queremos saudar a todos nessa noite com a paz do senhor jesus queremos recebê los com alegria para esse culto que nós estamos prestando ao nosso deus nosso pastor pastor cláudio ele está em compromissos de pregação por isso não está conosco esta noite nós recebemos com muita alegria também queremos convidá los a abrir a palavra de deus e romanos capítulo 12 e nós vamos fazer leitura do verso 9 até o verso 21 dando seqüência à nossa série de estudos essa carta do apóstolo paulo em romanos capítulo 12 lemos no verso 9 ao verso 21 o amor
seja sem hipocrisia de testar o mal pegamos albee amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal preferindo os em honra uns aos outros no zelo não sejais remistas sede fervorosos de espírito servir ao senhor é gols de jairo na esperança sejam pacientes na tribulação na oração perseverantes compartilhar as necessidades dos santos praticar e hospitalidade abençoai os que vos perseguem abençoai e não amaldiçoe alegrai vos com que se alegram e chorar e com os que choram tem o mesmo sentimento uns para com os outros em lugar de ser diz orgulhosos condescender com que é humilde não
se já sabe os aos vossos próprios olhos não tornei a ninguém mal por mal esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens se possível quanto depender de voz de paz com todos os homens não vos enganeis a vós mesmos amados mas dá lugar para lugar a ira porque está escrito a mim me pertence à vingança eu é que retribuirei diz o senhor pelo contrário se o teu inimigo tiver fome dá lhe de comer se tiver sede tabi de bebê porque fazendo isso a montar as brasas vivas sobre isso a cabeça e não te deixes
vencer do mal mas vence o mal com o bem até aqui a leitura da escritura nós vamos orar mais uma vez pedindo a orientação do espírito santo queridos na compreensão da sua palavra o deus se damos graças por que tu chamas a viver uma vida que expressa o amor que nós primeiros experimentamos da sua parte e que tu desejas que manifestemos aos que nos cercam os perigos que a exposição dessa palavra nessa noite nos encoraja e corrija console repreendam anime tudo de acordo com a nossa necessidade que o senhor conhece tão bem conhece os conhece
o coração de cada pessoa que está aqui nessa noite cada pessoa que nos acompanha também pela internet nós pedimos ao pai que essa palavra seja usada pelo senhor na edificação do teu povo na salvação de pecadores e na edificação do teu reino é o que nós pedimos em nome de jesus amém conforme queridos nós temos visto nas vezes que temos disposto a carta aos romanos a carta é basicamente o caráter dela é de uma carta missionária paulo queria convencer a igreja de roma apoiar o seu projecto que plantar igrejas da região da espanha mas é
evidente por passagens como estas aqui que nós acabamos de ler que paulo aproveita carta para pastorear a igreja de roma com a autoridade que ele tem como apóstolo dos gentios paulo não é o fundador da igreja de roma e também não era o pastor da igreja de roma entretanto ele se sentia autorizado a passar estas ordens e mandamentos para a igreja de roma porque ele era constituído por jesus cristo como o apóstolo dos gentios o apóstolo das nações aquele que deus levantou no início da igreja para levar sua palavra a outras nações que não necessariamente
a nação de israel tenham confiado nessa comissão que ele recebeu de deus aqui na parte prática dá cá os humanos ele traz orientações determinações ordens para os seus leitores em roma e ele tem a expectativa de que será obedecido por conta da sua posição como apóstolo de jesus cristo paulo não conhecia a igreja pessoalmente nós não temos nenhum indício de que antes ele tem estado lá em roma para conhecer a igreja mas é evidente pelo capítulo 16 que ele tinha bons amigos lá no capítulo 16 ele muitos filmes foram mais de 20 pessoas com quem
ele tem um bom relacionamento pessoas que tinham conhecido antes e que acabaram migrando ou viajando se mudando para a roma e é provavelmente dessas pessoas que paulo então tomou conhecimento sobre o estado da igreja situação da igreja e há pelo menos duas duas informações que são importantes para que nós compreendamos um pouquinho o apóstolo paulo está dizendo essas coisas aí essa igreja a essa altura da sua carta a primeira delas é que conforme paulo toma conhecimento à igreja de roma era composta de judeus e gentios havia uma grande comunidade de judeus em roma vou falar
disso daqui a pouco e boa parte daqueles judeus haviam se convertido à cristo através de tudo indica de seus compatriotas que estiveram no dia de pentecostes lá em jerusalém conformados capítulo 2 lá nesse capítulo que descreve aquele dia em que o espírito santo foi derramado sobre a igreja é dito que havia uma série de nações ali representadas e entre elas estão estavam romanos judeus que eram projetos e que tinham vindo a jerusalém para adorar e que se converteram no dia de pentecostes eles voltam para a roma e lá eles começam a igreja lá eles começam
a igreja é a igreja então provavelmente teve seu início entre a comunidade judaica e não demorou para que os não judeus também viessem a igreja através da pregação do evangelho e se tornassem crentes em jesus cristo àquela altura do da igreja cristã havia uma tensão ainda muito forte entre cristãos judeus e gentios especialmente porque os judeus convertidos a cristo eles não viu razão para abandonar os seus costumes eles ainda circuncidados seus filhos eles ainda não comiam carne de porco não comiam é é sangue não comer determinados animais eles guardavam sábado guardavam os festivais religiosos e
alguns ainda praticavam aqueles votos que eram recomendados na lei de moisés no antigo testamento então era muito difícil conviver com os não judeus que tinham outras mentalidades que comiam todo tipo de comida na o único dia e agora que era sagrado para eles era o dia da ressurreição de cristo domingo que não se consideram seus filhos pense na comunhão difícil que era numa igreja assim então não dava pra dizer assim vamos ter uma feijoada né vamos fazer uma cena vamos juntar todo mundo e fazer uma festa todo mundo traga comida pra gente repartir tem um
momento de comunhão que ia dar confusão porque o judeu não comia qualquer coisa a comida dele era cocheira separada era bem regulada pela lei de moisés e objetivos comuns de tudo não havia essa dificuldade que nós vamos encontrar no capítulo 14 paulo trata disso no capítulo 14 mais diretamente a respeito dessa questão de quem guarda dia quem guarda quem come isso quem não come aquilo ele vai falar disso mas lá para o final da carta mas essa era uma questão que com certeza está por detrás das orientações que paulo padaki outra coisa que é importante
