boa noite mas tudo bem estou feliz ainda também pra mim é um privilégio planeta compartilhando as escrituras com vocês ainda mais nesse assunto na que já tem nós temos enfatizado a a natureza vida evocação da igreja em nossos estudos no último ano esse que a gente começou a estudar a carta de paulo aos efésios mas nessas últimas três semanas nós tivemos a oportunidade de ouvir o leandro falando com mais ênfase sobre esses três sistemas quem estava aqui que foi notificado foi bom então ruminando ainda estão estudando os textos as anotações as frases que às vezes
fecham conclusões né então hoje eu gostaria de falar sobre um tema que é como se fosse a a continuação é daquilo que nós estávamos trabalhando sobrevida natureza natureza vida evocação da igreja que quando a gente fala de natureza vida evocação a conclusão dessa compreensão tem a ver com a identidade da igreja então a nossa identidade com a igreja é estabelecido na medida em que nós compreendemos e acessamos a natureza a vida ea vocação só que deus é colocou a igreja para que ela fosse vista pelos homens porque a igreja é um objecto de louvor a
igreja não apenas é é uma comunidade adoradora que adora o pai mas ela também é um objeto é como se fosse o maior ministro de louvor de toda a terra aonde a criação as nações as cidades os povos olham para a igreja e adoram ao senhor mateus capítulo cinco versos 16 jesus diz assim para que eles vejam as vossas obras e glorifiquem ao pai que está no céu e pedro no capítulo 2 a primeira carta também fala sobre isso então hoje e na semana que vem provavelmente na outra semana eu gostaria de trabalhar de duas
a três aulas com vocês sobre a edificação integral da igreja ea sua relação na cidade e para a cidade quem é que viu o anúncio hoje a gente colocou a igreja para a cidade certo mas é eu acredito que antes da gente fala da igreja para a cidade é necessário a gente trabalhar os pontos que vem antes porque toda a comunidade que é estabelecida numa cidade entende que tem uma missão na cidade você crê nisso mas porque às vezes existe tanto equívoco é em algumas em alguns em alguns aspectos onde há algumas comunidades têm a
tendência de se fechar para a cidade ou de se misturar demasiadamente com ela já para perceber que às vezes a gente se fecha e se torna exclusivismo ou a gente se abre demais e se torna relativista então como é que nós vamos trabalhar para que não haja é nem a igreja com uma fortaleza que não que não se abre para o mundo que não dialoga com o mundo com a cidade e como nós vamos trabalhar para que a igreja continue sendo um baluarte da verdade aonde ela proclama as verdades espirituais para o mundo mas não
se contamina com aquilo que foi corrompido então é antes de nós falarmos da igreja para a cidade e gostaria de trabalhar alguns outros aspectos então para quem está notando a gente costuma a gente costuma brincar na verdade é verdade senão a gente nunca vai conseguir falar tudo o que a gente precisa então por isso a gente disponibiliza os livros você nunca vai conseguir anotar tudo que você quer então a gente disponibiliza os cadernos então quem livre caderno lá atrás está para que vocês possam adquirir também então pegue uma folha com alguém pega o caderno depois
no final pra notar na próxima aula porque embora a gente vai trabalhar é o conteúdo muito simples a gente vai trabalhar ele entenda o tema de aula pelo menos por enquanto é em relação a esse assunto que a gente está falando vamos abrir as escrituras em efésios capítulo 4 por gentileza eu vou tentar usar a carta de paulo aos efésios como esboço porque é uma carta onde a gente tem é voltado bastante quando a gente fala sobre a natureza a vida e vocação né então é a carta de fezes como um todo eu sempre falei
leandro que o capítulo 4 fala sua identificação da igreja mas se você for ver a carta de fezes toda fala sobre a edificação da igreja eu sempre falava o capítulo 4 vai entrar na edificação mas toda a carta de fezes fala sobre a edificação eu acredito que não seria exagero falar que a carta de fezes entre as epístolas é como se fosse a planta do novo tempo porque você vê realmente a estrutura da igreja sendo formada na eternidade pelo pai antes da fundação do mundo pelo filho pelo espírito você vê a igreja sendo formada no
presente para manifestar nos séculos vindouros a igreja se identificar nos céus na terra por deus pelos homens pelo espírito pelos ministérios então você percebe que toda a carta de fezes vai falar sobre a edificação da igreja mas o capítulo 4 foi dada uma ênfase distinta porque se você fosse dividir a carta de paulo aos efésios em duas partes do 1 ao 3 é obra de deus em relação à igreja capítulo 4 5 e 6 é a resposta do homem já parou pra perceber que não existe menção de mão humana no capítulo 1 do capítulo 2
no capítulo 3 é tudo obra exclusivamente da trindade e por isso paulo está anunciando o evangelho porque ele ele está falando de algo que deus exclusivamente fez só com ele com o seu filho com seu espírito então no capítulo 1 o homem não foi criado porque ele o deus tinha elegido antes da fundação do mundo no capítulo 2 nós estávamos mortos então também não podia fazer nada e no capítulo 3 paulo explica o que ele falou no 12 então não tem invenção de mão humana ali mas no capítulo 4 ele começa a falar sobre a
resposta do homem no processo de edificação no capítulo 5 no capítulo 6 nós vamos ver a relação do homem na cidade ea relação do homem para a cidade então o capítulo 4 vai falar de identificação para que nos 56 nós possamos entender sobre a sua relação da cidade ea sua relação para a cidade por isso que nós vamos falar um pouco hoje dão uma ênfase em relação ao capítulo 4 eu vou e 10 de bronze ele mesmo conseguiu uns para apóstolos outros para profetas outros padrões de listas outros para pastore semestres com vista ao aperfeiçoamento
dos santos para o desempenho de seu serviço algum alguns temas que foi empate zandoná leitura aquino no tom da leitura é é pra você é pra você e anotando é como se fosse pra você e fixando é até que todos chegamos à unidade na fé no pleno conhecimento do filho de deus a perfeita da unidade a medida da estatura da plenitude de cristo para que não sejamos como meninos agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina pela artimanha dos homens pela astúcia com que induzem ao erro
mas seguindo a verdade em amor crescemos em tudo naquele que é o cabeça cristo de quem todo o corpo bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda a junta segundo a justiça a cooperação de cada parte e efetou seu próprio aumento para edificação de si mesmo e amor consegue perceber quantos temos aqui paulo zanin é é porque dá um tom mais abrangente unidade é todos chegamos pleno conhecimento perfeita da unidade é que cresçamos em tudo todo o corpo toda junta cada parte então você percebe que paula está falando sobre uma edificação integral da igreja que
é a carta é o capítulo 4 do 1 até aos 6 ele vai falar sobre a unidade do espírito depois ele vai começar a falar sobre a diversidade dos serviços 1 são os apóstolos outros são os mestres outros são os profetas outros somos evangelistas a cooperação é de cada parte mas o crescimento é integral então como paulo e faz analogia da igreja como um corpo é você não vê um crescimento de uma pessoa 1º braço fica grande aí depois que cresce o braço o braço tamanho de um adulto e começa a crescer a perna depois
que cresceu a perna começa a crescer é a mão se o crescimento fosse assim ele não fosse integral ou seja não seria uma criança tipo frankestein e normalmente quando uma parte cresce em detrimento da outra ela prejudica o outro então que é o que nós queremos falar hoje é sobre a edificação integral da igreja mas tem um porém antes de paulo entrar no capítulo 4 ele ora no capítulo 3 que conhece a oração de paulo capítulo 3 paulo faz duas oração duas orações em efésios uma oração no capítulo 1 e uma oração no capítulo 3
e essa oração ela como que nos prepara para entrar no assunto que vai ser mencionado no capítulo 4 5 e 6 é muito interessante porque se você for ver a oração do capítulo ela diz o seguinte olha que diz é que pesa 1 18 para que sejam abertos os olhos do vosso coração mas em efésios três dias assim verso 18 a fim de poder diz compreender com todos os santos qual a largura o comprimento a altura ea profundidade e conhecer o amor de cristo que cede todo o entendimento para que sejais tomados de toda a
plenitude de deus é interessante que a oração do capítulo 11 paulo ora para que deus abriu os nossos olhos mas a oração do capítulo 3 paulo o paulo ora para que deus amplia a nossa visão é um capítulo hora ele ora por abertura dos olhos no capítulo 3 ele ora por ampliação divisão e nós não podemos confundir está vendo algo com estar vendo todo muitos de nós temos os nossos olhos abertos mas nem todos temos uma visão ampla daquilo que deus está mostrando por isso que nós precisamos entender que a abertura dos olhos espirituais é
