Se você estava procurando por uma receita para um bolinho para comer no café da tarde, pode parar de procurar, porque eu vou te ensinar nessa aula uma receita de bolo de maçã, nozes e canela totalmente sem leite, sem ovos e sem glúten. Meu nome é Carolina Yamamoto. Eu sou professora especializada em doces veganos e sem glúten aqui na Plantlife.
E essa receita de bolo de maçã que você vai aprender é muito fácil de fazer. E eu sei disso porque eu já ensinei essa receita em uma live aqui no meu canal. Muita gente conseguiu fazer em casa, mandaram fotos para gente lá no nosso perfil do Instagram, e as texturas ficaram maravilhosas, super fofinhas.
Por isso, eu resolvi gravar essa aula e deixar aqui no canal para que você consiga fazer também. Essas lives que a gente faz aqui no canal são toda quarta-feira às 5 da tarde. E se você se inscrever agora mesmo no canal e ativar o sininho, você vai ser avisado pelo próprio YouTube quando a gente estiver entrando ao vivo ensinando uma nova receita.
No meu curso online, eu ensino bases de bolos diferentes, como o pão de ló com bolo de baunilha e chocolate. Mas o diferencial dessa massa de bolo é que leva a maçã, que não só traz sabor para massa como também muda bastante a estrutura. A maçã ela tem pectina que ajuda a dar liga na massa.
Então, mesmo a gente não utilizando ovo ou farinha de trigo, a maçã ela ajuda a dar essa textura mais fofinha para o nosso bolo. Também ela traz bastante umidade para massa, que deixa a massa molhadinha e ajuda a reduzir um pouquinho a quantidade de açúcar que a gente vai ter que adicionar, porque a própria maçã já tem um açúcar natural dela. Então, se você nunca fez um bolo vegano ou sem glúten, essa receita aqui com certeza vai ser a melhor para você iniciar.
Todos os ingredientes para você fazer essa receita de bolo estão na descrição aqui embaixo desse vídeo. É só você clicar na setinha que vai abrir a descrição. Para essa receita, eu vou utilizar uma forma de bolo com furo no meio.
Essa daqui tem 17 cm de diâmetro e tem uma médio. E eu vou preparar ela untando com spray desmoldante ou com óleo. Não precisa passar nada de farinha.
E também, antes de começar a receita, já vou pré-aquecer o meu forno a 180 graus. Eu vou usar nessa receita a maçã Gala, mas você pode usar outro tipo de maçã. E eu vou usar ela com a casca mesmo.
Simplesmente higienizo bem, corto em pedaços pequenos e já vou utilizar na massa do bolo. Se você quiser, você pode descascar a maçã, mas eu gosto de usar com a casca mesmo porque até adiciona um pouquinho mais de fibra na receita. E para fazer esse bolo, a gente vai precisar de um liquidificador.
Caseiro, coloca primeiro lá a maçã picada, óleo de girassol ou qualquer outro tipo de óleo líquido que você queira usar, água. Quem acompanha aqui é um tempo já o nosso canal, sabe que eu gosto de utilizar água mesmo nas receitas, ao invés de utilizar um leite vegetal nas massas de bolo, porque acaba sendo mais barato e não altera o sabor. Açúcar demerara.
O açúcar demerara é o que eu tô utilizando para adoçar essa receita, mas se quiser, você pode trocar por outro tipo de açúcar ou algum tipo de adoçante. Farinha de linhaça dourada, que é um ingrediente que vai ajudar a dar um pouco mais de liga nessa massa. Já que essa farinha, quando é hidratada, ela acaba criando um gelzinho que é similar à textura de clara de ovos.
E a canela em pó. Aqui, a gente vai deixar batendo no liquidificador por cerca de 5 minutos, até que fique tudo bem lisinho. E aí, depois, você já pode transferir para uma tigela.
E a gente vai começar a adicionar as nossas farinhas. Nessa receita, aqui, eu vou utilizar o nosso mix de farinha sem glúten, que é um mix que eu utilizo na maioria das minhas receitas e que tem um vídeo já aqui no canal ensinando como você faz esse mix, quais são as farinhas que compõem ele e como você vai armazenar para utilizar nas suas receitas. O vídeo que ensina a fazer esse mix de farinhas e onde você vai pegar todas as quantidades para fazer ele tá aqui em cima.
