queremos saudar todos os irmãos com a paz do senhor jesus também queremos salvar os que nos visitam aqueles que nos acompanham pela internet queridos abramus a palavra de deus na carta de paulo aos romanos vamos ler um capítulo 5 até 11 eu falei 13 mas na verdade 11 já sim a palavra de deus romanos 5 de 11 onze justificados pois mediante a fé temos paz com deus por meio de nosso senhor jesus cristo por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória
de deus e não somente isso mas também nos gloriamos nas próprias tribulações sabendo que a tribulação produz perseverança a perseverança experiência experiência esperança ora esperança não confunde porque o amor de deus é derramado em nosso coração pelo espírito santo que nos foi outorgado porque cristo quando nós ainda eram os fracos morreu a seu tempo pelo simples dificilmente alguém morreria por um justo pois poderá ser que pelo bom alguém se anima e morrer mas deus provam seu próprio amor para conosco pelo fato de ter cristo morrido por nós e nós ainda pecadores logo muito mais agora
sendo justificados pelo seu sangue seremos por eles alvos da ira porque se nós com inimigos fomos reconciliados com deus mediante a morte de seu filho muito mais estando já reconciliados seremos por ele salvos pela sua vida e não apenas isso mas também nos gloriamos em deus por nosso senhor jesus cristo por intermédio de quem recebemos agora a justificação amém nós vamos orar mais uma vez pedindo queridos que deus nos conceda a iluminação para a compreensão dessa passagem tão rica e tão preciosa que nos enche de conforto diante da tua palavra agora senhor nós queremos ser
por ela com solados exortados educados repreendidos animados de acordo com a necessidade de cada um pedimos que a exposição destas palavras traga nos o nosso coração ilumina os olhos do nosso entendimento de que obtenhamos esperança confiança nas suas promessas todas elas baseadas na obra perfeita do teu filho por meio de quem nós oramos amém crise o apóstolo paulo a quem está na segunda parte da sua carta aos romanos na primeira parte ele falou a respeito da perdição de toda a raça humana começando dos gentios' e depois dos judeus num justo não há um sequer é
o resumo do que ensina no capítulo 11 até o capítulo 3 metros do capítulo 3 ele passa a falar de como deus justifica pecadores deus faz isso mediante a obra de cristo jesus pelo que cristo fez na cruz deus nos imputar justiça de cristo de forma que perdoados nós podemos ser aceitos por deus livres do castigo que os nossos pecados merecem então ele fala da justificação pela fé no final do capítulo 3 no capítulo 4 ele dá o exemplo de abraão e de davi com o pessoas no antigo testamento que foram justificados pela fé e
não por obras da lei e no capítulo 5 ele fala agora dos efeitos dessa justificação e um dos efeitos que ele vai falar aqui é exatamente a diferença que nós sabemos que somos justificados faz quando nós enfrentamos as tribulações o sofrimento desse mundo que vai ser o meu ponto principal então eu vou dividir essa passagem da seguinte maneira 1º explicar o que é a justificação pela fé e no verso 1º e depois os três principais efeitos dela o primeiro é que nós temos paz com deus segundo que nós temos acesso a deus e terceiro que
nós temos alegria e nesse ponto paulo subdivide nós temos alegria não somente em deus na esperança das coisas de deus mas temos também a alegria nas tribulações e ele vai expandir esse ponto ele vai terminar dizendo que nós temos também a alegria em deus por conta daquilo que ele fez por nós é um texto muito rico é um texto que traz muito consolo se bem compreendido e se bem aplicado e vivido no dia de uma coisa é a gente ouvir isso aqui outra é a gente colocar em então o texto é útil ele é muito
bom ele mapeia o caminho pelo qual deus deseja que nós enfrentamos as dificuldades e as angústias dessa vida que não são poucas vamos começar então no verso 1º entendendo essa declaração inicial do apóstolo paulo justificados pois mediante a fé a justificação é o ato pelo qual deus nos torna justus não inocentes inocentes nós nunca seremos porque somos culpados nós cometemos pecados aprendemos a lei de deus mas deus nos justifica deus nos trata como se justo fôssemos não porque ele viu alguma justiça em nós uma vez que não há nenhuma mas porque ele nos atribui a
