Olá eu sou o professor Rosivaldo Pereira de Almeida da disciplina história da educação brasileira do Centro de Ensino e aprendizagem rede sear da Universidade Estadual de Goiás e hoje eu tenho uma honra de receber aqui o professor e o deu de Moreira Coelho professor da faculdade de educação da Universidade Federal de Goiás ele é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo e é importante detalhar que ele é da primeira turma de Mestrado em filosofia daquela Universidade orientando da Marilena chauí professora Marilena chauí e É uma honra Professor judeu receber você aqui para fazer essa
atividade importante Nobre hoje nós vamos discutir é a ideia a formação do homem grego do Werner e erguer vamos discutir sobre a paideia professor e o Deus seja bem-vindo muito bom estar aqui com você essa discussão da tarde é uma discussão que se dá no contexto da filosofia é a Grécia é o berço da filosofia né a racionalidade ocidental nasceu na Grécia antiga e portanto foram os gregos os criadores da forma de pensar é eu vou ler um texto finalzinho da conclusão de uma pequena obra de um dos maiores helenistas franceses falecido em 2007 né
o livro chama-se As Origens do pensamento grego que lá no final da conclusão não ele diz assim a razão grega não se formou tanto no comércio humano com as coisas quanto nas relações dos homens entre si desenvolveu-se menos com as técnicas que operam no mundo que por aquelas que dão meios para o domínio de outrem e cujo instrumento como é a linguagem a arte do político do retorno do professor a razão grega é a que de maneira positiva refletida metódica permite agir sobre os homens não transformaram a natureza dentro de seus limites comem suas inovações
Ela é filha da cidade ou seja razão é filha da polis grega cidade grego é Pólis né mas o grego tem duas palavras para se referir a cidade outra é arte só que quando se em grego tá se referindo ao conjunto arquitetônico aos prédios as ruas Avenidas aquilo que a gente chama de cidades às vezes até sobretudo isso agora a quando o grego fala Pólis e daí vem política né é aquilo que acontece na Polis né Pólis é uma forma dos homens conviverem viver em juntos discutirem debaterem divertirem né É E votarem E assumir as
decisões que tomam então a polis não é um espaço físico né uma construção arquitetônica ela é uma forma de vida é um sistema de vida né é uma das grandes helenistas portuguesas né da doutora é da República do Platão né então apólise é isso essa forma de vida os homens se reúnem né E como que ela surge ela surge exatamente depois de um processo histórico de transformação da estrutura cultural e de poder na região da Grécia Continental em que passado o domínio do do Rei super poderoso chamado Alex né É com a descida dos invasão
dóricas por volta do século 12 antes de Cristo é a uma revolta dos locais juntando-se aqueles que estão vindo invadindo aquela região e se queima o palácio desse Rei super poderoso antes que concentrava tudo todo poder religioso econômico produtivo bélico encomendava as armas chefiava e preparavam os exércitos né tudo isso desaparece e é claro que depois de uma estrutura de poder muito forte e o poder desaparece acaba tendendo para uma anarquia cada um querer tirar seu proveito um querer tirar o pedaço de terra do outro o assassinato Só corre com frequência diante desse contexto acaba
numa perspectiva religiosa que se abre ao político né e é a compreensão de que é preciso impor limites a prepotência dos Poderosos é senão a gente não tem como sobreviver né E aí vai começar a surgir uma reflexão que vem para o cunho é do pensamento né esse comércio com os homens os homens discutindo os seus problemas é tentando encontrar uma forma de impor limites a toda a própria potência a toda desigualdade brutal a tudo aquilo que destrói a possibilidade da gente viver junto de uma forma civilizada de uma forma amistosa e aí a poli
surge Nesse contexto essa forma de vida então Aristóteles vai dizer lá na sua política e na ética no corpo ele diz que não há Polis sem filia sem amizade ou seja a cidade essa forma de vida supõe pessoas que mesmo tendo posições diferentes conceitos diferentes defendendo questões quem sabe diferentes eles debatem expõem discutem e respeitam a posição do outro e respeitam sobretudo as resoluções tomadas Então aí tá surgindo uma forma de pensar que é preciso a gente ter certos parâmetros para que a gente seja capaz de conviver de viver juntos Aí surge a filosofia é
