Fala, gente bonita, chegamos com mais um <i>Quer Que Desenhe</i>. Quer entender mais sobre crase? Veio ao lugar certo.
Aproveita para curtir o canal do Descomplica, toda semana tem vídeo novo, basta se inscrever em todas as nossas redes sociais para receber um conteúdo exclusivo. E para baixar esse mapa completo, é só clicar no link da descrição aqui embaixo. Agora, sem crise, vamos partir para a crase?
Por definição, a crase é a contração de duas vogais: uma preposição e uma outra letra "a", artigo, resultando na vogal com acento grave para esquerda "à". "Professor, mas eu nunca sei quando tem crase. " Calma, calma, teremos crase em diversas situações, mas principalmente, quando o termo que vier antes exigir a preposição "a" ou quando o termo depois pertencer ao gênero feminino, exemplo: "Fui à praia".
Também usamos crase na indicação de horas, como na frase: "A festa começa às 22h horas". Outro caso, é quando queremos dizer: "A moda de" ainda que a expressão "moda de" fique subentendida. Na frase: Pedir um bife à Oswaldo Aranha; esse "a" é craseado.
Locuções femininas, sejam elas adverbiais, conjuntivas ou prepositivas, também terão crase, exemplos são: à noite, à direita, às pressas, e por aí vai. No restante dos casos não tem crase. Para não restarem dúvidas no dia da prova, vamos citar alguns exemplos, diante de palavras no gênero masculino, não se usa crase, exemplo: "O menino foi a pé".
Pé é masculino, então sem crase, beleza? Verbos no infinitivo também não pedem crase, assim como a maioria dos pronomes de tratamento, mesmo no gênero feminino, se eu disser, por exemplo, entreguei os presentes a todas, não tem crase. Fique esperto, muita gente confunde e já vai colocando crase para qualquer situação ou qualquer palavra do gênero feminino, mas não, nem tudo na vida é crase.
Por último, diante de numerais cardinais também poupamos o artigo. Exemplo: "Daqui a uma semana começará a aula". Temos ainda, sentenças onde a crase é opcional, ou seja, você decide.
Isso acontecerá com pronomes possessivos femininos, nomes próprios femininos ou depois da preposição até. Quando eu digo: "Cedi a vez à minha amiga. " Por ser um pronome possessivo feminino, pode ou pode não ter crase.
Se eu: "Entreguei o convite à ou a Roberta", ou "Fui até a: à ou a praia. " também são cenários onde a crase será opcional. "Tem alguma exceção da regra?
" Tem sim. Se precisar de preposição nos pronomes demonstrativos: aquela, aquele e aquilo colocamos crase. Por exemplo: "Dei àquela senhora todo o meu dinheiro.
" É àquela com crase. Para antes dos pronomes relativos: "a qual" e "as quais", também haverá crase, mas somente se o verbo exigir a preposição "a". Como se eu disser: "São normas às quais todos devem obedecer.
" A maioria dos pronomes de tratamento, como já citamos, não tem crase, exceto por: senhora, senhorita e dona. Agora, atenção para os nomes de lugares, só ocorrerá crase, se o nome do lugar admitir a preposição "a" e ao mesmo tempo o artigo "a". Para não errar, fica a dica: Quando eu venho "da" cidade tal, crase no "a", se venho "de" crase pra quê?
Se eu vou a Inglaterra, ou seja, venha da Inglaterra crase no "a", mas se vou a Paris, isto é, de Paris não uso crase. Por fim, se o nome do lugar está especificado eu coloco crase, um exemplo, é a frase: "Irei à Salvador de Jorge Amado". "Professor, quanta coisa tô muito perdido!
" Quando estiver com dúvida quanto a uma palavra feminina, uma dica é substituir a palavra por uma masculina. Se o "a" virar "ao", é porque teremos crase. Se fui a mercearia, virar fui ao mercado, quer dizer que o artigo leva uma preposição e pede crase.
Ainda está difícil? Não tem problema não pode dar replay quantas vezes for preciso. O mapa completo vai estar no link da descrição aqui embaixo e fora isso, o Descomplica oferece muitas outras aulas e conteúdo extra para você ficar por dentro do que pode cair no Enem, por isso, deixe sua curtida, se inscreva no nosso canal do YouTube, Facebook, no Insta e pare de perder todas as molezas que só Descomplica oferece.
É isso, pessoal! Muito obrigado, aquele abraço, um beijo e até o próximo <i>Quer Que Desenhe.