justiça do nosso representante jesus cristo quando o senhor jesus morreu na cruz do calvário ele morreu como nosso representante ele não somente estava pagando a nossa culpa pagando ou recebendo em si o castigo que os nossos pecados merecem como nosso representante mas ele estava cumprindo plenamente a lei de deus em nosso lugar por isso ele não tinha pecado deus então na cruz ele toma a justiça de cristo ou seja cristo cumpriu toda a justiça de deus e nos atribui a uma troca na cruz cristo é crucificado cristo recebe o meu pecado e eu recebo a
justiça dele então deus me trata como justo mediante aquilo que jesus cristo fez por mim e deus me ver em cristo e portanto isso faz o traz uma diferença muito grande primeiro no relacionamento com deus e segundo no relacionamento que eu tenho com o mundo e comigo mesmo saber que nós estamos justificados é o maior privilégio e bênção que nós podemos ter aqui nesse mundo essa justificação o apóstolo diz é mediante a fé veja como ele diz justificados mediante a fé quando eu creio no senhor jesus como o meu senhor o meu salvador que ele
é o filho de deus e que morreu por mim essa troca acontece deus me imputar a justiça de cristo e me trata a partir daí como uma pessoa em quem não a culpa e nem condenação nenhum e deixe note o possante justificado pois é porque paulo agora está introduzindo as consequências do que ele vem explicando sobre justificação que ele começou no capítulo 3 então diante de tudo aquilo que ele explicou nós estamos justificados diante de deus mediante a fé em jesus cristo e aí explicado isso que nós estamos nessa situação deus não está mais contra
nós deus não nos importa mais pecado ele passa de discorrer sobre os efeitos dessa justificação a justificação em si é um ato de deus não é uma experiência a experiência é a regeneração é quando você se arrepende quando você crê não se sente isso você percebe isso mas a justificação um ato jurídico é uma transação que é feita no céu e deus simplesmente declarou você está justificado em cristo jesus mas os efeitos disso se percebe na prática a justificação um ato de deus jurídico não é uma experiência mas você sente os efeitos dessa justificar são
paulo no meio três efeitos aqui que eu quero ver com vocês o primeiro deles é temos paz com deus por meio do nosso senhor jesus cristo justificados pois mediante a fé temos paz com deus mediante o senhor jesus cristo algumas versões mais antigas têm tenhamos é porque em alguns manuscritos a uma mudança de uma vogal só que altera o tempo do verbo mas paulo aqui não está dizendo tenhamos no sentido de que vamos buscar ter paz com deus ele está bem claro que nós já temos paz com deus então a nossa tradução ela seguiu a
variante correta é temos paz com deus e não tenhamos paz com deus como a versão corrigida por exemplo traz então nós já temos paz com deus aqui é importante você fazer a distinção entre a paz de deus ea paz com deus mas com deus significa simplesmente que deus não está mais em guerra contra mim ele estava em guerra contra mim por causa dos meus pecados os meus pecados me colocam contra deus por que ofendem a sua santidade desobedecem à sua lei afronta ao seu caráter e me torna uma criatura rebelde e debaixo da sua ira
e da sua santidade mais uma vez que o meu representante satisfez a ira de deus e eu fui justificar dos meus pecados deus não está mais em guerra contra mim eu tenho paz com deus acessou a guerra não há mais hostilidade da parte de deus contra mim e nem da minha parte contra ele uma vez que deus muda o nosso coração e nos inclina malu a servi-lo e a desejá lo quando antes o nosso coração era inimigo de deus e rebelde contra deus o primeiro efeito da justificação é que entre mim e deus não há
mais guerra isso já traz um efeito muito grande quando eu penso no dia a dia os sofrimentos que me acontecem há a dor que me chega a doença o problema financeiro as dificuldades da vida elas não são resultado de deus guerreando contra mim não é deus me castigando me punindo deus querendo se vingar de mim ou me destruir como seu inimigo porque eu fui justificar dos meus pecados e eu estou no estado de paz com deus eu tenho que olhar para o sofrimento de outra maneira e não como ser uma tentativa de deus de me
destruir como seu inimigo de deus não me trata mais como seu inimigo não há inimizade de mais de deus para comigo justificados pela fé temos paz com deus estamos em um estado de paz então tudo que vem de deus o nata que vem de deus deve ser interpretado como um míssil atômico destinado a acabar comigo ou destruir minha vida ou acabar com minha paz ou estragar a minha vida que eu tirar toda a alegria que desse mundo isso aí não não é verdade então infelizmente porque isso não é não é percebido corretamente pelos cristãos muitos