surge Nesse contexto político de Polis político porque porque o próprio homem é um ser político agora isso aparece no Platão mas não Aristóteles de forma mais clara ainda quando ele define o que que é o homem e Que diferença tem o homem dos outros seres seja os Deus seja os outros animais vegetais e assim por diante né é o Aristóteles vai ser claro Logo no início da política né da politicar em grego a obra política ele diz o seguinte o homem é ou ele é um zoom político o ser vivo político ou um animal político
Zoom animal da deusologia em português que é exatamente o estudo dos insetos né ou seja um certo tipo de animais então Zoom político ou ele é um zoompoliticon ou ele é um Deus ou ele é uma besta fera ou seja um animal feroz ora quando Aristóteles fala isso ele sabe que o homem não é um Deus ele sabe que o homem não é um besta fera aí ele tá definindo o homem só pode ser e é por natureza e essa expressão e Aristóteles é fortíssima não é por acaso nem é por um contexto qualquer ou
por uma opção não ele a natureza ele se faz homem como esses vão políticon Esse é animal que por natureza é político e convive com o outro né é um ser da polis sem Pólis não é homem não é homem no sentido genérico da expressão seres humanos né Sem poros então não há seres humanos e sem ser seres humanos também não apólis porque elas podes é uma criação dos seres humanos no seu convívio vendo é discutindo apanhando ali naquele negócio enquanto um vai matando o outro e quando outro é teve algum dos seus familiares mortos
numa disputa de terra por exemplo né e veio lá e matou dois ou três o outro vai lá e revida e quer matar cinco ou seis ou sete e quanto tiver desse jeito nós vamos destruir por completo aí a razão começa exatamente a fazer aquilo que mencionava agora mesmo começa a pensar que é preciso impor limites a toda a forma de decomedimento a tudo que for completamente descabido sem medida é tudo aquilo que acaba vindo contra nós mesmos Então essa é apólis é aí tá surgindo da vida política é apólice elas todos os cidadãos né
todos os seres humanos masculinos vou dizer não mas as mulheres não participam não não participavam É mas não quer dizer que elas fossem escravas né mas naquela estrutura de poder né os homens livres né a mesma coisa aí os escravos não os escravos também não era escravos não decidiu não participava das decisões É mas ele não pode esquecer que as mulheres por exemplo no Brasil vai ganhar direito de voto acho que 30 e pouco na Suíça Acho que até depois disso lá na Europa é e que não pode esquecer que no caso da do direito
de voto é uma coisa que até hoje tem problemas aí era das representações isso na questão da escravidão né é mais sério ainda o escravo na Grécia antiga não é o que foi o escravo na nos impérios coloniais vão pegar o caso do Brasil especificamente né em que o escravo era uma propriedade do Senhor ia para o tronco era ferrado era marcado em ferro de brasa tinha o escravo robusto que era tinha que deitar com as escravas para poder escravinhos robustos para o seu senhor Enfim uma coisa não na Grécia antiga o que que é
fino um escravo ele não ser dono de si mesmo ele nunca era chicoteado não era explorado né alguns escravos tinha um padrão de vida mais ou menos equivalente a dos trabalhadores das Minas por exemplo de prata é antiga então é nesse contexto aí que apólios vai surgindo Então como um conjunto de cidadãos cidadãos não são citadinos citadina quem mora na cidade né cidadão é aquele que tem o direito aquele que governa que discute que debate que propõe argumenta e num certo momento quando estiver de acordo de votar se vota e tomada decisão Ela está acima
de todos nós E é interessante na Grécia antiga por exemplo que cada cidadão é foi ganhando Logo no início Isso faz parte do surgimento da polis grega gregas é Polis é singular no grego político as Pólis gregas vão se organizando exatamente nesse embate né nessa discussão e nessas decisões que vão sendo tomadas a medida que se toma a decisão Ela está acima de todo mundo e se alguém tentar por exemplo induzir os seus com cidadãos né é tomar uma decisão que pode não ser boa que pode ser equivocada que pode levar Polis a um desastre
levar supor numa guerra numa Contenda qualquer é mesmo que toda a polis ou a maioria da polis tenha votado favorávelmente Aquilo é pode ser 10 20 anos depois um cidadão pode entrar contra aquele que propôs aquela decisão que que discutida foi aprovada e ele vai ser punido caso depois de anos depois ele chega à conclusão que ele acabou induzindo o conjunto da polis a um erro como ele induziu ele é punido ele vai posta racismo né enfim é uma forma de vida democrática muito interessante é que passa sempre o debate agora isso ocorre porque o
