a palavra solar e você tá assistindo vivek beijo no seu canal se você não se inscreveu se inscreva e compartilha esse vídeo se você gostar todos os meus últimos vídeos eu fiz uma tentativa de demonstrar aspectos positivos do agnosticismo rebatendo o que geralmente se diz nos manuais nas aulinhas de teologia das faculdades que formam padres e indo meu acadêmica em geral antigo que tem gente boa se atualizando tem eu vou chegar nessas pessoas também mas a minha intenção era rebater aquela visão rotulante em super desatualizada de que o belicismo é é um bloco homogêneo né
eu acabei essa ele assim para facilitar também mas a gente vai entrar mais a fundo nessa discussão e que eu vi notícia ele é uma heresia ele é uma lista eu dei o mundo e tem um deus mau demiurgo mago que o mundo ele está escondido o mundo é uma visão muito reducionista do gnosticismo eu vejo muita beleza quando eu ligo o que fazer quando ele materiais sinóticos e eu queria dar a chance que essa beleza também pudesse surgir porque o ensinamento profundíssimo faz muito a lente dormir algum mal que o mundo do a lista
e tudo mais então eu e fazer um pouco aspectos positivos sobre a original mas se eu ver então ascendência sobre a união da alma com espírito sobre a unidade uno o inefável a grande unidade metafísica que está antes de todas a manifestação os elásticos também falando dessas coisas e eu vou acho que há pouco espaço para se falar para dar voz a eles falando sobre esses outros assuntos inclusive sobre a prática de virtudes mas esse vídeo agora eu quero trazer uma definição um pouco mais acadêmica do que que é o que nós ticista vamos ver
se eu consigo fazer isso com vocês eu não tô com a maioria dos meus livros aqui eu não gravo com uma biblioteca atrás de mim não tem essa necessidade de ficar mostrando conhecimento né é mas é boa sorte um dos principais livros que eu recomendo tava aqui que é o livro o que é agnosticismo whats que nós preciso da karen king era uma altura muito boa motor acadêmica que esse livro bem grandão e tem muito conteúdo ela fala muito sobre ela discutir muito lenta muito nessa questão da do problema de definição porque igual quando a
gente chama tradições antigas ela da índia a gente pega todo aquele bloco das da jonas do jainismo da samkhya da nyaya da vedanta do budismo do yoga e a gente combina tudo joga tudo dentro da mesma caixinha e que chama aquilo de hinduísmo e quem chamou isso foram os ocidentais no século 19 os indianos eles não se em se reconhecem como hinduístas né eles são praticantes de alguma tradição alguma dessas da mesma forma foram europeus modernos que começaram a chamar e esses grupos que buscavam essa guinozes e esse despertar de um conhecimento que é uma
experiência interior e leva a um conhecimento profundo da realidade e começar a chamar esses grupos e nos seus mesmo que às vezes eles fossem muito diferentes entre sim eu tivesse alguma coisa em comum que essa busca pela guinozes só que a gente abre muito leque a gente pode chamar qualquer busca de nozes de gnosticismo então então esse cuidado de colocar o agnosticismo histórico na mesa e discutir com o que é a busca de um conhecimento secreto e que a gente encontra essa busca e impressão tradições orientais para saber que você tá de nana com jn
de nana e de nozes tem a mesma raíssa e a gente acontece o budismo também mas a gente não chama o budismo de gnosticismo então a gente tem que ter um pouco esse cuidado para não dar uma toda e qualquer coisa de que nos decisão só porque disse que buscou um despertar espiritual o despertar da sabedoria através de um conhecimento secreto bom e o outro que eu gosto muito que é isso em português e esse aqui eu recomendo para todo mundo é o livro dela e me paga esse aqui eu sempre falo sobre isso eu
sempre esqueço eu acho que você quer tese de doutorado dela em história das religiões antigas e ele vai esgotado mas você encontra na estante virtual ele não é muito barato mas eu erro muito bom porque ele ele algumas vezes nos últimos anos e se você se interessa por esoterismo cristão o cristianismo esotérico se você se interessa por evangelhos apócrifos pela história da igreja pelos gnósticos ou tradições espirituais estão livrinho que abre abre bastante assim e ela traz aqui comentários citando trechos desses apócrifos de nag hammadi para exemplificar as ideias que ela tá colocando então eu
