bem antes de ler o texto sagrado preciso agradecer à organização da fiel principalmente na pessoa é do ric e do thiago por terem me convidado para fazer aquilo que eu mais gosto de fazer que é ser instrumento de deus na explicação na exposição na pregação da palavra e eu espero e tenho orado já há algumas semanas para que deus use esse tempo que eu vou ter nessa manhã pra falar a você como ele tem incomodado a mim eu vou falar de um salmo muito querido muito precioso para nós e nunca é fácil falar de textos
que a gente conhece bem é mais fácil falar assim de algum profeta que daqueles que parece que as duas páginas grupo na bíblia você passa de vez em quando não sabe achar um hectar por isso que eu escrevi habacuque porquê desses as pessoas às vezes acha alguma coisa nova que elas não conheciam mas quando vai falar do salmo 139 parece que todo mundo conhece tão bem ama esse texto a tal ponto que a sac vai sair alguma coisa nova nós queremos que essa palavra não é só a mera poesia bonita ela é pregar celeb palavra
viva de deus então eu vou convidar você abrir a sua bíblia nos aos 79 nós vamos ler esses ao me pediu que deus fale conosco por intermédio desse esse belo poema diz assim ao mestre de canto saúde davi senhor gomes ondas e me conheces sabes quando minha cento e quando me levanto de longe penetras os meus pensamentos os quadrinhos o meu andar eu deitar e conhece todos os meus caminhos ainda palavra me não chegou a língua e tu senhor já conhece toda a micex por trás e por diante e sobre mim pões a mão ao
conhecimento é maravilhoso demais pra mim é sobremodo elevado não posso atingir para onde me ausentar e do teu espírito para onde fugir e da tua face se subir aos céus lá estás se faça a minha cama no mais profundo abismo lá está também sintomas as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares ainda lami haverá de guiar a tua mão e atua disse travassos terá se eu digo às trevas com efeito encobriram ea luz ao redor de mim se para a noite até as próprias trevas não teceram escuras as trevas ea luz são
a mesma coisa pois o formato do meu interior twitter sei se no seio de minha mãe graças te dou visto que por modo assombrosamente maravilhoso me for márcio as duas obras são admiráveis ea minha alma ou sabe muito bem os meus ossos não te foram encobertos quando no culto foi formado e entretecido como nas profundezas da terra os teus olhos me viram a substância ainda informe e no teu livro foram inscritos todos os meus dias cada um deles escrito e determinado quando nenhum deles havia ainda que preciosos pra mim o deus são os teus pensamentos
e como é grande a soma deles nos contasse recebem os grãos de areia contaria contaria sem jamais chegará ao fundo do mar ao deus desse cabo do perverso apartar depois de mim homens de sangue eles se rebelam insidiosamente contra ti como teus inimigos falam malícia não aborreço senhor os que tinha morressem e não abomina os que contrate se levantam aborreço com ódio consumado pra mim são inimigos de fato som do meu deus conhece o meu coração prova me conhece os meus pensamentos e se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho à terra
vamos pedir que deus nos oriente mais uma vez fecha os seus olhos senhor estamos diante da tua palavra carecendo de entendê-la melhor do que nós já conhecemos mas sabendo que ela é viva e eficaz e mais penetrante do que uma espada de dois gumes nós pedimos que nessa manhã o senhor faça isso só dos nossos corações e conhece o e mostra nos o que nós precisamos enxergar moramos em nome de cristo a lei nesta manhã eu gostaria de falar sobre o conhecimento de deus e com fundamental ele é pra vida cristã quando falo de conhecimento
de deus eu estou me referindo tanto ao conhecimento que deus tem um de nós quanto o que nós temos dele porque essas coisas estão conjuntas nós precisamos conhecer a deus para melhor entendermos a nós mesmos como o próprio joão calvino colocou muito bem no início de suas institutas então deus sabe de coisas a nosso respeito que nós não podemos saber a parte dele por isso nós precisamos buscá lo não só para conhecer quem ele é mas o que ele fez inclusive nós mesmos e na intenção de nos entendermos melhor nós temos que dar ouvido a
