SCRIPT DE ABORDAGEM DE CLIENTE DE SOCIAL MEDIA | Wanessa Castro

5.55k views2626 WordsCopy TextShare
Wanessa Castro
💥Conheça minha Formação Completa em Social Media https://fazteunomemkt.com.br/curso-social-media/ ...
Video Transcript:
Você tem dificuldade de abordar um potencial  cliente de social media e vender o seu serviço para ele? Então você tá no lugar certo! Nesse vídeo  eu vou te explicar um script, um passo a passo de como você pode fazer para abordar um cliente e  vender o seu trabalho social mídia.
[Música] Olá Olá, seja bem-vindo, seja bem-vinda! Se você é  novo por aqui eu sou Wanessa Castro, eu sou fundadora e também CEO da Faz Teu Nome que  é uma produtora de conteúdo, e a gente produz conteúdos na área de educação e também na área  de entretenimento. E na área de educação a gente tem cursos profissionalizantes para você que  deseja se tornar um social media, inclusive, é sobre isso que a gente fala aqui no canal.
Se você  quer ingressar nessa profissão, quer se tornar um social media profissional, se inscreve no  canal e deixa o like nesse vídeo aqui porque tem vários outros conteúdos que vão te ajudar a  se tornar um profissional dessa área. E se você quer se aprofundar nessa profissão, a gente tem  uma comunidade no telegram totalmente gratuita, nós somos mais de 18 mil pessoas nessa comunidade  onde lá tem vários conteúdos para te orientar na profissão de social media e também você tem a  oportunidade de conversar com outros profissionais dessa área, profissionais já experientes e também  profissionais que estão iniciando. É uma comunidade que se ajuda muito, totalmente gratuita, você  clica aqui embaixo, o link dela tá aqui embaixo na descrição do vídeo, tá?
Então vamos lá gente, para  o conteúdo desse vídeo. Olha, eu quero primeiro que você saiba que esse negócio de script pronto, de  sair mandando um monte de texto para um monte de gente, não é isso que eu vim falar com você. A ideia  de script que eu trago para você é nada mais do que uma orientação, um passo a passo de como você  prosseguir para abordar e vender o seu serviço, tá certo?
Se você tá pensando que é um textinho pronto  que eu vou te dar para você enviar no Direct da pessoa, não é isso. Por que? Porque isso não vende.
É  um esforço muito grande, pra um retorno muito baixo e acaba que você pode inclusive pegar um block do  Instagram porque você fica mandando muito spam, e essa não é a melhor estratégia para você utilizar,  ok? Esse script que eu vou mostrar para vocês, ele se baseia em cinco passos, e o primeiro passo dele é  o seguinte: certificar de que você tá falando com a pessoa correta, ou seja, que você está abordando a  pessoa que realmente tem um potencial de se tornar o seu cliente de social media. Não adianta você  abordar uma pessoa que não tem o mínimo de interesse de te contratar, porque senão você vai gastar energia  desnecessária.
E além disso, você tem que saber que você tá falando com a pessoa que realmente resolve  o problema. Por exemplo, quando eu fazia abordagem direta assim, eu me certificava se eu tava falando  com dois tipos de pessoa: a primeira é se era o dono da empresa. Geralmente, se você tá falando  com uma empresa muito pequena, ou de pequeno médio porte, que tem uma equipe muito reduzida, geralmente  o próprio dono da empresa é responsável por fazer essas contratações.
Então, quando eu entrava em  contato eu perguntava se eu tava falando com o dono da empresa ou com a segunda pessoa que é o  responsável pelo departamento de marketing né. Às vezes a empresa já é um pouco mais estruturada,  e aí ela atende departamento separados e tem um responsável pelo departamento de marketing. E aí  se tiver um profissional responsável por essa área, você pode falar com ele, porque nesse caso pode ser  um pouco mais difícil conseguir falar com o dono da empresa.
