[Música] dizem que você precisa de 21 dias para criar um novo hábito na sua rotina Concorde chegou quase lá entre o seu lançamento no acesso antecipado no dia 20 de Agosto até o desligamento dos seus servidores no dia 3 de setembro o jogo da Sony realmente existiu por todos os dias acumulando centenas de jogadores mas o hábito não se firmou também não que precisasse Esse é um hábito que já existe há um bom tempo em 23 65% das empresas de videogames estavam trabalhando em um jogo como serviço 95% planejavam eventualmente lançar um jogo como serviço
eu acho que esse ponto isso já não é mais um hábito é uma religião e de repente algo muito Místico começou a acontecer desde a pandemia teve uma explosão desses jogos mas hoje só 4 anos depois uma grande parte senão a maioria deles morreu o que não é o caso desses a todos esses jogos morreram mas quando toda a esperança Parecia ter acabado dois heróis improváveis chegam para salvar o dia o primeiro deles nome super apropriado Parabéns se chamava Esquadrão Suicida esse jogo como serviço perdeu segundo a própria Warner games 200 milhões de dólares O
que torna ele o maior perdedor de dinheiro na história dos videogames e mesmo assim algum milagre os seus servidores ainda não foram desligados daqui a pouco ele vai fazer um ano de vida o que deve ser algum tipo de recorde em vez disso segundo uma fonte anônima do Financial times a Warner agora tá considerando abandonar a indústria de videogames depois de quase 20 anos no mercado mas precisava de um Esquadrão tão suicida assim para que ela percebesse que esse jogo como serviço não é tudo aquilo que se prometeu ele era para ser a solução pra
grande Crise existencial dos jogos Triple a há muito tempo o desenvolvimento desses jogos fica cada vez mais caro mas o retorno continua mais ou menos o mesmo até chegar a esse tal de jogo como serviço ele ajustava a mira por seu tempo um jogo que é para ser jogado para sempre ele não queria ser uma experiência mas um hábito porque é aí que esse jogo como serviço aumenta o seu retorno com skins passes de batalha caixas misteriosas Afinal você jogou esse jogo todos os últimos vamos dizer 21 dias ele é parte da sua vida agora
Invista um pouco nele ou será que você vai quer um bronze dois para sempre é por isso que esses jogos dominaram o mundo um dia só que agora bom agora tá todo mundo vendo que alguma coisa mudou são 10:39 de um domingo e tem só 180 pessoas jogando Suicide Squad No Steam isso é um hábito de um colégio no máximo A diferença é que agora 95% das empresas querem se tornar um hábito mas um dia só tem 24 horas E no momento elas estão todas lotadas E aí o retorno faz um retorno jogos que custaram
centenas de milhões de dólares estão sendo completamente ignorados eles estão perdendo todo o seu investimento se a Warner realmente abandonar o negócio de jogos para consoles olha talvez ela esteja sendo bem esperta porque não tá nada legal tá todo mundo sangrando dinheiro demitindo milhares de funcionários falindo alguma coisa claramente precisava acontecer E aí uma segunda coisa aconteceu uma coisa que dizem por aí custou o dobro 400 Milhões de Dólares o projeto mais caro que a Sony já fez até hoje um jogo que levou 8 anos para ser desenvolvido e durou Só duas semanas e as
vendas insignificantes junto com o reembolso que ela foi obrigada a oferecer fazem dele o novo maior perdedor de dinheiro na história dos videogames depois veio com corte depois deu falado patrocinadora desse vídeo dials um jogo de estratégia rogue likee com combate por turnos e elementos de RPG não eu não sonhei com esse jogo ele é real em Dimensional você pode colecionar mais de 20 heróis diferentes que podem ser evoluídos cada um com habilidades e mecânicas únicas mas só três heróis podem participar de uma batalha ao mesmo tempo e cabe a você descobrir a melhor combinação
de heróis habilidades e itens para derrotar os diversos chefões do jogo e salvar o multiverso dimensional possui uma campanha bem na vibe daqueles desenhos que você via depois a escola completamente dublada e com catcines no melhor estilo de história em quadrinhos e claro por ser um rogue like com batalhas geradas proceduralmente Esse é um jogo que pode ser jogado para sempre então clica no primeiro link da descrição para baixar a demo de dimensional agora mesmo e já coloca ele na sua lista de desejos porque o lançamento é logo logo no dia 18 de [Música] novembro