ele e quando eu falo de conhecimento de deus eu não estou me referindo apenas à conhecimento intelectual ou se você quiser de teologia porquê porque às vezes nós sabemos de pessoas que conhecem um pouco as escrituras mas mesmo conhecendo as escrituras elas não conhecem algumas coisas acerca delas mesmas e do próprio deus está aconselhando pessoas recentemente tentando fazê los sair do seu pecado ea resposta delas era sim é pastor mas eu conheço a palavra já tratou de gente assim mas eu conheço a palavra acontece que esse conhecimento de deus o qual nós vamos falar é
muito mais do que saber a respeito de deus é muito mais do que obter informação sobre deus jonas é um exemplo disso jonas tinha conhecimento de deus mas não conhecia bem a deus se lembra que algumas vezes no livro de jonas ele mostra que ele sabe muito bem quem deus é você não acredita que ele aja do jeito que ele age mas eu creio que ele o faz porque ele não sabe muito bem do que deus é capaz e ele não conhece totalmente ainda antes de toda a história que nós vemos é um jonas quando
é confrontado pelos marinheiros ele diz é um circo senhor que fez os céus a terra eo mar e os marinheiros tão prestão ficam loucos porque assim se você sabe que o seu deus fez o mar como é que você foge dele no mar não dá pra entender esse cara e se jonas acho que não tá entendendo as coisas e se jonas expressa outras coisas acerca de deus parece inconsistente por exemplo no capítulo 2 ele fala o senhor pertence à salvação no capítulo 4 e fala só deus eu sabia que o senhor é dar como passivo
e porque ele não perde há salvação quando está no barco porque não clama pela compaixão de deus quando evitar a tempestade é porque jonas conhece coisas acerca de deus mas ele não teve ainda alguns dos seus sua cegueira suas tiradas ainda não se enxerga como a gente diria o conhecimento teológico que ele tem por não ser precioso ao seu coração acaba de lhe fazendo mal ele acha que conhece a deus mas ele não conhece eu acho que tem pessoas que são assim membros da igreja que não sabem o que o hebreu chamava de conhecimento proibiu
quando eu falava assim eu conheço a minha esposa ele queria dizer eu sou intimamente ligado a ela eu a amo intimamente quando a gente fala que nós conhecemos a deus pra mente do hebreu isso é uma coisa muito séria envolve uma intimidade muito preciosa é por isso que nos salva 25 é dito assim a intimidade do senhor é para os que o temem são os que o temem que podem se aproximar dele e usufruir dessa intimidade eu sei que você conhece eu conheço e talvez nós estejamos numa situação em que a gente acha que a
gente conhece a deus mas falta muita intimidade com o nosso e é por isso que eu resolvi expor o salmo 139 porque eu acho que ele é precioso para isso o salmo 139 ele é ideal para nós tratarmos de como espantoso é o conhecimento de deus e quando necessário para a nossa saúde espiritual o verbo conhecer no hebraico guiada ele é um verbo que aparece muito ele é a palavra chave deste salmo ele começa a missa começa dizendo senhor tu me sondas e me conheces sabes quando minha cento e quando me levanto a palavra não
me chegou a língua e puja conheces ele repetiu algumas vezes para os versos ele usa conhece sabe que está usando o mesmo verbo hebraico aqui porque porque este salmo é sobre o conhecimento de deus e como deus nos conhece e nós precisamos conhecê lo mais o salto em quatro partes de seis versos cada é fácil você entender a lógica da estrutura dele de uma 6 é uma parte 7 a 12 a segunda parte 13 e 18 e depois de 1924 isso é consenso entre os estudiosos o que eu gostaria de fazer é caminhar pelas primeiras
três partes mais rapidamente falando dos atributos de deus de coisas que davi fala acerca de deus e de como ele reage a esse conhecimento de deus o impacto que esse conhecimento tem sobre davi para depois gastar mais tempo no finalzinho do salmo que é a parte que ninguém entende que quando eu digo ninguém eu quero dizer sim porque davi chega a falar o que ele fala estava tão bonitos alvo é verdade até o 18 é tão lindo e chega no 1999 porque davi não estraga mas eu gostaria que a gente estudasse entender se o porquê
das implicações e daquela oração final que volta ao ponto inicial mas eu acho que essa guinada na poesia na oração dele que parece não fazer sentido faz muito sentido e é por isso que é fundamental é fundamental a gente demonstrar como o finalzinho do salmo se encaixa no restante dos álbuns a minha intenção é mostrar como o conhecimento de deus é necessário a confrontar os nossos pecados e pra que nós pensamos as nossas fraquezas vão começar olhando para a parte mais conhecida do salmo os versos 11 a 18 que falam do conhecimento de deus e
