em alguns minutos eu vou te explicar todo o conteúdo de filosofia que você precisa dominar pra prova do Enem para que você consiga fazer mais acertos na área de ciências humanas Então olha se você não estudou nada de filosofia até esse momento do ano fica comigo aqui nessa aula presta bastante atenção porque depois dessa aula você vai saber tudo literalmente tudo que você tem que de fato dominar para conseguir acertar todas as questões de Filosofia na sua prova de ciências humanas do ENEM desse ano um conselho se você vai assistir essa aula agora nesse momento
pega pelo menos um caderno e uma caneta e vá fazendo anotações sobre todo os pontos que a gente vai passar em cada momento da aula por quê não adianta você escutar tudo que eu vou te falar aqui se depois você não vai ter nenhum material teórico para revisar essas informações lembre-se de que o importante é que você entenda mas que você também internalize alguns pontos memorize alguns detalhes para lá na hora da prova quando o Enem cobrar determinados tópicos você consiga trazer a tona esse conhecimento teórico que você vai aprender aqui nessa aula para então
conseguir acertar mais questões sobre essa disciplina conforme eu for passando por cada etapa da nossa aula eu vou colocar aqui no vídeo legendas para você poder se situar melhor sobre cada uma das informações que a gente vai estar abordando para que você consiga construir assim uma linha de raciocínio mais completa garantindo todo o entendimento disso vamos lá a filosofia É uma disciplina que surge lá na Grécia antiga quando a gente pensa na filosofia ocidental antes da filosofia existia o mito o mito era uma forma de você explicar a realidade o mito era a maneira como
os homens explicavam tudo que acontecia ao redor ali no ambiente físico e aí esse mito ele era uma forma de conhecimento oral transmitido por meio da fala que geralmente era transmitido em praça pública por poetas conhecidos como rapsodos depois de um tempo por conta da invenção da escrita a consolidação da democracia na Grécia antiga o surgimento de sistemas monetários de trocas comerciais Você tem uma transição gradual da mitologia pra filosofia e a filosofia é essa disciplina que busca explicar tudo com uma base racional buscando trazer a tona explicações que façam sentido no aspecto Lógico que
tem uma certa razão fundamentada por trás Então você Abandona Dona o pensamento mitológico e passa a explicar tudo com uma lógica racional pensando que agora A ideia é você tentar abdicar de explicações que não tinham Um fundamento visível na natureza ou que eram baseadas por exemplo na religião para trazer a tona uma visão muito mais lógica e objetiva essa transição de mitologia para filosofia inclusive não aconteceu do dia pra noite foi algo gradual que foi se Dan na Grécia antiga com o surgimento da filosofia Nós entramos então na primeira etapa da filosofia que é a
filosofia antiga e dentro da filosofia antiga os primeiros filósofos foram os pré-socráticos os pré-socráticos eram filósofos que investigavam a natureza aquilo que a gente chama de fizes e esses filósofos eles buscavam entender o princípio originário de todas as coisas que é o que a gente chama de arqué dentro esses filósofos existem alguns representantes que você precisa conhecer nós temos por exemplo o tal de Mileto que dizia que a arqué era água temos também Demócrito que dizia que arqué era o átomo temos Pitágoras que dizia que arqué era o número temos anaximenes que dizia que arqué
era o ar O anaximandro que dizia que arqué era o apon o princípio indeterminado temos dois filósofos muito importantes que aí eu peço para você dar um destaque para eles que eram Heráclito e Parmênides o Heráclito dizia que a arqué era o mobilismo tudo flui tudo tá em constante movimento e o parmenides dizia que arqué era o imobilismo ou seja tudo é estático nada muda tudo é fixo há ainda o empedocles que não é tão importante assim mas que dizia que arqué seriam os quatro elementos água ar terra e fogo cabe destacar também na teoria
dos prcr táticos que o princípio maior que era estudado por eles era a Cosmologia essa tentativas ia explicar basicamente as características do universo buscando encontrar Esse princípio originário das coisas que eles chamavam de arqué vez ou outras você pode também encontrar o termo cosmogonia para fazer referência a isso mas o mais comum é o termo cosmologia que diz respeito ao uso da razão para tentar entender o universo a natureza temos além dos press socráticos os sofistas o sofistas eram filósofos que desenvolveram a argumentação retórica pros sofistas a verdade é relativa ou seja eles não diziam
que existia o certo e o errado tudo seria relativo e dependeria do contexto os sofistas inclusive vendiam esse conhecimento na Grécia antiga pros jovens que queriam ingressar na política queriam desenvolver melhor as suas habilidades de argumentação para poder se destacar na política e aí toda a teoria do sofista se deu em torno da chamada argumentação retórica na qual eles criavam ali um jogo de palavras e raciocínios que tinh um papel não de trazer a tona o conhecimento verdadeiro mas sim de persuadir de convencer o interlocutor aquela pessoa com quem eles estavam falando e aí depois
do sofista surge o nosso grande Grosso da filosofia antiga que é o Sócrates o Sócrates basicamente fala que o conhecimento ele tem que ser baseado no entendimento do homem da natureza humana então diferente dos pré-socráticos Sócrates buscou investigar o homem buscou entender a natureza humana de forma propriamente dita tanto que ele falava né sobre aquela famosa frase conhece-te a ti mesmo Sócrates buscou fazer um estudo centrado no ser humano ele fez uma oposição ao relativismo sofista ou seja ele dizia que os sofistas traziam a tona um conhecimento que era falso ele era contrário aos sofistas