termos em mente era que a comunidade em roma esses cristãos eles eram hostilizados pelos é pelos que estavam ao seu redor tanto pelos judeus não convertidos como pelos próprios romanos ainda não era perseguição oficial que só começa no ano 65 essa carta foi escrita mais ou menos uns oito ou nove anos antes de nero começar a perseguição oficial contra os cristãos mas havia hostilidade da parte dos judeus e da parte dos pagãos conta os cristãos havia maledicências havia críticas havia acusações às vezes perseguição física sede da polícia algumas prisões denúncia às autoridades a situação era
tão grave que sua e tónio que é um escritor romano por volta do final do século segundo ele escreveu uma obra chamada a vida dos doze césares ele diz que no ano 41 e para do cláudio ficou tão aborrecido com os distúrbios que os judeus estavam causando em roma que ele passou um decreto expulsando todos os judeus de romã e ele disse assim que ele fez isso porque os judeus estavam agitados revoltados por causa de um tal de crédito ora só é toni à romã no será que crédito não era cristo o que é que
aconteceu em roma foi que a igreja começou a crescer e os judeus ficaram violentos contra a comunidade cristã começaram a revolta confusão é só ler um livro de atos para ver que eles faziam isso o tempo todo é que paulo passado era assim eles agitavam a cidade as multidões contra os cristãos quem sabe eles fizeram isso em roma os judeus 0 contra os próprios cristãos e aí é expulsar todos os judeus e com judeus expulsar os cristãos também não é a um casal que fugiu dessa perseguição foi aquele priscila que paulo encontra numa de suas
viagens e se tornam e se tornam amigos eram fazedores de tendas a história está no livro de atos o livro de atos registro esse é dito o édito do imperador cláudio expulsão dos judeus então a paulo sabe que a igreja lá está passando por esses dois problemas uma tensão interna causada pelos diferentes grupos que compunham a igreja e também pela pressão da hostilidade vinda dos judeus da comunidade judaica e também da comunidade pagã na passagem anterior que nós vimos paulo havia exortado os crentes de roma a exercer os dons espirituais que receberam da parte de
deus de maneira correta para edificação da igreja porque nós vimos no verso fez até o verso 8 e nós lembramos que essas orientações de paulo até o versículo 8 elas estão enraizadas naquilo que paulo chama no verso 1º as misericórdias de deus eu roubar vocês irmãos pelas misericórdias de deus ea ele diz que vocês se ofereçam a deus em sacrifício vivo que vocês não se conformam com esse mundo mais que vocês renovem a sua mente que vocês não pensem que vocês além do que convém mas pensem com humildade de acordo com os dons que vocês
receberam e exerçam esses dons com essa sabedoria e da forma correta para a edificação da igreja tudo isso nós vimos até agora é que está baseado naquele princípio que paulo diz no início do capítulo 12 pelas misericórdias de deus com base nos atos misericordiosos de deus em resposta à misericórdia dele com vocês façam isso isso isso isso isso e agora chegamos nessa série de breves mandamentos parece que ele está tirando de metrô metralhadora né são vários versículos curtos nem com ordens é bem compactas diretas que ele oferece a igreja de roma o ponto de todos
esses breves mandamentos é o encorajamento a que eles vivam em amor esse é o ponto central é o ponto central da passagem e ela pode ser dividida de maneira flexível porque não não dá para dividir de maneira estanque né paulo provavelmente não estava na mente dele essa divisão essa divisão que eu vou fazê lá só de didática para nos ajudar mas nós vamos dividir a passagem em duas partes a primeira paulo fala a respeito da necessidade de nós amamos os nossos irmãos ea deus isso vai do verso move até o verso 16 tem um versículo
no meio que não se encaixa e vou continuar vou dizer e na segunda parte do verso 17 a 21 ele fala do amor que nós temos que ter para com aqueles que nos perseguem e para com os inimigos na primeira parte quando ele fala de nós termos de amar a deus e aos irmãos têm a ver com aquela tensão interna que a igreja está passando ea segunda parte quando ele fala do amor que nós temos de ter com os nossos inimigos têm a ver com as perseguições que eles estavam sofrendo então vamos ver estas partes
na expectativa de que nosso deus abençoe estudar sua palavra e nosso coração no final nós vamos fazer uma aplicação para os dias de hoje então em primeiro lugar a exortação para que nós mesmos os irmãos em cristo e amamos a deus o verso 9 até o resto 1609 paulo diz assim o amor seja sem hipocrisia aqui o amor em cabeça a lista e se você consultar os comentários os estudiosos todos vão dizer a você que é a chave para entender o resto dos mandamentos tudo o que vem em seguida é uma expressão desse amor que
paulo diz que tem que ser 100 por crise a hipocrisia a palavra interessante é a palavra grega é que significa literalmente estar atrás de alguma coisa o hipócrita era o ator de teatro vocês já viram aquelas figuras de teatro antigo o clássico em que o ator tem uma uma máscara né ou rindo ou chorando e que ele coloca na cara e fala trás da marca então de repente ele tem que fazer uma fala em que tem um choro ele pega uma marca onde a figura tá chorando mesmo que esteja rio por detrás da máscara não
é o que vai parecer ao público é que ele está chorando e ele declama não importa os sentimentos dele mas ele parece que tá chorando então o nome do dos atores na época tá de paulo no mundo greco-romano eram hipócrita vez que significa aquele que se esconde atrás de alguma coisa de onde vem a palavra hipócrita hipócrita é alguém que parece ser alguma coisa mas que na verdade não é alguém que aparenta ser alguma coisa que na realidade ele não é quando paulo diz o amor seja sem hipocrisia ele está dizendo o amor de vocês
não pode ser atingido não pode ser feito e não fez que o amor não faça isso não finja que você ama quando você não ama o amor fingido é hipocrisia exemplo judas chegou perto de jesus e desses alves mestre o show e um beijo em seguida o traiu amor fingido a tantos exemplos na bíblia de amor fingido paulo diz que o amor de vocês não seja fingindo que seja um amor sincero que seja um amor sincero outra coisa que você percebe a respeito desse amor que controla toda essa sessão é que além de ele ser
autêntico e genuíno ele não é apenas uma emoção porque o resto da lista de paulo é composta de atitudes se você ama você vai fazer isso isso isso e se isso e essa palavra crise é importante que na época de hoje amor é muito confundido com emoção com o sentimento se sentir alguma coisa boa por alguém enquanto que biblicamente falando o amor não é somente isso não exclui isso mas ele é essencialmente tomar atitudes que procura o bem e a felicidade de outras pessoas ou que expressam devoção e lealdade a deus amor na bíblia sempre
algo que se manifesta concretamente não é sentimento do amor cristão é isso então é bom a gente deixa isso claro quando nós estamos falando aqui de amor não tô falando daquele sentimento aquela elevação espiritual emocional que às vezes sentimos por determinadas pessoas não é aquilo é uma simpatia é uma compatibilidade de gênios é uma eleição de virtudes compatíveis e tudo mais o amor bíblico ele não se mede pela pelo receptor porque ele se dirige quer para os inimigos quer para os amigos quer para pessoas que você gosta quer para pessoas que você não gosta nós
