Olá é uma alegria poder falar nesse evento e o tema que me foi passado é um tema que e mexe muito comigo é a história do sionismo Cristão tristemente cedo na história da igreja surgiram duas acusações contra os judeus feitas por cristãos essas acusações surgiram sobretudo numa época em que os cristãos gentios começaram a ser maioria na igreja cristã a primeira acusação é a acusação de deicídio ou seja atribuir-se ao judeus coletivamente a culpa pela morte do Senhor Jesus a gente precisa lembrar que o credo dos Apóstolos afirmava que o Salvador pceu so Pôncio Pilatos
na sagrada escritura foi a aristocracia do templo e as massas ou seja os partidários de Barrabás e não o povo Judeu como um todo os responsáveis pela crucificação de Jesus mas infelizmente cedo a partir do segundo século depois de Cristo a igreja eh passou a usar essa acusação contra o povo Judeu como um todo dessa primeira acusação de deicídio Surgiu uma teoria da substituição que se tornou muito aceita na Igreja Primitiva e na igreja medieval a nova aliança firmada com a igreja seria uma substituição da aliança mosaica firmada com Israel assim a igreja gentílica seria
o Novo Israel ou seja a igreja gentílica herdaria os pactos as promessas as esperanças espiritualizadas que foram dadas ao antigo Israel mas como Geraldo macdermot nota o Novo Testamento jamais chama a igreja de Novo Israel só que vários pais da igreja aqueles escritores cristãos que moldaram o pensamento e a doutrina da fé a partir do sego século afirmaram o deicídio e também a teoria da substituição com maior ou menor virulência pode ser citado aqui Inácio de Antioquia Justino máte melitão de sardes Hipólito de Roma Tertuliano de Cartago origens de Alexandria João Crisóstomo que escreveu eh
coisas bem duras contra os judeus Agostinho de pona Jerônimo de estridão cudo de Alexandria Infelizmente o ódio contra o povo Judeu permaneceu presente entre os Escritores medievais e mesmo entre alguns dos reformadores tal como Martim Lutero que escreveu um livro horroroso perto o fim da vida dele chamado contra os judeus e suas mentiras uma obra que no século XX foi apropriada pelos Nacional socialistas os adeptos do Nacional socialismo só que na reforma do século X ou a partir da reforma do século X começou lentamente Sobretudo o campo reformado um reconhecimento da noção de que de
acordo com o testemunho das escrituras sagradas o povo Judeu Israel são importantes do plano de Deus a propósito uma questão que vale a pena destacar aqui é que Sobretudo o campo reformado a partir de João Calvino o antigo testamento voltou a ser lido em hebraico até então o antigo testamento era lido majoritariamente em latim ou quando muito em grego poucos escritores medievais como os vitorinos de Paris trataram do Antigo Testamento no seu idioma original que era o hebraico Mas a partir de João Calvino e seus seguidores como Teodoro J beza passaram a valorizar o estudo
do Antigo Testamento no seu eh no seu idioma original e dentro dos seus termos históricos e culturais o que acontece Então a partir do século X dentro sobretudo dentro da tradição reformada anglicanos presbiterianos congregacionais e Batistas É essa a reavaliação então do povo Judeu e de Israel como sendo importantes na história redentiva e dentro desses espectro reformado alguns esperavam que os judeus retornariam à Terra somente após a segunda vinda de Jesus quando então Israel prosperaria sobre o reinado do Messias e receberia um lugar de honra entre as nações outros escritores reformados ensinavam que os judeus
retornariam à terra em primeiro lugar e na terra já habitando na terra Eles teriam fé em Jesus como Messias como a pré-condição um sinal antes do seu retorno Triunfal e outros defenderam que os judeus não só retornariam à terra mas também teriam um Estado Nacional Israel naquela terra antes da sua conversão a Jesus como o Messias e consequentemente antes da vida Triunfal de Jesus um ponto importante aqui como Frisa macdermot é que n um desses escritores protestantes dos séculos x até meados do século XX era dispensacionalista nenhum deles criando arrebatamento secreto da igreja antes da
