EPP #213 | QUAL O SIGNIFICADO DA PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR INFIEL? - AUGUSTUS NICODEMUS
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Em Poucas Palavras
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Programa da ...
Video Transcript:
[Música] em poucas palavras um olhar sobre o mundo a vida e a sociedade à luz da palavra de Deus com Augustos Nicodemos está entrando no ar agora mais uma edição do programa em poucas palavras edição para dizer a verdade 23 da quinta temporada e nesse momento a gente está trabalhando aqui com o pastor Augustos os ditos difíceis de Jesus pastor prontinho pra próxima aí antes sua saudação aí pra turma Estamos prontos com a graça de Deus então tá bom às vezes eu trago aqui gente nos Bastidores vou entregar aqui um segredo a gente traz os temas ele pensa pensa diz essa é difícil mas vamos lá como a de hoje é mas aí ele fala vamos lá então vamos lá vamos lá então tá bom o e-mail que nos ajuda nessa série hoje é do Samuel Ele congrega na Igreja Batista Rosa de Saron Simões Filho na Bahia e ele tem uma dúvida a respeito de uma das palavras de Jesus que a gente pode colocar aqui como um dos ditos difíceis e segundo o pastor Augustos um dos mais complexos [Música] então ele começa dizendo boa noite nsan boa noite Reverendo Augustos Boa noite é porque ter escrito noite aqui né então fica aí o Boa noite então a gente responde com você para você também com boa noite bem Samuel ele continua dizendo a minha dúvida é a respeito da parábola do administrador Infiel lá em Lucas Capítulo 16 de 1 a 13 a primeira coisa que me vem a mente diz o Samuel é o jeitinho brasileiro mas ele continua dizendo eu sei que Cristo não está recomendando a desonestidade aí ele é sincero pastor ele diz assim porém eu não consigo entender o texto inteiro ele manda um abraço e espera que a sua pergunta seja respondida está aí tá certo nossa saudação ao Samuel e o nosso agradecimento pela pergunta Samuel Esse é um dos ditos considerados mais difíceis de Jesus é uma das passagens mais complicadas Existem várias opções de Interpretação para ela e nenhuma totalmente satisfatória eu vou trazer o que já disse em outros programas aqui dessa série dos ditos difíceis de Jesus que às vezes o mestre empregava parábolas símiles similitudes e comparações eh complexas e enigmáticas ele falava às vezes usando aquele estilo dos antigos mestres de Sabedoria que você encontra por exemplo no livro de provérbios às vezes declarações bem curtinhas né comparações e o uso de figuras e ilustrações tiradas da vida com um para apresentar alguma verdade espiritual não é e essa parábola do administrador Infiel é uma daquelas em que o Mestre nos dá algum ensinamento mas os pontos da parábola eles são meio que complicados o que me leva a dizer mais uma coisa que eu creio que é de relevância para nós nós temos que entender que as parábolas eram histórias tiradas da vida real ou foram criadas elaboradas por Jesus com o objetivo de ilustrar um ponto e espiritual ISO Isso significa que nem todos os detalhes da parábola da história que é construída eles têm correspondente no mundo espiritual então eu eu vou eu vou ou significado obscuros nada disso nada disso vou dar um exemplo muito claro a parábola do bom samaritano aquela famosa parábola de um homem que descia de Jerusalém para Samaria e no caminho ele foi assaltado e largado semimorto passaram vários judeus não atenderam passou um samaritano e atendeu aquela pessoa e levou para uma Estalagem pagou as despesas delas e tudo mais então o ponto de Jesus com aquela parábola foi responderam uma pergunta que tinham feito para ele quem é o meu próximo então a história toda ela tem como objetivo responder essa pergunta Quem é o meu próximo moral da história é esse a moral da história é essa o meu próximo é aquele que precisa de mim mesmo que eu seja um judeu e que ele seja um samaritano não é então aí o que que aconteceu essa parábola ela já Serviu de base para pessoas dizerem que o judeu que foi assaltado é Adão eh que o Samaritano que cuida do judeu é Jesus Cristo que o azeite que coloca nas feridas é o sangue de Jesus