gosto muito dela o outro livro que eu recomendo também a ouvir goste cima do corpo e rudolf mas enfim tem bastante coisa sobre o assunto se a gente vai procurar o problema é que quando a gente chama de agnosticismo a gente sapatinho de uma definição limitada oi e essa definição ela vem com essa esse ranço rotulante esse ranço de dori instante o mundo dormir um mal que não dá oportunidade para mostrar os outros aspectos das tradições das tradições então por exemplo a karen king ela critica muito o uso do termo de notícias smo é quando
ele é usado como uma entidade histórica né como se fosse um bloco coeso e homogêneo e totalmente coerente porque não é faz mais sentido a gente falar de ideias gnosticismo antes ou de grupos gnósticos do que diagnosticista esse ismo ensino não existe cara que traz que a gente pensa tendência de objetificar o passado só que não havia uma hierarquia episcopal não havia um plano definido isso eu tô começou a aparecer por volta do século 21 então todos esses grupos que existiam e eram chamado diagnósticos desde o século 11 as e eles não tem essa esse
credo comum e a esse conjunto de dogmas que vão definir que eles são ou não são algo então por exemplo a patrística que forma a igreja católica romana a partir do século dois lá começa com o irineu e outros e a igreja inclusive ela se forma em contraposição agnosticismo o agnósticos né porque a igreja não só se forma quando ela começa a rejeitar algumas outras ideias para dizer essas idéias eu não quero essas idéias eu quero esse aqui já está muito vendo esse grupo mesmo sendo bonita eu não posso usar se não vão me identificar
com esse grupo e como isso funciona por exemplo eu sempre falo que do paulo que eu identifico com ele assim como a pagas como kung nóstico o paulo ele era super admirada por um outro médico famoso marcinho ele era tão respeitado tão conhecida então famoso que por exemplo a igreja não podia dizer não paula morais foram biológico temos que rezar sala e destruir o acesso aos textos ele não ela faz o contrário ela em são paulo é nossa olha só paula é nossas ideias ele tá com o nosso time de nosso da nossa turma só
que ele pega adultério os textos e cria uma historinha em cima porque você tirou acesso a narrativa é uma grande narrativa que acontecia então de certa forma a igreja ea patrística ele se define a partir do confronto com os outros grupos e o que a gente tem hoje como o cristianismo quando a gente disse isso a cristianismo esses dogmas são a base que para alguém se dizer católico por exemplo esse não existiram o cristianismo primitivo aqui não existia no século um descer e nem acha que os dois desse aquele foi se formando a partir dessa
oposição com outros grupos e outras ideias quando a gente chama alguém que herético é só uma forma da gente se separar é uma forma de segregação quando você disse que eles são heréticos logo eu não sou é só uma forma de estabelecer quem é o certo e o errado ah mas isso é só um dos pontos de vista não quer dizer que é mais original o que é o correto de fato a gente precisa ter acesso ao outro lado outros lados o que eles disseram que eles ensinaram que eles acreditavam para gente poder entender como
surgiu esse cristianismo primitivo do qual jesus pode aparecer como um dos grandes bióticos então a gente não devia ler o passado já com a mente pré-formatada com isso é o gnosticismo e aí eu vou procurar esses alimentos que eu já tenho preconcebidas a partir dos mãezinhas que eu aprendi ali na formação das palavras então que eles dizem que é que pode que não pode e aí eu vou buscar esses elementos ali mas o que de fato os esses muitos diagnósticos ensinaram aí é outra história então quando você estuda os movimentos gnósticos e seus textos você