no meio do sofrimento ficam perguntando a deus não é que eu fiz eu fazer isso comigo não porque chico tá com raiva de mim você está querendo me destruir ou coisas dessa natureza essa paz com deus para deixar claro é por meio do nosso senhor jesus cristo pra ficar evidente que mais uma vez não é por nada em nós que deus não justificou e fez paz conosco porque nós só havia razões para a guerra que deus nos destruir mas por meio do nosso senhor jesus cristo nosso representante na cruz do calvário na ressurreição deus não
justifica e nos traz a um estado de paz com ele estamos em paz com deus o segundo efeito disso está no verso 2 paulo continua dizendo que pode dizer que nós temos paz com deus por meio de nosso senhor jesus cristo ele acrescenta por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos a palavra chave aqui a palavra acesso acesso a deus paulo essa palavra era a mesma palavra quer usada no cerimonial dos palácios quando um assessor introduzia a presença do rei um dos seus súditos que queria ter uma audiência
com ele então para obter acesso à câmera real ao trono do rei para expor os seus pedidos fazer as suas queixas o cidadão ele tinha que ser conduzido a um assessor que entrava abrir a porta e anunciava a sua presença e assim o surdo tinha acesso direto à sua majestade então essa é a figura que está aqui porque eu fui justificado em cristo jesus estou em paz com deus e agora têm acesso a presença de deus eu não preciso mais de mediadores porque aquele que me leva é o senhor jesus ele que abre as portas
do palácio real e me dá acesso ao trono do rei e esse acesso eu tenho é um momento triste indo no carro em casa no trabalho no meu escritório fazendo as minhas coisas na escola na universidade a qualquer momento eu posso levar o meu coração a minha mente em oração eu me vejo diante do próprio rei do universo já pensaram desse privilégio diante do próprio rei do universo no antigo testamento o povo de deus era limitado a acessar a deus no templo estava construindo em jerusalém antes disso tabernáculo havia locais onde você podia morar em
locais designados para orar mas agora com a vinda do senhor jesus cristo e com a internacionalização da igreja com o cumprimento de todas as promessas aquele que crê no senhor jesus e foi justificado pela fé ele pode acessar a deus e diante de deus derramou seu coração expor as suas angústias as suas dúvidas em qualquer lugar a qualquer momento e não tem isso de ser no alto do monte novo valem não tem isso de ser de madrugada onde não tem um horário melhor não têm um local mais propício a qualquer momento nós temos acesso a
presença de deus mediante o senhor jesus cristo acesso a essa graça essa graça o privilégio de estar na presença de deus esse favor que nos foi dado e paulo diz aqui nós estamos firmes nisso porque é isso que vai sustentar não ser no meio do sofrimento é você ficar firme nessa confiança você pode acessar a presença de deus mediante jesus cristo em qualquer lugar porque o caminho está livre a porta está aberta porque deus está em paz conosco porque fomos justificados mediante a morte do seu filho o terceiro efeito da justificação de paulo menciona aqui
é a glória que ele vai subir divide em três vamos primeiro explicar o que a glória glória se aqui significa alegrar se com alegria respeitosa goza majestosa cheio de glória difícil achar uma palavra equivalente a glórias mas é que às vezes a palavra gloria se quer dizer assim a pessoa siga né pessoas 'glória' de si mesmo mas não é nesse sentido que paulo está dizendo aqui glory assim eu estou muito feliz estou muito alegre por esse privilégio que deus me deu m glorio nisso se eu for glória alguma coisa me alegra alguma coisa me alegrar
nisso aqui são três coisas que paulo coloca aqui ele vai dizer no final do verso 22 nos gloriamos na esperança da glória de deus depois ele vai dizer no verso três novos glory anos nas próprias tribulações e finalmente no verso 11 nós também nos gloriamos em deus por nosso senhor jesus cristo então esse é o terceiro efeito da justificação ela produz uma glória em nossa vida uma alegria majestosa alegria respeitosa cheia de esperança que vai nos conduzir em meio às dificuldades dessa vida primeiro nós nos gloriamos na esperança da glória de deus final do verso
