é o tempo que nós estaremos juntos faremos uso duas exposições na carta de Tiago a primeira no capítulo 1 EA segunda no capítulo 4 e faremos dois estudos a respeito do liberalismo teológico o primeiro enfocando o método histórico-crítico que é o método por excelência do movimento conhecido como liberalismo teológico em seguida falaremos na outra oportunidades sobre as novas hermenêuticas que estão presentes hoje no mundo acadêmico e que acabam naturalmente descendo e Alcançando as pessoas nas igrejas mesmo que elas não saibam os nomes dos seus fundadores e nem conheço nos termos técnicos Mas elas acabam sendo
influenciados por estas ideias que nascem na cabeça o ademicos Então hoje à noite nós iremos começar com uma exposição de Tiago Capítulo primeiro e eu peço que vocês então abram suas bíblias nessa passagem da escritura o Tiago Capítulo primeiro vamos deixar nossas bíblias abertas Nós faremos a leitura medida que exposição prosseguir e vamos começar lembrando Em que situação é essa carta foi escrita o Tiago aqui é provavelmente o Tiago irmão de Jesus não é o Tiago Apóstolo esse morreu muito cedo decapitado em Jerusalém Então Tiago que era meio-irmão de Jesus assumiu a liderança da igreja
em Jerusalém e passou a exercer a sua autoridade Apostólica no cristianismo judaico daquela ocasião também todo o cristianismo e ela contado embora não Apóstolo mas ele era contado junto com o grupo apostólico e Thiago resolveu escrever esta carta que é uma carta Geral com dois objetivos em mente e que objetivos estes que tinham a ver com a necessidade das igrejas as quais ele se dirige é a primeira era a questão das dificuldades provações que aquelas igrejas estavam passando o a parte da literatura do Novo Testamento foi produzida exatamente em resposta a essa situação de dificuldades
que as igrejas se encontravam E essas dificuldades eram causadas em parte pelas perseguições a princípio dos judeus e depois do próprio Império Romano um pouco mais tarde aí a por volta da década de 70 pensei que são essa aqui inclusive custou a vida do apóstolo Paulo mas antes dos Romanos e judeus livro de Atos nos deixa é muito claro perseguiam muitos cristãos e isso é cristão naquela época era muito difícil também perigoso os pagãos tinham várias ideias a respeito do cristianismo primeiro consideravam os cristãos como ateus porque numa terra onde todos têm muitos Deuses quem
tem um só é considerado e também os cristãos eram considerados como péssimo e cidadãos porque eles não se curvaram diante de César e na mente Pagan igreja estado estavam intimamente ligado César era o Imperador e o filho dos Deuses na hora que você não se dobrava diante de César aquilo era interpretado como um ato de peça em uma cidadania tanto é que quando o Nero precisou encontrar um responsável ou responsáveis pelo incêndio de Roma foi só apontar para os cristãos e todo mundo a aceitou o que não era o tinha dito porque ele já tinha
uma fama de peças dos cidadãos E também o rio boatos a respeito dos cristãos e que eles eram canibais comedores de carne humana porque uma vez por semana ele se fechavam em algum lugar para comer a carne e beber o sangue de alguém então era assim que a mente paga a interpretava a celebração da ceia e boatos rumores corriam por todo o império a respeito dessa seita isso é cristão portanto representava um perigo Olá boa parte da literatura do novo testamento Como eu disse foi produzida exatamente para orientar os cristãos confortá-los E sustentá-los no meio
das grandes dificuldades que eles enfrentavam eles podiam ser a restar e os seus bens arrestados pela polícia ser assediados pela polícia local serem presos torturados ver os membros da sua família serem tirados perderam seus empregos enfim levados até a morte então isso era muito comum no século primeiro e então dá várias muita da muitas das cartas neotestamentárias tinham como objetivo confortar instruir os cristãos a sobre como eles iriam se comportarem como deveriam viver e a carta de Tiago é uma delas ela é escrita com esse objetivo mas havia um outro propósito também na mente de
Tiago quando ele escreveu essa carta e é que aqueles cristãos além de estarem passando por muitas dificuldades não só perseguições mas dificuldades de financeiras e várias outras que nós veremos aqueles que estão usaram a considerados por Thiago como superficiais essa carta Ela é conhecida por isso pelo tempo pela sua praticidade ela está o tempo todo chamando os cristãos a viverem na prática aquilo que ele sim teoria já sabem para Tiago ser crente não é Só Ouvir sermões é o que ele vai dizer no Capítulo primeiro mas a religião verdadeira é visitar os órfãos e as
viúvas nas suas tribulações e se mantém contaminado do mundo para Tiago não basta dizer que Deus é um só e que Deus existe porque fé sem obras é morta para Thiago ele quer que adianta nós termos a fé do nosso senhor Jesus Cristo se nós fazemos acepção de pessoas e que adianta nós dizemos que amamos a Deus mas somos amigos do mundo Capítulo quatro então e ela é uma chamada a coerência é uma chamada a viver o cristianismo de maneira prática talvez seja por isso que Lutero a não encontrando aqui uma em fase de Tiago
a doutrina a questão da justificação pela fé considerou a carta de Tiago como carta de palha e na sua tradução a colocou juntamente com Judas no final da sua tradução da Bíblia que ele traduziu por quê Porque a gente sabe é que na segunda edição ele já trouxe Tiago De Volta ao Lugar legítimo não é que é o cânon do novo testamento porque é claro que a vida cristã não se resume somente na doutrina da justificação pela fé nós temos que saber o que é que isso representa na prática como é que nós vivemos no