tribulação que foram eh inovações dentro do espectro protestante que só surgiram no século XIX deixa eu dar alguns exemplos que eu julgo interessantes aqui para reforçar o meu ponto aqui ou seja de que cedo no protestantismo se desenvolveu um sionismo cristão ou seja antes de teodor hertzel Eh escrever seus seus textos fundantes aí pro judaísmo contemporâneo protestantes já estavam falando a favor dos judeus e de Israel né Mirando melhor dizendo uma uma uma futura eh inauguração eh uma futura um futuro Retorno dos eh judeus para Israel e aí sim a inauguração do de um Estado
de Israel Mas vamos lá eh dentro do puritanismo essas ideias de que os judeus voltariam paraa sua terra eh e a sua terra lhes foi dada com como um pacto Perpétuo a ideia de que os judeus se converteram em massa a Jesus como Messias na sua terra e mais adiante Jesus voltaria para encerrar essa história inaugurar a consumação do seu reino elas estão presentes dentro por exemplo do puritanismo e que estava em Franco desenvolvimento na Inglaterra no final do século X começo do século X e metade do século X quando o puritanismo consegue o seu
triunfo político né o rei Carlos iir é destronado e agora o puritanismo goza de do domínio do Parlamento e trabalha agora para ter uma república na Inglaterra e é convocada a Assembleia de Westminster um um uma união um ajuntamento de pensadores pastores de linha anglicana Presbiteriana congressional para eh tentar formular a crença da nova igreja da Inglaterra nessa era eh no auge do puritanismo eles eh prepararam O Chamado diretório de culto para substituir o livro de oração comum esse diretório de culto um livreto eh pequeno de 1640 C servia para orientar os pastores na liturgia
na preparação do culto etc e no no que se refere à liturgia o diretório sugeria que o pastor orasse eh antes de cada sermão fizesse oração pública antes do sermão e os clérigos deveriam orar como diz o documento pela propagação do Evangelho Reino de Cristo a todas as nações pela conversão dos judeus a plenitude do os a queda do anticristo e o apressar da segunda vinda do nosso Senhor um outro documento preparado na Assembleia de Westminster foi o catecismo maior de 1647 que ensina na segunda petição do Pai nosso que é vem o teu reino
o seguinte Pedimos que o domínio do Mal seja destruído o evangelho seja propagado por todo mundo os judeus chamados e a Plenitude dos gentios consumada é muito interessante an notar que esses documentos que são fundantes pro presbiterianismo contemporâneo instruem a igreja a orar a Deus suplicando que os judeus se convertam em massa a Jesus como Messias antes do seu retorno Triunfal uma eh reformulação da confissão de Westminster que também foi eh eh preparada na Assembleia famosa é a declaração do savoi que gu congregacionais a fé Congregacional e ela até mais explícita do que a confissão
no Westminster quanto ao papel dos judeus na economia da salvação no plano de Deus Redentor né Eh lá é colocado de forma mais explícita eh que não está na confissão do Westminster a crença na conversão vendora de todos os judeus a Jesus com o Messias no espírito de Zacarias 12 e 14 na Holanda era praticamente um um dogma entre os pregadores e pensadores reformados a crença de que os judeus voltariam para sua terra que lhes foi dada por estatuto Perpétuo os judeus se converteriam em algum momento antes da vinda de Cristo e aí viria a
volta Triunfal de Cristo por exemplo vmus abrel em 1700 numa obra famosa de teologia muito importante também ele vai dizer o seguinte mais uma pergunta ser respondida será que a nação Judaica será reunida novamente a partir de todas as regiões do mundo e de todas as nações da terra em que foi dispersa vou habitar em Canaã e todas as terras prometidas a Abraão e Jerusalém será reconstruída e ele responde acreditamos que esses eventos irão acontecer nós negamos no entanto que o templo será reconstruído e que o modo anterior de adoração será observado Já que antes
da vinda de Cristo aquele o templo era de natureza tip adora será então de natureza reflexiva esses judeus vivendo na sua terra serão uma república independente governada por um governo muito sábio bondoso soberano Além disso Canaã será extremamente frutífera os habitantes serão eminentemente piedosos e constituirão segmento do Estado Glorioso da igreja durante os 1000 anos profetizados em Apocalipse 20 a brakel era pós-milenismo é que ainda que abraquia não Esperasse um templo reconstruído ele defendeu como prenúncio da vda do Salvador que o cidadãos de Israel serão levados a ter fé em Jesus como Messias e essa
