Bom, vamos lá, vamos começar então. A respeito do sol, vou falar do resgate do primogênito primeiro porque é bíblico, segundo porque eu creio. Entendeu?
A grande dúvida sempre é a seguinte: está escrito na Bíblia, no Velho Testamento, mas é para os nossos tempos, gente! Definitivamente, foi uma coisa na tua cabeça! Saia dessa religiosidade que acha que a igreja só está comprometida com o Novo Testamento.
A primeira coisa que você tem que entender é que o Novo Testamento foi escrito baseado no Velho Testamento, porque quem escrevia só conhecia o Velho Testamento. Um dos autores, vamos dizer assim, mais fortes do Novo Testamento é Paulo, e Paulo era da escola dos fariseus, igual a Jesus. Então, tudo que você está vendo no Novo Testamento é fruto do Velho Testamento, e você tem que entender que a igreja foi concebida em cima disso.
Então, o princípio de tudo, o que é a Torá? Nos cinco primeiros livros da Bíblia estão os princípios; aqueles princípios são eternos e não foram revogados. A única coisa que foi revogada foi o sacrifício da propiciação.
E por quê? Porque alguém apresentou esse sacrifício por nós: Jesus. O sacrifício dele foi ali entregue exatamente para nos substituir e, dessa maneira, nos salvar.
Então, eu gostaria de começar por aí, porque a grande dúvida da igreja é: "mas está no Velho Testamento", como se o Velho Testamento não fosse a Bíblia. Gente, o Velho Testamento é a essência do que Deus te entregou. Adorar começa por aí!
Então, se você for ver na Bíblia, você vai encontrar sobre o resgate do primogênito. Gente, antes de entrar profundamente, quero te mostrar essa vista. Hoje, o sol está maravilhoso aqui; eu estou em Lucena, gente, esse pequeno paraíso!
Ai, que coisa mais linda! O mar ali soltando as suas espumas. Então, a gente agradece a Deus, né?
Porque Deus fez tudo isso para a gente. Que benção! Então vamos lá, a primeira coisa que eu queria falar é da diferença entre o primogênito e o unigênito.
O que é o primogênito? É o primeiro filho. E hoje, o único filho.
Então, Deus tinha Jesus e, a partir da hora que ele morreu na cruz, ele passou a ter mais filhos, porque agora nós somos conhecidos como filhos. Tirou a tua dúvida? Primogênita é o primeiro, então Jesus era primogênito e era unigênito.
Deixou de ser unigênito porque agora nós também somos filhos. Ok? Então, o primogênito é o primeiro filho, é o que abre a madre.
É isso que você tem que entender: porque é dada tanta honra e tanta benção ao primogênito? Porque ele é quem abre a madre, é ele que traz, vamos dizer assim, como se fosse a força do casal. Ok?
Então, a Bíblia fala exatamente sobre isso: o que fazer com o primogênito? Então, se você abrir sua Bíblia em Êxodo capítulo 13, no verso 2 e 12, você vai ver quando Deus sacrifica os primogênitos do Egito. Isto é claro, teve um motivo: para mostrar para o Egito que o Deus deles da primogenitura não era Deus, certo?
Tanto dos homens como dos animais. Foi a última manifestação das dez pragas do Egito. Mas os israelitas foram orientados a resgatar os seus primogênitos com o quê?
Com cordeiro ou cabrito macho, sem mácula, de um ano de idade. O cordeiro, o cabrito, foi morto em lugar de todo primogênito de Israel. Então, quer dizer, a praga era para pegar todos os primogênitos, mas Israel tinha o antídoto.
Por que os deles não iam morrer? Porque existia ali um sacrifício, uma oferta de um cordeiro para resgatar os primogênitos. Ok?
Então você entendeu da onde vem a origem do resgate do primogênito. Então, a partir daí, Deus diz o que? Referindo-se ao primogênito: "meu".
Isso daqui é toda a essência do projeto de quem é o primogênito. Quer dizer, o primeiro fruto do ventre é de Deus, entenderam? Então, o termo que Deus usa é "meu".
Logo, os primogênitos serão do Senhor, e está em Êxodo capítulo 13, verso 2 e 12. Então, nós sabemos que o povo de Israel era o povo do Senhor, isso nós sabemos, mas os primogênitos eram, particularmente, propriedade de Deus. Então, toda a família sabia que o seu primogênito serviria ao Senhor, somente ao Senhor, e por isso seria sacrificado, mas podiam ser resgatados para não serem sacrificados.