ele até chamou o os sofistas de Mercenários do saber e Sócrates também é um filósofo que traduz a ideia de reconhecer a própria ignorância ou seja Sócrates Tem até aquela frase famosa que diz só sei que nada sei por quê Porque Sócrates fala que assim a única certeza que ele tem é que ele não sabe de nada então ele primeiro parte da dúvida parte do princípio de que ele não sabe nada para depois tentar chegar a verdades a conclusões propriamente ditas por isso ele desenvolveu o chamado método socrático o método socrático era basicamente um diálogo
que Sócrates estabelecia com as pessoas que andavam lá pelas ruas da Grécia antiga e a ideia do método socrático é basicamente um diálogo é você conversar com essa pessoa e aí a partir disso tentar chegar a um conhecimento verdadeiro o método socrático era dividido em ironia e matica a ironia era o momento em que Sócrates fazia uma série de perguntas pro seu interlocutor para que esse interlocutor percebesse as contradições daquilo que ele acreditava ser verdadeiro e depois a segunda etapa era maieutica que é a ideia de você dar a luz ao conhecimento era quando a
partir daquelas perguntas a partir da etapa da ironia Sócrates ajudava o Doctor a chegar a conclusões verdadeiras a conhecimentos que agora não eram mais falsos mas que tinham sido fundamentados a partir desse diálogo A partir dessa conversa um detalhe é que o método socrático ele segue o princípio da chamada dialética socrática que é um termo que você também pode encontrar na sua questão depois de Sócrates surge um filósofo muito importante que é Platão Platão foi discípulo de Sócrates e Platão desenvolveu três grandes teorias que você precisa conhecer a primeira teoria é a teoria das ideias
de acordo com o Platão o mundo ele é dividido em duas instâncias existe um mundo sensível e existe o mundo inteligível o mundo sensível é o mundo que tá ligado aos sentidos a sua visão audição Paladar tá ou fato e esse mundo sensível ele não gera conhecimento de acordo com Platão ele é um mundo que gera apenas a opinião o que Platão chamou de doxa ele seria um mundo falso um mundo que te engana já o mundo inteligível seria um mundo que estaria num plano superior é o chamado mundo das ideias esse mundo inteligível por
sua vez ele sim te leva à formação de um conhecimento verdadeiro te leva ao alcance da chamada episteme e de acordo com o Platão esse mundo inteligível é o que deveria ser prioridade PR os homens porque o mundo sensível ele é falso o uso dos Sentidos te leva a um conhecimento que não é verdadeiro por isso o homem Ele deve preconizar pelo mundo inteligível até chegar nas verdades universais até chegar nesse conhecimento propriamente dito fazendo uso da razão cabe destacar que a segunda teoria importante de Platão é a teoria da reminiscência em que Platão fala
o seguinte Olha o homem Ele detém todo o conhecimento do universo só que quando ele nasce ele simplesmente se esquece de todo esse conhecimento Então tudo aquilo que o homem vai adquirindo de conhecimento ao longo da sua existência nada mais é do que a lembrança de um conhecimento que ele já tinha quando ele ainda não era nascido isso é a ideia da teoria da reminiscência cabe destacar também que de vez em quando você vai encontrar Nas questões de filosofia a alegoria da caverna que é aquela imagem clássica das pessoas que ficam dentro da caverna representando
ali a visualização do mundo sensível enquanto que as pessoas que estão fora da caverna já estão conseguindo ter ali o conhe ento verdadeiro que seria o mundo inteligível E aí essa ideia também é algo relacionado a essa Teoria de Platão Platão também desenvolveu um terceiro aspecto teórico que é a teoria política Platão fala o seguinte A Cidade Ideal o governo ideal ele tem que ser estabelecido da seguinte maneira vão ter as pessoas que vão ocupar o terceiro estamento da sociedade que vão estar numa classe mais baixa que serão os produtores eles que vão fazer a
subsistência a produção de alimentos Existem os indivíduos que vão ficar ali numa etapa intermediária que seriam os guardiões que iriam fazer a proteção da cidade e existe aqueles que exerceriam a política que seriam os políticos e para Platão Quem deveria exercer a atividade política são os filósofos tanto que a teoria política de Platão é uma teoria baseada na sofocracia porque para Platão os filósofos eles são indivíduos superiores eles estão mais aptos a exercer a política em relação a outros indivíduos e por isso eles é quem devem exercer o governo político e não a população isso
é até uma pegadinha para você lembrar que a teoria política de Platão não é democrática a teoria de política de Platão ela é até certo ponto elitista porque restringe o domínio político apenas a um segmento específico da sociedade dito isso a gente parte pro próximo filósofo que é Aristóteles só que ele foi contrário à ideia de Platão Ele desenvolveu uma teoria que vai na contramão daquilo que Platão defendia primeiramente nós temos que pensar na teoria metafísica de Aristóteles o Aristóteles fala que toda coisa é uma substância O que que é uma substância é uma realidade
que existe por si mesma e essa substância ela é composta por uma essência o que seria assim o princípio fundamental que define aquilo tal como ele é e acidentes que são características complementares Aristóteles fala que todas as coisas todas as substâncias elas se apresentam numa condição de ato mas existe a relação de potência ou seja ato é a manifestação atual do ser é como aquela coisa é agora nesse momento e potência é a possibilidade do ser aquilo que aquela substância pode vir a se tornar eventualmente Num futuro próximo E aí surge a teoria das quatro
causas primeiras de Aristóteles essa teoria fala que todas as coisas são segmentadas a partir de quatro causas primeiras existe a a causa material que é a matéria daquilo que a substância é feita existe a causa formal que tem relação com a forma tem relação com a essência daquela determinada substância existe também a causa eficiente que é o causador é quem levou a formação daquela substância quem gerou aquela substância e a quarta causa que é a causa final que é a finalidade daquela substância Por que que ela existe para que que ela foi criada essa configuração