crença num futuro Retorno dos judeus à Terra foi expressa quase 250 anos antes dela se realizar isso é muito impressionante Jonathan Edwards um dos grandes pregadores das colônias americanas ele também acreditava que os judeus seram restaurados à sua terra e receberão Jesus como Seu Messias antes do seu retorno Triunfante ele escreve a infidelidade Judaica será então derrubada por mais obstinados que tenham sido por mais de 1700 anos em sua rejeição a Cristo e os casos de conversão de qualquer um dessa nação ten terem sido tão raros desde a destruição de Jerusalém e de que contra
os Claros estamentos dos seus próprios profetas continuarem a provar a crueldade dos seus antepassados e crucificar Cristo contudo quando esse dia chegar o espesso vé que cega seus olhos será removido e a Graça divina derreterá e renovará seus duros corações eles olharão para aqueles aquele aquele a quem eles traspassaram e eles prantearam por ele com quem pranteia por seu único filho e lamentarão amargamente por ele como alguém que lamenta por seu primogênito E então todos serus será salvo os judeus em todas as suas dispersões abandonarão a sua antiga infidelidade e maravilhosamente terão seus corações transformados
e se aborrecer por sua incredulidade e obstinação passadas e fluirão juntos para abençoado Jesus penitente humilde e Alegremente tendo como seu glorioso Rei único salvador e com todo seu coração como um só coração e uma só voz irão proclamar Seus Louvores a Cristo em outras Nações nada é anunciado como com mais certeza do que essa conversão nacional dos judeus que está em romanos 11 e há também muitas passagens do Antigo Testamento que não podem ser interpretados em outro sentido e que não posso mencionar agora isso é muito impressionante Esse testemunho de Edwards ele vem de
uma obra chamada eh uma obra póstuma chamada a obra da Redenção que foi coletada e publicada depois a morte dele mas o fato é que eh Edward entendia que embora nós não soubéssemos o momento preciso de Quando essas coisas aconteceriam as escrituras ensinavam a futura restauração dos judeus através da fé em Jesus que resultaria em Vida dentre os mortos entre as nações gentias da terra é muito interessante isso ao ponto de que eh ele eh vai mencionar Edwards que as promessas bíblicas feitas aos judeus não deveram ser espiritualizadas ele também vai desenvolver na suas obras
que o retorno futuro dos judeus à sua terra ancestral foi prometido da sagrada escritura a Bíblia disse Edwards prevu O Retorno em massa dos judeus is lados na dispersão na diáspora quando a maior parte dos judeus ainda vivia na diáspora Além disso Edward escreveu que a bíblia dizia que Deus faria desses judeus o monumento visível de sua graça e que isso ainda não aconte acontecera isso é muito importante até para a interpretação posterior da Bíblia dentro protestantismo essa crença generalizada entre os protestantes reformados sobretudo aqueles oriundos do puritanismo de que ah os judeus ainda estavam
num pacto com Deus a terra lhes foi dada a terra de Israel lhes foi dada por estatuto Perpétuo esses judeus voltariam paraa sua terra Deus derramaria o seu espírito sobre esses judeus Em algum momento do Futuro após isso Cristo voltaria para consumar o seu reino eh assembleia geral da igreja da Escócia que seria a igreja presbiteriana em 1839 aprovou um chamado ato sobre a conversão dos judeus e enviou quatro ministros presbiterianos Andrew Bonner Robert mur machin Alexander kiff e Alexander Black para a terra santa isso num época que aquela Terra era disputada entre egípcios e
otomanos e Esses presbiterianos foram destacados para aquela terra por algumas razões né eles tinham na sua teologia essas crenças que Eu mencionei há pouco eles foram para aquela terra para ver o estado daquela terra como é que eles poderiam apoiar judeus a na Europa a retornar para aquela terra e como eles poderiam também se conectar com esses judeus e comunicar a mensagem de salvação para eles Robert M machin ele vai escrever uma obra que é publicada até hoje né desde do metade do século XIX conclamando a igreja presbiteriana a apoiar a volta dos judeus paraa