Então, o primogênito, com oito dias de nascido, era circuncidado e recebia o nome, e o primogênito, com 40 dias de nascido, era levado ao templo para ser consagrado ao Senhor. Então, muita gente diz assim: "Ah, eu estou levando meu filho para consagrar ao Senhor na igreja". Não, gente!
Vocês estão indo no rito dos oito dias, apresentando o Senhor consagrado. É como se você estivesse entregando o teu filho para tão somente servir ao Senhor. Então, cuidado com o que vocês fazem.
"Ah, eu consagrei o meu filho ao Senhor! " Então você está dizendo que ele em tempo integral vai ser do Senhor, certo? Só faça isso se Deus te falar.
Porque é como se quando você. . .
outra coisa, né? Trocando de primogênito, você vai e o pastor ora aqui comigo porque eu quero consagrar o meu carro. A hora que você está dizendo "consagrar", você está entregando para o Senhor; já não é mais teu.
Então você não pode nem vender o teu carro, porque já não é mais teu. Então, eu acho incrível a ignorância das pessoas em fazer certas coisas. Cuidado com o que vocês fazem!
"Ah, mas eu não sabia, não entendia. " Gente, a ignorância não escapa ou não te dá escape do que prevê a lei. Por mais que a gente esteja na graça, e a graça é para salvação, os princípios da Bíblia nós seguimos.
Senão, nós teríamos a graça e poderíamos pecar, poderíamos fazer o que quiséssemos. Não! Nós continuamos seguindo a lei, só que a salvação.
. . É de graça.
E é isso que você tem que entender: porque é de graça, porque Jesus já conquistou e pagou por você. Então, as pessoas se equivocam muito nessa história de graça. A graça foi uma maneira com que Deus te deu a salvação.
Não é que você está totalmente fora dos princípios da Bíblia, não, gente, absolutamente não. Então, quer dizer, os 40 dias é o dia da Purificação da mulher. Após esse dia da Purificação da mulher, leva-se não só oferta de purificação, mas também seria o momento que o primogênito seria consagrado ao Senhor.
Ok? E como se consagra? Primo, gente!
Aqui está o grande equívoco: para resgatar o primogênito, você entrega um cordeiro e, para consagrar um primogênito, daí, quando você consagra, é o que foi feito por Jesus: um par de rolas ou dois pombinhos. As pessoas dizem assim: "Ai, porque José e Maria eram tão pobres que eles não deram cordeiro, mas deram só um par de rolas. " Por que que eles deram as duas pombinhas?
Porque não é questão de pobreza, porque José e Maria não eram pobres. Porque no ritual a consagração é com duas rolinhas e o resgate é um cordeiro. Entenderam agora?
O equívoco é ignorante. Eu não conhecia a palavra, então as pessoas vão fazendo as coisas sem entender. Então, para dar em oferta, seguindo disposto no que eu sei, o Senhor tinha determinado.
Eles cumpriram a consagração, eles realmente foram consagrados ao Senhor, primeiro porque Jesus era primogênito e, por ele ser israelita, judeu, ele tinha que se submeter a esse ritual. Tá certo? Agora, eu gostaria que você abrisse sua Bíblia no livro de Números, capítulo 3, versos 12 e 13.
Pode ficar tranquilo, você que está me seguindo aqui na live, que esta live ficará gravada em todas as mídias, inclusive no nosso aplicativo. Tá bom? Então, ela está no YouTube, tá no Face, tá no Instagram e também está no aplicativo, porque, é claro, é muita notícia, é muita informação e, você querendo assistir uma segunda vez, pode.
E, se você quer passar esse conhecimento, esse estudo para outras pessoas, à disposição você pode passar. Então, Números 3, versículos 12 e 13: Deus toma a tribo de Levi. Mas por que que ele fez isso?
Em lugar de todo primogênito de Israel, ele escolhe uma tribo. Então, qual é o pagamento do resgate dos primogênitos em relação a Deus? Ele toma uma tribo.
Presta atenção agora: "Eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito que abre a madre entre os filhos de Israel, e os levitas serão meus, porque todo primogênito é meu. " Então, aqui Deus o que que ele fez? Ele substitui os primogênitos de Israel por uma tribo.