apenas o passo inicial para que a nossa visão seja ampliada de forma que nós possamos ser inseridos no processo de edificação jesus abre os meus olhos mas com todos os santos a minha água na minha visão ampliada então para que os meus olhos sejam abertos isso é só através do pleno conhecimento de jesus é a minha relação com ele isso abre os meus olhos mas para que a minha visão seja ampliada precisa ser com todos os santos quem é que até a visão ampliada por isso nós precisamos compreender isso com todos os santos ou seja
quando a nossa visão é aberta nós conseguimos ver o que deus está fazendo só que quando nossa visão ampliada nós nos tornamos parte daquilo que ele está fazendo em gênesis capítulo 6 deus amplia a visão de noé dizendo que estava acontecendo em todo mundo a terra está cheia de violência a humanidade está de caída e eu decidi fazer algo global aí não é incluído na edificação da arca é êxodo capítulo 3 a mesma coisa moisés já era um proeminente libertadores mas deu um chega prá ele fala assim o que eu estou fazendo não tem a
ver só com você tem a ver com gerações o que eu estou fazendo não tem a ver só com você tem a ver com o povo e não tem a ver só com por mas é pra dar testemunho às outras nações ou seja eu ampliar sua visão depois que amplia a visão eu vou te inserir no todo eu vou te inserir não somente como uma pedra de edificação mais como um cooperador então quando os nossos olhos são abertos nós nos tornamos pedras de edificação mas quando nossa visão ampliada nós nos tornamos cooperadores e paulo ele
ora essa ele faz essa oração para que a nossa visão seja ampliada para que depois ele venha falar sobre a identificação do corpo então é lucas 24 ele vai falar um pouco sobre isso também jesus fez isso com os discípulos os discípulos estavam no caminho de emaús e eles estavam se distanciando do epicentro daquilo que estava acontecendo que era jerusalém e no verso das trinta e um de lucas 24 diz assim então se abriram os olhos e o reconheceram depois disso é resumindo verse eles voltaram para jerusalém então quando os olhos deles foram abertos eles
voltaram para aquilo que estava acontecendo só que logo em seguida no verso 45 diz assim então lhes abrir um entendimento para compreenderem as escrituras a lei os salmos e os profetas e logo em seguida jesus como funciona a eles para ficar esperando em jerusalém até que do alto fosse liberado poder e olha que interessante que diz um verso 47 e que em seu nome se pegasse arrependimento para a remissão dos pecados a todas as nações começando por janeiro isso é uma informação nova nos evangelhos porque até então jesus não tinha falado mencionado todas as nações
num comissionamento para os discípulos porque até então ele tinha se referido e dias ovelhas perdidas da casa de israel e os judeus eles tinham uma tendência muito grande a acreditar que jerusalém seria o centro da atividade global de deus porque eles eram muito nacionalistas porque eles entendiam o plano de deus para israel e não a partir de israel então quando os nossos olhos são abertos nós conseguimos ver aquilo que deus está fazendo a nossa localidade aquilo que deus está fazendo a nossa cidade mas quando a nossa visão ampliada nós conseguimos ver o que deus está
fazendo a partir da nossa localidade a partir da nossa cidade e é isso que muda a nossa visão a nossa visão da nossa igreja local a visão da nossa cidade é como se ela fosse o centro da atividade de deus ou como se ela fosse o epicentro da atividade de deus quando às vezes nós temos uma visão aberta porém não ampliar nós achamos que tudo que está acontecendo se resume aqui tudo que está acontecendo se resume a minha comunidade local tudo está acontecendo se resume a minha cidade mas quando a minha visão ampliada eu entendo
que tudo está acontecendo aqui é para a cidade é para a nação então o que determina se as nossas comunidades vão ser centralizadoras ou se elas vão ser epicentros é a amplitude da nossa visão porque nós vamos ter uma visão ampla para que nós não tenhamos as nossas comunidades como centro e sim como epicentro daquilo que o senhor está fazendo tamo junto então vamos lá é pra construir esse raciocínio nós vamos chegar na igreja para a cidade mas para chegar na igreja para a cidade nós vamos falar sobre a edificação integral e pra chegar na
edificação integral eu quero trabalhar a visão ampla a visão total daquilo que o senhor está fazendo tamo junto então vamos lá o primeiro ponto para quem está anotando é sobre a necessidade de construirmos uma ótica que visa primeiro coletivo e então afeta o indivíduo é existe uma forma da gente se referia às escrituras e talvez seja mais uma aula de perspectiva bíblica do que falar pro peça na própria igreja mas sim existe mal é uma forma de a gente apresentar as escrituras às vezes a gente se relacionar com a bíblia e de apresentar é pra
mim a vida para as pessoas que não aquela errada mas ela é incompleta é a gente tem que tomar muito cuidado com a aplicação pessoal porque a aplicação pessoal reduz as escrituras a minha relação com deus então vou lá eu água em pré nos profetas por exemplo e deus está fazendo uma promessa de restauração aí quando tem uma promessa restauração com israel eu começo a cantar pra deus restituir as coisas na minha vida e me dar e restaurar enquanto uma promessa em juízo a minha aplicação pessoa é uma promessa uma sentença de juíza eu começo
usar aquilo ali e cara é tão em pecado nessa área nessa tal e tal eva em juízo lascado é da boca não vai ver o gafanhoto vai vir porque o gafanhoto não foi destinada a atacar caso gafanhoto foi destinada a israel a aplicação pessoal reduz as escrituras a um livro de diálogo pessoal com deus mas eu queria dizer isso não é nenhuma heresia é que a bíblia não fala de você a bíblia não fala de mim o felipe está na bíblia mas não é o bar do zé luis que é o felipe o evangelista é
não dispor de deus amou felipe de tal maneira que deu seu filho de deus amou o mundo e por eu estar no mundo ele também amor acabe bíblia é um livro que foi escrito individualmente só para três pessoas timóteo título e filêmon aí é uma carta endereçada para uma pessoa fora disso a menor jurisdição para a bíblia foi escrita para 12 apóstolos f1 caso os evangelhos para uma cidade no caso e pistolas para uma nação no caso israel e travar as nações no caso os vários horários das várias sentenças que os profetas não para as
nações então eu não estou querendo dizer que a bíblia não é um livro de aplicação pessoal mas talvez a gente precisa parar de pensar tanto em aplicação pessoal e começar a entender as implicações pessoais qual é a diferença da aplicação pessoal para a implicação pessoal feito além de mudar a fala é que a aplicação pessoal eu reduzo o conteúdo que está escrito ali na minha relação com deus mas na implicação pessoal eu entendo que deus está fazendo algo global que afeta a minha vida deus amou o mundo essa aplicação mas eu tô no mundo então
essa implicação não deixa de pensar no todo mas tava tão legal com música não é fica mais espiritual mas aqui é mais emocionante ah não é legal né que amy iniciou a etapa final de semana coisa eu fui acostumado mas está ministrando assunto então assim o agir de deus atua em lugares e pessoas específicas mas o seu alvo é sempre gol é sempre global então assim deus de fato foi específico criou um homem chamado adam pensando a humanidade deus escolheu um homem chamado abraão pensando em israel deus escolheu uma nação chamada israel pensando nas nações
deus escolheu os 12 apóstolos pensando numa igreja deus escolheu você pensando no todo ou seja primeiro vem o coletivo na no projeto na vontade na intenção de deus ou em nós muitas vezes a gente fala primeiro começa no coletivo depois individual mas quanto ao plano de deus quanto à edificação de deus deu sempre tem em mente o coletivo e isso traz implicações pessoais em nossas vidas ou seja nós somos produtos de algo maior nós somos produtos daquilo que deus está fazendo no todo e por ele está fazendo tudo isso me afeta isso me inclui isso
insere é então é isso começa no processo de evangelização que nem por exemplo vamos lá pratos capítulo 17 isso é muito saudável para entender a igreja sempre parte do antigo para o indivíduo logo o texto de efésios 4 concedeu parte desse princípio do coletivo para depois cada junta todo o corpo toda junta e cada parte da igreja saudável a comunidade local saudável é aqui parte sempre o entendimento de tudo que deus faz uso coletivo e trocaram de mãos ea gente entendendo que temos uma ótima então que é do coletivo é do global é do coletivo