tem uma chance de descobrir uma sabedoria uma filosofia ou uma convergência de ideias né pô os alimentos do do judaísmo do do helenismo e trazem alimentos que hoje a gente chama a linha de cristianismo mas você lê com outros órgãos você lê aberto para entender o que eles diziam isso faz toda diferença porque você é descobre a tradição de mistérios dentro desses grupos você descobre filosofia hermética dentro desses grupos você descobre filosofia platônica ou tradições mágicas e como por exemplo neoplatonismo jamblico e próprio vão trabalhar com questões da magia da teologia os relógios são bem
fazendo isso oi e aí você permite acessar o conhecimento a partir daqueles que transmitiram esse conhecimento e não simplesmente a partir daqueles que eram os inimigos deles e que dizem é não não se aproxime deles eles são perigosos eles comem criancinhas né então então questões que quando a gente começa a estudar a gente se der pronta com essas escolhas a gente não pode simplesmente definir o gnosticismo a partir do cristianismo normativo como por exemplo isso é cristianismo então isso é heresia cristã na verdade isso não existia e isso também é diferente do que dizem eram
eles coexistiam juntos no mesmo século e no mesmo ambiente alguns chão episódios mais místicas algumas previsões mais mágicas até hoje calçavam tinham visões mais judaicas mais platônicos mas é médicas mais egípcias e alguns o buscavam poder temporada se associaram ao imperador de roma e os mesmos imperadores que antes perseguiram os filósofos os cristãos gnósticos só que os gnósticos por eles não acreditarem na necessidade de um poder temporal porque eles eles percebem o mundo com uma criação do demiurgo dos arcontes e o caminho de libertação ele é a partir de uma experiência interior então os gnósticos
nunca deram de uma forma geral muito valor para as instituições terrenas e por isso ele nunca se preocuparam em criar uma grande instituição de poder e por isso eles foram facilmente perseguidos percebe e aí a gente vai percebendo também como o termo de nozes ouvir nós que ele era usada em contextos diferentes e por exemplo clemente de alexandria ele usa o termo agnóstico para falar daqueles cristãos que avançaram bastante no seu na sua compreensão neste momento de jesus valentino que lá por volta do ano 140 sai de alexandre vai para roma e que uma escola
gnóstica em roma ele também trazia um gnosticismo cristianismo anti digamos assim quando a gente pega os textos atribuídos a escola de valentina como o evangelho da verdade a tratado tripartite e edições atribuídas a valentina como o pis fofinha a gente encontra a figura de jesus a figura dos discípulos junto com ensinamentos que a gente atribui a por exemplo que nós temos sete anos é mas imagine só se eu partir da premissa que jesus foi no bloco só partir dos a polícia você pode discordar de mim não tem problema você faz o seu agnóstico o que
ele ensinou é agnosticismo só que não tem aquele formato da beber não tem aquele formato de estava jesus andando e aí ele viu um homem doente aí eu decidi que eu fui lá e falei ao mestre esse formato literário ele foi criado no século 21 sai por três ele foi sendo construído e no cru no original jesus não esquece ele se jesus tivesse escrito porque a gente não tem testemunho de que ele tem escrito apenas que discípulos copiar mas se jesus fosse escrever não inscrever estava eu andando e nem escrever uma narrativa literária eles que
vão ensinamento cro conselho de um ensinamento e um disse promotor ele não sai com uma historinha de fogo ele saiu ensinamento filosófico então quando a gente encontra o livro quando a gente encontra textos como o evangelho de maria madalena tem um instrumento ele cru o rapaz que eles vão tirando a parte inicial porque é uma narrativa cristã e a parte final que jesus volta aparecer dialogando com joão no meio é um texto e do ensinamento puro microfísica cosmologia é sobre a criação do uno a procissão do uno ao múltiplo usar condições é um dos regentes
sofia então tem todos os elementos que a gente atribui à noite cima mas a introdução inicial e final tem elementos que estão então que eu tô dizendo é que o fato de um texto tem referências a jesus ou o nome do discípulo ou ao que a gente comumente entende como o cristianismo ou não ter não quer dizer que ele não tenha sido por exemplo um texto inspirado em algo que jesus tem ensinado por jesus pode ser ensinado algo que não aparece como cristão aos nossos olhos aparece como o gnosticismo 7 ano nós passa por exemplo
