Aula 24 - O sujeito e o Poder: as lutas contra as práticas de subjetivação

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Iluminismo Pós-Moderno
Apesar de amplamente conhecido como o "filósofo do poder", Michel Foucault alega que o objetivo de s...
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e essa última aula de cocô e eu gostaria de comentar sobre talvez o artigo mais importante de cocô o sujeito e o poder de 1984 final da vida do cocô aquele momento de epifania onde ficou de certa forma pensou tudo que tinha para pensar né infelizmente ele contraiu hiv ele falece da sobre condições de habilitadas mas cérebro funcionando a mil então tem aí de certa forma um apanhado geral e daí agora porque ia começar as aulas antes convidando vocês então é para se inscrever no canal que não conhece o canal ainda daquele like esperto maroto
e ativar o sininho compartilhar eu sou pastor daniel cidade eu sou professor de filosofia e estudou filosofia política ética especialmente michel pouco elite também mas eu tô deixando limite de lado no canal por enquanto vamos fazer uma situação que tá é talvez entre as três principais estação de ficou perdido isso porque tô e introdutório de vai ter essa situação eu desafio alguém mostrar um livro introdutório ficou que não tem essa situação eu gostaria de dizer antes de mais nada qual foi o objetivo do meu trabalho nos últimos 20 anos não foi analisar o fenômeno do
poder nem laboradas fundamento de tal análise meu objetivo ao contrário foi criar uma história dos diferentes modos pelos quais em nossa cultura os seres humanos tornaram-se sujeitos olha que interessante ficou é famoso como o filósofo do poder i retrospectiva ele que é mais o tanto por ele falou tanto de poder pensa que eu tava tentando entender eu tava tentando entender o sujeito como que o sujeito se torna sujeito porque o sujeito ele é um fruto das relações de poder isso a gente já falou que nas primeiras aulas tá então o entender o poder entender como
se exerce o poder é entender como cresci suja é dá para dizer de certa forma que o sujeito ele é uma e são as relações do poder mas ele é uma produção das relações de poder externas das relações de poder na sociedade mas as relações poder dele mesmo porque ele mesmo uma relação de poder consigo mesmo isso é bastante 20 anos depois o próprio freud que tem influência limite não sei se muito admitido ou não mas o freud também não me te amo tá então o próprio ser humano ele uma série de conflitos uma série
de relações de poder conhecimento então o sujeito ele é criado nas relações de poder então ao analisar como os seres humanos tão sujeitos ficou vai dizer que existem três tipos de formas de objetivação como objetivar os indivíduos para serem aquilo que são o modo de investigação que visa atingir o estatuto de ciência então os indivíduos vão ser objetivada científicamente ó a ciência diz que você é assim assim assado que você precisa agir assim assim assado a ciência é uma ferramenta de poder para objetivar os indivíduos a ativação do sujeito em práticas divisores divididos indivíduos entre
loucos e sãos normais e anormais isso vai criar indivíduos você vai se entender como alguém louco são normal anormal então você vai pensar nossa será que o que eu falo é normal será que eu faço será que eu ajo de uma né normal ao se preocupar com a normalidade ao se preocupar e não ser louco você vai já estar criando um sujeito de si mesmo talvez você até aceite um pouco de loucura mas isso também né então essa prática divisora de louco e normal e já vai estar criando um sujeito pode ser em harmonia em
conformance obediência ao status quo que forma o indivíduo mas pode ser conta a posição também a grande questão que essas práticas divisora objetivam os indivíduos que em termos de sujeito em terceiro o modo pelo qual um ser humano se torna sujeito então a próprio conceito de subjetividade a própria ideia de que você ao interagir com o meio possui uma subjetividade que ele faz interagir de maneira oi gente e essas relações de poder também tem o objetivo de objetivação em termos de sujeito ficou vai dizer que isso é verdade que um dos objetivos da filosofia é
