oi boa noite meus amigos boa noite sejam bem-vindos a mais uma aula do nosso curso de história da filosofia dessa vez sobre a filosofia medieval e especialmente sobre tomás de aquino principalmente simplesmente um dos principais filósofos da história da filosofia tem exageros exagero de um dos grandes que precisam ser estudados durante várias aulas para os cursos hoje a gente vai fazer a proeza de estudá-lo em uma hora uma hora e meia então comigo eu dou boa noite aqui o sérgio naty para fabi o andré está aqui o amaury para o astério que tava aí também
por jão muito boa noite galera eu tenho uma pergunta especial para vocês hoje hein eu não quero só que vocês coloquem aqui em baixo qual que é o local de onde vocês vem e o número da aula tipo natal rio grande do norte 12 se você já viu 12 aulas uma a e eu quero que você diga uma coisa mais vamos ver se vocês me ajudam nisso eu estou na série a dúvida da luz tô com uma luz acesa aqui essa luz aqui não tá acesa mas eu gostei dessa sombra aqui eu gostei dessa sombra
aqui vocês curtiram essa sombra aqui desse aspecto do rosto bota aí embaixo se você quiser me ajudar victor gostei eu falei assim vitor não faz a menor diferença e dá logo essa hora que eu tô esperando ajuda por favor e vamos nessa vamos lá sem mais enrolação a gente hoje vai fazer o seguinte itinerário olha lá a somar é o seguinte gente vai falar de tomás de aquino e para isso a gente vai dividir aula basicamente em duas etapas a primeira logo em seguida que o introduzir vamos falar sobre escolástica e sobre o funcionamento das
universidades ou das primeiras universidades digamos assim em seguida a gente vai falar sobre uma obra específica do tomás de aquino a suma teológica e na suma teológica a gente vai falar sobre duas coisas a primeira vai falar sobre o e eu tô mas enfrenta entre o que é metafísica e o que é teologia ou qual é o lugar de cada uma ou na divisão das ciências da época ou se a teologia sobre a metafísica ea metafísica sobre o corrente o logia é uma polêmica propriamente filosófica que o teólogo tomás de aquino enfrentou em seguida a
gente vai ver a parte mais famosa da doutrina do tomás que é as cinco vias para a existência de deus ele tenta dar aqui cinco demonstrações e porque nós deveríamos acreditar na existência de deus então esse vai ser o nosso itinerário e antes de eu ir para o presente para ele vamos fazer aquelas nossas propagandas momento jabá e você enxerga valor no que a gente faz e claro tá dentro das suas condições econômicas eu sempre eu faço questão de falar que você pode ser o nosso apoiador pode curtir esse vídeo você pode compartilhar esse vídeo
você pode continuar conosco no canal mesmo você pode apoiar a partir de cinco reais lá no catarse o endereço tá tanto aqui na descrição do vídeo quanto no primeiro comentário fixado pode crescer nosso apoiador por a partir de cinco reais a gente vem crescendo o número de apoiadores e é graças a vocês apoiadores e a gente tá aqui conduzindo esse curso gratuito de história da filosofia mas se você não pode se você não tem condições econômicas e ainda assim quer curtir o que a gente produz tem o nosso canal do instagram nossa página no instagram
onde a gente responde perguntas diárias nos stories que vocês mandam está fazendo isso todo dia eu e a evelyn e também tem ali alguns por x é uma slides que eu faço ao vivo nesse quesito especificamente eu tô fazendo lives ao vivo é aos sábados às cinco da tarde com a professora fabiana a professora fabiana é professor de filosofia aqui do rio de janeiro a gente tá discutindo sempre aos sábados às 5:00 as dúvidas que ficam da aula do dia anterior ou seja esta aula aqui amanhã a gente vai discutir as 5 horas no instagram
sobre tomás de aquino então te convido é gratuito né só chegar lá aparecer e assistir se você quiser também nós temos um grupo no telegram endereço de tudo isso que eu tô falando tá aqui embaixo tanto na descrição do vídeo conta no primeiro comentário onde a gente coloca ali conteúdo que não conseguimos colocar mas outras plataformas e também algumas alguns extras digamos assim então se você quiser ter um contato direto com a gente convido entre a entrada o telegram também certo a bomba nessa começa acho que vocês falar da pesquisa nós temos uma pesquisa rodando
que é gratuita é só para você dizer o que que você gosta do que a gente faz que que você gostaria de ver se você gostaria de sugerir alguma falta se você quiser no escola colaborar com a gente pode responder essa vez o endereço revista aqui embaixo vamos lá falar sobre tomás de aquino não posso ficar mais aqui olha lá a gente pulou um vários vários séculos aqui você percebeu o que é na última aula a gente falou sobre ele o último dos romanos era o boécio a gente falou ali talvez um o pai da
escolástica que é o santo anselmo ou simplesmente anselmo de cantuária tô aqui passou muito tempo desde uma selma até o tomás de aquino esse tempo o que que aconteceu nesse tempo aconteceu nesse tempo tá bom e a filosofia se fez majoritariamente depois do oeste entre o oeste eo anselmo já tem um tempo todo o centro-oeste eo anselmo não floresceu muito mais uma ele antes dos anos mil bem antes dos anos 800 quase e você é um sol nasce no ano mil para frente você é uma ainda tá numa época em que não há o que
a gente ia hoje considerem história como um renascimento o início de um renascimento urbano na idade média é onde a idade média floresce mesmo e você não tá vivendo numa época em que nos difícil da principalmente nos mosteiros os mosteiros alguns monges e aqui no sofia grega passa por um tempo de declínio a filosofia grega e romana nessa parte da europa medieval e ela fica com os árabes e tem vários árabes importantes que nós não vamos ver no curso infelizmente por falta de cronograma a gente fez um programa infelizmente não vai dar para abarcar filósofos
árabes importantes uma veloz como avicena o maimónides esses caras todos eles ficaram concentrados na filosofia grega principalmente a do aristóteles quando os cristãos na europa não se interessavam por isso a muita muitas obras do artista tóteles foram primeiro traduzidas para o árabe e vieram para a europa e modo que os latinos traduziram aristóteles do árabe para o latim primeiramente olha que curioso e depois traduziram o aristóteles do grego para o latim e para você ver o nível de importância dos árabes na preservação dessas obras em quantas latinas telefone certo modo banir os estudos dos gregos
e a importância vai ser sentida inclusive no tomás de aquino que é talvez o maior filósofo dessa nesse período aqui da idade média depois do algustin obviamente que não é bem o medieval como você já sabe da augustinha então esse período que a gente não não falou em aula propriamente é um período rico em produção principalmente islâmica principalmente islâmica e vai influenciar decisivamente a reintrodução do aristóteles nessa parte da europa latina essa parte da europa cristã tá então você tem que saber disso vai pegar o mínimo contexto o aristóteles sai da europa latina é isso
que eu tô te dizendo por um tempo principalmente depois do boécio e fica com os filósofos árabes e progressivamente agressivamente não ele passa um século sem sem voltar e depois ele ele volta pela mão dos árabes pela mão dos árabes modo que o tomás de aquino já está vivendo num contexto em que o aristóteles já entrou de novo na europa está sendo cada vez mais influente acreditar sendo cada vez mais influente pela mão dos islâmicos e tem uma pá de pensadores e tá pensando aristóteles a filosofia grega uma influência muito forte esses árabes de modo
que tem gente nessa época aqui no ano 1224 que quando ele nasce século 13 portanto é influenciada tanto pela filosofia da história diz que chega inclusive a dizer que a filosofia é autônoma a teologia e portanto a realidade pode ser investigada independentemente dos mandamentos divinos olha que eles veículo uma coisa que é normal hoje a nessa época da idade média com certeza não era vista com bons olhos o que se encontrava em a ideologia dominante que era e durante acreditar é uma história visto com maus olhos anselmo a sua mão perdão o aqui no vai
pegar esse contexto em que a filosofia de aristóteles é extremamente influente e vai decidir em vez de combater pela proibição pela repressão ele vai decidir absorver a filosofia aristotélica da filosofia aristotélica aqui e voltou a europa e pelas mãos dos árabes ele é conhecido portanto como um filósofo barra teólogo a gente discutiu isso na primeira aula de filosofia o e concilia concilia a fé cristã com a filosofia grega principal filosofia de aristóteles é esse contexto e você vai se deparar partir de agora ai que o tomate aqui não faz isso então vamos lá vamos lá
mas aqui no é bem o seguinte de vida e obra minimamente a vida do tomás de aquino aqui o clima seu numa cidade chamada boca seca próximo a aqui no por isso nome tomás de aquino lá no reino de nápoles que hoje é a itália para ele que ele nasceu ele é um frade dominicano ele é de família rica como e então é possível nessa época você ser pobre e ao mesmo tempo teu destaque helical que ele teve a mobilidade social da idade média você sabe da escola quase inexistente se é que ela existe e
ele é conhecido pela pelo pessoal da igreja como um doctor communis um doutor angélico sou o doutor angélico o doutor de todos nós ele autoridade é uma das autoridades de máximas da igreja não é a única autoridade da igreja mas ele é uma das autoridades máximas da igreja ainda hoje ainda que isso seja eu já te discussão de alguns católicos mas isso não interessa a gente aqui a ilha é considerada também um santo da igreja você conhece certamente como são tomás pequeno eu optei por tirar o santo aqui eu tinha colocado o santo na no