dia a dia essa justificação pela fé e é por isso que Thiago está aqui ele mostra como é que nós que professamos a verdadeira fé EA verdadeira doutrina devemos caminhar Capítulo primeiro Então traz esses dois pontos na primeira parte do capítulo primeiro Tiago da cinco ou seis orientações aos cristãos bom E como eles deveriam enfrentar as diversas provações que eles estavam passando e na metade do capítulo para o final e ele muito naturalmente passa a ser o segundo. Exortando os seus leitores a praticarem aquilo que eles já sabiam e que ouviram regularmente nas suas igrejas
aos domingos é muito bem a primeira parte então vamos a sobre como os cristãos deveriam enfrentar as tribulações e antes de entrar nas orientações práticas de Tiago uma coisa já não chama a atenção é que se Tiago tivesse vivido nos nossos dias é claro que jamais teria escrito essa carta porque nos nossos dias Nós aprendemos que para nós saímos da dificuldade basta Fazemos uma corrente de oração nós basta que nós tenhamos a oração poderosa dos 318 homens de fé que nós façamos uma peregrinação alguma cidade santa o que tragamos Algum objeto ungido que colocamos em
nossa casa ou na nossa indumentária e todos os problemas se vão ou como diz aquele Cântico muito conhecido basta pronunciar o nome de Jesus e os nossos problemas se vão como Tiago Não viveu no dia de hoje e ele não sabe que basta fazia estas coisas místicas e os problemas vão embora então é que ele tem um Capítulo inteiro ensinando aos cristãos como é que eles e se comportar no meio das dificuldades é claro que estou usando um pouco de ironia não preciso nem dizer evidente que a palavra de Deus nunca nos prometeu um uma
viagem tranquila o que Deus nos promete ela chegar da certa nós estaremos o ar ele haverá de nos guardar pela sua graça mas o caminho nunca foi prometido um caminho fácil e estas cartas foram escritas exatamente para isso primeiro orientação de Tiago é que nós devemos ver as dificuldades dessa vida como sendo um motivo de grande regozijo sucessos dois três e quatro meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações ou tentações como é traduzido em algumas bíblias sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança hora perseverança
deve ter ação completa para que sejais perfeitos e íntegros em nada deficientes e três Versículos de água Então coloque Esse princípio de que nós devemos considerar as aprovações Essa é a tradução que eu vou preferir como sendo um motivo de toda alegria evidente que Tiago Aqui não está dizendo aos irmãos que é pecado aqui nós é Gemma Vamos ou soframos o digamos Adeus senhor está muito difícil e choremos diante de Deus de tristeza de dor diante das dificuldades tanto é que mais adiante no capítulo 5 ele vai falar de Jó e ele vai falar dos
Profetas que pacientemente sofrendo diante de Deus já não sofreu exatamente calado basta você ter o Livro de Jó e você vai ver que ele até amaldiçoou o dia que ele nasceu mesmo assim ele é considerado no Novo Testamento como exemplo de paciência e entre os profetas que são mencionados Aqui nós temos Jeremias o profeta Chorão é só você ler a carta de Jeremias e o os dias e Lamentações de Jeremias e você verá que esse homem de Deus quer colocar no como exemplo no sofrimento ele lamentou si mesmo ele se queixou diante de Deus das
dificuldades então quando Tiago diz meus irmãos tenham como motivo de toda alegria passardes por várias provações ele não está excluindo a possibilidade de que nós à semelhança de Jó e dos Profetas nos dirijamos à Deus como seres humanos quebrados feridos vulneráveis frágeis e dizendo o senhor a dor é grande o sofrimento é grande o Senhor nos compreende Ele sabe a nossa natureza ele sabe que ele que nós somos pó o que Tiago está ensinando é que no meio de toda a dor da dificuldade e da angústia do sofrimento ao pensarmos no objetivo das provas porque
é que Deus permite isso aconteça conosco nós tenhamos então o motivo de gratidão a Deus e de alegria lembrando Qual é o propósito e com todas estas coisas é o que ele diz aí no verso 13 sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança nós temos que saber essa é a palavra chave dessa seção saber que o objetivo de Deus com estas provas com estas dificuldades É Que Nós aprendemos a perseverança a firmeza perseverar é você continuar a servir a Deus quando tudo dá errado quando tudo vai bem quando o ministério
vai bem quando nossa família tem saúde quando nós temos situação financeira tranquila quando não adversários na igreja lá no nosso trabalho então é fácil sermos fiéis a Deus louvarmos a Deus E segui-lo é com fidelidade a pergunta é essa e nós estamos prontos a fazer isso quando Deus à semelhança de Jó tira tudo que temos perseverá é a capacidade de continuar a Deus quando tudo dá errado e esse é o propósito de Deus umas provas deste água perseverança Não há coisa que a gente aprende na escola dominical nos seminários nos bons livros e nem nas
conferências da Fiel aprendemos perseverança na vida nas provas na escola da vida onde Deus nos matrícula E onde ele constantemente nos submete a o seu ensino prático então considerando isso e sabendo isso é que nós devemos ver as provas e as dificuldades da vida como sendo motivo de toda alegria um termo que só aparece aqui no Novo Testamento e significa uma alegria pura completa sem estar misturada com qualquer outra coisa e Note que ele fala também de várias provações várias aqui Não no sentido de muitas mas não sentiram de variadas diferentes provações e quando a
gente estuda a carta de Tiago a gente percebe que de fato as provações que aqueles irmãos estavam e eram variadas havia perseguições provavelmente boa parte deles estava sendo oprimidos por patrões injustos por ricos que os estavam arrastando à tribunais Tiago menciona aqui doenças e discriminações e uma série de outras coisas que são as funções comuns a o gênero humano como um todo e das quais também o cristão não está dizendo tu o fato de sermos cristãos não quer dizer que nós não sejamos vulneráveis a todo esse tipo de coisa o que faz a diferença entre