como falei que é o saldo é dividido em quatro partes as três primeiras tratam de três grandes qualidades de deus aquilo que em teologia a gente chama de atributos as qualidades as características de deus dos versos uma 6 demonstrou um deus que é onisciente ele sabe todas as coisas os 10 17 a 12 tem tudo a ver com essa conferência falam de um deus onipresente versus 13 e 18 vão mostrar o lado criador de deus então ao tratar dessas três coisas ele não está falando coisas desconexas ele tá exaltando qualidade de deus que na verdade
estão interligadas porque deus sabe de todas as coisas porque ele não só está presente em todo lugar mas ele me fez ele sabe a minha história do início ao fim por isso deus sabe de todas as coisas eu quero atentar para algumas qualidades a um pouco mais dessas três qualidades e ver o impacto que isso causa na vida de davi ter só um deus onisciente que davi está querendo dizer aqui ele está dizendo que deus o conhece profundamente ele fala tu me sondas e me conhece esse verbo sondar a idéia de cabuca deus vai lá
embaixo no mais profundo para encontrar o que precisa ser a tratado ele perscrutam mais interior do salmista aeac da vida tá falando assim ó deus deus faz esse tipo de trabalho sendo que faz esse trabalho comigo é muito pessoal o relacionamento dele com deus aqui muito íntimo e ele está dizendo que deus de maneira muito individual trata dele ele me sonda e me conhece e depois os versos 2 a 4 vai mostrar como é que deus o conhece como é que deus sabe da sua vida então ele vai mostrar que deus conhece tanto a sua
vida ativa quanto à sua vida passiva com tanto quando ele está fazendo coisas quando ele sabe assim como quando ele está deixando de fazer coisas ou só planejando o verso dois fala sabe quando me assento e me levanto verso 3 vai inverter vai falar em quadrinhos o meu andar e o meu deitar isto é primeiro no verso 2cv passivo depois ativo no 3 é o ativo depois do passivo ele está brincando com poesia dizendo deus sabe todos os momentos da minha vida ele também sabe tanto do exterior como do meu interior por isso que no
verso 2 ele fala de pensamentos segunda parte dos dois fala de longe penetras os meus pensamentos porque de longe porque deus habita num alto e sublime trono mas ele fala mas eu também hábito com o facul com abatido com aquele que carece de mim aqui o sal está conseguindo aliar duas qualidades importantíssimas de deus a sua transcendência ea sua iminência o fato dele ser totalmente outro e o fato dele habitar conosco que eles se fazer presente conosco a calvino sabia muito bem que a deus nos conhecia de uma forma que ele não precisava que nós
expressasse mos coisas então no verso 4 quando fala assim ainda palavra milão chegou a língua e tu senhor já conhece toda é porque deus não precisa ouvir você fala deus sonda corações ele sabe de onde procede cada palavra sua então deus é onisciente deus também se mostra que nas palavras de davi onipresente isto é não se pode da presença de deus desde que o verso 7 ele começa a dizer sim deus eu quisesse fugir da onde eu fugiria não tem pra onde não que ele esteja querendo fugir mas ele começa agora expressar é possível possíveis
tentativas de fuga foi a de jonas que é sempre vai levar à falência 1018 fala assim se subir aos céus lá estás se faço a minha cama no mais profundo abismo lá está também céus e abismo ou shell às vezes são entendidas por alguns como sendo morte quando você morre você vai pro céu ou o inferno mas eu creio que a melhor é tradução aqui não tem a ver com o lugar pós morte e sim com extremos geográficos para dizer se eu vou para o mais alto senhor tá lá se eu tô no mais profundo
o senhor tá lá também no verso o nome fala assim se toma as asas da alvorada muito provavelmente essa expressão é se eu pego carona na velocidade da luz se e o salmista que não tá fazendo o cálculo ele está percebendo uma coisa que todo dia você percebe no amanhecer ele sabe quando o sol desponta de repente toda a terra iluminada ele sabe que a luz invade o nosso planeta com velocidade com espanto e disse eu fizesse isso ainda assim eu não fugiria da tua presença porque porque o amor de deus é alto profundo e