somos orientados a amar a todos portanto isso não tem nada a ver com o sentimento é com atitude e ela não pode ser atingida não pode ser falsificado tem que ser autêntico em seguida paulo começa a desenvolver esse amor sem hipocrisia primeiro em relação aos irmãos como eu disse não vou seguir exatamente a seqüência do texto que a outra passagem aqui que a gente vai encaixar na categoria seguinte então no verso 10 ele diz no verso 9 elijah ou seja sem hipocrisia no verso das eles continuando amai vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal
amor fraternal e amor entre irmãos é amor que é que é praticado entre aqueles que professam a mesma fé em jesus cristo e que são irmãos e cordialmente é uma palavra que é na sua raiz no seu sentido mais antigo pode significar aquele a atitude de quem ama alguém como o irmão de sangue então é como se dissesse vocês como irmãos em cristo devem se amar como se vocês fossem uma família como se fossem todos os membros de uma família e esse é o sentido de amar vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal e
em seguida algumas expressões práticas desse amor fraterno que tem que ser experimentado de maneira cordial né o latim cordes coração então ele fala primeiro prefiram se em honra uns aos outros final do verso 10 prefiram se em honra uns aos outros o que é que isso significa significa que você deve procurar primeiro a honra dos seus irmãos você deve querer que os outros sejam honrados e não você como aquela parada em que jesus cristo contou quando alguém convidar você para um banquete não vá a sentar no primeiro lugar não busque a sua honra mas senti
lá no último e espere que alguém lhe convide lá pra frente da preferência aos outros que os outros sejam honrados e que você seja o último que eles tenham a primazia que você respeite os outros e que procure um house mas o que você quer que os outros jovem você é isso que significa preferirem honra uns aos outros é isso aqui é o amor você vai ver que atitude você dá o primeiro lugar para as outras pessoas em vez de buscar o primeiro lugar em seguida ele diz no verso 13 vou pular alguns versículos aí
ele diz um verso 13 compartilhar e compartilhar e as necessidades a idade dos santos ainda é o amor que nós temos que demonstrar uns para com os outros os santos aqui são os irmãos em cristo jesus palavra santos é muito usada no novo testamento para servir os cristãos não no sentido de que eles não têm pecado mas no sentido de que eles foram separados no mundo pra deus é isso que a palavra santos significa na sua raiz separado os santos são todos os cristãos mas esses santos mesmo que eles foram separados do mundo pra deus
eles passam necessidade aqui nesse mundo embora haja uma teologia que diga que se você é de deus você não deveria passar necessidade aqui neste mundo você não deveria sofrer privação não ficar doente qualquer outra coisa você vê aqui paulo dizendo que santos passam necessidade e que elas são socorridos pelos outros compartilhe como diz aquele as necessidades dos santos e naquela época havia muitos pobres como eu já disse a igreja apostólica era na sua maior parte composta de viúvas órfãos soldados diaristas jornaleiros pessoas que trabalhavam pelo salário de um dia a pequenos comerciantes agricultores pequenos gente
sofrida gente que passava por necessidade e às vezes eram privados das coisas básicas da vida você encontrar muitos muitas pessoas assim dentro das igrejas cristãs no primeiro século então o amor sem hipocrisia thiago fala dele é aquele amor que em vez de chegar sim meu irmão você tá passando fome ou que deus alimente o seu coração que deus alimento em sua vida que o pão do céu satisfaça a sua fome vai em paz e você não mete a mão no bolso para tirar 10 conta para comprar um pão a pessoa se a multa hipócrita se
você tem o dinheiro inclusive é amor fingido o verdadeiro é compartilhar e as necessidades dos santos se você sabe que tem alguém que está passando necessidade passando frio passando fome qualquer outro tipo de necessidade e se você tem condições amar sei lá não de palavras mais de obra e de verdade e ajudar aquela pessoa era isso que os primeiros cristãos faziam interessante que os inimigos dos cristãos podiam falar tudo deles no primeiro século mas eles tinham que admitir algumas coisas como por exemplo um outro escritor romano pagam eu não sei se era celso nos céus
foi um grande inimigo dos cristãos escreveu coisas terríveis contra os cristãos mais uma certa altura não tenho certeza se foi ele em uma passagem ele diz assim esses ateus galileus eles alimentam não somente os seus softwares mas também os nossos ele admitiria isso que os cristãos cuidavam não somente dos pobres na sua comunidade mas também dos filhos dos outros pagam os próprios inimigos os próprios perseguidores do cristianismo admitiu isso o amor seja sem hipocrisia compartilhar as necessidades dos santos ainda no verso 13 paulo diz praticar ea hospitalidade hospitalidade é muito necessário naquela época pessoas iam
enviam não tinham a rede que nós temos hoje de hospedagem hotéis em todo lugar eles dependiam muito das casas dos irmãos e amigos para poder pousar e foi exatamente essa prática da hospitalidade que permitiu que o cristianismo se expandisse no primeiro século a terceira carta de joão foi escrito exatamente para isso para encorajar a hospitalidade entre aqueles irmãos que iriam levar a palavra de deus para locais distantes para locais distantes nessa carta na terceira carta de joão joão recomenda apoia e defende um cristão chamado gaio que não era um missionário mas o ministério dele era
hospedar os missionários na sua casa e enviá los e encaminhá los para locais distantes para pregar o evangelho a prática da hospitalidade foi o meio que deus usou no primeiro século para que o trabalho missionário avançasse ela atendia não somente a necessidade dos santos os pobres que às vezes tinham dificuldade mas também um avanço do evangelho naquelas regiões no verso 15 paulo diz alegre vos com os que se alegram e sei que é amor verdadeiro se alegrar com os que se alegram apesar de todo o sofrimento que aqueles cristãos passavam havia momentos de alegria entre
eles né e não somente nas coisas espirituais a casal um filho casar com uma filha ou então a ganhava uma herança ou tenha alguma prosperidade a ficava curado de alguma doença então havia motivos de alegria entre os cristãos o primeiro século nem tudo era a dor e sofrimento paulo diz que nós devemos nos alegrar com aqueles que se alegram essa é uma prova verdadeira diamond mas infelizmente o que acontece fulano arruma um namorado né e amiga porque ela senhor não eu cadê o meu namorado ou então o irmão chega e consegue pela graça de deus