metafísica de Aristóteles Inclusive tem muita relação com aquilo que a gente chama de teleologismo que é o estudo filosófico dos fins porque Aristóteles busca em partes estudar a finalidade de cada coisa que existe na realidade e isso faz parte da metafísica aristotélica o segundo aspecto importante da teoria de Aristóteles é que Aristóteles fala que o homem Ele é um animal político por natureza tanto que existe o termo Zoom politicon ele fala que o homem Ele tá naturalmente predisposto a exercer a política e detalhe isso se deve à característica do homem ser um indivíduo racional mas
aqui só toma cuidado com uma coisa também quando Aristóteles fala sobre política ele não fala que todos os indivíduos devem exercer a política o indivíduo que deve exercer atividade política é o indivíduo grego até porque existia essa questão do preconceito lá na Grécia antiga só quem era da Grécia Quem era um grego Nato que poderia exercer a política é um indivíduo que deveria ter dinheiro deveria ter poses para não precisar ficar trabalhando ele tem que se dedicar integralmente à política devia ser um indivíduo que poderia desfrutar do Ócio ou seja ele não precisa ser um
indivíduo muito ocupado ele tem que ser um indivíduo que tem tempo livre para executar a política e isso iria fundamentar toda a configuração política da organização da pólice a ética aristotélica também é um detalhe importante dentro da teoria de Aristóteles porque Aristóteles fala que a causa final do homem é a felicidade Isso é o que a gente chama de eudaimonismo essa ideia de que a causa final do homem a finalidade maior do homem é sempre a busca pela felicidade E toda a ética aristotélica se baseia no princípio de quê o homem deve agir guiado pela
mediania o homem não deve optar pelos extremos ele não pode pecar nem muito pelo excesso nem muito pela falta ele Dev ficar ali na mediania entre aspas no meio termo para que ele possa executar todas as suas ações buscando assim ter a conduta que seja mais adequada possível com a realidade Aristóteles até fala na teoria política sobre as formas de governo ele fala que se se uma pessoa executa o domínio político você tem duas possibilidades Você pode ter a monarquia que é um governo positivo ou a tirania que é um governo negativo ruim se você
tem um pequeno grupo exercendo a política Você pode ter uma aristocracia que para Aristóteles era positivo ou uma oligarquia que para Aristóteles era negativo e se todos exercem o domínio político se todos participam da política Você pode ter duas possibilidades você pode pode ter uma politeia ou República que para Aristóteles era positivo e você pode ter uma democracia uma demagogia que aí para Aristóteles já não era tão positivo assim essa distinção das formas de governo é um pouco mais específico Mas se você quiser anotar fica essa informação complementar para você após sairmos de Aristóteles Vamos
agora pro período helenista o período helenista é o último tópico da filosofia antiga que você tem que conhecer quando a gente pensa em período helenista a gente tá pensando num contexto da filosofia que surge por conta do domínio macedônico então o Alexandre Magno estabelece o domínio macedônico e aí você começa a ter uma interação entre entre a cultura grega ocidental e a cultura dos povos orientais levando a configuração da filosofia helenista a filosofia helenista é dividida em diversas correntes a gente vai passar por cada uma delas a primeira corrente é o epicurismo o grande representante
do epicurismo é o Epicuro o epicurismo ele propõe a ideia de uma vida voltada aos simples Prazeres e quando a gente fala de uma vida voltada aos simples Prazeres a gente não tá falando de fama de riqueza a gente tá falando de prazer simples de fato tanto que a ideia buscada pelo epicurismo era a busca pela taraxia pela imperturbabilidade da alma e aí o epicurismo ele vai se basear numa vida simples e moderada que seja baseada ali nessa bsca por simples Prazeres nada muito exuberante a gente também tem o ceticismo ou pirronismo que tem como
principal representante o pirro de Élida o ceticismo fala que nenhum conhecimento verdadeiro tudo é falso tudo é relativo não dá para você afirmar que uma coisa necessariamente Certeira que aquilo realmente é daquela forma como você visualiza e aí você traduz assim uma vertente filosófica diferente temos também o estoicismo o estoicismo tem como como grande representante o zenão de cício o zenão de cício fala que o homem Ele deve desprezar os prazeres o homem deve buscar basicamente conhecimento sobre a sabedoria do Cosmo sobre a sabedoria do universo e ele deve viver indiferente aos problemas da vida
ah você perdeu sua casa seu carro tudo bem não se preocupa com isso ah você perdeu um braço tudo bem não se preocupa com isso deve viver indiferente aos problemas da vida e temos também o cinismo que tem como grande representante o Diógenes de cop essa corrente ela é uma vertente democrática que propõe a ideia de uma vida que seja a mais simples possível até propõe aqui a concepção de um desprezo às Convenções sociais como forma de estilo de vida agora que a gente finalizou a filosofia antiga a gente vai pra filosofia medieval e filosofia
medieval é basicamente uma filosofia que tem muita correlação com a religião é uma filosofia que foi desenvolvida pelos padres pela própria Igreja Católica no contexto da idade média e aí você tem duas grandes correntes de pensamento aqui existe a patrística que surge primeiramente e a Escolástica que surge no momento posterior a patrística ela é uma vertente de pensamento que tem como principal representante o Santo Agostinho de pona a patrística ela é uma vertente que vai ser defendida por Santo Agostinho de pona a partir de algumas teorias as teorias de Santo Agostinho de pona são primeira
