hoje nessa conferência nós vamos então apresentar como foi comentado a mente além do cérebro uma proposta de modelo e essa conferência ela faz parte de uma série uma sequência de conferências que a gente tem apresentado ao longo do conupe dos se anos de kups né são cinco Essa é a quinta edição né não teve um ano por causa da pandemia Então são ao longo dessa ao longo desses anos do conubes a gente foi na as nossas conferências refletindo um pouco a evolução das nossas pesquisas que vão acontecendo eh E essas pesquisas todas essas conferências elas
estão na TV nups então só para vocês entenderem a sequência aonde nós estamos chegando aqui hoje o primeiro conops em 2018 foi eh nós abordamos o que havia de principais evidências sobre o impacto da espiritualidade sobre a saúde mental né então a gente discute a importância da espiritualidade e o quanto ela impacta a saúde mental Então essa foi a primeira conferência depois já que a espiritualidade impacta a envolvimento religioso espal Impacto à saúde mental nós evoluímos No outro ano para discutir tá bom e o que que são essas experiências né O que que são as
experiências espirituais que estão por trás das vivências espirituais das pessoas né então a gente fez uma análise nessa conferência uma evolução ao longo da história da humanidade nós começamos com a pré-história 30 40 50.000 Anos Antes de Cristo e com asos principais as primeiras escrituras rupestres a Fernando Chavier pond Dark e tudo mais ao longo da história da humanidade como que isso impactou a humanidade principalmente a necessidade de estudarmos o que que são essas experiências espirituais depois no kups de 2020 eh nós abordamos um tema que é muito desafiador que é o seguinte além de
explicar as experiências espirituais como uma questão cerebral cultural psicológica social Será que nós podemos cientificamente levantar dentro das experiências espirituais uma natureza transcendente ou seja um aspecto realmente não material extrafísico destas experiências será que as experiências realmente de fato não possem ser uma janela de percepção para essa realidade eh eh transcendente que existe e a gente defende que sim e aí então essa foi a a conferência da do kups de 2020 inclusive o conops terminou no sábado no domingo começou o lockdown geral e fechou tudo né assim a gente foi assim o brinco que é
Como foi na época do Indian Jones quando tá fechando ele pega o chapeuzinho e fecha tudo assim foi mais ou menos assim o nosso conops 2020 e depois no conops do ano passado no quarto conops nós já apresentamos fizemos o lançamento do nosso nosso livro Ciência da vida após a morte né em que a gente então Analisa as pesquisas as evidências existentes sobre eh a realidade a sobrevivência da consciência além da Morte já que essa a ideia de sobrevivência da consciência da alma do Espírito após a morte é uma das crenças centrais de pra gente
todas as tradições espirituais que existem na história da humanidade e a ideia é saber se existem pesquisas sobre isso e aí a gente fez né a conferência apontando essas evidências né Para que as pessoas tomassem conhecimento já que existe um amplo leque de evidência s mais de 150 anos de pesquisa de muitas das principais mentes científicas e filosóficas da humanidade sobre esse tema e as pessoas de modo geral não conhecem então a gente fez a a conferência que foi o lançamento do nosso livro né esse livro Originalmente ele lançado pela Editora Springer ele saiu em
inglês aí nós lançamos ano passado em português né E já lançamos agora esse ano em espanhol e vai ser lançado agora mês que vem em alemão a própria Editora Springer escolheu o lançamento a tradução e tudo mais então vamos ter já disponível em quatro idiomas e de um modo geral a gente apresenta um conjunto robusto de evidências E é claro o leitor ficar livre para fazer as suas escolhas mas nós os três autores eu a Mariana que vocês acabaram de ver e o Professor Humberto Schubert que fal a conferência de encerramento a gente conclui que
as evidências são muito sugestivas de uma real sobrevivência da consciência Mas neste livro nós não eh entramos em detalhes teóricos discos apenas evidências etc agora então a gente quer dar o próximo passo o próximo passo então é justamente agora tentar desenvolver e pensar num modelo teórico numa hipótese que possa dar ser que faça possa fazer sentido dessas evidências e a coisa poder avançar então a gente começou com as impacto da espitualidade sobre a saúde depois a importância da experiência espiritual na experiência humana depois o estudo da natureza da experiência espiritual a possibilidade de investigar o
transcendente uma dimensão espiritual não material como a causa do fenômeno as evidências de sobrevivência e agora então já que nós temos todo esse corpo robusto de evidências A ideia é como fazer sentido desse conjunto de evidências quer dizer que propostas de modelo que nós podemos ter e isso faz parte do desenvolvimento da ciência eu vou citar aqui dois importantíssimos filósofos da ciência do século XX que são fundamentais para compreender esse desenvolvimento um deles é Thomas Kun né considerado dos principais né filósofos da ciência do Século XX e ele diz o seguinte que eh uma ciência
ela para ser madura ela tem que ter um paradigma o paradigma é uma proposta teórica e de pesquisa que seja amplamente aceita e e que tenha uma capacidade de gerar novas pesquisas etc o questão é que claramente na questão mente cérebro e na questão da origem das experiências espirituais nós estamos numa fase que ele chama pré paradigmática ou pré científica pré-científica Porque nós não temos não é uma ciência madura Porque nós não temos um paradigma único que a grande maioria das pessoas aceitem que explique bem o fenômeno e que deja uma continuidade da uma fase
PR paradigmática então é importante essencial que surja candidatos a paradigma quer dizer candidatos que vão propor explicar esses fenômenos e esses candidatos vão sofrer críticas aprimoramentos rejeições aceitações para ver se eles conseguem se tornar um efetivo Paradigma e o Kun também fala que eh aí eh as pessoas Muitas vezes rejeitam os fenômenos porque elas não conseguem fazer sentido deles não conseguem ter um parad uma teoria que faça sentido é muito importante isso um outro filósofo da ciência muito importante o Henry latos ele o que ele o que o Kun chama de paradigma ele chama de
programas de pesquisa né e é o interessante que enquanto o Kun fala às vezes que um programa de pesquisa e o o cum fala que um paradigma ele tem que se exaurir antes de entrar um outro o l fala que não na realidade o ideal é que haja vários programas de pesquisa competindo para ver quem explica melhor o fenômeno e o mais apto vai sobreviver o que ele chama e nós defendemos muito isso é a competição darwiniana de programas de pesquisa compão darwiniana em que sentido o mais apto vai sobreviver Então qual que é a
ideia nós temos fenômenos da mente cérebro fenômenos espirituais e nós A ideia é que haja vários candidatos a paradigma várias propostas de programa de pesquisa que vão tentar dar conta do fenômeno e a ideia é que vai e aí é A ideia é que eles se compitam num ambiente acadêmico do ponto de vista livre mas extremamente rigoroso para ver quais destes são capaz de explicar melhor os fenômenos e permitem melhor explicar maior quantidade de fenômenos e permitam avançar gerar novos conhecimentos na área então dentro desse espírito é a nossa apresentação e uma outra coisa muito
importante de Vou fazer alguns preâmbulos de filosofia da ciência porque isso é essencial para quando a gente está em áreas muito afiadoras da ciência é preciso entender o que que é a ciência e como ela funciona por exemplo há uma ideia equivocada Que ciência funciona só com o que você vê não não é verdade a ciência precisa de coisas que você vê que você observa que é o empírico mas a ciência para ser ciência isso é muito interessante a ciência para ser ciência ela tem que propor o que você não está vendo a teoria funciona
