oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pedro renault professor aqui do parabólica e olha só hoje é dia de aula de filosofia para a gente dar continuidade aos sofistas a gente já falou de protágoras a gente falou de igual a jesus hoje é dia de falar de hípias de élis tá bom então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito como é que esse vídeo para ajudar o canal crescer porque tem história geral brasil filosofia sociologia muito conteúdo completo para ele ainda é mais
vestibular certo bom conceito de surfistas acredito que todo mundo já que está aqui nesse vídeo e tu já sabe o conceito ahan porque a gente fala sobre sábios mais que esses sábios eram acusados inclusive por filósofos da época de novo serem filósofos com né mas não é o conceito que a gente tem que trabalhar aqui a gente tem que pensar que eles são de fato pensadores ou filósofos da escola surfista né daquele período bom o ips dlc ele nasceu na cidade ellis perto de olímpia mas ele tem uma grande atividade em atenas é muito importante
porque ele foi contemporâneo a sócrates e contemporânea o platão e inclusive boa parte da verdade a maioria do que a gente sabe sobre pense logicamente assim como vários outros filósofos assim como próprios obras a gente sabe através dos diálogos de platão certo ele está presente em outros diálogos é única está presente do diálogo de platão relacionado a planta águas mas especificamente a gente tem os diálogos de platão hípias maior e ipês menor eu vou até trazer para vocês aqui alguns quando a gente for falando eu vou trazer para vocês algumas citações desse diálogo do hipias
maior principalmente para a gente entender o pensamento dele certo então vamos lá é bem simples essa aula não vai ser demorada primeira coisa o ipes ele era conhecido no mundo grego por uma a oratória muito boa assim como um grande parte dos sofistas é assim com corres que a gente falou ele era conhecido inclusive para o por isso planejar né ele era conhecido por isso manjar a riquezas né a carregado de anéis os tecidos mais caros no mundo grego e ele tinha muito orgulho disso e ele se dizia um profundo conhecedor de várias áreas do
saber entre elas a música a pintura a história à filosofia logicamente a eu matemática astronomia matemática inclusive ele tem uma contribuição interessante a que inclusive e tenta explicar um pouco da sua filosofia através da matemática ele dizia se profundo conhecedor o palavras do próprio sócrates que eu vou que a gente vai trabalhar inclusive aqui daqui a pouco sócrates o até mesmo de forma irônica no diálogo daí peso maior então você é um e ele gostava disso gostava de poema aquele que que tem amplo conhecimento é quase um enciclopedismo né tem vários conhecimentos e ele é
um desenvolvedor inclusive né dos desenvolvedores aí do para poder tem esses amplos conhecimentos na memória né conseguia trabalhar muito através a memória decorar vários nomes através da memória como uma forma de exercício em várias áreas do saber segundo segundo pensador segundo o segundo a época quem falava de ipi zero é uma forma dele inclusive tentar dialogar sobre vários assuntos né ter um conhecimento sobre vários assuntos é então é a arte da mesma técnica né de estimular a memória para poder discutir para poder lembrar sempre dentre vários assuntos têm muita gente que tem que desenvolveu várias
vários outros outros ramos vou várias outras áreas tem muita gente que trabalha com isso de fato oi e ele era um desses inclusive inclusive isso era utilizado pelo rippers para ensinar as pessoas a ensinar os os atenienses nesse caso a saberem tudo discutir sobre tudo vencer debates isso é muito importante porque aí entra essa questão que eu falei para vocês do ips ser um memorizador uma pessoa que consegue discutir sobre tudo e inclusive esbanjar riquezas porque o itens gostava de dizer que ele ganhava muito dinheiro com isso a primeira primeiro trecho que a gente vai
ver a gente já vai ver dois três conseguidos aqui mas o primeiro já conta isso para gente no hipias maior que é o quando ele está dialogando com sócrates tá então por exemplo esse agazinho aí é a grade prestar quando ele tá falando tá sócrates o sócrates não conheces nada das belezas desse ofício arte da oratória que ele tá falando se soubesses quanto dinheiro ganhei te espantaria se deixo de lado outros casos mas quando foi a cecília sendo muito mais jovem que propagandas que eu tava usando da cecília né se eu não me engano que
para lá se você retirar a não propaga ele ele se exilou na cecília verdade já era famoso bem velho um pouco tempo ganhei muito mais de 150 minas só em em início um lugar bem pequeno ganhei mais de início mesmo em químico ganhei mais de 20 minas ao voltar para casa trazer do tal montante dei ao meu pai ele e os demais concidadãos se espantaram ficaram pasmos por assim dizer acho que ganhei mais dinheiro que dos sofistas juntos entre qualquer quaisquer deles e escolher is até falando só que os dois fofinhos aí eu ganhei mais
