para multiplicadores na matriz para professores nós temos três dimensões a dimensão pedagógica para efetivar o uso das tecnologias educacionais e apoiar as práticas pedagógicas do professor a cidadania digital para
usar as tecnologias para discutir a vida em sociedade debater formas de usar a tecnologia de modo responsável o desenvolvimento profissional usar as tecnologias para garantir a atualização permanente do professor e o seu crescimento profissional e para os multiplicadores nós temos aqui o apoio pedagógico multiplicar o conhecimento técnico e prático do uso das tecnologias bem Como orientar os pedagógicos das tecnologias educacionais para agentes da comunidade escolar no planejamento e gestão usar Tecnologias para realizar seu trabalho de forma estruturada e sustentável promovendo Ampla transformação da rede de ensino e o desenvolvimento e responsabilidade profissional manter o uso
contínuo atualizado e responsável das tecnologias educacionais para aprimorar suas práticas profissionais e Aqui nós temos o quatro de competências nesses quatro elementos aqui de prática pedagógica de avaliação de personalização de curadoria na área pedagógica na área de cidadania digital nós temos as competências do uso responsável do uso seguro do uso crítico e da inclusão e na área de desenvolvimento profissional as competências em alta desenvolvimento Auto avaliação compartilhamento e comunicação E para os multiplicadores na área de apoio pedagógico nós temos a competência de orientação de capacitação de recursos e infraestrutura e de inclusão na área de
planejamento e gestão nós temos as competências de diagnóstico e planejamento acompanhamento e avaliação gestão de redes e gestão de parcerias e na área de desenvolvimento profissional nós temos as competências de Formação gestão da informação comunicação e compartilhamento E aí para a gente entender como que essas competências se materializam hoje nos nossos documentos curriculares a gente precisa entender Quais são as diretrizes que estão postas hoje para a formação Inicial e continuada de professores no que diz respeito à implementação das tecnologias digitais a resolução 2/219 de dezembro de 2019 trouxe um marco regulatório para garantir da qualidade
dos cursos de formação de professores no que diz respeito às tecnologias digitais a cultura digital e a todos que a gente já conversou aqui a partir dela os referenciais de competências profissionais foram determinados padronizando um conjunto de habilidades necessárias para cada professor egresso dos cursos de Formação Inicial e todo esse documento orientador ele foi construído com base na competência 5 da bncc que é a base Nacional comum curricular que diz o seguinte compreender utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica significativa reflexiva e ética nas diversas práticas docentes como recursos pedagógico
e como ferramenta de formação para comunicar acessar e disseminar informações produzir conhecimentos resolver problemas e potencializar aprendizagens ou seja o professor formado no curso de formação Inicial seja pedagogia seja outras licenciaturas ele precisa desenvolver essa competência 5 que é a competência da cultura digital que envolve uma série de habilidades atitudes e conhecimentos a serem mobilizados ao longo da sua atuação docente e olha só as tecnologias digitais consta em uma das competências profissionais docentes específicas se apresentando como importante caminho para garantir a apropriação da tecnologias digitais nos contextos de aprendizagem em sala de aula Veja só
o que diz a bncc compreender utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica significativa reflexiva e ética nas diversas práticas sociais incluindo as práticas escolares para se comunicar a acessar e disseminar informações produzir conhecimentos resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é Um Desafio imenso porque é uma mudança cultural que está sendo mobilizada por meio dessas novas diretrizes curriculares é uma mudança cultural que não vem por meio só desse documento mas a gente percebe que a escola a formação Inicial elas precisam acompanhar também esse movimento da
sociedade a gente vive no momento de intensificação de uso de tecnologias e a escola os professores precisam ajudar as crianças e os jovens a entenderem o potencial que as tecnologias têm para aprendizagem é que as crianças e os jovens possam também aproveitar o máximo que a internet as tecnologias têm a oferecer de forma crítica de forma segura de forma criativa de forma contextualizada e de forma que venha potencializar ainda mais as aprendizagens que as crianças já têm no contexto da escola e olha só que ponto importante que a gente traz aqui as tecnologias digitais a