com aquilo que você não está vendo por exemplo um átomo Isaac azimov um grande eh eh divulgador da ciência dizia o seguinte as evidências circunstanciais são estarrecedoras nós nunca Vimos um átomo no entanto sabemos que ele existe nós nunca Vimos um átomo ninguém nunca viu um átomo mas nós temos uma série de evidências de experiências que sugerem que o átomo exista Então esse é um ponto eu vou dar alguns exemplos que para fazer ciência você precisa de propor algo que as evidências sugerem algo que você não tá observando por exemplo Joy Snow havia epidemia de
Cólera em Londres no século XIX 1850 aproximadamente uma epidemia de Cólera não se não se não se não existia a teoria da microbiologia que havia uma né infecções bacterianas gerando doença não sabia isso o que você achava que haviam miasmas havia miasmas que é são e eh meio umas fumacinhas assim uns gases que geram a doença o Cólera era gerado por e miasmas hoje dia gente sabe que ele é causa uma bactéria o vibrião colérico muito bem e aí teve um um pesquisador o John Snow um médico que percebeu o seguinte que eh o rio
Tamisa ele tinha muito esgoto e tudo mais tal o rio de Londres e tinha umas casas que eram abastecidas por água que eram pegas eh no Tamis antes de o esgoto de Londres entrar e tinha outras casas cdas por esgoto mais para baixo do rio quando o esgoto já entrou e essas casas cas podiam ser uma do lado da outra uma vinha água de cima outra vinha água de baixo e ele percebeu que as casas que vinham água lá de cima não tinha Cólera praticamente e as casas que recebiam água do rio mais embaixo após
esgo tinham muito mais casos de Cólera e ele propõe uma ideia absurda a época foi muito criticado porque a teoria dos miasmas todo mundo que era chique bacana aceitava miasmas e quem era ignorante povão acreditava em Contágio contágio é uma coisa só que o povão acredita quem é bacana inteligente acredita em miasmas muito bem e aí ele propõe que existia alguma coisa nas fezas dos pacientes que tinham Cólera que ia pro Rio que quem bebia se contaminava e desenvolvia o Cólera ou seja ele tá propondo uma coisa que ninguém tá vendo ninguém ele não tinha
visto a bactéria o vibr col ninguém viu mas tem alguma coisa tem algum microrganismo alguma coisa ali que tá gerando essa infect ele tá fazendo uma inferência de algo que ele não tá vendo baseado nas observações o por exemplo o Mendel Gregor Mendel geneticista e o Mendel ele era inclusive né um um clérigo católico e ele e acreditava-se na época que a genética passava era uma diluição por exemplo hav críticas do pai da mãe o filho era uma mistura como fosse uma uma tinta azul escura e outra verde é uma mistura dos dois e ele
percebe que não é assim que acontece que a transmissão de características vem em pacotinhos eles doi ervilhas lisas rugosas cruzou Então tinha uma vilha muito Lisa e uma muito rugosa o que vinha no meio de mod não era mais ou menos Lisa ou era muito Lisa ou muito rugosa ele via que tinha uma questão que passava em pacotinhos e esse pacotinho que ele não tava vendo ele não tinha microscópio eletrônico para isso não se conhecia o DNA dupla hélice do Francis creck 100 anos depois fal isso chama Gene tem alguma coisa dentro da célula que
chama Gene que passa essas caracter Então são alguns O Newton quando ele propõe a gravidade que a Terra é atraída pela pelo sol etc e tal ele não tive Men até hoje a gente não sabe explicar o mecanismo exato Então o que eu quero dizer uma verdadeira teoria científica ela tem Ir Além de uma mera observação ela tem que propor coisas que você não tá observando mas que essas coisas se reais explicam um monte de coisa é assim mais ou menos que funciona a ciência tá então muito bom Outra coisa importante mas é claro você
não pode chutar qualquer negócio tem que ser uma proposta teórica de alguma alum entidade que você postula que tenha implicações empíricas observáveis como tinha do colera ele testava as casas que tinha água x água y o que acontecia o o mend a mesma coisa cruzou as ervilha como é que funciona e foi testando em vários outros lugares muito bem outro ponto importante E muito E todas essas teorias elas não eram elas não explicava um mecanismo exato como eu falei o Mendel tava 100 Anos Antes de se descobrir o DNA do pela Elice do Francis creck
e Watson lá no meados do século XX ele não explica ele era uma teoria fenomenológica ela descreve o que que você tá observando E propõe uma entidade que dê conta de explicar aquilo ali e de um modo geral o início das teorias científicas são assim começam com modelo fenomenológico que explica ao que explica o Global sem conseguir explicar o mecanismo exato isso é feito a posterior quando é feito que por exemplo a gravidade até hoje a gente não sabe explicar exatamente como ela funciona muito bem e muito bom e aí eh o qual que é
o nosso objetivo aqui o nosso objetivo é produzir uma proposta heurística uma proposta que ajude o desenvolvimento das pesquisas um modelo de trabalho a gente vai começar a pensar no modelo de trabalho para guiar a nossa coleta e análise de dados porque se eu não tenho teoria fica um negócio meio aleatório eu investigo uma coisa aqui chega uma conclusão ali e tudo mais mas eu não tenho uma coisa que faça sentido que amarre os pontos que conecte os pontos e forme uma grande figura o Big picture eu não consigo entender o fenômeno todo um enquadre
para dar conta do fenômeno e eu não preciso esperar gente um modelo perfeito para poder avançar Eu gosto muito de dizer que o ótimo é inimigo do bom se eu fico esperando o modelo perfeito eu não faço nenhum como quase tudo na vida né então quase todas as teorias científicas quando começaram Darwin Quando Ele propôs a teoria dele a mesma coisa ele não conseguiu não conhecia mecanismo genético e tal e tinha uma série de falhas da teoria dele quando Galileu propôs a teoria dele da teoria de que a terra gerava em torno do sol etc
tinha uma série de falhas a teoria dele mas na Essência tava correta por exemplo o Galileu propunha órbitas circulares que tá errado Kepler depois mostra que são elípticas Então tinha problemas a teoria dele mas se ele Esperasse o modelo perfeito ele não teria feito nada se bobi estaria acreditando até hoje Que o sol que gira em torno da Terra tá então eu não tenho que esperar o modelo perfeito né Eu vou mas eu lanço o que dá para compreender e eu vou aprimorando testando E se for o caso eu aprimoro ou abandono esse modelo teórico
mais uma vez a ideia é propor a uma competição darv niana e tem uma frase bem interessante do Ian Stevenson que um rascunho meio cru preliminar é melhor do que uma página em branco né quer dizer essa é a ideia então a gente não a gente fazendo isso com muita humildade quer dizer vamos propor coisas e vamos tentar avançar nesse sentido o Henry Bergson que foi um grande pesquisador eh ganha ganhou a dor de Nobel um grande pesquisador na área da filosofia filosofia da mente da memória da pesquisa psíquica e tudo mais ele tem um
livro Espetacular que se chama energia espiritual vale muito a pena a gente conhece pouco Bergson hoje em dia mas esse livro é muito muito bom e Ele estudou muito memória e outros aspectos ele fala o seguinte ele tava criticando aquelas pessoas gente que esperam Não não pode fazer teoria nenhuma tem que esperar se dominar tudo tem que conhecer todos os pontos para você poder avançar ele fala não olha só vejo um meio de saber até onde se pode ir por um caminho é porse a caminho andar neste caminho vamos ver o que acontece é é
preferível uma filosofia modesta que fosse diretamente no objetivo é uma ascensão gradual à luz levadas por uma experiência cada vez mais Ampla Ou seja eu vou ampliando a observação eh eh empírica observacional científica e eu vou caminhando grupos muito diversos de fatos nos apontam numa mesma dire são vão convergindo para esse ponto que a minha teoria tá propondo nós já possuímos algumas linhas desses fatos onde eles estão apontando e nós podemos prolongar o que eles estão nos indicando para uma coisa mais profunda e ele vai ainda vai ter continuamente adições correções E retoques então é
