e ontem de hoje eu falo sobre todos os segredos para você tocar solos em todo o braço da guitarra e não não tem segredo tem método tem perseverança e tem paciência bom esse é o vídeo que eu falou sobre a minha experiência as coisas que eu fiz para chegar no estágio em que eu tô a isso não significa que o estágio que eu me encontro é nada fantástico mas envolveu muitas horas de estudo e muitas horas de dedicação instrumento então pode ser que a partir dessa experiência toda algo para ser compartilhado exista e começar um
assunto muito amplo o foco aqui é falar sobre tocar por todo o braço da guitarra usando escalas predominantemente nessa existem mais recursos para serem usados a gente pode falar sobre a pesos e acordes mas isso aí com que o nosso foco ficasse difuso demais então vamos falar sobre escalas nesse vídeo de qualquer modo eu preciso prefaciar isso aqui dizendo que se você não tem muito conhecimento ainda a respeito de onde se encontra as coisas do braço ele tá pode ser que você perceba que existe bastante trabalho pela frente mas é um trabalho que envolve música
né não é descarregar acabei o tijolo então você é bom em nada do que reclamar primeira e é preciso conhecer escalas às vezes acontece tem sempre aquela pessoa que torce o nariz quando você fala que ela precisa estudar escalas aí os argumentos que a pessoa usa para recusar essa proposta geralmente são coisas como a fulana de tal que toca super bem não conhece uma escala não sabe nome de nada ou então quanto mais teremos que você conhece menos filhos você tem e essa música ficar gelada bom estudar escalas significa que você tá parece um método
para localizar as notas instrumento e você também consegue perceber melhor a relação que elas elas existem entre sim nervosão dos intervalos facilitar a navegação pelo instrumento não é de fato existem muitas músicas que falam que não conhecem escalas aqui não sabe o nome das coisas tudo bem assim mas isso não significa que eles não sabem trocá-las que talvez eles não saibam nome alas o eles não têm estudado essas coisas objectivamente mas isso não significa que ele não sabe para estão fazendo outra coisa que conhecemos música não diminui a sensibilidade artística de ninguém diminui o domínio
do instrumento né e assim você conhece alguma coisa para mim não devia ser motivo de orgulho para ninguém né eu não sei nada sobre música você me faz uma pessoa um pouco mais profunda esse argumento eu quero que tem um vaso né assim se você tem uma dieta artística variada se você se interessa por literatura se você gosta de arte de voz você ouvir coisas que não tem a ver com guitarra se ouvir música não só pela quitar né eu não vejo porque conhecimento musical farias vai ser uma pessoa mais insensível musicalmente falando pelo menos
mas quais escalas nessa entende-se habitual que a gente recomende o começo pela frente da tônicas porque geralmente as pessoas já tem algum conhecimento dessas escalas no braço do instrumento outra coisa que a gente ouviu ao longo da vida inteira música que foi como servida a partir dessas escalas então a gente já tem um referencial sonoro delas a meio que pré-estabelecido na nossa memória musical da outra coisa que são cinco notas em vez de sete então isso simplifica as coisas segundo ponto visualiza e verticalmente quando eu falo de visualização do vertical das plantas eu quero dizer
visualizá-las em naqueles blocos que a gente tem já vem métodos de estudo né visualizá-las tocando na mesma região do braço e trocando de cordas para que você vá do agudo para o grave eu dublados pelo agudo e e aí e aí [Aplausos] [Música] tá bom então cinco notas apertar tão diferente que significa que ela tem cinco versões ela tem cinco disposições ao longo do braço instrumento que são organizadas naqueles blocos é importante é fundamental e o primeiro passo conhecer todos esses cinco blocos gráficos agudo alguns pro grave do meio pro fim do fim por meio
todas as exposições terceiro ponto visualize horizontalmente eu me refiro a tocar a pentatônica em uma corda só ou pelo menos em uma corda só por vez tocar a tentação de ao longo da trajetória da corda assim ó e aí e isso é interessante porque isso nos permite uma visualização mais clara na relação entre os intervalos onde é que você tem tom onde é que você tem que ter um e-mail porque as pentatônica são organizadas sempre assim ou você tem a distância de um tom entre as notas ou setembro distância de um tom e-mail a gente
não tem que ser me tons outra coisa que sobra as portas para o próximo passo o que é crie transições agora que você já memorizou todo cheio se você pode fazer a estabelecer pontes de conexão entre um cheiro em outro e você pode fazer sistematicamente comece passando de um cheiro e para o outro sempre pela mesma corda do primeiro para o segundo pela primeira corda segundo para o terceiro na record e fez o quarto melhor já fez igual a todas as possibilidades de transição entre os sentimentos né hoje me acorda depois você faz isso com
a segunda corda depois você faz com a terceira quarta e todas as cordas assim por diante é e quando essas transações todas pela mesma corda estiverem sólidas e se vai levar um tempo talvez você pode começar a variar aí você passa do primeiro shape para o segundo pela segunda corda aí do segundo para o terceiro pela quinta corda descendo para o quarto pela terceira corda e assim por diante você começar a misturar e você vai descobrir muitas possibilidades e muitas variações é isso aqui é a coisa fica bem mais divertido que você gosta de estudar