E aqui que vem, e você vai ver porque que muitos primogênitos hoje sofrem consequências, principalmente na sua área financeira. O primogênito no Novo Testamento é como o que está escrito em Hebreus, capítulo 12, 23. Está escrito que a carreira ou a corrida do crente vai culminar, vai combinar com a sua chegada à Universal Assembleia.
Isso é a igreja dos primogênitos que estão escritos nos céus. O primogênito é um predestinado, quer dizer, ele é um escolhido, eleito e escolhido por Deus, pois só ele pode determinar quem nasce primeiro. Então, você que é primogênita, me ouvindo: quem escolheu que você ia nascer primeiro na sua família?
Deus! Assim, você podia dar uma olhadinha em Efésios, capítulo 1, versos 5 e 11, que falam sobre isso. Você que não é primogênito não deve ser excluído da salvação, não.
O primogênito é um escolhido de honra e uma das coisas que ele recebe é a herança dobrada. Certo? Embora Jacó não tenha sido primogênito, o que que ele queria?
Ele queria mesmo. E por que isso? Porque tem algo muito importante.
Sempre, meu irmão, não é ser qualquer coisa, na verdade, nós temos que valorizar a escolha do primeiro filho. O primeiro filho é muito importante e é abençoado por Deus, e é de Deus, certo? Então, se aqueles primogênitos foram escolhidos por Deus para serem valorizados e salvos, você que às vezes não foi o primogênito, valorize, pois você foi posto entre os primogênitos como salvo.
Então, você tem que entender que as bênçãos da prova de leitura foram passadas para nós por Jesus. É isso que nós temos que entender. Eu, por exemplo, não sou primogênito, mas eu desfruto de uma escolha que seria só do primogênito.
Então, isso é nosso privilégio de ser escolhidos e podemos ter passado pelo sacrifício da cruz e aceitar Jesus, porque nós somos recebidos como essa Assembleia dos primogênitos. Ok? A forma de leitura podia ser perdida.
Interessante. Então, quer dizer que a primogenitura não é algo que se julga organicamente. Naturalmente, para você continuar primogênito, você tem algo especial ou muitas coisas para serem feitas.
Então, o exemplo de perda de primogenitura que eu posso falar para vocês seria de Rubem. Rubem, você sabe que ele perdeu a primogenitura porque ele deitou com Bila, que era concubina do pai. Então, ele perde a bênção da progenitora que seria dele.
Jacó passa para quem? Para José, logo para os dois filhos de José, certo? Compreenderam?
Então, não é só uma questão de ter nascido primeiro. O primogênito que desonra o pai, que comete pecados e desagrada ao Senhor, ele perde tudo. Então, toda a herança de Rubem vai para José, que, na verdade, foi para os filhos de José.
Eu estou aqui passando rápido só para te dar alguns detalhes. Deve ser por isso que Deus proibiu beneficiar o filho da mulher amada em detrimento do filho da não amada, na questão da progenitora, que está em Deuteronômio, 21, de 15 a 17. Então, tudo isso que eu estou falando está no Velho Testamento, com reflexos no Novo.
Isso daí. É claro! Quando o homem casava com várias mulheres, notava-se isso.
Certo, um dos privilégios do primogênito era ter direito a uma porção dobrada da herança, como no caso da parábola do filho pródigo, que está lá em Lucas 15:11. Ele recebe o seu quinhão dobrado, e na divisão da herança, ela era dividida pelo número de filhos, sendo que o primogênito recebia a porção dobrada. Por isso que está escrito assim: "Depois disse Israel a José: 'Eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que os teus irmãos, que tomei com a minha espada e com meu arco.
'" Já morreu. Então, é interessante observar que, quando Eliseu, discípulo de Elias, o profeta, pediu a herança dobrada, ele disse: "Peço que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. " Então, o que ele estava pedindo?
Na verdade, ele estava pedindo a bênção ou a porção do primogênito. Levamos em conta que, até no discipulado, até na vida de discipulado, o primeiro pode receber a unção de primogênito. Então, ali, o que Eliseu está pedindo é a bênção do primogênito; por isso, ele recebe a porção dobrada de Elias.
E você tem que saber que, claro, Eliseu está testemunhando a morte de Elias. Ele foi o único que testemunhou a morte de Elias. Agora, você se assustou?
Sim, isso nos ensina, nada equivocadamente, que Elias foi levado vivo para o céu. Gente, é muito fácil você analisar isso. Elias foi arrebatado vivo e está morando no céu em um corpo mortal.