isso acho que é dentro desse espírito que a gente vai estar propondo o nosso modelo mas como é que a gente propõe então um modelo teórico né Eh primeiro como o Bergson comentou o que que o conjunto de fatos de evidências nos sugere quer dizer eu pego um isolado outro outro outro mas quando junta tudoe tá apontando para onde por exemplo experiências de quase morte o conjunto experiências de quase morte as experiências que a pessoa tem o senso de percepção de verdade uma noção de uma dimensão transcendente a crença e vida após a morte as
percepções verídicas o senso de de eu de identidade que se mantém uma série de questões o que que isso tá sugerindo as visões né e eh aparições que as que que que existem e tudo mais os casos típicos de reencarnação as experiências de final de vida pacientes e eh terminais tendo uma série de vivências as experiências mediúnicas as experiências fora do corpo ou seja que que se eu olhar todo no Conjunto O que que tá parecendo que emerge disso O que quem vivenciou aquilo relata quem vivenciou de primeira mão quem teve a percepção Direta do
fenômeno que que essas pessoas relatam também eu vou juntando tudo isso então Primeira coisa eu olho o conjunto de evidências a gente faz muito isso já no final do nosso livro Ciência da vida após a morte a gente faz uma uma uma triangulação das evidências e para onde elas apontam e outra coisa importante o que que tem em pontos em comum e mais consistentes em propostas anteriores de teorias de modelos que já foram feitas então nos nos baseamos também além do estudo dos fenômenos em si em vários autores de uma ampla erudição isso é muito
importante autores como erudição muito Ampla de várias áreas do conhecimento que conhecem muitos fenômenos um estudo ampliado do amplo leque de fenômenos relacionados e que fizeram propostas de modelo integradores né alguns exemplos aqui que a gente vai citar do século 19 até o século XX Frederick Myers na Inglaterra tem um modelo muito importante nessa área um dos melhores modelos nessa área no livro dele Human personality e de 1903 e o Frederick Myers na Inglaterra calo prell na Alemanha Allan Kardec na França William James nos Estados Unidos hry Bergson na França ean Stevenson e Edward Kelly
já século X XX nos Estados Unidos todos eles fazem propostas de modelo mais ampliados baseado num amplo guema de tigação de pesquisa de múltiplos fenômenos e tentam dar conta e há uma convergência muito grande em vários destes modelos muito bom Quais são os princípios norteadores Desse nosso trabalho primeiro humildade epistemológica e Rigor então sim humildade gente fala sério a gente não conhece quase nada que existe no universo né foi citado o poer aqui e tem uma frase do k poer o poer foi um dos maiores filósofos da ciência também do século XX E ele fala
o seguinte né é muito importante a gente reconhecer que a gente sabe muito pouco sobre as coisas nem que seja para reconhecer que mesmo diferindo nas várias pequenas coisas que nós sabemos em nossa infinita ignorância nós somos todos iguais nós temos que lembrar que o nosso mar da nossa ignorância é muito maior do que as pequenas ilhas do nosso conhecimento então humildade Mas isso não quer dizer que a gente vai desanimar pelo contrário a gente vai querer avançar mas com cuidado né e com humildade hum humildade epistemológica mas Rigor juntar as duas coisas eu ten
que ter humildade abertura mas Rigor porque frequentemente quem tem Rigor demais não tem humildade fica arrogante ou por outro lado quem tem muita humildade e abertura não tem Rigor então a gente precisa de juntar essas duas coisas Outro ponto muito importante que a gente propõe todos aqueles outros autores anteriores também propõem o que nós não estamos falando de Sobrenatural no sentido de algo que vai além da natureza algo que não que seja uma coisa mágica miraculosa nós estamos propondo o naturalismo expandido que quer dizer com isso a natureza entendida como que existe no universo ela
não é composta apenas de partículas e forças materiais que é o fisicalismo nós estamos fando natur expandido em que a consciência a mente a alma o eu seja algo também irredutível fundamental da natureza um outro aspecto fundamental da natureza que a consciência seria então isso faria parte da natureza então a consciência o mundo mental o mundo da consciência ou o mundo espiritual nome que você dá para isso ele é uma parte fundamental da natureza que tem as suas próprias leis naturais que precisam ser estudadas não preciso de negar uma coisa para afirmar outra tudo isso
um naturalismo expandido um autor que fala muito sobre isso O Thomas neigel importante filósofo da ciência tem um livro chamado Mind and Cosmos publicado na universidade de Oxford que aborda isso de modo muit muito interessante Muito bem outra ideia básica que a gente trabalha também a gente abordou isso nas outras aulas dos outros conops mas aqui a gente vai falar brevemente nós esse naturalismo expandido a realidade é muito mais do que a gente percebe a gente já sabe disso né E nós temos alguns sentidos e nós conseguimos obter conhecimentos para este mundo por várias janelinhas
é como se fosse eu morasse num castelo que é tudo fechado mas tem umas janelinhas pequen uma cada janelinha aponta para um lado para eu entender a eu tem que olhar por essa janelinha olhar por aquela janelinha pela outra pela outra somando isso tudo eu consigo entender melhor o ambiente que eu vivo e quais são as nossas principais janelinhas para entender a realidade primeiro os nossos próprios Sentidos o que eu vejo o que eu ouço etc e isso dá muita origem a nossa ciência empírica ciência de observação de fatos fundamental eu tenho a razão que
eu vou usar para poder tentar entender refletir sobre o mundo sobre o meu conhecimento vai gerar filosofia eu tenho conecimento estético também a nós tivemos né a a orquestra ontem é maravilhosa atrás sentimentos e e e e percepções da realidade que às vezes eu não vou ter Normalmente quando eu por exemplo leio um poema sobre um sofrimento uma dor por exemplo aquilo traz um conhecimento para mim que é algo que eu não tenho simplesmente racionalmente apenas né então o conhecimento estético da realidade Traz algo além Por exemplo quando eu olho um quadro Bel a pintura
do Van goog a noite estrelada se eu olho o ponto de vista puramente científico aquela pintura nada mais é do que pigmentos eh eh de tinta de compostos do átomo x do átomo Y é e não é né é isso mas se você tá enxergando só os pigmentos e os átomos você não entendeu nada do quadro ele tem alguma coisa existe uma percepção Além disso tem uma C estético e existe um outra janelinha de perceber a realidade que é o que Calvino chamou também o o Tomás ja Aquino de sensos divinites nós temos um sentido
de percepção Divina espiritual que capta essa outro aspecto da realidade então e para afirmar um eu não preciso negar o outro isso é um dado muito importante então eu tenho vários canais para perceber Essa realidade e é muito e às vezes esses canais se falam às vezes eles não se falam tem coisas por exemplo na dimensão espiritual que eu posso captar racionalmente empiricamente mas tem coisas que eu não posso captar racionalmente mas não quer dizer que seja antirracional pode ser apenas a racional não é racional por exemplo o a visão e o tato por exemplo
esse copo que tá aqui eu consigo ver pela visão que a boca dele é redonda e pelo Tato eu vejo que é redondo Então existe uma característica dess da realidade do copo que a visão e o tato percebem agora agora que esse copo é transparente eu posso botar a mão à vontade eu não vou descobrir que ele é transparente mas olhando eu vou ver ser transparente não é antit tato é atato não tem nenhuma relação com Tato Vocês estão entendendo ou seja há coisas que estão em comum e coisas que são diferentes bom muito bem
