Pierre Bourdieu e a reprodução das desigualdades culturais | Sociologia da Educação #4

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O vídeo apresenta uma introdução à teoria sociológica de Pierre Bourdieu, enfatizando sua Sociologia...
Video Transcript:
salve salve salve rapaziada eu sou pessoa Bernardo para aqui no canal sociologia artesanal e esse vídeo é mais um vídeo sobre a sociologia da educação o vídeo que nós vamos trabalhar teoria sociológica de Pierre bourdieu com a gente vai hoje na gravação introdutória apresentar a teoria sociológica de Pierre bourdieu relacionada né a respeito do campo Educacional para isso a gente vai fazer uma rápida abordagem três conceitos centrais da obra sociológica O que é o conceito de campo o conceito de capital e o conceito de habitus para depois finalmente concluir refletir sobre a perspectiva a respeito
da Educação na obra de Pierre bourdieu p a gente pode começar a pensar então na perspectiva de E aí por dia a respeito da educação antes de apresentar os conceitos de Pierre bourdieu a teoria sociológica de Pierre bourdieu começar pelo conceito de campo depois a gente vai trabalhar o conceito de Capital editais né natural o conceito de arcos para depois chegar a sociologia da educação por desviar de cão de Campo a gente tem que partir da ideia de microcosmos relativamente autônomos ou seja AD micro espaços sociais no espaço social Global micro espaços no espaço social
Global todos os campos e são Campos de força em disputas de conflitos então esses microporos no espaço social Global relativamente autônomos uns aos outros todos eles Campos de forças desculpa cada Campo tem regras específicas regras próprias que são mais ou menos autônomas as pedras dos demais Campos o tempo que a gente pode dar da ideia de campo para mostrar a ideia de campo e a ideia de Campo artístico político Campo esportivo Campo Educacional Campo político com suas regras o campo artístico com as suas próprias regras de políticos a sua esportivo e o problema Nacional portanto
com suas regras próprias o conceito de Campo Goodyear tem alguma ideia de nação média esferas de valor Max tem alguma relação com a teoria resumida perceber de microcosmos relativamente autônomos o campo de disputas com regras próprias na capital os agentes eles disputam posições de poder nesses diferenças abrindo na as regras específicas de cada um dos Campos para disputar as posições de poder nesses espaços - micro espaços relativamente autônomos os agentes precisam de recursos precisa de propriedades que justamente aquilo que vai chamar de Capital a ideia de Capital onde vai além da ideia Econômica Nordeste capital
econômico um recurso tufo utilizado pelos agentes nos diferentes Campos de acordo com as regras e as regras valorizadas os recursos valorizados diferente cão são recursos variados propriedades incentivo além do sentido econômico obtido no exame que o sente e Os Capitais e se dividem 44 o cartão econômico-social eo capital cultural então mostrar um pouquinho econômico a ideia de 15 a ideia de renda a ideia de propriedade da Steam no sentido econômico o capitão social angaria mobiliza a ideia de que as relações sociais ou seja as relações que a gente desenvolve com pessoas que ocupam posições de
poder são também um recurso Santander outro essas relações métricas tem conhecer determinadas pessoas relacionar bem com determinadas pessoas que ocupam posições de podemos restante é tipo de chama de capital social último ou melhor por último neste momento do cartão cultural nós vamos abordar com mais especificidade no final da seguinte como salários no campo Educacional o capital simbólico a gente vai pensar ele com o como dia como tal recurso Nacional prestígio a honra de ter prestígio determinado campo é considerado um recurso dentro também para e é guria tá o capital cultural antecipando é apenas a ideia
é a ideia de que o as relações aprofundados com bens e recursos culturais é também uma forma de propriedade é também uma forma um recurso a ser utilizado em determinados cão dessa forma o capital social de prestígio e o capital cultural o acesso a bens e acústico grátis capitais eles podem ser incorporados ou objetivar que da sua incorporação Pierre bourdieu a gente precisa Então acordar noção de habitus de um sistema de disposições duráveis e transformadores sistema de disposições que dura meu tempo que é transponível intransponíveis eu digito ação e situação forjando aquilo que podia vai