Então, ele é mais importante que Jesus, porque Jesus, para estar no céu, teve que morrer e recebeu um corpo glorificado. Então, esse é um equívoco terrível que a igreja comete ao pregar uma coisa que Elias não morreu. Gente, ao homem foi dado o direito de viver uma só vez.
Ninguém vai para o céu se não tiver morrido. Aí você vai perguntar: "E Enoque? " Mesma coisa.
Todos os homens morrem na carne, porque a carne não entra no céu. Pelo amor de Deus, gente, nós temos que abrir a nossa mente. Não podemos ficar acreditando mais em fábulas.
O que estava acontecendo ali com Elias foi o momento em que Elias estava morrendo como homem. Toda a Bíblia, quando fala da volta de Elias, fala sobre o Espírito de Elias. Isto é o mover de Deus que se movia sobre a vida de Elias e se moverá novamente sobre a face da Terra.
Não está falando da volta de um homem. O único que vai voltar, que a igreja diz, é Jesus. Vocês viram como a gente causa uma confusão muito grande?
Nós acreditamos que Enoque e Elias foram arrebatados vivos e que estão no céu em corpo carnal, mas Jesus teve que morrer e recebeu o corpo glorificado para estar do lado do Pai. Deixa essa fábula de lado; isso não é verdadeiro. A Bíblia não fala isso, isso tem interpretação humana.
Eu sei que muitos vão criar polêmica, sabe por quê? Porque, depois que uma estrutura mental está imposta a um povo, isso vira um monstro sagrado. Mas nós temos que voltar para o original.
E, no original, aquele momento foi um momento em que Elias morreu e foi levado. Ok? Olhe bem: na hora, Elias diz assim: "Meu pai, meu pai".
Quer dizer, Eliseu não tinha um discipulador; ele tinha um pai. E é isso que tem que entender. Agora, a mesma coisa se aplica a você que está debaixo da cobertura espiritual de um pastor, de um apóstolo, de um profeta.
Você tem que entender que a situação é a mesma. Se você quer a herança dobrada desta pessoa, você tem que ser o filho primogênito; isto é, viver a visão do seu pai. É isso que muitos na igreja não entendem, porque aprenderam a fazer parte como membros de uma igreja e nunca souberam o que é paternidade.
E, no âmbito, aquilo que Deus trata, Ele trata de família, de paternidade. Em Isaías 61:7, está escrito: "Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra. " O que é a dupla honra que está em Isaías?
Nada mais é do que a bênção do primogênito. Em Primeira Timóteo 5:17, os presbíteros que governam bem estão estimados por dignos da duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e no ensino. Então, você que é um sacerdote eclesiástico destinado a ensinar a palavra, você também tem direito a dupla honra; isto é, tem direito à unção da primogenitura.
Em outra tradução, diz assim: "Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários. " Isto é, o pagamento deve ser feito em dobro; a honra ou honorários devem ser do primogênito sempre em dobro. E o Senhor acrescentou em dobro a tudo quanto Jó antes possuía.
Então, o que Jó recebe? A unção da primogenitura e começa a receber tudo dobrado daquilo que ele tinha antes de ser provado. E pode notar que, todas as vezes que você fala de primogênito, você fala de prosperidade.
Então, você me pergunta: "Mas apóstolo, por que eu, que sou primogênito, tenho tanta dificuldade e não consigo desenvolver financeiramente? " É isso que nós vamos explicar até o final. Fique aí, porque hoje é o dia da tua libertação.
E uma das libertações que você vai ter nada mais é do que financeira. Tá bom, vamos continuar. Em Gênesis 27:28-29, a benção da primogenitura é pronunciada por Isaque sobre Jacó: "Assim, pois, de Deus, do orvalho dos céus e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto, povos te sirvam e nações se curvem a ti; seja senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se curvem a ti; maldito seja os que te amaldiçoarem, e bendito seja os que te abençoarem.
" Então, o que Jacó está orando? Desculpe, o que Jacó está recebendo de Isaque? A bênção da primogenitura.
Uma bênção de prosperidade é uma bênção de liderança, é uma bênção de vitória sobre os inimigos. Então, se você é crente, se realmente quer ser fiel ao Senhor, esta é a bênção que está prometida a todos nós. Por isso, neste momento, homem, posses, você foi escolhido para o Senhor para ser primogênito neste tempo.
