MULHERES PODEM SER PASTORAS?

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
seja muito bem vindo ao dois dedos de teologia eu sou leal martins você está no meu escritório e hoje a gente vai meter a mão num vespeiro muito difícil que é a pergunta se existe pastorado feminino mulheres podem ser pastoras é a dúvida a gente vai tentar tirar hoje nesse vídeo de segunda feira lembrando que este vídeo é financiado pelos patrões que vão lhe que a inscrição entre o nosso site você viu que a gente tem um site novo e no nosso site novo tem blogs artigos do mais se cadastra para financiar esse canal e
fazer com que a gente possa juntos produzir bottleneck pelo youtube hoje existem duas formas de financiar hoje eu estou hoje aqui é ofertando mensalmente um valor a partir de 5 reais ou fazendo parte do nosso clube de assinatura onde você recebe todo mês livros na sua casa com o frete incluso sempre recebe em livro mais do que você pagou por mensalidade é um negócio maravilhoso que a gente tem conseguido construir para você então sei que curadoria que saber que livros de teologia ler é que esses livros chega na sua casa economizando dinheiro sempre lançamentos teológico
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indica para vocês é um livro 2000 som porque o ministro deve ser homem o vídeo de hoje basicamente vai dialogar muito com crédito nesse material o melhor material de entrada sobre o assunto então você nunca leu sobre isso livre da moradia não estou ganhando nada por isso não é público nem nada do tipo de game pagou por isso o livro só é bom você quer saber sobre o assunto vai no livro o gozo pra gente falar desse assunto então vamos começar do começo começar no antigo testamento no antigo testamento o sacerdote era sempre homem isso
não é interpretação isso é um fato o que está escrito o sacerdote sempre era um homem isso ele deriva de algo anterior que a idéia de que os patriarcas de israel todos eram homens abraão isaac e jacó são figuras masculinas jacó que também foi batizado de israel por sua vez teve 12 filhos s 12 filhos são cada uma ebo do povo de israel e seus dois filhos eram também homens do primeiro ao último sacerdote de israel homens quando jesus no novo testamento então escolheu os seus 12 apóstolos que seriam o fundamento doutrinário da igreja jesus
que era um homem escolheu também 12 homens jesus certamente tinha mulheres talentosas e capacitadas para escolher mas ele não fez ali era o melhor momento para reformular e mudar qualquer comportamento prático da vida do povo de israel de jesus não fez jesus continuam a prática que era muito comum no antigo testamento que era a liderança religiosa masculina porque jesus não mudou as coisas a nova aliança era a melhor forma de mudar prefeito patriarcais ligados à estrutura religiosa de israel ou a situações meramente cerimoniais ou vencer padrões culturais ruins mas jesus mantém essa estrutura de liderança
religiosa masculina no novo shopping o que nos chama mais atenção ainda o fato de que no mundo antigo tanto no antigo testamento como novo fechamento no tempo de jesus religião era coisa de mulher você tinha geralmente sacerdotisas chorar em público é um ato estritamente feminino jesus não estava indo contra a cultura do seu tempo ao estabelecer apenas homens jesus não estava se submetendo a uma cultura machista do seu tempo ao escolher apenas homens como líderes da igreja na verdade jesus estava indo contra a cultura do seu tempo o que jesus estava fazendo era justamente fazer
com que as pessoas ficassem escandalizados por que o normal era que mulheres fossem líderes religiosos e não homens jesus teve que ir contra a sua cultura e certamente algumas pessoas em volta e canalizados ressabiados ao escolher apenas lideranças masculinas se no antigo israel nós tivéssemos sacerdotisas ou se jesus tivesse chamado mulheres brasileiras apostólicas e isso teria feito o povo de israel ea igreja cristã mais aceitáveis culturalmente mas o caminho de deus foi o oposto foi criar estruturas que eram estranhos para a cultura a yamacita só citando fatos e acontecimentos têm escolhido 12 homens ele mesmo
seu homem o antigo israel só terça redor dos homens é uma descrição de um fato não significa que é normativo é histórico mas não é uma ordem de deus a igreja tá bom tá bom vamos devagar porque a escritura claramente ensina uma liderança masculina sobre as igrejas o texto fala sobre isso de forma mais clara a primeira timóteo capítulo 2 a mulher aprenda em silêncio com toda a submissão e não permito que a mulher em si nem exerça autoridade de homem esteja porém influência porque primeiro foi formado adão depois eva e adão foi iludido mas