nome do santo agostinho depois me arrependi de ter colocado só agostinho de hipona mas tanto faz na verdade aqui também ele é santo mas esse é o de menos porque a gente quer estudar dele agora isso é uma curiosidade uma curiosidade que eu descobri recentemente ele tinha um apelido chamado ele era chamado de boi mudo eu descobri esse apelido nesta obra aqui ó do anthony kenny é ele quem é 12 é 12 historiadores da filosofia mas enfim respeitados na academia ele tem vários volumes um deles é sobre filosofia medieval e neste volume ele fala brevemente
sobre a biografia do tomate daquelas tantas fala que não é porque eu tô mais estudava ainda era conhecido como boi mudo e ele não explica muito não mas eu imagino que seja dá uma olhada na fotinha que era gordo é que era gordo foi e também porque ele devia ser muito introspectivo era muito de falar mas enfim eu sei que vocês adoram essas curiosidades dos filósofos agora vocês sabem do tomás de aquino beleza essa essa é a mínima eu prefiro tomás de aquino vamos para a obra dele ele produziu muita coisa muita coisa a obra
dele é mais gostosa assim ele ele é um dos caras que mais produziu na história da humanidade mesmo acho que para igual a ele só aristóteles agora só tem em termos de produção para produzir muito muito bom senso meteorológica que obra mais famosa a gente vai estudar ela com mais detalhes daqui a pouco tem a suma contra os gentios ambas as obras são resumos do que a igreja tem a falar a primeira sobre teologia em geral a segunda tenha falar contra as pessoas que contestavam o dogma da igreja tanto os hereges que eram cristãos que
acreditavam em dogmas da igreja não abarcava quanto as pessoas que não acreditavam sequer na bíblia ele tem também conjunto de questões sobre as quais nós vamos falar e são principalmente obras de debate dialético sobre pontos controversos da doutrina teológica ele também tem obra historicamente filosóficas pessoalmente linguagem aristotélica uma delas é em essência ele tem comentários obras de aristóteles o comentários e também em escritos filosóficos sociais e se sente não vai ver falta um assento ali no ar filosóficos e as nós vamos ver hoje e assim raramente as pessoas falam sobre isso também é muito raro
falar sobre isso mas ele tem uma obra bastante vasta em filosofia política social digamos assim para o cara falou sobre isso era um dos gênios da humanidade mesmo quando eu falo isso eu não estou brincando eu tô brincando e essa é a minnie obra aqui a gente vai se concentrar na primeira na chama teológica essa já é vasto o suficiente e claro a gente não vai falar sobre toda ela fala sobre algumas questões que ela levanta só para você ter uma ideia de quem foi esse cara qual é a grandeza dele filosófica perto para começar
a falar sobre ele vamos lá você se lembra de que eu te falei sobre o que é uma alegoria quando eu te expliquei e que era o platão e alegoria da caverna lembra alegoria é uma representação imagética de um conceito abstrato é uma alegoria ela é um conjunto de metáforas e visa a é um conceito abstrato tá e o que que útil trazer quadros obras de arte para te apresentar em aula de filosofia o que os quadros são alegorias eles são conjuntos de metáforas que explicam conceitos abstratos eu vou trazer dois quadros para você entender
esse panorama do tomás de aquino tá dá uma olhada aqui o primeiro quadro é o do jesuíno de monte carmelo lá do século 18 em segundo quadro é do bem not so good só li o tempo de santo amaro sobre a voz como ver eles nos detalhes aqui é uma olhada eu quero te mostrar eles tá integral eu não quero te mostrar ele espinhos não deixa eu mudar aqui na última só eles inteiros dá uma olhada o primeiro o jesuíno de monte carmelo olha só o que que tá acontecendo aqui para você pegar o contexto
do tomás olha lá aqui embaixo aqui embaixo quem é esse cara é nada mais nada menos que aristóteles aristóteles tá escrito nesse mármore que está sobre o pé direito essa figura acho que eu tô em grego aristóteles eu aristóteles tá segurando na sua mão esquerda uma escrito provavelmente simbolizam dali a sua obra esse manuscrito está sendo oferecido ao tô mais nunca mais baseado no aristóteles oferece a sua própria obra para uma olhar para sabe essa mulher é a alegoria da igreja essa mulher é a igreja católica ela está rodeada por anjos ali ali em cima
tem uma bomba é uma pomba branca e simboliza o espírito santo e aí olha ela tá sentada num trono e ali tem uma série de livros esses livros são a obra de tomás de aquino então fica sobra tá dizendo alegoricamente e o alicerce tomás de aquino é o aristóteles aristóteles baseia a obra tomar joaquina maria joaquina pires de sobra a igreja essa é a alegoria aqui montada pelo artista ela é dar um bom contexto a outra é a seguinte é o triunfo de são tomás sobre o averróis que aquele filósofo árabe que eu falei e
nós não vamos tratar aqui mas que foi bastante importante é que horas estará preservado e voltar à europa para que que tá acontecendo aqui o tomás de aquino tá no centro é oferecendo a sua obra o coração dele tá ardendo iluminado lembra da ter uma iluminação divina é de um lado tal aristóteles do lado direito do tomate e do lado esquerdo tá o platão muita gente diz que o mais daqui não é só estratégico mais ele tem influência dos dois muito mais do estoque eles a verdade mas do platão também e ele tá sendo representado
como é enfim sobrepondo ao averróis que é um filósofo arde seja ele tá se sobrepondo respondo filósofo que seria um herege e vamos assim pode ficar um respeitado os dogmas eles estão aí você também uma alegoria santa march eu do tomás de aquino baseando-se na filosofia antiga sobrepondo-se a filosofia hermética basicamente esses dois quadros resumem o mais aqui no em termos imagéticos largamente temos imagéticos obviamente só para voltar para mim aqui o curioso como as figuras pictóricas mostram muito pra gente inclusive se você souber ler essas figuras elas parece sos né eu quero esse movimento
parte de uma linha para outra e vai compondo uma cena aqui a sua no teatro da sua mente acaba acaba que se movimenta conseguindo vamos seguindo que tá interessante vamos falar agora vai começar a falar sobre o contexto do tomás de aquino vamos falar sobre escolástica você se lembra de que onde falamos de santo agostinho nós falamos de patrística santo agostinho se localiza ali no final da idade antiga e o final da idade antiga já é cristão já é cristão só que o começo do cristianismo finalidade antiga começa o cristianismo é marcado principalmente por um
trabalho dos pais da igreja os pais da igreja dá origem a a patrística atriz característica é o estudo os pais da igreja o treino dos pais da igreja crush e se patrística é um termo chave para entender o santo agostinho o agostinho de hipona escolástica é um termo chave para entender o tomás de aquino mas o que que é escolástica a palavra escolástica vem de escola faz para você entender a íntegra o que que é escolástica dá uma olhada nessa situação que eu tirei esse livrinho aqui ó aliás esse livrinho eu já te recomendei ele
tá aqui embaixo também caso você queira comprar a é um livrinho ótimo tá muito curto muito pequeno mais preciso e grande parte do que eu vou falar sobre universidade vem dele tá olha a situação que eu tirei dele dá uma olhada a escolástica o conjunto de métodos de investigação de discussão e de ensino típicos da universidade medieval forma o que tradicionalmente se chama de escolástica uma coisa vamos lá era coisa sim para você que não sabia a universidade nasce na idade média você não sabia disso saiba agora a universidade está o qual você conhece a
si na idade média então a escolástica é a filosofia barra teologia produzida na universidade medieval outra lá então o conjunto de métodos de investigação discussão e ensino típicos da universidade medieval forma que tradicionalmente se chama de escolástica a conhecer a gente falar de gelatina é portanto reconhecer os principais métodos empregados no período suas funções específicas e os ideais que ele já apresentam é decifrar os gêneros retóricos e literários pelos quais os medievais expressavam olha só você quer conhecer a filosofia feita num determinado período então o que você tem que fazer é o que o o
estoque tá dizendo que não vivem ou seja você tem que identificar como é que os filósofos daquela época se expressavam certo como é que ele se propõe a fazer filosofia aqueles propõe colocar a marcha do pensamento em em andamento sem movimento é isso que a gente vai analisar aqui agora a gente vai análise quando a gente for analisar a seguir o modo como se fazer filosofia na idade média e vai ser muito interessante sabe porque é você que tá na faculdade oi e você que pretende ir para faculdade e você que já saiu da faculdade
vai entender então onde é que vem essa instituição para qual você quer ir onde você está e de onde você saiu vamos ver a origem disso tudo e vamos ver o que que foi preservado do que não foi você vai descobrir que pouca coisa não foi não foi preservada a universidade se parece muito isso não é uma crítica é uma crítica necessariamente não tá vamos ver aqui então quais são esses gêneros retóricos e literários que os universitários medievais que são os escolásticos utilizar um para que a gente entenda perfeitamente o penteado ecológico vamos lá e