nós e o mundo é que nós olhamos para estas coisas e vemos nelas a mão de Deus formando o caráter e nós nos burilando e isso então é motivo de que nós enfrentamos estas coisas com regozijo no coração em vez de maldições pragas e iras como o mundo faz quando tudo dá errado ao redor deles agora note no verso 4 que o propósito final de Deus é que sejamos perfeitos e e e em nada deficientes hora a perseverança deve ter ação completa para que sejais perfeitos e íntegros sem nada deficientes eu não sei dizer qual
é o plano de Deus em particular para sua vida se você me perguntar mas eu posso dizer qual é o plano geral dele para você o plano geral dele para sua vida é que você seja perfeito e íntegro em nada deficiente esse para alcançar essa perfeição de caráter Deus terá de sacrificar a sua conta bancária a sua saúde a sua segurança ou qualquer outra coisa que seja um ídolo no seu coração Deus vai fazer porque para ele isso é muito mais importante do que qualquer conforto material que nós temos aqui nesse mundo quando nós entendemos
isso que é porque ele nos ama e que ele está formando em nós a pessoa a imagem do seu filho Jesus através das dificuldades da e aqui então nós podemos nos regozijar diante das dificuldades e sermos então diferente de um mundo triste e cheio de mágoa e de ressentimento que não entende as dificuldades e o sofrimento que lhe sobrevém é verdade que às vezes nós não temos a menor ideia porque as coisas nos acontecem e mas nem por isso nós devemos parar de viver e de praticar o que Tiago diz aqui o sobre a história
de um missionário um jovem que queria muito ser o missionário e depois de muitas lutas ele finalmente foi enviado por uma missão para a África onde uma tribo havia sido recém-descoberta e depois de muitas lutas finalmente ele chegou lá no local daquela tribo e quando Ele olhou e examinou era uma tribo de canibais comedores de carne humana ele virou-se para correr mas foi tarde os africanos o pegar e a próxima cena é aquele missionário amarrado nos a aldeia no poste todo amarrado e na frente dele um caldeirão com água fervendo fogo por baixo e o
cozinheiro da Aldeia cortando legumes e olhando para ele né olhando para ele tava legumes e olhando para ele e o moço Senhor tu sabes a vida toda eu quis ser missionário eu não queria acabar dessa maneira de repente o chefe da tribo tem uma inspiração chama o cozinheiro ele sou cozinheiro corta um pedaço da Carne dele eu quero experimentar para ver se a carne é boa cozinheira olha para o moço E aí eu vou tirar a da perna e vai lá na perna na batata da perna não sei como chama em Portugal e corta um
pedaço da batata da perna e traz o bife para o chefe e o chefe quando prova aquela carne é pior carne que ele já provou na vida nunca tinha experimentado coisa tão ruim e ele solta esse homem Manda ele embora e a próxima cena é o missionário correndo na selva voltando para casa e dizendo o senhor agora eu sei porque é que o senhor me deu essa perna de borracha e talvez durante quando ele teve o acidente não é que teve que colocar uma perna de borracha ele não sabia por quê mas anos depois ele
descobriu às vezes Nós não sabemos mas permanece a orientação da palavra de Deus que nós devemos ter as provações todas elas como motivo de toda alegria porque o nosso Deus está no comando é isso que nós temos que ensinar o nosso povo e nós mesmos também praticar no segundo a orientação de Tiago é que nós devemos pedir a Deus sabedoria de 5 a 8 ele diz se porém algum de vós necessita de Sabedoria peça-a a Deus que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera e ser-lhe-á concedida peça-a porém com fé em nada duvidando pois
o que duvida é semelhante à onda do mar impelida e agitada pelo vento não suponha esse homem que alcançará Fala alguma coisa homem de ânimo dobre inconstante em todos os seus caminhos a uma conexão natural entre o verso 4 e o verso 5 final do verso 5 ao isso é quebrado porque a nossa tradução pelo menos a tradução que eu tenho aqui ela usa um sinônimo e com isso e colocou em um subtítulo dividindo o verso separando verso 4 do quinto eu não sei se nas suas bíblias e assim também ah mas a um segmento
muito natural não verso 4 Tiago disse que o alvo de Deus é que nós não sejamos deficientes em nada que não tenhamos necessidade de nada e aí ele acrescenta no verso 5 se porém algum de vós necessita de Sabedoria então ele está continuando o assunto o propósito de Deus é que nós não tenhamos nenhuma deficiência e uma dessas deficiências é a sabedoria sabedoria que é mencionado aqui não é aquela sabedor o teórico que nós acumulamos os nossos estudos e nos graus universitários que porventura dou diplomas que nós tenhamos mas é a sabedoria prática o hawkman
que nós encontramos no livro de provérbios O temor do senhor é o princípio da sabedoria sabedoria é você saber tomar as decisões certas encaminhar na sua vida a luz do temor de Deus fazer o que é certo irmãos sinceramente é isso que mais nos falta no meio das provações Porque nós não temos os problemas que o mundo tem que os descrentes tem por exemplo se a sua empresa se a sua firma se a sua companhia está dando problemas e tá com dificuldades então um dano um homem que não conhece a Deus ele vai usar de
recursos ilícitos ele vai bordar a lei ele vai a fazer negócios escusos e errados para salvar a sua companhia mas o cristão não pode fazer isso ele tem que achar uma solução não esteja de acordo com a palavra de Deus se você tem um problema com seus filhos por exemplo cê sua filha ah ah se seu filho está nas drogas ou se sua filha andou se envolvendo com o namorado as pessoas do mundo não tem problemas com isso mas nós temos porque nós somos cristãos como é que eu vou lidar com um filho problemático difícil