largo davi é paulo expressou o que davi estava querendo dizer que lá em fezes capítulo 3 e aí ele prossegue dizendo assim mas se eu fizesse o mais difícil de tudo se eu fosse para um lugar mais escuro versus 11 12 mesmo assim eu não conseguiria fugir de deus porque não conseguiria fugir de deus aí vem a terceira qualidade porque deus me fez no lugar mais escuro deus começou a minha vida no lugar mais escuro por isso que o resto 13 tem um pois ele está dando uma ilustração pois tu formaste o meu interior tumi
tc este no seio de minha mãe no lugar onde começou tudo escuro eu estava acompanhando cada coisa é acerca da minha vida e eu fico assim quando eu leio esse trecho de 13 em diante eu fico encantada com a forma como davi louvava com tão pouco conhecimento não é ele não sabia não tinha que os vídeos de vida intra-uterina no entanto ele falou assim ah eu tenho vídeos eu já vi essas coisas e muito mais do que ele eu falo uau porque ele sabe que deus é criador e sustentador dele desde o início de sua
vida agora presta atenção em como é que deus deve reagir eu falei das qualidades deus onisciente onipresente criador como ele reage qual é o impacto que esse conhecimento tem a sobre davi e aqui eu preciso destacar uma coisa que eu ainda não falei o salmo inteiro é muito pessoal não é só o começo o salmo inteiro um comentarista chamou a atenção para o fato de que no original existem 50 referências à pessoa de haver algum pronome pessoal na primeira pessoa do singular 50 vezes turmes ondas me conhece sabe quando eu me levanto quando eu me
acende o tempo todo o sal é assim porque porque deus não é só onisciente sabe todas as coisas ele me conhece ele não só está presente em todo lugar ele está presente comigo ele não só fez todas as coisas ele me fez então não é impessoal esse conhecimento pra ver é muito pessoal e é muito tocante é por isso que ele reage de maneira bela eu quero chamar apesar de duas reações comuns e preciosas primeiro ele adora a deus pelo momento que ele para ele faz louvor eles se dobra diante do senhor e verso 6
tal conhecimento é maravilhoso demais pra mim é sobremodo elevado não só atingir 10 14 graça sido visto que foi modo assombrosamente maravilhoso me format as suas aulas são admiráveis ea minha alma o sabe muito bem ele está apurando o seu deus é igual paulo em romanos quando começa a expor a salvação em cristo jesus e chega no final do capítulo 11 ele não consegue se com dele precisa isso o dia ou rua e adoração porque deus em um cantador pra ele deus é maravilhoso pra ele ele adora deus porque deus o surpreende inclusive o conhecimento
que deus tem dele davi é surpreendente ele fica pasmo espantado com esse conhecimento que deus tem do próprio da v é por isso que a gente vê aqui expressão de adoração mas não só a adoração ele confia nesse deus se deus é digno de descanso de confiança o universo 5 ela sinto-me certas por trás e por diante sobre mim pois a tua mão a idéia de que deus não está deixando escapar deus vai adiante dele deus está atrás dele e ele protege em cima ele está protegendo em todo lugar verso 10 depois de lhe falar
se eu for pra lá e pra cá eu vou fugir da presença de deus ele fala não mas ele não quer fugir do universo 10 ainda lami haverá de guiar a tua mão e atua testar a luz terá a onipresença é que a une ciência de deus fazem com que da v60 se confiante não preocupado que deus o conhece que deus está presente com ele ele descansa nisso esse conhecimento de deus é tão espantoso mais do que ele consegue suportar que no verso 18 a nossa tradução talvez não pegue a melhor sentido da expressão original
a maioria dos comentaristas diz que há a ideia do verso 18 é que você tá contando e você não consegue chegar ao fim e você dorme e acorda então esses aumentos está encantado com deus ele adora a deus ele confia em deus mas já têm uma terceira reação do que ela chama atenção que essa estranha aí que a gente vai chegar lá mais espantosos de todas que a empregar ação é um pedido que deus jung o simples é ser uma reação que ele tem a partir do verso 19 até o verso 22 a gente vê