o game Industry perguntou pros especialistas de quantos jogadores um jogo como Concorde precisa para ser sustentável a resposta foi de 10.000 jogadores simultâneos por região vamos dizer então dois servidores um na Europa e um nas Américas Isso daria pelo menos 20.000 jogadores o máximo que Concordia alcançou No Steam foi 600 para recuperar os 400 Milhões de Dólares a Sony teria que ter vendido 10 milhões de cópias ela vendeu 25.000 E aí você cancela tudo matar Concord era a única opção viável tinha 52 pessoas jogando quando eles fech servidores Porque mesmo que todas elas tivessem spamando
a compra de skin naquele momento isso ainda não pagava nem os próprios servidores sem falar no custo de ficar lançando novas atualizações ou de todas essas outras coisas que vem com o jogo como serviço Então em vez disso a Sony preferiu matar o seu bebê de Só duas semanas uma tragédia mas também a maior fofoca do momento todo mundo tem uma opinião DJ Será que o ry tava certo [Música] tempo Noal das contas o pote de ouro que estava lá era um pote de merda OAS con os podcasters os jornalistas os analistas até que Colin
morart solta a bomba jogo custou cerca de Concord é o dentro da Sony ele era visto Star Wars da Sony a gente ainda tá falando de Concord E aí o ciclo começa tudo de novo 400 milhões de dó con agora você sabe quanto fortnite perdeu nada ele provavelmente ganhou mais de 20 bilhões de dólares fortnite lançou no final de 2017 só em 2018 ele fez mais de 5 bilhões em um ano a ep podia ter lançado 13 concords Olha que luxo essa informação veio de um dos vários documentos vazados durante a disputa entre a Epic
e a Apple em 2021 eu não sei como esse tipo de coisa vaza assim mas eu sei que interessa muita gente gente como o Jin o eves o Takashi o ce de empresas cujo sucesso Depende de informações como essa ou essa os jogos como serviço só dominaram o mundo porque casos assim foram muito bem documentados activision apostou o valor recorde na época de 500 Milhões de Dólares em Destiny e deu certo GTA online pegou a maior franquia de videogames e transformou ela no produto mais lucrativo da história do entretenimento e fortnite não é nem mais
um hábito é parte da cultura o Consenso de que os jogos como serviço eram o futuro foi o que deu início a essa corrida do ouro mas o oposto também é verdade porque agora o ouro acabou um daqueles especialistas fala sobre esse vicioso que acaba matando tantos desses jogos vamos pegar com Cord ele precisava chegar nos 20.000 jogadores simultâneos um longo caminho dos 600 que ele conseguiu no lançamento o problema era que enquanto ninguém tava jogando com Cord Todo mundo estava falando sobre como ninguém tava jogando comc quando tudo que se fala sobre seu jogo
é o quão genérico ele é quão deserto são os servidores sobre a quantidade recorde de dinheiro que ele perdeu quem ã consciência vai querer investir o seu tempo e dinheiro nesse navio que claramente está fundando o seu fracasso domina a conversa e a conversa garante o seu fracasso até porque quando jogos como serviço é a conversa ela costuma ser um pouco diferente um jogo single player No pior dos casos é lançado não recebe muita atenção ou até recebe uma atenção negativa mas no final do dia ele continua ali existindo em alguma dessas páginas sempre tem
a chance dele ser redescoberto pelo jogadores do futuro e se tornar um clássico Cult mas um jogo como serviço morre Eu não sei você mas eu não me sinto muito confortável com essa palavra eu uso ela sem problemas não é isso eu morro tu morres vz eu só sei que se um tipo de coisa não para de morrer tem alguma coisa errada e a cada dia que passa essas mortes ficam mais violentas 200 400 milhões agora estão falando de 850 milhões investidos em School and Bones parece dinheiro demais para ser verdade mas também todos eles
parecem Pode ser que Concorde ressuscite como um jogo Free to Play é possível até que ele recupere os 400 milhões um dia pode ser também que Concorde se torne o mais novo membro do exclusivo clube de jogos que morreram duas vezes porque esses jogos precisam de jogadores investimento para continuar existindo e mais cedo ou mais tarde e cada vez mais cedo a sua história acaba só que quando essa história dura duas semanas o futuro dos videogames começa a virar mais uma doença Vamos torcer para que aquelas pessoas entendam o que tá todo mundo percebendo que
um morto não cria hábitos