olha só as universidades surgem ali no século 12 tá no século 12 na verdade eu coloquei século 11 século 13 porque é nesse período que ocorre o período de prosperidade econômica relativa ali na idade média e a novas cidades surgem novas especialidades de trabalho surgem e também novos estudantes jovens estudantes novas pessoas em busca de um estudo um pouco mais especializado e um pouco diferente do que até então os mosteiros tinham a oferecer os mosteiros tinham oferecer somente a teologia e aqui nesse período surgem novas demandas por novas especialidades nesse contexto em que as universidades
surgem a universidade de bolonha que tá aqui em destaque é uma das primeiras junto com a universidade de paris e aqui eu vou me mostrar um pouco porque eu vim hoje com uma blusa fazer aqui depois com uma blusa da universidade de salamanca fala mãe eu estudei eu estudei durante um período na universidade de salamanca onde eu fazer direito ainda e aniversário dela mas foi uma das primeiras do mundo também ela sai pelo qual o século 12 acho que foi século 21 mas foi depois da universidade de bolonha e da universidade de paris mas foi
uma das primeiras a universidade de salamanca fica lá na espanha lá em castilla e león bem próximo de portugal já e por isso que eu vim com essa blusa porque tá friozinho aqui no rio de janeiro mas também em homenagem à universidade onde eu te dei um período da minha vida enfim certeza que uma hora de babaca falando da minha experiência acadêmica mais eu queria falar não é e é isso contexto das universidades tá esse contexto a universidade e qual era o nível exciting até então tanto por curiosidade quanto por tem conhecimento tinha um nível
básico nível avançado as universidades medievais é que a nível básico nível básico era basicamente o que a gente conhece como faculdade de artes que ainda existe em países de origem anglo-saxã por exemplo quando eu falo artes aqui eu quero que você se recorde da aula passada aula passada nós falamos sobre o trivium eo quadrivium vocês lembram disso trivium eo quadrivium eu tive um quadrinho formavam o que hoje a gente mais com artes liberais artes liberais a semântica dialética retórica trivium e quadrivium aritmética geometria música e astronomia essa é a faculdade de arte de camisa assim
as artes liberais não são as belas artes as belas artes são aquelas cultura pintura sabe essas são as velas arte as artes liberais são essas que eu acabei de te falar essa é a faculdade de arte ei havia as artes liberais ou trivium eo quadrivium e aqui a pessoa se formava em baicharel em artes passando mais ou menos três anos estudando ou em mestre em arte passando sete anos de estudo ao todo para você mestre a gente estudar dez anos em média e você já deve adivinhar que pouca gente se formava e mestra em artes
devido ao a grana que envolvia devido a também o esforço que envolver você sabe que na origem a faculdade a faculdade a universidade ela não é uma instituição de gamas assim e detém o monopólio do saber na origem a origem antes da bahia se institucionalizar como é que ela nasce formaram-se a partir de estudantes que buscam os seus mestres farmácia a partir do interesse de pessoas que querem estudar um assunto se reúnem e manda um chamar um professor que é conhecido na sua especialidade isso vai ficar no tão comum mas tão comum e progressivamente as
instituições vão se formando a comprar para chamar os professores naquele naquele naquela parte do mundo se você era um professor especialista em alguma coisa você dava aula em todas as universidades possíveis ele porque as pessoas que chamavam era essa dinâmica essa dinâmica então é bem diferente do que é hoje né hoje a gente vai para a universidade para ter um diploma só as universidades na se ele te está claro é mas para as pessoas irem em busca do saber mesmo a universidade é um círculo na origem muito muito restrito a pessoas que primeiro podem pagar
e segundo estão muito interessadas naquilo muito interessados a universidade na origem é tipicamente um tipo de estudo que você e você optar por fazer e portanto é um estudo nada obrigatório é um ambiente de estudo que você vai para trazer para aprender mesmo que você quer é bem diferente do do ensino obrigatório básico que a gente tem hoje na vamos caroço também na universidade quando você obrigado aí pelo seu pai mas enfim esse é um nível básico de estudo o nível mais avançado iva mais avançado era composto basicamente por três faculdade de teologia admite-se no
ead direito não é à toa na substituir teologia o engenharia e você tem os cursos mais concorridos grande parte do mundo até hoje é uma estudar direito estudar medicina é tradicional desde a fundação da universidade engenharia vem como fruto típico desse mundo moderno e que a gente precisa formar pessoas e se a gente fez em engenharia faz direito medicina sempre foram tradicionais desde sempre desde a fundação dessa universidade e aqui vamos colocar aqui na teologia que era onde se fazia propriamente produção filosófico-ideológica na faculdade de teologia tinham preparatório de oito anos para o exame vestibular
havia existir ele era feito em latim porque ela tinha era a língua em que você aprende eu tinha preparatório de 8 anos eu tinha um período de dois anos em que você se dedica a passo a leitura da bíblia só leitura da bíblia vendo de mais de dois anos em que você esteja acaba só leitura de textos de dogmáticos e são testes diagnósticos fantásticos clássicos e santos da igreja estabelecem o dogma da instituição e tinha um período de mais de dois anos em que você participava de disputas eu vou já explicar o que que são
essas disputas tipicamente a tarefa de um teólogo barra filósofo do século 13 era a seguinte o que você tinha que ler participar do que hoje a gente mais como lexio você tinha que disputar participar das disputas you ou das disputaciones diz pressiona esse perdão e realizar sermões ou fazer aprende cássio edicassio sermões você conhece por que os padres fazem até hoje né mas a disco tássio e alexio você sabe o que que é mas talvez não tiver a cabeça exatamente vamos falar sobre ele foi muito sobre leque isso e a disputar só para você ver
o quanto a faculdade é de um lado se parece muito com a medieval e de outro nos parecem nada e o fato dela não se parecer é para pior segundo eu penso de verdade porque você vai ver é faculdade medieval era muito mais divertida do que a sua imaginação pode ate sussurrando agora preste atenção vamo primeiro pra let's you oi alex you traduzido a maldição tá se você sabe inglês por exemplo a a aula e você frequenta inglês se chama lecture lecture vende lexio em latim vai está a leste ou uma lição é uma aula
que a gente chama de aula leva a explicação da letra de um texto um livro ela é uma explicação principalmente da forma da estrutura e do conteúdo e é a elucidação das passagens do livro e conflitantes com quem já fez filosofia ainda fez filosofia sabe que é exatamente assim a maioria das aulas a faculdade é uma é uma comenta aí se você fez filosofia e a faculdade filosofia o professor senta lá na frente da sala abrir um livro ela abrir um livro e vai ler frase por frase desse livro vai ano se dar vai ver
a estrutura vai ver o conteúdo vai para elucidar passagens do uber vai dizer não o autor quis dizer isso e você passa quatro horas por dia lendo um livro é isso o ensino até hoje se parece com isso e era assim bom então como é que era no passo a passo não passo a passo ela assim passo a passo assim primeiro o professor ia lá em voz alta na estação do texto depois e apresentava estrutura do texto com a divisão está com as frases assim comentários em seguida ele expõe cada uma dessas partes ficava discutindo
detalhes a seguir bem era isso aqui isso aqui repito essa leitura apresentação exposição e discussão ainda hoje é uma faculdade de filosofia você tem curiosidade sobre o que nós fazemos na faculdade de filosofia é uma alexio do início ao fim ainda a maioria das aulas de filosofia se dá assim assim portanto um caráter eminentemente positivo elas falam as input mas deve ser um saco deve ser um saco não não é é um saco eu vou te dizer porque tem a ver com que eu disse antes como você vai para universidade você vai para universidade parte
a roda você não vai obrigado santa profissão tem que ficar se desdobrando para chamar sua atenção se você tá na universidade o pressuposto é que você quer aquilo mas depois que você quer estudar aquilo se você fez tudo aquilo e tem que estar fazer a metodologia ativa essa metodologia ativa você quer ler aquele livro do início ao fim então você tá lá para escutar o professor é isso que te interesso por tantos mais chato chato chato relativo não é nesse caso se você tá interessado é isso essa era a lexus e como é que era
a disco tácio é de potássio pode ser traduzir por questões em disputa ou seja questões que causam discordância aqui era a segunda parte que hoje não tem na universidade faz uma falta na minha opinião é a discussão oral e pública dos textos discussão oral e publicados textos aqui é uma influência clara tá doença não né é uma herança clara da dialética aristotélica seja aquela metodologia descrita aquele outro stories em que duas pessoas curtiram posições contrárias e tentava chegar numa terceira seja para concordar com uma das posições seja para chegar numa outra posição que se quer
é vídeo num braga essa era a dialética aristotélica oi aqui é de potássio isso era um gênero literário by retórico que era incentivado nos estudantes antes passava um tempo fazendo isso lembra dois anos no mínimo e era um gênero que envolvia tanto mestres contra alunos o mestre conduzia a disco tácio os alunos ali e apresenta objeções contra objeções e no final mestre arrematar vá era mais ou menos assim o mestre começar com a proposição de um tema por exemplo se o mundo é eterno o mundo é um eterno em seguida é apresentado as teses que