sua terra e também se dedicar e fazer missões específicas para ganhar os judeus para Jesus como único Messias Charles Spur o grande pregador Batista do século XIX britânico ele também tinha crenças similares por exemplo comentando os últimos capítulos da profecia de Ezequiel ele afirma Israel está agora apagado do mapa das Nações seus filhos estão espalhados por toda parte suas filhas choram ao lado de todos os rios da terra sua canção Sagrada silenciada nemhum Rei Reina em Jerusalém ela não traz os governadores entre as suas tribos mas ela será restaurada elae ser restaurada como dos Mortos
quando seus próprios filhos desistirem de toda sua Esperança então é quando Deus irá aparecer para ela ela deve ser reorganizada seus ossos palados devem ser reunidos haverá um governo nativo novamente haverá novamente a formação de um corpo político um estado será incorporado o rei reinará Israel agora se tornou alienado de sua própria Terra seus filhos embora nunca possam esquecer o pó sagrado da Palestina ainda assim morrem a uma distância sem esperança de suas próprias praias consagradas mas não será assim para sempre porque os filhos dela novamente se regozijarão nela em 185 C ele exortou acho
que não atribuímos importância suficiente à restauração dos judeus nós não pensamos o suficiente sobre isso mas certamente se algo prometido da Bíblia é isso eu imagino que você não pode ler a Bíblia sem ver claramente que deve haver uma restauração real dos filhos de Israel pois quando os judeus forem restaurados a plenitude do a Plenitude dos gentios será reunida e assim que eles voltarem então Jesus virá sobre o Monte Sião com seus anciãos gloriosamente e os dias pacíficos do milênio então amanheceram então conheceremos todo homem para ser irmão e amigo Cristo governará com domínio Universal
em 1857 Spur também escreveu se lermos as escrituras corretamente então entenderemos completamente o fato de que os Judeus tem muito a ver com a história desse mundo Eles serão reunidos o Messias virá o Messias que eles estão buscando o mesmo Messias que veio a vez virá novamente virá como eles esperavam que ele viesse pela primeira vez eles então pensarão que ele viria como um príncipe para reinar sobre eles e assim vai ser quando ele vier de novo ele virá para ser Rei dos Judeus e reinar sobre o seu povo da maneira mais gloriosa porque quando
ele vier os deuses gentios terão privilégios iguais embora ainda Deva haver alguma distinção concedida à família real de cujos lombos Jesus veio porque ele se assentará no trono do seu pai Davi e a ele serão Reunidas todas as nações essas frases de spurgeon esses trechos de sermão de spurgeon São muito impressionantes porque spurgeon acreditava no retorno dos judeus à terra de Israel cerca de 90 anos antes de ter sido fundado o Estado de Israel e mais uma vez a posição de Charles spurgeon o príncipe dos pregadores reflete a visão reformada típica dos séculos x até
o começo do século XX outro eh Pensador importante dessa época foi o Bispo de Liverpool de Cil que ele era Episcopal ele inclusive escreve um manual um um livreto para ajudar na interpretação das profecias do Antigo Testamento nessa perspectiva reformada que eu tenho mencionado aqui e ele vai dizer algumas frases bem interessantes por exemplo que os judeus serão finalmente reunidos novamente com uma nação separada restaurados a sua própria terra e convertidos à fé de Cristo depois de passarem por grande tribulação ele menciona Jeremias Capítulo 30 31 Romanos Capítulo 11 Daniel Capítulo 12 Zacarias Capítulo 13
como eh a base bíblica dessa afirmação ele também diz mas o tempo me faltaria se eu tentasse citar todas as passagens das escrituras nas quais a futura História de Israel é revelada Isaías Jeremias Ezequiel Oséias Joel Amós Obadias Miqueias sofonias Zacarias todos declararam a mesma coisa todos predizem com mais ou menos particularidade que no final dessa dispensação os judeus devem ser restaurados a sua própria terra e ao favor de Deus eu não reivindico infalibilidade da interpretação das escrituras desse assunto estou bem cente que muitos cristãos excelentes podem não ver o assunto como eu Só posso
dizer que aos meus olhos a futura salvação do Israel como um povo seu retorno à Palestina e sua conversão Nacional a Deus aparecem claramente e nitidamente revelados como qualquer profecia na palavra de Deus dis R escreveu sobre a volta dos judeus à sua terra 81 anos antes de Israel se tornar um estado eu poderia continuar aqui indefinidamente citando outras passagens de teólogos como John Owen John Gill Samuel rufford e Charles Simon Charles Simon por exemplo escreveu em 1820 o grande pregador de Cambridge os judeus em geral e a maior parte dos cristãos também acreditam que