Mas não esqueça de uma coisa: para que você tenha esta bênção de prosperidade, você antes tem que ser resgatado, pois o que libera esta unção é o resgate. Porque, senão, como você representa um levita? O primogênito era separado ao Senhor; me pertence.
E como a Bíblia diz que separou os levitas porque pertenciam ao Senhor, enquanto você não é resgatado, você não precisa absolutamente de mais nada disso. Então, se você estudar sobre a tribo de Levi, verá que eles não tinham possessões, não tinham herança, não tinham nada, porque eram do Senhor, seriam ao Senhor e eram mantidos pelas outras tribos. Então, você vê que isso acontece com o primogênito.
Enquanto ele não é resgatado, ele não flui na prosperidade. Todo primogênito — ou com raríssimas exceções — todos eles têm dificuldade de evoluir na área de prosperidade. E está em Êxodo 34: o primeiro que nascer de cada ventre me pertence, todos os machos, as primeiras crias e também dos filhos primogênitos dos teus filhos.
Ninguém compareça perante minha presença de mãos vazias. Trabalharás durante seis dias, e daí continua o texto. Então, eu quero te mostrar agora os versículos que cruzam com esta bênção da primogenitura.
Êxodo 13 tem referência ao que resgatarás com o cordeiro pela primeira cria do jumento, mas, se não quiser resgatá-la, tudo é quebrará o pescoço. Mas todo primogênito do homem entre teus filhos, resgatarás. Quer dizer, existia uma escolha: para o primogênito animal, poderia ser apresentado como sacrifício, mas o primogênito homem ou primogênito filho era resgatado.
Se não bastasse, veja Deuteronômio 13:15, pois, tendo-se obstinado o faraó e não querendo deixar-nos partir, a fé matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o filho mais velho do homem até as primeiras crias dos animais. É por isso que sacrificamos aí a ver todo primeiro filhote macho entre os animais, mas pagamos o preço do resgate para ficarmos com os nossos primogênitos. Vamos para Êxodo 22:29: "traz-me no tempo certo as primícias, as ofertas das tuas colheitas de cereais, de vinhos, e consagra a mim o primogênito de teus filhos.
" Quer dizer, separa para mim. Está entendendo a noção do que é a palavra de Deus? O primogênito pertence ao Senhor e só servirá ao Senhor.
Então, quer dizer, se você quer que eu tenha o filho ou você mesmo quer ter uma vida, não é que vão deixar de servir ao Senhor, mas vão deixar de servir integralmente. Para isso acontecer, tem que haver o resgate. Então, aqui você compreende por que que você tenta, tenta e as coisas não dão certo.
É porque, na verdade, você teria que ter tempo integral servindo ao Senhor. Como você não está, o que falta para te liberar é a oferta de resgate. Eu acredito que eu esteja me fazendo entender.
O que diz a palavra em Êxodo 23:15 diz assim: "comemorarás a festa dos pães sem fermento durante sete dias; comerás a apanha pães, como te ordenei, no tempo marcado na primavera, no mês de Abib, porque foi nesse mês que saíste do Egito; ninguém compareça de mãos vazias perante mim. " Então, quer dizer, o resgate é marcado por uma oferta. Então, as pessoas dizem: "como que eu resgato o meu projeto?
" Com uma oferta. Hoje não vai levar um cordeiro para a igreja, hoje você vai levar o que vale um cordeiro, certo? E o que vale o cordeiro, aonde?
E não é para um quilo de carne. É o valor do cordeiro. Então, ontem eu estava consultando o valor de um cordeiro.
Hoje está 500 dólares, aproximadamente. É o valor da oferta: 2. 700, certo?
Isso seria a oferta de resgate hoje. Mas o Senhor pergunta para mim: "o Senhor apresentaria esta oferta pelo seu primogênito? " Não só apresentaria como apresentei, porque o meu filho se formou médico e eu vi a dificuldade que foi.
Porque eu não conhecia essa importante oferta do resgate. Não é porque eu não tinha ouvido falar; é que a gente ouve, não toma atitude. E ele pegou o convite e a primeira coisa: eu estava aqui, ó, gente, nesta praia, ali no meio do mar, tomando banho de praia, quando Deus falou comigo: "o teu filho vai conviver.
" Logo em seguida, Deus me disse: "ele me pertence. " Então, eu vi que ele tinha possibilidade de morrer. E foi a hora que veio a revelação.