2 a esperança da glória de deus é uma referência ao mundo vindouro deus fez promessas de que esse mundo como nós conhecemos ele será terminado ele tem um fim e ele será substituído por um novo um novo céu e uma nova terra criados por deus em justiça imperfeição onde não há mais pecado onde não há mais morte não é mais do que não há mais sofrimento e esse novo mundo que deus preparou é para aqueles que foram justificados pela fé em cristo jesus é para o seu povo os ímpios os pecadores que não foram justificados
pela fé em cristo jesus e que portanto tiveram de pagar pelos seus próprios pecados farão isso fora desse reino um lugar que a bíblia chama de inferno o lago de fogo onde sofreram eternamente mas aqueles que foram justificados pela fé em cristo jesus de que estão em paz com deus herdaram e gozarão da plenitude desse mundo que deus já preparou então é isso que paulo se refere com a esperança da glória de deus quando deus manifestar toda a sua glória essa é a nossa esperança lembrando que a palavra esperança da língua grega ela não tem
aquele elemento de dúvida que tem no português por exemplo você encontra um casal de noivos e diz assim é chega pra nome diz assim e aí ele vai te pedir em casamento mesmo e ela disse eu tenho essa esperança quer dizer né não é uma certeza ela tem uma esperança mas a palavra esperança na bíblia ela não tem nenhuma conotação de dúvida significa algo que nós espera é sabemos que vai acontecer e por isso esperamos eu sei que isso vai acontecer e estou certo que isso vai acontecer eu só tô esperando é isso que a
palavra esperança significa no vocabulário da bíblia não tem conotação de dúvida portanto quando paulo diz aqui eu me alegro na esperança da glória de deus ele está fazendo assim eu me alegro espero que quem sabe deus me permitir participar da glória do mundo vindouro não eu me alegro na certeza de que eu vou participar da glória de deus e isso então faz com que eu espero em pacientemente até que esse momento se cumpra então a justificação pela fé produz essa esperança alegre essa esperança com zóza de que nós vamos participar da glória de deus quando
essa glória se manifestar plenamente aqui neste mundo e como isso é importante no meio do sofrimento não é verdade que às vezes a gente perde coisas que a gente atribui valor coisas que nos dão prazer a gente perde propriedades perde imóveis pé de carro mais importante perde gente querida perde saúde e essas perdas ou perca celas é podem tirar a nossa alegria mas uma vez que você entendeu que você foi justificado pela fé que você tem paz com deus e tem acesso a presença de deus e que deus vai se manifestar em glória nesse novo
mundo essa consolação aqui é do seu coração e você pode dizer estas coisas que eu perco aqui elas são passageiros elas faz para fazem parte desse vale de lágrimas são coisas deste mundo aqui e não tem como comparar a glória do mundo vindouro com as coisas que eu perco aqui é a falta dessa consolação da esperança da glória de deus que ficam faz com que os cristãos ao passarem os sofrimentos por decepções eles entrem às vezes em profunda depressão nem sempre eu não quero generalizar sei que há casos clínicos mas a maioria das vezes nós
estamos deprimidos com medo e angustiados porque perdemos a expectativa bíblica da realidade do mundo e viva e vivemos como se nós fôssemos ficar aqui para todo sempre nós esquecemos que nós envelhecemos nós adoecemos e que eventualmente spoiler você vai morrer vai morrer nós esquecemos isso mas quando está claro diante nós então nós podemos enfrentar as dificuldades glory anos primeiro na esperança da glória de deus e aí por isso a igreja agora a conexão a segunda glória e não somente isso nós nos blogs é nós nos gloriamos no futuro mas também nos gloriamos do presente e
não somente isso verso 3 mas também nos gloriamos nas próprias tribulações para a tripulação é uma palavra muito ampla ela se refere a tudo aquilo que nos traz do sofrimento contra o tempo contrariedades que nos põe em dúvida em angústia e medo em aflição e ansiedade tudo isso são tribulações elas vêm de todos os lados vêm através de pessoas vêm de dentro de mim fora de mim vem pelo mundo vem de cima vêm de baixo de tudo quanto é lado estamos cercados de tribulações eu gosto a gente sempre refere essa segundo como sendo um vale
de lágrimas todo mundo sabe que eu estou dizendo não é tão as tripulações estão aqui o ponto de paulo aqui quando ele disse nós também nos gloriamos nas próprias tribulações é que o crente não está livre disso algumas pessoas pensam que aceitar jesus fazem parte de uma igreja fazer campanha cumpre propósito contribuir financeiramente isso fosse como espécie de isenção ao sofrimento e que secreto significa que deus vai lhe dar um tratamento diferenciado e que nenhum mal vai acontecer aqui nesse mundo se você entender mal no sentido de nenhum sofrimento vai chegar aqui neste mundo você