a mulher sendo enganada caiu em transgressão todavia será preservada através de sua missão de mãe se ela permanecer em fé e amor e santificação com bom senso esse texto traz uma proibição de paulo eu não permito que a mulher ensine exerça autoridade de homens alguns vão dizer que aqui são dois mandamentos diferença não pode ensinar e nem pode exercer autoridade sobre o homem o que não é uma boa leitura porque em outros textos da escritura as mulheres ensina outras mulheres as mulheres ensinou filhos como ela nunca poderia ensinar de forma algum no vermelho a mulher
é ensine e exerça autoridade sobre o homem pode também significar também uma tradução possível que ela não pode ensinar de modo a exercer autoridade sobre os homens parecem uma tradução que condiz mais com o resto da escritura a proibição então seria que as mulheres ensinassem de forma a exercer autoridade sobre os homens da igreja que tipo de ensino autorizativo é esse quando a gente não vence um seguinte do que a gente viu até aqui capitão 13 versículo 1 e 1a timóteo paulo começa a falar sobre pastores sobre riscos a respeito de pessoas que estão sobre
a igreja cuidando dela a idéia aqui é que exercer ensino autorizativo sobre os homens está relacionado ser um pastor sobre os homens no caso ser pastora ou ser bispa não só isso paulão diz proíbe que sejam pastoras mas ele proíbe que se exerça funções pastorais paulo poderia simplesmente ter dito que era proibido que as mulheres fossem pastores mas ele diz algo mais claro ele disse que elas não podem ensinar em exercício de autoridade ou seja eles não podem trazer o ensino pastoral sobre a comunidade ela não pode participar de uma função que seja típica daquilo
que os pastores devem fazer quando o texto diz para a mulher prender em silêncio ele não está proibido a mulher de falar mas tem um silêncio é usado por paulo continuamente a sua teologia do culto para falar a respeito de uma expressão pública de ensino não é que a mulher recebe a mordaça quando entra no prédio da igreja mas é que a mulher não fala publicamente o primeiro corinthians 12 e desaparecida disse que aquele que vai falar em línguas estranhas em uma língua que não é conhecida pela igreja sem ninguém que possa interpretar aquilo deve
ficar em silêncio falando consigo mesmo com deus ou seja paulo está em silêncio no culto é falar sozinho é não falar pra todo mundo ouvir a mulher está em silêncio na igreja significa que ela não está exercendo o ensino público negri porque a mulher não poderia então assumir a função pastoral por causa da doutrina da queda paulo vai dizer que é por causa de um escândalo que ofenderia os irmãos da comunidade judaica paulo vai dizer que por causa de adão e eva ou seja é um padrão transcendental que afeta todos os homens na época paula
um misógino machista paulo está transmitindo a palavra de deus está interpretando o antigo testamento e está dizendo que a mulher caiu em pecado a mulher caiu em pecado justamente porque a mulher tentou exercer autoridade sobre o homem uma vez que ela recebeu ensino de satanás e exerceu esse ensino demoníaco sobre seu marido o seu marido pegou então seu marido foi responsabilizado pela queda do mundo por causa dessa estrutura não da criação mais da queda a mulher não deveria exercer ensino sobre a igreja e com isso a mulher não deveria exercer funções pastorais pelo contrário a
mulher deveria exercer feminilidade através da sua missão de mãe aqui então a mulher é indicada a um cuidado com sua família não cuidado com a sua igreja a função do homem seria mais pública no contexto de culto enquanto da mulher seria mais privada em um contexto familiar paulo está dizendo que isso é porque as mulheres são incapazes ele está dizendo que mulheres são menos qualificados do que os homens na época a mulher mais propensa ao erro ao parecido paulo não está dizendo que os homens são melhores do que as mulheres se assim fosse bastava encontrar
uma mulher que fosse mais inteligente com o homem pronto o argumento de parceria e conclusivo o que paulo está dizendo é que é uma estrutura que deus organizou por causa da queda que faz com que homens e mulheres tenham papéis distintos e isso em parte também se deve à própria criação do homem da mulher onde a biologia de ambos à distinta e os papéis que deus entregou a cada um são distintos nós chamamos isso a tecnologia de complementar smo homens e mulheres têm o mesmo valor capacidades similares mais papéis diferentes e complementares igualmente dignos mas