Digo ao Senhor do céu: "eu até hoje não apresentei uma oferta de resgate. " Eu estou contando para vocês o meu testemunho. Levei 8 anos ajudando meu filho a se formar médico.
Quando fazia alguns meses que ele tinha começado a trabalhar, trabalhava na UTI do convívio, estava a situação tão tenebrosa, gente, que trocaram três vezes de ambulância para levar ele ao hospital, porque o pessoal chegava lá e dizia: "ele não tem chance de chegar vivo ao hospital. " Olha a situação que eu estava vivendo. E, naquele dia, eu apresentei o resgate do primogênito, e a partir daquele dia eu liberei o meu filho para que ele sirva ao Senhor.
Claro, como todo serve, mas não em tempo integral, que ele siga a sua profissão, que ele cuide da família dele. Ele melhorou 100% para quem não tinha chance nem de sair vivo de casa. E eu notei que ele começou a prosperar de uma maneira tremenda a partir daquele instante.
Porque a oferta de primogenitura abre definitivamente a bênção dobrada sobre o primogênito. Então, quer dizer, eu não estou te falando isso porque eu ouvi alguém; eu fiz. Eu sei como funciona isso porque eu fiz e eu tenho visto o resultado disso daí.
Números 3. 45 fala assim: "Ó, toma os Levitas e oferece-os em lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel, e os rebanhos dos Levitas em lugar dos rebanhos dos israelitas. " Quer dizer, tiraria os rebanhos dos Levitas para não tirar os rebanhos dos israelitas.
"Os Levitas serão meus. Eu sou, e a fé, o Senhor. " Estão entendendo agora por que o teu primogênito não cria herança?
Porque está na palavra que tudo que pertence a ele pertence ao Senhor, porque ele pertence ao Senhor. Então, primogênito sem o resgate acontece isso: Deuteronômio 16:16. Três vezes por ano, todos os homens de Israel deverão cooperar diante de "Awea" teu Deus, no lugar que ele houver escolhido: na festa dos pães sem fermento, que é a Páscoa; na festa das semanas, que nada mais é do que Pentecostes; e na festa das tendas, que é a festa de Tabernáculo.
E ninguém se apresentará de mãos vazias no Dia de Diabetes. Então, Deus marcou um encontro com todos nas três festas. Por isso que eu quero te falar: as três festas foram destituídas do calendário.
Não, eu quero falar com você, pastor. Você que faz festa para um monte de coisa, você tem ensinado para tua igreja comparecer ao Senhor nessas três festas: Páscoa, Pentecoste e Tabernáculo. Isso aqui é Bíblia.
Isso aqui é a palavra. E por que que eles têm que comparecer? Porque neste momento é o momento que eu vou ao altar e eu entrego algo para marcar o meu calendário, que mais um ano estou na presença do Senhor.
Amém! Então, o resgate do primogênito funciona como todos os primogênitos serão ligados ao altar. Todos isto é tempo integral servindo ao Senhor.
Reparem que o primogênito que nunca fez uma oferta de resgate ele passa normalmente por lutas, principalmente na área financeira. Os Levitas tiveram então destaque entre as tribos por terem se posicionado a favor do quê? Da adoração.
Então, por que o Senhor levanta os Levitas? Porque na época da adoração ao Bezerro de Ouro, ele se posicionaram contra aquela adoração e ficaram do lado de Moisés. Eles não foram escolhidos à toa.
Eles foram separados porque não se curvaram diante do Bezerro de Ouro. Foi por isso que foram escolhidos Levi, em nome dos primogênitos. Por quê?
Porque o povo de Israel se contaminou com a adoração do Bezerro, e os únicos que não tinham. . .
Por isso que o Senhor substitui a entrega do primogênito por uma tribo, pela tribo que não adorou o Bezerro. Então, agora eu gostaria de passar para vocês abaixar, ou melhor, a Mitsvá de como se redime o primogênito. Isso aqui é passado de geração em geração.
A Torá menciona que todo primogênito é sagrado a Deus. Então, esse Mitsvá que eu vou te passar, na verdade, ele é citado três vezes na Bíblia. Então, o que é o Mitsvá para redimir o primogênito?