por pessoal é do global para o local é dada à questão da visão telescópica do todo para daí a gente pensar em cada parte é athos 17 olha como é que paulo ele tá evangelizando em atenas por exemplo isso é muito interessante a gente pensar então e aplicar essa visão coletiva desde o nosso processo de evangelização olha que diz o verso 3931 hora deus não levou em conta os tempos da ignorância agora porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependa que paulo está fazendo está falando com você deus é paulo está falando
com ateniense naquele momento com alguma pessoa ou na verdade com um grupo pequeno de pessoas está falando com algumas pessoas mas olha o que diz o verso 31 porque estabeleceu um dia em que a julga o mundo com justiça então você percebe que paula está trazendo uma implicação pessoal por conta de um evento que já conquistou acontecendo a nível global o evangelho começa quando aceitou jesus o evangelho começou na sexta feira à tarde uma conferência que foi da 6ª tarde até o domingo de manhã onde jesus morreu um de seus mais baixos lugares que ressuscitou
o evangelho é cara começou já está acontecendo na verdade começou desde que ele é e depois em gênesis e agora através da cruz e da ressurreição e se por ventura você quiser fazer parte disso creia crede no evangelho e se arrependa então você percebe que tem uma um evento global acontecendo que traz implicações pessoais só que a nossa forma de evangelização é muito estranho porque a gente chega pra pessoa fala irmão você vai pro inferno o cigarrinho do diabo não pode mais o que aconteceu com o bob marley a largar essa cachaça mulherada no seu
quintal aí a pessoa é verdade deus é justo ou não o veja bem se for pra jesus tem vida eterna você vai se safar pela graça porque se salvar e se safar é bem diferente mãos aí você evangeliza uma pessoa baseado na necessidade pessoal dela porque você você você ea pessoa vai pra jesus pensando nela só que no processo e discipulado quando a gente começa a falar de legal você de matar você de pensar no irmão de dar a vida pelo irmão aí a gente se analisa quando a pessoa fiel a ela rejeita máscara a
semente do evangelho foi go cêntrica porque que então o discipulado não vai ser humanista se as nossas sementes do evangelho são egocêntricas o discipulado sempre vai ser centrada no homem então não tem como a gente se escandalizar de pedir uma pessoa já é legal a vida ea não querer no discipulado segundo ela foi evangelizada desde lá já foi alvo voltado no eu não no todo por exemplo o fenômeno que acontece na grande parte da igreja não digo todas que nem por exemplo quando a gente pensa evangelismo a gente pensa nas biqueiras a gente pensa nas
universidades onde tem sexo drogas e funk nem roque enrow tem mais essa funk né eu tinha alguém ro am não está ruim quando tinha rock rola alguma coisa né mas agora com o funk está terrível a gente pensa nos jovens que estão se acabando as drogas sexo e no funk mas porque a gente não pensa evangelismo os metalúrgicos porque a gente não pensa em los angeles para zonas de paso de casa porque a gente ainda acha que quem está se matando a droga precisa mais do evangelho do que um metalúrgico que não rouba não fuma
nuno mata e simplesmente eles votassem deus eles só não têm deus da mesma forma que uma pessoa ela aceita jesus baseada numa necessidade pessoal muitas vezes nós o evangelismo elide ele distingue as necessidades da pessoa pô você vai morrer amanhã ontem que vão utilizar logo a segunda mais de 50 anos está a tirar por você até se entende como é que é o nosso almoço evangelismo ele ele ele por si só já é separatista e egocêntrico então o evangelho ele deixou o show aqui que eu escrever que acho que vai ficar mais mais legal o
evangelho não começa quando a gente tem um encontro com jesus no evangelho já começou na cruz então primeiro a gente tem que falar de redenção da criação depois de salvação do homem porque eu entendo que o evangelho propósito final do evangelho me salvar e mais nada eu vou viver uma fé cristã baseada no eu a o que é a aplicação do evangelho jesus está redimido a criação qual é a implicação pessoal do evangelho você pode ser salvo como é comum que o evangelho como se aplica jesus dá rendimento da terra céus e terra com vocês
um 20 para que reconciliassem si mesmo todas as coisas quer na terra e no céu e com a implicação pessoal disso você pode ser salvo com essa notícia de algo está acontecendo todo que não foi feito para você mas inclui você se essa é a semente negar a vida no discipulado fica mais fácil porque entende que é produto de algo maior que está acontecendo é e o próximo passo vem é em relação à questão vocacional da pessoa da igreja da comunidade ou do grupo porque assim o evangelho centrado doeu vai produzir o discipulado centrada no
homem e muitas vezes a gente tem aquela pergunta e não como essa pergunta ela é bem intencionada porém ela é carregada de ingenuidade eu joguei tanto a descobrir qual é o meu chamado eu chegar os passos do pastor qual é o meu chamado e o meu chamado eo meu chamado até que um dia deus mostrou o livro efésios na em ponta grossa depois uma conferência que teve lá que se foi não tem como não tem como descobrir o chamado o meu chamado sendo eu descobri para que a igreja foi chamada olha que descoberta interessante ea
gente gasta tanto tempo descobrir tentam descobrir o meu chamado ea gente não gasta quase nada de tempo tentando que o chamado da igreja aí eu deixo de ser uma pedra de edificação vitória uma pedra de tropeço porque uma pedra identificação é uma pedra dentro de um todo de um todo uma pedra de tropeço uma pedra fora do lugar e pedra de tropeço serve para duas coisas pra fazer o outro consultor tropeçar ou para escandalizar os pequeninos e já para perceber que existem muitas pessoas principalmente nas redes sociais elas são 12 bíblia cara mas parece que
tudo aquilo que elas falam é ofensivo aos menores é o confunde os menores e muitas vezes ataca outros consultores kata biblicamente correto máscara está ofendendo os pequeninos está se opondo a outros irmãos que já estão construindo pedra de tropeço não tem que jogar fora só que inserir um todo então assim é é a eficácia do descobrimento e desenvolvimento da vocação de alguém depende de como ele compreende e coopera com a vocação da igreja a melhor forma de descobrir mas qual é o nosso chamado é descobrindo para o que a igreja foi chamado tamo junto então
assim é é se o evangelismo não é voltado no eu logo a vocação não é voltada noel e quantas pessoas você conhece que estão em crise vocacional não é porque elas querem servir o corpo de cristo mas porque elas querem preencher a necessidade que a evangelização não preencheu já para perceber isso porque é assim a pessoa quer saber qual é o chamado dela mas quando o pastor pede para varrer o salão ele não quer ver o que ele quer saber o chamado ou seja ele não quer servir quer ser chamado só que ele não entendeu
ainda que chamar o ministério ministério serviço novamente voltado no ano eu por causa de uma visão incompleta unilateral equivocada tá isso aqui é importante enfatizar uma pessoa que não tem a visão do todo e não encontra sua justa cooperação se torna unilateral só vê uma coisa só está voltada para um lado e no final das contas ela se torna extremista só consegue enfatizar sua parte e se torna pesado para o corpo e na verdade o extremismo é uma carência divisão quando eu puxo por um lado em detrimento do outro e se denuncia a minha raça
visão espiritual porque uma visão ampla uma visão espiritual ampla você sempre vai conseguir entender qual é a contribuição do todo qual é a cooperação de cada parte ou seja o extremismo denúncia a carência divisão se nós somos é extremistas que nós não conseguimos colocar a nossa cooperação no todo através de dados da nossa forma de pensar nas nossas opiniões do nosso serviço é porque de alguma forma nós não estamos conseguindo ver o todo e aí tem um fenômeno que acontece na igreja hoje eu acho muito legal que é o que eu chamo de a doutrina
da bola da vez o cara vai lá e ele é um livro sobre missões e ele acha que um a parada agora mano é a missão porque missão e são missão missão missão missão depois ele vai ler um livro de oração cara não é só não é só nessa missão precisa orar oração oração oração oração ea oração vai salvar o mundo não espera aí te amo muito raso eu vou lá e pega um livro de teologia do elton led da vida cara tem que ler a bíblia bíblia calvino palavras palavras palavras palavras palavras palavras palavras
