será que bactin é análise do discurso é sobre isso que eu falo Neste vídeo Meu nome é Lucas Maciel Eu sou Professor na Universidade Federal de São Carlos um estudioso das obras do Círculo de bacitinha cerca de 20 anos para nós pensarmos se battin é análise do discurso nós precisamos inicialmente considerar que em 1919 que bacting tem seu primeiro texto publicado sendo que o autor morre em 1975 já A análise do discurso francês se inicia na França no final da década de 1960 desse modo boa parte da produção intelectual de bacchin e de outros membros
do Círculo de bacchin já havia sido publicada antes do nascimento da análise do discurso francês nesse sentido dizer que é análise do discurso pode ser errado e até anacrônico já que boa parte da produção intelectual de bacchini de outros membros do Círculo já estava publicada o que nós podemos ter são as influências dos pensamentos e ideias e textos de bactin e de outros membros em diferentes correntes análise do discurso seja a análise do discurso francês análise crítica do discurso e a análise dialógica do discurso esta sim abertamente inspirada nas ideias de bactine do de todo
modo para nós falarmos a respeito das possíveis influências De bactim e de seus companheiros e de suas ideias no desenvolvimento da análise do discurso é interessante que nós retomemos o contexto de produção das obras de bactin e de membros do Círculo e alguns conceitos fundamentais que impactam o desenvolvimento da análise do discurso é a isso que nós passamos agora quando nós falamos a respeito do Círculo de bacchin é interessante nós considerarmos que na verdade o que houve foram diferentes círculos de bacitim e que essas reuniões de intelectuais que discutiam diferentes temas elas se deram em
diferentes cidades como nível térmica e leningrado e com diferentes participantes em cada uma dessas localidades indiferentes momentos do tempo nesse sentido dizer que existe um círculo de bactin é retomarmos que houve na verdade um conjunto de reuniões de diferentes intelectuais em diferentes momentos em diferentes cidades para você conhecer um pouco mais a respeito dessa história dessas reuniões eu indico esse livro que tem por título Mikail bactin que é dos autores Caterina Clark e Michael robust aqui eles detalham um pouco a respeito desses diferentes círculos de Latim ou das diferentes configurações dessas reuniões e que se
reuniam os intelectuais Lembrando que a denominação círculo de Latim é algo que surgirá depois no momento em que esses intelectuais se reúnem eles não se denominavam como pertencendo ao círculo de Latim isso é algo que os estudiosos bactilianos vão fazer depois já de ter ocorrido de terem ocorrido esses encontros Entre esses intelectuais é importante de tudo modo nós pensarmos sim no círculo de Latim porque nesse conjunto de reuniões desses intelectuais discutir esse sobre literatura linguística estética Ciências Política e até religião e no contexto dessas reuniões esses intelectuais obviamente trocavam ideias trocavam reflexões eles dialogavam eles
conversavam então é bastante comum especialmente em algumas obras que nós encontramos pontos de contatos reflexos do que um autor diz e do que outro autor diz inclusive isso leva a questão da autoria dos textos já que muitas obras Ou pelo menos algumas obras elas ainda não tem a sua autoria totalmente definida especialmente de 1925 a 19 nós tivemos um grande contato entre três intelectuais e caiu a TIM para ver o medieval e Valente em palestino sendo que em 1928 é publicada a obra o método formal nos estudos literários que site sobre assinatura de pavê em
1929 sai a obra Marxismo e filosofia da linguagem soube assinatura de Valentim palestino e também em 1929 sai a obra problemas da poética de Dostoiévski sob a assinatura de Michael especialmente quanto ao método formal nos estudos literários e Marxismo e filosofia da linguagem ainda pagam dúvidas quanto a sua autoria Porque alguns estudiosos dizem que são textos de batim mas que saíram sobre a assinatura de outros integrantes do Círculo como medieval e Valentin Valentino que nós temos de fato é que esses três intelectuais eles estavam em constante diálogo nesse momento em que surgem essas obras por