teoria Santo Agostinho de pona fala sobre a teoria da iluminação para Santo Agostinho de pona a fé é anterior à razão ou seja primeiro você tem a fé e depois surge a razão e a teoria da iluminação ela propõe a seguinte concepção a razão por si só não é suficiente para explicar tudo aquilo que existe no mundo então é necessário que haja a iluminação de Deus para que a razão possa agir da maneira adequada para que você obtenha conhecimentos verdadeiros daquilo que tá presente na realidade na prática a razão ela só reforça as verdades que
são encontradas pela fé então primeiro tem a fé depois tem a razão você tem que acreditar em Deus porque se você não acreditar em Deus você não vai passar por esse processo de iluminação em que a razão ela vai poder executar o seu papel de levar ao encontro dessas verdades que já tinham sido delimitadas pela fé Além disso existe a teoria de bem e mal para Santo Agostinho de pona o bem ele existe e o mal ele não existe existe porque na prática o mal é a ausência de bem então existe o bem se não
tiver o bem você vai ter o quê o mal só que o mal não é uma coisa que existe por si só ele só existe na ausência do bem Santo Agostinho também propõe a ideia das confissões propond ali uma ética de responsabilidade se o homem Ele comete um pecado ele tem que se confessar isso até meio que orienta a conduta humana naquele contexto e faz uma distinção entre a cidade de Deus e a Cidade dos Homens de acordo com Santo Agostinho de pona a Cidade de Deus seria perfeita e a Cidade dos Homens ela seria
falha teria ali alguns mecanismos que vez ou outra se distanciaram do que seria ideal destaque-se também que o Santa Agostinho de pona ele foi fortemente influenciado por Platão e pela teoria do neoplatonismo na configuração das suas ideias agora passando pra outra vertente que é a Escolástica que tem como grande representante o São Tomás ja Aquino A gente vai pensar numa filosofia em que vai haver uma forte influência de Aristóteles o Aristóteles foi quem influenciou fortemente o São Tomás de Aquino na configuração da Escolástica e aqui o São Tomás de aquin ele propõe uma visão um
pouco diferente ele fala que você precisa entender para crer por que que isso é legal porque o Santo Agostinho de pona lá na patría ele falava que você precisava crer para entender então era fé primeiro depois a razão aqui não aqui o São Tomás ja Aquino Vai falar que você precisa entender para crer então primeiro a razão depois a fé só que ele propõe a seguinte ideia a filosofia ela gera um conhecimento imperfeito e a teologia esclarece Então por meio da razão você até vai atingir um certo conhecimento você vai ser um conhecimento imperfeito e
depois que você usa a razão Você pode muito bem aplicar a fé para desenvolver melhor esse conhecimento e chegar numa verdade propriamente dita uma coisa importante sobre São Tomás ja Aquino é que ele estabelece a chamada teoria das causas primeiras isso aqui é fortemente influenciado pelo teleologismo lá de Aristóteles ele fala o seguinte Deus existe e eu posso provar como E aí o que que ele fala primeiro Deus é o primeiro motor imóvel ele foi a primeira coisa que surgiu que move todas as coisas mas não é movido por nada segundo ele fala sobre a
chamada causa eficiente Poxa todas as coisas têm uma causa eficiente exceto Deus porque Deus é a causa eficiente de tudo que existe no mundo Deus é quem dá a finalidade de tudo aquilo que existe no mundo ele fala sobre os graus de perfeição em que Deus é a única figura que tem o maior grau de perfeição possível fala do necessário in contingente existem coisas que são necessárias existem coisas que são contingentes e necessário nesse caso seria Deus e ele propõe também a ideia da finalidade do ser quem dá a finalidade do ser é Deus porque
Deus é o primeiro motor imóvel E isso também é uma teoria importante nesse sentido agora que a gente sai da filosofia medieval a gente vem pra filosofia moderna e na filosofia moderna a gente começa estudando aqui o tópico de epistemologia dentro da epistemologia nós vamos ter aqui duas grandes correntes de pensamento nós vamos ter o racionalismo e vamos ter o empirismo o racionalismo é uma corrente de pensamento defendida por René Descartes René decartes falava o seguinte Olha o conhecimento somente pode ser obtido por meio do uso da razão e os sentidos eles são falsos eles
nos Enganam os sentidos não nos levam a obtenção de conhecimento verdadeiro René decartes desenvolveu o chamado método cartesiano também chamado de método da dúvida ou dúvida metódica hiperbólica porque para Descartes para você obter um conhecimento o primeiro passo é você duvidar Então você nunca vai aceitar como verdade algo que você não sabe se necessariamente é realmente verdade então você começa duvidando E aí por meio de algumas etapas você vai chegar na configuração de um conhecimento seguro e inabalável decards falava que existia um tipos de ideias existem as ideias inatas que já nascem com o homem
existem as ideias Adventistas que você vai obter ali por meio do uso dos Sentidos e as imaginativas derivadas ali do seu pensamento Além disso Existem os estágios da dúvida esses estágios são divididos em sonho então ele fala que o sonho pode te levar a uma dúvida pode levar al a um conhecimento imperfeito sentidos então Descartes reconhece que os sentidos são falhos e eles também podem te levar ao erro pode te levar a dúvida pode te levar um engano e o gênio maligno que de acordo com decard seria ele uma figura que poderia também impactar diretamente
o homem uma teoria bem conhecida decartes é a teoria do cogito ergosum para Descartes essa teoria fala o seguinte penso logo existo que é aquela verdade inabalável que para descart seria um fato em todas as situações Então se tem uma coisa que descart não duvida é a ideia de que se ele pensa ele consequentemente existe ou seja sua existência é comprovada pelo fato de que ele consegue pensar a gente entra então numa outra vertente filosófica que é a vertente do empirismo o empirismo ele propõe o oposto do racionalismo enquanto o racionalismo falava que o conhecimento