cultura digital é um direito de aprendizagem dos Estudantes e uma competência profissional docente voltada para esse fim Demonstra o interesse de garantia desse direito a inserção das tecnologias na formação Inicial já é uma realidade em países como Austrália Singapura Chile Estônia Índia e a partir dessa resolução dois Barras 2019 também passa a ser uma realidade no Brasil essa é uma referência que está disponível lá no nosso cronograma de leituras que você pode depois ler na íntegra toda a análise que foi feita com base nessa documentação que traz uma nova perspectiva aí para a formação Inicial
docente e olha só o que esse documento diz também os componentes curriculares de cursos de Formação inicial de educadores deverão habilitar os egressos desses cursos com repertório de conhecimentos atitudes e habilidades digitais composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos referentes das áreas pedagógicas de cidadania digital e de desenvolvimento Profissional ou seja são vários elementos a serem mobilizados que hoje ainda não estão presentes nos currículos de Formação inicial dos professores por isso é tão importante você se apropriarem desses documentos vocês lerem reflexões suas críticas e compreenderem a importância da gente tratar isso na formação inicial
para que vocês futuros professores têm condições de desenvolver um trabalho de forma crítica de forma contextualizada de forma criativa que venha mesmo elevar aprendizagem desses estudantes e tornar esse aprendizado real e contextualizado com a vida dessas crianças desses jovens então quero te convidar a analisar esse repertório de competências acessa o documento na íntegra veja as competências de cada área da área pedagógica da área de cidadania digital e da área de desenvolvimento profissional para você entender como que essas competências podem ser mobilizadas ainda na formação Inicial que você está tendo agora bom para gente finalizar antes
de eu chamar minha convidada especial eu quero também deixar indicação de leitura do documento de auto avaliação de competências digitais também é um documento do SIEPE e aqui eu trouxe mais uma reflexão para a gente entender o que são essas competências Olha só entende-se por competências a capacidade de atuação e eficaz diante de uma situação complexa mobilizadora de diferentes momentos recursos atitudes e esquemas de ação e de avaliação no contexto das tecnologias digitais as competências podem ser traduzidas como a capacidade de ação que integra ferramentas recursos e interfaces e conhecimentos tecnológicos pedagógicos e teóricos no
planejamento na prática e na reflexão sobre a prática diante de situações inesperadas ou seja usar tecnologia não é simplesmente incluir alguma atividade alguma estratégia usando tecnologia mas sim precisa de uma intencionalidade pedagógica precisa estar aliada aqueles componentes curriculares que você pretende trabalhar no determinado contexto Então nada disso é solto nada disso sem intencionalidade a gente precisa entender que essas competências mobilizadas elas precisam de ferramentas de recursos de estratégias de conhecimentos teóricos pedagógicos e metodológicos e também tecnológicos para a gente conseguir desenvolver um trabalho pedagógico dentro desse contexto a partir da Matriz de competências de avaliação
de alta avaliação online essa ferramenta é gratuita ela tem como objetivo identificar ou saberes as capacidades a serem estimuladas nos professores das redes públicas de ensino e apoiar assim o aperfeiçoamento permanente desses professores Essa autoavaliação ela tá disponível ela pode ser feita por qualquer professor da Educação Básica Mas você quer estudante também consegue fazer é só acessar esse link aqui que está disponível no slide vai ficar na descrição do vídeo é guia e do tech.com.br você acessa e você recebe um relatório para você entender Em que ponto você está dessa Matriz de competências O que
você já sabe o que você ainda Precisa desenvolver e como você pode desenvolver essas competências necessárias para atuação e agora eu quero chamar Nossa convidada especial por meio de um vídeo que foi gravado no ano de 2018 tá lá no canal da base Nacional comum curricular a professora Lúcia dellain Melo que é diretora presidente do ciebe foi convidada para falar sobre a competência 5 da cultura digital e a gente vai assistir juntinhos aqui um trecho do vídeo da professora Lúcia vamos lá tá imperdível e a nossa missão é promover a cultura de inovação e o
uso de tecnologia para promover a qualidade na educação brasileira a gente não acha que a tecnologia vai resolver todos os problemas de educação mas ela pode ajudar sim a enfrentar alguns problemas e principalmente ela pode ajudar a gente aproximar a escola da vida cotidiana dos jovens que já é mediada por tecnologia a ideia hoje aqui a gente tem uma conversa muito informal não vou fazer uma palestra Porque é muito chato né permitir essa interatividade então enquanto eu tiver falando se surgirem dúvidas por favor mandem para gente que a gente para conversa A ideia é ser