a tradição tinha falado sobre isso por exemplo de acordo com os ensinamentos dos filósofos x y e z é isso a partir daí os alunos começavam tinha um oponente ou seja o oponente hoje a funcionar apresentar objeções era mexer um aluno depois tinha o respondesse era outro aluno cuja função era apresentar contra objeções e o oponente e um responde isso ficavam conversando entre si né debatendo entre si para ver ali a que termo eles chegavam até aqui o professor a base a determinatio é a solução fundamentada do mestre como isso aqui é uma dinâmica extremamente
interessante é que nada mais é de modo muito mais apurado nada mas a nossa situação ruim mas isso aqui é um a versão muito mais sofisticada e consolidada do que hoje a gente chama vulgarmente de debate os nossos é baixo não tem regra nenhuma só hoje nós e bate não não não apresenta um regras claras a gente vai lá e fica falando à toa não sei o que a parte o que a idade média a universidade média aí a universidade da idade média tinha tinha regras e fazer a parte do currículo é de um pensador
passar pelas disputas jones né pela disputar as you ou seja ele tinha que saber ele tinha que saber um cor dar e discordar em público e oralmente isso aqui é genial ea gente perdeu isso entendeu esses faz uma falta o debate público em que a gente vê que a gente discute por discutir é uma faz uma falta e para você ver aqui essa parte da idade média a gente não preservou simplesmente abandonou simplesmente abandonou a gente ficou só com a parte e você especialmente vocês mais novos pastelaria uma parte chata da universidade tá bom e
também havia o que a gente conhece por cuestiones que pode libertar liz que significa um questão de sobre qualquer coisa que quer homens que que eram elas eram questões que qualquer um poderia propor um mestre elas eram também acontece elas acontecerão também fora da universidade isso é curioso e ir o mestre podia ser interrogado sobre qualquer ponto sensível da sua doutrina porque geralmente o mestre onde era mestre tinha a sua própria teoria só pra doutrina sua própria versão dos textos canônicos vamos assim e aí como é que ficava no centro olha aqui curioso ficava no
centro do da sessão as pessoas perguntavam a ele de modo regrado as pessoas eram selecionadas então mas o objetivo era colocar em xeque as doutrinas do mestre e o mestre tinha um dia para responder a todas elas na sessão ele recebia as os questionamentos ó ele tinha até um dia para responder ele apresentava sempre no dia seguinte as suas as suas defesas digamos assim e aqui começa qualquer questão assim era qualquer questão mesmo tipo é o olho de jesus no dia seguinte a classificação fazia parte de jesus ou não fazer a parte de jesus é
tipo coisas assim é aqui que vem um mito o mito compartilhem verdade de que os escolásticos só discutiam coisas e eram irrelevantes essas coisas querem relevante geralmente vem das question na escola de libertadores olha pode libertar lhes permite vem desse gênero aqui quanto os anjos cabem na cabeça de um alfinete virou uma piada da idade moderna na como surge medievais é de um lado fosse muito preocupado com a lógica com a linguagem mais de outro eram tão apaixonado pelo debate pelo debate ele tipo tinham qualquer coisa mesmo coisas e relevante esse gelados vem essas ocasiões
aqui o pão a esse gênero vieram outros dois olha que curioso e era umas ordinas you e as reportas you as reportagem ou eram as anotações dos alunos 2 alunos sobre o que o professor falava e as originação eram essas mesmas anotações só que as correções do mestre e de suas próprias anotações ele fazia é curioso e o costume de você anotar o que o professor fala na nossa tudo que o professor fala é um costume medieval que perdura ainda hoje isso é muito curioso e eu vou te contar uma história você na hora que
não faz sentido a gente copiar o que o professor fala não deveria fazer o quê que não deveria fazer sentido porque primeiro me pergunte por quê que faria sentido copiar o professor fala acontecesse o que que faz sentido agora uma hipótese faria sentido você qualquer coisa que você fala vai pode ser que você só tem acesso a essa raiz conteúdo no momento em que ele fala ou seja você não vai chegar em casa e vai ter acesso a um livro você não vai chegar em casa e vai ter acesso à internet você não vai chegar
em casa não vai ter acesso à informação você só queria lá é só nessa hipótese que faz sentido você colocar o professor fala é só nossa hipótese era o contexto medieval recebe não consegue medieval só tinha uma hipótese de vocês se deparar com conhecimento do professor enquanto estivesse na sua presença por tanto faz todo sentido você copiar o que ele fala hoje não faz o menor sentido faz o menor sentido mas olha que curioso e esse costume foi passado de modo bastante e refletido a ponto de onde veio aqui em salamanca na espanha e aí
galera impressionante era impressionante e aqueles aquelas salas e auditório lá pedir para ela se ela se você vem times americanos professor tava lá dando alex eu dele né e todo mundo mesmo computador tava lá três você escutava ao mesmo tempo a voz do professor paulo do microfone e o estudo o produto o teclado do computador todo mundo transcrevendo ao mesmo tempo que o professor falava o que ele falava e isso é um costume medieval medieval ir lá acontecia sem direto direto a herança medieval isso isso ficou tão entranhado tia alguns professores adotam a metodologia de
na prova vai cair o que eu falei em sala o que não faz o menor sentido e só faz sentido quando você não tem acesso ao livro do livro é raro quando livros comum por que diabos eu como professor vou cobrar do aluno que eu falo em sala não interessa o que eu falo de sala interessa o que ele tem que aprender alguns professores insistem nisso e vai cair o que eu falar por que que foi aquilo que você vai falar não faz o menor sentido hoje não faz mais sentido faz mais sentido entende colocar
o professor como esse que detém o conhecimento e que do contrário não seria encontrada em outro lugar só faz sentido na idade média não contente que você não tem livro acessível como você também não faz sentido e no entanto a sério as continua continua a maioria dos completamente refletida inclusive não com deixa que a gente tem computador eu te mandei da história aqui do salamanca as pessoas não escrevi um professor falar dessas transcrições é curioso que resultaram diversos livros e atribuem olha só ao professor mas na verdade nada mais são do que é potássio ou
seja são anotações dos alunos as aulas do professor em vários livros que são assim vários livros por exemplo sabe antes da idade média isso é um costume anterior a idade média lá e antes da idade média o epíteto porque tu sabe o filósofo estóico então ele não tem nada escrito a gente tem dele as o manual do arquiteto é uma anotação do flávio arriano é um discípulo de ter saber disso e se eu não me engano o cante também né que já é modernidade o cante tem um livro de lógica e não não foi ele
quem fez o livro de lógica é baseada também numa notação de alunos que frequentaram o curso dele então tem algumas tem algumas obras do pac no e são são resultados das coleciona escola de libertá-los e não são o aqui no que escreveu são re portátil seja são natação e os alunos curioso meu sobre a gênese desse nosso curso meio que às vezes não faz o menor sentido o que é isso e também tinha o gênero literário aqui que também é feita na universidade das somas sentenciaram eu acho mais nada mais sempre resumos dos principais argumentos
essa é umas uma eu aqui não tem uma soma não geralmente são citação de autoridade são referentes a mestres contemporâneos e também são questões de conflitos e você reúne lá no escrito só e ali condensa para facilitar o acesso a facilitar o acesso as somas podem ser mal comparadas ao google hoje é claro que o google é muito menos rigoroso que umas uma na que a sua mãe é feita com todo rigor possível mas a sua me avisava a resumir e a reunir num só lugar todas as questões que eram discutidas sobre aquele assunto e
eu aqui não faz umas uma posso aqui não faz um google medieval digamos assim google bem mais refinado bem mais sofisticado mas ainda assim condensador os principais argumentos e questões disputadas e tal é sobre ela nós vamos falar falar sobre as uma contra hoje suma teológica melhor dizendo ele tem duas somos né ele tem uma suma contra os gentios uma suma teológica ea suma contra os gentios em rios aqui para como sinônimo de pagam ânimo de pessoas contrárias ao dogma e ele fez um livro em que ele ele concentra os principais argumentos contra os heréticos
contra os judeus contra os árabes pessoas que iam encontrar o dogma também fez uma somatologico nada mais é do que o manual usam de teologia para iniciar as pessoas as debate é daqui a gente vai tirar duas questões principalmente baixo oi gente vai tirar daqui a gente vai tirar daqui a questão envolvendo e aqui o tomás de aquino resolveu o conflito que havia a relação entre filosofia e teologia metafísica propriamente biologia e como é que ele propôs é filosofia ajudasse a teologia elaborando aliás 5 vias para a existência de deus essa parte a parte a