sabe que eu faço eu paro de enfatizar a doutrina do messias e o torna doutrina messiânica porque eu acho que a doutrina vai salvar nenhuma doutrina tem poder de fazer o que jesus fez aí o clima de doutrina messiânica que vai salvar a igreja é a leitura da palavra o que vai salvar igreja é o evangelismo o que vai salvar é não vai salvar que já salvou e muitas vezes a forma como eu não sei lidar com a minha é eu ouço pregações não agora o lance a família eu li livros não agora missões e
eu vou puxando as partes e parece que quando eu entro na outra vaga e não agora vai ver a família nem sei mais nada sobre menções simon tem outra não vai agora bíblia nem tô ligado em família quer ficar só lendo a bíblia e certificação integral então a gente precisa começar a pensar que nenhuma doutrina tem poder do que só o evangelho pode fazer o evangelho compreende ao todo o evangelho é uma boa notícia do que jesus fez para salvar todas as doutrinas devem cooperar para esse algo maior mas nenhuma delas isoladamente vai fazer isso
ou seja uma visão unilateral uma visão que só olha para uma parte é o fundamento para uma edificação extremista e uma visão total é o fundamento para uma edificação integral então o que eu preciso fazer olhar é o que eu preciso ter para me tornar parte de uma edificação integral uma visão do todo uma visão total ainda que as nossas intenções sejam boas se olharmos somente para uma parte não iremos saber como se relacionar com as outras uma visão unilateral fundamento para a edificação extremistas né eu acabei de falar uma visão total é um fundamento
para uma edificação integral então assim o que nós precisamos é para que possamos compreender o todo daquilo que deus está fazendo tem uma visão do todo que muitas vezes a gente fala quero me tornar uma igreja para a cidade eu quero me tornar parte de uma igreja para a cidade só que cara se eu não entendo o que deus está fazendo todo eu começo a me mover mas em um avanço imperialista do que um avanço de reino porque eu até me relaciono com as outras igrejas na cidade mas as minhas intenções é fazer com que
as outras comunidades se torna igual à minha pense igual a mim faça o que eu estou fazendo castração cultural ea igreja ela é contra cultural não anticultural contra a cultura é você confrontar culturas mundanas anti-cultura é você negar tudo aquilo que é diferente de você [Música] isso é muito diferente uma coisa da outra por isso que quando nós pensamos em se relacionar com a cidade ea primeira coisa que a gente precisa entender é que na nossa relação com a cidade com a nação vai ter muita coisa diferente da gente aqui nessa sala existe muito muitas
pessoas uma diferente das outras e já para perceber primeira corinthians como é que paulo com o pé combate às divisões e as facções revela do capítulo 21 eu sou de paulo outro eu sou de apolo aí está não mas esse dom que eu tenho é melhor não não é para aí que você não sai profetizar igual eu nada a ver não quero mais o lance a bíblia tal que paulo faz ele faz ele traz uma visão sobre o corpo o corpo funciona assim então como é que a gente vai combater as panelinhas locais e as
panelinhas regionais dentro do corpo de cristo na cidade trazendo uma visão do todo e eu gostaria de sugerir eu acho que dentro desse processo de devermos o todo eu gostaria de sugerir três aspectos que podem é e são essenciais no nosso processo de abordagem das escrituras primeiramente como não como eu vejo a bíblia e depois como eu vejo aquilo que deus está fazendo e depois como eu vejo a igreja para quem está notando vou eu vou colocar três palavras chaves porque se eu não conseguir terminar ela essas três explicações na próxima aula a gente termina
mas é muito importante você notar esses três temos fica tranquilo que eu vou me esforçar para explicar cada um deles o primeiro termo é uma perspectiva e escatológico perspectiva e escatológica o segundo tema é uma mentalidade apostólica talvez até vai enfatizar algumas coisas que já foi falado nas outras aulas mas a intenção é reforçar e o terceiro ponto é uma movimentação sacerdotal perspectiva apostólica é e escatológico tem gente a nota não foi só pra ver se estava pensando em san miguel perspectiva escatológica mentalidade apostólica movimentação sacerdotal seus jogos temos um pouquinho complicado mas depois se
explica tudo fica tudo certo é que eu vou fazer agora é ficar bonita é só ficar bonito mas na verdade é muito mais simples do que a gente pensa que nem poderia pois o que uma perspectiva escatológica foi quando a gente fala de tecnologia com a primeira coisa que vem à cabeça chifre números à luz de cabeças câmera dragões serpentes a batalha entre o bem eo mal o grande conflito a gente precisa é se despique com essa mentalidade porque a escatologia antes dela falar de simbologias numerologia ela fala da consumação o que está hoje a
arht aérea que fala de como tudo vai acabar é uma matéria que enquanto o último capítulo do filme legal que que assistir um filme não quer saber a última parte ninguém então como um cristão pode não ter interesse por escatologia só que às vezes a gente foca muito nessa parte da escatologia relacionada à as partes mais complexas e não as partes mais simples é então o que nós temos uma perspectiva escatológica felipe é nós temos uma comunidade que atenta para os principais eventos escatológicos na história eu vou citar dois quer ver como é simples saber
quais são os dois principais eventos escatológicos da bíblia a primeira vinda ea segunda vinda olha que legal a gente fala de demanda do tempo do fim eventos escatológico da gente fica pensando em é é como é que ela dê sangue círculo de fogo convergir os planetas não não porque tem gente que viaja é tipo o segundo sol e sendo na cara calma o a cana também aí ó sabe o que é mais a forma mais fácil a gente começasse da escatologia olha a primeira vinda e olha a segunda vinda nem toda a gente joga fora
jesus vem jesus além do herói que simples é muito simples então assim porque jesus na cruz ele disse está consumado e aquele que se acha no trono disse apocalipse 22 está feito então os seus dois primeiros pontos e muitas vezes nós como igreja nós temos dificuldade de ter uma visão que olha a primeira vinda de jesus ou que olha para a segunda vinda de jesus que olha para a primeira para a segunda vinda de jesus juntos você percebe que a característica das nossas comunidades locais hoje ou ela é mas é atenta próprios eventos que aconteceram
na primeira vinda ou é mais atenta para os eventos que acontecerão na segunda vinda só que assim se eu não tenho uma visão total da primeira e da segunda vinda não é seu entendo tudo mas eu não olho para essas dois aspectos eu corro risco de cometer alguns extremos existem muitas comunidades que dão uma ênfase é exagerada na primeira vinda e elas são muito tradicionais de fato elas enfatizam a expiação a salvação é a graça é de forma de forma correta a morte ea ressurreição de jesus e elas são muito tradicionais no que diz respeito
a estarem bem fundamentadas naquilo que jesus fez só que a falta de divisão nos aspectos da segunda vinda faz com que muitas vezes nós venhamos a nos tornar frios porém tradicionais entende essas coisas entende que a salvação expiação justificação mas não vivia cada dia como se fosse o último tradicionalismo porém frio aí tem uma outra ênfase que eu acredito que na minha formação espiritual eu fui eu fui lá que eu fui mais dessa mas é que a gente é os faca na caveira cara jesus vai voltar logo nós temos que ser radical e tal e
o anticristo e lutar contra isso ea grande babilônia o indigente falando sobre escatologia por aí que não sabe nem que a justificação pela fé o cara está se preparando para o dia do senhor mas quando peca acho que deus não quer mais não quer mais saber dele ai meu deus não tô me sentindo bem com deus hoje acho que jesus me ama - eu gritei que a minha mãe é quase um teólogo só não atenta para que o que aconteceu na primeira vinda ainda não entendeu que é um filho tem uma condenação a uma coisa
tão simples é então assim é é se eu só olho para aquilo que ocorreu na primeira vinda eu tenho raízes porém me torna o frio mas se eu só olho para aquilo que vai acontecer na segunda vinda eu sou radical porém constante sem raízes sem fixação por isso eu preciso ter uma atenção voltada para aquilo que jesus fez eventos consumados e para aquilo que jesus fará eventos futuros ter fé naquilo que ele fez e ter esperança naquilo que ele vai fazer é simples a tentar de forma equilibrada para a primeira e para a segunda vinda