guitarra próximo passo paris trios e quartetos pratique também tocando a pentatônica somente em pares ou trios ou quartetos de cordas ou seja somente em duas cordas adjacentes ou três cordas águas quentes ou quatro né que você vai perceber que a gente tá mesclando essa noção de pensar no relatório verticalmente e horizontalmente isso beneficia muito do trabalho anterior feito de pensar nos momentos e aí também de pensar na católica horizontalmente e e aí o ponto 6 notas repouso bom todo nosso trabalho até agora foi mapear o braço do instrumento foi identificar um monte de possibilidades de
conexão entre shapes onde é que as nossas se encontram e quando a gente começa a pensar em nossas repouso a gente tá pensando já mais em fraseados e melodias e aqui a gente resolve um pouco na noção de arpejos hoje acorda né porque eu vou pedir para que você identifique todas as tônicas todas as terças e todas as quintas se encontram ao longo do braço do instrumento seja está em sol menor com meu caso de hoje por exemplo você vai ter que encontrar um estão todas as nossas sol todas as nossas si bemol e todas
as nossas ré ao longo de todo o braço porque essas notas são as notas que podem funcionar bem melhor como resolução de frase porque elas são as notas do acorde que a gente se encontra e às vezes ele tem esse caráter de e nessa ordem mais resoluta é a tônica um pouco menos resoluta mais ainda bastante é a terça ea quinta mais ambígua de todas as resoluções com relação às tríades né encontrei todas as tônicas todas as terças menores e todas as quintas você pode pensar por não se você pode passar como eu costumo fazer
por intervalos você tem uma certa facilidade na hora de fazer transposições não pensar em notas e os nomes delas mas pensar na relação entre elas nos intervalos ponto 7 é explore sempre tocar as escalas linearmente sempre unidirecionalmente né sempre do gráfico agudo ou sempre dá vou tipo grave até você encerrar as possibilidades naquela região ou daquela escala no braço do instrumento é mais interessante quando as melodias trazem saltos mudanças de direção nossa se repetem e se pode incorporar isso porque nesse momento a gente tá pensando em usar musicalmente as escalas estudo de padrões que a
gente tem que chamar de paternal perna são úteis nessa hora de você identificar possibilidades nesse tu ainda tem um pouco inseguro em as eu vou fazer esse tipo de trabalho melódico procure praticar alguns é muito fácil encontrar esses na internet inclusive depois claro você pode enfrentar os seus próprios detalhas é uma ótima ideia aí você pode pensar em salto de corda ou saltos de posição vai ficar você vai ter mil possibilidades e e aí é tipo assim ó vitrine depois de todo esse trabalho de solidificar o conhecimento das pentatônicas ao longo do braço do instrumento
você pode passar acrescentar as notas que as transformam em escalas diatônicas que isso é claro se você quiser ao som de antónio você não precisa fazer isso você não quiser ouvir esse som porque afinal a gente aprendeu consertar tônicas cinco das sete notas de todas as escalas maiores e menores mais usadas e aí você mistura você tem você pode pensar diatônica mente você pode pensar pena platonicamente e criar o seu solo você criar suas improvisações a partir do próximo cimento com todo esse mapeamento da frente você tem realmente muito mais liberdade e [Música] oi nossa
bom pôr fim ao longo de todo esse processo aqui dependendo do estágio em que você se encontra pode levar minutos ou pode levar meses eu acho importante dizer que seria bom você não fazer isso exclusivamente né eu passo o dia inteiro estudando escalas explodir outras coisas também se você tem uma hora no dia para te dar alguma coisa estuda 15:20 de escala o resto do tempo tenta fazer uma coisa criativa ou uma outra coisa que você vai contrastante com esse trabalho aqui porque a gente acaba tocando que a gente estuda né e se a gente
só escala a gente só foca escala então os estudos para comprar uma coisa ou não usa nada disso vai fazer outra coisa que ele tá vai te dar um like que alguém vai estudar alguma outra técnica as opções são variadas dentro de você e por hoje é isso é um vídeo relativamente curso para o volume de trabalho que ele propõe mas afinal de os cartolas ao longo de todo o braço do instrumento não é uma tarefa simples e não existe solução mágica e essa maneira que eu simpatizei todo esse trabalho para me sentir um pouco
mais livre e eu tô na metade do caminho né você tem muito mais coisa para prender daqui para frente mas talvez esse tenha sido útil espero que sim bom se você tem comentário se você tem dúvidas não deixa de escrever o sair na caixa de comentários você gostou do vídeo por favor deixe um like e aproveita que dá uma olhada nos vídeos anteriores você gosta de vídeo sobre guitar sobre estudar guitarra sobre o equipamento sobre coisas variadas envolvendo em cima da música né a dá uma olhada nesses vídeos vez que você gosta se você gostar
você pode se inscrever no canal você pode acionar esse sininho das notificações porque toda semana tem vídeo novo e aí você não perde nem beleza então a gente vê no próximo vídeo e tchau [Música] e aí e aí [Música] e aí