sensacional ficar vamos falar sobre a suma teológica então a próxima teológica é esse resumo claro ordenado é progressivo da doutrina e mais das demonstrações da doutrina assim um adulto acima de lógica acima teológica é um dos livros mais argumentativos e você vai encontrar em toda a história da filosofia sim um dos livros mais argumentativos da história da filosofia é feito o tecnólogo por um cristão você vai encontrar um livro argumentativo que o platão seria capaz de fazer esse é um nível de argumentação sistemática organizada e extremamente clara termômetro do logia muito clara do início ao
fim eu vou te eu vou te mostrar a estrutura da chama teológico aqui tá molhado o pastor é mais ou menos assim ela se divide a tem ela tem alguns volumes né ela apresenta esse volume e cada volume de se dividir em questões cada questão dessa se divide em artigos artigos desse é como se fosse um texto dissertativo-argumentativo tenta provar um ponto considerando os pontos contrários a esse ponto isso é sensacional artigo começa com um se em latinha ultron demais assim se existência de deus pode ser demonstrada e se quiser ver como se fosse você
quiser comparar a redação que existe hoje do enem por exemplo esqueceria o tema o artigo tem o tema ele conversava com se existência de deus pode ser demonstrada em seguida ele começava com o victor o victor é é o dizendo lá tinha um parece apresentava as posições que havia sobre esse tema geralmente as posições que iam de encontro a esse tema aparência existência de deus não pode ser demonstrada em seguida ele mostrava a posição encontrares a esses mas encontraram aí mas tava uma duas autoridade geralmente eclesiásticas santo agostinho é citado muito em seguida ele colocava
dele o ruan selmo é a paz do respondeu eu respondo que tomar tá tinha tese é convidado ou virado antítese o sede contra ea síntese o respondeu é a posição dele seja isso é a dialética tese antítese síntese a suma teológica é feita todinha no a estrutura dialética argumentativa de que valorizava o debate claro que é só estrutura que argumentativa né que é de debates assim não havia ninguém falando propriamente com o aqui no como havia de fato dois interlocutores ali nos diálogos platónicos por exemplo mas a estrutura de tese e antítese a mesma é
mesmo eu vou mostrar pra vocês daqui a pouco o texto na íntegra não se preocupe não oi e aí perseguia e o artigo terminava com o defendam e é o dizendo não é o deve ser medidos que significa descendo e lá no vida no vida tu ele apresentava posições e no final ele mostrava que estavam erradas formata ele começava com o vidro dizendo que as pessoas pensam assim essas pessoas nem sempre eram verdade não tá às vezes eram eram pessoas da igreja inclusive ele tem resposta sol anselmo ele tem a resposta do agostinho e terminava
no descendo de de centro mostrando porque as pessoas estavam erradas assim é argumentativo do início ao fim do início ao fim essa aqui é a estrutura de um artigo da meteorológica eu vou te mostrar artigo na prática morte o curto mas eu vou te mostrar vem comigo e não tá sendo essa estrutura vamos falar agora para frente ou foi o artigo que ele dedicou a conciliação da metafísica e da teologia nome do problema é que é o problema da ciência suprema que problema da ciência suprema vamos lá se você se recorda o aristóteles nunca escreveu
uma metafísica se você não se recorda disso eu aconselho que você veja aula de aristóteles novamente olha só que eles nunca escreveu uma metafísica o livro metafísica que nós conhecemos ele é uma compilação bibliográfica de um cara muito posterior chamado andrônico de rodes inclusive criou esse nome metafísica é preciso que nem o nome que o aristóteles tenha criado o porém esse livro é tomado como como como sendo um livro único por muito tempo inclusive na idade média inclusive na idade média é só que nesse livro objeto de estudo é variado hora o aristóteles chama isso
de ciência do ser enquanto ser hora ele chamar esse ciência da substância hora de chamar isso de ciência das quatro causas hora ele chama isso de teologia era disso a gente viu estava de aristóteles não dá para alinhar todas as quatro da eu tentei fazer isso mas na hora do aristóteles é uma tese da para alinhar todas as quadras só que se você se lembra bem da aula sobre o boécio que aula passada o aécio se apropria dessa divisão aristotélica só que tem um segredo e eu não te falei segredo na hora passar eu vou
te falar agora o boécio propõe aquela divisão das ciências essa aqui ó essa divisão do tempo lembra dessa divisão que a divisão do oeste física curativa filosofia prática o essa propõe isso aqui e chama a filosofia especulativa se divide em três teologia psicologia e física a psicologia também às vezes a chamada de matemática e a prática dividir governo disse governo da república governo da família comércio propõe essa divisão é mas ele não diz que essa divisão vendo aristóteles oi siri ele ele usa o aristóteles e não cita beleza uma cidade intelectual do oeste sim o
resultado disso na idade média depois dele as pessoas acham e a divisão a divisão é essa essa divisão canônica desde então de modo que a teologia sempre foi visto aqui isso o boécio defende como a ciência das ciências o que ela estuda aquilo que há de mais abstrato aquilo que é demais incorpóreo e portanto aquilo que é de mais elevado e a teologia é a ciência das ciências só que aqui quando o aristóteles de volta à europa com os árabes a interpretação que vem não a interpretação do oeste em depressão que vem a pressão diferente
e aí as pessoas começam a descobrir e o aristóteles não tinha proposto essa divisão a gostar das mas sempre pois a sua decisão está triste sempre posto nenhuma divisão aliás modo que a teologia era uma ciência especial aristóteles a teologia era apenas um campo dentro dos estudos sobre metafísica de modo que se tornou o debate na época o aqui na sem o debate qualquer o debate vem cá e a teologia é ou não é paciência e manda nas outras a teologia é a ciência suprema partir da qual todas as outras derivam ou a teologia está
subordinada a metafísica é apenas um caso específico da metafísica de modo que se eu não quiser estudar teologia tá tudo certo o que a metafísica é muito maior e nem que vem primeiro e esse é um debate o que é a ciência suprema imagem a teologia e nós é o logos estudamos ela é uma ciência mesmo e ela é uma ciência aos moldes do que o aristóteles de hibisco é uma ciência posto que era baseada no livro sagrado os livros sagrados da bíblia livro sagrado hoje trabalhado no livro sagrado ela seria uma ciência ou aquilo
não pode essa questão ele ele ele geração uma um artigo acima teológica para responder a essa questão olha aqui usado aqui na usado é aquele responde é isso amor calma e lá na primeira parte da suma teológica na questão 1 artigo 2 muito sistemática de visão da suma teológica e a o antigo dois é se a doutrina sagrada é uma ciência lembra que eu te falei que o artigo sempre que mais como se patinha útero se a doutrina sagrada é uma ciência e é curtinho a gente vai ler juntos eu quero eu quero ler junto
com você eu vou dar um destaque aqui para só para slide a legenda aqui a e começa com um oi vitor esse é o outro é um vidro olha lá contra o segundo artigo para o site da seguinte maneira parece virado é doutrina sagrada não é uma ciência não é uma ciência o prefeito ciência procede a partir de princípios evidentes em si mesmos a sagrada doutrina procede contudo a partir dos artigos da serra os quais são evidentes em si mesmos do parte desculpa não são evidentes em si mesmos já que eles não são admitidos por
todos como diz o apóstolo tiago a fé não partilhada por todos portanto a sagrada doutrina não é uma ciência ademais não há ciência do singular essa aqui é uma uma uma uma máxima aristotélica o aristóteles que defende isso a ciência a sua ciência é do gênero o gênero e não do singular ou seja não dá para fazer a ciência do vitor para fazer a ciência do homem dá para fazer a ciência do eros para fazer ciência do gato dá para fazer ciência enfim a do computador do jeito que é um samsung pela o que dá
fazer ciência das das máquinas tende a ciência centro de ciência do geral i o olá ademais não há ciência do singular mas a doutrina sagrada trata dos singulares olha o exemplo dos feitos de abraão isaque e de jacó portanto a sagrada doutrina não é uma ciência é usado tá vendo você achando aí que medieval é tudo é tudo blog matic no sentido de eles fecham os olhos para o bloquear contrário é um típico início de um artigo da semana teológica e ele começa apresentando os argumentos que lhes são contrários é mas eu não falei não
bora voltar para lá e em sentido contrário lembro do sede contra em sentido contrário temos afirmação de agostinho no livro sobre a trindade capítulo 14 a busca unicamente a esta ciência aquilo aquilo pelo que a fé salva se engendra se nutre se defende se fortalece isso não pertence a nenhuma outra ciência senão a doutrina sagrada portanto a doutrina sagrada é uma ciência que apresentou posições contrário sair agora e vai para a resposta dele eu respondo dizendo que a doutrina sagrada é uma ciência essa tese dele e vai depender que é uma ciência que vai fazer
algumas distinções é típico dessa fase aqui do artigo faz aquele responde aquele faça distinções é tipo deve-se no entanto saber é um duplo e gênero de ciências e algumas são tais que procedem a partir de princípios conhecidos pela luz natural do entendimento aritmética a geometria etc beleza então alguma ciências procedendo à luz natural de entendimento ou seja dar razão do que hoje chamaríamos de razão as outras são tais que procedem a partir de princípios conhecidos pela luz de uma ciência superior superior superior e para isso aqui ainda não é a fé quer ver tal como
