Gálatas || Bible Project Português ||

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Visão Geral: Gálatas Assista o nosso vídeo com a visão geral da carta aos Gálatas, que explica o con...
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a carta de paulo aos gálatas foi escrita para várias igrejas na região da galácia onde paulo tinha ido em uma das suas viagens missionárias você pode ler as histórias no livro deatos ele escreveu essa importante carta sentido uma profunda paixão e frustração aqui está a história por trás dela o cristianismo começou como um movimento judaico messiânico em jerusalém mas a sua mensagem era para toda a humanidade e assim rapidamente se espalhou para além de israel no tempo de paulo como missionário havia tantos não judeus quanto os judeus no movimento de jesus e isso desencadeou um
enorme debate que conhecemos o livro de atos capítulo 15 historicamente o povo da aliança de deus estava focado em um grupo étnico israel e eles foram separados através das práticas ordenadas naturar como a circuncisão dos homens comer coucher observar o sábado e havia muitos cristãos judeus que acreditavam que para todos esses não é realmente se tornarem parte da família de deus eles precisavam obedecer às leis da torá e assim alguns desses cristãos judeus acabaram vindo para as igrejas da galácia eles estavam falando mal de paulo e exigindo a circuncisão de todos esses homens não judeus
cristãos e muitos deles foram circuncidados e quando o paulo soube disso ele ficou com o coração partido e irritado e eis que surge essa carta primeiro paulo desafia os gálatas com seu resumo da mensagem do evangelho sobre o messias crucificado então ele argumenta aqui esse evangelho é o que cria a nova família multiétnica de jesus e abraão e ele mostra como esse evangelho é o que realmente transforma as pessoas pela presença e pelo poder do espírito ele começa expressando sua perplexidade por os gálatas terem abraçado um evangelho diferente é o evangelho promovido por esses cristãos
que falam mal de paulo e exigem a circuncisão então paulo defende a autenticidade da sua mensagem ea autoridade como um apóstolo ele foi enviado pelo próprio jesus ressuscitado para ir ao mundo não judeu lembre-se da história do livro de atos paulo diz que somente mais tarde que ele foi a jerusalém encontrar os outros apóstolos como pedro ou tiago e quando ele disse que não estava exigindo que os cristãos não judeus fossem circuncidados ou comecem coxa eles deram seu apoio total mas essa atenção era mais profunda pedro tinha ido antioquia para visitar e ver todos esses
cristãos não judeus ele estava comendo e se relacionando com eles mas quando alguns desse grupo de oposição de jerusalém apareceram em antioquia pedro se deus sobre sua pressão ele parou de comer com esses cristãos incircuncisos e os evitavam e assim paulo confrontou e acusou o pedro de hipocrisia e não permanecer fiel ao evangelho para paulo exigir que esses novos cristãos fossem circuncidados e observassem as leis naturais é um erro ah e por muitas razões primeiro de tudo porque é uma traição ao evangelho ou em suas palavras as pessoas não são justificadas pelas obras aturar mas
somente pela fé em jesus o messias e nós temos fé no messias jesus ser justificado literalmente ser declarado justo é um termo do antigo testamento para paulo é quando deus declara que alguém está em um relacionamento certo com ele eles foram perdoados receberam um lugar na família de deus e estão sendo transformados pela graça de deus e é a convicção de paulo que ninguém pode ser justificado observando os mandamentos da torá se não somente pela fé em cristo jesus esta é uma frase densa e pode se referir a fidelidade do próprio jesus para viver e
morrer em nosso favor o poderia se referir a nossa própria confiança e devoção a jesus de qualquer forma a mensagem é clara as pessoas são justificadas apenas ao confiar no que deus fez por elas através de jesus não pelo um impulso mesmas no coração do evangelho de paulo está afirmação de que quando as pessoas confiam no jesus messias o que é verdade sobre ele se torna verdadeiro sobre elas sua vida morte e ressurreição se torna um deles ou em suas palavras eu fui crucificado com o messias e não sou eu quem volta à vida é
o messias que vive em mim ea vida que agora vivo eu vivo pela fé no filho de deus que me amou e se entregou por mim e então a razão pela qual qualquer um pode dizer que está bem com deus o que pertence à família da aliança de jesus não é porque obedeceu às leis naturais é somente por causa do que jesus fez por eles que eles nunca poderiam fazer por si mesmos agora essa compreensão profunda do que jesus realizou tem enormes implicações para quem pode agora fazer parte da família da aliança de deus e
