"O Auto da Compadecida 2": pedir duas vezes pelo mesmo milagre pode ser demais

21.8k views2038 WordsCopy TextShare
Isabela Boscov
Crítica do filme “O Auto da Compadecida 2”, dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda com Selton Mel...
Video Transcript:
[Música] acho que tem poucas coisas tão queridas na produção Nacional quanto O Alto da Compadecida a adaptação da peça do Ariano Suaçuna que foi exibida como minissérie em 1999 e daí condensada sem nenhum prejuízo da Graça ou do entendimento e lançada como filme em 2000 O Alto da Compadecida original era uma sucessão de acertos na a direção do Gu Arrais e da Flávia Lacerda na escolha maravilhosa do Mateus natgel como o João Grilo e do celton Melo como o Chicó na locação em Uma cidadezinha no sertão da Paraíba na trilha sonora nos figurinos muito bem
feitos e na participação linda inspiradíssima da Fernanda Montenegro como Nossa Senhora acima de tudo O Alto da Compadecida original acertava na maneira como sabia homenagear respeitar integralmente e dá vida ao texto fenomenal do Ariano Suassuna que é um desses milagres de leveza graciosidade e algo a dizer tudo em um linguajar que é música pros ouvidos da gente pois bem 24 anos depois então do lançamento de O Alto da Compadecida nos cinemas a gente tem agora O Alto da Compadecida dois com rigorosamente todo o mesmo time os mesmos roteiristas de novo o Guel Aris E a
Flávia Lacerda na direção e lógico o Selton Melo como Chicó e o Mateus natgel como João Grilo como algo assim poderia dar errado só que dessa vez Infelizmente o milagre não se repete na raiz de tudo tá o fato de que agora a gente não tem mais o texto do Ariano Suassuna a gente tem roteiristas tentando emolar o texto do Suassuna tentando emitar o idioma e as cadências dele mas sem sucesso porque o que falta aqui principalmente é aquela compreensão incomparável que o suaa tinha desses personagens que ele calcou em tipos reais do Sertão uma
cultura que ele conhecia de trás para frente e que ele exaltava como fundador do movimento armorial cuja função era justamente essa resgatar a a origem a raiz dessa cultura do Sertão nordestino em vez Dessa perspectiva social humana do suuna a gente tem agora uma perspectiva tópico política que não surte maisem de longe o mesmo efeito não cala fundo num espectador como aquilo era capaz de calar para mim o celton Melo como o Chicó e o Mateus ner gell como João Grilo sempre vão valer a viagem mas a parte isso o que a gente tem no
lugar de tudo mais eh que cercava Originalmente O Alto da Compadecida A Gente Tem situações forçadas personagens muito menos interessantes aliás frequentemente irritantes e que não raro passam à frente dos personagens que interessam a gente não tem mais a locação no sertão agora é tudo falso em estúdio Talvez para acentuar a o caráter poético da história mas com o efeito de fazer com que tudo pareça sintético e não poético e muito malabarismo desnecessário para fazer com que no final a história se dirija exatamente ao ponto que era o centro da história da adaptação original um
novo julgamento do João Grilo no céu com um novo apelo à compaixão de Nossa Senhora que agora interpretada pela thí Araújo me dói muito dizer isso porque eu revi O Auto da Compadecida de 1999 2000 antes de assistir a essa continuação e continua de uma graciosidade sem rival eu queria muito que essa sequência fizesse Justus aquela adaptação mas infelizmente não é o que acontece pelo menos pelo menos e isso me deu a oportunidade de conversar com duas pessoas encantadoras dois atores estupendos o Mateus natgel e o celton Melo você vê a entrevista aqui agora na
sequência e eles contam algumas coisas muito interessante sobre como eles chegaram a esses papéis deliciosos do Chicó e do João Grilo celton Mateus que prazer est aqui com vocês para falar do Alto da da Compadecida dois Alto da Compadecida parece mais com fazer teatro ou fazer cinema eu acho que é parece mais com parece mais com uma celebração assim a gente e né fala-se muito assim continuação o próprio dois já cravado no título e já dá mas a gente enxerga como uma festa assim sabe assim é é a gente o nosso trabalho e a gente
se complementa muito em cena é é quase como uma dança e agora é assim Vem Dançar com a Gente Vem Celebrar esses velhos amigos eles estão de volta então assim é um filme muito emocionante assim ele ele é engraçado Claro que ele é engraçado mas mais do que isso ele é muito comovente porque porque é emocionante você encontrar seus amigos mais antigos seus amigos da escola assim sabe então acho que tem essa beleza assim nesse encontro acho que é isso então assim teatro cinema mistura linguagem a essência do su assuna A Essência desses personagens estão
intactas o nascedouro é teatral né é teatral é e o palhaço é é um é um bicho teatral João Gril Chicó são palhaços são os nossos palhaços são os nossos melhores palhaços né CTO s é aliás Valeria uma vida de ator no Brasil ter feito o Alto M porque são os maiores personagens cômicos da dramaturgia brasileira eu acho eles maravilhos a peça mais montada no Brasil desde 1955 gel um gênio que transformou isso no no no filme na série de cabeceira de todo brasileiro Então já já teria valido uma existência né a gente que é
danado capricorniano ficou fazendo outras coisas direção direção teatro cinema para e etc e tal mas na verdade Valeria uma vida a o alto qu da um esse dois é tipo assim aceite que você pode ser feliz de novo e lembre do Brasil dos momentos muito alegres que a gente já viveu junto o alto sempre fica lembrando a gente de como é bom ser daqui apesar de tudo me digam uma coisa vocês trabalharam já várias vezes juntos e junto com Guel também foi a primeira vez que vocês contracenaram O Auto da Compadecida lá em 99 foi
