[Música] sejam bem vindos ao neurologia até que eu sou átila biólogo pesquisador viciado em games ocasional oi tudo bem eu sou paulo programador e marqueteiro da lua cursos online de tecnologia hoje a gente vai ver como os jogos nos enganam por bem imagine que você quer criar o jogo mas não qualquer jogo o jogo de maior sucesso comercial do mundo o pac - ou como foi lançado nos estados unidos pra não te trocadilho com o nome com o pacman partido que fez ele ter vendido centenas de milhares de fliperamas e bilhões de moedas usadas desde
80 é que o touro e o atacane se propôs a fazer o seguinte dinâmico ele se interessou em criar imagens que se comuniquem com as pessoas e o jogo é justamente isso um programa que interage visualmente com o usuário o tabuleiro digital cheio de peças e regras complexas que definem o que essas peças fazem depois de cada tomada de decisão afinal como começamos a explicar o episódio de computação gráfica para a gente poder ver o movimento na maioria dos jogos as peças são atualizadas ea tela redesenhada 60 vezes por segundo fazer tudo isso na mão
com um jogo de tabuleiro seria impossível mas com jogo digital usuário interage e dar os comandos usando um game pad o controle do computador que está dentro do videogame do fliperama executa os comandos aplica as regras programadas e móveis peças do jogo alterando o estado das variáveis do programa que representam cada item e cada personagem tudo isso rápido o suficiente para que o jogo possa ser jogado em tempo real são bilhões de cálculos que precisam ser executados para saber que cor cada pontinho de luz deve ter na tela e 16 mil e segundos depois calcular
tudo de novo e pintar tela mais uma vez esse laço de código é conhecido como game lupi quando toru iwatani bolou o pacman ele queria fugir do estilo de jogo de inimigos invadindo a terra popular na época como space invaders e queria atingir um público mais diverso tem um personagem comendo pontos seria mais inocente para as crianças e para restringir o espaço e tornar mais entre rio por onde passear num labirinto seria o suficiente só faltava uma coisa mais pra de emoção ao jogo dos quatro monstros e acabaram virando os quatro fantásticos aproveitando que a
namco poderia começar a usar pela primeira vez um monitor colorido e otoni bolou quatro cores diferentes para os fantasmas com isso cada um deles tinha o seu próprio nome e uma personalidade como eles não usaram gerador de números aleatórios para decidir em qual direção esses fantasmas andam cada fantasma seguir um padrão próprio de como podia perseguir o pacman dentro do labirinto ou até mesmo como eles fugiam quando estava piscando com apenas 16 segundos de lupi para simular o comportamento dos quatro fantasmas os desenvolvedores precisaram simplifica bastante o pensamento de cada fantasma e ainda assim fazer
eles parecerem mais espertos ao invés de fazer cálculos o tempo todo o cálculo super complexo para poder seguir o pacman eles tiveram a idéia de fazer cada fantasma só tomar algumas decisões quando eles chegam em alguma divisão do labirinto se o fantasma estava andando em um corredor o próximo passo era só continuando na mesma direção mas se ele chega em uma encruzilhada precisa calcular qual direção tomar o fantasma vermelho por exemplo destas duas direções que ele pode escolhe a que deixa ele mais perto da posição exata do pacman por isso o apelido original dele era
perseguidor já o fantasma rosa é mais malandro e escolhe a direção que leva ele um pouco mais pra frente do pm isso faz ele se adiantar e cercar o técnico junto com o fantasma vermelho por isso o seu apelido era um buscador o azul era instável que de vez em quando adota um caminho que leva ele mais pra perto e de vez em quando o caminho mais pra longe do pepe eo laranja era perdido que podia ir para qualquer lado perseguir ou se afastar são cálculos simples de fazer mas que com pequenas mudanças conseguiam dar
a impressão de uma inteligência de uma personalidade própria para cada fantasma e que estão trabalhando juntos junto com isso a música marcante e um desafio que acelera a cada vez que o jogador kobe todos os pontos e avança para o próximo labirinto que você tem a receita para o sucesso tão grande que ainda é desenvolvido vendido no mundo claro que não é tão simples e poucos jogos chegaram perto da fama do pec mas todo jogo precisa mentir para o jogador pra ter bastidores simples e calculáveis que mesmo assim nos passa a entrar no mundinho aquele