homem não só um ser político né mas o Aristóteles diz no meio logo abaixo na mesma página ele diz O homem é um ser que tem Logos Logos é Palavra é palavra é o que é aquilo que diz o que a coisa é é aquilo que explica o que a coisa é então é um animal não fala fala não o periquito papagaio pode aprender a falar e falar não ele emite sons Mas ele não fala é falar suponha o quê cada palavra tem um sentido e quando a gente usa o termo a gente tem que
ter clareza do sentido que esse termo tem e o que que ele vai Expressar e assim por diante então o homem é definido por duas características por natureza portanto todos por natureza faz parte da sua natureza humana né é são seres políticos o homem é um ser político e é um ser que tem Logos que raciocina que vai dar vaidade Média a ideia do animal racional e que vem para a idade moderna também né sobre sobre o conceito de pai ideia queria que o senhor comentasse a importância da obra do vernie ega é para o
desenvolvimento desse conceito você sabe que o pai dela é um termo introduzível né e mas ele tá diretamente relacionado com outros termos como educação cultura civilização literatura aí eu queria que o senhor comentasse sobre a importância dessa obra para a filosofia da educação para a história da educação e também é queria que seu comentasse sobre o conceito de painel o que que é a ideia é veja esse ser político e esse ser que tem Logos né é ele vai os novos seres que vão surgindo as crianças que vão vindo Elas têm que ser o quê
educadas educadas para aprenderem raciocinar porque ela nasce com a possibilidade da racionalidade mas se ela não foi ensinada a ler a ver o sentido das palavras das palavras escritas e das palavras ditas oralmente realidade né até na época do Platão por exemplo a oralidade tinha um peso muito grande né que quase tudo era passava pela oralidade mas o que é falado tem peso né e portanto é preciso haver uma formação aí que entra a questão da paideia A ideia é essa forma cultural né de aprender a realidade como um todo se é nessas várias dimensões
que Rosivaldo já mencionou aí né e Expressar e a partir daí as novas gerações vão sendo formadas nesse sentido né formadas no convívio do dia a dia então tem o mestre escola que a criança é levada pelo escravo Por exemplo levar o filho seu senhor para ter aula de gramática com um mestre vai na outra casa não tem uma instituição escola que você tem todas as matérias diríamos assim né ele vai na casa do gramatico aprender gramática ele vai na casa do que cuida de música aprender música Vai aprender exercícios físicos na ginástica né tudo
isso vai sendo formado né E vai aos poucos criando uma forma de compreensão né e uma forma de viver o que que é o certo o que que é o rato errado o que que é o belo o que que é o Feio né O que que é bom o que que é ruim é tudo isso vai ser pensado e tem também de uma importância muito grande na Grécia antiga e nas Pólis gregas no caso é o teatro a comédia tragédia são obras fundamentais de educação né e o teatro é a céu aberto a gente
vê até nas fotos aí da dos restos de póles né em que você tem lá aquela acústica perfeita a visibilidade perfeita ao céu aberto todos cidadãos participam das comédia das tragédias tem os concursos de comédias e tragédias né o Platão cita lá no banquete por exemplo quem ganhou o concurso naquele ano que é anfitrião lá da daquela bebedeira e comilança no final de tarde que deu o diálogo banquete do Platão então A ideia é um pouco isso essa forma de vida esse ar que você respeita você tem o culto aos Deuses né então não divindade
única né Mas todos têm que cultivar os deuses fundamentais da polis é daquela pobres e quando se vai as relações coloniais as colônias gregas por exemplo da Ásia menor né é a colônia não tem o sentido dos impérios coloniais da idade moderna né é quando se cria uma colônia a Grécia Continental e mesmo Insular ela o terreno é muito íngreme né Muito geograficamente não muito acessível a agricultura além de pedras né então quando vai ficar difícil manter a população numa num certo território pequeno é vai se um grupo vai criar uma de uma sucursal limpar
o lugar assim assim e o que que eles vão levar eles vão levar a língua grega para aquele lugar vou levar os seus Deuses né vão alegar para a suas tradições vão levar a sua paiideia é quer dizer essa forma de vida essa forma que eleva o cidadão que forma o cidadão como um todo que forma o ser humano como um todo né tenta é trabalhando para que tudo seja feito da melhor forma possível isso é claro que é tendo ser que é político tendo um ser que tem Logos né é surge aí a reflexão
sobre o que é o homem e o que que é a ética e o que que é a política veja ética vem de dois termos que tem a mesma pronúncia praticamente né Hoje não dá para a gente é distinguir Mas tem uma grafia com uma letra trocada mas é que deu é Ethos eu tenho Ethos que é o caráter né quer dizer é o caráter é a forma de ser é a forma de ver isso é o seu Ethos então a ética é exatamente essa reflexão que os homens tem que fazer é dentro da sua