a perspectiva procede a partir de princípios reconhecidos na geometria oi e a música a partir de princípios conhecidos pela aritmética vamos parar aqui a respectiva e música são duas ciências aliás a música fazer a parte lá do quadrivium lembra a música é uma ciência só que ela é uma ciência e retira os seus princípios de outras ciências eu tô aqui que está em jogo é a cintilação uma ciência é inferior quando ela deriva seus princípios de outra ciência a ciência que fornece seus princípios para outra é superior é nesse sentido então a gente poderia vir
hoje não vai dar porque ele dá tá a gente poderia vir hoje a física a qual a gente estuda na modernidade quando você estuda física no colégio a física é uma ciência inferior em relação a matemática por que que você precisa dos princípios da matemática perto da física o bruno tá certo a química é uma ciência superior em relação a biologia o quê porque você precisa dos princípios da química para estudar biologia oi selma e nesse sentido então volta lá para o texto dele os outros são tais que procedem a partir de princípios conhecidos por
ela luiz de uma ciência superior ao como a perspectiva é uma ciência procede a partir de princípios reconhecidos pela geometria oi e a música a partir de princípios reconhecidos pelas vítimas e é deste modo que a sagrada doutrina é uma ciência pois procede a partir de princípios conhecidos pela luz de uma ciência superior ou seja opa passei ou seja a ciência de deus ou dos bem-aventurados logo assim que uma música aceita os princípios que lhe são transmitidos pelo aritmético assim também a doutrina sagrada acredita nos princípios eles são revelados por deus então e trazendo seguinte
a teologia é uma ciência é aquela má ciência aqui dele vai ser os princípios da revelação a revelação está para a teologia assim como os primeiros princípios da aritmética estão para matemática de dente que tá falando tá falando é uma saída engenhosa mas ele continua a minha faz lado descendo lembra e quanto ao primeiro argumento o movimento só para lembrar em que momento era aquele que vem logo depois do vida toda ali ó o efeito da ciência procede a partir de princípios evidentes em si mesmos a sagrada doutrina procede com toda a partir dos artigos
de fé e não são evidentes e se o primeiro começa para lá primeiro argumento deve ser dito e os princípios de uma ciência qualquer ou são evidentes por si mesmos ou reduzem-se ao conhecimento de uma ciência superior e ela disse só que ele acabou de fazer e desta forma são expansivas sagrada doutrina não foi dito acima ou seja o que eu até com cedo que os princípios da teologia não são evidentes por si mesmos mas em toda ciência tem princípios evidentes por si mesmas as vezes lá dele vai seus princípios de uma outra ciência e
sua importância não invalida é teologia sétima silêncio e pronto o segundo argumento é preciso dizer que em qualquer documento só para lembrar aquele dois ali ó ademais não há ciência do singular a casa dos patudos singulares como por exemplo abraão isaque e jacó como é que ele vai responder isso conta segundo argumento deve-se dizer que a sagrada doutrina que trata de coisas singulares não porque elas são seu objeto principal mas porque são introduzidos exemplos a serem seguidos então a falar de abraão isaque e jacó para estudar abraão isaque e jacó mas para que eles sirvam
de exemplos para o que era estudo de verdade como também ocorre no caso das ciências morais eu vou por que servem para estabelecer a autoridade dos homens que nos transmitem a revelação divina and então você conta a história deles porque eu preciso dizer que eles são autoridade é e fundamento todos nós sagrada abortivo alta que o artigo é do início ao fim argumentar dinho ele coloca o tema coloca quem se contrapõe ao tema coloca quem concorda com o tema falar com a resposta dele e termina contra argumentando que encontra argumento tema enquanto alimenta para encontrar
com essa quantas metade contra-argumentos esse é um dos artigos de pequenos em regras do artigo são grandes para somatologico estão são centenas de artigos entenda já chego e eu não é filosofia isso aqui eu não é filosofia isso aqui é que filosofia pura cara é filosofia pura então é isso sim meu esforço toda a filosofia medieval é primeiro te mostrar que tudo foi medieval é muito mais complexo que você pensa segunda mostra aqueles filmes de voz filosofia porque ela trata de questões filosóficas terceiro acho aquela blusa porque ele argumentativa do início ao fim cara se
por um lado o agostinho é mais enfim mais subjetivo mas confessional a obra dele condições outro lado a filosofia medieval propriamente dita logo chama antigo ainda completamente assim aumentativo é apaixonante lê o sofrimento igual quando você é uma base de filosofia antiga né sabe o vocabulário básico ali do outro stories vai começar a ler isso aqui é apaixonante apaixonante enfim e o tom mais proponha ali a distinção entre filosofia e teologia portanto conta finalidades quanto ao método nacionalidade a teologia isa a verdade necessárias à salvação o tomás fala isso lá no a summa contra gentiles
acho que é filosofia visa a verdade naturais sobre o mundo natural é mas temos que saber sempre faz né claro as duas provém da mesma fonte deus portanto para ele não tem contradição nenhuma vamos vezes na verdade e provém da mesma fonte deus um metro a teologia utilizar argumentos da primeira causa digamos assim a primeira causa de como assim que deus a filosofia eles argumentos das causas próprias as coisas as causas que não são a primeira causa de gamas assim como assim no supermercado deixo deixou mudar aqui para ficar com slide menor pronto assim nossa
primeira causa ué não existe lá em termos aristotélicos lembra hoje a chegar nesse ponto mas tivemos aqui jogada que existe a causa das causas charles meu motor alguma coisa eu entender a causa de tudo estou fazendo entender a causa dessa garrafinha aqui qualquer hora essa garrafinha sei lá o produtor dessa garrafinha eu não sei quem foi aliás vamos pegar o victor qualquer causa do vitor a causa eficiente do vitória quem originou o victor propriamente minha mãe ele e meu pai pepe ou augusto a rota existe as causas próprias da coisa são as causas mais a
próxima só ela existe a causa primeira a extensão que o aqui no faz é seguinte aqui a teologia trata da primeira causa é filosofia trata das causas próprias as coisas note que aqui filosofia é igual a ciência né filosofia e ciência não tem extinção filosofia é a disciplina que estuda as os diversos seres que a para estudar é mas tem observação também é claro que a causa primeira é a fonte das causas próprias as coisas né então não tem um novo conflito algum segundo o aqui no quem tá dizendo o seguinte não tem conflito entre
filosofia e teologia se você percebe que todas as dele segundo a mesma fonte que acontece é uma diferença de foco e foco o foco da teologia é a salvação o foco da filosofia é infinito da o mundo natural método da filosofia são as causas mais próximas e o metro da teologia é estudar as causas mais distantes ou a causa mais distantes naquele deus mas elas provêm do mesmo mesmo o mesmo lugar e o que é curioso é que o tomás de aquino tá dando vazão ou tá dando espaço para que a filosofia se desenvolva de
modo independente quando a gente vai vai vai atribuir ao aqui no e esse impulso inicial da independência da filosofia ele não vai defender abertamente que a filosofia deva ser investigada de modo autônomo não há essa defesa no aqui no porém a teoria dele dá margem para interpretação e muita gente posteriormente vai atribuir a ele essa autonomia porque ele reconhece são coisas diferentes e ele reconhece que a filosofia é menor que a teologia o que na ordem de razões e a gente tem que estabelecer para estabelecer uma vida digna uma vida boa é claro que a
doutrina da salvação tá para superior a qualquer outra doutrina esse é o é o princípio central de qualquer questão essa é a prática central de contribuição mas como ele admite que a filosofia pode ser diferente da teologia ele acabou de abrir o espaço teórico aquela seja peixe é isso é isso que em questão bom então mas ainda assim ele fala a fé é melhor ou superior a a filosofia oi e ele ele é interessante porque eu aqui no cara ele é muito aumentativo ele vai dar motivos para isso eu quero que você veja são cinco
razões ele dá lá na obra dvd táxi e ele assim com ações da necessidade da fé se a vi previamente a razão ou seja ele da silva razões para que a gente é que a gente entenda que a gente precisa primeiro crer para depois se pudermos investigarmos exaustivamente e são razões bem convincente eu coloco jantar dá uma olhada aqui uma olhada aqui ó se lembra razão é porque a fé necessária antes da razão é porque o conhecimento das verdades é muito laborioso é muito trabalhoso devido a sua profundeza o profundidade dificuldade e abstração o seu
primeiro acredita o que é muito profundo é muito abstrato algumas verdades são né profundas são abstratas tão trabalhosos como se você primeiro esperar entendê-las para daí sim acreditar nelas antes segunda razão pode venda é porque na juventude o intelecto humano não se encontra suficientemente desenvolvido para para ter acesso a algumas verdades essenciais portanto é mais útil que você comece querendo o terceiro motivo porque a demonstração das verdades pressupõe um monte de conhecimento que o homem sódio que ele falou assim a mente vem cá e você sabe disso o que que você não entende filosofia que