era obtido por meio do uso da razão e que os sentidos eram falsos o empirismo fala que a razão não leva necessariamente a obtenção do conhecimento por si só e que os sentidos são a fonte do conhecimento é por meio do sentidos que você vai conseguir obter o conhecimento e o empirismo ele tem três grandes representantes John Lock Francis Bacon e David hy para John Lock Existe uma grande teoria aqui que você tem que conhecer que é a chamada teoria da tábula rasa para John Lock Quando o homem nasce ele nasce tendo a sua mente
como se fosse uma folha em branco uma tábula rasa E aí durante o decorrer da sua vida por meio da experiência por meio do uso dos Sentidos ele vai captando ali informações e juntamente com a razão ele vai construindo um conhecimento John Lock inclusive foi um forte crítico da teoria de hen descart ele criticou fortemente ali o inatismo cartesiano ele falava que cara não existe isso de ideias inatas isso é falso temos também o Francis Bacon Francis Bacon também era um filósofo empirista Francis Bacon propõe a chamada teoria dos Ídolos a teoria dos Ídolos é
uma forma de você poder estabelecer ali o reconhe concio de elementos que levam o ser humano ao erro a construção de conhecimento falso ele fala que existe por exemplo o ídolo da tribo que é o ídolo específico da natureza humana todo ser humano passa por isso existe o ídolo da caverna que é típico do ser enquanto indivíduo existe o ídolo do mercado ou fórum que é proviniente da linguagem da comunicação E existe o ídolo do teatro que é referente a um aspecto mais cultural moral específico de uma determinada sociedade um detalhe importante também é que
Francis Bacon foi fortemente influenciado pelo cientificismo Francis Bacon falava que era necessário fazer uso do método científico para que a partir disso você pudesse conhecer a natureza e pudesse controlar a natureza Francis Bacon também desenvolveu o método indutivo de investigação que era um método indutivo que era contrário ao método indutivo desenvolvido por Aristóteles porque Aristóteles também desenvolveu um método indutivo e outro detalhe apenas complementar é que Francis Bacon era um forte crítico da teoria desenvolvida lá no contexto da idade antiga ele inclusive criticou fortemente as ideias que foram concebidas no contexto da Escolástica por fim
temos David hilme David hilme é um filósofo também empirista que tinha uma certa influência ali por parte do ceticismo e que desenvolveu a teoria da associação de ideias que é o item mais importante sobre esse filósofo para você ele falava o seguinte a associação de ideias pode se dar por diversos elementos Você pode ter uma associação de ideias por semelhança duas coisas que são semelhantes você faz uma associação de ideias pode ser uma associação de ideias por contiguidade duas coisas que são basicamente relativamente iguais e nós temos também a associação de ideias por causa e
efeito e essa é a mais importante para você porque o David H me falava que olha a sucessão de ideas por causa e efeito é quando você observa um fenômeno a observa um fenômeno B E aí você fala que o fenômeno B ele ocorreu como consequência do fenômeno a Então esse foi a causa Esse foi o efeito causa consequência só que ele fala que a associção de ideas por causa e efeito o que ele chama de causalidade é algo que não leva um conhecimento verdadeiro isso leva um conhecimento falso na maioria das vezes é mais
uma informação por acaso que surge por conta ali do hábito do costume e que gera um conhecimento que você não deve confiar porque pode te induzir ao erro agora a gente sai do racionalismo empirismo e vai pra teoria do Kant Kant é um filósofo que desenvolveu a teoria do criticismo ele estabeleceu a chamada revolução copernicana da filosofia ele basicamente faz o seguinte empirismo e racionalismo estão brigando né vou conciliar ele meio que desenvolveu uma teoria para juntar o que havia de bom no racionalismo com o que havia de bom no empirismo e resolver de uma
vez por todas esse embate E aí o Kant ele propõe uma teoria que segue a seguinte lógica Kant fala que nós não conhecemos as coisas em si as coisas em si é o que Kant chama de número é algo metafísico é algo que extrapola os limites da razão e aí o que a gente conhece de fato é o fenômeno Então existe um objeto na realidade esse vai ser observado vai ser apresentado ali a você pelos seus sentidos E aí você vai organizar isso por meio do seu pensamento usando a razão para chegar no conhecimento verdadeiro
então o cant ele propõe que os sentidos eles são importantes para obtenção do conhecimento sim a razão é importante para obtenção do conhecimento sim e aí ele junta essas duas importâncias para dizer que o conhecimento envolve tanto a razão quanto os sentidos Além disso Kant desenvolveu a ideia da menoridade segundo Kant a menoridade é uma condição primitiva do homem na qual o homem Ele não é o senhor de si ele não tem ali o total controle a Total autonomia para executar aquilo que ele bem quer E aí por meio do uso público da razão o
homem sai da condição de menoridade pra condição de maioridade alcançando assim um estado de esclarecimento agora uma coisa muito importante sobre Kant Kant tem essa vertente filosófica relacionada à epistemologia Mas ele também desenvolveu uma vertente moral que você tem que conhecer que é a chamada ética Kantiana a ética Kantiana é chamada de deontologia porque é basicamente uma ética do dever Kant fala que as ações do homem elas devem ser pensadas elas devem ser realizadas de tal forma que quando alguém Age de determinado modo essa pessoa tem que agir tal que a sua ação possa se
tornar uma lei universal Então você quer fazer alguma coisa tá você quer fazer aquela ação x você não sabe se aquilo é certo ou errado para você comprovar se aquilo é certo ou errado você vai pensar assim pô eu ia gostar que alguém fiz fizesse também essa ação x Se todas as pessoas do mundo fizessem essa ação x isso estaria Ok seria adequado se a resposta fosse sim beleza então você pode fazer aquela ação x se a resposta for não talvez aquilo que você tá pensando em fazer é algo questionável Kant propõe que a ação