Mas se você não quiser fazer um bolo sem glúten, você pode trocar por farinha de trigo comum. Só que eu não vou adicionar toda a quantidade de mix de farinhas de uma vez, porque porque cada tipo de farinha, cada marca de farinha, vai ter uma quantidade de água que vai absorver. Algumas marcas absorvem mais, outras marcas absorvem menos.
Então, se você tiver usando, por exemplo, uma marca absorve mais, você não tem como saber isso. Você só vai saber quando você misturar tudo na massa. Se você colocar toda a quantidade, você vai ver que a massa vai ficar muito dura.
Então, eu recomendo que todo mundo coloque aos poucos. Você vai colocando um pouquinho do mix, mistura. Coloca mais um pouquinho do mix e mistura mais, e vai fazendo esse processo até você chegar na consistência da massa ideal, que é igual a essa minha aqui que eu tô mostrando no vídeo.
Para esse tipo de farinha que eu tô usando hoje, eu utilizei toda essa quantidade que tá descrito na receita que vocês pegaram aqui embaixo. Mas pode ser que você não precise utilizar tudo isso. Você precisa deixar com que a massa fique com essa textura um pouco mais grossinha do que uma massa de bolo tradicional, mas ela não tá nem soltando água, nem soltando óleo e nem dura demais.
Assim que você chegar nessa textura de massa aqui, você já pode parar de adicionar farinha e adicionar o fermento químico. Mistura bem, e aí já coloca as nozes picadas. Para essa receita de bolo, eu vou utilizar as nozes tipo mariposa, que eu fiquei com uma faca.
Depois de misturar as nozes, já coloca imediatamente toda a massa dentro da forma já untada. Espalha bem o topo com a espátula e já leva para o forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40 a 45 minutos. Para saber se o seu bolo tá pronto, você vai abrir o forno somente depois que já tiver passado pelo menos 30 minutos de assamento.
Vai verificar se em cima já tá começando a dourar. E pode espetar um palitinho ali no centro. Se ele sair limpo, quer dizer que o bolo já tá pronto.
Se não, você vai deixar por mais tempo. Caso seu forno esteja desregulado ou ele esteja queimando por fora e deixando muito cru por dentro, você abaixa a temperatura e deixa sendo por mais tempo. Depois que estiver pronto, você vai tirar do forno e esperar amornar.
Deixa ali em cima da bancada por cerca de 20 minutos. Depois que já tiver morninho, você vai desenformar. Antes de esfriar completamente.
Esse passo é muito importante porque você não quer que crie vapor ali entre o bolo e a forma. Se deixar criar esse vapor, vai ficar muito úmido na parte de fora. Então, depois você tira do forno, deixa amornar, desenforma em cima de alguma grade ou em cima de um prato mesmo, e aí espera esfriar completamente antes de cortar.
Nunca corte um bolo quente. Eu sei que às vezes a gente quer comer o bolo quentinho ou já tá com vontade de comer assim que sai do forno. Porém, isso pode deixar a massa com aparência ainda crua, e ele precisa terminar de cozinhar e tirar todo esse calor de dentro antes de você cortar uma fatia.
Depois de completamente frio, você já pode servir. E para finalizar, eu vou colocar um pouquinho de açúcar demerara pulverizado, que é como se fosse um açúcar de confeiteiro, em cima do bolo. Essa é uma massa que fica muito fofinha, tem o crocante das nozes já misturada, o aroma da canela, o sabor da maçã.
E eu tenho certeza que se você fizer, todo mundo vai gostar e ninguém vai dizer que é um bolo vegano e sem glúten. Assim como esse bolo, eu sempre gosto de trazer para as nossas receitas que estão, inclusive, as mesmas características de doces tradicionais. Então, na minha escola de confeitaria, eu sempre ensino doces que tenham cara, o sabor e a textura de doces que a gente já tá acostumado.
Lá dentro da Escola de Confeitaria Plantlife, eu também ensino massas de bolo que são adoçadas somente com frutas e outras versões adoçadas com adoçantes naturais para você fazer e vender bolos decorados, bolos caseiros, bolos de pote para qualquer tipo de público. Aqui em cima tem um vídeo para você conhecer um pouquinho mais sobre a nossa escola, e as inscrições estão abertas. Os links estão aqui embaixo na descrição.
Espero que você tenha gostado dessa receita. Se você conhece alguém que também se interessa pela confeitaria ou gosta de fazer doces para si mesmo, compartilha esse vídeo com essa pessoa. Aproveita e também dá um like nesse vídeo, porque isso ajuda bastante a gente e ajuda também o YouTube entregar mais conteúdos assim para você.
E eu espero você aqui no próximo vídeo.