choro quem mentiroso que acerta mesmo quando o rio a quase um metro de distância acontece porque é difícil fazer uma coalizão que respeita o desenho exato dos personagens mais fácil escolher um ponto no desenho do personagem e desenhar retângulos esferas ou qualquer figura geométrica mais simples que indicam a área que cada golpe alcança e onde cada personagem pode ser atingido a redbox assim fica mais fácil de calcular colisões como aproximação que pode ser bom o suficiente mas que às vezes pode deixar um pouco na mão já que no fundo o personagem pode ser só um
agregado de cubos e esferas cálculos que simulam a física do jogo a inteligência artificial aqueles malditos cascos lançados na última volta no mario kart e até as colisões de um jogo de luta tem que ser simples o suficiente para serem executados nessa janela de tempo e só 16 milissegundos se demorar mais do que isso a gente pode ter uma pena dos quadros e o jogo dá impressão que está rodando mais travado e às vezes com uma resposta mais lenta aos comandos o maldito leg mesmo hardware de hoje os desenvolvedores ainda precisam se preocupar bastante com
como vão representar o mundo do jogo de forma simplificada para que a gente ainda tenha comportamentos ainda mais realistas então quando jovem nerd comemora o poder da matemática naquele headshot lindo ou naqueles tiros afetivos dós legal nos bastidores o computador realmente está testando se a reta do tiro ter uma intersecção com a esfera da cabeça da vítima ou de outras duas esferas balançando só que esse poder da matemática acontece o tempo todo e esse episódio contou com a ajuda do jefferson silva que é um dos colaboradores da aluna cursos online tecnologia não por coincidência já
que ele é um dos instrutores dos vários cursos de criação de jogos por lá então se você já sonha em criar o seu advento rpg nos moldes antigos olha só o projeto versões outros instrutores ensinam pra você tem também jogos do bairro como flipboard tower defense que coisas da moda como um zumbi sempre você não faz idéia do combate cana escrever o seu próprio game e os as principais plataformas de desenvolvimento de jogos e se você ainda não sabe programar nem desenhar não tem problema na luta você tem curso de programação design muito mais desde
o começo da carreira e tem também os cursos mais avançados de modelagem 3d de uso de ferramentas como noite e até criação de jogos para smartphones são duas carreiras diferentes só de jogos e tudo isso feito com uma didática de quem sabe ensinar por isso que eles participam aqui comigo vai lá e se matricula com 10% de desconto para entrar de vez na carreira de tecnologia é só acessar a aluna ponto com.br da promoção para supertec e se depois você fizer um jogo legal como você aprendeu não deixe de colocar aqui nos comentários que você
fez numerologia até que o anterior sobre algoritmos e otimização de escolhas como eduardo se vale on reparou o algoritmo que a gente explicou também pode ser usado para decisões de compra e venda de ações só vale lembrar que quem mais tem algoritmo negociando também pode ter pensado nisso e tirar proveito de programas mais simples o everton rodolfo comentou que esse algoritmo de otimização parece um algoritmo do teclado inteligente do celular na verdade assistentes baseado em linguagem que a gente ainda vai explicar por aqui geralmente usa um outro tipo de algoritmo com cabeça de markov que
é basicamente usar o estado anterior pra tentar desviar o seguinte então se você escrever eu não devia o pacote com base no eu não duvido que você fez antes ele vai adivinhar que você queria dizer paçoca eo rodrigo lopes que perguntou se tem alguma relação entre o que a gente falou e algoritmos genéticos sim só que o marítimo genéticos um outro tipo específico de algoritmo que pode variar as escolhas em seguir ou não com essas mudanças de acordo com o resultado e também pode servir para a tomada de decisão e que a gente também vai
explicar por aqui que não se esqueça de curtir e compartilhar o vídeo assim o canal + algoritmos de jogos e até a próxima quinta [Música]