um comprar um carro né uma bênção de deus e os outros olhos início exibido na amostrado alegrai vos com os que se alegram a não ser como o irmão mais velho do filho pródigo quando o filho pródigo voltou o pai se alegrou mandou dar uma festa e o filho ficou do lado de fora irmão mais velho ficou do lado de fora empurrado eu não vou participar dessa festa esse menino e seu irmão mais novo desperdiçou os bens do meu pai vivem de maneira absoluta e agora ele volta meu pai dá uma festa mato dizer observado
toda essa alegria eu não quero saber disso está tudo errado fechou a cara em burro se e não participou da alegria do pai e do irmão mais moço alegrai vos com os que se alegram isso é prova de amor se alegrar com a vitória dos outros sucesso dos outros o progresso dos outros a felicidade dos outros isso prova que o nosso coração não tem inveja né as pessoas às vezes não se alegra que assim que foi inveja fica com ciúme né ficam chateados porque as outras pessoas que estão sendo abençoados e bem sucedidas mas a
prova de amor você de fato se alegrar com os que se alegram da mesma forma tem que chorar com os que choram verso 15 como eu disse havia muito motivo se havia motivos para alegria dos cristãos no primeiro século havia também muitos motivos para choro de dor e tristeza naqueles tempos de hostilidade de perseguição havia as dores normais inerentes à raça humana doenças dificuldades financeiras privações e havia também a o choro que era decorrente das perseguições dos assédios separação de família prisão e tudo mais os irmãos iam se sensibilizar com choro de outros e chorar
com eles chorar e com os que choram como jesus que chorou ao ver o show de maria e de marta pela morte de lázaro é a única vez que diz que jesus chorou e foi exatamente chorando com os que chorava ele chorou ao ver o choro de marta eo choro de maria pelo irmão que havia morrido isla que jesus se comoveu e chorou também e às vezes isso é a única coisa que a gente pode fazer em situações que não tem o que fazer a não ser chorar junto não tem como remediar tá fora do
nosso alcance a forma da medicina fora do conhecimento humano está fora das possibilidades de recursos o ventura existam mas como é bom ter alguém chora conosco alguém que compartilha da nossa dor que nos entende que mostra a sensibilidade uma comunidade que não chora com os que choram ela não expressa esse amor que domina essa passagem e que a chave da ética e da vida cristã a mas sem fingimento é você sinceramente se comover pelo sofrimento e pela dor do outro e chorar com ele em vez de criticar em vez de de condenar ou qualquer coisa
dessa natureza em seguida paulo diz no verso 16 têm o mesmo sentimento uns para com os outros isso é sejam unânimes entre vocês vivam em harmonia tem o mesmo modo de pensar e essa é um era uma orientação muito necessária por causa da atenção que havia na comunidade entre judeus e gentios por isso que paulo diz tenham o mesmo sentimento a mesma atitude vivam em harmonia apesar das diferenças que existe entre vocês os pastores sabem os presbíteros sabem também que é o tópico nós tentarmos ter uma igreja onde todas as pessoas pensem conforme - pensa
exatamente da mesma maneira eu acreditar exatamente da mesma forma existe uma unidade básica porque é isso que nos faz irmãos e nos faz igreja existe uma unidade baixo básico mas existem às vezes divergências em algumas questões que são secundárias e às vezes é exatamente a respeito delas que as igrejas se dividem e briguem e brigam há questões que não fazem parte da essência da vida cristã mas por alguma razão despertam as emoções e os sentimentos dos irmãos que se engalfinham em discussões às vezes pela internet no twitter nas redes sociais quando não no boca a
boca no debate e na discussão acirrada então paulo sabendo disso ele diz irmãos vocês tenham harmonia entre vocês tenham tenham uma mesma atitude uns para com os outros porque é isso que vai dar testemunho ao mundo não tem nada que prejudique mais o nosso testemunho ao mundo do que as divisões e os rachas que existe entre os evangélicos isso os católicos se aproveitam o tempo todo a igreja católica é uma quantas e quantas igrejas evangélicas existem milhares seis brigam entre vocês não conseguem conviver com as diferenças não é tão pra não dar mais razão àqueles
que criticam a nossa fé tenhamos o mesmo sentimento pensemos em harmonia concorde mente para isso é necessário humildade é necessário reconhecer que às vezes as questões que você considera importante elas não são é preciso ceder naquilo que não é importante procurar vivemos em torno daquilo que nos é revelado como fundamental para o cristianismo em seguida o verso ainda no verso 16 uma linha paulo diz em lugar de ser diz orgulhoso condescender com que é humilde aqui pode ter duas interpretações porque a palavra humilde ela tanto pode significar coisas humildes como pessoas humildes paulo não deixou
claro que é que ele tem em mente aqui se for coisas humildes o que ele está dizendo é em vez de vocês serem altivos e orgulhosos se acomoda em as situações humildes como por exemplo aceitar fazer tarefas humildes servir numa posição obscura onde não tem reconhecimento concorde aceite posições humildes na igreja não queira ter o primeiro lugar então essa interpretação é possível mais humildes aqui pode significar pessoas de condição humilde e nesse sentido que paulo está dizendo é em vez de vocês serem altivos se comuniquem e sejam solidários com pessoas humildes sejam sensíveis para com
elas falem com elas mostram que vocês têm interesse pelas pessoas não pelo status financeiro pela pelo que aquelas pessoas podem dar em troca pra você em vez de viver essa em arrogância em altivez fala com todo mundo conversa com todo mundo com as pessoas humildes da igreja mostra que você ama independentemente daquilo que elas tenham deixam de ter então pode ser as duas interpretações ou se acomodará tarefas humildes ou comunicar com as pessoas mais humildes ninguém sabe direito o que é que paulo que dizer tanto é que as traduções se dividem sobre isso eu sempre
gosta de fazer o seguinte quando paulo de ou qualquer outro autor bíblico diz alguma coisa é que a gente é o dia ambígua que pode caber dois sentidos eu prefiro juntar os dois né porque senão se a gente escolhe um pode acabar excluindo o outro que também é importante os dois as duas interpretações são boas e cabe bem no contexto então provavelmente paulo ao dizer isso com de sendai mas se acomoda bem aquilo que é humilde ele tinha em mente não somente as situações más situações que envolviam relacionamento pessoas humildes em relação àquelas que tinham
mais porte ou mais condição financeira ou a posição mais alta na sociedade como isso é importante para a igreja é isso que faz a igreja ser o que é é composta de pessoas de estados diferentes de preparação e conhecimento diferente condição financeira diferente mais unidas pelo amor que elas têm como irmãos em cristo jesus ou seja terminando o verso 16 não sejam sábios aos seus próprios olhos não pensem que vocês são alguma coisa é isso que ele está dizendo aqui não penso que vocês são melhores do que as outras pessoas e que todos deveriam dar