de jesus é o segundo aspecto que é muito interessante que algumas comunidades é pelo maestro fase de um lado ou de outro podem acabar caindo isso é sobre não ter uma visão unificada do ensino que ocorreu antes da morte e ressurreição jesus e do ensino que aconteceu depois da morte e ressurreição jesus existem muitas comunidades que o elas são mais centradas nos evangelhos e o fato de eu ser centrado nos evangelhos não quer dizer que eu sou centrado no evangelho então assim os evangelhos os quatro livros e essas comunidades elas dão uma grande ênfase à
ação social à caridade o amor ao próximo se a sentar com os pecadores ao evangelismo e coisas desse tipo mas algumas delas por não atentarem para o ensino das epístolas elas têm uma tecnologia muito fraca uma forma de se mover como igreja é muito superficial nós alcançamos o pobre nós nós é evangelizar ramos nós amamos o próximo e nós queremos tocar a cidade mas nós temos pouca expressão da igreja local quem é que já percebeu alguma coisa parecida com isso o nosso sacerdócio ao mundo é muito forte igual e os evangelhos jesus disse não não
eu evangelho é paulina de jesus só que esse é um sofisma porque quem evangelizou paulo e paulo se dominó se denominou aposta de quem não tem briga entre o município de pau e sem jesus tem outras comunidades que são muito não é é as epístolas é aquilo que jesus é aquilo que está escrito na sip silas aí tudo bem nós entendemos a igreja nós entendemos as principais doutrinas expiação santificação e tal e tal mas nós temos é uma certa menção ao mundo muito fraca nós temos pouca expressão nós damos uma grande ênfase por sacerdotes santos
porque de fato se você foi perceber bem jesus falou pouco sobre a igreja e falou muito sobre o pedido sabe porque é que com jesus morreu ressuscitou não tinha igreja é só por isso sabe não deixou a cartilha de como fazer no que paulo disse assim o primeiro foi de 14 o que eu recebi do senhor eu vos entreguei a ele explica lá é como como funciona a ceia e depois ele explica ordem de culto porque jesus explicou ordem de culto porque não tinha igreja porque a ordem de cultura sentar na mesa e comer com
ele até então daí depois ele não estava mais light que tem uma ordem de curta e se deixou pra paulo fazer então nós não podemos dar uma ênfase somente para os evangelhos e nós não podemos dar uma ênfase somente para as cartas nós precisamos ser comunidades que desenvolvem uma uma compreensão de igreja muito forte extraindo o conteúdo principalmente das cartas né e precisamos ter uma comunidade que tem uma expressão ao mundo relevante entendendo é a missão original que jesus deus apóstolos os evangelhos e as epístolas não estão em conflito porque paulo foi evangelizado por jesus
e paulo se tornou representante de jesus eles não estão em conflito portanto os ensinos também não amém ficou claro essa parte está tranquilo na isso aqui é importante então assim primeiro eu preciso entender a primeira vinda ea segunda vinda de forma unificada aí depois eu preciso ter uma atenção por um ensino de jesus dos evangelhos e para o ensino dos apóstolos e pistolas aquilo que acontece antes e depois da segunda vinda é da primeira vinda enquanto a segunda vinda eu preciso entender que o meu estilo de vida ele é a moldado a partir da ótica
que eu tenho dos eventos que vem antes da segunda vinda de jesus ea minha vocação precisa ser moldado pelos eventos que vem depois da segunda vinda de jesus nem por exemplo aí vai mudar alguns alguns alguns outros exemplos de configuração de igreja que eles são engraçados por exemplo jesus está vindo cara vai te perseguição vai ter tripulação pau vai quebrar aí você faz e faz igual fiz larga tudo fica local não faz uma faculdade não terminar a escola não que jesus vai voltar então agora é radical e eu tô doido para voltar a estudar para
remessa parte em nome de jesus sabe que eu faço não desenvolva vocação eu não consigo entender as profissões como é como as minhas profissões cooperam press porque eu só tô me preparando para aquilo que acontece antes de jesus voltar esse é um extremo é pena que a obra continue a escrever não vai ficar mais claro é aí outro extremo é aquele cara que seu médico eu preciso é ser um profissional advogado é outras outras né outras profissões e invocação e vou ganhar o mundo e eu vou reconstruir o mundo e eu só tô pensando o
que vai acontecer depois da vinda de jesus só que o meu estilo de vida com o tempo vai se perdendo e eu tô tão focado na faculdade que não moro mais e aí eu fico tão focado o jejum ea oração que um estudo mais ea onde é que jesus separou estilo de vida de vocação [Música] não está separado então é um estilo de vida alinhado com as demandas do tempo do fim nos prepara para suportar a destruição do mal uma vocação que tem visto um novo mundo de deus nos prepara para atuar na reconstrução da
terra então porque o assunto é estilo de vida radical para suportar aquilo que jesus a fazer o tempo no fim para suportar aquilo que jesus vai fazer antes de voltar os juízos a queda babilônia é contra o consumo mesmo quanto materialismo eu vou me posicionando para não me contaminar com isso de forma que o suporte os abalos que virão mas porque eu trabalho hoje como um profissional na área onde estão inseridos porque eu procuro me desenvolvendo essa vocação porque eu sei que quando jesus voltar temos muito trabalho para fazer aí eu não separo o estilo
de vida da vocação eu consigo ser uma pessoa que ora em jejum mas que eu faço por exemplo uma cirurgia numa pessoa que está com um problema no coração e eu entendo que o jejum ea oração vai fazer com que seja um médico que durante 20 anos nenhuma pessoa com problema cardíaco e morreu na mesa de cirurgia olha que tops cara eu não sou nenhuma pessoa que está fabricando de jogo com o egito que a solução médico e eu não sou nenhum loucão desorientado que dizendo que jesus vai voltar nunca me preparando e não tô
proclamando isso nas esferas da sociedade porque eu entendo que a vinda de jesus tem eventos que precedem e tem eventos que sucedem tamo junto estilo de vida e vocação e isso é um por consequência né nos leva para uma outra parte acerca da nossa perspectiva dos eventos do tempo do fim as perspectivas escatológicas que está relacionada à intensidade constância é muito simples se jesus volta amanhã que você hoje noite não radical se você tiver certeza que jesus volta amanhã a passar a noite chorando no mínimo pedir misericórdia no mínimo pensa um cara que vai ser
uma benção da esposa jesus vai ver esse acordar de madrugada levou a cotovelada seja vai querer acordar achando que às vezes pega um copo d'água claro que eu vou levanta pega o copo d'água até um suco de madrugada com a esposa dias vai votar amanhã então tem que ser radical o amor ao próximo vou ligar para a mãe vou ligar pro pai e tal já para perceber que há o fato de perder eu achar que o meu prisma aliás de que a venda de jesus é urgente produzem nossa intensidade eu amo a cada dia como
se fosse o último bn falei com o irmão em que se jesus demorar mais do que eu penso mateus capítulo 24 a parábola do servo bom e do mau jesus voltou antes do que o cerro o senhor voltou antes do que o servo esperava mas a parábola das dez virgens jesus o noivo voltou depois do que ela esperava demorou demais uma foi muito rápida a outra demorou demais é que jesus ele está ensinando as duas perspectivas de como nós devemos encarar o seu retorno se bem mais rápido do que eu penso eu sou intenso mas
se demorar mais do que imagino eu sou constante que você intenso e amar jesus que a cada dia como se fosse o último mas você constante e vou pensar e trabalhar eu vou pensar numa profissão eu vou pensar em família e vou pensar e educar meus filhos e não preparar um futuro para o filho porque o mundo prepara o futuro a igreja prepara legado para os filhos nós não estamos aqui para preparar um futuro porque o futuro já foi preparado por deus mas nós precisamos preparar legado para os nossos filhos o sempre nos perguntam que
futuro você vai deixar o seu filho e os crentes devem se perguntar que legado nós vamos deixar nossos filhos então se jesus volta amanhã eu sou intenso se jesus volta um pouco mais eu só constante e no tempo do fim as escrituras dizem segunda pelo capítulo 2 que as pessoas vão dizer assim ei a neve está a promessa da sua vinda porque porque isso dá a entender que vai demorar um pouco mais do que a gente pensa e muitas vezes nós estamos envolvidos em uma construção que suporta barro mas nós não somos uma continuação nós
não construímos estruturas que suportam espera porque a espera no tempo do fim vai ser o abalo de muitos homens e é verdade não se cumpriu para achar a fé na terra porque porque espera porque é um pouco mais demorado do que a gente imagina mas quando vem é de pressa lucas capítulo 18 intensidade e constância jesus vem com urgência jesus demora um pouco mais o próximo aspecto está relacionado a uma mentalidade apostólica da igreja apostólica não é apenas uma igreja com a postos de fato a igreja tem a postos mas existem muitas igrejas que têm
