[Música] Olá moçada estamos aqui para mais uma aula de literatura eu sou a professora Mirele Costa E hoje nós vamos trabalhar o modernismo na sua primeira fase mas não se esqueça de se inscrever no nosso canal e ficar atento ao sino para você poder acompanhar as atualizações Hoje vamos falar de primeira fase do modernismo de uma forma mais aprofundada começamos o nosso assunto na aula sobre modernismo que se você não assistiu acesse o link para você poder acompanhar bem o modernismo ele já começa com seu caráter destruidor Demolidor aquilo que estava convencionado aquilo que estava
estabelecido não serve mais para esses escritores Vale lembrar que a intenção é demolir com Todas aquelas estruturas já estabelecida o caráter destruidor fica evidenciado neste primeiro momento do modernismo esses escritores buscam o original o polêmico procuram voltar às origens do nosso país e vocês vão perceber que há uma preocupação constante em valorizar a língua brasileira a língua do Povo essa é uma preocupação constante neste primeiro momento agora vamos conhecer um pouco mais dessa primeira fase através do escritor Manuel Bandeira Manuel Bandeira faz um poema chamado poética que é a essência da proposta dessa primeira fase
do modernismo vamos a ele Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestação já apreço ao Senhor diretor Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo abaixo os puristas quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbados o lirismo difícil e pungente dos bêbados o lirismo dos Claus de Shakespeare não quero mais saber do lirismo que não é libertação quando você analisa este poema do Manuel Bandeira você vai perceber que o lirismo que ele
não quer o modelo de lirismo que ele se afasta é o modelo parnasiano é o modelo tradicional tão formal que eu tenho que ir ao dicionário buscar o cunho vernáculo de um vocábulo Não isso não interessa mais aos modernistas neste momento o lirismo que Ele defende é um lirismo muito interessante do bêbado do louco e dos Claus de Shakespeare dos Palhaços de Shakespeare Por que do bêbado o bêbado pode falar o que ele quiser o louco pode ser quem ele quiser o palhaço ele não tem compromisso com a seriedade é Libertador essa poesia da primeira
fase além de Manuel Bandeira temos outro autor importantíssimo Mário de Andrade o grande Mário de Andrade o Mário de Pauliceia desvairada o Mário de Macunaíma Quando você pensa em Pauliceia desvairada Você tem uma louvação à cidade de São Paulo Macunaíma Um clássico da nossa literatura trabalha com o perfil de um anti-herói o nosso Macunaíma é um herói sem nenhum caráter isso quer dizer que este herói é uma tela em branco sim é uma tela em branco Vale lembrar que estamos no ano de 1928 e o que buscam os autores dessa primeira fase é a identidade
do povo brasileiro ainda estamos à procura da nossa identidade da nossa cultura chega de de copiar a cultura de fora vamos olhar para o interior do nosso país ainda na primeira fase não poderíamos deixar de contemplar o grande oswal de Andrade sim com a sua linguagem muitas vezes irônica com a sua linguagem Debochada com a sua liberdade formal duas obras que eu chamo a atenção de vocês Serafim Ponte Grande e memórias sentimentais de João Miramar quando você lê Serafim Ponte Grande você percebe claramente uma desconstrução do modelo tradicional de se fazer um romance ali eu
tenho vários modelos colados sobrepostos influência do cubismo influência do futurismo como havíamos dito Em outro momento em oswal percebemos a irreverência percebemos o coloquialismo quando temos Serafim Ponte Grande temos uma provocação será o fim um povo que não se conhece de fato um povo que não conhece e valoriza a sua própria cultura então moçada se vocês gostaram da nossa aula não deixe de curtir compartilhar acessar os nossos links em caso de dúvidas mande o seu comentário e nos acompanhe pelas redes sociais até a [Música] próxima