dinheiro que eles ensinando as minhas técnicas é de memorizar de ser um polímata como como eu e aí a gente é legal porque a gente tem um trechinho um pouquinho maior aqui que eu vou colocar para vocês que são eles ainda discutindo aí eu vou colocar até inclusive alguns trechos de sócrates sócrates inclusive o sócrates dá umas umas boas e realizados em ipezal pior coisa é o diálogo de platão platão é um grande né um grande admirador de sócrates como seu mentor como seu professor olha só então tá amanhecendo de sócrates a gente tem um
textinho aí de sócrates para a gente contextualizar olha só assim será ipês se deus preferir entretanto responde-me agora mesmo agora mesmo coisa pequena sobre esse assunto pois fizeste me lembra lá em bela ocasião de fato bom homem a pouco alguém me a dormir me atolou em um passe qual um dos argumentos eu eu reprovava certas coisas como feias e elogiava outras como dela sogra está falando que antes tava discutindo algumas coisas com outra pessoa falando que algumas coisas não fez outras eu perguntava-me mais ou menos desse modo e com muita violência de onde sócrates me
conheces me conhece me conheces quais coisas são belas e quais são feias vamos pois pois dizer o que é o belo e eu graças a minha mediocridade fiquei em paz e não consegui responder ele a contento quando me afastei de sua presença tive raiva de mim mesmo me censurei prometi que na primeira ocasião em que encontraste algum de vós sábios pois ouviria com atenção e após aprender a e treinar o ou só que ele tem uma pegar o dinheiro nem você sabe me pedir não aí né tá treinar queria novamente ao encontro desse com este
ano a dor para disputar e o argumento sócrates queria falou que não conseguiu argumentar que uma pessoa e aí ele saiu ficou mal tá falar se eu podia que eu encontrar um sofia se eu vou perguntar pedir para o seu filho para me ajudar né está sendo irônico né não há portanto como portanto como estão dizendo eis que agora chega uma bela oportunidade ensina-me de modo suficiente o que o próprio belo e tenta falar com a maior exatidão ao me responder o quê que é o belo né é sério questionamento dos santos a fim de
que não me não me empresta novamente ao ridículo resultado uma segunda vez pois é certo que conhece o assunto com clareza e tá forró aí você conhece ela sofre com clareza então me ensina aí e seria essa uma pequena lição entre as minhas as muitas que sabe e o ipês respondem por zeus é de fato pequenos troca de por assim dizer não vale nada e só respondi então aprenderei com facilidade ninguém mais me poderá refutar e ir pelos responde ninguém com certeza caso contrário minha empresa né o meu ofício meu trabalho seria medíocre e amadora
né foi eu sei o que que eu tô falando eu vou te ensinar o cara e sócrates responde né por ela hip isadora esses por elas por ela por zeus fala muito bem se pudermos capturar tal homem alguma impediria de imitá-lo ao objeto objetar aos argumentos depois que tu respondes para para que da melhor maneira de poças treinar é que sua experiente em suas objeções assim se eu não fizer diferença para ti gostaria de objetar para que aprenda com mais robustez e por fim o ricos responde objeto então como dizer a pouco a pergunta não
é grande coisa pergunta sobre o belo né que o cara tinha feito olha só poderia ensinar que a responder perguntas muito mais difíceis que essa de tal modo que nenhum homem seria capaz de te refutar tal vocês repararem o ofício do ripas tá ganhava dinheiro com isso eu ofício de segundo platão o dentro da folha de coca mas daqui a pouco a gente vai entrar no pensamento mais próprio do ritz né segundo platão ele estava ensinando sobre em tudo agora eu vou entrar um pouco mais do pensamento propriamente dito então do ripas sobre a natureza
existe uma concepção do ritz que é muito importante ele tenta explicar isso em principalmente também relações matemáticas que é bem bem interessante que o hip as ele vai falar sobre a questão da totalidade da natureza isso é bem interessante né ele tem uma concepção sobre a época ele tem sim o pensamento sobre a época segundo ripas a natureza é é ampla e composta por múltiplas coisas diversas coisas diferentes que que eu tô querendo dizer com isso o mundo a vida é a vida não é um no segundo o ibis não é tudo da mesma matéria