definidos por deus para o bem da igreja da família e da sociedade o homem teria o papel de liderar a igreja a mulher teria outros papéis em um deles o cuidado com sua família há mais paulo escreveu isso há dois mil anos atrás é um texto muito antigos não deveria ser aplicado hoje tudo bem mas paulo está usando como argumento no seu tempo o peixe também é muito antigo que teria sido escrito pelo menos quatro anos antes ou seja o texto que paulo usa como exemplo o caso dele tem tudo dentro do templo texto que
a gente está usando agora em paulo para falar do nosso tempo problema na distância temporal a questão é se o texto transmitir a verdade relevante para nossa vida nós não podemos usar a antiguidade do que paulo está dizendo para argumentar que isso não é válido para nossa vida e nós deveremos então a bola a bíblia deus amou o mundo de tal maneira foi escrito há dois mil anos não deveria fazer sentido para nós a questão não é se o texto antigo a questão é o que está sendo dito é culturalmente condicionado ou não verdade transcendental
para todos nós e nós deveremos fazer o mesmo no caso paulo está falando de algo que era só para aquele povo paulo está falando já o que aplicar o nosso tempo têm exatamente o mesmo significa o segundo texto a primeira coríntios capítulo 14 onde nós temos o seguinte deus não é de confusão e sim de paz como em todas as igrejas do santos conseguem se as mulheres caladas na igreja porque não lhes é permitido falar mas estejam submissas como também a lei determina se porém querem aprender alguma coisa e interroguem em casa seu próprio marido
porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja a paulo já proíbe as mulheres de falar na igreja e simplesmente ter sua voz alta de forma nenhuma em primeiro por entre os 11 versus 4 e 5 a gente vê que existiu profetiza na igreja ea gente veio 2011 ainda que as mulheres poderiam morar em público a usar o véu isso significa que um absoluto silêncio não é um caso que paulo estava defendendo aqui o silêncio que é o mesmo de seu início em 1º de mote é o não exercício público de ensino autorizativo mulheres falavam
na igreja mulheres profetizavam na igreja mulheres choravam na igreja as mulheres não exerciam ensino público com autoridade sobre os homens da igreja é possível que o primeiro concorrente 14 estivesse falando sobre o juiz o autor itatiba das profecias as pessoas profetizavam na igreja aparentemente pelas profecias um novo tratamento não tinham peso e autoridade sobre a comunidade quem defende uma posição parecida é o em grudem o livro dom de profecia e odiei carson no livro a manifestação do espírito que a profecia da igreja primitiva não é uma voz autoritária viva como era no antigo testamento mas
que havia um juízo sobre as profecias que só cabia aos homens as mulheres poderiam profetizar as mulheres não poderiam julgar as profecias diante da comunidade e da aval ou a negativa aquilo estava sendo dito por isso que as mulheres deveriam questionar os maridos em casa e não exercer autoridade sobre a igreja e isso é uma coisa muito legal porque existiam muitos profetiza as mulheres miriam foi a profetisa em êxodo deborah foi a profetisa no livro de juízes rodada era uma profetisa em cima da rede cin da crônica a esposa de isaías em isaías 8 era
também prometida ana é identificada como profetiza no livro de lucas filipe o evangelista tinha quatro filhas virgens que também eram professoras atos 2 interpreta joel 2 dizendo que as nossas filhas seriam profetizar assim como as nossas serras isabel não foi tratada como profetizou mas trouxe palavras proféticas também mulheres trazem instrução para a igreja mulheres poderiam falar a igreja de alguma forma mulheres eram ouvidas pela igreja deus usava as mulheres pra falar o seu público mas elas não podiam falar com o exercício pastoral que a autoridade sobre a igreja elas podiam ser privatizadas não podiam ser
pastores tanto em primeiro mote diz que os presbíteros devem ser marido de uma mulher ele não disse nenhum momento que as mulheres devem ser presbítero ele não diz nenhum momento que o presbítero de seu marido e mulher ou a presbítera esposa de um homem é só o marido de uma mulher ponto não existe outra perspectiva a respeito disso a bíblia também não disse nenhum momento que mulher de pastor pastora de que existe algum são familiar em que uma vez que o homem é consagrado o ministério a sua mulher se torna pastora também a reboque do