você não sabe do vocabular você não domino vocabulário filosófico você não domina o passo a passo argumentativo você não domina muitas coisas para você entender coisas complexas como filosofia você precisa antes de dominar muitas outras coisas não ah então é por isso que ficou muito tempo muita gente defende que filosofia não deve ser ensinada o ensino básico o que é isso vem cá e para alguém entender filosofia essa pessoa tem que ser madura ah tá bom pode ser adolescente algum pode ser criança é criança e adolescente não tem vocabulário necessário e vai vendo vai vendo
84 é porque a luta pela existência e o cuidado das coisas externas absorvem a maior parte da energia humana a roupa como assim como assim como assim olha que isso aqui tem cara de volta para você é a luta pela existência e o cuidado das coisas externas absorvem a maior parte da energia humana é sim não tem tempo pra quem tem que lutar pela existência e aí tem que cuidar de coisas externas os estudos vai ter tempo para entender as verdades essenciais da vida bom então bora momento esse é o maior com essa esse aumento
também que foi usado por muito tempo para defender que não é qualquer um que vai entender filosofia e portanto não é qualquer um que vai entender as verdades mais profundas abstratas difíceis o que entender os requer tempo só que quem tem que lutar pela existência é isso que ele fala que não tem tempo tem que cuidar das coisas externas aos estudos não tem tempo portanto você vai negar essas pessoas o acesso às liberdades não para elas existe um mapa depois café útil é mais fácil tu tá de sacanagem pô e aí é coisa para religioso
cara em troca fé e ciência e aí e você e mostra que a ciência é muito trabalhosa profunda e difícil de entender se você entende plenamente a teoria da evolução e eu acho que não se você acredita não acredita e quando você é jovem você entende o big bang para além além do que você vê nas séries os documentários a tv por você é jovem como você adulto ah entendi e no entanto você canta bem é para você entender a teoria atômica de rutherford bohr o que você precisa conhecer muita coisa antes o que você
entende isso eu hoje vocês não entendem alguns de vocês não entendem vocês só acreditam que aquilo que botões cima pra vocês é verdade é uma é uma ah e outra e outra para quem na realidade atual precisa trabalhar mesmo para caçamba muito essa pessoa vai ter possibilidade de acessar a intrincada rede de afirmações e proposições científicas para ter uma visão científica do mundo ah não bem elas voltam por querer mas em si e sim fazendo que a ciência é igual a religião o que eu estou dizendo aqui a relação algumas pessoas têm consciência é sim
diferença e recebeu diferença não fazendo que a ciência é uma religião estou dizendo que a relação algumas pessoas não têm consciência é sind fur é uma relação de raciocínio racional é argumento racional a relação de fé e eu vou mais fundo ainda tá vou mais com ele e aí vocês adoram ridicularizar terraplanistas telma e quem de vocês conseguiria vamos falar sério aqui conseguiria provar cientificamente que a terra não é plana se científicamente e não por argumento de autoridade científicamente é só por que fique claro tá a terra é redonda a terra não é plana e
me pergunta quem de vocês seria capaz de estabelecer o raciocínio pelo qual e chegamos a conclusão racional de que a terra e não é plano e eu acho que não muito de vocês e a terra era redonda tá ela não é plana é perguntar você é capaz de estabelecer o raciocínio para chegar-se à conclusão essa minha pergunta é sempre quando você entende essa minha provocação você entende o que eu tô querendo falar relação de muitas pessoas consciência é jipe mas acreditamos nas conclusões da ciência nós não entendemos das minúcias da conclusão da ciência oi gente
que eu tô querendo dizer quanto mais percebi percebi isso na idade média fala assim olha a fé relevante porque não dá para toda e qualquer pessoa acompanhar os raciocínios das verdades que importa é que ele tá falando ele tá falando então quando você entende se você entende e as utiliza do argumento do anselmo da semana tô pedindo a sua mão aqui no tempo inteiro do aqui no aqui na obra o dever de taxa é sensacional né bom e com finalizar com as cinco vias para a existência de deus aqui talvez você já tenha visto no
colégio se você já teve filosofia no colégio se não quase todo vídeo eu faço quase tudo não vai todo o vídeo que fala sobre tomás de aquino se fala de outra coisa é pouquinho mas todos eles falam sobre isso aqui as cinco vias coexistência de deus quer a parte mais famosa da suma teológica mesmo e aí aqui é na verdade uma compilação de vários argumentos muitas dores de origem aristotélica que você já viu comigo na hora do aristóteles ele vai fazer o uso da noção de causa eficiente vai fazer o uso da noção de causa
final de alguns outros aqui é um objetivo aqui não é nem provar que deus existe mas a explicar a o que eu tô mais aqui nos utilizou para lá enfim para demonstrar sua existência e aqui esses o que eu vou te mostrar aparece naquele mesmo formato que eu te apresentei antes nas questões estomatológica aqui por economia de tempo não vou te mostrar o texto inteiro porque esse texto é muito maior é porque aquele que eu te mostrei vou te mostrar só os acertos tá bom vamos aí eles vamos as 5 dias para demonstração da existência
de deus que o aquino propõe minha vida se chama essa via devia do movimento são os conhecimentos todas essas vias elas aparecem como como partindo de constatações empíricas tá ou seja ao contrário do anselmo e partir de uma constatação evidente conceitual e partir da noção de deus aqui o aqui não vai partir do que nós podemos ver no mundo para a partir do que nós temos no mundo nós conseguimos saber se o raciocínio de que existe um ser o ser supremo com provas um pouco diferente no ponto de partida isso é curioso ele chama a
primeira prova de primeira via pelo movimento vamo olhar para o mundo vemos que o cimento ea partir daí temos que existe alguém que o movimenta essa é muito parecida quando aristóteles bom dia joaquim tudo que se move deve portanto ser movido por outra coisa mais aquilo pelo qual algo é movido também se move a gente pensava que seja movido por outra coisa e assim sucessivamente se não houvesse um primeiro moment aí mas então não processo indefinido o caso contrário chegaremos algo que não seria movido é portanto necessário chegar a um primeiro momento que não seja
movido por nenhum outro e este os entende ser deus esse é o texto do do aqui não mas eu vou colocar para você em termos mais mais chegadas que que ele quer dizer quer dizer o seguinte ver todos série movimento precisa ser movido por outros certo essa vírgula tá errada eu só tô vendo agora a vírgula não existe eu vou fazer um sujeito de vera me desculpa todo ser em movimento precisa ser movido por outro agora se esse é o caso então existe um regresso infinito porque sempre haverá um ser que vai mover outro infinitamente
não existe pelo menos não sei que movimenta sem ser movimentado ser que movimenta faltou sem ele sem ser movimentada certo olha mas enfim até de surdo e aqui ele ele pega essa essa concepção do aristóteles o short também considera como todos os gregos era sem fio está surdo e logo existe pelo menos um ser movimento ser muito metade é basicamente isso que ele tá falando e a mesma coisa com ele só que ele falou é parecido essa primeira via essa primeira vez a segunda é a partir da noção de causa eficiente parte da nação de
quase suficiente aqui o aristóteles também expõe lá o aqui não fala né se forem percebemos de forma indefinida nas causas eficientes o suficiente aqui origina alguma coisa imediatamente novela a primeira causa eficiente portanto não haverá também né feito o último nem causas intermediárias o que evidentemente falso logo é necessário admitir alguma causa eficiente primeira autora chama deus oi aqui é a rigor igual à anterior a rigor igual poder colocar assim eu adoro ser tem uma causa eficiente que o precede seu caso então existe um regresso infinito ou existe pelo menos um ser que causa ser
causadas olha a gracinha infinito absurdo logo esses pelo menos um ser que causa câncer causado e esses e é deus não tem duas vezes agora para deus até até o momento o deus fazer ou não né deus é o primeiro motor imóvel e inicia o movimento da realidade sem eles próprios ser movimentado e deus é a causa eficiente de toda realidade é uma causa não causada estamos assim também daqui era só três puro é a terceira mais difícil a terceira mais difícil a terceira é a terceira via do possível e do necessário ele fala lá
o encontramos entre as coisas algumas que podem ser ou não ser dizer já que são geradas e se corrompem é impossível que todas essas coisas existam sempre é hoje que pode não ser alguma coisa que pode não ser alguma vez não é o que pode não ser alguma vez não é e se todas as coisas podem não ser todas as coisas podem não ser alguma vez nada existiu uma vez não existe um e se fosse a verdade e se fosse verdade também agora nada existiria é coisa que não existe não começa a existir senão a
parte já o que existe e aí tá confuso eu vou jacaré de chegar se entretanto nada existia seria impossível que algo começar a existir e assim nada absolutamente existiria o que é evidentemente falso importantes nem todos os seres são possíveis mas é indispensável que alguns seja necessário e diabo é isso vitor e diabo é isso existe existiria não sei o que que é isso vamos lá pa eu vou te ligar através de da noção de contingência e de necessidade isso aqui tá contingência e necessidade vem comigo aqui na explicação e olha lá é um ser