aquele trecho do salmo que alguns de nós gostaria de tirar da leitura durante o domingo né gente leu o salmo 119 de outros oito por 23 24 porque essa é a parte que é difícil de engolir para algumas pessoas mas a gente precisa entender lá a reação do salmista que nos surpreende na verdade é muito instrutiva porquê porque no livro de salmos as implicações tem o seu lugar elas têm o seu lugar elas representam a justiça retributiva de deus esses versos eles expressam ira contra aqueles que desprezam a deus e não dá pra ficar silente
quanto quando aquele a quem você mais ama e ofendido o verso 20 creio que a melhor tradução do final do verso 20 como teus amigos falam alícia é a idéia de que eles falam em vão e aí a maioria dos estudiosos vai dizer a ideia que é uma referência a tomar o nome de deus em vão é desrespeitar a deus em mais alto grau e quem ama a deus não pode ficar passivo diante disso é por isso que deve falar sim senhor faz alguma coisa senhor ele abomina os que abominam o senhor ele está tão
comprometido com deus que ele não tolera os que desprezam o senhor com atenção porque eu vou falar eles não são pecaminosos linguagem de emprego a ação isto é de pedir que deus julga ghosn não é uma linguagem pecaminosas no livro de salmos alguns estudiosos que acham mas essa não é uma boa interpretação porque a gente tem alguma segura algumas evidências de que isso não é pecaminoso primeiro lugar jesus cristo cita salmo em precatório o salvador que não a pé cá ele usa linguagem em precatório é contra os fariseus de seus dias mas não só isso
você diria sim amar jesus conseguir assim né estou agora a gente não mas curiosamente almas que foram removidas e estão na presença de deus portanto já estão santificados lá no livro de apocalipse hora em precatória mente elas proferem em linguagem de juízo da parte de deus para com aqueles que o despreza num certo sentido em linguagem precatória contém uma esperança escatológica de juízo e por isso é uma expressão de lealdade para com deus então eu queria deixar muito claro antes de dizer o que vou falar daqui a pouco já muito claro que não é uma
linguagem em si mesma pecaminosas eu não defendo que davi esteja é falando bobagem aqui para usar um português bem popular mas os versos 21 e 22 nos incomoda bastante porque aqui a linguagem fica pesada olha só não aborreço sem eu o senhor os que tinha morressem e não abominamos que contrate se levanta aborreço sus com ódio consumado pra mim são inimigos de fato há aqui a gente tem uma linguagem pesada da vida falando tão bem mas aquele começa a ficar irado contra os seus inimigos e às vezes a gente se questiona será que dá vida
falando apropriadamente o verso 22 a no verso 22 o salmista diz que ele odeia os inimigos com ódio consumado essa palavra consumado ela é atrás a idéia de com completo de que é abrangente quando é usado em outras partes do antigo testamento quer dizer que ela não deixa escapar nada ela é completa ela é profunda e abrangente ela expressa intensidade e talvez aqui agora a gente vai entrar em terreno perigoso mas eu acho que é importante talvez isso nos diga que o tipo de ira de davi estivesse correndo o risco de ser exagerada atenção preciso
entender errado que eu acabei de falar eu não estou dizendo que davi a falou que não devia mas de que ele ter seu bebê um algo que pode facilmente se tornar pecaminoso por isso que eu digo que a empresa a ação é a reação das mais surpreendentes porque não é só para nós que é surpreendente até para ele é surpreendente parece que aqui davi vai atentar para o fato de que a linha que divide pecado e justiça é muito tênue muito tênue às vezes a gente se expressa irá contra os pecados de outros e tá
certo a gente expressar mas a gente o faz de maneira errada quantas vezes você se levanta contra coisas injustas e deveria fazê lo deus te deu irã exatamente para você não ser apático diante de coisas injustas mas você o faz de forma pecaminosas eu tenho aprendido uma coisa eu já disse isso pra igreja onde o pastoreio que a ira ela é é muito reveladora ea maldade dela tá no relato revela não só no que ela faz deixa eu explicar isso a gente tem a impressão de que uma pessoa irá com uma pessoa assim muito a
brava o tempo todo explosiva de pavilhão curto ela faz mal quando ela explode quando ela explode só revela quem ela é é por isso que a ira humilha tanto a gente porque a ira mostra quem nós somos de verdade e como nós nos amamos exageradamente e como nós temos outros deuses que não o senhor irei tremendamente revelador muito reveladora nessas horas rainhas nossas máscaras sabem é eu costumo dizer que criança a gente fala que a criança franca né a criança muito francamente acho bonito não é pecadora você não sabe esconder você sabe você e eu