chamado nosso vulcanismo gerador das práticas disposições agir e pensar são propensões inclinações tendências acreage pensar que orientam as nossas ações e as nossas práticas uma espécie de passado incorporado o mecanismo pré-reflexivo a nossa história feita corpo a perspectiva 13 anos de certa forma representa que o que a gente pode chamar de interiorização da inferioridade ou Argentina incorpora social e ao mesmo tempo superioriza sua interioridade ou seja a gente além de incorporar ou social e produz também como social quarto se faz sentir nos processos de socialização e em relação direta Então as e sociais com a
classe social visíveis a gente as disputas que travavam no difference to me eu posso concluir Então esse vídeo abordagem por Diana Educação de piada do dia falar um pouquinho da perspectiva médica produção cultural reprodução social da escola o sistema de ensino apropriação pedagógica tende a reproduzir as desigualdades sociais mas caramba essas desigualdades sociais e culturais com a ideia do médico dia então os agentes eles então eu chego na escola dotados de volume 1 tipos de capitais recursos que são diferentes que são desiguais de semelhantes assimétricos uns aos outros e açúcar a gosto trata todos os
agentes todos os estudantes da mesma maneira portanto Capitão cultural é o capitão a ser considerado o mais importante nas disputas do escolar é esse Capital esse acesso a recursos culturais a bens culturais enviar Burger vai dizer que o mais importante nas épocas próprias do campo Educacional escolar esse Capital cultural se divide em três dimensões multiplicação objetivado que a dimensão dos bens culturais especificamente no sentido material passe o contato cotidiano com livros com obras de arte esculturas né quadros com pinturas são todas todos esses bens culturais do objetivados que a gente pode ter acesso ao nosso
contexto cotidiano é o que podia me chamar de Capital cultural objetivado temos também o capital cultural incorporado ao capital cultural que tem relação com o hábito e essa ideia de o som da cultura dominante cultural que tem relação com a ideia de fruição desses bens culturais objetivados ou seja saber lidar com esses bens culturais que esses recursos culturais tanto do ponto de vista de suportar em determinados locais como o museu cinema restaurantes e assim por diante da crise Nacional quanto no sentido de dar a fruição dos bens culturais the Curse os melhores mais reconhecidos escritores
escritor diretor e diretor de teatro e de cinema e assim por diante e por fim o capital cultural institucionalizado que é uma forma do Capital cultural legitimamente certificando esse acesso aos bens culturais tem então o capital cultural que objetiva nos bens culturais acesso a recursos culturais temos a incorporação da poluição dos recursos culturais no corpo da gente na forma se portar nos Agitos em capital cultural incorporar e temos então o capital cultural institucionalizado que é esse cartão cultural e vai a partir dos diplomas a certificação no espaço escolar não é no campo Educacional legitimar certificar
institucionalização diploma de Educação Básica diploma de gomas com interior de confirmação certificar legitimamente institucionalizar esse Capital cultural podia ter Muita ou pouca familiaridade com que ele chama o problema arbitrário cultural dominante fundamental entendeu desempenho EA trajetória a diferença gente estudantes Campo Educacional então para sintetizar dizer a escola reproduz as desigualdades e aquela produzida pelo que ele vai chamar de uma violência simbólica porque a escola ajuda a socializar os agentes os princípios de classificação que justificam as desigualdades fazer os agentes também assumirem a lógica racional e não percebo que essa lógica científica ilegítimas e portanto gera
aquilo que podia vai chamar de uma violência simbólica e a nossa abordagem aqui do Goodyear gente teve como preferência como fundamento não é o verdadeiro a reprodução a distinção das práticas e questões de sociologia basicamente essas cinco obras aparecem nessa cinco obras aparecem questões importantes sobre o Educacional certamente outras obras traduzidas referência essas 5 horas é curtindo Nossos Vídeos se inscrevam no canal sociologia artesanal o YouTube entender uma olhada no blog de artesanato pontocom e acompanhe as atualizações desse projeto de divulgação de sociologia o perfil doença sociologia artesanal aquele abraço e E aí
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