o evangelho segundo lucas no primeiro vídeo exploramos o relato que lucas pintou de joão batista de jesus como o cumprimento da história de israel e das promessas de deus contadas nas escrituras do antigo testamento nós vemos como jesus começou a sua missão e trouxe as boas novas do reino de deus aos pobres de israel as pessoas de baixo status social e as pessoas foram esteiras e jesus ensinou que o seu reino um reino invertido é uma inversão de todos os nossos valores sociais comuns essa sessão culminou com lucas nos mostrando como jesus era um novo
moisés que estava prestes a trazer um novo êxodo através da sua morte em jerusalém e assim chegamos à parte central do livro onde jesus leva seu recém-formado israel uma jornada até jerusalém essa parte do livro consiste principalmente do ensino de jesus através de parábolas que é dado na estrada para várias pessoas que encontra principalmente aqueles que fazem parte do seu crescente grupo de discípulos e dessa maneira lucas descreve o ato de seguir jesus como sendo uma jornada é algo que você faz à medida que aprendi a caminhar na vida então primeiro jesus convida os seus
discípulos para fazer parte da sua missão enviando um grupo para ir antes dele anunciando o reino de deus então ser um discípulo desde o início significava participar da missão do reino de jesus tornando a sua e quando os discípulos de jesus retornam ele comece a ensiná lo sobre a oração sobre confiar na providência de deus e na verdade são nesses capítulos de lucas que jesus fala mais sobre dinheiro posses materiais e generosidade do que em qualquer outro lugar dos seus ensinamentos se seguir jesus é verdadeiramente uma jornada de vida deve produzir em nós essa mentalidade
minimalista criando uma liberdade de posses materiais e permitindo uma generosidade radical outro tema importante nesses capítulos é a missão contínua de jesus aos pobres então enquanto viaja ele continua formando seu novo israel e encontra todas essas pessoas que estão doentes ou cegas ele se encontra com os samaritanos que são inimigos do povo judeu e notoriamente zaqueu um homem que é judeu mas que lidera a cobrança de impostos para os romanos todos esses forasteiros sociais encontram jesus e são transformados por esse encontro e assim eles se juntam a comunidade do reino que jesus descreve como uma
grande festa de banquetes ele está aqui para buscar e salvar quem está perdido e celebra quando as pessoas descobrem misericórdia de deus mas nem todo mundo na festa está feliz lucas inclui várias histórias de jesus em banquetes com os líderes de israel e todos estes se transformam em debates quentes nos quais jesus confronta o orgulho ea hipocrisia dos líderes e assim esse contraste de banquetes é demonstrado de uma forma memorável na parábola de jesus sobre o filho pródigo assim um pai teve dois filhos e um deles sendo tolo fugiu e desperdiçou sua herança mas ele
acaba por voltar arrependido e seu pai o perdoa e faz uma grande festa para celebrar o seu filho que estava perdido mas foi achado porém o irmão mais velho que nunca deixou o seu pai está com raiva e se ressente da generosidade do seu pai para com esse filho é indigno nesta parábola famosa jesus explica toda a missão do seu reino para esses líderes as suas festas representam a alegria de deus em receber todo tipo de pessoa na sua família o único requisito para entrar é humildade e arrependimento e isso destaca a tragédia que existe
entre os líderes de israel que rejeitou jesus e sua comunidade do reino invertido e isso aumenta a resistência que eles já tinham jesus e finalmente ele chega jerusalém para a páscoa quando se aproxima da cidade ele começa a chorar os seus discípulos o saúdam como rei messiânico mas os líderes de israel estão rejeitando e ele sabe que a rejeição ao seu reino de paz colocar a israel em um caminho de resistência rebelião contra o império romano e isso trará a queda da cidade e essa destruição de jerusalém que jesus simbolicamente em cena quando ele entra
tempestivamente no tempo e acaba com os vendedores de animais sumbe o sistema de sacrifícios ele diz que este local de culto se tornou um covil de rebeldes e será destruído agora esse ato naturalmente gera toda uma série de debates entre jesus e os líderes de israel todos levando a predição de jesus de que os exércitos romanos um dia cercaram a cidade irá destruí lá assim como o templo e no espaço de uma geração com isso jesus se retira com seus discípulos para celebrar a refeição da páscoa é a refeição simbólica anual sobre a libertação de
israel da escravidão através da morte do cordeiro e assim jesus transforma o pão eo vinho da refeição e novos símbolos sobre esse novo êxodo o seu corpo ferido e seu sangue derramado trará libertação para o israel renovado de jesus depois da refeição de jesus é preso e examinado perante os líderes judeus e depois levado a julgamento como alguém que afirma ser rei e lucas enfatiza a inocência de jesus pilatos o governador romano afirma que jesus é inocente três vezes antes de ceder mesmo herodes o governador da galiléia não encontra nada para acusar jesus mas os
líderes finalmente obrigam pilatos a crucificá lo e ele assim o faz mas mesmo em sua morte dolorosa jesus incorpora o amor ea misericórdia de deus que ele tanto ensinou ele oferece o perdão de deus aos soldados quando eles o crucificam e quando um dos criminosos executados ao lado de jesus percebe quem ele realmente é ele diz lembre se de mim quando entrar no seu reino e as últimas palavras de jesus são uma oferta de esperança para um criminoso humilhado hoje você estará comigo no paraíso e assim com este último ato de generosidade bondade jesus morre
seu corpo é colocado em um túmulo e no primeiro dia da semana alguns discípulos de jesus vem ao túmulo e o encontro vazio ea duas figuras angelicais dizendo que jesus está vivo que ele ressuscitou dos mortos e eles vão embora surpreendidos é bem aqui que lucas conta uma de suas mais belas histórias dois dos discípulos de jesus saem de jerusalém para uma cidade chamada emaús e estão de coração partido com a morte de jesus de repente jesus está lá caminhando ao lado deles mas eles não reconhecem ele pergunta por que estão tristes e eles falam
sobre todas as suas esperanças de que jesus teria sido o único a redimir israel mas que agora ele está morto e foi tudo em vão mais tarde quando jesus como uma refeição com esses dois ele quebra o pão para eles assim como fez na refeição da páscoa e é nesse momento que eles reconhecem e ele então desaparece lucas conta sua história para fazer uma afirmação importante sobre seguir jesus quando os discípulos de jesus impõe às suas agendas pessoais e visão da realidade sobre jesus ele permanece invisível e desconhecido para eles é somente quando nos submetemos
ao reino invertido de jesus que foi resumido pelo seu corpo ferido na cruz e oferecido em amor pelo próximo que vemos e conhecemos o verdadeiro jesus a cena final do livro é mais uma refeição jesus aparece aos seus discípulos e explicar a eles através das escrituras do antigo testamento como tudo isso fazia parte do plano de deus que o messias se tornaria o rei de israel sofrendo e morrendo pelos seus pecados e vencendo o mal com a sua ressurreição e agora assim como simão o profeta prometeu no capítulo 2 o reino de jesus se moverá
para fora de israel mas jesus disse aos seus discípulos esperem em jerusalém pela vinda do espírito que irá capacitá los nessa nova missão e isso é claro leva você até o segundo volume de lucas o livro de atos mas por enquanto esse é o evangelho segundo lucas