que a hospedaria onde vai o doente é a igreja que o dono da hospedaria é o pastor que as duas moedas é batismo em Santa Ceia que a mula que o mula é o evangelista Então mas a pergunta é esses pontos da parábola Eles foram contados com Cristo com essa intenção a resposta não eles são contingências da história eles constróem a história que leva a um clima é a um ponto né ou como você disse é moral da história Uhum Então na parábola do administrador Infiel a moral da história o ponto que Jesus deseja exaltar é a diligência daquele homem em resolver os assuntos pendentes para que ele atendesse a demanda do seu mestre e essa parábola do administrador Infiel que tá sendo recomendado ali é o uso das habilidades que Deus nos deu mesmo na manipulação no uso do dinheiro com fim proveitoso tanto é que Jesus eh no final ele diz assim das riquezas iníquas fazei amigos para que quando estas os faltem eles os recebam nos tabernáculos eternos não é Ou seja eu devo utilizar os meus bens com sabedoria de tal forma que uma interpretação possível né você vai usar os recursos e a sua habilidade empregando na evangelização ajudando o trabalho de pregação da palavra distribuição de Bíblias para que quando você morrer e chegar no céu vai ter um monte de gente lá dizendo bem-vindo eu me converti através do seu uso Obrigado pelo seu investimento isso se investimento que você fez que acabou sendo instrumento de Deus pr pra minha conversão Essa é um que acaba glorificando a Deus né No final das contas isso essa é uma das interpretações possíveis dessa parábola tão complexa agora vamos usar o que nós temos usado aqui essa regra de hermenêutica que é tentar entender a parábola no seu contexto maior nós temos que voltar lá pro capítulo 15 foi quando tudo começou no capítulo 15 nós lemos que se aproximaram de Jesus todos os publicanos e pecadores para escutar Jesus publicanos e pecadores eram considerados pelos fariseus como a escor da sociedade né os fariseus que eram os líderes religiosos não queriam nem saber falar desse pessoal mas eles vinham ouvir Jesus e Jesus os recebia E aí os fariseus murmuravam né dizendo este recebe pecadores e come com eles então os fariseus estavam assim desprezando Jesus porque Jesus estava ensinando e tendo Fraternidade confraternizando com pecadores e publicanos com gente que não prestava na na avariação dos fariseus Diz aí que Jesus propôs uma parábola e a partir daí Jesus vai contar quatro parábolas relacionadas com essa atitude dos fariseus A primeira é do homem que tinha 100 ovelhas perdeu uma e foi atrás da que se perdeu de Deixando as 99 e quando voltou deu uma festa e Jesus disse que tem mais festa no céu que tem festa no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justo que não precisa de arrependimento Ele tava dizendo que Deus se alegra mais com a conversão de um publicano e de um pecador do que com aqueles 99 fariseus que estavam que achavam justos e tudo mais aí a próxima parábola é da moeda perdida que vai na mesma linha não é a mulher tinha 10 perdeu uma e não Descansou até que reu a casa toda e achou Chamou as amigas fez uma festa dizendo se alegrem porque eu achei a minha moeda perdida e Jesus repete o refrão da mesma forma diante dos anjos de Deus há mais alegria por um pecador que se arrepende do que por 10 né que não eh precisam de arrependimento a comparação mais uma vez é com os publicanos e os fariseus E aí vem a terceira que é famosa mais conhecida de todas que é a parábola do filho pródigo o filho pródigo representa os publicanos os pecadores e o irmão mais velho representa os fariseus que ficou Trombudo chateado né quando o pai recebeu de volta o filho mais novo arrependido e tudo mais e aí é que Jesus conta a parábola do administrador Infiel Então nesse contexto essa parábola é contra os fariseus o público é o mesmo o público é o mesmo e é contra os fariseus tanto é que lá no fim depois que Jesus Conta essa história e Mateus registra no verso 14 os fariseus que eram avarentos ouviam isso tudo e ridicularizavam a Jesus quer dizer eles entenderam que essa parábola do administrador Infiel era contra eles sim exatamente como a da draquima perdida da moeda perdida da ovelha perdida e do Filho Perdido que é o filho pródigo né então em que sentido a parábola do administrador Infiel colocava em cheque a avareza dos fariseus o amor que eles tinham pelo dinheiro e aquela arrogância espiritual comparado com os publicanos e os pecadores não é é que o administrador Infiel ele foi capaz de abrir mão do que era direito o patrão dele receber em nome do acordo ele foi procurar um cara que devia R 100. 