lá no mundo isso é fácil mas nós não podemos tomar qualquer decisão e seguir qualquer caminho quando a dificuldade bate à nossa porta no ministério Pastoral Por exemplo quando nós estamos enfrentando inimigos ou certas dificuldades lá no mundo a gente manda matar não é mas eu um pastor reformado e não pode fazer isso um cristão não pode fazer isso como é que nós enfrentamos estas coisas e aqui que nós precisamos de sabedoria Esse é o que mais nós precisamos no meio das provações para achar o caminho correto para nos comportar de uma maneira que glorifique
o nome de Deus Tiago disse que se alguém tem falta dessa sabedoria peça a Deus é claro que o que está por detrás aqui dessa orientação EA história de Salomão no antigo testamento Quando Deus apareceu a Salomão e lhe deu pedido um pedido que fizesse e Salomão pediu acima de tudo sabedoria para governar o seu povo e Deus se agradou daquele pedido e concedeu a Salomão não somente sabedoria mas inclusive tudo aquele que Salomão não tinha pedido riquezas e poder sobre os seus inimigos Então o Deus de Salomão é o mesmo nosso e Tiago aqui
encorajar os cristãos a pedirem a Deus Sabedoria com os seguintes argumentos primeiro que Deus a todos da liberalmente ou seja ele dá de maneira abundante ele não não mede a sabedoria aquele a literalmente mas ele a derrama com graça e abundância sobre nosso segundo que Deus não lhes impropera tá na minha tradução e significa que Deus não passa no rosto essas coisas em para operar significa lançar na cara a por exemplo você vai pedir um empréstimo financeiro a um amigo e um amigo então lança na tua cara aqui na no mês anterior ele já te
emprestou o dinheiro bom então Deus não faz isso conosco ele não incropera quando nós nos achegamos a Deus para pedir a ele sabedoria ele não vai dizer assim eu já te dei sabedoria você já me pediu isso Lá vem você de novo porque estás aqui outra vez não Deus não lança em nosso rosto as nossas faltas Mas ele nos acolhe como sendo a primeira vez ele liberalmente com sede como Tiago promete no final do verso 5 ser-lhe-á concedida Aqui está a promessa de que Deus tem prazer em conceder sabedoria os seus filhos e filhos quando
nós estamos passando por grande dificuldade por grande provação e vivemos em meio a grandes tentações podemos recorrer a Deus e pedir esta sabedoria É uma pena que infelizmente nós e os membros das nossas igrejas deixamos para fazer isso depois não é primeiro nosso planejarmos tudo como é que vamos resolver os nossos problemas e depois de tudo planejar e nós chegamos Padre dizemos Deus Olha eu vou fazer dessa maneira se o senhor puder abençoar eu agradeço e assim por diante Mas não é isso que Tiago nos instrui nós temos que o tempo todo a primeira coisa
que nós temos que fazer é orar quando as dificuldades bater à nossa porta contudo essas promessas Elas têm algumas condições e a condição primeiro e maior É Que Nós pensamos conferir diversos seis diz assim peça porém com fé em nada duvidando a fé aqui é aquela firme confiança de que Deus não somente se agrada de nós mas também que ele está disposto a conceder tudo aquilo que nós lhe pedimos não se trata aqui a vidente mente da Fé Salvadora mas daquela confiança no Deus que nos salvou e que já nos deu seu filho Jesus Cristo
e que portanto nos dará também com ele tudo mais que nós precisamos se afirma e confiança nas promessas de Deus e em nada duvidando duvidando do amor de Deus do seu bom propósito e das suas intenções para conosco Tiago aqui é com para o que dúvida duas coisas ele diz aí no verso 6 que o que dúvida primeiro é semelhante a um da do mar impelida e agitada pelo vento nós estamos à beira mar é fácil ver o que é que Thiago está dizendo basta o vento mudar de direção e a onda do mar também
vai mudar de direção se o vento vem do norte as ondas então haverão de seguir o seu caminho em direção ao sul acompanhando o vento e vice-versa as ondas sempre se movem de acordo com o vento Tiago compara o Cristão que dúvida a essa onda quando os bons ventos sopram o cristão está feliz ele está firme ele dá o dízimo ele da oferta ele hora pelo pastor ele faz tudo que que precisa fazer mas o vento é contrário ele parar de fazer todas estas coisas são cristãos inconstantes lembram que a palavra predileta de Tiago é
perseverança a perseverança é você continua firme com vento favorável o vento contrário o que duvida é como a onda do mar ele é levado ao sabor das circunstâncias e Portanto ele não tem firmeza e portanto ele é um péssimo testemunho para o mundo do Evangelho de Cristo Jesus Tiago diz no verso 7 não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa ele pode orar mas Deus não vai responder Deus não vai atender porque Deus deseja que nós o busquemos com confiança Firme com confiança nas suas promessas em nada duvidando da sua Providência segunda coisa
que Tiago compara um inconstante O que é uma pessoa de duas almas é o que significa literalmente no grego a expressão no verso 8 Homem de ânimo dobre ter um ânimo dobre a palavra Gypsy Rose no grego significa duas almas estão Imagine você ter duas almas uma puxando para um lado outra puxando para o outro dois ânimos duas vontades é uma belíssima figura da inconstância o homem simplesmente não sabe o que quer nem para que lado vai a uma figura do Antigo Testamento e aquela do profeta Elias até quando vocês copiaram entre dois pensamentos até