os dispersos de Israel um dia serão restaurados em sua própria Terra essas eh noções bíblicas que eu tenho mencionado aqui a a fidelidade de Deus ao pacto com os judeus a eleição dos judeus a promessa que Deus fez de dar uma terra aos judeus Como um estatuto Perpétuo e que os judeus no exílio voltariam para sua terra o derramamento do espírito santo sobre os judeus de forma que esses judeus em massa venham a se reconciliar com Jesus como único Messias e daí vindo ao fim dos tempos à volta de Jesus essas ideias estavam presentes praticamente
de forma homogênea dentro do protestantismo britânico e norte-americano do séculos 17 até o começo do século XX por exemplo nos Estados Unidos Charles hod o grande teólogo de princeton escreveu em 1864 que serão cumpridas aquelas profecias que falam da salvação de Israel e ele arremata e essa posição tem sido aquela geralmente aceita em todas as outras eras da igreja né Há um um elemento aqui de eh hipérbole no final da frase mas de certa forma eh pelo menos contando aí a a igreja protestante eh essas profecias né quanto a a oo cumprimento eh em Israel
eram eh parte da Visão protestante típica E mais uma vez é necessário repetir eh o dispensacionalismo ainda não havia surgido a ideia do arrebatamento secreto pré-tribulacional não havia surgido essas ideias estavam conectadas dentro o protestantismo né a gente pode tentar eh qualificar esses vários escritores como pré-milenismo a estudá-los é até difícil de categorizá-los como no caso do spurgeon mas essas eh compreensões quanto ao papel do Israel estão presentes em praticamente todos os principais escritores protestantes eh do século X até o começo do século 20 Martin lloy Jones que de certa forma eh resume nas sua
pregação muito dessa teologia eh reformada eh mais antiga ele declarou num num sermão proferido aí na capela de Westminster em 1955 a sua crença é uma conversão maciça dos judeus antes do final dos tempos ele diz alguns eu estou entre eles que creem que Paulo ensina nesse capítulo de Romanos 11 que antes do fim haverá um grande número de conversões ao Senhor Jesus entre os judeus será estonteante e alegrará os corações dos crentes então vivos será como vida surgindo entre os mortos mas não estarão numa posição especial a nação de Israel não será diferenciada dos
gentios não os judeus ainda que criam os milhares entrarão no reino pelo arrependimento e fé no Senhor Jesus Cristo terão que confiar no sangue de Cristo como todos os outros cristãos T confiado não existe outra porta de entrada no reino ninguém jamais será capaz de guardar a lei é pela fé em Cristo somente e ele crucificado que alguém pode ser salvo esse o Evangelho Eterno Jamais haverá outro portanto Graças a Deus que seus propósitos são inabaláveis e aquilo que Ele propôs certamente se cumprirá Ou seja quando Nós pensamos no sionismo que tem o seu começo
aí no século XIX esse sionismo ele na verdade ele surge dentro do protestantismo como uma visão eh Clara baseada na profecias do antigo e do novo testamento de que os judeus e a sua terra ainda tem um lugar no plano de Deus na verdade eu preciso enfatizar aqui para esses protestantes que eu citei o que está no cerne da questão não é tanto escatologia mas é so trologia se Deus abandona a sua aliança e a sua eleição para com os judeus que esperança nós gentios temos de confiar de que Deus vai nos cantar até o
fim dos tempos mas eh para fechar esse estudo histórico eh um sionista cristão muito importante foi o teólogo reformado calbart Talvez o maior teólogo do século XX ele entendia que a criação do Estado de Israel em 1948 era uma parábola secular um sinal ou um símbolo que atestava a ressurreição e o reino de Deus de acordo com Bart O Retorno dos judeus em grandes contingentes pra terra deles no século XX foi cumprimento de profecias bíblicas os profetas Hebreus disse Bart previram a história de Deus com o povo judeus com povo judeus que chega até aos
nossos dias e Bart concordava com aqueles para quem os ossos secos de Ezequiel que retornava à Vida eram a profecia de da restauração de Israel a sua terra Bart também adverti que o fato de que toda nação que se opusesse a Israel não prosperaria a longo prazo aliás Bart que era avesso apologética a provas a existência de Deus ele vai dizer na nas suas obras que talvez a única prova natural da existência de Deus e da Ressurreição de Cristo era a restauração dos judeus à sua terra e a Fundação do Estado de Israel Deixa eu