Então, são essas duas pessoas que têm  competência de decidir se vão te contratar ou não, ok? Aí você pode estar pensando: "Ok Wanessa, mas e aí  como é que eu sei que é a pessoa que eu tô falando ou não? ".
Você tem como fazer uma lista, tá certo? De  pessoas que são seu potencial cliente, inclusive, eu posso fazer um vídeo mostrando para vocês algumas  ferramentas que você pode utilizar para encontrar essas empresas que podem ser ou não seu potencial  cliente. Esse script aqui que eu tô passando para vocês, é considerando a partir do momento que  você já tem essa lista, e aí você, tipo assim, já sabe quem abordar, agora é só saber como abordar  e como vender, tá certo?
Se vocês quiserem que eu traga aqui um vídeo falando sobre como é que eu  faço para fazer uma lista dessas empresas que eu vou entrar em contato, comenta aqui embaixo que eu  trago para vocês, tá bom? Ok, Wanessa, falou que eu tenho que me certificar se vou falar com o dono  da empresa ou com departamento de marketing, mas e aí? Como é que eu faço?
Eu vou lá, bato na porta?  Ligo? Mando uma carta?
Enfim, sinal de fumaça? Que eu faço? Olha gente, existe algumas estratégias que você  pode fazer, por exemplo, o Cold Call, que nada mais é do que você entrar em contato por telefone  e fazer uma chamada fria mesmo, uma chamada telefônica, e fazer essa abordagem diretamente  pelo telefone.
Você pode fazer via e-mail, você pode fazer pessoalmente, caso você queira fazer  algumas visitas em alguns lugares, você pode fazer através de um formulário de um site que também  acaba que, no fim das contas, é via e-mail também, você pode fazer no WhatsApp e você também pode  fazer através das redes sociais. Através das redes sociais eu, particularmente, não curto muito, mas é  uma estratégia que pode dar certo se você souber fazer corretamente, tá certo? O problema das redes  sociais gente, é que muita gente se confunde com aquilo que eu falei no começo do vídeo, pensando  que é só mandar um script pronto e aí quem me responder eu to no lucro.
Não é assim, tá certo? Até porque,  a abordagem nas redes sociais é muito mais fácil de você ser ignorado. Quando você liga, a pessoa tá  com você no telefone, dificilmente ela vai desligar na tua cara né, pode acontecer.
Então, por isso que  eu prefiro abordagem por telefone, por e-mail ou por WhatsApp. Beleza, a partir do momento que você  confirmou que você tá falando com a pessoa certa, você vai para o segundo passo que é se apresentar. No caso você vai apresentar você mesmo né, como uma pessoa freelancer prestador de serviço de social  media, ou como uma agência, como uma empresa.
Isso vai depender de como é o seu posicionamento. E  aí você pode se apresentar, por exemplo, no meu caso né: "Oi, eu sou Wanessa Castro, eu sou da Faz Teu Nome, que é uma agência de marketing digital focada em prestação de serviço de social media e  eu queria explicar para você um pouquinho sobre o nosso trabalho, pode ser? ".
A forma como você vai  falar é muito breve, não é que você vai vender o seu serviço agora rapidamente, tá? Mas você tem que  falar sobre os benefícios que você pode gerar para essa empresa. Então, você vai chegar falando assim:  "Olha, a gente trabalha com gestão de redes sociais, a gente cria estratégias pra alavancar sua marca dentro  das redes sociais, para fortalecer sua presença, para criar uma comunidade, para criar uma base né,  então aumentar número de seguidores e fazer com que suas vendas possam aumentar através das redes  sociais".
Então, isso são coisas interessantes que as empresas querem, qualquer empreendedor quer, né?  Aumentar as vendas. Tome muito cuidado com a sua apresentação, a forma como você vai se comunicar,  seja profissional, cuidado com as brincadeirinhas, tá bom?