isso é importante que para afirmar a importância da estética não preciso negar a importância da ciência ou da racionalidade ou da espiritualidade e vice-versa eu posso juntar as várias janelinhas para ent o mundo de modo mais ampliado e aí dentro disso como tá falando a questão dos princípios norteadores a humildade intelectual só o mundo material isso é o mais bizarro isso não é misticismo quântico não isso aqui é física assim básica do mainstream Inclusive essa é uma conferência bem legal de um professor de Cambridge o David tong nós não conhecemos 95% do mundo material o
mundo material físico que a gente conhece de átomos e tá tá tá só é 5% da matéria do universo 95% é matéria escura energia escura que ninguém tem a menor ideia do que que é a gente sabe que ela existe tem evidências mas o que que é não tem a menor ideia só então para dar uma se eu não conheço se eu só conheço 5% do mundo material quem pode dizer que conhece todo o universo e toda a consciência entendeu tudo que pode ou que não pode ser tipo assim sim falar sério né então a
gente precisa ter essa humildade né então sobre isso e a própria noção de matéria hoje em dia tem mudado muito ele mesmo mostra o quanto a matéria eh seria composta de Campos quânticos uma série de questões vale muito a pena ver essa conferência mostrando que a nossa visão aquela de átomo que é uma bolinha de bilhar que bate um no outro isso é tá fora aí há muito muito tempo tá então só gente poder ampliar Outro ponto como eu já falei há constituintes do universo e leis naturais que nós não conhecemos tem coisas na realidade
que a gente não conhece a gente tem que ter humildade para saber isso eu não vou entrar em detalhes o que eu vou propor aqui não diz não não quer dizer se em última análise a realidade última é monista que quer dizer isso existe uma única coisa que dá origem à consciência que dá origem à mente etc e tal ou é dualista existe em última análise eh eh a a consciência e a matéria como Originalmente dois elementos eh totalmente separados ou é muito mais do que isso ou p psiquismo não vou entrar nesses detalhes o
que eu quero dizer que o ser humano eu nós vamos propor uma proposta dualista do ser humano dualista que sentido pelo menos do jeito que nós conhecemos existe o corpo e existe a consciência tá então um dualismo eu digo pragmático porque só é o que parece aqui agora e o como eu vou trabalhar se em última análise o elemento fundamental que dá origem à consciência e a matéria é o mesmo ou não não vou entrar aqui nesse mérito tá então a ontologia última mas um dualismo pragmático tá e eu vou usar como sinônimo e no
fundo Originalmente elas são sinônimos essas palavras mente alma psique espírito self consciência eu vou usar meio como sinônimo para significar esse eu isso que e eh que pensa que sente que tem desejos e tudo mais eu vou ess ven de primeira pessoa eu vou chamar como sinome de consciência mente alma etc muito bem e a outra coisa fundamental que a gente tá trabalhando é ampliando a base empírica tá o William James propune o empirismo radical né eu preciso colocar na minha teoria todos os fenômenos que existem na realidade na natureza eu não posso encurtar Essa
realidade eu não posso fazer como procusto procusto é uma mitologia muito interessante da Grécia procusto é um cara muito simpático muito legal ele tinha uma casinha na beira de uma estrada e aí quando passavam Viajantes ele todo simpático falava pro viajante vem cá venha descansar aqui é na minha casa Você tá muito cansado da viagem venha para cá aí O Viajante todo feliz ia pra casa dele e aí só que o procusto tinha uma cama pequenininha e uma cama grandona e ele tinha um hábito muito interessante se o cara era grandão ele botava na cama
pequena se o cara era pequeno botava na cama grande então por exemplo um cara grandão quando ele deitava na cama pequena ele amarrava o cara na cama e o que que ele fazia ele serrava a perna do cara para ele caber na cama se a cara era pequenininho e tava na cama grande ele amarrava o cara e martelava os membros do cara até virar uma pasta e pegar então é muito leito de procusto significa isso que é uma metáfora o quê de eu querer esticar ou cortar a realidade para encaixar no meu leito na minha
teoria O Thomas Kun faz uma coisa mais ou menos parecida ele fala o seguinte que a ciência é resolver quebra cabeças eu vou os fenômenos são quebra são pecinhas que eu vou jun só que eu tô fazendo quebra-cabeça Sempre tem aquela pecinha que você não consegue encaixar em lugar nenhum não é isso mas não vale cortar pecinha para ela encaixar então na ciência não vale eu cortar o fenômeno fingir que aquilo não existe para poder encaixar não pode então nós vamos nem fazer como procusto e nem trapassar um que éra cabeça nós vamos analisar todos
os fenômenos que existem e tentar fazer um modelo que dê conta deles todos e uma coisa muito interessante esse fenômeno que a gente tá falando de telepatia de visão de morte experiência fora do corpo contato com Deus experiências anômalas pera aí anômala em relação ao quê Car pálida porque anômala seria fora da Norma Mas qual norma vai ter uma pesquisa que vai ser apresentado mais tarde aqui na população brasileira mostra PR representativ população brasileira mostra que só 6% dos brasileiros nunca tiveram uma experiência anômala então anômalo é que não tem a experiência anômala vocês concordam
comigo então então eh eh eh então muito cuidado então assim no fundo é só é anômala essas experiências frente ao fisicalismo Porque toda a humanidade ao longo da história da humanidade lidou com esses fenômenos como naturalidade Sempre fizeram parte da realidade da natureza do ser humano então eles S então muito cuidado Então a gente vai excluir todos vamos incluir todos serão inclusive os anômalos tá nós vamos propor também uma hipótese minimalista Em que sentido eh e eu vou V propor uma coisa mínima básica para fazer sentido da coisa e e o que tá pelo menos
bem basado parece bem basado com as evidências existentes Tá certo e uma outra coisa fundamental para aceitar a mente além do cérebro e o modelo que a gente tá propondo eu não preciso negar o que existe isso é um dado muito falso também as pessoas falam não para você aceitar a mente além do cérebro você tem que negar tudo que você sabe de neurociência de física de química falso completamente falso o que se tá querendo não é substituir mas ampliar Então como a gente fala muito o nurture e Nature o que que se fala sobre
isso que tem a o o o Nature seria a natureza o biológico e o nurture o ambiente então nós somos frutos Nós seres humanos fruto da biologia do ambiente Mas a questão é será que a biologia e o ambiente explicam tudo será que existe um outro aspecto fundamental aí no caso a consciência Então o que a gente tá propondo que a consciência é um algo a mais irredutível a natureza e a natureza material e irredutível ao ambiente que também influencia os fenômenos então eu tô acrescentando eu não tô negando nada do que existe ok das
evidências Então vamos lá o que que nós temos então nós temos claramente evidências de que a mente vai além do cérebro que ela é capaz de funcionar Inclusive a palestra do professor barus agora à noite a conferência vai ser muito sobre isso então não vou me alongar foi o tema da minha conferência do ano passado do tema do livro mas eh durante a vida nós temos várias evidências de que a consciência pode funcionar como CB não tá funcionando por exemplo nas experiências fora do corpo né quer dizer a pessoa tem uma uma questão uma noção
de que ela tá fora do corpo ela se vê fora do corpo Então isso é uma sugestiva da mente além do cérebro percepções extrassensoriais experiências telepáticas clarividentes etc estão bem investigadas também eh sugerem nesse sentido as próprias experiências de quase morte né então durante a vida você vai ter esses fenômenos sugestivos após a morte Pessoa morreu que que você tem você tem experiências de caráter mediúnico né pessoas que faleceram que aparentemente são capazes de passar informações demonstrar conhecimento memória personalidade etc as aparições eems em paciente eram parada cardíaca que estão mortos mas conseguem ter a