a você o primeiro lugar há que você deveria estar na frente que você deveria ser honrado deveria ser reconhecido tem muita gente que sai da igreja por isso trabalhei minha vida toda na igreja me esforcei tanto nunca o pastor chamou meu nome lá na frente nunca pensei nem no boletim irmãos porque nós fazemos as coisas na igreja pra glória receber glória dos homens o aplauso dos homens com de sendai com o que é humilde se acomode mesmo que deus tenha dado a você a uma função a que não recebe reconhecimento ou que não é aplaudida
e tudo mais nós fazemos estas coisas para a glória de deus e não pra nossa própria glória aqui termina o que eu entendo paulo está dizendo nessa passagem com relação ao amor sem fingimento vamos enfim rendimento é isso tudo aqui que nós acabamos de preferir os outros em honra a procurar o bem dos outros compartilhar necessidade dos santos praticar a hospitalidade chorar com eles se alegrar com eles aceitar conviver em situações humildes com pessoas de origem humilde também é tudo isso que faz parte do amor que caracteriza a igreja este é o amor não finge
do amor não hipócrita que deus quer da sua igreja mas algumas passagens aqui também em segundo lugar que menciona o nosso amor para com deus e eu vou citar aqui algumas delas voltando lá no verso 9 paulo disse assim depois de dizer que o amor seja sem hipocrisia ele disse no final do século 19 de testarem o mal apegando sal bem a cultura greco romana era muito tolerante para com o mal pracon pecado os deuses pagãos eles eram moralmente falhos os deuses do olimpo zeus netuno e plutão todos estes deuses que a gente conhece aí
dos filmes de hollywood e tudo mais romantizadas e tudo eles eram tinham atitudes e sentimentos humanos vez em quando um deles fugiu à lagoa limpa se transformava no homem e deitar com as esposas de outras pessoas lá não é cometido adultério praticavam crimes eram vica vingativos ciumentos estavam envolvidos em guerras eram os deuses pagãos tais os deuses pais os adoradores a moral pagando o primeiro século era uma moral é muito é frouxa que suportava e tolerava desde a prática da pedofilia até a traição e o adultério e o uso descarado e concubinas por um dono
de casa que tinha a matriz e diversas filiais era do conhecimento de todo mundo quando os cristãos chegam com sua ética esse tipo de coisa que eles estão indo contrário ao pensamento da sua é completamente por isso que eles eram perseguidos nem os pagãos achavam que era um povo muito estranho não é porque eles não viviam como os pagãos viu porque o deus dos cristãos é um deus santo era um deus reto justo verdadeiro e que aborreciam mal que amavam bem e que exigia dos seus seguidores que fossem santos como ele é santo são paulo
começa aqui essa lista depois dizer que o amor seja sem hipocrisia ele já diz assim de teste o mal o cristão tem que testar o mal essa palavra de testar ela pode ser traduzida como odiar o diário o mal tem ódio do maumau aqui é tudo aquilo que é contrário à santidade de deus contrário contra a lei de deus o caráter de deus pois temos que demonstrar isso no meio de uma sociedade que já tolera tudo cristão precisa se posicionar com relação ao mal eu detesto mal isso pode exigir de nós situações meio que radicais
no ambiente de trabalho na universidade na escola na sua família a gente não pode concordar com o mal e às vezes ficar calado se quem cala consente né às vezes o silêncio pode ser cumplicidade ou interpretado como cumplicidade o cristão ele tem q aborrecer o mal aborrecer não somente você intimamente rejeitar o mal mas você expressar isso aqui tá errado não concordo com isso aqui tá errado por isso por isso ea gente pode fazer isso com amor e pode fazer isso com amor livre com educação não precisa entrar é com é batendo é forte mas
você com educação classe e elegância na humildade ea moça pode dizer isso aqui tá errado e eu não concordo com isso por isso por isso por isso por isso sem necessariamente perder as estribeiras ao contrário de ea concomitantemente a detestar o mal você tem no verso 9 paulo dizendo a pegar vos albee apegar se alguém essa palavra pegar ela é citada pelo próprio apóstolo paulo em 1º coríntios 6 quando eles assim que o homem que se une a uma mulher significa colar se unisse intimamente então perseguiu apegar se o bem significa não somente você reconhecer
que uma coisa está certa mas você se apegar a ela e segui lá fielmente não basta só de atestar o mau mas você tem que se apegar se grudar ao bem e praticar esse bem e seguindo como regra da sua vida isso é demonstração de amor a deus estou falando agora do amor a deus como é que eu provo paulo disse o amor seja sem hipocrisia como é que meu amor a deus ele é o amor não finge do primeiro a morrer essas coisas que deus aborrece segundo se apegue as coisas que deus gosta que
deus diz que estão corretas terceiro no verso 11 quando servir a deus faça isso não de maneira preguiçosa os 11 no zelo não sejais reme sus essa frase quer dizer não sejam preguiçosos ou vagarosos quando vocês deveriam estar servindo a deus e trabalham na causa dele como aquele cidadão que recebeu do seu senhor que partiu de viagem um talento lembra da história para nos talentos o seu viajou deu 10 a 15 a outra em um ao outro o que ganhou 10 e que ganhou cinco ambos trabalharam trabalharam produzir ganhar mas o que ganhou 1 ele
disse assim esse meu senhor e ele é malvado ele colhe onde ele não planta e sabe de uma coisa não vou arriscar eu vou pegar o talento que ele me deu eu vou esconder ou em terra e quando ele vier eu de volta quando o patrão senhor chegou sem saber da bronca que ele deu no cidadão né servo mal inútil negligente é esse cidadão aqui o no zelo não sejam vagaroso sou preguiçoso se vocês estão a serviço de deus faça uma obra de deus que é o verso seguinte que é a parte seguinte um deles
sede fervorosos de espírito servindo ao senhor fervoroso vem de ferver é uma palavra grega que significa entrar em ebulição tão tem um espírito em ebulição inflamado pelo espírito santo de deus para fazer as coisas de deus ou seja faça as coisas de deus com entusiasmo se você ama a deus então faça as coisas dele com entusiasmo com dedicação como quem está com o coração é em chamas ardendo de de amor a deus e querendo se consumir no serviço dele o serviço a deus não pode ser feito de outra maneira continuando no verso 12 paulo diz
regozijai vos na esperança sejam pacientes na tribulação na oração perseverante são três mandamentos todos eles bem ligados e todos relacionados com amor a deus se você ama a deus você vai se regozijar nas promessas dele que é a nossa esperança com a nossa esperança é a promessa que deus fez e que um dia ele vai fazer justiça juízo nesse mundo que um dia cristo vai voltar e vai nos tirar dos mortos que nós estaremos com ele no novo século a terra onde a bebida justiça essa é a minha esperança então se eu creio nisso se