terminar com alguns pontos aqui nesse Panorama sobre o sionismo Cristão algumas questões para reflexão primeiro defender os judeus e a Israel é à luz das escrituras sagradas e da tradição Cristã mencionada Pouco Um chamado que deve ser obedecido pelos cristãos primeiro ponto de reflexão aqui se queremos ser fiéis a escritura e honrar a tradição Cristã nós devemos falar a favor dos judeus e falar a favor também de Israel agora ficar ao lado dos judeus e de Israel que é o único país democrático em todo Oriente Médio não significa legitimar tudo que o governo israelense faz
ou apoiar acriticamente o governo de Israel Como macdermot escreve como qualquer outro país o Estado de Israel não é perfeito ele tem seus problemas como é multirracial e multirreligioso há conflito em Israel entre raças e religiões sabemos que Israel está longe de ser perfeito contudo Israel é muito melhor do que qualquer outro estado durante do Oriente Médio no tocante à con à concessão de liberdades e de direitos a judeus ou não judeus Israel merece precisa de apoio somente por essa razão ao mesmo tempo ainda que o povo de Israel o povo da aliança e o
Estado de Israel não sejam uma coisa só eles se acham entr de um modo complexo o estado não pode existir sem o seu povo e o povo da aliança não pode sobreviver e florecer seu estado o Estado de Israel protege as pessoas e as pessoas embora nem todos sejam judeus religiosos sustentam o Estado um sem o outro é algo impensável então ainda que não precisemos legitimar tudo que o governo de Israel faz do outro lado nós pramos ficar ao lado do Estado de Israel vocalizar nossa defesa do do Estado de Israel e orar para Deus
trazer bençã específicas e cumprir suas profecias para o Estado de Israel e para os judeus que vivem no Estado de Israel na verdade o Estado de Israel é a melhor defesa dos judeus no ambiente como o nosso onde o antissemitismo só faz crescer quarta reflexão os cristãos professam fé no Senhor Jesus como dias o filho de Deus único salvador também devem reconhecer o amor inquebrantável e constante de Deus por seu povo escolhido Israel como mencionei há pouco o problema de relacionar judeus e gentis no único povo da Aliança uma única aliança uma eleição coletiva e
eleição individual o que está no cerne desse debate não é escatologia não é Milênio mas é sotr olia é Salvação ao mesmo tempo que nós professamos a fé no único Messias Jesus também precisamos reconhecer que a aliança e a eleição de Deus firmada com Israel é inquebrantável e constante e Deus vai cumprir as suas promessas para essa etnia e essa nação como diz o lesli Allen no seu comentário de Romanos de forma perspicaz visto que Deus é imutável não toma de volta um presente nem cancela um chamado assim a esperança Cristã diante da alianç da
eleição firmada com Deus para com Israel é que chegue logo a Plenitude dos gentios quando a raiz Santa de Israel será visitada e concederá sua seiva Porque como o senhor Jesus diz a salvação vem dos judeus mais uma questão nesse sentido podemos nos alegrar com a fundação do moderno Estado de Israel nosos protestantes nossos pais espirituais do protestantismo a abriram caminho com o seu sionismo para que isso acontecesse podemos ver na Fundação do moderno do moderno Estado de Israel não só uma prova da existência de Deus não só uma prova de que promessas antigas foram
cumpridas mas um final um sinal da fidelidade pactual de Deus fidelidade esta que também alcança os crentes gentios que estão sendo incluídos do Israel expandido por fim o antissemitismo sem ascensão no ocidente isso é muito trist e a igreja gentílica precisa reconhecer que esqueceu seu chamado para anunciar o Messias aos judeus que são seus irmãos mais velhos a palavra da escritura é que os dons O Chamado de Deus para Israel são irrevogáveis quando nós os cristãos dessa geração estiverem no dia do juízo diante do maior judeu da história o Israelita perfeito o único Messias o
Senhor Jesus descendente de Davi filho de Deus com poder que restou entre os mortos poderão dizer que ofereceram seu melhor em prol da raiz da seiva da Oliveira o povo de Israel