entender o cristianismo errado você não está isento de nenhum dos maiores sofrimentos do dos quais participa todo o resto da humanidade se tiver uma praga tem recife vai ficar doente crítico descrente se tiver uma quebra financeira seu negócio vai quebrar como do inpe a quebrar como do ibilce caiu um avião vai morrer você e o atelta sentado na cadeira de lado não fico pensando que deus vai dar um padrão à zinho pra você vem flutuando não enquanto o resto do avião cai nós participamos dos sofrimentos comuns da humanidade que somos todos filhos de adão e
não será que ainda esse mundo glorioso que deus preparou ainda está no futuro nós nos gloriamos nem sim naquele mundo de se aproximar o mundo vindouro que cada dia está mais perto nós não teremos mais tribulações mas até lá nós estamos no mundo no mundo como disse o nosso senhor tereis aflições no mundo tereis aflições então elas viram como a realidade e você pergunta então com a diferença do crente para o descrédito é como nós enfrentamos essas tribulações é que a diferença do crente ou descrente ela vem igual pra todo mundo mas o crente porém
ele sabe que está a justificar o diante de deus ele sabe que está em paz com deus ele tem acesso a presença de deus ele tem a esperança da glória futura de deus e por isso ele pode olhar para essas tribulações da maneira certa e qual é a maneira certa é ver que as tribulações que nos acontecem elas não são deus querendo nos destruir os nossos erros mas são a mão bondosa de deus nos corrigindo e nos ensinando as virtudes cristãs nos ensinando nos preparando para esse fim veja como paulo explica aqui peço três não
somente isso gloriar se na esperança futura da glória de deus mas também nos gloriamos nas próprias tribulações sabendo então veja a importância da instrução é você saber se tem que saber isso para poder aproveitar sabendo que a tribulação produz perseverança a perseverança na linguagem bíblica é a capacidade de você suportar um fardo ou uma contrariedade sem perder a sua confiança em deus sem perder o controle há alguém que persevera a figura que está por detrás dessa palavra grega aqui é de alguém que está debaixo de um fardo e que continua debaixo desse fábio vai levando
esse fato mais pesado que ele seja ele persevera ele continua a gente pode usar tem um sinônimo resiliência ele ele permanece naquilo ali sem deixar se desvia ou desanimar perseverança a perseverança é a capacidade de você continuar a ser crente quando tudo dá errado você não desiste da fé você não desiste de deus não desiste da igreja mesmo que tu tá errado você tá ali perseverança e só tem uma maneira de você aprender a perceber a você não vai aprender isso consegue com este sermão você não vai aprender isso na escola dominical você não vai
aprender isso nos livros do hernandes dias lopes você não vai aprender isso no livro de ninguém você vai aprender isso na escola da vida deus vai mandar a tribulação em cima de você exatamente para isso para que quando você disser eu não aguento mais de risco é um pouquinho quando estava fazendo um serviço militar tinha um sargento baixinho chamados a gente se o aspirante só é aspirante em nada a gente se fala em cima ensinou a gente a ordem unida ensina a gente a marcha a gente gostava demais a gente se baixam muito simpático muito
frio mas rouba a nossa turma era quando tinha as caminhadas quando então a gente botar aquela mochila nas costas pegar um fuzil aqueles coturnos aquela farda sair às 5 horas da manhã no quartel do cpcp o rna em casa forte ea gente ia trocando marchando lá para as matas lá pra floresta dos macacos então era uma caminhada a pior de todas a última era de 45 quilômetros aí nós envia um carro do exército atrás para pegar os que não aguentava né então ia de vez em quando um caía ficava eu me lembro bem eu eu
chegando né faltando assim desde que eu cheguei silva eu não aguento mais eu vou parar faltou só um pouquinho continue 5050 mais você pensa lá aí o senhor me falando ali eu continuei eu fiz as baixas dos 45 porque o silva estava ao meu lado dizendo o tempo todo mais um pouquinho 50 você pode mais do que você pensa não é exatamente isso que a tribulação que é produzir você perseverança chegar a um ponto em que você diga sim deus eu não aguento mais de deus diz a um pouquinho meu filho 50 assim então é