isso a reflexos das discussões que cada um deles desenvolve em seus textos o que contribui ainda mais para essa questão da autoria se seria uma autoria individual se seria uma autoria coletiva mais que saiu sobre assinatura de um sujeito individual de todo modo até hoje não se tem como afirmar que uma que a obra por exemplo Marxismo e filosofia da linguagem ou o método formal dos estudos literários pertençam respectivamente a Valentina e pavio a respeito dessa questão da autoria eu indico o prefácio a obra em contexto tradução história e autoria da professora Sheila de Camargo
grilo que está presente aqui em um método formal nos estudos literários para muitos que estão estudando a as obras battilianas essa questão da autoria é um tema recorrente e esse prefácio que a professora Sheila grilo faz ela nos traz informações importantes e esclarecedoras a respeito dessa autoria afirmando que até o momento nós ainda não temos como dizer categoricamente que as obras sejam de um ou de outro autor Outro ponto muito importante para nós pensarmos a respeito do Círculo de Latim é a questão de como é importante entender como as discussões de bactine do Círculo estavam
relacionados ao Marxismo nós às vezes escutamos pessoas falando que no contexto da Revolução Russa o contexto do Marxismo do socialismo na União Soviética da época existia um grande conjunto de criatividade um clima de criatividade de liberdade mas não é bem isso que nós percebemos se nós retomarmos aqui o osso fácil que tem por título problemas na obras que no espelho da crítica Soviética estrangeira também da professora Sheila grilo que está aqui nesta obra O que nós vamos ver é que de alguma maneira aquele os aqueles intelectuais que não seguissem exatamente a cartilha do Marxismo eles
eram de alguma forma censurados e as suas reflexões não eram consideradas tão válidas no debate acadêmico do debate intelectual da época inclusive um problemas na obra dos Toy Edge vem propor um modo de análise da obra de Dostoiévski em que ele procura de alguma maneira observar para aspectos digamos estruturais composicionais da obra e isso será motivo de crítica já que dentro de uma ideologia marxista bastante restrita o autor ou crítico literário ou analista como batim ele deveria olhar para questões ideológicas e não para questões composicionais então isso mostra que embora haja Sim claro uma importância
do Marxismo nas reflexões desses intelectuais do circo o que nós temos é que de alguma maneira também o Marxismo pode limitar ou de alguma maneira limitou a pelo menos a recepção se não a concepção de determinadas reflexões do Círculo Então essa questão do Marxismo também deve estar presente para que nós não olhemos com os olhos de hoje para uma situação que estava lá na década de 20 sendo configurada de uma maneira totalmente diferente já que lá na década de 20 esse Marxismo era de alguma maneira imposta de alguma maneira imposto a esses intelectuais em síntese
o que nós temos é que Várias Vários conceitos desenvolvidos pelos intelectuais do Círculo de vatim bom de alguma maneira ecoar em diferentes linhas da análise do discurso falemos a respeito de algumas dessas desses conceitos um primeiro é o conceito de enunciado concreto O que é o enunciado concreto para o círculo de Latim aí entendeu do batismo quando se vai estudar a linguagem é necessário buscar exemplos reais ou seja eu vou coletar textos reais falas reais enunciados reais que é nomenclatura que eles utilizam para falar a respeito de textos e falas esses enunciados tem que ser
concretos ou seja realmente realizados proferidos ditos por pessoas reais dirigidos a pessoas reais e com propósitos comunicativos como intenções comunicativas reais o que nós vemos é que em algumas linhas da linguística e também alguns estudos gramaticais se criam exemplos artificiais para ilustrar determinados fenômenos da linguagem mas para o círculo se eu quero entender realmente como a linguagem funciona eu não vou criar um exemplo eu vou buscar exemplos já prontos que são enunciados concretos aqueles que foram falados por pessoas nas mais diferentes ocasiões da vida ou seja eu não vou formular um exemplo que é artificial