capacidade de convivência coletiva político e da sua do seu da sua capacidade de pensar de raciocinar seu Logos para compreender o que que é o bom o que que não é o que que é o justo e o que que não é justo é o que que é Belo e o que que é feio o Belo e o feio não é só e nem apenas e às vezes não é nem principalmente É no sentido estético Até quem sabe erótico né pensar num corpo é feminino ou masculino nu por exemplo né O que é belo é
o que é o comedido é aquilo que é o equilíbrio aquele corpo que é expressão exatamente quase que de uma perspectiva geométrica Portanto ele é perfeito ele é acabado ele é algo bom né É vem o que é Belo e bom é calor calor Belo a gatose bom é e cai aí deu Caloi Caloi cai a gatose e por uma ilusão coloca gatona palavra que parece ser em português né mas é uma expressão que junta exatamente esses dois qualificativos né os gregos o iega e o senhor também na sua obra filosofia educação diz isso né
que por meio da paideia que era o ideal de formação do homem grego né eles objetivavam visava a área até que é o valor que faz de um indivíduo mais excelente né é excelência física moral e intelectual é excelência ética não só questão relacionada ao corpo para esse plano físico mas também a dimensão espiritual do ser né e qual que é a relação então Professor judeu da pai ideia com a área até com esse valor que faz o indivíduo mais excelente é porque é exatamente a pai dele é uma forma de procurar compreender o que
que é a vida em comum e o que que ela implica Ela implica muitas coisas boas é agora Implica também que cada um de nós impõe limite a seus 10 comedimentos em todos os aspectos né em todas aspectos essa ideia do comedimento né é meio termo és mesom a expressão é essa lá no meio né tá lá na praça pública no meio poder tá na praça pública não é de ninguém né Você tá na praça pública é qualquer um pode assumir o poder vai depender do que da sua da sua forma de se expressar né
de argumentar ela não vai ser necessariamente uma demonstração a poder de Corsa quer dizer é uma argumento filosófico de iremos assim que não tem escapatória dele ele é verdadeiro ele se né não na praça pública no debate na política entra retórica entre a toda a mímica mas tudo é na Pólis é pensado em sentido do equilíbrio ou seja do comedido nada de descomedimento eu já perver né naquele livrinho dele o livrinho só de tamanho porque é um texto belíssimo e revolucionou a forma da gente compreender a racionalidade ocidental é ele disse que era combatido nas
polos gregas qualquer descomerimento inclusive o choro medido para o seu defunto é morre alguém da minha família a gente chora faz aquele escândalo aquela coisa toda né aí do outro lado pelo menos né Parece que há uma uma discriminação aí algo querendo ser melhor do que os outros né Então essa ideia dessa busca do equilíbrio do comedimento que traz essa ideia de área eté de aresta quer dizer escolher é definir e escolher tirar aquilo que há de mais elevado de bom verdadeiro ético né então que deu em latim virtus né veja até é uma excelência
algo elevado Nobre Nobre Não no sentido aí feudal ou de início estudar burguesa capitalista mas Nobre assim grandioso do ponto de vista dos valores humanos daquilo que há de mais importante para os humanos em geral para a civilizações e cultura é algo Nobre Nobre grande que todos nós devemos buscar todos nós devemos respeitar cultivar e procurar não uma pai ideia que nos ajude a exatamente valorizar essas questões né tô lembrando aqui professor no livro do Aristóteles né política é quando eu fiz a disciplina de doutorado com o senhor lá na faculdade de educação tempos muito
bons né atravessados pelo afeto pelo carinho pelo amor é pela por essa filhinha né que é possível é uma possibilidade Histórica no nosso tempo né é que o Aristóteles fala que até as mulheres não pode ser tão bonitas até para ela se arrumarem aquela coisa do equilíbrio porque senão é a minha mulher é tão mais bonita assim vai criar uma inveja um é competição alguma coisa tudo tem que ser comedido é uma das coisas mencionado inclusive várias vezes na política do Aristóteles no texto política né é o costume que tinha nas póles em geral nas
refeições da tarde de Fim de Tarde serem assim com bastante frequência feitas um pouco coletivamente assim não quer dizer que apólise inteira mas dizemos assim a nossa rua o nosso grupo mais perto essa coisa assim come junto e bebe junto no final de tarde né Ora se isso vai ocorrer na minha casa e eu dou um alto banquete para todo mundo porque eu sou mais poderoso mais rico né quando for outro vai ficar Olha aí então isso é descomedido é desequilibrado né algo a formação é um pouco isso e valorizar sempre essa ideia de um