Então, tem assim um limite. Eu tô falando  isso porque eu sei que tem gente que tem noção, mas tem outras pessoas que não tem noção e acabam  cometendo algumas gafes nesse momento, e não pode, tem que ser bem certeiro. Nesse primeiro contato,  como eu falei, você não vai vender o seu serviço.
O seu objetivo é conseguir uma primeira reunião.  Por que gente? Porque quando você ligar, ou mandar um e-mail, um WhatsApp, alguma coisa, ao abordar  pessoalmente, a pessoa provavelmente vai estar ocupada com as tarefas que ela tem no dia a dia,  certo?
Então, se você chegar lá, ela provavelmente não vai te dar tanta atenção assim, então por  isso que você vai explicar brevemente quem você é, o que você faz e como, principalmente, você  pode ajudar aquela empresa, porque daí ela vai se sentir interessada, e você tem como objetivo desse  primeiro contato conseguir uma reunião. Mas por que uma reunião, Wanessa? Porque na reunião, você vai ter  a atenção dedicada daquela pessoa, daquela empresa, para você, mesmo que seja uma reunião rápida de 20/30 minutos, tá bom?
Que aí a pessoa, ela vai se preparar para naquele dia, naquela hora, ouvir  o que você tem para falar, então isso é muito mais importante e tem muito mais chance de você  conseguir o que você quer, porque ela vai estar com atenção dedicada para você, entende? Se a pessoa  der uma positiva de que realmente vai querer, tá se demonstrando interessada em fazer essa reunião,  você já sugere uma data e hora para ela, tá? Pra não ficar perdendo muito tempo ali "Ai, tal dia é  bom para você?
Ah, dá para mim. Ah mas não dá pra mim", entende? Isso acaba ficando desgastante.
Então,  você tem que ter um controle da sua agenda, para quando entrar em contato já saber os dias que  você tem disponível e já dar algumas opções para pessoas escolher. "Ah pode ser na quinta-feira de  manhã? Pode ser na sexta à tarde?
Qual fica melhor para você e tal". Entende? Então, já venha com opções  pra pessoa escolher.
Essa parte de perguntar sobre qual é o melhor dia e qual horário e fechar  essa data da reunião, já é o seu quarto passo, ok? O quinto passo é na sua reunião. Você, obviamente,  vai chegar preparado, então monte uma apresentação breve para mostrar o seu serviço, tá certo?
Pensando  que a sua apresentação pessoal vai fazer diferença, a forma como você se comunica faz diferença, e  se você for apresentar algum material gráfico, como por exemplo, um slide caso você vá fazer uma  chamada de vídeo, ou então numa sala de reunião enfim, isso também vai fazer diferença, a forma como  você se apresenta, tá certo? Então, toma cuidado com esses detalhes, porque isso aí pode no final te  ajudar bastante. Nesse caso, como você solicitou a reunião, é natural que você comece falando,  porque afinal de contas, foi você que chamou, então você que tem a palavra inicial, tá?
A não ser que o  cliente já comece perguntando, tenha algumas dúvidas, tá bom? Mas, inicialmente, é você que tá com a  palavra, até porque você vai direcionar fazendo a sua apresentação, e aí depois você passa a palavra  com seu cliente para que ele fale as dúvidas, as necessidades que ele tem. E é interessante que  nessa reunião você pergunte para o seu cliente qual que é a necessidade dele, o que que ele  pretende ou dificuldade que ele tem nas redes sociais, justamente para você falar que pode ajudar  com que ele tá precisando.
Não esqueça de trabalhar dentro dessa reunião alguns gatilhos mentais, como  por exemplo, o gatilho da procedência, que é quando você se apresenta, de onde você vem, como é que  funciona a sua empresa, o gatilho da autoridade, tá certo? Mostrando o conhecimento que você tem,  a experiência que você tem dentro desse mercado, porque esses pontos vão fazer a diferença.  Inclusive, galera, eu quero trazer vídeos de gatilhos mentais aqui para vocês, dentro dos meus  cursos de social media eu falo sobre isso né, no meu curso de formação eu falo sobre isso, mas eu queria  trazer vídeos aqui sobre isso para vocês, se vocês tiverem interesse comenta aqui embaixo também que  eu posso trazer vídeos só sobre gatilhos mentais, um vídeo sobre cada gatilho, cara é muita coisa  interessante, viu?