apostas e não são apostólicas sabia disso porque nós precisamos pensar em uma mentalidade apostólica que uma mentalidade apostólica felipe o que o apóstolo não é o enviado não é um representante então a mentalidade apostólica da igreja está fundamentada no princípio que nós entendemos que fomos enviados por jesus em certo sentido como disse loren cunha todos são os apóstolos isso não anula o serviço apostólico que existe dentro do corpo de cristo sem dúvida alguma o primeiro aspecto quando a gente faça uma mentalidade apostólica é o que foi falado na última aula é quando estava aqui mas
eu gostaria de enfatizar isso de novo é de um testemunho local que visa o impacto extra local atos 18 vamos lá converso muito conhecido também que jesus diz assim mas receber esse poder ao descer sobre vós o espírito santo e sereis minhas testemunhas tanto em jerusalém como em toda a judéia e samaria e até os confins da terra aí lucas 24 jesus diz assim mais esperar e em jerusalém até aqui do alto então olha como é que jesus é entender a fogueira da oração no primeiro século e olha como é interessante ele pega e 1º
e traz uma visão do todo nas escrituras que é o que a gente viu lá em lucas 24 45 aí depois e diz assim cara vocês vão exercer um impacto extra local muito forte confins da terra e isso é o fundamento para que vocês se esforcem na localidade que a jerusalém com muita intensidade com muita constância com muita submissão aquilo que eu tô falando ou seja a minha esperança de exercer um impacto extra local é o fundamento para uma vida de diligência na localidade porque nós nos comportamos com tanta diligência na localidade porque nós sabemos
que nós estamos sendo vistos a mentalidade apostólica nós dedicamos na localidade porque sabemos que nós é que jesus contemplem nós o envio primeira tessalonicenses olha que olha que interessante esse texto primeira pessoa a licença zoom olha como é que paulo e vai elogiar a a vida da igreja local dos dois irmãos em ter sua licença versu2 capítulo 11 vamos sempre graças a deus por todos vós mencionando vos em nossas orações e sem cessar recordando-nos diante de deus pai olha que eles estão recordando ou seja paulo está lembrando de algo que existe entre os testaram licenses
a operosidade da vossa fé a abnegação do vosso amor a firmeza da esperança em nosso senhor jesus cristo aí o verso 6 com efeito os tornar-se imitadores nossos e do senhor tendo recebido a palavra por segmento muito tripulação com alegria no espírito de sorte que vos tornardes modelos para todos os crentes da amazônia dá cá é a vida de vocês na localidade fez com que você exerce um impacto fora vocês estão limitando os apóstolos por isso vocês estão se tornando modelos para as igrejas versículo 8 porque de voz repercutiu a palavra do senhor não só
da massa na macedônia e nakaya mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com deus a tal ponto de não temos necessidade de acrescentar coisa alguma olha isso o testemunho que a igreja de tessalônica teve fora por causa de uma dedicação local então uma igreja que pensa de forma apostólica ela não está só focada na localidade porque senão se torna exclusiva ela acha que o hajj global de deus é ali nós construímos uma meca em vez de construir uma jerusalém que para as nações epicentro e centro que a gente falou no começo
não é o centro o epicentro então assim se nós desenvolvemos somente é um trabalho local sem perspectiva essa local eu me torne isto de vista aí quando começa a perceber que não vai se cumprir só aqui eu esfriou quer saber não aconteceu mas de qualquer jeito mas se eu tenho um trabalho extra local desprovido de um testemunho local eu me tornei itinerante e por último sem peso na minha palavra sem peso do meu testemunho porque não existe uma localidade que respalde então entre aqueles que não vão para lugar nenhum e entre aqueles que só vão
e não têm lugar nenhum jesus quer que a gente vai ficar esperando em jerusalém até que do alto para que seja isso então se nós somos uma comunidade é em curitiba por exemplo nós não podemos cair no erro de que o avivamento é aqui nós não podemos cair no erro de curitiba vai ser o centro de peregrinação do movimento evangélico no brasil misericórdia isso vai ser a nova jerusalém é exclusivo a ela mas nós não podemos também cair no erro de deixar de se dedicar a nossa cidade ea nossa localidade entendendo que a partir daqui
pode ser o epicentro de uma ferramenta que vai tocar toda a terra um trabalho local a ação local que tem em vista um impacto extra local se nós entendemos que o nosso testemunho para as nações isso muda a forma como eu me visto porque eu não me visto mas pensando só em mim mesmo isso muda a forma como eu falo isso muda a forma como eu como isso muda o que eu posso nas redes sociais isso muda a forma como eu cuido com os meus pastores como cuida dos meus discípulos isso muda a forma como
me relaciono com a minha esposa e com os meus filhos porque eu sei que dentro de mim existem cidades nações isso é uma mentalidade apostólica e o próximo aspecto de uma mentalidade apostólica está relacionado ao ensino e isso acho legal e é um desafio aqui é mais difícil o ensino profunda ao mesmo tempo acessível ae o embasamento teórico carregado de aplicação pastoral só que interessante das cartas de paulo por exemplo dos outros apóstolos de jesus e tal por exemplo efésios capítulo em 223 cara que profundo que complexo paulo apóstolo paulo o teólogo capítulo 4 5
e 6 anos a esposa irmão filho e rita tem o pai aliás pais de rita teu filho foi uma honra teu pai paulo pastor paulo teólogo paulo pastor e isso muitas vezes é um empecilho para nós conseguimos reunir com uma igreja irmãos na verdade em parte eu tô querendo ensinar as escrituras mas em partes eu estou falando de como nós vamos verificar a nossa localidade na verdade só que é é quase fosse uma uma expressão de como nós vamos trabalhar de forma equilibrada veja cada um como constrói isso aqui expressa como a gente está construindo
porque nós queremos ser uma igreja saudável que não está nenhum extremo nenhum outro se você perceber todas os pontos que eu citei aqui eles têm um extremo e outro mas nós queremos caminhar em integridade porque a integridade vale mais do que o extremismo e agora é quando a gente fala de de aplicação é de um ensino profunda mesmo tempo acessível você percebe que existem movimentos comunidades e e outros tipos de movimentações da igreja que são muito profundas na palavra cá como os caras são bons de bíblia na teologia que não sei o que lá hockey
o sindicato logicamente apostólica meio digital tal mas e na prática não como é que eu vou cuidar da minha esposa não tem ou é existe aquele ensino pastoral que ele está a serviço da necessidade das pessoas somente opunham à tua vida que o teu mundo eo teu trabalho ea tua salvação eu tenho livramento do inferno e hotel e hotel e o teu só que a igreja ela não é uma universidade e nem o hospital ela não é uma universidade onde a gente só se preocupa com o intelecto e ela não é um hospital hoje em
dia a gente se preocupa com ferida a igreja é uma casa onde a gente cura ea gente ensina nós vamos curar sim através do pastoreio e nós queremos ser curada através do dos líderes dos pastores que estão é cuidando das nossas necessidades para que nós possamos ser ovelhas saudáveis mas nós também nos tornaremos é comunidade profunda nas escrituras porque a melhor forma de confrontar um ceticismo e um intelectualista não é através do embu rescimento intelectual através da renovação da mente para confrontar as emoções ficar cético para confrontar intelectualista fica burro só que jesus disse transformadas
pela interpelação da mente então não é um emburrecimento da mente não é pelo retorno da ignorância que deu nem levou em conta o tempo da ignorância então não é voltando a ignorância é renovando a mente por isso nós precisamos ser profundos mas não intelectualista as que não conseguem aplicar em nada aquilo que aprendem então você percebe como é que a gente tem uma caminhada legal para trilhar onde nós somos profundos e ao mesmo tempo acessíveis isso é uma igreja que se move que ensina que pensa de uma forma apostólica ao próximo aspecto também é legal
pra mim são todos mas não é mais legal que o outro uma igreja apostólica de mentalidade apostólica ela pensa multidões e ela pensa os discípulos é que a gente falou disso leandro falou disso ela passada serviço aos discípulos e as multidões porque nós focamos somente nas multidões nós nos tornamos rasos e relativos de mais essa multidão cá você tem que ver multidões multidões e tal mas se por ninguém a deixa deixa deixa relacionar de qualquer jeito a vida financeira dele de qualquer g não não pode falar muito não ofende o irmão e vai embora multidões