percepção Memórias de intermissão o que que é isso os casos sugestivos de reencarnação os casos tipos de reencarnação Às vezes as crianças referem alegadas memórias do período entre uma vida e outra chama de intermissão Então seria a consciência além da Morte e também casos de uma nova vida crianças que alegam ou adultos que alegam memória de uma outra vida não aqui o objetivo nosso aqui não é discutir a força dessas evidências isso já foi tema eh do nosso livro O tema do professor Baru inclusive recomendo entusiasticamente a conferência professor barus que vai ser agora à
noite que vai ser baseada em grande parte no livro que Ele publicou pela su Associação psicológica americana Death as alter State of consciousness a morte como estado alterado de consciência vi que saiu ano passado pela principal Associação de psicologia do mundo Associação americana de psicologia bom dados essas evidências o que que parece sobreviver se eu for olhar o conjunto de fenômenos as experiências de fora do corpo de quase morte experiência de final de vida etc etc primeiro um certo senso de individualidade não há noção isso é interessante nessas experiências espirituais eles falam que a a
separação Absoluta eu com o outro Isso parece que desaparece mas eles não perdem a noção de uma certa individualidade Inclusive essa é uma grande polêmica no ambiente espiritual Místico etc e tal se é tudo uma consciência única ou se nós somos várias consciências interconectadas eu tendo mais a achar que as evidências sugerem de modo muito mais consistente claramente nos casos de reencarnação de mediunidade de eqm fora de corpo etc etc que existe uma consciência uma uma certa individualidade que está conectada E aí eu uso uma metáfora que do mesmo modo a luz por muito tempo
na física se discutia tem hora que a física que a luz parece que ela é uma onda tem hora que ela parece que é uma partícula certo experimento comparta como onda você uma partícula Qual é a conclusão ela é onda a partícula a resposta é assim tem uma dualidade onda a partícula quer dizer é um pouquinho de cada coisa né uma cobra de duas cabeças ela as duas coisas eu não sei bem o que que é mas ela se comporta com os dois eu acho que a consciência parece algo nesse sentido né ela existe um
uma uma noção de individualidade e ao mesmo tempo uma conexão muito grande com o todo com outras consciências e com a consciência superior Divina etc e tal então eu tenderia a hav algo nesse sentido bom mas o fato esse individualidade Ele parece persistir ao contário de algumas teorias que acabou e aí se junta ao todo Universal e tudo mais na realidade não eles se manifestam dessa forma mantém o caráter o estilo de personalidade o modo da pessoa parece que mantém a memória gente gente a memória declarativa de fatos a memória procedural a memória de conseguir
fazer coisas gostos e aversões também se mantém habilidades talentos intenções vontade afé Então tudo isso parece subsistir e isso fica mais ou menos claro em todos esses fenômenos nós estamos tentando a como diz o o hry Bergson eu tô esticando as retinhas dos fatos Aonde eles estão apontando eles estão apontando nessa direção Ok todos esses fenômenos aqui sugerem que isso aqui sobrevive dessa forma muito bem Além disso então dentro disso dentro desse nosso modelo a mente é algo irredutível ela é um elemento Fundamental básico do universo então o universo tem uma dimensão mental espiritual fundamental
isso seria a dimensão básica elementar Nossa e do universo isso vem desde Platão com o mundo das ideias todas as tradições espirituais falam vezes que esse mundo que a gente vive é meio uma ilusão uma coisa assim e que o fundamental é algo além então parece então dentro da nossa proposta né existe então uma base fundamental última da consciência que é irredutível e que o cérebro né o corpo o cérebro ele é um filtro pra manifestação da mente neste ambiente material que nós estamos tá certo o William James e o myes trabalharam muito com esse
conceito e o hry Bergson fala muito sobre isso no processo evolutivo essa consciência tá aqui no mundo material e ela precisa de um cérebro e ao longo da evolução vai se selecionando capacidades desse cérebro que permita que a consciência sobreviva que ela consiga comer obter presa né comer consiga reproduzir consiga sobreviver e reproduzir então então Ou seja a evolução vai selecionando funções mentais que são úteis à consciência e bloqueando outras essa seria a questão o Bergson fala que o cérebro é o órgão de atenção à Vida ele canaliza toda a percepção da consciência da mente
do Espírito para aquilo que precisa pro básico da vida aqui imediato isso a gente sabe muito bem do ponto de vista material mesmo né nós sabemos por exemplo que as ondas eletromag éticas Tem onda eh infravermelho ultravioleta micro-ondas um monte de ondas passando aqui que a gente não consegue perceber o nosso olho percebe uma limitada capacidade né do mesmo modo a nossa audição o infrassom a gente não percebe então nossos sentidos são capacitados para pegar uma coisa muito pequena da realidade mesmo material e mesmo assim só aquilo que é útil para minha sobrevivência isso não
quer dizer que não exista outras coisas que não exista ultrassom o o o infravermelho existe apenas a gente não consegue perceber né então nós seríamos seres meio anfíbios né a gente tá vivendo num ambiente que não é o nosso natural quer dizer a consciência tá vivendo num ambiente material que não é muito o seu natural e haveria um dualismo interacionista o t que a mar falou isso mais cedo entre o a mente a consciência e o cérebro de forma que do mesmo modo que o cérebro eu a mente fala levanta a mão a mente influenciaria
o cérebro e eu levanto a mão tomei a decisão levantar a mão e levantei a mão do mesmo modo também se eu alterar o cérebro com lesões com medicações com qualquer coisa isso teria um impacto sobre a vivência da consciência então haveria um dualismo interacionista então a consciência é algo fundamental básico irredutível ela tá num ambiente que a usa o cérebro para esse tipo de e esse cérebro ele é um filtro que ele permite algumas manifestações e bloqueia outras Tá certo essa é a ideia e que nós sabemos o cérebro ele afeta a manifestação da
mente esses argumentos que de um modo geral São entendidos como a prova de que o cérebro gera a mente na realidade mostra apenas que o cérebro influencia como a mente se manifesta então por exemplo uma lesão cerebral o caso clássico phas Gate né que sofreu aquela lesão no lobo frontal ele teve alterações cognitivas comportamentais etc ou seja porque eu tô afetando o instrumento de manifestação da mente um quadro de demência de Alzheimer por exemplo etc ou então quando eu estimulo o cérebro eu se eu estimular o cérebro com medicações com estímulos elétricos eu vou ter
vivências mentais tá então esse também é um fato E do mesmo modo a medida que o cérebro se o cérebro é um filtro para manifestação da mente Quanto mais melhor elaborado esse cérebro melhor a mente consegue se manifestar E aí você vê desde a evolução das espécies né eente A Evolução Nossa humana da da infância até a vida adulta o cérebro mais complexo Mas ábio permite que a nossa consciência vá se manifestando melhor e lembrando então que essa noção de que a mente pode ser algo além do cérebro não é algo que significa A negação
da Psicologia científica ou da neurociência Pelo contrário né Eh um dos principais fundadores da Psicologia científica o alemão vi heim wund e o americano William James considerados dois da Psicologia científica os dois não tinham visões fisicalista e achava consciência era algo além do cérebro do mesmo modo na origem da neurociência como o neurocientista Charles cheriton e o neurocirurgião penfield Wilbert penfield também não tinham visões então Ou seja é falso dizer que a neurociência a psicologia implica nar surgiu de uma visão fisicalista isso é falso tá E aí como disse William James que foi médico filósofo