o que significa viver como um membro dessa família então paulo primeiro menciona as histórias sobre abraão em gênesis o coelho foi justificado ou declarado justo diante de deus simplesmente por ter fé ao confiar na promessa de deus naquele dia todas as nações encontrariam uma benção de deus através dele e de seus descendentes o propósito de deus era sempre ter uma família grande multi-étnica de pessoas que se relacionam com ele e com base na fé não nas leis da torá mas isso levanta uma questão importante porque foi então que deus deu as leis da torá israel
aqui paulo oferece uma explicação muito breve e densa que mais tarde ele completará em sua carta aos romanos ele observa que as leis naturais foram dadas a israel no monte sinai muito depois da promessa de deus a abraão e se você ler aturar cuidadosamente ele disse você verá que deus sempre desejou que as leis fossem uma medida temporária ele disse que as leis tiveram um papel negativo e positivo negativamente as leis agiram como uma lupa sobre o pecado de israel elas expuseram como israel compartilhou a condição humana pecaminosa é constantemente se rebelando contra a lei
de deus e assim a lei que é boa acabou pronunciando israel e toda a humanidade como ocupados ou em suas palavras as leis aprisionavam todos sobre o poder do pecado mas as leis também tinham um papel positivo elas agiam como um professor rigoroso da escola que mantinha israel na linha até a vinda da prometida descendência de abraão o messias e quando o messias veio ele cumpriu o propósito das leis em favor de israel jesus foi o fiel israelita que realmente amou a deus e ao próximo e como rei de israel morreu para levarem cia maldição
e consequência do fracasso de israel e trazer a redenção e agora através de jesus a descendência de abraão a benção de deus pode chegar a todas as pessoas independente da sua etnia status social ou gênero para paulo não faz sentido exigir que os cristãos não judeus observem aturar esse tipo de exigência age como se jesus não tivesse cumprido a promessa de deus ou lidado com os nossos a negligência a nova liberdade adquirida para nós através de jesus e do dom do espírito e limita a promessa e benção de deus a uma família étnica mas os
adversários de paulo podem argumentar que as leis da torá são um guia comprovado para viver de acordo com a vontade de deus como os cristãos não judeus aprenderam isso paulo responde nos capítulos 5 e 6 descrevendo como a presença transformadora de jesus através do espírito ao segredo as leis naturais são boas são sábias de spaulo de fato todas elas podem ser resumidas como jesus fez no mandamento de amar ao próximo como a si mesmo mas as leis boas como são não deram israel poder de obedecê-las em comparação a boa nova é que jesus cumpriu as
leis em nosso nome e agora ele vive em nós através do espírito transformando o seu povo em novos seres humanos que cumprem a lei amanda os outros então paulo continua o contraste é entre a antiga ea nova humanidade os hábitos da antiga unidade são óbvios estes são comportamentos que dizem as pessoas destroem relacionamentos e comunidades inteiras e enquanto as leis da torá proibiam esses comportamentos jesus realmente aniquilou se na cruz então quando uma pessoa confia em jesus e vivem independência do espírito a vida de jesus se torna dessa pessoa e produz aquilo que paulo chama
de fruto do espírito este é o modo de vida de jesus que ele quer reproduzir na sua família para que se tornem pessoas de amor alegria paz paciência bondade fidelidade humildade gentileza e autocontrole mas esse fruto não é automático de spaulo ele requer cultivo assim como o fruto real ou em suas palavras se vivemos pelo espírito temos que nos manter em sintonia com o espírito isso requer intencionalidade temos que aprender a podar os nossos velhos hábitos e cultivar novos e ao fazê-lo somos levados pelo espírito à medida que jesus renova as nossas mentes e corações
e nos torna pessoas que amam a deus é os outros e assim a jesus cumpre o que paulo chama de dourado messias no final paulo conclui esse requisito para os cristãos se tornaram observadores da torá ou serem circuncidados é um caminho que perde o foco no objetivo o que realmente importa é a nova criação de deus essa família multiétnica do messias pessoas cheias de fé em jesus que estão aprendendo a amar a deus e os outros no poder do espírito e é disso que trata a carta aos gálatas
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