um diálogo sobre tecnologia na base Nacional comum curricular o que nós vamos apresentar para vocês hoje tem duas partes A primeira é uma análise de Como a tecnologia aparece na base comum curricular e depois como que a gente se deve tá propondo e disponibilizando para as redes um currículo de referência para as redes terem uma referência sobre como trabalhar esse tema de tecnologia mas diferentes áreas de conhecimento tanto de forma transversal ou para aquela rede que querem realmente criar uma área de tecnologia no currículo tanto da Educação Infantil quanto fundamental 1 e Fundamental 2 quem
construiu esse currículo sabe especialista super qualificados na área para nos dizer o que e como deve ser como devem ser ensinados temas relacionados à tecnologia Então os Consultores que participaram da elaboração desse currículo de referência e também tem especialização na área de informática e computação e o Dr Christian brackman da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que também é um especialista na área de informática para educação então esses trens Consultores trabalharam Juntos junto com a equipe do ceebtra elaborar um currículo de referência que ajude as redes então a entender como trabalhar essa questão da
tecnologia hoje em dia a gente nem discute mais se é preciso ou não trabalhar com tema de tecnologia nos currículos a tecnologia hoje ela tá invadindo ela tá mediando tantas coisas na nossa vida a maneira com que a gente acessa conhecimento a maneira como que a gente troca informações a maneira com que a gente se comunica com os nossos amigos com as nossas família eu brinco que na minha família é mais fácil se comunicar com o WhatsApp com meus filhos do que realmente falar frente a tecnologia está presente nas nossas vidas os professores sentem essa
necessidade a maioria dos professores quando a gente pergunta para eles eles dizem eu uso a tecnologia no meu dia a dia mas eu ainda não incorporei tecnologia para gerar novas formas de ensinar então a tecnologia ainda não tá conseguindo gerar inovações pedagógicas que realmente traga um novo jeito de aprender e ensinar nas redes em cima então o currículo ele nasce com essa ideia de ajudar a gente de ensino a entender o que ensinar na área de tecnologia e ensinar que prática pedagógicas pode ser podem ser utilizadas para ensinar esses temas eu vou compartilhar com vocês
uma apresentação que eu acho que vai ficar mais fácil de a gente seguir um roteiro para a gente basear essa nossa conversa dois itens antes de eu entrar na apresentação Não fiquem preocupados se você já estiverem no estágio muito avançado na aprovação dos currículos estaduais ou municipais Porque como vocês vão ver isso o tema de tecnologia ele aparece transversal na rede então para qualquer momento vocês podem incluir essas habilidades provavelmente vocês já fizeram porque várias habilidades da base já pressupõe atividade que trabalha com temas de tecnologia mas a gente sabe que o currículo é um
documento vivo qualquer momento na primeira revisão vocês vão ter essa oportunidade de trabalhar esses tempos a segunda preocupação que eu ouço muito é bom mas a minha rede infraestrutura é horrível os nossos computadores não estão funcionando eu não tenho laboratório de informática portanto eu não posso trabalhar com temas de tecnologia na verdade como vocês vão ver muitas habilidades que a gente coloca nesse currículo de referência podem ser trabalhadas com que os especialistas chamam de despolgados não precisa ser necessariamente ter um computador na sua frente usar o computador para você entender alguns importantes da tecnologia então
principalmente na educação infantil vocês vão ver que as propostas e atividades são atividades que você não precisa ter um celular ou um computador ou nenhuma tecnologia digital para aprender os conceitos importantes entender esse essa tecnologia a outra preocupação que eu ouço muito em relação à tecnologia na educação infantil Será que faz sentido a gente logo introduzida tecnologia para crianças ainda em idade muito criança muito pequenas e o que a gente tem visto É aqui de novo é possível trabalhar conceitos de tecnologia despolgados como por exemplo reconhecimento de padrões que a criança que podem ser trabalhadas
com blocos coloridos por exemplo não precisa necessariamente ter um computador mas é muito importante que a criança desde o começo consiga fazer por exemplo a diferença do mundo real do mundo virtual tem vários conceitos que são importantes serem trabalhados desde a infância desde educação infantil e a gente mostra alguns exemplos disso nesse currículo Mas a pergunta que eu acho que todos nós temos que ter muito claro como é que a tecnologia aparece na bncc e todo mundo sabe que existe uma competência Geral de tudo que poderia ser ensinado para as crianças e jovens brasileiros foram