psicólogo em Harvard o cérebro pode ser um órgão para limitar e determinar de certa forma uma consciência produzida em outro lugar existe uma consciência fora do cérebro e o Cérebro vai conformar a manifestação dessa consciência ali é oo que a gente tá propondo E aí ele avança mais dentro daquela questão do de procusto de não a perna do indivíduo há uma ampla ele ele fala ele compara duas teorias a teoria da produção que ele chama que é a teoria de que o c produz a consciência e para essa teoria da produção fenômenos anômalos são muito
estranhos tem que ser eliminados e eh e tem a teoria que ele chama da transmissão né ou a teoria de que o sebb é um filtro né para manção da mente vamos lá há uma ampla Gama de experiências que são dificilmente explicadas pela teoria da produção teoria fisicalista que o cedus a consciência estes fenômenos obscuros e excepcionais mas que são relatados em todos os tempos ao longo da história humana conversões religiosas curas instantâneas premonições aparições no período da Morte visões ou impressões clar evidentes uma ampla Gama de capacidades mediúnicas essas experiências são bastante paradoxais e
sem sentido na teoria da produção é aquele pecinha que não encaixa no quebra cabeça por que que muitas vezes se faz o nome da ciência corta a pecinha e encaixa não pode fazer isso mas elas se encaixam muito naturalmente na outra teoria na teoria que ele acabou de propor que o cérebro é um filtro para manifestação da consciência precisamos apenas supor a continuidade da nossa consciência além do cérebro Então essa é a vantagem explicativa desse modelo teórico ele heuristicamente explica muito melhor e eu gosto da também de dar um exemplo eh Lembrando que todos esses
modelos essas coisas não vai ter um fenômeno único que vai comprovar é o conjunto perguntaram pro Charles Darwin eh veem uma carta do mandado pro Charles Darwin falando o seguinte Olha eu acho essa teoria muito legal muito bacana mesmo só que tem um problema eu não tô ainda convencio porque falta a prova definitiva eu queria que você me mandasse Então qual é a prova definitiva Cabal da sua teoria o Darvin responde eu entendo perfeitamente a sua dúvida porque não existe uma prova Cabal da minha teoria o que que é a prova da minha teoria é
o conjunto de evidências fazer sentido a um amplo Gama de fenômenos que não fariam sentido sem essa teoria então é mais ou menos o que a gente tá propondo aqui sobre esse modelo teórico e este cérebro sendo um filtro que bloqueia uma série de capacidades da consciência para atenção à Vida Como diz a Bergson no entanto esse filtro ele pode ficar mais por ou mais permeável em certas condições Por exemplo quando eu tô muito no dia a dia antenado mexendo no celular mexendo as coisas vendo tudo eu tô muito focado na aqui nos estímulos imediatos
do dia a dia isso torna mais difícil captação de outros aspectos portanto a diminuição de inputs de entradas externas de estímulos externos de ruídos externos permitem uma ampliação dessa percepção uma diminuição essa porosidade um aumento da permeabilidade em estudos na área de Parapsicologia se faz estudos gunf que quando a pessoa fica numa privação sensorial não vou entrar em detalhes mas numa privação nessa privação sensorial ela tem mais chance de perceber informações telepáticas por exemplo práticas meditativas de introspecção há vários estudos mostrando que práticas introspectivas e de meditação que você retira também e procura eh voltar-se
mais pro mundo interno você consegue perceber muito mais fenômenos na dimensão espiritual psíquica etc e tal ou seja então um dos modos de aumentar permeabilidade desses poros é diminuir o ruído interno e ter momentos em que você fica observando mais internamente percebendo isso segundo ponto ligado a isso menor atividade eh eh cerebral por exemplo há vários estudos apontando que e estes fenômenos espirituais anômalos paranormais frequentemente acontecem estado de menor ativação cerebral Olha que interessante vezes o filtro Como como é um filtro quando ele funciona menos o filtro fica mais poroso e a coisa passa mais
por exemplo a gente teve um estudo que a gente fez com spect né com emissão de de emissão de fóton único eh em que e nós analisamos médiuns fazendo psicografia foi um estudo feito da pilv com Andre newberg e e nesse estudo a gente percebeu que os médiuns mais nós comparamos a ativação do cérebro do médic quando ele fazia psicografia em TRANS e quando ele fazia uma escrita em condições normais de consciência Tá certo e nós percebemos entre os médiuns mais experientes eles produziam uma escrita mais complexa durante o trans do que durante o estado
normal de consciência foi avaliado por um especialista e essa escrita mais complexa a gente imaginaria haveria maior recrutamento neuronal porque pensou mais na realidade foi o contrário durante a psicografia no estado de transe a escrita mais complexa foi escrita com menor ativação cerebral do que no estado normal de consciência O que é compatível com a narrativa do próprio médium de que não foi ele que elaborou aquele conteúdo aqu ele veio de fora então ou seja uma menor atividade cerebral facilitando essa percepção saiu na revista córtex na revista de neurociência muito importante este ano agora poucas
semanas atrás Um Estudo em que se fez um bloqueio por estimulação eh eh magnética transcraniana e eh foi feito um bloqueio de certas áreas no cérebro que se achava que essas áreas meio bloquearam uma percepção uma capacidade de sensorial e com esse bloqueio as pessoas tiveram mais capacidade de fazer psicocinese da mente influenciar a matéria no caso influenciou um gerador de números aleatórios ou seja bloqueando a atividade cerebral em algumas áreas específicas houve uma maior manifestação de capacidades eh consideradas paranormais a própria experiência de quase morte né a pessoa tá doente o cérebro já não
tá funcionando bem e ela tem uma ampliação de percepção de consciência a Lucidez terminal pacientes O professor baruz vai falar sobre isso no no final da da noite no início da noite eh da Lucidez terminal o paciente estando num causo de Alzheimer avançado já no não conhece mais ninguém já a memória perdida nos no dia final quando ele tá já o cé quase desligando ele retoma Lucidez consegue conversar com as pessoas fala com naturalidade e reconhece as pessoas ou seja mais uma vez o cbro não tá funcionando bem são situações que existe uma inversão do
paralelismo psicofísico ou seja normalmente maior atividade cerebral maior atividade mental na realidade aqui inverte o cérebro para de funcionar ou diminui muito o funcionamento e amplia a capac edade Então são evidências do cérebro atuar muito mais como um filtro do que como um produtor da vida mental inverte completamente a ideia e mais nesse filtro mais poroso eu vou ampliar a percepção eu vou ter uma visão da realidade muito mais abrangente desde perceber percepções sensoriais clarividentes experiências espirituais e esse senso noético por exemplo na experiência de quase morte tem um caso muito interessante que o Bruce
Grayson que é o maior especialista no mundo na área ele lançou um livro chamado after vale muito a pena chama After do bruy Grayson e que ele coloca os 30 40 anos de pesquisa dele em ekm e ele conta um caso de uma paciente fala o seguinte Olha quando eu tive a iqm a a minha percepção da realidade ficou muito mais rica de tudo e falou é mais ou menos o seguinte imagina que você Vie a vida inteira num galpão sempre numa penumbra você vê tudo mais ou menos meio escuro preto e branco sempre numa
penumbra de repente alguém acende a luz geral eu começo a enxergar as cores enxergo os detalhes é assim que aconteceu a minha percepção da realidade mudou tudo ampliei vi muito mais um outro caso muito interessante sobre isso que ilustra esse a percepção mais ampliada da realidade e muito profunda Tomás de Aquino filósofo Tomás de Aquino considerado dos maiores mentes da história da humanidade né ele escreveu muito a sua vida inteira pensando sobre a dimensão espiritual a relação com o Divino etc e tal A Suma Teológica dele muitos volumes a sua vida inteira pensando nisso no