quando vocês vão manquejar entre dois pensamentos então é a figura do inconstante ele tem uma alma dupla um ânimo dobre um espírito inconstante em todos os seus caminhos aqui tem aqui nós temos então a segunda recomendação de Tiago para aqueles cristãos A primeira é meus irmãos considerem todas estas dificuldades que vocês estão enfrentando e como motivo de grande alegria porque é Deus que está transformando a vida de vocês e forjando o seu caráter Cristão porque ele deseja que vocês sejam perfeitos sem faltar em nada mas se vocês faltam sabedoria então peçam a ele para enfrentar
essas dificuldades e peçam confiança porque Deus dá liberalmente como já deu a Salomão no passado temos esse exemplo no passado mas não peça com dúvida no seu coração do amor de Deus e da Boa Vontade de Deus em todas estas coisas como se Deus fosse o seu inimigo no meio destas provas porque aquela pessoa que dúvida é como alguém é como a onda do mar como alguém que tem duas almas Deus se agrada daquele que está firme no propósito de servir o que é Deus lhe dei aqui nessa vida uma porção gostosa saudável e tranquila
quer ele permita que nós passemos pelo vale da sombra da morte a terceira orientação de Thiago está aí no verso 9 até o verso 11 que nós não devemos deixar as circunstâncias da vida alterarem a nossa confiança particularmente as condições financeiras verso 19 o irmão porém de condição humilde Laurence na sua dignidade e o rico na sua insignificância porque ele passará como a flor da erva porque o sol se levanta em ser o ardente calor EA erva seca EA sua flor cai e desaparece a formosura do seu aspecto assim também se murchará o rico em
seus caminhos aqui Tiago fala do irmão humilde que é o irmão pobre e ele fala também do rico não sabemos se aquele se refere ao irmão rico ou aos ricos em geral a toda vez que ele fala dos ricos aqui nessa carta ele fala mal ele fala de maneira crítica ele responsabiliza os ricos pelo problema é o pelas dificuldades que as igrejas estavam e é melhor talvez aqui é pensar que Tiago não está falando do irmão rico ele está falando do crente que é humilde na sua condição financeira e que Tiago disse que ele tem
que se gloriar na sua dignidade versos 9 a pobreza ou a carência é uma dessas situações na vida em que o Cristão é muito atentado porque ele faltam coisas e não ele atentado pela falta daquilo que é essencial para sua subsistência ele atentado também pela cobiça pela inveja e pelo ressentimento por ter lhe ver outras pessoas recebendo aquilo que ele não tem tão o irmão de condição humilde ele é muito provado por causa da sua situação a orientação de Tiago aqui para aqueles irmãos humildes e eram muitos a história da igreja e os estudos aí
mostram que no primeiro século os a igreja cristã é composta na sua maioria por irmãos de condição humilde havia ricos há poucos a maioria vinha das condições mais Humildes das dos níveis mais Unidos da sociedade Tiago diz para estes irmãos que existe uma certa dignidade naquela situação humilde e que eles iriam se gloriar nela glorie-se Na sua dignidade ou seja não é pecado ser pobre embora a teologia da prosperidade e ensinada pelas igrejas neopentecostais nos ensina em constantemente que a vontade de Deus é que nós sejamos ricos e prósperos financeiramente eu não vejo isso no
Novo Testamento não vejo isso em lugar nenhum do novo testamento há uma certa dignidade uma pessoa pode ser pobre e digna especialmente se ela é cristã se ela ama Deus se era discípulo de Jesus Cristo existe uma certa dignidade News mas adiante no Capítulo 2 de nós não vamos ver Tiago diz no verso 5 ouvi meus amados irmãos não escolheu Deus os que para o mundo são pobres e para serem ricos em fé e Herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam é claro que Tiago não era pelo dia da libertação que diz
que Deus fez uma opção preferencial pelos pobres mas ele está constatando a realidade de que através da história o número de cristãos que vem das camadas mais Humildes da sociedade é muito maior do que aqueles que vieram de entre os ricos nobres poderosos influentes intelectuais os fazedores de opinião desse mundo é só é só ler a história da igreja e nós sabemos que isso é verdade então existe uma dignidade e Tiago quer que os irmãos humilde se lembrem disso e que Deus os recebem no seu rei quanto aos ricos ele diz no verso 10 eles
são como a flor da erva aquela flor bonita que existe nas campinas mas que com o calor do sol se secam se murcham e vão acabar como combustível lá da dona de casa a cozinha da dona de casa então os ricos passaram na sua insignificância não Coube sem as riquezas deste água aqueles irmãos Humildes Não fiquem com inveja dos ricos porque eles passaram no instante e vocês são Herdeiros do Reino que Deus tem reservado aqueles que o amam o ponto aqui é que nós não devemos permitir que as alterações e da nossa situação financeira influencia
o nosso compromisso com Deus se nós somos pobres temos uma condição humilde gloriemo-nos nisso demos graças a Deus por isso é claro se temos oportunidade de progredir que o façamos mas se não lembremos que Deus nos tem reservado um tesouro ainda maior e se nós porventura temos riquezas materiais aqui lembremos que elas são passageiras nós temos hoje e amanhã não temos nós estamos acabando de ver o mundo passar por uma crise financeira é que veio de repente e de um dia para outro pessoas que eram milionárias entre elas cristãos perderam tudo perdendo tudo vendendo suas
mansões por míseros dólares nos Estados Unidos mansões que vale 1 milhões para poder ter alguma coisa para sobreviver e quantas pessoas foram afetadas por essa crise a mundo tá cheio de histórias de gente que eram ricas tranquilamente eram tranquilas fina É mas no dia seguinte amanheceram pobres e sem absolutamente nada se a nossa felicidade e estabilidade espiritual vai depender da oscilação da nossa conta bancária ou do sistema financeiro Mundial tão Nunca seremos cristãos perseverantes nós não podemos depender destas coisas devemos colocar a nossa confiança em Deus e aguardar nele e nele ter o nosso conforto