do mesmo organismo tudo as coisas são diferentes no entanto para ele tudo isso é uma totalidade da natureza que nosso amamos de natureza a gente precisa entender que há uma diversidade muito grande tá diferente inclusive de alguns filósofos a tanto do neoplatonismo o neoplatonismo até mesmo dos pré-socráticos os filósofos da natureza né que diziam de uma única substância que compõe a natureza né fizemos é então que a gente pensar lá já me desculpa já o cita exemplos aqui de tales de mileto mundo composto por água água essencial né aleximandro a gente o apeiron anaximenes também
vai falar de ar também entre outros ali então eu pesei falou não existe uma diversidade e existe uma verdade há uma verdade na natureza existe uma verdade sobre as coisas de fato só que nós não conseguimos ter o conhecimento necessariamente de tudo mas essa verdade não deixa desistir e a gente não consegue ter conhecimento nosso conhecimento amplo o ipca ensinava né eu tenho conhecimento algum sobre tudo eu memorizo né o são-paulino até mas a gente não sabe tudo da vida tudo sem por cento de tudo mas a natureza é continua ela existe e é por
mais que a gente não saiba de tudo que existe na natureza ela é cortina todos nós todas as coisas formam essa natureza e elas existem independente do nosso conhecimento sobre elas entenderam e aí nesse ponto de vista nesse pé que a gente entra numa outra concepção de ricas que é uma concepção inclusive considerada de certa forma radical para os padrões gregos da época e por quê porque além das pessoas que a gente falou que a natureza e totalidade também tem a questão da natureza e as leis por ripas e aí existe uma distinção muito clara
muito evidente entre o que é natureza e o que que é lei pois a natureza é um fator que nos une certo na natureza somos todos iguais somos todos não iguais né porque ele mesmo já falava que são coisas diferentes mas nós temos direitos iguais dentro da natureza né nós temos direitos iguais enquanto seres dentro da natureza a partir do momento que nosso desculpem passamos a formar a nossa sociedade a gente passa a qualificar e diferenciar as coisas deixa eu tomar uma água aqui que e então como assim ele fala para gente que a natureza
parte da natureza nós criamos a sociedade certo e a sociedade meio que destroem a sua natureza porque a sociedade através das leis racionais então elas diferenciam elas qualificam ela então ele estava inclusive e supostamente fazendo uma crítica entre aqueles que têm as leis para proteger os é aqueles que a lei não protege então a uma crítica social dentro do contexto grego principalmente ali ateniense até tá falando a natureza nos une as a lei nos separa né as leis nos separar e aí a gente entra com o diálogo o deco ainda no diálogo riqueza maior que
é um trecho agora melhor para falar sobre isso ainda assim ele dialogando lá com sócrates está bom só acredito fiz assim para ele vamos lá eu falei eu disse ser um dando um benefício para a cidade e hip responde ela se estabelece acho em vista do benefício mas às vezes se formou estabelecida também traz dando a lei você para ela pode trazer tanto a cidade e sócrates responde o que os que estabelecem a lei não há estabelecem como o maior bem para a cidade o sócrates naquela retórica dele interessante a maiêutica né já sabe muito
bem e não é o caso que sem ela é impossível ser administrado em boa ordem se irrita responde diz a verdade eu tava cê tá falando sério é isso aí nela e ela não é tão boa assim não e os óbitos responde então quanto os que se empenham em estabelecer leis não acertam que é bom é a lei e o que é civil ea lei o que é sim porque eles não acertam o como dizes irrita responde e fato sócrates em sua descrição exata da pressão é assim entretanto não é assim que os homens costumam
usar as palavras é só que ele responde os que conhecem o assunto hits os que não conhecem e ricas responde a multidão dos homens ele falou para a gente o quê a natureza nos tornam vou repetir aqui o que é muito importante que você saiba a natureza nos tornam a nos aproxima né os nossos direitos tempo no mundo natural mas quando colocamos leis estamos nos separando né então quando elas não são aplicadas da melhor maneira elas acabam dos separando certo bom gente é um pouco do pensamento do ripas ele tem um pensamento próprio muito interessante
de se entender eu acho que legal sistema nesses adotarem isso andré ela vai também ele era caracterizado como sua ficha por conta da questão do seu polímata de vender a arte da oratória e vender a forma não só a arte do oratório mais vender e vender a para os cidadãos gregos né há como vencer debate assim como ele tentou vender para sua vida poderei te ensinar como você venderia você vencer esse debate sobre o belo por exemplo certo eu vou ficando por aqui espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham gostado foi mais um
sofista aí para gente além de protágoras górgias e agora nós temos um hip acerto amo você de todo coração do mundo grande beijo fui