final da vida dele ele teve uma experiência Mística de uma percepção ampliada da realidade quando ele voltou ele falou tudo que eu escrevi até agora sobre a realidade profunda é palha ele desanimou nunca mais escreveu nada e faleceu logo depois verdade né então só PR gente ter uma ideia que a realidade é muito mais profunda do que a gente percebe e quando eu consigo às vezes ter essa desconexão quando diminui a função de filtro eu consigo perceber coisas muito mais ampliadas né outro aspecto o self o eu o eu ele teria segundo o Myers isso
é muito interessante existe essa função cognitiva essa função mental consciente que a gente tem aqui função consciente mas existiria um Limiar da consciência existe o infr Limiar que aquilo tá no nosso inconsciente digamos nosso inconsciente a princípio inferior né quer dizer aquele subsolo que o Né o Freud l o subsolo só que existe além da minha consciência habitual existe o subsolo mas existe também o telhado onde eu vejo muito mais amplo então a consciência habitual nossa seria um meio-termo entre esse o que ele chama de infravermelho que tá abaixo seriam automatismos instintos até a histeria
estados eh eh conversivos automatismos patológicos o infravermelho mas existe o o teto lá em cima né e e e nesse teto e no AD lá em cima teria um Observatório astronômico ultravioleta de onde veriam as inspirações a criatividade a percepção extrassensorial a busca de valores éticos transcendentes quem fala muito sobre isso também c y aspers e Vitor frankle me falam sobre essas possibilidades do ser humano as experiências espirituais memória então o nosso inconsciente ele teria uma parte subterrânea e uma parte superior O problema é que às vezes a gente acha que tudo é é do
subterrâneo na realidade teria as duas coisas então a gente teria uma capacidade Então esse eu né ele vai ser momentos ele vai ser invadido por coisas do do subsolo mas tem hora também que ele vai ser invadido positivamente por aspectos superiores dessa percepção mais ampliada então essa noção de consciência é extremamente importante pra gente poder eh eh trabalhar e o maes trabalha muito sobre isso né então eu sou mais do que essa personalidade consciente agora atual que é transitória na realidade e eu tenho esses aspectos superiores e inferiores mas nós temos várias Barreiras para perceber
essas dimensões mais ampliadas né uma o próprio cérebro que é o filtro que nos atém a limitação Dos sentidos do corpo ele nos limita existe também variação no nível e na habilidade que os indivíduos têm como qualquer habilidade habilidade mic tem gente que já nasce um virtuosa Tem gente com treinamento fica razoável Tem gente com treinamento fica horrível mesmo treinamento Eu por exemplo tocando no violão Então e e então assim nós temos isso ao longo e mesmo a pessoa que pode ser muito boa vai ter momentos que ela tá bem o jogador de futebol tem
dia que o cara joga brilhantemente tem dia que ele não joga nada não é assim então Ou seja a mesma desde a pessoa pode ter mais ou menos habilidade mesmo essa habilidade pode flutuar Então essas percepções espirituais que trabalhando isso é importante para pensar pesquisas e teorias e outro ponto importante também essa percepção que se tem nessa dimensão transcendente muitas vezes ela é como di Ch de inefável eu não consigo colocar em palavras por isso que eu uso metáforas né Eu uso metáforas US analogia eu usar arte Mas é difícil de botar em palavras e
eu vou usar muito simbólico frequentemente este conteúdo dessa dimensão transcendente espiritual mental ele éa de modo simbólico onírico parece meio ligado a questão do do cérebro direito né então isso muitas vezes vai dificultar bastante e frequentemente essas percepções que eu vou ter no estado alterado de consciência num trans etc num ekm e tudo mais pode ter uma mistura do meu próprio inconsciente pessoal mistura de uma percepção ex sensorial real clar evidência telepática uma real percepção espiritual de seres e entidades que não materiais e tudo isso matizado pelas crenças interação de quem vivenciou Vocês estão entendendo
como tá tudo misturado não é uma coisa ou outra por isso que é importante ter a complexidade deste fenômeno e como é que eu posso então facilitar essa percepção Eu Posso reduzir os ruídos os estímulos eu posso gerar uma facilitar uma introspecção pra pessoa perceber melhor esses estímulos internos quando eu vou fazer pesquisa eu vou tentar criar um ambiente mais confortável e habitual pro indivíduo se a pessoa tem vivência de meditação experiência fora do corpo mediúnica seja o que for e eu vou tentar criar um ambiente mais próximo possível que a gente chama de validade
ecológica é claro que vou tentar manter os controles mas eu muitas vezes eu vou precisar criar um ambiente o mais confortável possível pro indivíduo para que ele se sinta à vontade se cria umambiente muito artificial eu mato o fenômeno e tem uma coisa que o William James falava tem que o prime the Pump eu preciso dar um empurrãozinho para pegar no tranco ele falava ex quando eu tava estudando o Maas fala quando eu tava estudando a Leonor Piper que foi uma grande médium que Ele estudou no início porque dar nenhuma informação para ela sobre a
pessoa falecida e isso ela ficava meio rodando em falso ela não conseguia conectar mas se eu desse algumas informações iniciais aí ela pegava o fio da meada e tinha um um um uma grande jorrar de informações relevantes então do ponto de vista metodológico Às vezes o paciente a p o paciente a pessoa que tá sendo investigada muitas vezes é a gente precisa ajudar a pessoa em alguma situação para que aquilo ela Entre Nessa conexão nesse outro aspecto de percepção e isso dê uma sequência e uma outra questão também que vale a pena do ponto de
vista eh eh teórico Será que existe o que todas muitas tradições espirituais falam de um corpo espiritual Será que existe uma uma capacidade alguma coisa realmente em um envoltório dessa consciência por quê nos relatos experiência fora do corpo de quase morte experiência de final de vida aparições médi de demissão as pessoas relatam que tem um corpo uma percepção uma coisa e tal e isso é transcultural nas múltiplas tradições será que é apenas uma imagem mental que as pessoas têm ou será que é um corpo real mas é algo tem que ser investigado é algo que
aparece dos relatos de modo geral transcultural e ao longo dos fenômenos e nós sabemos também que essa mente impacta o corpo desde a fundação a função neuron falei eu quero levantar o braço eu levantei o braço então existe uma a mente tá impactando o corpo A Mariana falou isso mais cedo o Placebo né que que é o Placebo você dá um comprimido de de farinha pro indivíduo ele acredita o cente tem Parkinson e ele libera mais dopamina no núcleo estriado quer dizer é um negócio muito impressionante quer dizer a consciência da pessoa faz com que
a pessoa realmente e eh modifique realmente a sua função eh mental e mais eh na ontogênese muitas vezes por exemplo naqueles casos típicos de reencarnação tipo reencarnação Há muitos casos de pessoas que T marcas de nascença que são muito compatíveis com a lesão que alegada personalidade teve que foi fatal num legada última vida isso há centenas de casos documentados sobre isso então parece que tem uma coisa será que então que a consciência é algum modelo que influencia a formação o Stevenson fala um pouco sobre isso até influenci n as mutações e a epigenética o que
que gera alguma mutação ou ativação de um gênio ou de outro Será que a consciência tem esse papel sobre o corpo essa é uma questão implicações para pesquisas vou fechar com isso pra gente abrir pro debate né uma heurística para desenhar novos desenhos de estudo primeiro não desqualificar a priori as experiências dos pacientes ou das pessoas ah porque é fora da minha do nosso esquema não mas vamos não vamos cortar a realidade vamos não desqualificar a priori nenhum relato de experiência não aceitar cegamente estudar todo tipo de experiência humana e testar as predições que esse