uma espécie de enunciado abstrato que poderia ser falado por qualquer um dirigido a qualquer um e em qualquer contexto eu vou olhar para enunciados concretos que são sempre realizados por determinados sujeitos e não por outros dirigidos a determinado sujeitos e não há outros e em contextos específicos da comunicação então enunciado concreto é aquele em que se conjuga um autor um falante um escrevente real direcionado ao interlocutor real como propósito comunicativo Real em uma situação concreta da comunicação de alguma maneira impacta A análise do discurso e também outras áreas da análise linguística quando se passa a
observar Ou pelo menos a buscar discursos que tenham sido realmente realizados por exemplo no caso da análise dos discurso quando a análise dos cursos vai voltar o seu olhar a discursos políticos por exemplo um outro conceito fundamental desenvolvido pelo círculo de Bactrim é o do signo ideológico Diferentemente do signo sociliano proposto por Sacer que é o signo linguístico no signo ideológico não importa apenas a relação significante significado ou seja a relação entre uma imagem acústica e um conceito entre uma imagem acústica e um significado no signo ideológico eu vou olhar aqui quando eu mobilizo uma
palavra eu sempre mobilizo essa palavra de um ponto de vista ideológico pensemos por exemplo na palavra comunismo a palavra comunismo tem uma unidade fonética a palavra comunismo é uma palavra que é possível ser realizado em português e que tem um significado que eu posso ir ao dicionário encontrar então é uma palavra que tem significante tem um som e tem um significado que eu posso encontrar no dicionário mas o fato é que todo sujeito real quando ele mobiliza uma palavra ele mobiliza essa palavra a partir de um ponto de vista ideológico por isso é que a
palavra comunismo na boca ou no texto de algum sujeito vai ser valorada positivamente ou negativamente no mundo real todas as vezes que nós falamos todas as vezes que nós enunciamos todas as vezes que nós mobilizamos palavras nós fazemos isso de uma maneira ideológica por isso o círculo vai dizer que o signo é sempre ideológico de alguma maneira portanto é um passo à frente na teoria de Soci que fala do signo linguístico mas que não olha para Esse aspecto ideológico essa questão do signo ideológico é fundamentalmente discutida por valastino em Marxismo e filosofia da linguagem a
questão da ideologia está muito presente também nas discussões da análise do discurso lembrando claro que embora possa e haja influências das discussões do Círculo de o desenvolvimento da análise do discurso em suas diferentes linhas é preciso tomar cuidado para ver como se dá essa apropriação e se as discussões da análise do discurso estão sendo feitas a partir de marketing a partir de outros membros do Círculo ou se elas vêm de outros ramos da linguística ou de outras áreas do conhecimento humano mas de todo modo a questão da ideologia que é discutida pelo círculo de vatim
também é discutida na análise dos discurso quando se pretende observar observar as questões ideológicas nos discursos uma outra questão muito importante discutida também por valastino que Marxismo e filosofia da linguagem e que repercute de alguma maneira na análise do discurso é a questão do tema e da significação Como eu disse toda a palavra tem um significado mais estável mais perene uma significação das palavras do Vale Shinobi mas estável mais perene que está no dicionário então quando eu vou adicionar procura a palavra comunismo eu vou encontrar uma definição do que seja o comunismo mas lá no
dicionário talvez não fique tão claro para mim se essa palavra tem um valor positivo ou negativo mas isso vai ficar muito Evidente para mim quando essa palavra foi mobilizada por um sujeito único em uma um enunciado único que ele realiza em um contexto único de produção aí esse significado ganha tema o tema portanto é a atualização do significado na boca ou no texto de um sujeito em uma situação de comunicação específica isso também é muito interessante para quem busca fazer uma análise do discurso porque muitas vezes o principal para entendimento do discurso não é olhar