reunidos em 10 competências Gerais né Essas competências mostram tudo que é preciso que é o básico essencial que um jovem uma criança um jovem do Século 21 tem que saber e existe uma competência geral então dedicada quase que exclusivamente a tecnologia né a competência número 5 fala que é preciso compreender utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica significativa reflexiva e ética nas diversas práticas sociais incluindo as práticas escolares para se comunicar acessar e disseminar informações produzir conhecimentos resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva A
grande conquista na visão do ciebe nessa competência foi a gente tem incluído esse verbo criar né A primeira versão da base só falava em compreender e utilizar tecnologias digitais e nós participamos ativamente nas audiências públicas com outras organizações e outros especialistas dizendo que compreender utilizar não é suficiente hoje para você ser um cidadão do Século 21 você tem que ter a capacidade de criar soluções criar Tecnologias para resolução de problemas reais né o jovem não pode ser só consumidor de novas tecnologias Mas ele tem que entender a lógica dessas tecnologias e ser capaz de criar
soluções para os problemas pessoais e coletivos a partir desse conhecimento de tecnologias então nós temos uma competência geral número 5 que diz claramente que aprender a utilizar e criar tecnologia faz parte das competências Gerais previstos na base Nacional como curricular mas não só na competência geral número 5 na competência geral 1 e 2 também aparece a questão da tecnologia digital na um quando fala de valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico social cultural e digital para entender explicar a realidade continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa democrática
inclusive aqui nessa competência fica muito claro o poder da tecnologia de ser uma plataforma de colaboração que pessoas que estejam perto ou longe fisicamente consigam trabalhar juntas e consigam criar um espaço de colaboração na competência número dois também aparece exercitar a curiosidade intelectual e recorrer abordagem própria da ciências incluindo a investigação A reflexão análise crítica a imaginação e a criatividade para investigar causas elaborar e testar hipóteses formular e resolver problemas e criar soluções inclusive tecnológicas com base nos conhecimentos das diferentes áreas então a tecnologia aparece explicitamente na bncc nas competências Gerais de uma maneira bem
clara mas também nas áreas de conhecimento e nas habilidades nós fizemos esse mapeamento olhando para todas as habilidades da base para saber aonde tecnologia aparecia explicitamente Então ela aparece em todas as áreas de conhecimento nos seus componentes curriculares né fazem menção a tecnologia com diferentes pesos dependendo da área né da língua portuguesa do componente curricular 10 fazem menção explícita da tecnologia na área de Artes até na área na área de História na área da matemática existem 21 das 247 habilidades fazem menção a tecnologia então para responder essa pergunta como é que a tecnologia aparece na
base ela parece de forma transversal em todas as os componentes curriculares em todas as áreas de conhecimento vários países começaram a inclusão do tema de tecnologia dessa forma como uma área transversal depois evoluíram para criar uma área de conhecimento chamada ou computação ou tecnologia não existe muito consenso sobre qual é o termo que deve ser utilizado no nosso caso o nosso currículo é de tecnologia e computação porque são os nomes os termos mais usados quando é aplicados a esse conjunto de conhecimento sobre tecnologias digitais mas vários em outros lugares os nomes podem variar por exemplo
Finlândia usa o nome de pensamento numa área de conhecimento ligado à tecnologia na Austrália tem dois termos né design de tecnologia e tem também tecnologias digitais para falar sobre a estrutura mesmo de aparatos tecnológicos então não há um consenso sobre qual é o melhor nome mas em todos os conflitos que foram analisados de vários países do mundo existe a presença da tecnologia Austrália é um ótimo exemplo ela começou com um tema transversal mas logo depois ela foi transformada além de ter uma transversal como uma arte específica do conhecimento Essa parece ser a tendência Mundial Reino