Cada judeu, exceto sacerdotes e Levitas, deve redimir seu filho primogênito nascido de parto, sem aborto anterior, não filho de sacerdote e levita. Quando completa 31 dias de vida, a mãe iria com cinco shekels de prata, equivalente a 101 gramas de prata pura, e esta quantia de resgate deveria ser entregue em prata ao sacerdote durante a cerimônia. Se no trigésimo primeiro dia coincidisse com o Shabat, ou que, na verdade, proíbe qualquer transação comercial, ela deveria passar para o dia seguinte.
Mas a entrega desta oferta era importantíssima. Aonde que teve origem esse Mitsvá de resgatar o primogênito? Os primogênitos foram inicialmente escolhidos por Deus para exercerem os deveres de sacerdote.
É isso que você tem que entender: se você é primogênito ou teu filho primogênito, ele foi separado para ser sacerdote. Isso daí é o destino dele. Ok?
Em virtude de terem sido poupados quando o Criador matou todos os primogênitos egípcios, entretanto, quantos primogênitos judeus executaram os rituais sacerdotais diante do Bezerro de Ouro? Esse chamado sagrado foi transferido para os Levitas, que, na verdade, eram conhecidos como cohanim. Então, eu estou te contando toda a origem disso.
Então, antes, eram os primogênitos, mas quando eles no deserto se contaminaram com aquela adoração, foi escolhido Levi. Nada mais é igual a mim. A fim de libertá-los legalmente desta obrigação original, eles devem ser resgatados.
Não quer dizer que teu filho ou você foi chamado para ser sacerdote e não fazer mais nada além de servir ao altar, mas com o resgate você resgata o teu filho para desobrigá-lo da obrigação de servir no altar. Então, esta obrigação não é para o filho de um sacerdote ou de um Levita. Por quê?
Porque, obrigatoriamente, eles já estavam servindo no altar, então, eles não precisavam apresentar. E agora eu vou te falar como é o procedimento desta entrega do resgate. Eu espero que vocês estejam aí comigo.
Estão? Estão tudo bem? Então, vamos lá.
Quando se cumpre este Mitsvá, que é o resgate do primogênito, isso daí é em um momento que você pode fazer um momento festivo, que obrigatoriamente tenha pão e carne. E isso porque? Para honrar o resgate do primogênito.
Então, essa comida é considerada como refeição de Mitsvá do resgate. Então, ela tem um nome. A cerimônia de honra é realizada após a bênção sobre o pão, antes de servir a refeição.
Então, antes do jantar, ou antes da comida, é realizada a bênção do resgate. Então, quer dizer, até no momento do resgate, o Senhor determina que haja uma festa. O que está sendo resgatado?
O primogênito. Então, por que eu tenho que ser resgatado? Porque os primogênitos se contaminaram no altar do Bezerro de Ouro.
Por que eu tenho que ser resgatado? Porque todo primogênito iria morrer, mas eu fui poupado. Compreenderam, gente?
Porque a gente não compreende. Mas por que tem que resgatar? Porque eu deveria estar o tempo integral dentro da igreja servindo ao Senhor e estou aqui na minha profissão, nos meus.
. . Negócios, para eu estar livre para isso, eu tenho que resgatar minha porventura.
Então, como funciona o resgate? O pai ou você, que é primogênito, escolhe um sacerdote que conheça a lei, porque aqui vem a pergunta: para quem eu vou apresentar esta oferta? Não adianta levar para uma pessoa que nem crê nisso, que não irá entender isso.
Então, você escolhe um sacerdote que tenha conhecimento sobre o resgate do primogênito dessa mix bar, para redimir o seu filho quando você o apresenta ou, você se apresenta para oferecer a oferta de resgate. O que o pai da criança deve fazer? Ele faz uma declaração.
Então, se for judeu, ele diz: "Minha esposa israelita deu à luz para mim este filho primogênito. " E daí o sacerdote pergunta: "O que prefere, seu filho primogênito ou a oferta de resgate do seu filho primogênito? " E o pai responde: "Prefiro esse meu filho primogênito.
Eis aqui a oferta de resgate. " Então, se você for a uma cerimônia de resgate do primogênito, você verá isso que estou te falando; isso faz parte do resgate. Ok, perfeito.
Então, agora, depois de feito isso, vem a bênção do resgate: "Bendito és tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com seus mandamentos e nos ordenou sobre o resgate do filho. " "Bendito és tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até o presente. " E, daí, com o cálice de vinho na mão, o sacerdote recita a bênção sobre o vinho e, imediatamente após o resgate, bebe em seguida, e diz: "Bendito és tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha.
