Seu Lado Sombrio é a Chave para Você não Desperdiçar Sua Vida | Carl Jung

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Lobo Cinzento
No vídeo de hoje, vamos explorar um conceito fundamental da psicologia analítica de Carl Jung: a ass...
Video Transcript:
Este é precisamente o maior risco que o homem moderno corre poder acordar um dia e descobrir que perdeu metade de sua vida esta Talvez seja uma das citações mais fortes de Carl Young Mas afinal como alguém acaba Nessa situação a resposta mais curta seria viver de um modo no qual todo o tempo de vida é investido em existir e sobreviver e a verdade é que nenhum indivíduo consciente escapa ileso de uma forma de vida assim as chances de desenvolver algum transtorno psicológico são extremamente altas um fato inegável é que os medicamentos psicotrópicos tornaram-se uma das
formas mais comuns de tratamento para transtornos de ansiedade e depressão porém Esses medicamentos não são muito eficazes em Curar as pessoas e muitas vezes se tornam muletas para milhares de pessoas ao longo de sua vida felizmente existem maneiras alternativas para tratar tais angústias humanas e neste vídeo vamos recorrer a Caron um dos maiores psiquiatras da história o qual criou diversos métodos profundos e super embasados que T como objetivo tratar a raiz dos problemas humanos ele afirmou a elite ainda se apega firmemente à noção de que os transtornos de ansiedade se originam em alterações no cérebro
infelizmente muitos médicos comuns se agarram a esta afirmação em detrimento de seus pacientes o já era atual produz incontáveis ano após ano quase todos esses foram convencidos pelo Dogma médico de que sua doença é de natureza física acreditava que a maioria dos casos de ansiedade e depressão não são resultado de um cérebro doente mas sim de um modo de vida do entil o primeiro passo no método de tratamento de Yang portanto não era uma prescrição de medicamentos mas sim uma dose de assimilação psicológica uma assimilação sobre o que esperar da vida e sobre o que
é necessário para mudar de uma condição para outra com relação ao primeiro Yang observou que muitas pessoas acreditavam que a vida deveria ser fácil com sofrimento mínimo e dificuldades quase inexistentes mas you seria direto com seus pacientes dizendo-lhes que a vida não é fácil que conforto e paz não são nosso estado na natural Yang escreveu no fim das contas é altamente improvável que possa haver uma terapia que elimine todas as dificuldades o homem precisa de dificuldades elas são necessárias para a saúde o que nos preocupa aqui é apenas uma quantidade excessiva delas aceitar que as
dificuldades são inevitáveis e que nada que vale a pena alcançar vem fácil no coloca no firme terreno da realidade para mudança pois quando aceitamos que a vida é difícil também percebemos que só através de um caráter fortalecido Temos alguma chance de viver uma boa vida por outro lado se permanecermos presos na ilusão de que a vida deve ser fácil estaremos menos motivados a superar um caráter fraco pois falsamente Esperamos que podemos encontrar um vida foi epr e fos excia que er paraem nosos problemas existem no presente e não são resolvidos a revos o Pass muitas
pessoas preferem pensar que só poderão seguir em frente se descobrirem por são do jeito que são contudo Yang via essa fixação no passado como uma forma de evitar a difícil tarefa de enfrentar os desafios atuais as pessoas deveriam saber que não só o neurótico mas todos naturalmente preferem nunca buscar as causas de qualquer em si mesmos mas empurrá-las para o Mais longe possível de si em espaço e tempo caso contrário correriam o risco de ter que fazer uma mudança para melhor comparado com esse risco odioso parece infinitamente mais vantajoso ou culpar outra pessoa ou se
a culpa é inegavelmente própria pelo menos assumir que de alguma forma isso é de sua responsabilidade com esses insites psicológicos you introduzia o primeiro passo prático em seu método de tratamento ajudar os pacientes a enfrentar o que ele chamava de sombra pois como ele mesmo escreve o primeiro requisito de qualquer método psicológico completo é para a consciência confrontar sua sombra a sombra segundo Yang refere-se aos aspectos do nosso caráter que negamos e reprimimos no nosso inconsciente devido à vergonha insegurança ou censura em outras palavras é a parte da nossa personalidade que preferimos esconder dos outros
e também de nós mesmos Não há dúvida de que o homem é em geral menos bom do que imagina ou deseja ser todos carreg uma sombra e quanto menos ela é incorporada na vida consciente do indivíduo mais Negra e densa ela é yang acreditava que enfrentar a sombra era essencial para autotransformação por diversas razões negar os aspectos negativos de nossa personalidade não nos favorece pelo contrário somente perdemos o controle de quando e como esses traços emerge ao reconhecer uma falha em nosso comportamento podemos aend end a controlar sua expressão e Minimizar os danos que ele
causa como you explica qualquer coisa consciente pode ser corrigido mas qualquer coisa que escorrega para o inconsciente está fora do alcance da correção e com o seu crescimento desordenado está sujeita a uma degeneração crescente felizmente a natureza cuida para que os conteúdos inconscientes ir rompam na consciência mais cedo ou mais tarde e criem a confusão necessária a sombra não é composta apenas de fraquezas alguns elementos delas são forças que reprimimos na juventude Porque nossos pais membros da família ou a sociedade em geral nos fizeram acreditar erroneamente que esses traços eram negativos por exemplo algumas pessoas