dessa maneira que você aprende a perceber a a continua a perseverança por sua vez produz experiência quando acaba a marcha dos 45 e olhava os calores né sabe lá há a somar à planeja de 40 dos 45 produzem experiência e agora você pode ajudar outras pessoas exigente eu já passei por isso eu sei o que é isso no final deus vai abençoar você vai dar tudo certo com a graça de deus você não vai ser tentado mais do que você pode suportar com uma bíblia diz eu sei porque eu experimentei isso a experiência lhe dá
autoridade para ajudar pessoas ela dá autoridade ao seu concelho a sua própria vida mas para que você tenha experiência você tem que passar pela tribo são e perceberá nela por sua vez a perseverança perdão à perseverança a tribulação produz perseverança que produz experiência experiência produz esperança certeza porque cada vez que você vence uma tripulação que você perceberá você olha para trás e diz foi deus que me sustentou isso fortalece a sua certeza sua esperança de que ele vai cumprir suas promessas porque se ele livrou você até agora ele vai lembrar você até o final e
vai fazer com que você entre da posse do reino que ele preparou pra você então essa é a sequência lógica tribulação produz perseverança que produz experiência e quanto mais nós somos experimentados mais certeza e mais esperança nós temos e essa esperança diz o apóstolo paulo ela não confunde ou seja ela nos traz uma plena certeza que nos ajuda a navegar pelos mares do sofrimento aqui e ele passa a dizer que essa certeza ela tem uma origem sobrenatural porque convenhamos é muito humano nós nos desesperarmos no meio do sofrimento especialmente se ele foi intenso agudo endereço
esperado nos desesperarmos nós desanimarmos ficamos perplexos ficamos sem rumo e até passarmos um tempo sem falar com deus por não saber nem o que dizer pra deus nem o que pedi porque nós não tô entendendo qual seria a saída o qual propósito a razão de tudo aquilo mas existe um elemento sobrenatural que faz com que o crente ele perceber ele fique firme porque é humanamente falando isso aqui é impossível para criaturas pecaminosas como nós mas deus para os seus eleitos para o seu povo querido amado escolhido que ele justificou com quem ele está em paz
a que lhe deu acesso e alegria deus derrama o seu espírito santo no coração do seu povo no meio do sofrimento para que o seu povo possa suportar veja como paulo explica essa próxima etapa nessa cadeia do frio a tribulação produz perseverança a que produz experiência que produziu esperança e que só é possível porque o próprio deus derrama o espírito santo porque o amor de deus é de todo o universo cinco horas a esperança não confunde porque o amor de deus é derramado em nosso coração pelo espírito santo que nos foi outorgado o amor de
deus aqui ele pode ser entendido de duas maneiras o amor que nós temos a deus o amor que deus tem por nós na verdade é essa é a característica do gene tivo na língua grega pode ser tanto objetivo como subjetivo deus é objeto desde é o sujeito isso às vezes dá muita confusão especialmente na primeira carta de joão que joga muito com isso mas aqui é claro que paulo está significando o amor de deus por nós como os versos seguintes vão explicar o que ele está dizendo é que o amor que deus tem por nós
é derramado em nosso coração por meio do espírito santo no meio dos sofrimentos é como que se o espírito santo viesse ao nosso coração e dissesse deus ama você pense no que ele já fez por você ele já justificou você ele está em paz com você e lhe deu acesso à sua presença ele lhe deu alegria do mundo futuro ele já esteve com você na tribulação na perseverança na experiência e na esperança de deus vai me sustentar deus vai ligar deus me ama ele não está irado com você é esse sofrimento destas coisas não têm
como objetivo destruir você mas preparar você essa interferência sobrenatural que nos segura porque convenhamos e confessemos se deus não nos segurar se nós já teríamos abandonado a fé há muito tempo quantas vezes não segurou e deus não respondeu quantas vezes no meio da profissão você pediu pediu pediu não só receber o silêncio quantas vezes você pediu e sabe exatamente o contrário que você queria na verdade e você continua aqui hoje continua o que você acha que você está aqui é exatamente porque lá no fundo do seu coração você diz assim mesmo que eu não entenda