apenas Essa é a orientação de Tiago número terceira orientação de Tiago a quarta orientação está indo verso 12 até o verso há 18 nós temos que fazer a diferença entre a tentação e aprovação eu peço 12 bem-aventurado o homem que suporta com perseverança A provação porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida a qual o senhor prometeu aos que o amam Ninguém ao ser tentado Diga sou tentado por Deus porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta ao contrário cada um e tentado pela sua própria cobiça
quando esta o atrai e seduz então a cobiça depois de haver concebido dá à luz o pecado e o pecado uma vez Consumado gera a morte não vos enganeis meus amados irmãos toda boa dádiva e todo Dom perfeito são lá do alto descendo do Pai das Luzes em quem não pode existir variação ou sombra de mudança pois segundo Seu querer ele nos gerou pela palavra da verdade para que fossemos como Primícias das suas criaturas o ponto aqui dessa secção da carta é fazer a distinção entre provação e tentação e essa distinção não é fácil no
grego porque a mesma palavra peirasmós ela pode significar tanto provação quanto tentação eu tô aqui algumas traduções simplesmente traduziram uniformemente toda essa sessão ou encontrar um pelas Moss traduzir um como tentação tentação tentação eu creio que essa não é uma tradução não é a maneira válida de fazer porque uma palavra só porque ela acontece várias vezes não quer dizer que tenha sempre o mesmo sentido isso é o que mais é exegese chamamos de transferência totalitária indevida você encontra uma palavra e por que ela nas vezes anteriores significa x você pensa que só porque ela ocorre
ali ela significa x também e nós esquecemos que é o contexto que determina o significado das palavras que ser um contexto elas podem significar absolutamente qualquer coisa então o contexto mostra aqui que Thiago está usando essa palavra em dois sentidos diferentes o primeiro sentido é o sentido de prova está no verso 12 bem-aventurado o homem que suporta com perseverança A provação os nossos a versão que eu estou lendo preferiu traduzir como provação e corretamente Porque aqui no verso 12 Tiago Fala dessas dificuldades vindas da parte de Deus e aqui que está diferença entre a tentação
e aprovação que Thiago faz nessa passagem Deus nos prova mas ele não nos sustenta e embora a palavra seja a mesma os sentidos são diversos a nós podemos dizer que aprovação é da parte de Deus como já dissemos e Tiago afirma isso no início do capítulo mas ele não tenta o seu povo e há uma diferença entre essas duas coisas fica diferença essa hora no verso 12 aprovação é alguma coisa que tem como objetivo nos aprovar e no final fazer com que nós recebamos a coroa da vida cor e pode ser traduzido como a vida
como coroa Então em vez de ser uma referência a um galardão uma coroa da vida para referência pode ser simplesmente a vida eterna que a recebida como coroação da perseverança que nós tivemos aqui nesse mundo é óbvio que Tiago não está ensinando salvação pelas obras porque se estivesse nem calvinista ele seria né não seria nem reformado é nada não está ensinando isso ele está apenas dizendo que a quem é salvo ele vai perseverar até o fim ele vai ficar firme na palavra de Deus e vai andar nos caminhos do Senhor por isso ele coloca uma
bem-aventurança no homem que suporta com perseverança as provas as quais Deus o submetem mais uma vez a palavra perseverança aparece aí que é a palavra predileta de Tiago nesse capítulo primeiro e que indica essa capacidade de suportar e viver como Cristão e e dificuldades feliz o homem que suporta com perseverança as provações porque depois de ter sido aprovado palavra que retirada da linguagem da metalurgia aprovação aqui era o que se dizia de um metal que havia sido provado e purificado pelo fogo e então estava pronto para o uso de uma vez que Deus nos submeteu
ao fogo da provação nos purificou e nós passamos é no teste então nós receberemos a coroa da vida not a qual o senhor prometeu aos que o amam quem ama a Deus vai perseverar e o que é uma Deus receberá a coroa da vida o que é uma Deus é aquele que provado ele permanece firme é uma descrição que Thiago faz do verdadeiro Cristão a quando eu e quando eu voltei dos Estados Unidos depois de ter feito o meu doutorado eu voltei com como todos jovem professor para os meus alunos lá no Brasil é muito
Caxias não é muito estrito não é e minhas provas eram horror os meus alunos morriam de medo das minhas provas que eu quero um provas terríveis tremendos e eu tinha um objetivo eu dizia Deus eu quero fazer provas e exames muito duros e difíceis porque eu quero colocar para fora quem não é de fato vocacionado quem não é pastor mesmo quero botar para fora e eu vou fazer isso reprovando com testes muito e exames muito difíceis bom então eu fazia os exames com o propósito de reprovar mesmo o mal alô é mas depois vieram os
filhos né quatro filhos adolescentes Entraram na adolescência na mesma época e eu aprendi muito com os meus filhos e hoje a minha atitude Mudou as minhas provas ainda são difíceis mas eu não faço prova para reprovar ninguém eu dou provas difíceis para dar uma oportunidade aos meus alunos de serem aprovados e de tirar em boas notas no fim a mesma coisa mas a intenção é diferente então Deus é isso que Tiago diz aqui Deus quando nos prova ele não tem como propósito nos reprovar mas no Zap provar para que nós tenhamos a coroa da vida