Dentro dessa reunião, que você vai trabalhar esses gatilhos mentais, é importante  que você faça a oferta do seu serviço também, tá? É claro que a proposta comercial do trabalho de  social media é muito personalizada de acordo com aquilo que o cliente precisa. Então, normalmente,  a gente não chega com uma proposta pronta para o cliente nessa primeira reunião.
Inclusive,  eu tenho um vídeo aqui no canal falando sobre proposta comercial, eu vou deixar aqui em cima  nos cards, caso você queira conferir, tá certo? Mas, como você já chegou abordando o cliente, pode  ser interessante você ter pelo menos alguma ideia de valor ali para que o cliente saiba que você  tá oferecendo para ele, se ele de repente está dentro do orçamento que ele tem do negócio dele, da  empresa dele, entende? Mas, é mais interessante que você saia dessa reunião, primeiro, você explica o  seu trabalho, e aí você vai entender a necessidade do cliente, e vai e essa reunião com todas as  informações que o cliente precisa né, o que que vai precisar, as estratégias que você vai montar e  você vai montar uma proposta comercial para ele de acordo com a necessidade dele.
E aí essa proposta  comercial você pode fazer uma outra reunião em vídeo, se quiser, ou simplesmente só enviar para o  cliente. Se você optar, que é o que eu recomendo, por não trazer o preço logo nessa primeira reunião,  isso também passa uma mensagem, tá? Qual mensagem, Wanessa?
De que o teu trabalho não é um  trabalho tão baratinho. Por que? Porque se fosse um trabalho tão baratinho, você já tinha falado  do preço logo de cara.
Não é isso, gente? Quando uma coisa é muito barata, a gente fala o preço logo de  cara justamente porque já é uma vantagem. "Olha, tá muito barato".
Mas quando a pessoa tá querendo saber  o preço e ela vê que tem uma certa dificuldade, vamos deixar assim para que você entenda, ela  subintende que não é um preço tão barato. No nosso caso, o serviço de social media e é um serviço  personalizado, então o preço pode variar muito de cliente para cliente. Também tenho vídeo aqui  no canal falando sobre quanto cobra um social media, eu vou deixar aqui em cima nos cards para você  conferir se você quiser.
Ok, pessoal? Então esses são cinco passos desse script de abordagem que  você vai utilizar para abordar um cliente e vender o seu serviço para ele, tá certo? Se você ainda não  é um social media e quer se tornar, ou então tá iniciando nessa carreira né, de repente já tem até  um cliente ou outro, mas tem dificuldade de criar estratégia, planejar conteúdo, criar conteúdo,  trazer resultados, ganhar seguidores, gerar engajamento, enfim.
Tem dificuldade? Eu tenho um curso de  formação de social media, e esse curso ele funciona por turmas, então se você quiser ingressar, aqui  embaixo na descrição do vídeo você pode clicar e fazer a sua inscrição. Se as matrículas estiverem abertas  você pode entrar, senão você se cadastra na lista de espera e assim que tiver com novas vagas você  vai ser avisado, aí você pode garantir a sua vaga, tá certo?
Então é isso pessoal, espero que vocês  tenham gostado desse vídeo, não esqueçam de deixar o like e se inscrever no canal porque tem vários  outros vídeos já aqui no canal e vários outros vídeos novos que eu vou trazer para vocês, tá certo?  Um beijo, fiquem com Deus e até mais. Tchau, tchau!
Related Videos
SOCIAL MEDIA: COMO TRANSFORMAR SEGUIDORES EM CLIENTES | Wanessa Castro
13:25
SOCIAL MEDIA: COMO TRANSFORMAR SEGUIDORES ...