Unido fez a mesma coisa o Estados Unidos está caminhando para o mesmo para o mesmo lugar então vários países estão revendo os seus currículos e colocando a tecnologia como um tema transversal E também como a área de conhecimento no Brasil Nessa versão aprovada da bncc a tecnologia aparece como um tema transversal e olhando para isso nós sentimos a necessidade conversando com as pessoas que estão lá na rede elaborando seus novos currículos alinhados à bncc nós sentimos a necessidade de oferecer algumas referências algumas práticas de como trabalhar esses temas que não estavam previstos nos currículos anteriores
das redes né então esse currículo que nós construímos junto com os especialistas de novo ele pode ser trabalhado com um tema transversal aos demais temas alinhados aos demais temas abordados da bncc ou nas redes que decidirem criar uma área de conhecimento ou um componente curricular específico ele também traz os elementos necessários para que isso seja feito como é que ele é organizado ele é organizado pelas etapas da educação Então esse que eu vou apresentar hoje para vocês ele contempla a educação infantil e o ensino fundamental 1 e 2 ele é organizado por eixos Então são
três eixos que cobrem todos esses temas da tecnologia e esses três eixos digital tecnologia digital e pensamento computacional em cada um desses eixos estruturantes nós temos 10 conceitos que são trabalhados com habilidades diferentes de acordo com cada ano de ensino então na cultura digital o currículo contempla o letramento digital a cidadania digital e tecnologia e sociedade no eixo estruturante tecnologia digital são trabalhados as habilidades de representação de dados hardware e software e comunicação e redes e no eixo pensamento computacional são trabalhados os conceitos de abstração algoritmo decomposição e reconhecimento de padrões e aí a gente
desce para o nível de habilidades diferenciais desse currículo de referência é que além de descrever habilidade Nós também colocamos como professores podem desenvolver aquelas habilidades então exemplos de práticas que promovem no desenvolvimento daquela habilidade a gente junta isso muito importante porque como alguns desses temas são os professores é muito importante ensinar e dar referência sobre como trabalhar esse tema em sala de aula né além disso a gente faz então a relação com habilidade da bncc Outro ponto importante que nós julgamos essencial é saber avaliar aquela habilidade como é que eu sei que meus alunos aprenderam
aquela habilidade então há uma sugestão de rubricas de avaliação atividades e rubricas que o professor pode utilizar para saber se os alunos realmente aprenderam ou não aquela habilidade trabalhada além disso a gente traz referências de materiais didáticos que podem ser utilizados no desenvolvimento daquela habilidade de novo a gente sabe que tem alguns desses conceitos que não existem e não existe muito material em português os especialistas buscaram e sempre Alguns podem ser usados até referências em inglês porque não necessitam a compreensão da língua para precisar utilizar para poder utilizar Mas eles buscaram referências de materiais então
para ajudar nessas práticas que o professor pode fazer em sala de aula para ajudar alunos é além disso a gente mostra na habilidade qual é o nível de maturidade da escola e o nível de maturidade docente o que que é isso gente é que a gente só sinaliza é claro que isso não é determinante mas a gente sinaliza que para algumas habilidades o professor tem que ter um conhecimento da área de computação e para outras ele pode não precisa ter Só usando o material ele já consegue trabalhar com aquele conselho nós sabemos e temos plena
consciência que não existem hoje trabalhando nas redes de ensino muitos professores que têm conhecimento em computação então nós pedimos para os especialistas identificar muito claramente Quais são as habilidades que requerem um conhecimento prévio na área de computação e aquelas que podem ser trabalhados por professores de qualquer área incluída dentro do currículo que ele está trabalhando na área específica de conhecimento site do SIEPE tem uma nota técnica que mostra exatamente onde estão essas habilidades dentro da base Nacional comum então a gente fez esse trabalho na página foi lá dentro de cada área de conhecimento onde a
menção explícita sobre o uso de tecnologia e mapeou essa essa habilidade então na nota técnica número 12 e a gente vai já colocar o link aqui disponível para todo mundo que todo mundo pode ver essa análise que foi feita aqui eu peguei só três ou quatro slides gente mas a gente fez um estudo grande sobre como o tema tecnologia aparece na rede a outra pergunta que eu achei muito interessante sobre bom mas tecnologia é um tema complexo como é que nós professores que não temos informação específica na área Podemos trabalhar vocês vão ver que muitos