impedir que a razão ultrapasse os limites daquilo que dado na experiência existe também um papel da filosofia que impedir os excessos da racionalidade política existe uma relação evidente entre a racionalização e os excessos do poder o gol não fazendo que a razão é necessariamente leva ao totalitarismo nela frequentemente pode levar o autoritarismo mas ficou vai dizer que a desrazão ou a irracionalidade pode ser tão opressor quanto então ele vai ser frequentemente falado com mal inimigo da razão mas isso é besta ele vai ter uma aula sobre isso não nesse curso introdutório mas em aulas mais
adiante demais tem medi áreas e daí pensando nessa nesses sujeitos que se são certa forma sujeitados pelas relações de poder mas não são sujeitos passivos as completa as ações poder ficou tá pensando em termos de revolução de reforma de insurreição de resistência ao poder todo poder pressupõe a existência como eu já vi horas passadas ele vai dizer que existem três tipos de luta primeiro as lutas contra as formas de dominação dominação seja ela étnica social ou religiosa aqui a gente pode pensar tanto no liberalismo nesse liberalismo que surge então em termos de contraposição ao feudalismo
e ao absolutismo monárquico né não o liberalismo que vem depois que se contrapõe ao socialismo que é bem posterior tá então ele tá falando interna do liberalismo mas em termos de lutas raciais e uma série de coisas né lutas contra as formas de dominação sempre que alguém tenta dominar um grupo esse grupo pode surgir com uma resistência segundo lutas contra as formas de exploração que cê pa e daquilo que eles mesmos produzem aqui ficou tá falando basicamente no marxismo né então o marxismo é cria a consciência de que os indivíduos produzem algo e não tem
isso de volta os pois produzem para outro né ao proprietário das indústrias etc então existem lutas contra essas formas de exploração do indivíduo são explorados e também vários momentos ele se revoltam cocô não é exatamente o marxista mas ele também não é alguém como hoje em dia se demonizar uma arte sacra pelo contrário max é um grandes interlocutores e o cocô né então é vários momentos ficou estaria de acordo com o max vai no momento ele vai ter uma série de críticas que diga-se de passagem são infinitamente superiores às críticas conservadores ou liberais terceiro lugar
as lutas contra as formas de subjetivação que ligam os indivíduos a si mesmos e os submetem a outros aqui suja que o que a gente chama de certa forma de identitárismo olá eu sou um sujeito tão sujeito de que qualquer minha sexualidade qual que é o meu gênero qual que é minha raça qual que é enfim quais são as coisas que compõem a minha subjetividade quais são as relações de poder que estão de certa forma é tentando oprimir tentando silenciar a minha subjetividade e como que eu me escondo que eu faço alguma resistência algumas ou
intuição talvez até uma revolução contra isso então por isso que também ficou é tão importante para os movimentos identitários embora ele não tenha organizado nenhum movimento tente da estar daí até influencia a questão dos homossexuais mas ele fala a verdade que ele fala muito pouco de uma sexualidade ele fala praticamente nada sobre feminismo embora ele tem inspirado a teoria do poder dele tem inspirado pelo ministro como olhos de mclaren e muitas outras na verdade que o seguir o próprio o melhor livro de introdução ao focou é de uma feminista e o handok sala na minha
opinião né não na minha opinião que ela seja seu início na sua opinião ser o melhor livro de tudo só ficou e com mulher vai ter review então as lutas contra as formas de subjetivação tão certa forma se opondo a esse estado moderno que se organizou em termos de poder pastoral e tem como objetivo atingir a subjetividade dos indivíduos é lembra que o pastor ele responsável pelo rebanho é toda aquela coisa que a gente já falou então os indivíduos que não querem na verdade ser um rebanho ele não quer ninguém subjetivação deles seja externa seja
proveniente de estado eles querem assumir as rédeas de sua própria subjetivação então como existem lutas contra as formas de subjetivação porque por causa de uma passagem muito interessante também que eu vou citar não acredito que devemos considerar o estado moderno como uma entidade que se desenvolveu acima dos indivíduos ignorando que eles são e até mesmo sua própria existência mais ao contrário como uma estrutura muito sofisticada na qual e podem ser integrados sob uma condição que a essa individualidade se atribuísse uma nova forma submeter tendo a a um conjunto de modelos muito específicos então o estado