" Na conclusão deste momento de resgate, a refeição é servida e se dá graças por tudo que vai se comer. Então, isso é uma cerimônia do resgate do primogênito, quando a gente quer fazer festivo. Ok?
Então, o idioma não deve ser adiado; deve ser quando o filho ainda é criança. Mas, se não foi, como é o mundo, é o caso de muitos que estão agora me assistindo e vão me assistir, né? Então, o que você faz para resgatar um primogênito adulto?
Funciona da seguinte maneira: o teu pai não redimiu você, ele não sabia disso, não te resgatou. Então, o que que o primogênito adulto deve dizer? “Sou um primogênito que abriu o ventre materno, e o Santo, bendito seja Ele, ordenou resgatar o primogênito.
” Então, quer dizer, você está admitindo que você é primogênito, mas que tem uma ordem de Deus para te resgatar. E daí a pergunta é igual ao procedimento: você prefere ficar com a oferta de resgate ou entregar pelo seu resgate? E o adulto responde: "Prefiro a minha pessoa.
Eis aqui minha oferta para que isso me resgate a vida. " E aí entrega ao sacerdote aquela quantia, e o sacerdote faz a seguinte bênção: "Bendito és tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com os seus mandamentos e nos ordenou sobre o resgate do filho. " "Bendito és tu, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até o presente.
" E daí ele toma o cálice de vinho também. Isso tudo numa cerimônia pública, certo? Mas você pode fazer uma cerimônia separada, sem problema nenhum.
Como eu te falei ali, o que você faz? Você escolhe um sacerdote conhecedor da palavra e pode resgatar sua porção. Ok?
Então, gente, eu acho que, de princípio, seria isso daí. O significado desse ritual do resgate significa que o primeiro primogênito e o primeiro de todos os nossos bens pertencem a Deus, até os nossos primeiros filhos. Um homem pode facilmente ser levado a pensar que tem direito, acima de qualquer disputa, sobre qualquer posse.
Todavia, a Torá, a palavra de Deus, declara que o início de qualquer realização da qual nos orgulharmos, em especial, deverá ser para Deus. Então, o princípio do resgate da primogenitura nada mais é do que cultuar ao Senhor, dizendo, realmente, que o primeiro é teu. É o princípio de ter Deus sobre todas as coisas.
Isto acontecia com os frutos, isso acontecia com os animais, e isso aconteceu com os filhos; o primeiro era de Deus. Então, quando você resgata, você está declarando: realmente, o meu primogênito é teu. Você está em primeiro lugar na minha vida, mas eu quero resgatar para que ele siga sua vida e possa escolher, no futuro, o que fazer.
Por isso, meus amados, se você é primogênito, e Deus tem os filhos primogênitos, não deixe de cumprir essa palavra. É muito importante para que essas pessoas que não sabem porque estão totalmente paradas e não conseguem ir à frente é porque, sem saber, estão presas a um compromisso. E, se elas não forem resgatadas, não estão livres, principalmente para prosperar.
Tá bom? Qual é a oferta de resgate de um primogênito? Um cordeiro.
Então, qual o procedimento? Aposto que eu devo fazer agora: busque um sacerdote que tenha conhecimento da palavra e que possa abençoar você ou seu filho, que é primogênito, dentro do que a palavra diz que é para fazer. As pessoas queriam saber algo sobre o resgate do primogênito, e aqui está um estudo completo, o porquê, como deve ser, qual todo o procedimento que deve acontecer.
Tá bom? Você ficou com alguma dúvida? Se você quiser fazer, vamos dizer, alguma consideração, manda um WhatsApp para mim, tá aí na tela: 6398118945.
A única coisa que você não pode mais alegar é ignorância; agora você sabe da importância do resgate do primogênito. E a pergunta seria, então: "Após, eu preciso resgatar o primogênito? " Sim, está na palavra.
Quero orar por você: Senhor e Pai maravilhoso, que esta palavra tão elucidativa, tão completa, sobre o resgate do primogênito possa. . .
Penetrar no coração das pessoas e possa trazer libertação a esses primogênios que, por muitas vezes, não servirão a Ti tempo integral, mas estão comprometidos e têm que ser resgatados. Por isso, na autoridade do nome de Jesus, alcance agora esses primogênios e traga libertação para todos eles, para que se cumpra a Tua palavra na vida deles. É o que eu Te peço, Senhor, em nome de Jesus.