desses conceitos que estão aqui quando ele é o exemplo são temas que o professor já trabalha mas não faz uma ênfase específica na área de tecnologia tem duas maneiras de fazer isso as redes podem oferecer informações específicas para os professores sobre tecnologia a maioria das redes no mundo fazendo isso porque a gente sabe que o professor na sua formação Inicial não teve muito acesso a esses conhecimentos então portanto é irreal a gente achar que agora todos sabem como trabalhar mas tem habilidades que é como eu falei podem ser trabalhadas sem referência explícita A Computadores e
a computação então eu sugiro que vocês Leiam essas habilidades muitos professores de matemática vão olhar por exemplo para área de pensamento computacional vão dizer Poxa mas eu já trabalho com isso com conceito de algoritmo com conceito de decomposição de problemas para solução de padrões um conceito de abstração Então tem um conjunto de conhecimento que já tá dentro da formação do professor e tem assim um conjunto que precisa ser trabalhado com formação continuada pelas redes para que os professores possam trabalhar lá então como é que a gente vai mostrar esse currículo né ele tá estruturado o
currículo então organizado etapas da educação em três eixos estruturantes a cultura digital a tecnologia digital e o pensamento computacional e desde habilidades que é claro como se desdobrando na Progressão de acordo com avanço dos alunos pelos anos e as etapas de ensino vou falar um pouquinho sobre esse três eixos estruturantes que são importantes né primeiro eixo diz respeito à cultura digital que é trabalhar com os alunos temas ligados aos impactos da tecnologia na sociedade o a questão do letramento digital Então você como você trabalhar com o ambiente digital que tipo de texto como é que
isso tem influência na linguagem que você usa Que tipo de linguagem apropriada dependendo do meio e da plataforma que você utiliza então tem uma área dentro que é chamada letramento digital né é um conceito diretamente digital mostrando que saber ler e escrever hoje no mundo tecnológico ele tem características específicas que precisam ser trabalhados o outro grande conceito dentro desse eixo é o de cidadania digital Nós precisamos trabalhar com os nossos alunos a responsabilidade e o uso crítico e reflexivo das redes sociais por exemplo e da tecnologia a tecnologia Pode ser algo muito positivo para humanidade
no sentido de ajudar solucionar grandes problemas ou ela pode ser usada para manipulação de informações para controle do cidadãos para o cerceamento de liberdades por exemplo entender tá ali agora de privacidade de dados que foi aprovada no Brasil que tem uma uma lista similar Na Comunidade Europeia Visa proteger os cidadãos e dá algumas delimitações do que as empresas de tecnologia podem ou não podem fazer com as informações do cidadão eu fico muito preocupada às vezes quando a gente faz o uso não crítico de algumas tecnologias e acho que é mágica que aquela tecnologia aquela rede
social conhece você sabe sugerir para você sugestões de compra de viagem e você puxa como ele me conhece como é que ele sabia que eu estava querendo viajar para tal lugar ou que eu gostaria de comprar um sapato novo ele sabe porque ele tá rastreando você no ambiente digital O seu padrão de compra o que que você clicou em cima de uma imagem então todas essas implicações precisam ser trabalhadas com as crianças com jovens para que eles entendam realmente como agir de forma ética e com responsabilidade no ambiente digital a gente vê a gente vê
exemplos Claros de que publicam às vezes imagens ou comentários e que nem se dão conta da implicação daquilo para sua vida tanto atual quanto a sua vida depois como adulto quando for procurar um emprego é o que eles chamam do Rastro digital né as marcas que ela deixou no ambiente digital e que podem ser acessadas para sempre por qualquer pessoa então a questão da Cidadania digital é algo que está sendo muito discutido entre especialistas da responsabilidade que a escola tem de trabalhar esses temas com as crianças e o outro conceito dentro do eixo de Cultura
digital é tecnologia e sociedade né refletir como a nossa sociedade muda como ela tem mudado em função das tecnologias que são desenvolvidas Então esse é o eixo mais amplo de Cultura digital que trabalha com esses três grandes grupos de conceito digital cidadania digital e tecnologia e sociedade o outro eixo estruturante é a tecnologia digital é você entender realmente é o Rafa que que é harvar o que que é software O que que a internet Qual é arquitetura da internet Qual é o sistema operacional o que que é um banco de dados como essa estrutura um