000 e disse vamos fazer o seguinte vamos resolver essa pendenga aqui e vamos resolver por 50 uhum procurou um que devia R 80. 000 e disse vamos vamos resolver isso aqui por por 30 quer dizer ele abriu mão do que o patrão não tinha direito em nome de fazer uma cor de resolver o problema uhum era como se ele dissesse que os fariseus seriam incapazes de abrir mão porque eram avarentos eram incapazes de abrir mão das riquezas desse mundo para se reconciliar com Deus sim para entrar no reino de Deus então É nesse sentido que o administrador Infiel ele é elogiado porque ele não era um Avarento embora ele tenha sido deshonesto e uma série de outras coisas isso aqui é uma daquelas contingências da parábola né mas o que é elogiado aqui que é o fato de que ele agiu com sabedoria é melhor você abrir mão você perder os bens materiais e você herdar o reino de Deus e isso então era contra os fariseus a parábola ela tem que ser entendida nesse sentido agora é isso que eu estou apresentando é uma interpretação nãoé a parábola é difícil é complexa você vai encontrar outras interpretações Mas essa eu acho menos complicada ela atende ao contexto tá dentro de uma situação de conflito com os fariseus ela explica ou fala da avareza dos fariseus e também da repulsa que os fariseus tinham para com os publicanos e pecadores então eu creia que essa interpretação ela deve ser recomendada e aceita por conta do encaixe não é que ela tem dentro do do contexto no todo aí da do público que está ali ouvindo e tal a mesma audiência como você de qualquer maneira com as várias interpretações possíveis Ou seja que há correntes que dizem diferentes coisas a gente jamais pode chegar e é como Lucas está dizendo que ele ele reconhece isso né De qualquer maneira Deus não está ensinando dar um jeitinho brasileiro aquela aquela gambiarra não não não não o que se recomenda é o despreendimento financeiro para poder eh Dar coisas maiores Ok então tá aí obrigado pela colaboração aqui com o Samuel que trouxe pra gente essa questão e nos ajudou aqui ouvir o pastor Augustos com essa essa aproximação dessa parábola do administrador Infiel então pastor Muito obrigado pela resposta pela disposição de estar ajudando a gente com essa questão a alegria é minha na Matias eu termino aqui com a passagem que Jesus diz assim ninguém pode servir a dois senhores porque o há de aborrecer se de um e amar ao outro ou se devotará um e desprezará o outro não podeis servir a Deus e as riquezas Então tá bom obrigado então Samuel Santiago de Jesus lá de Simões Filho na Bahia e todos os ouvintes em todo o Brasil e no mundo até o próximo programa se Deus quiser não fica bem a gente passar bem o outro caristia ainda mais quando se sabe o que fazer e não se [Música] faz como fruto do amor de Cristo fruto do seu compromisso vendeu um homem o que tinha e repartiu era o seu nome Barnabé natural de Chipre também chamado de José das consolações homem bom e piedoso cheio de fervor e fé Homem de Deus e quando Saulo converteu-se a Cristo lhe faltou amigos alguém que fosse companheiro fonte de consolo e abrigo como fruto do amor de Cristo fruto do seu compromisso foi um homem procurá-lo dando-lhe a mão era o seu nome Barnabé natural de Chipre também chamado de José das consolações hem e piedoso cheio de fervor e fé Homem de Deus e quando a igreja se espalhou para todo canto que [Música] havia Providência sim por mão de Deus chegou a Antioquia em poucas palavras um olhar sobre o mundo a vida a luz da palavra de Deus apresentação n Matias comentário Augustos Nicodemos um programa da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia Rua 68 esquina com 71 Centro visite o nosso site www.