aprendemos a gente é bom nisso tudo bem contigo ótimo e não tapa num está fervilhando aqui dentro explodindo aqui dentro a gente sabe se portar até mais ou menos bem diante de quem a gente não gosta tudo bem a gente olha algo que a gente acha que não ter nada bom e desinteressante nós somos bons nisso a gente usa máscaras nós nos escondemos das pessoas e sabe o que me surpreende é aqui que me chamou a atenção do norte lançar uma quinta escrevendo isso entende bastante de coração vou dizer que ele entende bastante coração porque
quando ele foi escolhido para ser ungido rei de israel deus falou para samuel vocês vêem a aparência mas eu enxergo coração é por isso que passou um filho dias é mas o outro passou outro passou outro chegou meio e ele foi escolhido em atos ele é chamado de homem segundo o coração de deus no final da sua vida pouco antes de morrer ele tem a incumbência de preparar para a construção do templo e chama o seu filho salomão e diz filho ela em primeiro crônicas 28 fazem filho a sirva a deus com um coração íntegro
ou porque deus conhece o coração sabe sabe muito bem do que está falando desde o início da sua vida até o final da sua vida o tema decoração é muito forte e eu acho que ele conseguiu transmitir isso pra salomão porque salomão o autor bíblico que mais fala de coração provérbios que ele sabe que deus perscruta coração é aqui e agora que eu vejo uma coisa que deve aprender o que eu acho fascinante no meu entendimento no salmo davi passa a entender que as suas paixões podem ser perigosas podem ser perigosas ele teme a intensidade
delas por isso que ele não confiava e inteiramente em seu coração ele sabe que o nosso coração é capaz de contaminar até os nossos melhores momentos de oração e adoração não se pega às vezes no momento com um bom falando com deus e de repente uma bobagem somente você tá lá no culto o pastor tá falando etapa o nito e edificante e aí de repente uma criança faz alguma coisa você pede atenção e viaja a pensar na segunda feira acontece frequentemente seu coração estraga os melhores momentos de intimidade sua com lewis o seu coração estraga
os seus temores suas fraquezas e davi sabe disso eu creio que é por isso que ele termina um salmo do jeito que ele termina porque ainda que ele esteja correto em dizer senhor os inimigos precisam ser castigados ele não pede no final pra deus sondá lo como quem está confiante de que não tem nada errado no seu coração não faria sentido se não ele não moraria ver se há em mim algum caminho mau ele sabe que o seu coração enganoso que até nos melhores momentos da sua vida o seu coração pode estragar sua intimidade com
o senhor é por isso que ele percebe a necessidade de deus perscruta lo novamente ele parece está ciente de que sua ira santa pode se contaminar por que o seu coração é imperfeito e ele pede que deus onde e remova qualquer impureza eu quero deixar bem claro aqui de quê ah eu não repito não estou dizendo que davi fez errado mas ele está consciente de que pode falhar ele teme que haja alguma empresa é por isso que ele ora como ele ora então a vossa volta o verso 23 é como quem diz ah sim senhor
eu sei que o senhor sondas onda de novo tem momentos da nossa vida que certas verdades ganham nova cor pra gente me lembro quando eu morei um tempo fora com os meus pais e irmãos nós passamos é no exterior alguns anos e eu tivemos problemas sérios de saúde a gente teve algumas outras lutas quando nós voltamos na primeira igreja que meu pai foi pegar a igreja que ele pastore avante nós sairmos ele pegou e depois conduziu à igreja cantar tu és fiel senhor eu lembro que mesmo moleque eu chorei e chorei e chorei ele não
conseguia cantar que sair da igreja estava envergonhado eu chorar porque mesmo moleque eu entendi que deus é fiel mas se você perguntar se a senhora não sabia disso antes claro que sabia mas naquele dia eu entendi que tem momentos que parece que certas qualidades de deus ganhou uma nova cor mais bonitas assim mas deus é fiel mesa afirmam não ter a tecnologia não claro mas sei que agora que um sente seu experimento disso eu creio que dá vida carente disso ele sabe tudo e sondas e me conhece senhor sonda o meu coração e conhece os