marido tem um monte de pastora isso é pastora casa com o cachorro que não têm absolutamente nenhuma base do novo tratamento mas é água a bíblia diz em gálatas 3 que não existe nem homem nem mulher no reino de deus sim mas ele está falando sobre salvação não sobre serviço da igreja e disse não há homem nem mulher no sentido de que jesus salva ambos e que diferenças entre as pessoas não impede a salvação ele não vai dizendo que agora deixamos de ter um sexo e papéis definidos dependendo de cada sexo mas é algo deborah
foi pastora no antigo testamento tá lá no texto está mas débora foi literalmente pastor de ovelhas o termo pastora no antigo testamento ainda não se referia ao ato de cuidar de uma igreja é procurava de ovelha e isso não significa que uma mulher pode ser pastora simplesmente porque existiam mulheres que cuidavam de o ver o antigo testamento a aplicação completamente infundado do que está lá mulheres nunca foram sacerdotisas no antigo testamento que é o mais próximo de um pastor que a gente tem na linguagem da antiga aliança mas é algo deborah também era juíza sim
no antigo testamento a gente uma juíza mas essa juíza era um líder civil não existe nenhum problema que mulheres sejam lideranças civis temos mulheres na política temos mulheres exercem autoridade como líderes de empresas e/ou o como é conhecido há problema nenhum mulheres podem ser líderes civis não existe nada na estrutura que contém o que impeça a mulher exerce autoridade pública não pode fazê lo o contexto ecclesia chico são duas coisas completamente distintas vale água então mulher vai fazer o quê agora na igreja muita coisa não existe só pastorado pra servir a igreja igreja muito mais
do que por exemplo a igreja precisa de diáconos e eu acredito que a bíblia defende a idéia de diaconisa quando a primeira timóteo 3 paulo fala das mulheres depois falar dos diáconos e dos presbíteros mulheres ali muito possivelmente é uma referência a diáconos mulheres japonesas não parece um indicativo sobre as mulheres dos diáconos e se dava porque os jacus não tinha nenhum papel de autoridade sobre a igreja os diáconos eram servos diversos ministérios mulheres podem ser de acolhida servir a igreja nos mais variados ministérios mulheres podem ser missionários e até pessoas altamente benquisto no meio
de ambientes missionários e pensa em sebes e pensa em junho você pensa nos nomes que aparecem nas cartas de paulo de mulheres que eram muito úteis na propagação do evangelho de mulheres que eram muito relevantes leva o nome de cristo por outras pessoas mulheres que manifestava o poder de deus para o mundo servindo aqueles que nunca ouviram falar do evangelho mulheres também podem ser úteis ao serviço da igreja ensinando outras mulheres paulo escreve atitude dizendo que as mulheres mais velhas devem ser 100 sino sobre as mulheres mais jovens e ajudá los a serem boas esposas
serem relevantes no serviço do mundo à nossa volta existe muita possibilidade de atuação para as mulheres a gente acha que não porque a gente acha que existe pastoral na igreja mas o pastor é só uma das peças da igreja existe toda uma teia de atuações possíveis para o serviço da comunidade a yahoo mas isso é machismo não é deus é escritora falando você pode discordar da interpretação e mostrar como esses versos significa outra coisa mas você não pode me acusar de machista porque acusar deus de machista caso o eleitor esteja correta você é pastor há
uma indicação para você que se renuncie esse mistério você está assumindo um papel que não é seu sonho era ser pastora é melhor você mudar seus sonhos e tentar servir a deus e alguma outra forma que você acha disso tudo deixe seus comentários em baixo pra gente continuar essa conversa para além disso aqui não usa esse vídeo para dar na cabeça de pastore que você conhece ou de pessoas que acreditam apaixonadamente menino sempre transmitir o evangelho com graça com tranquilidade não usa esse vídeo para arrumar briga ou confusão com ninguém use como meio e instrução
de serviço amoroso obrigados a acompanhar até aqui vai um legado e tchau tchau e até o próximo vídeo todos os dedos de teologia
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