porque deus não me responde porque deus está silencioso porque ele não faz como estou pedindo mas eu estou certo de uma coisa que ele me ama e que ele sabe o que é melhor pra mim essa consciência do amor de deus por nós ela não vem de nós mas ela é derramada em nosso coração pelo espírito santo de deus é por isso que jesus se referia o espírito santo como sendo consola do e parte da consolação é exatamente essa nos persuadido o amor de deus no meio do sofrimento o amor de deus é derramado em
nosso coração pelo espírito santo que nos foi dado é outro privilégio da justificação é que nós recebemos o espírito de deus o consolador para nos guiar aqui nesse mundo que a spal explica nos versos de seis a dez em que sentido deus nos amou de do que é que o espírito santo nos convence esse amor de deus que é derramado em nosso coração aqui eu aproveito para dizer que nós vivemos numa época em que as pessoas valorizam muito derramamento do espírito santo se fala muito em um são derramamento do espírito santos e cheio do espírito
santo buscar o espírito santo mas a maioria das vezes quando as pessoas falam essas coisas já estão pensando em experiências com espírito santo tipo assim um poder especial sentir alguma coisa é falar em línguas ter visões e revelações estas coisas elas não vão consolar você e não vão ajudar você a passar no meio de sofrimento embora deus possa conceder isso se ele quiser mas o que vai ajudar você a perceber aqui nesse mundo é a consciência do amor de deus por você mas de consciência é certeza desse amor e essa é a principal obra o
espírito santo de deus na vida do crente pessoa adilo do amor de deus convencer lembrar o mantém no firme no fato de que deus o ama por isso que paulo nessa passagem como que faz uma digressão para explicar o que é o amor de deus que o espírito santo tenta nos convencer peço 6 as explicações são três ou quatro explicações bem rápido o espírito santo universo 5 a esperança não confunde porque o amor de deus é derramado em nosso coração pelo espírito santo que nos foi outorgado amor de deus alguém perguntaria sim diz o apóstolo
paulo peço 6 porque cristo quando nós ainda éramos fracos morreu a seu tempo pelos ímpios é nisso que está o amor de deus que quando nós ainda éramos fracos fracos significa pecadores incapazes de se salvar não tínhamos força fracos não havia nada em nós para nos tirar da nossa culpa da nossa condenação que nós merecíamos quando nós ainda éramos fracos sem ter nada para oferecer a deus cristo morreu a seu tempo pelo simples mais do que fracos nós eram os ímpios inimigos de deus para isso significa não religioso que não tem nenhuma relação com deus
nada não quer saber de deus nós éramos inpe os inimigos de deus fracos não podíamos sair daquela situação e cristo morreu por nós quando nós estávamos naquela situação e paulo ressaltou que é que isso significa no verso seguinte verso 7 ó dificilmente alguém morreria por um justo tá se nós fosse um justo se nós fossemos bons e cristo morreu por nós não tem lá muito sacrifício nisso mas cristo pois poderá ser que pelo bom alguém se anime morrer se nós somos bons e justos e cristo morreu por nós você não daria talvez sua vida por
alguém que ajustes bom fica mais fácil a gente morrer por um justo por um bom filantropo um homem de moral e repreensível uma mulher é devida caridosa impiedosamente da nossa vida no lugar dela mas imagine fazer isso por um estuprador da sua vida no lugar de um assassino e estuprador um violento um terrorista que já matou gente com bom exatamente disso que o povo está dizendo que o amor de deus consiste nisso que ele não morreu seu filho não morreu por jogo justus e pessoas boas até porque elas não existem dificilmente alguém morria por um
justo pois poderá ser que pelo bom quem se animou mas o ponto é esse verso 8 deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de cristo ter morrido por nós sendo nós ainda pecadores esse amor de deus que é derramado no nosso coração pelo espírito santos pires antes quando cristo morreu por você você era um pecador será incrível você era fraco se ele fez um maior quanto mais o menor se ele não poupou seu filho antes deu por você será que ele não vai dar as demais coisas também esse é o argumento é
um argumento do maior para o menor quem faz o mais fácil - e o mais era esse deus não justificar se nós indignos fracos ímpios e pecadores eles no justificou ele nos colocou em paz com ele ele nos deu acesso à sua presença e nos promete o seu reino glorioso ele trabalha através das aflições e você ainda duvida da fidelidade dele do amor dele deus já provou o quanto me ama na cruz do calvário por isso se você tá querendo buscar uma evidência do amor de deus não diga sim deus eu vou saber que o