meus pensamentos ele está pedindo que deus o prove de uma nova forma porque ele quer que deus remova qualquer imundície mais secreta e imperceptível dele lembra foi davi que orou sim senhor absolve me das faltas que me são ocultas ele sabia que ele tinha coisa que eu não percebia a respeito seu coração é por isso que ele ora como fez no final do salvo ele não confia na sua própria consciência ele sabe que ele precisa conhecer mais a deus a fim de conhecer se melhor eu quero terminar falando a de como o conhecimento de deus
é necessário na vida de um personagem neo testamentário pedro aí eu escolhi pedro por causa de algumas histórias preciosas mas também porque ele termina sua carta segunda carta com uma última recomendação a última recomendação que ele tem é crescer a graça e no conhecimento de nosso senhor e salvador jesus cristo então ele pede que você cresça no conhecimento portanto o que eu vou dizer agora não é para pessoas que não conhecem a deus e precisam passar a conhecê lo eu estou falando com pessoas que talvez já conheçam a deus mas precisam crescer no conhecimento dele
isso vale pra onde você estiver na sua caminhada cristã quer lembrar você que a foi por causa desse conhecimento da pessoa de jesus cristo o deus encarnado que pedro passou a se entender melhor assim encher garmser war haver sus seus pecados suas fraquezas eu quero lembrar de duas ocasiões a primeira ocasião foi quando cristo depois de ter encenado às multidões a partir do barco de simão instalar no bairro de semana está a afastar-se pela multidão estava pressionando ele ele começa a falar com as pessoas terminar de falar em cima vamos águas profundas nossas redes senhor
eu já pesquei a noite inteira e de peixe eu entendo o senhor mas por que o senhor falou por respeito ao senhor vou lançar ele lança as redes a gente conhece a história sabe que deu seu negócio mágica levaram todos pulam na rede mas que peixe de toda a redondeza vieram popular na rede e aí as redes começaram a rasgar começar a rasgar e pedro tá tendo dificuldade de chama do barco eles repartem entre os dois barcos e os barcos começa a afundar diz o texto ao inverso seguinte fala que pedro viu tudo aquilo e
ele disse pra deus assim jesus cristo o deus encarnado senhor retira de mim porque sou pecador porque pedro reage assim ele conheceu jesus cristo conhecer e saber quem era jesus ele tem muitas qualidades de jesus mas está mais próximo de jesus e ver o que jesus havia feito revelou o seu ceticismo a sua incredulidade mas o que me espanta no texto é só isso é que jesus poderia ser tão bom mas ele não faz isso porque quando deus cuida dos seus filhos ele não expõe os seus pecados para deixá-los no ridículo ele faz para tratar
e é por isso que o final daquela história daquela perícope jesus cristo fala assim não temas doravante serás pescador de homens em outras palavras pedro você não está entendendo eu estou tratando de você porque eu vou fazer você vencer o temor das pessoas você não vai mais ser incrédulo quando você prega se vai ser confiante quando você pega você vai ser pescador de homens jesus cristo revelar o pecado de pedro a fim de tratar lo de moldá-lo a segunda ocasião você conhece muito bem o episódio a famosa conversa que cristo tem o cristo ressurreto tem
com pedro depois que pedro havia negado a jesus três vezes e aí jesus tá lá conversando e pedro nunca mexi na vespeiro porque é muito ruim jesus cristo tá bom tá comendo jesus então terminado momento começa assim simão filho de joão tome amas e aí eu respondi senhor tu sabes que ele não afirma só claro que sim eles assim ó tu sabes em outras palavras comissom da semi conheces jesus vem segunda vez pedro lamas senhor tu sabes que te amo aí vem a pior de todas a terceira porque a pior de todas porque três bate
com as três vezes que ele traiu jesus ele sabe ele percebeu que jesus estava ferindo e machucando ele então o texto deixa bem claro que ele se entristeceu porque jesus perguntou a terceira vez ele podia esse tecido pela segunda vez como quem diz ouviu você não acredita em mim mas não a terceira vez remontou a sua falha e é por isso que ele diz algo um pouco diferente senhor tu sabes todas as coisas e sabe que eu te amo é como se da terceira vez ele entender se baixar a cabeça falar sem a opção do