eu amo a deus e quero que isso aconteça se eu quero viver com ele para todo sempre então vou me alegrar nisso ou vão me alegrar na esperança de estar com ele internamente porque eu amo ninguém se alega na expectativa de passar a eternidade com alguém que não gosta da pessoa que coisa horrível passar a eternidade bom você não ama mas se você ama a deus você vai se alegrar na esperança você vai comer já estar com ele com o senhor jesus a eternidade afora ale graves na esperança é a única fonte segura de regozijo
aqui nesse mundo não porque aqui especialmente aqueles cristãos ele poderiam ter seus bens tomados a qualquer momento pelas autoridades policiais por conta da perseguição e se a felicidade de alegria deles estavam os bens uma vez que sumiram kaboul alegria como acontece com muita gente mas se a nossa alegria está na esperança esperança aqui na certeza das promessas de deus é chamada de esperança porque é uma expectativa de que deus vai cumprir suas promessas expectativa positivo se a nossa alegria está nessas coisas isso ninguém pode tirar de nós eles podem tirar os nossos bens nossa liberdade
eles podem nos roubados nossos direitos eles podem nos jogar a prisão podem nos torturar mais uma coisa eles não podem tirar a alegria que nós temos na esperança que deus nos dá através de suas promessas então éguas de javis na esperança segundo sejam pacientes na tribulação lembra que aqueles irmãos estavam sendo perseguidos paulo diz paciência deus ama vocês todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o ama e se a tripulação vier sejam pacientes e paciente aqui significa não reclame não muro e não critique não digo que deus é injusto que você não merece
isso que tá tudo errado não fica emburrado com deus mas seja paciente porque ela haverá de passar e no tempo certo deus haverá de trazer recompensas pra vocês nós estamos vivendo um momento assim de muita antecipação por conta da situação política no nosso país ea gente sabe que parte do que tem sido dito né a 1 há um medo de muita gente de surgimento de um governo totalitário é de um lado do outro na comunista ou sei lá o quê militar ou qualquer outra coisa ea gente fica se mei com medo de tudo mais gente
a gente tem que lembrar que a igreja sempre sobreviveu independentemente do regime ela sobreviveu à época de hitler sobreviveu na coreia do norte sobreviveu nas perseguições da china sobreviveu império romano sede pacientes na tribulação se ela vier nós estaremos prontos porque a nossa esperança não está aqui a nossa alegria todo lugar e deus a verdade nos da paciência no meio da tripulação isso tudo a gente consegue terceira parte aí na oração perseverantes ou seja nunca parem de chorar nunca pára de chorar desenvolva uma atitude um espírito de oração que faz com que você busque a
deus quando se está dirigindo quando se está no trabalho na fila é do médico esperando médico ou na fila do banco qualquer outra coisa em uma atitude de oração o tempo todo olhando clamando a deus adorando servindo a ele confessando tempo simplesmente comunhão com ele significa também tira um tempo para orar com o marido com esposa com os filhos com os irmãos participa das reuniões da igreja o ponto é não pare de orar sejam perseverantes na oração porque é através disso que você vai ter paciência na tribulação e alegria na esperança agora por último meus
irmãos paulo vamos ver agora o que paulo diz a respeito do amor com relação aos inimigos já vimos o que é o amor sem hipocrisia com relação aos irmãos em cristo já vimos o que é o amor sem hipocrisia com relação a deus o que seria o amor sem hipocrisia com relação aos descrentes lembrem aqui mais uma vez que o contexto é aquele de perseguição e austeridade como eu falei de que maneira paulo quer que aqueles que estão se comporta em diante dos inimigos vamos começar no verso 9 desculpa o verso 14 abençoe seguem a
bênção ae e não amaldiçoei paula que está e quando o ensino de jesus no sermão do monte o que ele está dizendo é quando vocês forem percebidos pelos judeus ou pelas autoridades humanas não peçam a deus para que ele amaldiçoe os seus perseguidores o deus amaldiçoe essa turma que morra os filhos dessa turma que eles fiquem doente e ser comido de verme que cai um raio na cabeça dessa turma que do seu castigo da maneira mais cruel possível esse pessoal que seu reserva lá no inferno a câmara mais quente o sofrimento eterno decisivo que estão
me perseguindo não peço a deus para amaldiçoar os diz o apóstolo paulo mas peço a deus para abençoá los ea gente pergunta mas como eu creio que jesus nos deu exemplo na cruz pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem estevam deu um exemplo quando ele foi apedrejado até os capítulos 71 apedrejado pelos judeus e ao morrer ele levou os olhos e viu senhor jesus sentado à direita do pai em pé à direita do pai e ele disse senhor jesus não lhes input esse pecado e morreu então talvez de todos os mandamentos esse aqui é
o mais difícil né o mais difícil em vez de pedir que deus amaldiçoe os seus inimigos peço que deus os abençoe abençoá los aqui não é relevar a a culpa deles mas pedir a deus que eles venham a conhecer a verdade que eles se arrependam que eles percebam o erro que eles estão cometendo e que eles venham a conhecer o senhor jesus a quem eles perseguem no verso 17 paulo diz ainda na mesma linha pensando nos inimigos não tornei a ninguém mal por mal o mal era aquilo que os perseguidores estavam fazendo com os cristãos
mas também pode se referir às situações domésticas dentro da nossa casa dentro da igreja o princípio é sempre o mesmo não pague na mesma moeda se alguém faz o mal você não tem o direito como cristo de pagar de volta na mesma moeda não tem se alguém lhe tranca na rua no trânsito isso não lhe dá o direito de vocês e trancá-lo também ser ele xinga e buzina e faz o mal está a trabalhar-se isso não lhe dá o direito de fazer isso de volta se ele faz um sinal obsceno você tem isso não lhe
dá o direito você fazer um sinal obsceno pra ele de volta não pagar ou não tornar a ninguém mal por mal na mesma toada verso 17 se esforcem por fazer o bem perante todos os homens bem aqui já foi mencionado no verso 9 bem a tudo aquilo que está de acordo com a vontade de deus a gente tem que perseguir o bem no caso aqui esforçar se por fazer o bem perante todos os homens seria a você se esforçar para viver de maneira justa santa correta e submissa intencionalmente de maneira que todos possam ver que
você é um cidadão de bem é como se paulo descesse assim a maneira que vocês têm de diminuir a perseguição é vocês viverem de tal maneira que os seus acusadores percebam que eles estão perseguindo um povo inocente se esforcem para fazer o bem diante de todos que eles vejam o andar sobre o santos justo que vocês sejam bons cidadãos paguem os seus impostos respeite as autoridades sejam honestos nos seus negócios tratem as pessoas cordialmente o verso seguinte avança isso se possível veto 18 quanto depender de voz tem de paz com todos os homens ou seja