contingente eu tô te defendendo aqui não ser contingente aquele que não possui em si mesmo mas em outro a sua causa eficiente a música causa eficiente aquela causa que origina alguma coisa qual que é a causa eficiente do vitor é a lili e o pep a minha mãe meu pai a não ser contingente é aquele que não possui em si mesmo a sua causa eficiente ou seja um ser contingente é aquele que precisa de outro para lhe causar e em outras palavras contingente é aquilo que poderia não existir o quê porque a sua causa depende
de outros seres se esses seres não tivessem se encontrado eu não existiria é por isso que eu sou um ser contingente e o que a causa de mim mesmo não está em mim está na lili e no pep eles nunca tivessem se encontrado eu não existiria olá eu sou um ser contingente pretendo ser contingente é aquele cuja causa eficiente não está nele mas em outro portanto ele poderia não existir e ao passo que um ser necessário é aquele que possui em si mesmo e não em outro a sua causa eficiente ser necessário aquele que possui
em si mesmo e não em outro por causa eficiente vamos lá a questão é existem seres necessários ou só existem seres contingentes é só uma questão é tudo que a gente observa a gente observa no mundo né e agora ser contingente ou seja parece ter a sua causa eficiente fora dele mesmo a caneca tem a sua causa eficiente fora dela foi o produtor da caneca esse livro tem a sua causa eficiente fora dele mesmo ou não teria contingente ele poderia não existir esse celular tem a sua causa eficiente fora dele mesmo ele poderia não existir
você é a sua causa eficiente para de você você poderia noite acho que tudo que a gente olha no mundo né nem parece você contingente e é só que tem algum ser necessário será que existe algum ser necessário seguir é um sensível contingente que acabamos dir refletir agora muito sensível não possui em si mesmo mas em outro sua causa eficiente certo significa ser contingente é é a causa do mundo sensível não pode ser contingente porque não pode ser contingente o que caso ela fosse um regresso ao infinito é absurdo segundo os padrões de gregos e
medievais explicaria súbito como assim tá causou mundo sensível ou se contingente então a vida uma regressão infinita vem cá é algo contingente não é algo que tem a sua causa eficiente fora de si mesmo eu falei isso agora se a gente chegou à conclusão que o mundo ele teve a contingente o contingente porque a gente olha tem uma causa fora dele mesmo é a causa do mundo a causa do mundo poderia ser ela mesma contingente se ela fosse então a causa do mundo tem uma causa a música o contingente é ter a casa fora de
ser agora se a causa do mundo tivesse uma causa a pergunta voltaria a causa da causa do mundo é curte gente o necessário se ela for contingente uma causa da causa o mundo tem uma causa a causa da causa da causa do mundo tem uma calça aí a pergunta falta essa causa causa causa do mundo tem uma causa que ela foi o contingente qual é o infinito e você tá me entendendo vai ao infinito bom então veja faltando aqui é a causa do mundo sensível não pode ser contingente o que caso fosse haveria um regresso
ao infinito ai que absurdo e logo existe pelo menos um ser necessário o porquê porque é preciso um ser necessário para que o com seba os seres contingente que se só houvesse seres contingentes então qual seria o primeiro não entendi qual seria o primeiro avião regressão infinita a questão da constatação de que o mundo inteiro é contingente é preciso que para que exista eu concebo a pelo menos um necessário e que é um ser necessário é um ser que tenha a causa desse são fora como eu é rapidinho mas em si próprio eu vou seja
esse cera é necessário ele não tem início nem fim é isso que a definição de um ser necessário é um ser que não pode não existir é um ser que existe e olha essa causa é mais complicada mais ela é bem legal ele é bem legal você acha conv e olha outra a quarta via a quarta via é 2° que se encontram as coisas são palavras do mais do que o mais entre aspas ou menos entre aspas é dito acerca dos diversos seres conforme se aproximam de forma diferente daquilo que é o máximo aquilo que
é o máximo é o mais ou menos é dito acerca dos diversos seres conforme se aproximam de forma diferente daquilo que é o máximo ou seja o victor é mais careca e hoje toré menos a o victor é menos inteligente ou seja o mais eo menos é dito daquilo é o máximo o victor é menos inteligente porque existe a inteligência máxima o victor é mais careca mais careca medida que o aniversário o que existe o careca máximo 100 cabelo total é inscrito dizer o mais ou menos daí dito acerca dos diversos seres conforme se aproximam
de forma diferente daquilo que é o máximo não existe aquilo é o ser máxima e o que é máximo em algum gênero é a causa de tudo o que é daquele gênero logo existe algo que a causa da existência de todos os seres e da bondade e de qualquer perfeição e aí chamamos deus oi eu não entendi vem cá graus dos e a quarta via o pulseiras apresentam grau de perfeição tá é na hora de maiores mais ou menos sábios mais e menos justos mais e menos bonitos concorda e para vir graus intermediários de perfeição
é preciso que exista o grau máximo de perfeição do contrário não haveria parâmetro de hoje poderiam derivar e logo existe o grau máximo de perfeição programações perfeição é chamado de deus g1 a quinta via o governo das coisas é um termo do do tomás de aquino e as coisas agem para uma finalidade e não é por acaso mas por intencional não mas intencionalmente e atingir esse objetivo as coisas entretanto que não têm inteligência as coisas inanimadas só podem procurar um objetivo dirigir as por alguém conhece e é inteligente é uma flecha dirigida pelo arqueiro por
exemplo logo existe algum ser inteligente que ordena todas as coisas de natureza da natureza para o seu correspondente objetivo a este ser chamamos deus aquilo que está em jogo é a compreensão de causa final quero estratégica lembra o aristóteles explica as coisas do mundo pelas quatro causas uma delas é aristotélico o que é uma delas é afinal a causa final disc as coisas agir conforme a um sim se o fogo em uma para cima e a pedra cai é não né qualquer coisa que não seja fogo cai a explicação atual é o nome disso é
força da gravidade o a história eles não tinha essa hipótese olha só que eles dizer tem um livro cai é porque ele deseja sair e se o fogo vai para cima porque ele deseja subir sim era essa explicação antes da hipótese da gravidade se você não sabe saiba agora eu não tô aqui no fala assim seja até as coisas que não têm inteligência o livro o fogo elas têm uma intencionalidade a hora mais se elas não têm inteligência essa intenção vem da onde me explica essa teu essa intenção vem da onde olha só a intenção
só pode vir de algo oi e a gente não sabe da onde é mas vem vem esse algo essa inteligência e da intenção deixa aqui aí é deus olha só que interessante dar para gente fazer mais modo mais esquematizado ficaria assim ó a 5ª via da causa final todo ser tem uma causa final tesouros tem a causa final de cortar objeto exportáveis o homem tem a causa final de buscar felicidade lembra disso é o disso a causa final do homem a felicidade segundo aristóteles e assim uma tesoura é conduzida por alguém e também os demais
seres são governadas por uma causa final e agora existe uma coisa final que governa a realidade essa causa final a deus essa causa final a deus então assim só me resta agora perguntar para você opa e aí eu acabei de acabei de fazer um acidente aqui no era ele tava embaixo de mim eu me movi e o eros oi desculpa here's where is foi machucado depois eu vou lá ver como é que ele ta é só me resta dizer o seguinte a me explica essa teu e tem muita coisa que é interessante e é claro
né isso aqui não é definitivo muita gente contra-argumentou tomar joaquina mas o meu papel aqui é só te explicar mas que ele chegou nessas vias e para mim basta se você está interessado em saber se elas fazem eu não fazem sentido vai atrás tem muita coisa na internet interessante sobre isso mas é isso as cinco vias só para lembrar ao contrário do que o anselmo propunha ela elas vão partem de conceitos mas não bastante conceito elas partem da constatação de como o mundo funciona para partir dele derivar e as acessíveis a essa concepção geral e
beauty é importante aliás podem ser notados mesmo por quem não acredita na música consagrado na bíblia que horas são bastante interessantes e apreciava são estudadas também em filosofia certo e chegamos ao fim da aula de hoje vimos o que é escolástica investigando que são as universidades na origem demos a suma teológica principalmente no debate metafísica a teologia vimos como é que o aqui no concilia essas duas coisas tá fazendo com que elas sejam entidades autónomas na campo de estudo autônomos ainda que a filosofia auxilie ir a teologia ea ela sirva na prática e a prova
maior de que a filosofia serve a teologia são as cinco vias para a existência de deus e nós acabamos de ver mostrar quero lembrar você de se você enxerga valor no que a gente faz e claro tá dentro das suas possibilidades econômicas seja nosso apoiador o link está aqui embaixo tanto na descrição do vídeo quanto no primeiro comentário a partir de cinco reais você é bem-vindo e é claro que você puder doar mais a gente agradece massivamente temos um instagram e amanhã com a professora fabiana lessa as discutiremos aula e é cinco da tarde no
nosso canal do instagram arroba isto não é filosofia tudo junto certo eu agradeço imensamente por você de ficar aqui até agora nos aturando muito obrigado mesmo espero que vocês tenham gostado espero que vocês tenham aproveitado tudo que a gente falou aqui e é isso e fez muito obrigado oi tchauzinho