moderno ao estado que leva muito a sério esse ideia de que existem indivíduos e que a gente precisa produzir saber sobre esses indivíduos para melhor governá-los e melhor governar o nome de acordo com os interesses de lima de acordo com os interesses gerais do próprio estábulo é o que está em jogo é o interesse do estado não dos indivíduos então ficou que não é não sei se a lista ele vai dizer talvez objetivo hoje em dia não seja descobrir o que somos mas recusaram que somos né uma frase um pouco complicada porque né não existe
algo a ser descoberto sobre nós mesmos existe algo a ser construído nós somos construções das relações de poder do meio e de nós mesmos então recusar aquilo que dizem que somos porque nós vamos assumir as rédeas daquilo que somos a então se você quer dizer que é minha boa tarde tem que ser de tal forma que eu tenho que ser homem ou mulher ainda que você gehm afrodita ou intersexual ou ainda que eu me identifique né se eu me se eu me identifico como homem ótimo se eu não me identifico refúgio que os eu sou
e eu vi no o que eu quiser na verdade não binária enfim então ficou vai ou não vai dizer isso tá eu estou interpretando o que que vai surgir depois disso ocorrerá pessoas que vão a recusar aquilo que são na verdade naquilo que são essencialmente mas aquilo que são na visão desse poder que diz o que elas são e vão assumir as rédeas fazer o que quiser com a sua própria vida aqui é o que faz bastante sentido na minha opinião e daí eu consegui terminar então uma frase de ficou dizendo que a gente tem
que fazer algo que ele faz muito pouco né temos de promover novas formas de subjetividade através da recusa deste tipo de individualidade que nos foi imposto há vários séculos tá ele tá dizendo que tá dizendo que é subjetividade tem um caráter político né a própria o teu corpo a forma como você vai se importar a quem você vai ser como que você vai viver como você vai constituir sua subjetividade tem um caráter político nós devemos recusar a subjetividade que os dons são dados né celular dá um cardápio você pode ser isso isso se você quiser
ser normal e se você for isso isso isso você vai ser normal bom recusamos isso ocorra vamos o risco de sermos anormais né a própria ideia de uma teoria que iria inspirada nesse ideal né vou cerco e você é estranho anormal vovó sumida até que orgulho né ao que poderia ser pejorativo deixa de ser pejorativo na medida em que você assumir a sua subjetividade ou objetividade de um grupo assume as rédeas dela né para isso é necessário abrir espaços de liberdade e recusar subjetividade sim costas então a gente tem aí ufo que vai inspirar toda
uma série de movimentos que vai ser extremamente atual porque a questão da subjetividade e aquelas pessoas mais importantes da política de hoje faz-se muita política e consegue se muito votos negando aos indivíduos subjetividade que eles têm direito né então a uma tentativa de trazer tolerância aos homossexuais que foram sempre oprimidos na escolas vai virar uma acusação de kit gay que porventura é coloca a sociedade em certa histeria e faz com que elas ela igreja alguém com tendências muito claramente fascistas e isso tudo porque subjetividades anormais subjetividades é diferentes do tradicional dos estados cor incomodam muito
incomodam muito mesmo continua incomodando e esse é um desafio para o século 21 então quem gostou que lhe convido a assistir as outras coisas no canal né da sugestão porque eu tô nesse momento agora eu tô revendo como é que vai ser o canal vou continuar lançando um monte de coisa de eu vou querer falar um pouco sobre ideologia política da continuidade outras coisas mais gerais filosofia como tirar filosófico quer fazer um guia de falácias infini então toma aí pensando e espero que vocês tenham gostado do curso claro que eu sei que ela todo mundo
quer assistir todas as aulas né mas elas estão aí vamos continuar aí e se porventura pode pegar uma outra aula de acordo com os interesses é eu vou abrir uma playlist falando de cocô é de maneira mais específica top demais isolados então aberto a sugestões é pedido de top que você quer falar nem todos eu vou conseguir abordar mas é isso aí então não se esquece daquele lag maroto aí e boa
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