em 20 e aproveite todas as ocasiões para ter paz com essas pessoas que querem guerra com vocês nem sempre é possível por isso que paulo diz o quanto estiverem voz ou seja o quanto depender de vocês que às vezes não depende se faz o bem você faz o que é certo se é justo ou net ainda assim é xingado é perseguida criticada preso e torturado mas o quanto estiver em você o quanto for possível randy a segunda milha ande a segunda milha com aqui os que perseguem que insulta o que utilizam que são contrários e
que trazem dor de cabeça e problemas pra você anda a segunda milha com eles enquanto depender de voz tem de paz com todos os homens é claro que o limite é comprometer a palavra de deus se for pra cometer é comprometer a palavra de deus transgredir a palavra de deus aí o meu limite mas enquanto eu não for obrigado a transmitir a quebrar a palavra de deus eu posso ceder se flexível amoroso paciente e procurar a paz com todos os homens ainda na mesma linha continuando 1019 não vos inglês a vós mesmos amados mas dar
lugar a ira porque está escrito a mina pertence à vingança eu é que retribuir e diz o senhor aqui paulo tassitano deuteronomy 3235 quando deus disse à nação de israel eu sou deus que retribui eu sou deus da vingança ou seja o que paulo está dizendo aqui é irmãos não se vinguem vocês mesmos mas dêem lugar a ira para subir perdida que a ira de deus não é nossa ira mas a ira de deus significa o seguinte você não se você se vinga deus vai dizer bom então eu ia eu ia me vingar dele eu
ia me vingar dos inimigos da igreja eu tinha preparado um castigo né na eternidade é o mesmo nesse mundo para os inimigos mas você tomou a frente você já se vingou então eu não vou fazer mais nada deus dizendo para o grande argumento de paulo e se não se vingue mas deixe que deus faça isso deu lugar a ira de deus e não a sua não fiquei irado e tome providências para se vingar de cissa inimigos mas deixe que deus vai fazer isso porque está escrito a vingança minha e não é sua vingança não é
sua a vingança é de deus deus tá vendo e no tempo dele e do modo dele no lugar dele ele vai fazer o que é justo o que é correto a minha competência vingança diz o senhor pelo contrário agora todo verso 20 paulo disse o teu inimigo tiver fome dá de comer se tiver cd da nbb porque fazendo isso amontoar as brasas vivas sobre a sua cabeça paula que está citando literalmente provérbios 25 de 21 a 22 lá no livro de provérbios tarde tudo isso exatamente se o time tiver fome dar de comer tivesse a
idade bebê porque fazendo isso autorais brasil é sobre a tua cabeça o que paulo está dizendo invés de você se vingar se você encontrar o seu inimigo passando fome não diga sim à aap agora é a minha vez etapa 15 tendo a música e não utilizasse um dia vocês vão ver né a deus me abençoando e vocês lá chorando me lembro do nome da busca como é pastor luciano aquela música pois é uma música de uma banda é sabor de mel se não me engano né gosto de vingança é você vê por enquanto você está
lá embaixo é o pessoal tá criticando você o deus vale da vitória você vai vencer e aí você vai olhar para aquele pessoal que antes desprezo e você vai passar na cara olha aí sabor de mel vingança de saúde mas falo disso aqui ó se você encontrar o seu inimigo com fome em vez de trípodi a dele você vai fazer uma coisa que ele não espera de jeito nenhum que você fizesse de comida pra ele e se ele tiver com sede faça uma coisa que ele jamais esperaria que você faria já que ele sabe que
ele percebe que você de água pra ele ao fazer isso você vai estar muito ando brasas vivas ou seja brasa acesa vermelha na cabeça dele que pode significar duas coisas primeiro acumulando juízo de deus sobre a cabeça dele que brasil fogo geralmente no antigo testamento no novo tem a conotação de juízo ou eu acredito que mais propriamente vai provocar uma consciência pesada consciência dele vai queimar ele está dizendo é essa pessoa que eu estou perseguindo ele acaba de me dar um copo d'água ea consciência dele vai queimar como se tivesse brasas em cima é assim
que a gente vence o mal é assim que a gente vence a inimizade ela se foi assim que os primeiros cristãos enfrentar a hostilidade daquelas pessoas seguindo as orientações do senhor jesus cristo provoca remorso consciência culpada que pode levar ao arrependimento daqueles que nos perseguem os critico terminando gente finalmente resumindo tudo isso paulo diz no verso 21 não te deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem o bem é um instrumento mais poderoso que os cristãos têm para enfrentar perseguição a mentir e as acusações aqui nesse mundo não deixem que os seus
inimigos em chão seu coração de desejo de vingança de óleo e de ira é isso que paulo está dizendo não se deixe vencer pelo mal quando é que o mal vence quando finalmente eles conseguem fazer com que nós pequenos nós nos viramos nós nos irritamos nós ficamos cheios de mágoa desejo de vingança nós reclamamos de deus aí o mal venceu mas como é que a gente vence não se deixe vencer pelo mal mas então como é que a gente vence uma invenção mal pelo bem de comer e de beber ore por ele procure a paz
ora pelos seus inimigos o que for possível tenho paz com todos os homens e assim que nós não vencemos eu quero terminar já disse são os dez vezes nem tão sem nunca acreditei quando tiver pregando quando vettel terminando bom algumas lições primeiro claro cristianismo tem implicações práticas se você pensava que o cristianismo é um conjunto de doutrinas nas quais você deve crer e que isso vai da entrada no reino dos céus está certo em parte porque essa crença ela deveria biblicamente falando levar você a mudança de vida você viver dessa maneira o cristianismo não é
a religião apenas do intelecto da mente não é assim o assentimento do nosso conhecimento da nossa mente a um conjunto de doutrinas ou declarações mas é os primeiros cristãos a o primeiro nome que o cristianismo teve foi o caminho está no livro de atos ou caminho exatamente porque era um caminho por onde as pessoas andavam a maneira de viver isso tem implicação prática antes você poder dizer que você leitor você é predestinado que foi escolhido por deus antes da fundação do mundo você tem que olhar para a sua vida e ver se você vê na
prática os efeitos dessa eleição dessa graça que se manifesta exatamente nesse tipo de vida que eu tô falando muita gente nas igrejas que frequenta ou em sermões mais durante a semana a vida deles é completamente diferente isso aqui nós estamos então cristianismo ele traz implicações práticas para nós e nos desafia ele veio não somente para perdoar os nossos pecados mais para nos livrar também do poder do pecado a segunda coisa que esse texto nos ensine a natureza do amor cristão ele não é um sentimentalismo como nós dissemos mais atitudes concretas que buscam o bem do