a gente dá pão a gente dá peixe agente cura aí se nós olharmos somente nas multidões nos tornamos rasi relativo demais ea igreja se torna a casa da mãe joana deixa de ser uma casa de oração para se tornar a casa da mãe joana nada contra a irmã joana mas nós focamos somente nos discípulos nós nos tornamos exclusivistas e exigentes demais ninguém consegue caminhar com a gente que ninguém dá conta então focar nas multidões vai tornar raso e relativo focar somente nos discípulos vai tornar a exclusive sexta exigente aí seu olho só para as multidões
a igreja casa da mãe joana você olha só para os discípulos a igreja se torna aceita porque tem tanta exigência para caminhar com a gente isso aqui vira uma receita cara igreja não é uma seita igreja não é a casa da mãe joana em mateus capítulo 5 jesus viu as multidões aproximando se dos seus discípulos subiu ao monte e ele começou a ensiná los só que mateus 9 38 vendo jesus as multidões compadeceu-se delas porque eram como ovelhas que não havia um pastor chamou seus discípulos mas dessa vez não para ensinar mas pra enviar o
mesmo jesus que viu as multidões e disse pulou os homens é o jesus que viu as multidões e devolveu os homens pra elas porque pensamos em discipulado contemplando as multidões que precisam ser curadas porque atuamos nas multidões porque lá estão os discípulos que precisam ser tocados [Música] não somos rasos e não somos é é é é exclusivistas porque nós mantermos o equilíbrio no serviço às multidões e os discípulos edificamos uma igreja que não é relativa nem exclusive cita mais inclusiva porém focada não é rasa porque só tem de multidões não é exclusividade porque está focada
só nos discípulos mas porque está focada nos discípulos e nas multidões ela é inclusiva inclui a todos porém está focada por isso que nós precisamos trabalhar entre essas duas jurisdições tanto os discípulos quanto as multidões então pra finalizar o terceiro ponto próximo aspecto eu não estou nem acreditando que são 9 50 ainda pensa no cara feliz movimentação sacerdotal é pra compreender o sacerdócio do antigo texto do novo testamento é muito legal a gente olhar para a sombra do antigo o que era um sacerdote no antigo testamento ele era alguém que de acordo com o levítico
os capítulo 11 até o capítulo 7 no mínimo porque na verdade toda a turma vai falar sobre serviços eróticos o livro de levítico fala dos levitas que os levitas sua família do sacerdote então vai falar muito sobre o sacerdote é mais um capítulo a capítulo 7 fala que os levitas eles apresentavam sacrifícios adeus sacrifício de quem não era do do povo é e malaquias capítulo 2 disse que o sacerdote também ensinava a lei de deus ao povo então que o sacerdote fazia ele apresentava o povo pra deus e ele representava a deus para o povo
porque no éden todas as vezes em que a criação olhava para o homem ela havia deus e todas as vezes em que deus olhava para o homem ele via a criação porque o homem era imagem e semelhança mas também era uma criatura então quando nós falamos de movimentação sacerdotal nós precisamos entender em ser comunidades que apresentam as nossas cidades para deus está aqui a cidade sim assim como abraão fez com sodoma senhor sodoma ataque e oração em intercessão a eu rompi com aquela ideia de que o relacionamento com deus é deus e eu no sertão
e nada mais [Música] quanto às nossas cidades que estão carregadas em nossos momentos de oração com deus será que nos nossos momentos de oração e adoração a deus ele consegue ouvir o que curitiba está clamando ele consegue ouvir o clamor dos perdidos será que nós conseguimos representar as nossas cidades diante de deus e em contrapartida será que nós conseguimos representar deus diante da nossa cidade aí a gente não precisa ficar dizendo jesus te ama porque na verdade as pessoas sabem como a gente se ama em por jesus é uma mesma olha só deus é fiel
e você também você é uma pessoa honesta no seu trabalho você está aqui você é fiel representando deus as pessoas e apresentando as pessoas a deus ou seja nós somos por natureza representativos nós vamos falar um pouco sobre isso na semana que vem quando a gente fala de igreja é na cidade para a cidade isso aqui também é importante quando se fala de movimentação sacerdotal que nós temos aprendido sobre o sacerdócio é que a igreja está entre céu e até puxar o inglês aqui mas nós pensamos que é heaven fala pra ficar legal é que
tem que falar não tem que falar não tão legal assim ele estava puxado assim né ao puxar um microfone sem querer ficar legal essa é a eterna vai ser um dia é isso aí vamos estar juntos no ano que vem até lá o treino a linha já até o sotaque de planejar quase passa por americano só nisso né se não falar mais nada mas também é o que é o que a um tem uma comunidade sacerdotal é que ela está entre o céu ea terra mas se a gente for olhar para a forma como a
gente se relaciona com o céu com a terra existem grupos separatistas existem pessoas que só querem a terra e seu irmão são os humanistas comunidades igrejas locais só querem a terra vamos conquistar tudo é tudo pra nós é tudo por nós é tudo para nós a dele por ele e para ele também está buscando as coisas da terra pautada numa tecnologia boa cultivo culto cultura estabelecimento do reino restauração da terra redenção da criação está vendo aqui é que consegue perceber que em todos esses pontos que estou citando não existem doutrinas erradas porém equivocadas por causa
de uma visão unilateral não tem nada de errado pensar na terra o que tem de errado pensar só na terra então humanismo ele vem é o humanismo que é a terra em detrimento do céu porque nada sabe sobre o céu só que tem outro sistema que é o misticismo céu que normalmente exibe seu misticismo é engraçado que ele fala tanto o céu mas a pauta do messina o demônio mundo espiritual o diabo a potestade o principado um anjo arcanjo o querubim o ser mas pensa tanto no céu que não consegue olhar a terra é tudo
místico quem é que já já percebeu que existem esses dois extremos o humanismo eo misticismo só que já está entre o céu ea terra a igreja é chamada a pensar nas coisas do alto colossenses 3 para representar deus na terra mateus 5 16 para proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa anda para a sua maravilhosa luz melhor p 2 11 então o humanismo que era até em detrimento do céu porque nada sabe sobre o céu o misticismo que era o céu em detrimento da terra porque nada sabe sobre a
terra mas o sacerdote concilia céu e terra porque busca às coisas do alto para manifestar deus entre os homens nós não queremos só a terra nós não queremos só o céu nós queremos conciliar céus e terra para buscar as coisas do alto e manifestar deus entre os homens [Música] pensar de forma sacerdotal a estar entre o céu ea terra o nosso cultivo é na terra mas as nossas batalhas são nas regiões celestiais nas regiões celestiais paulo sodré nos oferece uma armadura efésios 6 mas na terra paulo fala sobre está enraizado alicerçada em amor cultivando família
sacerdotais cultivando homens e mulheres que representam deus na terra nem humanista nem misticismo mística mas sacerdotal o último ponto penúltimo que consegue desenvolver uma vida equilibrada de devoção família e trabalho em nossos dias o trabalho é muitas vezes é o altar onde nós simulamos as nossas famílias muitas vezes a devoção é onde nós justificamos a nossa preguiça e muitas vezes a família é o lugar onde nós justificamos a ausência de compromisso com a igreja não cada família cada família mas a e destrói a família caso o ministério não se envolve no ministério que cada família
não cuida da família não trabalho por causa da emoção onde foi que essas coisas entraram em conflito se separaram essa mentalidade do adão caído porque em gênesis 2 adão era lavrador e também guardador os filhos de adão japão já nasceram separados em seus ofícios um era lavrador o outro era o guardador você percebe o conflito entre entre os as partes ali aí qual foi a origem de todo o problema não foi a devoção porque é sacrifício né então é cair ficou ficou com raiva de abel por causa do que que abel fez alguma coisa para
ele porque a vida de emoção dele com deus estava correta ele matou abel que não conseguia matar deus na verdade o problema dele é com deus então a devoção comprometida gerou uma ruptura e uma violência familiar e logo em seguida no capítulo 4 é cair ele deixa de ser alguém que cultiva até aparecer alguém que explora até então você percebe o comprometimento na devoção na família no trabalho e hoje em dia o grande desafio para rompermos com adão que vivem nós entendemos que não há conflito entre a devoção família e trabalho não há conflito algum