o significado a significação perene estável que está lá no dicionário mas como essa significação é mobilizada e se transforma num tema único na enunciação de um determinado sujeito na fala no texto no enunciado de um determinado sujeito em um determinado contexto de fala de escrita de produção de enunciado outro conceito extremamente importante desenvolvido por bactin e também por membros do Círculo é o do dialogismo o que seria o dialogismo o reconhecimento de que toda vez que eu falo toda vez que eu escrevo ou seja toda vez que eu produzo um enunciado eu mobilizo enunciados passados
e me projeto para respostas em enunciados futuros nesse vídeo por exemplo que é o meu enunciado atual eu estou mobilizando enunciados passados textos de Vacine teve e também aulas que eu já ministrei porque nós podemos recuperar denunciados próprios ou alheios falas que eu ouvi vídeos aqui eu assisti palestras das quais eu participei então eu mobilizo enunciados passados atualizo a partir do meu ponto de vista esses enunciados no meu enunciado presente e o meu enunciado atual se volta a enunciados futuros as respostas a compreensão de você que está assistindo esse vídeo esperando que ele possa te
ajudar por exemplo então é como se o meu enunciado de hoje dialogasse com o enunciados passados enunciados passado esses que podem ser de outros sujeitos ou meus e que se volta a respostas futuras na análise do discurso também se reconhece a importância de observar como os discursos sim ter relacionam Então embora talvez haja alguma diferença entre conceitos da análise de discurso e do dialogismo bactiliano essas duas áreas do pensamento linguístico vão observar como os discursos se retomam e se voltam a discursos futuros ou nos termos battilianos como um enunciado retoma por meio do dialogismo ou
das relações dialógicas enunciados passados e se volta para respostas futuras a serem concretizadas em enunciados outros um outro ponto também muito comumente discutido em algumas áreas da análise do discurso é a questão da polifonia na análise do discurso muitas vezes se entende como polifonia a presença de diferentes vozes de diferentes pontos de vistas inclusive pontos de vistas conflitantes dentro de um discurso de alguma maneira isso reflete o conceito bateniano de polifonia embora a meu ver especificamente quando batim fala de polifonia ele está falando de algo mais amplo do que apenas a presença de diferentes vozes
que podem estar contrariamente orientadas ele está propondo um modo de análise do romance polifônico e olhando para outras questões que muitas vezes não conseguimos ver em outros tipos de discurso que não romance como por exemplo a posição do autor em relação às personagens o modo de enfoque da auto consciência das personagens o desenvolvimento das auto consciências das personagens em face do desenvolvimento da autoconsciência de outros personagens mas de todo modo é bastante comum que nós ao Lemos textos da área da análise do discurso nós encontramos o termo polifonia ou aditivos como polifônico ou polifônicos se
referenciando essa presença de várias vozes a respeito da polifonia eu vou deixar um vídeo aqui na descrição desse vídeo e também vocês têm uma playlist com vários vídeos sobre problemas na poética de drives em que o detalhe toda a questão da polifonia de todo modo que nós vamos perceber é que não existe uma Assunção simples dos conceitos bactianos na análise dos cursos mas certamente é inegável que as reflexões de batim e de outros membros do Círculo impactaram e continua impactando muitas das linhas da análise do discurso retomando o que nós começamos falar no início do
vídeo falar que te é análise do discurso desse modo pode ser errado mas certamente é indubitável que as reflexões de Bactrim e do Círculo impactaram e continuam impactando A análise do discurso Espero que você tenha gostado desse vídeo se você ficou com alguma dúvida Não deixe de comentar aproveite e já deixa aqui o seu joia o seu like o seu curtir porque você é muito importante o YouTube vai entender que esse vídeo é relevante e isso ajuda para que ele distribua esse vídeo para outras pessoas interessadas nesse assunto eu agradeço muito muito obrigado um grande
abraço e até o próximo vídeo