perfeito equilíbrio em todas as coisas né é arquitetura por exemplo você vê a perfeição daquelas daquelas obras principais do que sobrou ainda dos terremotos e das Guerras lá na terra por exemplo do paternal diz que é uma coisa assim é tão perfeita e feita assim sem nenhuma medida devemos assim é em computador né mas você vê o ângulo é as colunas não são do mesmo tamanho porque elas têm que ser vista que no ano que elas vão ser vistas elas vão parecer que são iguais mas não são né enfim a busca disso do tudo que
é elevado isso é área eté e a expressão Latina virtus né que vem de vir vírus varão né e vem de vinhos que força né então a virtude é algo que é poderosa é poderosa no sentido sobretudo que ela é algo que a gente busca o alto domínio sobre nós mesmos e portanto isso nos faz virtuosos esse alto domínio portanto é uma força moral eu sei que não posso é ser leal com outro pensa na hora que mais está fraco Pensa num campo ele é de uma disputa quando o indivíduo ou desequilibra qualquer coisa lá
e fica numa situação o outro Aproveita e dá diríamos assim atacada mortal seja lá seja coisa física ou moral ou destruir a imagem do outro nesse mundo que nós vivemos aí então maluco né No que nada disso você se pensa mais né quer dizer nós estamos perdendo Exatamente esse conjunto de valores fundamentais que estão lá a ética e a política são inseparáveis para o grego não tem ética e política não o político é da existência humana o eptos exerce humana Ethos é essa morada humana a ética é nos ensinar a cuidar da morada humana ou
seja de fazer do mundo uma morada humana para ser humana é para todos não é para uns e deixando os outros de lado nós estamos chegando no final da nossa discussão e é sempre assim né Professor eu devo sempre prepara ali 15 20 páginas e consegue discutir algumas linhas pela profundidade pela pelo Rigor pela pela capacidade né foi um dos maiores filósofos Eu particularmente considero como um dos maiores filósofos brasileiros né E que nós temos aqui para poder discutir com a gente e quando se discute a ética política na Grécia né cinco séculos antes de
Cristo eu fico pensando no nosso tempo histórico né que de fato a história não é desenvolvimento linear me interrupto da Razão existe também uma desvazão né existe aquilo que é parvo né como diz o Aristóteles na política e aí eu queria e a razão de ser da história não é o passado mas o presente a gente volta lá nos gregos para pensar o aqui e o agora também né e eu queria que se eu pudesse comentar a importância da pai ideia né num contexto grego antigo para o nosso tempo histórico e aí se o senhor
puder colocar como estão as nossas escolas né nosso nosso projeto de educação no nosso tempo histórico E aí qual que é a importância da pai ideia para nós pensarmos um projeto Educacional é que forma sujeitos portanto humanos para autonomia né altas nome grego né Você viu que eu estava sempre atenta E essas discussões que foram feitas lá no passado e que elas voltam né O que o que é necessário Alfredo modo fala isso né É na dialética da colonização o que é necessário necessariamente retorna né e é por isso que a gente volta lá nos
gregos para poder pensar né um projeto de educação e de formação humana no nosso tempo histórico eu vou falar para a ideia como obra né é de ela é de 1936 a primeira edição alemã né é uma obra volumosíssima e que tenta fazer uma síntese disso que é o que ele chama dessa ideia ou seja dessa formação de todo nosso literatura a educação a cultura enfim a ética é E aí e lá na ideia dele vocês vão ver a discussão dele com os filósofos com os dramatistas o teatro a tragédia comédia a medicina a retórica
Completão com um texto Platão com outro texto de Platão é com os pré-socráticos enfim ele passa e tenta fazer uma grande você formativa né é uma obra extremamente volumosa enorme né como Toda obra tem ao seu da natação alguns limites também mas faz parte da história e a ideia agora não como obra devemos assim esse ideal de uma formação né a filosofia é um pouco isso né a gente fala assim mas para que que serve a filosofia isso é simples para nada eu digo filosofia não serve para nada é porque ela não tem nenhuma utilidade
se ela tivesse utilidade né ela seria pequena mas como ela não serve para nada ela é capaz de abrir horizontes para todo mundo né Vamos pegar um exemplo bem simples que coisa mais importante que um papel higiênico na hora H mas ele vai ser jogado fora não vai ter então aquilo que é importante é fundamental é um conjunto de valores em termos de educação a nossa educação tá cada vez mais banalizada cada vez mais perdendo abandonando é desconhecendo pisoteando nessa tradição cultural aí antiga né que é ela Tem de certa forma orientado aberto Horizonte e