entre as pessoas que desenvolvem a nossa vocação pautado no testemunho que nós temos em nossos relacionamentos que se desenvolve a partir da nossa vida com deus então sei sacerdotal tem a ver com conciliar e não conflitar as partes porque pra encerrar abin segunda pelo capítulo 2 é semana que vem se assim o senhor nos permite nós vamos falar um pouco sobre a cultura das cidades e cultura do reino e como isso se relaciona mas antes de de falarmos dessas duas relações nós precisamos entender como uma cultura se estabelece eu estive em fortaleza no mês passado
maio é maior e eu estava conversando com o pastor alexandre ele comentou algo que não tinha a ver com o assunto mas sabe quando nossa nunca tinha pensado e flip para 1.800 e pouco abolir a escravidão tem notícia aqui ó de de de exploração de escravidão até hoje venho conversando com ele foi mas é porque existe uma cultura onde tudo o que era pra isso porque tem a demanda porque tem a pobreza porque tem o material porque daí às vezes a pessoa tá ali e ela está trabalhando mas ela se ela vai na venda mas
a venda do patrão dela fica indignado com o patrão mas ganha pouco não consegue pagar 100 dvd tem todo um sistema para sustentar a cultura de escravidão da mesma forma a cultura de aborto você não rompe com uma cultura de aborto denunciando apenas uma parte mas você precisa confrontar um sistema de partes interligadas quando a gente fala de cultura e religião talvez o nosso maior exemplo que nós precisamos observar com cautela porém com um nível de respeito é o islã pouco se sabe sobre os ensinamentos islâmicos muito se sabe sobre a vida dos slams porque
eles pensam em cultura muito se sabe sobre os ensinamentos da igreja pouco se sabe sobre a vida dos crentes porque a gente enfatiza tanto ensino e pouco a vida eo islã enfatiza tanto a vida porque as pessoas é viva o ensino que eles estão pregando então como se estabelece uma cultura quando eu começo a remover os conflitos que existem entre as partes do que uma cultura ela se estabelece quando uma ideologia está fundamentada em todos os aspectos ao seu redor e quando a gente vai pensar e cultura o evangelismo nunca vai conflitar com a oração
as escrituras nunca vão completar com o espírito a devoção nunca vai conflitar com a família o céu nunca vai completar com a terra a primeira vinda de jesus nunca vai entrar em conflito com a segunda a nossa vida local nunca entrou em conflito com o nosso testemunho extra local a minha participação pessoal nunca está em conflito com o meu envolvimento geral início nós começamos a ver cultura deuteronômio capítulo 6 amarás o senhor teu deus com toda a sua força a um entendimento ou seja à força um entendimento cooperam pra colocar um andamento acima de tudo
a e consequentemente e você vai ensinar isso por seus filhos e os filhos dos seus filhos ao deitar levantar isso vai permear sobre gerações vai englobar todas as áreas da sua vida porque não há conflito então se o evangelho tem a ver com paz com deus nós precisamos ser pessoas que começam a remover conflitos e muitas vezes os conflitos não são apenas relacionais mas são ideológicos tá aqui ó os conflitos são aqui dentro de nós eu gostaria de ler o último texto para encerrar a primeira pedro segundo pedro capítulo um verso 3 visto como pelo
seu divino podendo nos têm sido doado todas as coisas que conduzem à vida e à piedade pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para sua própria glória em virtude pelas quais nós tem sido doadas às suas preciosas em grandes promessas para que por meio delas vos torneis participantes da natureza divina livrando-os da corrupção das paixões que há no mundo olha que interessante o verso 5 gente por isso mesmo reunindo toda a vossa diligência associar com a vossa fé a virtude a ea fé com a virtude com a virtude o conhecimento com o conhecimento domínio próprio
condomínio própria perseverança com a perseverança piedade e com a piedade a fraternidade com a fraternidade o amor porque estas coisas existindo em voz e em vós crescendo fazem com que não seja inativos nem frutíferos no pleno conhecimento do nosso senhor jesus porque aquele a quem essas coisas não estão presentes é cego vendo o sol que está de perto não é estranho pedro falar assim você é cego vendo o sol que está de perto mas se você consegue ver só que está de perto você não é cego não é meio conflitante não tem um erro de
ortografia aqui mas é que na verdade para pedro uma visão rasa mesma coisa que ser gay tem uma visão razão é a mesma coisa que seguia os fariseus enxergavam alguma coisa israel que deus vai fazer aqui e por isso eles eram guias cegos então assim é quais são as implicações pessoais disso que eu trouxe hoje nós falamos mais sobre como se estabelece igreja nós falamos mais sobre como a igreja está alicerçada num centro como coluna e baluarte sem pender para os dois lados mas foi como eu aplico isso na minha vida como eu aplico isso
saindo aqui segundo pedro responde quando as virtudes que eu estou cultivando dentro de mim não estão mais em conflito a sociais a vossa fé a virtude a virtude o conhecimento ou seja quando existe algo de bom crescendo dentro de mim nunca vai conflitar com outra parte mas vai ser um piso para que a outra parte cresça então se eu estou avançando na família pode ter certeza que vai dar fruto do ministério não pode ter certeza que vai dar fruto do trabalho você é minha vida familiar está boa está me convidando para a devoção e se
eu estou bem com deus nossa como eu tenho uma chance de acrescentar a isso uma vida familiar saudável nossa minha vida familiar se está saudável como eu tenho uma chance de estar nesse muito produtivo no meu trabalho nunca vai estar em conflito mas sempre vai estar em associação fair virtude conhecimento e domínio próprio perseverança piedade amor uma vai se tornando plataforma para outra harmonia exatamente em outras palavras paz porque passa no original tem a ver com todas as coisas em ordem mas não é a ausência de guerra as coisas em ordem então nós temos a
oportunidade de colocar as coisas em ordem no nosso interior tendo em vista que a igreja é um lugar onde habita a ordem não tendo uma visão somente em uma parte mais uma visão centrada a meu irmão estamos juntos então é por hoje para que nós possamos trabalhar na próxima semana a relação da igreja na cidade e para a cidade é bom a gente é e meditando na necessidade nós temos uma visão ampla removendo o conflito existente entre as partes fique mais pensar no todo não vai fazer com que eu com que eu não não entenda
com a minha parte muito pelo contrário se a gente olhar para toda a gente vai se achar quem é que quer se achar mais eu quero nós queremos a isso vai fazer com que a gente de fato tenha boas intenções mas com uma visão ampliada nós possamos fazer parte de um todo que deus está fazendo em curitiba na cidade é na nação amém vamos orar pois nós agradecemos por esse momento o senhor que você nos deu a oportunidade de examinar sua palavra de deus pai eu olho para que o teu espírito venha fixar em colocar
dentro de nós a sua lei a sua palavra maior para que você nos deu um espírito refletir é refletir que reflete senhor deus que medita senhor deus um coração disposto a meditar na tua lei na tua palavra senhor deus eu olho para que você coloque em ordem tudo dentro de nós nosso espírito governando nossa alma e por consequência o nosso corpo senhor deus pai livra-nos do extremismo porque o extremismo peca contra a integridade do corpo senhor deus e ajude nos a sermos homens íntegros porque você está procurando pessoas íntegras no tempo do fim que se
tornaram parte daquilo que você está fazendo vai que as nossas famílias sejam abençoadas com integridade neste momento para que as nossas vidas sejam abençoadas com integridade que no nosso trabalho haja integridade que na nossa devoção com você aja a integridade senhor deus que nas nossas comunidades locais não haja conflito entre as partes mas ajusta a cooperação de cada parte porque visa um corpo que está crescendo como um todo fundamentado e arrasado em amor sem o deus em nome de cristo jesus eu oro abr a visão daqueles que estão cego e amplia a visão daqueles que
estão vendo só de perto o senhor deus nos deu uma visão aberta mas nos deu uma visão ampla para que nós não apenas saibamos o que você está fazendo mas para que nós possamos cooperar com aquilo que você está realizando o senhor deus nos mostra qual é o seu papel e amplia a nossa visão para que possamos entender qual o nosso papel senhor deus em nome de jesus nós te agradecemos [Música] o