reprimem a capacidade de expressar raiva ou de se defender um benefício de se tornar consciente da sombra é que ganhamos acesso a esses traços de caráter que realmente podem promover vida dentro de nós como you afirma a sombra é apenas um tanto inferior primitiva desadaptada e desajeitada não inteiramente ruim ela até contém qualidades que de certa forma vitalizam e emb a existência humana o único problema é que a convenção proíbe uma maneira de se tornar consciente da sombra é observar as fraquezas falhas e inseguranças daqueles ao nosso redor muitos de nós reprimimos traços de caráter
semelhantes e tendemos a projetar elementos de nossa sombra em outras pessoas portanto ao prestar atenção nos traços de caráter que nos em amigos e familiares podemos também vislumbrar nossa própria sombra além de observar os outros outra maneira de trazer a sombra à luz da consciência é refletir sobre os motivos de Nossas ações especialmente as que nos envergonham e estar aberto à autocrítica como you observa muitas vezes a única coisa que nos impede de ver nossa sombra é a falta de honestidade com nós mesmos ele mesmo aponta que um pouco de autocrítica já é o suficiente
para poder enxergar através da sombra além de se tornar mais consciente do nosso lado sombrio outro aspecto essencial do método de tratamento de you era ajudar seus pacientes a encontrar um sentido para suas vidas Young acreditava que quando presos em uma depressão profunda ou consumidos por um transtorno de ansiedade ser curado exigia descobrir um papel no drama Divino da vida para entender isso podemos considerar um encontro Que Ian teve na região do Novo México com o chefe da tribo pueblo na primeira metade do século XX Yang discutia as tradições da tribo quando o chefe fez
a seguinte observação Sim somos uma pequena tribo e esses americanos eles querem interferir em nossa religião eles não deveriam fazer isso porque somos filhos do pai o sol aquele que vai ali dizia o chefe apontando para o sol esse é o nosso pai devemos ajudá-lo diariamente a se erguer no horizonte e a caminhar pelo céu e não fazemos isso apenas por nós mesmos fazemos isso pela América fazemos isso pelo mundo inteiro entendia que para muitos nos dias modernos essa declaração poderia parecer louca e absurda no entanto ele notava que os membros dessa tribo não sofriam
como nós sofremos Eles não eram afetados por neuroses transtornos de ansiedade ou depressão não precisavam de pílulas diariamente nem eram debilitados por vícios pelo contrário essa tribo era composta por indivíduos altamente funcionais que se viam cumprindo seu dever como atores no drama Divino da vida e suas vidas eram ricas em significado e propósito como Yang escreveu essas pessoas não têm problemas eles têm sua vida diária sua vida simbólica eles se levantam de manhã com o sentimento de sua grande e Divina responsabilidade eles são os filhos do Sol o pai e seu dever diário é ajudar
o pai a aess o horizonte não apen por eles mesmos inteir esses indivíduos em outas palavas tem uma digid natur eiz também mod de vida o deiv sempre correndo de um lugar para o outro sempre procurando mas nunca encontrando o que buscava fiquei espantado quando olhei em seus olhos os olhos de um animal caçado encurralado procurando procurando sempre na esperança de algo ela está possuída E por que ela está possuída porque ela não vive uma vida que faz sentido a dela é uma vida totalmente grotescamente banal sem sentido algum se ela morrer hoje nada aconteceu
nada desapareceu porque ela não era nada essa busca compulsiva é comum no mundo ocidental alguns correm de um destino para outro outros procuram parceiros românticos e outros são caçadores compulsivos de dinheiro prestígio fama ou reconhecimento nas redes sociais mas independentemente da forma externa que isso tome a motivação subjacente é a mesma o indivíduo está tentando escapar da banalidade da sua existência eles tentam preencher o vazio que surge de viver uma vida sem sentido contudo como Yan explica esse vazio não pode ser preenchido com coisas ou experiências ele é preenchido ao saber que estamos vivendo de
uma forma que faz a diferença seja para si próprio ou para os outros ainda sobre essa mulher que ele conheceu ele escreve mas se ela pudesse dizer eu sou a filha da Lua toda a noite Devo ajudar a lua minha mãe a atravessar o horizonte Ah isso é outra coisa então ela vive então sua vida faz sentido e faz sentido em toda a continuidade e para toda a humanidade isso dá paz quando as pessoas sentem que estão vivendo como atores no drama Divino isso dá o único significado à Vida humana todo o resto é banal
e você pode descartá-lo uma carreira criação de filhos são todas fúteis se comparadas com essa única coisa que torna a sua vida significativa de nenhuma forma Yang estava sugerindo que todos adotassem a mitologia do velho chefe da tribo mas que muitas pessoas sofrem porque suas vidas são desprovidas de sentido portanto a tarefa para aqueles que querem se libertar da ansiedade ou depressão é encontrar ou criar esse sentido devemos achar uma maneira de justificar nossa existência para que possamos assim como a tribo pueblo acreditar que nossa vida tem valor Para alguns isso pode ser alcançado através
da religião para outros contribuindo de maneira substancial com a comunidade enquanto outros encontrarão isso através do ato criativo ou seja para nós no ocidente moderno onde a mitologia já não serve mais cabe a nós e apenas a nós descobrir como podemos desempenhar um papel significativo no drama Divino da vida para os poucos que realizam essa tarefa uma vida plena definirá seus dias futuros para os que não fazem anos ou décadas de Sofrimento em vão e busca compulsiva serão o seu destino resultando em um total desperdício de sua existência
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