Wanessa Castro
5,475 views
Como realizar uma reunião de fechamento com cliente de Social Media? #socialmediamarketing
9:25
Como realizar uma reunião de fechamento co...
Lê Feltrin
1,548 views
SOCIAL MEDIA: O QUE FAZER DEPOIS QUE O CLIENTE CONTRATA | Wanessa Castro
15:57
SOCIAL MEDIA: O QUE FAZER DEPOIS QUE O CLI...
Wanessa Castro
35,474 views
COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE SOCIAL MEDIA | Wanessa Castro
17:48
COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE SOCIAL ...
Wanessa Castro
29,914 views
Como ganhar DINHEIRO como social media! Será que vale a pena??
10:36
Como ganhar DINHEIRO como social media! Se...
Carol Abella | Social Media
723 views
Prospecção para Social Media
11:12
Prospecção para Social Media
Carolina Lucchetti
514 views
COMPLETE INSTAGRAM REELS TUTORIAL | Everything You Need to Know to Make Reels on Instagram
23:33
COMPLETE INSTAGRAM REELS TUTORIAL | Everyt...
Caroline Manchini
3,752 views
COMO ABORDAR UM CLIENTE POR DIRECT
7:30
COMO ABORDAR UM CLIENTE POR DIRECT
Keila Neves | Social Media
50,696 views
SOCIAL MEDIA: 7 TIPOS DE CONTEÚDOS COMPARTILHÁVEIS | Wanessa Castro
14:50
SOCIAL MEDIA: 7 TIPOS DE CONTEÚDOS COMPART...
Wanessa Castro
11,019 views
SOCIAL MEDIA: POR ONDE COMEÇAR? | Wanessa Castro
18:01
SOCIAL MEDIA: POR ONDE COMEÇAR? | Wanessa ...
Wanessa Castro
423,478 views
Como conseguir clientes de social media?
10:04
Como conseguir clientes de social media?
Thalita Gonçalves
5,343 views
6 PASSOS PARA SE TORNAR SOCIAL MEDIA EM 2024: Por Onde Começar
21:58
6 PASSOS PARA SE TORNAR SOCIAL MEDIA EM 20...
Debora Bacchim
9,586 views
QUANTO COBRAR PELO SERVIÇO DE SOCIAL MEDIA | Wanessa Castro
12:30
QUANTO COBRAR PELO SERVIÇO DE SOCIAL MEDIA...
Wanessa Castro
17,506 views
SOCIAL MEDIA - O QUE FALAR NA PRIMEIRA REUNIÃO? | Wanessa Castro
9:57
SOCIAL MEDIA - O QUE FALAR NA PRIMEIRA REU...
Wanessa Castro
20,032 views
SOCIAL MEDIA NÃO VENDE PACOTE DE POSTAGENS | Wanessa Castro
13:36
SOCIAL MEDIA NÃO VENDE PACOTE DE POSTAGENS...
Wanessa Castro
12,921 views
Best Social Media Management Tools 2025? Metricool vs Buffer vs Hootsuite vs Typefully 🫣
17:23
Best Social Media Management Tools 2025? M...
Efficient App (Alex & Andra)
68,259 views
Usei o CHATGPT para fazer uma IDENTIDADE VISUAL 🤯 Comandos + Processo criativo
16:17
Usei o CHATGPT para fazer uma IDENTIDADE V...
Nadine Fronza
42,751 views
Empreender em 2024: Como Encantar seu Cliente (Na Prática)
16:08
Empreender em 2024: Como Encantar seu Clie...
Paulo Vieira
39,859 views
5 FORMAS DE CONQUISTAR MEU PRIMEIRO CLIENTE COMO SOCIAL MEDIA
13:38
5 FORMAS DE CONQUISTAR MEU PRIMEIRO CLIENT...
Keila Neves | Social Media
19,270 views
Funil de conteúdo na prática - Social Media
13:45
Funil de conteúdo na prática - Social Media
Raquel Azevedo
814 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com