pelos valentinianos ou com eles maçanetas que gostavam muito de paulo mas também pode passar o ensinamento de basilides que interessava muito em um único e vasinhos é contemporâneo de no mesmo dia para véi ao médico atômico de amônio sacas começa a gente continuar então faz também como fica tudo muito mais interessante quando você permite compreender o que ele disser a partir deles mesmos que quando a gente fala com o gnosticismo é dualista que o gnosticismo tem uma visão negativa do mundo que eles não tem moral que eles rejeitam a moral do mundo na verdade esse
tema ética né que é uma coisa muito mais profunda que tem relação com o logo centro de nós ou cristo interior quando a gente só leva em conta esse tipo de rotulagem a gente tá só se embasando na ideologia cristã e e carimbado o outro movimento a gente está dependendo do que a patrística e disse sobre os gnósticos para a gente entender o que são os menores custos só que com as descobertas dos cortes no século 19 de brusque a frio e berlim e do corte de nag hammadi em 1945 a gente tem muito mais
material para trabalhar de forma independente porque os retratos a heresia feito por esses polemistas cristãos que é irineu escreve contra os genótipos é tertuliano escreve contra as heresias o a nicole tu tem quantas vezes eu tenho contra os gnósticos e se a gente se fazer nos polemistas para entender esse retrato da heresia a gente tá vendo simplesmente uma visão distorcida narrada por aqueles que eram seus oponentes então a gente nunca vai chegar na verdade a partir daí a criação desse conselho de heresia parte do projeto de formação da identidade cristã daquilo que vai definir o
quem é o que não é o cruzeiro que merece viver e que não merece então esse os primeiros cristãos na verdade esses primeiros católicos eles foram criando categorias onde eles podiam encaixasse pessoas e que distingue sem eles dos outros ea o verão longos debates sobre isso e aí a partir daí a gente queria categorias em seu paganismo em seu cristianismo e judaísmo mas quando a gente olha no mundo antigo não era bem assim que eles alugavam é a gente olhando para lá eu liguei para o arranjo de o nas ele define notícias uma parte dessa
atitude existencial de si atitude em relação a resistência e daí que ele vai para aquela visão negativa do mundo né e quem é tem alguns que vão mais além como o foi aquele que eu acho que ele não vale a pena porque ele distorce completamente ele tenta forçar para encaixar no conceito de briga política dele de óculos dinásticos lá com o marxismo socialismo né como eu comecei no outro vídeo e é uma piração e já outros como o adolfo honrar o dores são acadêmicos bons que nos sismos o brasão para oeste e eles trazem o
gnosticismo como uma eliminação do cristianismo com elementos judaicos herméticos é é confuso eu sei mas tem muito conteúdo para gente trabalhar dentro disso o outro autor por exemplo raiz tem ele vai buscar origem de jesus lá nos mande anos que são grupos ligados joão batista e ele vai buscar ao entendimento da expressão filho do homem que aparece tanto no novo testamento em tradições da peste na caldeia bom então a gente percebe que é um movimento muito mais rico e plural do que tenta mostrar os religiosos então que a gente precisa entender o gnosticismo e novamente
da divisa ele é uma ferramenta retórica quando a gente fala que não cima a gente tá só usa nossa retórica para facilitar nossa expressão como eu fiz no vídeo anterior mas é muito superficial a gente tentar entender o cristianismo apenas a partir de duas categorias que a heresia e ortodoxia como se fosse só isso que existisse então por exemplo a gente pode falar de cristianismo gnóstico a gente pode falar de judaísmo agnóstico de valente nismo cristão a gente pode falar de cristianismo tomista de thomé a gente pode falar de maniqueísmo que não tem nada a