banco de dados hoje tem conhecimento você não precisa ser um especialista da área de tecnologia para precisar entender esses conceitos né quando você vai comprar um novo telefone celular por exemplo você tá comprando um hardware Mas ele pergunta qual é o sistema operacional que você quer o que tipo de aplicativo você quer baixar Então são conhecimentos hoje que são conhecimentos necessários para qualquer cidadão e portanto a escola tem que trabalhar com eles né De novo há vários níveis que você pode trabalhar esse conhecimento desde o nível de especialista E aí você precisa ser alguém na
área de tecnologia para entender mas como cidadão você tem que conhecer os princípios básicos do que que é a base da tecnologia digital e por último o pensamento computacional né esse eixo estruturante de muita gente quando vê a palavra pensamento computacional logo liga com computador mas na realidade aqui a gente está falando de uma habilidade mental da capacidade de você decompor um problema de você abstrair alguns padrões desse problema criar uma equação de resolução criar um algoritmo né e reconhecer padrões de solução desse tipo de problema então na realidade o pensamento computacional pode ser trabalhado
sem acesso ao computador né é só na fase de automação quando você aprende a programar que você passa então a solução que você construiu para o aluno construiu ele quer que um computador então compute para ele né Eu sempre para entender melhor isso eu sempre lembro daquele filme que foi lançado alguns anos atrás sobre as mulheres que trabalhavam como computador da Nasa e que ajudaram a calcular qual era a rota que o Foguete tinha que fazer para chegar na lua na década de 60 né e tem toda uma discussão lá elas eram mulheres eram negras
então sofriam vários tipos de discriminação mas na sala onde elas trabalhavam tinha uma placa que chamava computador naquela época era isso era o poder da capacidade humana de fazer os cálculos que levassem um foguete à lua hoje nós temos computadores superpotentes que conseguem calcular é como se a gente somasse a capacidade de calcular de vários indivíduos numa máquina para conseguir fazer cálculos extremamente completos mas de novo entender o que que é pensamento computacional e como resolver problemas usando essa metodologia é algo que tem que ser trabalhado em qualquer nível de ensino o currículo já traz
dentro de cada habilidade Qual é se ele precisa necessariamente ter um computador para trabalhar aquela habilidade ou não dependendo do Claro da atividade da prática que é proposto aos professores é como eu disse mais de 70% das habilidades que estão ali que estão aqui nesse currículo de não precisam necessariamente um computador um para um Você pode ter um computador para sala toda e trabalhar com esses conceitos então a gente sabe o SIEPE tem acompanhado muito Qual é a infraestrutura que existe nas redes de ensino e existe uma diversidade muito grande não só entre redes de
ensino Mas entre escolas de uma mesma rede né tem algumas escolas que com parcerias com Fundações ou com empresas locais conseguem disponibilizar um número maior de computadores para os seus alunos e outros que não tem nenhuma infraestrutura a gente tem que reconhecer isso e ver quais são as atividades que são quais são as práticas pedagógicas que são possíveis fazer com o que existe de computador na escola o que a gente é propõe é que a gente evolua do conceito de laboratório de informática onde todos os computadores da escola ficam trancadas numa sala e que torna
um acesso muito difícil porque existe uma competição do professor de matemática do professor de geografia do professor de história para usar esse computador mas que eles possam ser móvel ele tem a flexibilidade de uso dentro da escola então Aqueles carrinhos com computadores que podem ser trazidos para as salas são muito úteis e também as novas metodologias mediadas por tecnologia como por exemplo o ensino híbrido o ensino público Estações onde o professor pode agrupar diversos alunos em torno de um ou dois computadores e trabalhar temas diferentes dentro da mesma sala de aula dentro do mesmo espaço
Então eu acho que é a política do MEC agora de educação conectada tá finalmente olhando para essas questões tentando endereçar as questões de melhoria de conectividade das escolas melhoria de infraestrutura e reconhecendo que são habilidades e competências essenciais Eu acho que o próprio MEC tá dando já a sinalização que vai precisar investir em estrutura das redes para poder trabalhar esses temas hoje em dia se fala muito em exclusão digital hoje o mundo está criando uma nova que é a desigualdade daqueles que entendem e têm acesso à tecnologia e daqueles que são apenas consumidores de tecnologia
e não tem acesso aos equipamentos e ao conhecimento para saber o como essa tecnologia impacta a sua vida eu acho que é o papel da escola e de todos nós não deixar que essa desigualdade cresça tanto e oferecer os alunos das escolas a possibilidade de você acessar esses conhecimentos e essas práticas da tecnologia e da Computação então construindo uma plataforma para disponibilizar esse currículo de uma forma bem simples intuitiva A ideia é que o professor o gestor da rede que possa buscar por habilidade palavra-chave ou ano escolar eu vou mostrar tem várias possibilidades de filtro