e e o Guel escalou a gente sem sem sem teste ele não sabia se tinha química não fazia drama novela filme triste tragédia é tragédia no teatro tragédia no teatro ele que enxergou nossos palhaços e nos deu isso de presente foi um presente que ele deu pra gente o presente não é só ter dado João Gu Chicó ele deu um outro presente muito valioso que é você faz comédia você sabe fazer comédia também e isso a partir de então abriu uma Porteira pra gente louca boa nossa a comédia a comédia é superior ao drama Hein
eu acho comédia é muito mais difícil do que drama você tem que caminhar numa linha muito mais fina ali né Principalmente quando a comédia é comovente também como é em O Alto da Compadecida né Qual a lembrança maior que vocês têm quando vocês olharam um roteiro que o Guel fez da primeira vez da primeira da primeira porque a linguagem do Alto da Compadecida quer dizer o Ariano suuna deu também isso de presente para quem faz esses personagens o texto mais saboroso colorido delicioso eh qual foi a a a maneira como vocês enxergaram encarne e osso
esses personagens que já foram vividos por tantos atores em várias montagens teatrais o que vocês enxergaram neles de primeira personagem muito bem escrita é mais fácil de fazer você é quase que conduzido pela mão se você fizer resistência a dramaturgia é tão poderosa nesse caso que ela vai te empurrar né a gente conversou muito ensaiou muito e chegou um com o outro os timbres mas quando a gente chegou em Cabaceiras naquela época a gente afirmou algumas coisas tipo esses caras existem e andam por aqui nesse Sertão passava um Chicó ali passava um João Grilo ali
então eu me lembro disso de ter achado meu Deus vai ser muito difícil e depois fazendo dizer caramba é estranhamente fácil o texto é muito bom sei sei e eu senti isso agora de novo agora não tem o texto do sua sua propriamente é um texto inspirado nele eh vocês notaram alguma diferença vocês eh fizeram como atores mais intervenções eh no roteiro do que da primeira vez por causa dessa eh necessidade de emular a maneira como S escrevia Na verdade são os mesmos roteiristas do um então eles já tinham feito ali uma mistura de com
outras peças de Suaçuna e lá no caso Santo e a Porca é toda aquela toda aquela trilha lá da do da porquinha que põe o dinheiro Bá É de outra peça então eles já tinham essa esse esses se sentir à vontade em mexer na obra do suça então não foi uma novidade para eles e eles estão 25 anos mais experientes e mais craques em fazer isso eu tô falando de Guel Arrais João Falcão Jorge Furtado e Adriana Falcão são craques eh eu olho para esse roteiro do auto 2 e acho assim Acho que s su
achar o máximo porque tá muito é muito bem bolado e as trilhas de cada personagem as ideias do do que eles estão fazendo do que eles vivem e a gente a gente colaborou assim e em algumas coisas por exemplo por exemplo tem um diálogo que eu sei que vai que o povo vai amar Fui Eu que pus lá que é o o Guel tem que ter essa fala o povo ama mas só que de outro jeito aí eu pedi para ele botei minha participação no roteiro desse filme é foi assim ó eh ela fui logo
dizendo Formosa E ela ficou toda molenguinha e fui logo dizendo jetem E ela ficou logo molenguinha jetem é JEM quer dizer Formosa em japonês isso eu escrevi isso eu escrevi baseado devolver pro público cois aquele prazer daquele eu falei ó Isso tinha assim e o falou vai nessa sa mais dific que a gente de quando em quando eles mandavam uma nova versão do roteiro para nós como como a decisão foi conjunta de fazer o dois e a gente podia dar o Pitaco se necess se necessário e demos quando a gente achou prava e óbvio que
eles são os bam bamb bã isso e o negócio ficou lindo exatamente lindo o que é lindo também é a química de vocês dois que que coisa surpreendente eu não sabia que vocês não tinham sido testados da primeira vez eh isso é que terfo não para mas é um visionário coragem visionário mas isso o Guel tem como como diretor é muito assertivo é muito assertivo assim e quando ele e se se ele fizer um take e tiver bom ele quer ir pro próximo ele não tá inseguro com aquilo aquilo que ele viu Tava bem então
tá bem sabe e assim como ele deve ter enxergado o palhaço do celto você é palhaço sim enxergado o meu e antes da gente dito vem palhacinho e o Ariano gostava da gente como jil gostava muito e isso isso dá um alívio bom não não só um alívio deve dar um orgulho muito grande também nãoé orgulho sim sim muitos momentos com sua Sona lá em Recife ele toda vez que eu deve ter mes coisa que você ele ia ver as peças da gente quando a gente ia lá né Ia e vi as coisas ou est
um fil er erramos da família de uma certa maneira uma vez numa premiação ã ele que que que eu não ganhei nada aham E ele disse Poxa mas Você merecia eu falei não eu acho que a premiação foi boa achei Justo ele falou assim Mas a gente sempre toce pelos nossos Ah que lindo queridos eu tenho que encerrar me pediram né que eu já passei do tempo bastante mas é que eu adoro os dois como atores eh Mateus tô conhecendo hoje mas o Selton conheço de longa data e cada vez gosto mais muito obrigado vocês
são pessoas incríveis também muito obrigada pelo tempo de vocês aqui tá se você gostou desse vídeo não se esqueça de curtir inscreva-se no canal e clique no Sininho e a gente se vê no próximo vídeo [Música]
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com