ver com essa visão só do a lista mãe escreveu coisas lindíssimas ele chega você tá buda jesus é o astro como sendo seres e mestres que inspiram ele oi não quer falar a gente tem alguns fragmentos do que o muriquis no realmente senão e mesmo quando a gente se separa todas essas pequenas categorias diagnósticas né ainda assim a gente não pode dizer o quão cristão eles são ou como judeus eles são ou quando eles são alienígenas e porque mais multifatorial é mais complexo do que a literatura religiosa no mundo me de mediterrâneo antigo era muito
simpática e muito volátil então é muito difícil para gente ficar trabalhando só com definições rígidas e acaba sendo um pouco inútil a gente insiste que um texto pertence a essa tradição ou aquela tradição é muito importante a gente fazer o que a gente comumente tem como trocas filosóficas o diálogos pensando em alexandria no mundo antigo em alexandria do século um outro século 21 que a gente tem mete platônicos filme alexandria cristianismo helenizado a tradução da septuaginta a gente entende um pouco mais e essa é uma questão complexa então colocar enfatizar que a gente não pode
definir o gnosticismo a partir do cristianismo normativo inclusive porque gnosticismo e cristianismo são roque os artificiais essa definição toda ela é totalmente dependente de disputas hegemônicas e disputas pela hegemonia cristã dos primeiros séculos inclusive a poderia afirmar que o monasticismo representa muito mais o que se entende por questão do que o catolicismo eu poderia dizer que o gnosticismo se aproxima muito mais do que jesus ensinou do que aqueles dogmas criados lá por volta do ano 300 ah e por isso é uma coisa que a karen que enfatizo o gnosticismo ele pode ser uma opção teológica
legítima para prática e para criança cristã eu posso ser cristã interessada no cristianismo esotérico dízimos os mistérios do reino dos céus que ele ensinou aos poucos em textos reservados isto é a contra a tradição é gerada por jesus jesus é como aquela pedra jogada no água que forma uma onda essa onda ela vai para muitas gerações e nem todas essas ondas se tornar um ortodoxas algumas tentaram continuar existindo que outras formas mas não quer dizer que elas não tem um ponto de origem perdendo a proposta que a gente repense a conjectura de que verdade isso
é ortodoxia é caracterizada por unidade uniformidade unanimidade ea falsidade a heresia herege o que faz uma escolha lembrando a diversidade o divisão ou erro não é assim que a gente deveria chegar pois as religiões elas não são identidades fixas elas são instituições elas foram desenvolvidas os seus textos foram mexidos produzidos editados cortados adulterados e com inserções posteriores elas não fazem de um ponto de origem comum no caso aqui jesus e são algo puro e do em uniforme em uma linha reta esse ensinamento reverberam então por exemplo quando a gente ler um padre da patrística antiga
dizendo que a grã-bretanha as ilhas britânicas receberam o cristianismo muito antes de roma ter se tornado cristã e o catolicismo só chegou lá muito depois quer dizer que alguns desses cristãos dessas primeiras comunidades gnósticas cristãs chegaram lá na grã-bretanha e o cristianismo que eles professavam era diferente do cristianismo católico e inclusive estudou guerras e problemas políticos lá em clientes a formação de uma religião é uma construção então quando a gente coloca a veracidade do instrumento na dependência deles é de uma tradição ortodoxa né nem sempre a gente está caminhando ao lado da verdade nem sempre
a gente está caminhando ao lado do ensinamento mais profundo a gente às vezes tá só constituição seus cultos e suas práticas seus olhos mas que talvez se o mestre estivesse aqui entre nós hoje não seria outro oxya que ele escolheria e por isso a gente não pode dividir entre gnosticismo e cristianismo mas a gente pode falar de variedades de nozes variedades de cristianismo e aí a cada autor que a gente vai pegando a gente vai tentar entender da onde veio esse texto ele parece ser e do não não se tem caráter de um ensinamento que
se sustenta na em diversas tradições né por ser plural muitas e isso era corrente ou se você gostou desse vídeo curte compartilha e se inscreve no canal e a gente vai continuar essa conversa no próximo vídeo