e É nesse sentido que a prova é diferente da Tentação que é o que ele explica no verso seguinte agora ele diz ninguém é o ser tentado e a mesma palavra Pelas nossas só que agora não sentido não de prova mas de Tentação qual a diferença as coisas vou dizer em seguida Ninguém ao ser tentado Diga sou tentado por Deus porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta uma das tendências nossas quando nós estamos passando por um período de dificuldade é atribuir a Deus o que nos está acontecendo isso
muito mais entre nós calvinistas porque nós sabemos que o nosso Deus é soberano ele decretou tudo o que existe e que ele está no controle de todas as coisas e quando as situações difíceis as situações adversas elas vem sobre nós e nós acabamos caindo e fazendo aquilo que nós não Devíamos existe a tendência de dizer o de colocar a culpa em Deus eu só peguei ou eu só caí se eu fiz o que era errado porque aprovação foi mais forte do que eu podia suportar eu não tinha outra alternativa a não ser pegar porque era
tão difícil era tão forte as circunstâncias eram tão adversas que eu não tive escolha então em outras palavras nós estamos fazendo como Adão a mulher que Tu me destes a mulher que Tu me destes Ninguém ao ser tentado no meio das provações e ao cair Diga sou tentado por Deus porque Deus não é tentado pelo mal à sua natureza santa e mutável perfeita ela não é suscetível ao mal e ele mesmo nem a ninguém tenta o alvo de Deus nunca é nos induzir ao pecado quando ele nos coloca numa situação difícil o alvo de Deus
não é nos reprovar Como eu disse mas nos aprovar então é aqui que está diferença da aprovação e da Tentação e as circunstâncias quando vem e nos são adversas elas vêm com propósito Divino de nos aprovar de criar em nosso perseverança mas por causa da corrupção do nosso coração aquilo que é da parte de Deus uma prova vira uma tentação Como diz Thiago no verso 14 ao contrário cada um e tentado pela sua própria cobiça seria mais ou menos o seguinte você chega no seu escritório de trabalho na sua oficina no seu emprego no dia
seguinte e o seu João com quem você trabalhou a 60 anos aliás há 30 anos seu João se aposentou que 60 anos 30 anos ele foi seu colega ali sentado numa mesa ao seu lado no escritório ele agora foi reformou-se está aposentado Oi e o chefe contratou uma moça de 20 anos de mini saia para trabalhar ao seu lado bom e você está na situação difícil porque ser fiel à sua esposa trabalhando com Seu João é uma coisa isso é fiel à sua esposa trabalhando com essa moça é outra e você pode até orar e
dizer Senhor e essa é uma situação muito difícil e a resposta de Deus com certeza vai ser eu não coloquei você nessa situação para que você caia se você vier a cair você caiu pela cobiça do seu próprio coração mas eu li coloquei nessa situação para que você prove a sua fidelidade a mim e a sua esposa e você compra os votos que você fez no matrimônio então aquilo que da parte de Deus é uma prova por causa da corrupção do nosso coração se torna uma tentação e se viermos a cair em tentação não devemos
confundir as duas coisas e atribuir a Deus a culpa do nosso pecado como muitos cristãos fazem isso quando aquele famoso Evangelista Jimmy Swaggart Infelizmente foi apanhado quebrando o Sétimo Mandamento e ficando com o dinheiro das igrejas ele foi a televisão se justificar eu me lembro O jovem quando e ele dizer ele pediu desculpas é Porque de fato ele tinha adulterado e ficado com dinheiro da igreja mas em seguida ele disse The Devil Made Me Do It o diabo me fez fazer isso aliás vocês notaram que o diabo nem aparece aqui não é notaram que Tiago
tá falando de tentação mas ele nem cita o diabo aqui é porque se nós não podemos botar a culpa em Deus também não podemos botar no Diabo eu não sou Advogado do Diabo não estou aqui para defender ele mas quando nós colocamos a culpa do nosso pecado em Deus ou no Diabo nós perdemos a oportunidade de nos arrepender de nos quebrantar e de nos santificarmos e aprendermos O que é de fato viver a vida cristã autêntica e isso é o que está acontecendo hoje no meio evangélico em todo mundo as pessoas culpam o diabo nos
aquilo que a bíblia chama de obras da e lá em Gálatas 5 Ira Malícia prostituição nós temos um exames e transformamos em demônios Demônios da Ira Demônios da luxúria demônios disso e tudo mais e uma pessoa que cai nesses pecados Coloque a culpa nos demônios que fizeram isso e eles vão resolver os seus problemas com sessões particulares de exorcismo para tirar os demônios da luxuria do seu coração se você quiser tirar os demônios da Luxúria e da sensualidade do seu coração comece cortando aquilo que você escuta na televisão na internet aquilo que você lê e
aí você é de fato vai se livrar da luxúria mas não vai ser esperando demônios que você vai resolver o problema do pecado você vê que nem aqui Tiago Coloca essa opção ele diz que nós somos responsáveis o contar uma historinha para vocês e vou perguntar quem vocês acham que escreveu um homem estava andando numa rua de repente vem uma é bonita vestida sensualmente e essa mulher começa a conversar com esse homem atrai esse homem seduz esse homem e eles vão para um determinado local onde eles mantêm relações e aquela mulher fica grávida e quando
finalmente aquele menino nasce e ele pode a primeira coisa que o filho faz é pegar uma arma e matar o pai sabe quem escreveu o roteiro dessa história Tiago é o que ele está dizendo aqui um mês que ele tá dizendo Hoje como ele personifica a cobiça e o pecado verso 14 ao contrário cada um e tentado pela sua própria cobiça quando esta o atraem e seduz então a cobiça depois de haver concebido engravidado Quando é que a cobiça engravida é quando nós dizemos sim a ela quando nós somos seduzidos pela tentação engravidamos a cobiça