ela tem que ser regida pelos imperativos hipotético e categórico para sempre pensar nessa ideia de você estruturar uma conduta ética que seja Universal essa palavra é muito importante porque se o homem vai adotar uma ação essa ação tem que ser dada de forma que ela possa se tornar uma lei universal isso tem que ser o que vai basear toda a fundamentação da ação humana agora a gente sai dessa teoria caniana vamos pra teoria da filosofia política pensando em filosofia política temos alguns autores que você tem que conhecer o primeiro deles é o Maquiavel macavel desenvolveu
a obra O Príncipe nessa obra ele fala o seguinte a realidade política é diferente daquilo que seria o ideal político porque a realidade política ela é baseada num jogo de interesses E aí ele fala o seguinte o príncipe o governante ele deve fazer uso da virtu o que que é a virtu a virtu São qualidades e atributos que o prncipe pode utilizar para fazer a organização de um bom governo e isso é importante por dentro do governo propriamente dito pode existir a chamada Fort a Fort ou Fortuna na teoria de Maquiavel é a ideia de
que o acaso e o caus eles fazem parte da vivência humo não tem como você está numa realidade que não esteja associada ao acaso e a causo e o príncipe ele tem que estar preparado para contornar essas adversidades caso elas surjam fazendo uso da virtu na manutenção do Poder Maquiavel também fala que o príncipe ele deve se desvincular dos limites do juízo moral e da religião você pode agir de forma autoritária em determinadas circunstâncias se aquilo for necessário para que o poder seja mantido pode o homem Ele não tem que ficar preso entre Ah não
só vou agir assim porque assim é certo e só vou agir assim porque assim eu sei que é moralmente correto não ele tem que se desvincular daquilo que a religião impõe daquilo que a moral impõe para agir sempre de maneira a sustentar o seu governo da melhor forma possível tanto que a teoria de Maquiavel tá muito associada ao absolutismo o contexto dos governos absolutistas que se desenvolveram da idade média paraa idade moderna cabe ressaltar também que de acordo com Maquiavel O Príncipe ele deve preferir ser temido a ser amado então assim o ideal seria o
quê o homem ser amado e temido no seu governo político seria ótimo mas ele fala que nem sempre isso vai funcionar então se você tá na dúvida se você tem que ser amado ou temido pelo povo escolha ser temido porque pelo menos assim você consegue manter o seu poder agora a gente sai da teoria de Maquiavel e vai pra teoria de montesque montesque é um filósofo que diferente de Maquiavel não vai est defendendo aqui nessa situação o absolutismo o montesque é um filósofo Iluminista a sua grande contribuição foi desenvolver a teoria da tripartição dos poderes
é por conta de montesquie que você tem por exemplo o governo político sendo dividido em Poder Executivo poder legislativo e poder judiciário ele fala sobre a ideia de que o poder deve frear o poder Então você tem que dividir o poder em diversas instâncias para que nenhum deles seja autoritário nenhum deles tome ações arbitrárias num contexto geral Ger de sociedade ele fala que as leis são divididas em leis naturais relacionadas a Deus e as positivas desenvolvidas pelo homem que seriam ali leis imperfeitas temos também a teoria de Adam Smith Adam Smith é um filósofo também
Liberal assim como o montesquie ele é um filósofo que desenvolveu a sua teoria no contexto do iluminismo e a grande contribuição de Adam Smith é falar que a organização Econômica da sociedade deve se pautar pelo liberalismo econômico Essa é a ideia de que existe entre aspas uma mão invisível que controla a economia o estado não deve intervir na economia porque essa mão invisível é quem vai dar conta de toda a estruturação Econômica daquela respectiva coletividade agora a gente entra numa vertente política conhecida como o estudo dos contratualistas os contratualistas são três filósofos que desenvolveram a
teoria do contrato social qual que é essa teoria basicamente A ideia é a seguinte ó antigamente no início da coletividade da existência humana existia um estado de natureza era uma condição em que a sociedade ainda não tinha sido formada E aí por conta de de alguns problemas nesse estado de natureza cria-se o contrato social para que a partir disso você tenha a formação da sociedade civil para que a partir disso a sociedade seja delimitada seja formada de maneira propriamente dito é claro que na prática Esse contrato social ele não é objetivo não é algo que
assim juntou todo mundo na terra e assinou um contrato é algo metafórico mas é só para indicar que existe um ponto de transição entre o que seria o estado de natureza e a sociedade propriamente dita que é marcada pelo contrato social E aí o primeiro contratualista importante é o thomas hops thomas hops fala o seguinte ó no estado de natureza os recursos presentes na natureza são finitos só que o desejo dos homens são infinitos E aí isso vai levar a um embate os homens eles vão começar a guerrear entre si todos os homens tornam-se uma
potencial ameaça pros demais e aí por conta disso o homem diante do medo que assola o estado de natureza ele firma o contrato social passando a viver em sociedade e na delimitação do contrato social o Thomas SS defende uma monarquia absolutista ele fala que deve ser dado todo poder ao rei porque o rei é quem vai fazer a organização política para garantir assim a paz a ordem naquela coletividade um outro filósofo importante também contratualista é o John Lock pera aí Vini o John Lock que você falou lá no empirismo sim o mesmo John Lock o
John Locke ele é um filósofo contratualista que fala o seguinte no estado de natureza você tem inicialmente uma situação relativamente harmônica não é tão caótica como o estádio de natureza de Thomas hobbs só que o detalhe é que no estádio de natureza do John Lock cada um é juiz de si mesmo não existe assim uma lei fixa Universal formal que regule a ação entre os homens então cada um julga como certo e errado as condutas de acordo com a sua própria percepção E aí ele fala que o homem tentando proteger a sua vida a sua