meu coração prova me conhece os meus pensamentos esse é um caminho mau caminho de jesus está tratando de lei e está tratando de uma forma que ele ainda não havia se conhecido o seu pecado foi muito revelador mas mais revelador ainda foi a maneira como jesus tratou dele porque porque não fica só na humilhação e jesus não fala assim agora aprendi a lição não o que acontece é que jesus cristo trata dele as três vezes quando respondi que ama jesus fala com assento as minhas ovelhas apascenta as minhas ovelhas terceira vez a paz entre as
minhas ovelhas cuida delas e em seguida jesus profere uma profecia sobre como pedro iria morrer porque jesus dizer se que jesus está tratando é de pedro pedro não tinha dúvida de que amava cristo mas ele ainda não havia se dado conta de que o salvador precisava tratá lo em relação ao seu temor de homens ele tem as pessoas como eu e você que fazemos muitas coisas por causa do que os outros estão vendo mas cristo revela o seu pecado não só para oferecê lo mas para transformá lo em um pastor ousado perante os seus adversários
a gente tenha vivência bíblia disso em atos em dois momentos que a gente vê como deus tratou de jesus cristo como jesus cristo aprontou de pedro e isso funcionou e suou operou maravilhas primeiro em atos capítulo 4 quando pedro conversando lanusse médio isso que cheio do espírito e pausadamente contra eles e aí eles dizem a tim é assim que pensa a sessão importa antes obedecer a deus e os homens atenção se você está lendo a bíblia pela primeira vez eu imagino que você fica espantado porque três quatro capítulos atrás pedro tem medo de homens joão
segue com o ato se você olhar para o cano você fala assim serei eu mesmo pedro transformado jesus cristo tratou dele e não tem medo de homens mais ele também não tem ceticismo porque o capítulo 10 ele é levado pra falar pra gente e os da casa de cornélio se sabe que pedro tem um pé atrás em relação a gente os jesus cristo tem que mostrar para ele o véu com os animais dizendo não tem mais impureza vai lá e fala ele vai falar isso cometem e os outros judeus só assim é possível receber o
espírito santo também e aí pedro assim ó receberam em quem diz que não viu ser batizados não tem mais ceticismo não tem mais a divisão de quem deve ser abençoada que não leve tendo aqui está tratado eu quero que você entenda que o mesmo tratamento que o salvador teve com pedro ele pode ter com você também a ele pode fazer você enxergar coisas a seu respeito que você ainda não viu você precisa disso você precisa fazer como tiago nos ensina no capítulo 11 da sua epístola olhar pra a bíblia da escritura como um espelho e
quem olha para o espelho se logo esquece da sua aparência não usou o espelho pra que serve o espelho pra você olhar e ver o que está errado e corrigir e é isso que a a escritura nos ensina que deus não expõe só as suas vergonhas para que você saia machucado ele expõe os seus pecados e suas impurezas pra conduzir você a maturidade eu falei no início eu repito conhecimento de deus é fundamental para a vida cristã você não pode só conhecer a deus você tem que crescer no conhecimento de deus eu vou orar e
vou pedir uma coisa que eu e você nunca percamos um encanto pelo senhor a gente precisa assim você precisará pessoas à sua igreja assim tem gente que acha que conhece a deus mas deus perder perdeu o encanto deus não é mais maravilhosamente chega assombroso e para o salmista era mas ficou mais ainda quando ele percebeu que o seu coração é capaz de fazer o que deus pode fazer quando trata coleções vamos orar senhor tudo sondas e nos conhece sabe da nossa vida do início ao fim todos os dias da nossa vida estão contados mesmo antes
de qualquer um deles senhor nós sabemos que nosso coração é enganoso desesperadamente corrupto mais do que todas as coisas e só o senhor pode conhecê lo por isso nós pedimos como davi pediu usa essa conferência senhor usa o nosso domingo rotineiro os as nossas conversas com irmãos e irmãs em cristo para que o senhor som de o nosso coração novamente e conheça os nossos pensamentos o pai perscruta o nosso interior olhe para as motivações do porque a gente faz certas coisas mostra-nos isso expõe nos as nossas motivações impurezas e faz-nos andarem caminho de vida eterna
moramos em nome de cristo