e ela então dá à luz o pecado O que é que nasce dessa união entre a minha vontade EA tentação nasce o pecado que é o filho que foi gerado pela minha decisão E o pecado uma vez Consumado uma vez que ele realizou ele gera a morte de quem minha é o meu filho que me mata O Tiago está contando essa história aqui para dizer o pecado é seu filho não coloca a culpa em Deus faça o teste do dna ele é seu filho você que o gerou e com isso ele está tirando qualquer base
para que nós atribuímos a Deus participação no pecado eu sei que esse é um dilema antigo Qual a origem do Mal os calvinistas em particular nós nos preocupamos com isso a questão da origem do mal talvez eu não saiba explicar a origem do mal mas uma coisa eu posso lhe dizer Deus não é responsável por ele e ele está no mundo pela permissão Soberana de Deus mas de uma maneira que nós não sabemos explicar e não podemos compreender Deus não é responsável pelos atos pecaminosos de suas criaturas por isso que elas darão conta dos seus
atos pecaminosos a Deus e por isso que Deus não é injusto quando as envia para condenação e a Bíblia responsabiliza o ser humano pelo pecado e pela decisão errada que ele faz não deixemos a nossa fé reformada toda ar ou obnubilar ou escurecer por um minuto esse fato e pensarmos que a graça de Deus EA Soberania de Deus nos dão uma desculpa para o pecado porque não não nós somos responsabilizados na escritura pelas Nossas ações estão portanto ao sermos provados e se porventura caírmos não Digamos que a culpa é de Deus porque Deus ele continua
só vem o bem verso 16 Não vos enganeis meus amados irmãos toda boa tarde vai todo Dom perfeito são lá do alto descendo do Pai das Luzes em quem não pode existir variação o sombra de mudança ou seja de Deus só pode vir o bem todo bem que nós temos experimentamos vem lá do alto desse Deus imutável Note que ele chama Deus aqui o Pai das Luzes as luzes aqui são e do firmamento que mudam Todos nós sabemos como a sombra varia de acordo com a mudança do Sol no céu os luzeiros variam e a
sombra de mudanças mudanças das sombras mostram como eles mudam de posição mas o pai das luzes ele não é como a sua criação a sua criação como que gira move muda de posição mas o pai das luzes é imutável no seu propósito de nos fazer o bem ele não muda um dia ele nos ama e no outro dia está com raiva de nós e nos manda a tentação para nos destruir seu propósito é imutável ele que é o pai das luzes nele não há variação nem mudança de sombra como existe nas luzes ou nos luzeiros
que ele criou até porque Tiago diz ele não gerou segundo Seu querer pela palavra da verdade para que fossemos como Primícias das suas criaturas Esse é o alvo dele conosco ele já nos gerou pela palavra Nós somos as Primícias da sua criação e ele não vai mudar do seu propósito de nos santificar e de fazer de nós a coroa da sua criação terminando a última última argumento de Tiago aqui é que nós devemos nos controlar durante a provação para não dizermos o que não devemos dizer verso 19 sabeis estas coisas meus amados irmãos todo homem
pois seja pronto para ouvir tardio para falar tardio para se irar porque a ira do homem não produz a justiça de Deus todos nós sabemos o que é ficarmos irados no meio da provação quando as coisas dão errado a ira sobe ao nosso coração a raiva e controla a nossa mente e nós acabamos dizendo coisas dos acabamos falando coisas que de fato cristãos não deveriam dizer e nós nos arrependemos destas coisas mas as vezes é tarde porque palavras faladas são como penas espalhadas ao vento é muito difícil trazê-las de volta por isso que a orientação
de Tiago é meus irmãos vocês sabem estas coisas e não estou dizendo coisa nova para vocês e de fato Thiago não tá dizendo nenhuma novidade né esses que estão já deveriam saber de todas estas coisas então já que vocês sabem pratiquem isso que todo homem pois sendo tentado seja pronto para ouvir discutir mais não é sem razão que Deus nos deu dois ouvidos e somente uma boca ele quer com isso dizer que nós temos que ouvir muito mais no meio da dificuldade ou somos os conselheiros o somos os ministros ou somos a palavra de Deus
homens sábios mulheres que Deus nos deu como esposas e que podem nos ajudar e sempre frequentemente constantemente estamos ajudando seja pronto para ouvir todos os meios através dos quais Deus enviou a sua palavra seja tardio para falar e tarde e tirar o argumento de Tiago é porque a ira do homem não produz a justiça de Deus a justiça aqui não é justiça justificadora de Deus mas é o atributo de Deus pelo pode faz todas as coisas certas se nós estamos irados nós não estamos em condição de propor uma solução ou tomar uma atitude que esteja
de acordo com o Deus que é justo o Deus que é verdadeiro o Deus que é bom crentes irados geralmente tomam decisões e dizem coisas que envergonha o evangélico por isso nós devemos ouvir mais e falar menos e deixar e não permitir que a ira encha o nosso coração e vamos em conclusão eu creio que a diferença principal entre nós e o mundo não é o fato de que nós somos imunes às dificuldades da vida quando cai um avião o crente não fica flutuando no ar ele cai juntamente com os descrentes também mesma forma quando
um trem bate ou quando o navio a e quando vem uma epidemia de peste ou de gripe ela atinja a todos indistintamente o que faz a diferença do crente e o mundo não são as aflições e as dificuldades da vida mas como nós as enfrentamos como nós reagimos a elas e É nesse ponto que às vezes as nossas mãos destroem aquilo que nós construímos com as nossas bocas nós pregamos nós anunciamos mas não vivemos como homens e mulheres que temem a Deus que amam a Deus e que perseveram em servi-lo no meio das dificuldades que
Deus nos dê Ministérios abençoados que nós vivamos isso em nossos Ministérios para que possamos ensinar as nossas ovelhas e vivem constantemente no Vale de Lágrimas só foi um de chorando e que precisam da orientação dos seus pastores amém E aí E aí E aí E aí