balizado discussões as mais variadas ao longo do tempo e cada vez mais nós estamos deixando tudo isso sendo jogado fora né é caindo do que na instrumentalidade eu sempre combati e cada vez isso fica mais claro para mim é a ideia de uma formação profissional em qualquer área né É preciso que as pessoas têm uma formação de base fundamental a partir da qual se abre para ela Horizonte né Se eu tivesse feito por exemplo é um outro curso qualquer eu provavelmente não teria condição de discutir essas questões todas né uma formação de base ela abre
possibilidade sobretudo na nossa área vocês são da área de comunicação de diário de humanidade sociologia de todas as áreas uma formação de Base é fundamental sem a qual a gente é vai ficando aí vem esse negócio que fala não você tem que preparar para o mercado de trabalho você o mercado de trabalho você não sabe se você vai existir se ele existe é uma farsa o mundo capitalista Mercado Livre não existe livro mercado numa sociedade capitalista e o que é o mundo das profissões na minha época de formar já era assim né Eu tive um
colega de Turma no UFMG que formou comigo ele foi para Alemanha e depois não sei quantos anos na mãe né lá em Belo Horizonte empresa e ela é não sei nem se existe ainda né mas não ele não era como um não ele era uma assessoria de da Diretoria da empresa ele discutindo as questões da da da da área de eh da empresa ele punha questões certamente né nunca perguntei para ele o que que era não é que vai devia ser por aí enfim formação é formação humana porque também a gente ninguém de nós por
mais que trabalhe não vai trabalhar a vida inteira a maior parte da nossa vida não é trabalho a nossa parte ou está antes do trabalho está durante o trabalho mas não é o trabalho eu descanso é o desemprego é agora então nem se fala né é a convivência coletiva e enfim é um conjunto de coisas que faz parte da nossa existência então agora a empresa privada sobretudo tá interessado em vender essa ideia de que tem que preparar para o mercado porque aí eles treinam a pessoa treino vira um robozinho um robô não dá conta de
resolver o primeiro problema que aparecer na frente dele né então é preciso ter uma visão mais Ampla e sobretudo o que não sei não há um excelente professor em qualquer área se ele não for excelente ser humano não há como ser um bom médico ser não for um ser humano de verdade e assim o engenheiro assim o advogado é pessoa de caráter de ética de cidadania de responsabilidade de espírito público né enfim uma pessoa que seja ser humano vivendo é na Perspectiva da vida em comum do bem comum tacoina O que é de todos né
se é de todos não posso me apropriar disso não é meu né a nossa realidade né Eu com 55 anos de Magistério né esse 55 anos me fizeram e é e eu me fiz né Trabalhando nesses embates discutindo veterinários com pesquisador das mais diversas áreas né comissões de vestibulares com Ministério da Educação divergindo o Ministério da Educação abertamente mas respeitosamente né e quantas vezes eu fui chamado pelo Ministério da Educação para discutir Abrir congressos nacionais promovidos pelo MEC né porque porque nós estamos pensando eu sentava que eu precisava de merda de energia de energia conversava
e era os amigos né enfim a gente tem que aprender é ser como seres humanos e eu acho que essa escola não tá fazendo né com ódio não se faz educação né É isso aí professor lhe deu interromperso é muito difícil Porque de fato só fala Com tamanha grandeza né e além de ser um humano magnífico né É também um megalope sequer é muito bom estar aqui com você professor deu e eu quero agradecer imensamente o professor Ildeu é um dos referenciais teóricos da minha disciplina de História da Educação porque eu acho que não dá
para separar a história da educação da filosofia então eu trago sempre terços do professor judeu para discutir com os meus alunos e muito obrigado Professor eu agradeço imensamente a senhora não tem dimensão o tanto que eu tô feliz aqui do senhor tá aqui fazendo essa fala tão importante tão digna para para os meus alunos muito obrigado Eu que agradeço também o convite é sempre um prazer conversar estamos aqui encerrando a aula de pai ideia política educação e filosofia a partir do professor e o Deus Moreira Coelho e é com muita alegria que nós apresenta mos
esse momento histórico com a presença do professor e odeu aqui é na Universidade Estadual de Goiás Muito obrigado