liberdade e a sua propriedade ele vai sair do estado de natureza vai firmar o contrato social e vai passar a viver em sociedade um detalhe interessante é que diferente do Thomas SS que defendia a monarquia absolutista John Lock já defende muito mais uma Monarquia Constitucional pode ser dado poder ao rei beleza Só que vai ser algo agora mais formal com a delação de leis algo mais claro assim até para não deixar que esse Rei seja um indivíduo autoritário e por fim temos a última teoria propriamente dita do contratualismo que é a teoria de Rousseau o
Jan Jax Rousseau ele fala o seguinte no estado de natureza em tese o homem seria bom tanto que existe na teoria de Rousseau a teoria do bom selvagem a ideia de que o homem Ele viveria numa condição harmônica com os outros homens no estado de natureza só que para Rousseau quando você tem o surgimento da propriedade no estado da natureza você cria uma sociedade desigual que começa a levar a embates a conflitos entre esses homens e aí você firma o contrato social levando a configuração da sociedade tanto que tem aquela frase clássica de Rousseau que
fala o homem nasce bom a sociedade o corrompe exatamente por essa visão mais negativa sobre a transição do Estado de natureza por contrato social pensando inclusive em Thomas hoves existe uma outra frase que dá para você associar que é a frase o homem é o lobo do homem essa ideia de que estag de natureza todos são uma potencial ameaça e por isso você passa pro contrato social falando ainda da teoria do do Rousseau cabe só destacar que aqui ele propõe a valorização da vontade geral dentro da sociedade e aí ele propõe a ideia de como
ele entra nessa coletividade por meio do contrato social buscando garantir o bem de todos ao seu redor o seu próprio bem e as suas liberdades individuais que serão respaldadas dessa maneira aqui Ele defende até mesmo uma espécie de democracia direta diferente da monarquia absolutista de Thomas hops e da Monarquia Constitucional de John Lock agora a gente sai da filosofia política passa a falar sobre uma pequena vertente ética barra moral que já caiu no ENEM algumas vezes que você tem que conhecer que é o utilitarismo o utilitarismo ele é uma corrente de pensamento ética que propõe
o seguinte você deve procurar pela adoção de ações que sempre proporcionem a maior quantidade de bem possível e a menor quantidade de dano possível os dois grandes representantes do utilitarismo São stch mill e Jeremy benton além do utilitarismo temos uma vertente conhecida como existencialismo o grande representante do existencialismo é o Sartre o Sartre ele fala que o homem quando ele nasce ele traz consigo o nada e do durante a sua existência que ele vai se configurando é que ele vai construindo algo Ele fala também que o homem Ele tá condenado a ser livre ou seja
o homem Ele nasce e ele é livre simplesmente ele é totalmente livre ele é responsável por suas próprias ações ele até fala que o fato do homem ser extremamente livre é algo que pode levar a o sofrimento no longo prazo e ele divide o comportamento do homem em dois tipos comportamento autêntico e comportamento inautêntico o comportamento inautêntico é aquele comportamento de má fé é um homem que geralmente tá mais acomodado que se vincula a determinados papéis sociais que tenta fazer a ter terização de responsabilidades O que é algo negativo paraa Sartre já que segundo Sartre
o homem Ele é livre por essência e ele é responsável por seus atos e isso acaba levando a uma consequência se o homem é responsável por seus atos ele também é responsável pelas demais pessoas ao seu redor Porque dependendo da maneira como ele age Isso pode impactar as pessoas que estão ali ao seu entorno um outro filósofo muito polêmico por acaso é o niet o niet ele faz uma filosofia dividida em vários aspectos aqui a gente vai falar dos principais que tem mais chance de cair na sua prova de forma conteudista primeira coisa o niet
ele é adoto chamado do método do Martelo então cara se tem alguém na filosofia que critica todas as demais correntes filosóficas Esse cara é niet ele meio que tenta estruturar ali esse método como a forma de demonstrar os conceitos que eram falhos e que foram usados em outras épocas para legitimar o que seria o bem e o que seria o mal niet também é um forte crítico da religião um forte crítico da Igreja Católica ele fala até que existe a moral do Senhor e a moral do rebanho a moral do rebanho é aquele homem que
segue arrisca tudo aquilo que lhe é imposto então por exemplo toda aquela orientação dada pela religião é algo que é seguido a cegas pelo indivíduo que segue essa chamada moral do rebanho que para ele seria negativa já a moral do senhor é o indivíduo que é mais autônomo que é senhor de suas ações que não fica preso a essas condutas éticas e Morais que lhe são impostas dentro da sociedade enquanto a moral de rebanho essa moral do escravo é uma moral que leva ao enfraquecimento do homem porque domestica o homem a moral do senhor é
aquela que tá associada à vontade de potência segundo os conceitos de nit que aí sim vai vai levar esse homem a uma elevação para uma categoria superior uma coisa que nietz propõe como solução pro problema que o homem vivencia dessa ideia de ele tá sujeito a conceitos que muitas vezes não são os devidos conceitos verdadeiros é o homem fazer uso da chamada vontade de potência para ele poder ir além do bem e do mal restabelecendo assim o equilíbrio Entre a Razão e a emoção e aí você teria ali a configuração do chamado Superhomem dentro da
teoria de niet outro detalhe niet era forte crítico da filosofia antiga proposta lá por Sócrates por Aristóteles aquele uso específico da razão como se aquilo fosse sempre O que levaria uma verdade absoluta é algo que é fortemente criticado por niet e outros dois conceitos para finalizarmos niet é que niet fala sobre a ideia do nilismo de acordo com o niet o contexto em que ele desenvolveu a filosofia estava associado a um estremecimento dos valores daí que surge a frase de niet Deus está morto para niet não existiam valores rígidos Morais sólidos éticos que pudessem fundamentar