né nesse nessa plataforma tem um documento conceitual que mostra quais foram as inspirações e bases metodológicas e teóricas para construção desse currículo como é que ele se relaciona ncc e ou você pode ir direto para as habilidades e acessar direto as habilidades tá então ele parte Ele explica o que que é o currículo para quem ele é com a qual a relação com a bncc então tem uma parte mais descritiva e depois ele entra na parte de busca mesmo de organização onde você pode buscar tanto por ano ou etapa do ensino então lá tem educação
infantil né o grupo 2 o grupo 3 o ensino fundamental 1 do primeiro ao quinto ano e o ensino fundamental 2 do sexto ao nono ano por eixos estruturantes então aqui a gente por exemplo tá sinalizado o cultura digital e dentro do cultura digital o letramento digital e as habilidades ligadas a estes eixos Então deixa eu avançar mais uma tela que vocês vão ver as práticas e a possibilidade de filtrar aqui então vocês podem filtrar por etapa da educação pelos anos né pelos eixos e pelos conceitos né e aplicar os filtros que vocês quiserem vão
aparecer as habilidades ligadas então ao filtro que vocês colocaram aqui aí aparece a habilidade ela tem um código aqui que depois relaciona com o código da bncc Tá e por exemplo aqui habilidade é compreender o conceito de interface né você pode trabalhar isso desde da Educação Infantil a prática sugerida é interagir com dispositivos computacionais eletrônicos por exemplo exibindo um vídeo um telefone celular que permita o toque em tela que isso já é quase intuitivo né a gente vê crianças pequenas hoje já tocando na tela coisa que a gente ainda tem dificuldade de achar exatamente quando
a gente toca na tela quando toca em botão as crianças já vão com dedinho já abrem para aumentar a imagem por exemplo atividade com o uso do mouse como desenhos em um computador então pode começar isso desde dos primeiros anos de educação infantil Quais são as habilidades da bncc que estão alinhadas a essa habilidade sugerida o nível da escola nível da escola quer dizer o nível de infraestrutura que tá na escola e existe também uma descrição disso dentro do dessa plataforma é básico né você não precisa de nenhum equipamento muito sofisticado o docente também é
básico não precisa nenhum conhecimento específico e o alinhamento com as competências da bncc isso aqui é só para mostrar Ah e a indicação de recursos educacionais digitais que trabalham então a maioria dos recursos a grande parte é são abertos né são gratuitos e abertos então permitem que qualquer Professor possa usar esses materiais de referência para trabalhar com seus alunos essas habilidades essa essa plataforma vai estar no ar dia primeiro de outubro mas agora as redes que quiserem já trabalhar com esse com esse tema podem solicitar pelo por e-mail pelo CIEP e a gente manda o
documento todo com todas as habilidades com todos os quadros porque para cada ano existe os três eixos as conceitos de cada um desses eixos e as habilidades cada ano e por cada tema Então esse documento em PDF já tá disponível e a partir do dia primeiro de outubro então ele vai estar disponibilizado nessa plataforma que a gente acha que vai ser mais fácil né para cada rede poder navegar poder conhecer Quais são as habilidades [Música] muito bacana ouvir a professora Lúcia apresentando o currículo de referência que naquela época Ainda ia ser lançado e eu tô
mostrando para vocês aqui o site onde já está disponível para busca avançada de habilidades materiais de referência ou palavras-chave aqui a gente encontra educação infantil Ensino Fundamental ensino médio tecnologia computação ciência de dados tá aqui a gente consegue acessar as competências do currículo e também baixar o currículo em PDF em cada um dos itens também tem os webinários com os especialistas né falando um pouquinho sobre essa construção curricular e é bem importante que vocês acessem explorem esse material para entender um pouquinho mais na construção desse currículo de referência e como esse material pode ajudar o
professor os gestores lá no contexto da Educação Básica no Exercício da prática docente para as escolhas metodológicas e tecnológicas que são feitas no dia a dia do trabalho pedagógico do professor e nós estamos finalizando aqui estão as referências que foram utilizadas para elaboração desse material quero agradecer a você que ficou até aqui comigo e dizer que esse slide vai ficar disponível aqui na descrição dessa vídeo aula e eu vejo você na nossa próxima aula tchau tchau
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