próximo o serviço veloso a deus o amor aos nossos inimigos é isso que a marca tem a ver com mudança de vida atitude e comportamento e decisão não interessa se você gosta ou não do próximo não interessa se você achei uma pessoa legal bacana ou não mas ele é alvo do seu amor segundo falar de deus nos diz terceiro ponto que eu acho relevante considerando as eleições que se aproximam o momento político embora não seja permitido exercer os nossos direitos e nos defendermos quando se trata de perseguição por cristo nós devemos adotar o caminho da
não realização biblicamente falando nós podemos nos defender em caso de risco de vida nossa dos nossos familiares a bíblia é muito clara com relação à defesa própria e como cidadãos nós podemos e devemos usados recursos lícitos para promover o bem combater o mal não tem nada errado a se for isso o correto cristão participar de movimentos de atividades é com vistas à promoção do bem do que 7 do que é verdadeiro historicamente a igreja sempre fez isso quando o governo permitia nem quando havia democracia o espaço para que esse tipo de coisa fosse feito mas
o ponto aqui é que quando nós fomos hostilizados pessoalmente não é causa maior de crítica está em jogo mas quando nós fomos hostilizados pessoalmente por conta do evangelho o caminho que nos é ensinado é de sofremos humildemente nos entregando a deus e orando pelos nossos inimigos é isso que a gente tem que aprender o fato de que nós temos que orar pelas pelos inimigos não quer dizer que eu não posso usar os meus direitos de cidadão por exemplo para votar nas eleições naqueles que eu acho que representa o melhor para o nosso país ou utilizar
qualquer outro meio mas significa que nunca nós podemos nos enganar a nós mesmos e pagar o mal com o mal aqueles que pessoalmente desejam nos destruir por último uma aplicação última lição nós sabemos que deus não fará justiça plena que nesse mundo eu sei que às vezes momento como esse próximo da eleição a gente fica assim elegendo alguns dos presidenciáveis como o messias que haverá de salvar o brasil nossa esperança não tem candidato nenhum o reino de deus não virá por meios humanos a nossa expectativa é a vinda do senhor jesus cristo novo céu e
uma nova terra onde habita justiça nós oramos por bons governantes pessoas que temo a deus que promova o bem e que dêem condição para que nós ganhamos o nosso pão e promovo é provamos os valores da família e isso nós oramos e pedimos a deus para que nós possamos continuar com liberdade para pregar o evangelho levar avante o seu reino de deus quiser vamos conseguir isso ele considerar mais historicamente nesses dois mil anos de história da igreja o cristianismo sempre sobreviveu mais perseguido do que estando no status na posição atualmente calcula-se que 200 mil cristãos
são mortos presos ou assediados o cristianismo é a religião mais perseguida do mundo sempre foi esse hoje a gente tem alguma liberdade não penso que esse é o padrão de fumo não é nós temos que dar graças a deus pelo brasil a gente tem isso e tudo isso pode mudar em se mudar estaremos prontos pra nossa esperança não está aqui não está aqui não está em um governante não está em política não está em absolutamente nada nossa esperança está em deus nosso deus prince tarefa da igreja orar e buscar a deus fazê los cumprir seu
papel como cidadã esse papel cívico e está disposto a viver eu temo eu temo pela igreja brasileira evangélica porque a maior parte dos nós somos um terço da população brasileira e dessa grande quantidade a maioria é de pessoas que pertencem a igrejas que ensinou teologia da prosperidade teologia da prosperidade ensina que deus quer que você seja feliz e que se você do office a campanha fizer isso ou aquilo da isso deus vale da revolta uma vida próspera feliz e tranquila esse tipo de tecnologia não prepara para a perseguição esse tipo de tecnologia não prepara a
igreja para o sofrimento porque quando vier o campo de batalha e não estou entendendo nada não foi isso que deus prometeu eu passou me disse eu estou sendo fiel deu disse não fiz campanha está acontecendo como com esse tipo de tecnologia no preparo a igreja perseguição à igreja brasileira não está preparada para isso então meus irmãos nos apegamos o que ensina a palavra de deus nos preparemos que nossa esperança não está aqui que deus conceda a cada um de vocês nessa noite a sua graça você que está sofrendo em casa no trabalho sofrendo com doença
vocês estão engajados no serviço cristão eu tenho só com a palavra quem é suficiente para isso nós acabamos de ler essa lista de mandamentos aqui quando terminei de ler isso aqui preparar meu irmão e ele aí eu parei de espelhos deve eu eu sei que eu não sou capaz de viver isso aqui e me lembrei que esse essas exortações elas não estão aqui em separadas mas elas são resultado do que tá dito nos gestos de um a dois povos irmãos pelas misericórdias de deus isso aqui é o resultado das misericórdias que deus teve para conosco
deus nos ama e nos perdoa os pecados nos aceitou como seus nos deu o espírito santo nos inserir numa comunidade sua palavra com base nessas misericórdias agora amemo nos uns aos outros sem hipocrisia é uma coisa que você vai fazer com base na sua própria força ou no seu próprio esforço na sua disposição mas você faz na dependência da misericórdia de deus primeiro deus primeiro deus nos amou agora ele diz amém se uns aos outros a força para amar e para obedecer não vem de mim mas vem desse amor que deus demonstrou no calvário a
pessoa de jesus oremos o deus quem é suficiente para essas coisas rama em nossos corações o teu amor dá nos um batismo desse amor nós não queremos deus coisas extraordinárias sinais e prodígios a igreja não está precisando disso a igreja precisa desse amor que nos prepara para o sofrimento para a tribulação que nos ajuda a cuidar dos irmãos necessitados e que demonstrou ter o amor e que enfrenta os inimigos com o bem com a paz abençoa a igreja no brasil esses momentos difíceis e tensos da luz graça para focarmos no que é certo e que
não colocamos a nossa esperança nos homens mas somente no príncipe da paz que ressurgiu e tem todo o poder no céu e na terra ele toda a glória para todo sempre amém amém ficamos em pé irmãos e cantemos em conclusão o hino 146 segurança do grande [Música] preciosa mim a copa de jesus cristo cf e de confiar em quem ele nunca te deixar ele é o tema da sua obra taylor pois o 500 cc é meu deus morreu kate deixar e [Música] e tenho meus am sem demora porque te amei mas agora nunca se no
te deixarei ei olha o tempo só não tempo pois eu contigo sempre serei não te mas ora o tênis porque eu nunca tive e deixarei e daqui dinho escolhido chamas mas se lhes porque te amei quem dos meus pais o terramoto sempre sempre guardarei não temais órgão temas o seu contigo sempre serei ronan uti mas antenor porque eu nunca te deixarei irmãos recebemos recebamos a bênção que a graça do nosso senhor e salvador jesus cristo que o amor de deus nosso pai que a comunhão ea consolação do espírito santo seja com o povo de deus
aqui presente agora e para todo sempre amém [Música] i ó ae [Música] a obr