a ação do homem até porque você tava ali no contexto em que você tinha guerras que muitas vezes levavam essa visão um pouco mais caótica sobre a realidade e nit também desenvolve a ideia do amor fat é a ideia de você ter meio que amor ao destino porque todos acontecimentos da realidade obedecem a um ordem causal da natureza e não adianta você tentar Contrariar isso outro filósofo importante é Michel Foucault quando a gente pensa em Michel fouc a gente pensa num filósofo que também desenvolve várias teorias mas as principais importantes para você é a teoria
relacionada à configuração das prisões ele fala que dentro da coletividade da sociedade atual que ele analisou no desenvolvimento da sua filosofia a prisão ela serve como mecanismo paraa docilização dos corpos na medida em que você consegue vigiar e punir aquele indivíduo levando assim a sua domesticação dentro da soci edade Ele fala também que a sociedade está pautada por pequenas escalas de poder ele fala sobre a microfísica do poder e aí tal como as prisões essa microfísica do Poder essas pequenas redes de poder como a escola a igreja determinadas ambientes sociais vão Então meio que orientar
o indivído para que ele possa agir de determinado modo x e não de determinado modo Y novamente criando discursos normativos que vão fazer com que esse indivíduo siga uma rígida disciplina social que seria o preconizado temos um outro filósofo conhecido como Freud o Freud foi o grande indivíduo que desenvolveu a chamada psicanálise de acordo com Freud o intelecto humano ele é dividido em Consciente e inconsciente o inconsciente é como se fosse aquilo que tá à cegas aquilo que tá obscuro é aquilo que o indivíduo de fato não tem consciência e ele fala que por meio
da psicanálise é possível abstrair informações do inconsciente desse indivíduo para se chegar a informações mais claras no consciente trazendo a tona esse conhecimento que às vezes pode ser útil ali na medicina e em outras áreas também uma outra filosofia importante é Hana arent ela basicamente desenvolve a ideia da banalidade do mal ela mostra como que uma pessoa Teoricamente normal pode executar atos condenáveis em determinadas situações e aí ela avalia a questão de Jerusalém para desenvolver toda essa concepção propriamente dita outro filósofo relevante é o John House John House é um filósofo Liberal que propõe ali
a ideia de uma espécie de neocontratualismo e que fala sobre a importância da justiça e da Equidade para a organização social ele fala como principal contribuição que para que a atividade política seja exercida por um determinado indivíduo esse indivíduo tem que fazer uso do chamado véu da ignorância que seria uma forma dele poder partir de um princípio de indiferença no momento de tomar as decisões para ele não ser influenciado por qualquer tipo de parcialidade que possa induzir a tomar uma ação que não seria a adequada pensando na ideia de uma busca pela justiça de uma
busca pela Equidade um outro filósofo importante é o jugan habermans o jugan habermans ele basicamente vai analisar uma vertente filosófica mais ligada à política e ele vai falar que para que a democracia que era o objetivo maior na teoria política de rmas possa ser alcançada da forma adequada é importante que haja a comunicação entre as pessoas tanto que a teoria de habermas é desenvolvida como Sera chamada teoria do agir comunicativo você deve ter a ação política sendo executada em função da comunicação entre indivíduos e essa comunicação tem que ser fundamentada na razão para que a
partir disso o melhor argumento seguindo o viés democrático chegue a obtenção daquilo que seria o ideal pra consolidação democrática pra consolidação da sociedade do melhor modo possível e por fim o nosso último filósofo agora pensando na filosofia pós-moderna e aí eu vou pegar o principal fil filósofo pós-moderno que já caiu no ENEM pode cair de novo que é o Hans Jonas o Hans Jonas ele basicamente estabelece um pensamento que relaciona tecnologia e bioética ele até propõe aqui o chamado princípio responsabilidade e mostra como que a ideia de uma sustentabilidade na relação do homem com o
meio ambiente começa a surgir no contexto pós-moderno a partir de uma heurística do temor os indivíduos começam a ficar com medo nossa se a gente continuar mantendo esse tipo de ação a gente vai degradar o meio ambiente a terra não vai sustentar essas mudanças e vai haver a extinção do ser humano e aí isso meio que acaba fundamentando ali algumas mudanças comportamentais nessa lógica O que é um ponto importante a ser considerado aqui então pensou em ronas pensou em bioética responsabilidade relação com o meio ambiente é heurística do temor das ações pensadas num princípio de
sustentabilidade meu Deus por alguns minutos passamos aqui por todos os filósofos que você tem que conhecer para sua prova do nem você deve ter percebido que para alguns filósofos eu fui mais específico eu detalhei mais algumas informações porque se a gente pegar ali os últimos 10 anos de prova do Enem alguns desses filósofos caem mais na prova outros caem menos tanto que para alguns filósofos eu simplesmente cetei o nome dele falei de uma teoria e passei pro próximo porque para muitos desses autores você não precisa ter um detalhamento muito grande de informações para conseguir acertar
as questões então eu trouxe para você o essencial aquilo que você realmente tem que saber porque pode cair de forma conteudista para você garantir assim mais acertos na prova de filosofia do Enem e olha se você gostou desse vídeo deixa um like aqui embaixo e deixa um comentário falando se você quer mais vídeos como esse para outras disciplinas se você só par eu posso fazer um vídeo como esse trazendo conteúdos de geografia trazendo conteúdos de sociologia de história pra gente fazer aí uma revisão bem completa e garantir assim mais acertos na prova do primeiro dia
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