filme an - eu me libertar dessa aprovação não vai ser nas libertações que você vai ver o amor de deus se você quiser ver o amor de deus olhe para curso na cruz que o amor de deus se revela de maneira sublime soberana e clara é exatamente porque os crentes tiram os olhos da cruz que eles se perdem em questões com deus do tipo seu nome anos e não gosta de mim o senhor me dá isso só me dá um namorado e da namorada me dá meu marido me dá uma esposa não me dá um
emprego não me dá isso mas o amor de deus que você não se mede por estas coisas o amor de deus para conosco se mede pelo fato de que cristo morreu ou você quando você ainda era um pecador continua sendo o pecador naquela época era um pecador fraco ímpio morto e sua pensa-se pecados inimigos de deus você continua sendo um pecador mas um pecador justificado um pecador que está em paz com deus pecador que têm acesso a presença dele um pecador que agora entende o porquê do sofrimento aqui neste mundo por isso paulo conclusão de
paulo aquino verso 10 ele agora fecha argumentação se nós quando inimigos fraco emp pecador o inimigo é isso que eram uns porque se nós quando inimigos fomos reconciliados com deus mediante a morte do seu filho muito mais estando já reconciliados seremos salvos pela sua vida seremos salvos pela sua vez alvos da condenação eterna salvos do castigo que o pecado impôs a nós se nós quando éramos inimigos de deus nos reconciliou consigo mediante jesus cristo será que no dia do juízo ele vai nos condenar será que no dia do ajuste de contas ele vai nos repudiar
se ele já se reconciliou comigo quando eu sou inimigo e agora que sou seu filho ele vai me rejeitar essas tribulações elas são pré anunciou um prelúdio do sofrimento eterno eu vou passar a resposta é óbvio não claro que não nós seremos salvos pela vida de cristo pela sua obra não somente pela sua morte mas pela sua ressurreição a conclusão então vem agora a terceira glória você está acompanhando o esboço né a cabeça que a justificação e quais são os seus efeitos o primeiro efeito temos paz com deus segundo efeito temos acesso a deus de
ser feito nós agora nos alegramos nos alegramos em três coisas nos alegramos na glória de deus o mundo futuro nos alegramos nas tribulações porque elas pelo espírito santo mostra o amor de deus por mim ea última glória eu me glorio verso 11 não apenas isso mas também nos gloriamos em deus por nosso senhor jesus cristo por intermédio de quem recebemos agora a reconciliação essa é a terceira glória resultante da justificação eu me alegro em deus eu me alegra em deus por meio de nosso senhor jesus porque por ele eu recebi a reconciliação estou reconciliado com
deus estou em paz com deus não há mais condenação não há mais desculpa ela foi perdoada ela foi tirada como é difícil às vezes pra nós entendermos isso né e vivemos à luz disso a gente num graça a gente precisa de graça para poder aceitar graça porque nós somos tão voltados a fazer alguma coisa merecer alguma coisa como às vezes a pessoa faz um favor pra gente fica constrangido nem de ficar achando o devedor não tem que dar um presente naquela pessoa que fazer um bolinho ou fazer da 1a alguma coisa aquela pessoa me de
alguma coisa ou obrigar nem que a palavra obrigado quer dizer quando alguém faz alguma coisa pra vocês já estou obrigado a você estou e devem alguma coisa que a palavra obrigado quer dizer nós somos um povo do obrigado então a gente olha pra todo esse favor não merecido de deus ea gente deve ter alguma coisa errada eu tenho que mereceu ter que fazer alguma coisa não pode ser pois é exatamente isso pode-se e é por isso que o evangelho é chamado às boas notícias para pecadores como você como eu e é o evangelho somente o
evangelho que nos ajuda a atravessar esse mundo perseverantes alegres confiantes na expectativa da chegada do nosso senhor jesus e do novo mundo que se aproxima quando então finalmente nós vivemos em paz onde não há mais morte do lágrimas onde não há mais sofrimento às coisas passadas se foram eles que tudo se fez novo amém que deus explica essa palavra seu coração nessa manhã querido querida irmã com o sol em seu coração você se enche de alegria entregue ao nosso deus se o sofrimento lembre se que você tem acesso a ele lembra do amor dele tira
esse dia a dia do senhor para celebrar o nosso deus celebra esse grande evangelho e dá graças a deus por tudo o que representa