modelo vai fazendo vou criar modelos que vão fazer predições vou aprimorar ou substituir este modelo linhas promissoras de pesquisa estudar mais o livre arbítrio vontade responsabilidade moral a gente tem muito pouco estudia sobre a vontade efetivamente porque se acredita que não existe el é fruto só do a gente é contol pelo inconsciente pelo ambiente pela genética e a vontade do indivíduo como é que a gente tr trabalha sobre isso a ambiente e biologia influenciam mas não determinam dostoyevski aborda isso de modo brilhante né os impactos dessas percepções a atitude do indivíduo fente à doença Vittor
Franco C asperes fala muito sobre isso e não um fatalismo apático mas uma ideia de apesar da limitação física das questões sociais da minha história de vida Que atitude eu posso tomar eu sou algo além da da do ambiente e da biologia e vou atuar sobre este fator a noção de livre arbítrio vontade ou seja o que que a gente pode estudar e avançar nesse sentido fatores biológicos sociais e psíquicos que facilitam a manifestação da percepção ampliada estudar por exemplo os bons espécimes da classe pessoas que são muito boas naquela habilidade de experiência fora do
corpo de percepções seja o que for e aqui S alguns exemplos de estudos como eu comentei Esse é aquele estudo em que fez uma inibição estimulação magnética transcraniana do lobo frontal que induziu facilitou capacidades psicocinéticas do indivíduo aqui o estudo de neuroimagem que eu que eu falei antes que houve uma menor ativação cerebral durante descritas mais complexas no trânsito nós estamos finalizando agora um estudo em parceiro Professor Wagner gatas da psiquiatria da usps estamos analisando a genética de médiuns mais experimentados comparando com parenteses de primeiro grau não médiuns e vendo identificamos mais de 20 genes
que estão presentes e pelo menos 1 ter3 dos Médiuns e não estão presentes nos seus familiares de primeiro grau não médiuns ou seja Será que esses genes estão de ala forma alterando o cérebro alguma esse filtro tornando ele mais poroso Esse é o modo e estudar quando o paralelismo psicofísico está rompido Ou seja quando você tem boa atividade mental quando o cérebro não não está bom Como já falamos Lucidez terminal casos de lesões cerebrais graves olha só que interessante esse esse artigo esse aqui é um artigo publicado na Science Pando assim o seu cérebro é
realmente necessário Por quê ele mostra um caso aqui também umud na lança e outro na Science isso aqui gente é uma hidrocefalia em um adulto esse preto aqui é nada é líquido o cérebro do cara é só isso aqui ó é só esse pontinha aqui também ó o cérebro é só só essa casquinha e a pessoa era um trabalhador normal com funcionamento cognitivo normal né um artigo da lance outro na dizer para discutir Vamos estudar melhor esses casos a pessoa teve E outra coisa se é aquela ativação cerebral que gera mente se eu tenho aquela
lesão cerebral não era para ter mais aquela manifestação mental E como que acontece a plasticidade cerebral E aí a pessoa consegue retomar função cognitiva ou qualquer outra de outra forma se função mental era só relatividade tá destruí parece o quê que existe algo que quer se comunicar e tá encontrando outros caminhos para poder manifestar o que quer né então esse tipo de estudo é um outro exemplo de estudo que a gente pode fazer aqui é os casos Olha só uma Uma remissão espontânea de demência logo antes da morte Lucidez paradoxal um estudo também tudo publicado
gente em revista mainstream és tô falando quer dizer temos que aprofundar isso e não negar isso né estudar mais os efeitos topd né a gente estuda muito como o cérebro altera leva Altera a consciência ótimo mas e como a consciência altera o resto né placea vontade controle da dor esse artigo muito bom do neurocientista Mário borregar que a Mari falou antes quando a mente tá influenciando o cérebro Há muitos estudos nisso que a gente pode aprofundar outras linhas promissoras de pesquisa memória extra cerebral nós não nós não temos nenhuma evidência atualmente de traços de memórias
a como a memória armazenada no cérebro de que forma a lembrança que eu tenho do conops do ano passado tá no meu cérebro não ten menor ideia de como isso acontece e parece que talvez ela não esteja no cérebro Talvez o cérebro seja só um gatilho para você recuperar aquela memória né Então as memórias Extra cerebrais como no caso da mediunidade dos casos tipo de reencarnação diferenças precoces de personalidade entre gêmeos mono Gêmeos monozigóticos e a mesma genética estão vivendo no mesmo ambiente e desde muitos jovens diferenças grandes de personalidade habilidades como é que explico
isso será que uma consciência antes que já traz isso e se manifesta de forma diferente melhor súbitas após mudança psíquica esse livro Quantum Change é muito interessante do William Miller importante pesquisador aqueles pacientes quando mudaram tiveram Insight melhora absurdamente doenças graves muitas vezes ao longo prazo ou fontes de inspiração artística esse aqui é um livro muito interessante é uma tese doutorado das Artes do diamond em que avalia como praticamente todos os grandes artistas ao longo da história falam de fontes espirituais de inspiração para as suas grandes criações artísticas fonte de inspiração filosófica científica o próprio
descart fala de uma experiência espiritual na origem da sua eh eh eh eh da sua grande teoria etc e tal né então ou seja muitos pessoas referem que parece que aquilo vem de fora Existe alguma então estudar não usar isso como uma descartar como uma coisa anômala vamos estudar a fundo Será que não é isso efetivamente que tá acontecendo outras o Impacto etiológico de alegadas memórias de vidas passadas o Ian Steves tem um artigo muito interessante da Medical hypothesis sobre o como a hipótese reencarnatória além do ambiente e da e da biologia Poderia ajudar a
explicar fenômenos e ele estuda por exemplo por caso das marcas de nascença de lesões de nascença e esse é um artigo que saiu recentemente no estudo de jornal so sexualidade e que se estudou dentro dos casos que tem centenas de milhares de casos da Virgínia alegadas mudanças de sexo entre uma vida e outra e perceberam quando a criança alegava uma memória de vida passada de uma outro sexo eh ela tinha muito mais disforia de gênero quando ela era pequena chance acho que é 16 vezes maior embora na maioria das vezes ISO resolvia ao longo dos
anos mas havia uma chance muito maior e essas crianças traziam memórias verificadas na realidade sobre aquele passado então seria um Outro fator a mais para poder compreender então nós estamos abrindo o leque de múltiplas opções Tá certo então parar também percepções e descrições da experiência de quase morte experiências fora do corpo experiências mediúnicas experiências Quais que seja de contato com o Divino entre culturas pessoas e tipos de experiência nas várias culturas que que se faz que que se fala entre as mesas pessoas da mesma cultura ou diferentes experiências apontando na mesma direção como a gente
já falou aqui então tudo isso que nós estamos fazendo é abrindo o leque de possibilidades com isso o poder heurístico é muito grande pra gente poder avançar esse aqui é um estudo muito importante que compara experiências espirituais presente de quase morte ao longo da história e das culturas a longo dos milênios é muito importante esse livro do Gregorio shushan conclusão tô finalizando então com essa ideia né de um proposta de um modelo né De Uma Mente redutível com aspecto Supra e infr Limiar que preexiste e pode sobreviver a essa vida que o cérebro é um
filtro que tem uma função de sobrevivência mas essa permeabilidade é variável podendo perceber outros aspectos da realidade e esse dualismo interacionista com isso é um modelo básico que a gente tá comentando aquela coisa aquela rascunho Inicial mas que permite gente começar a pensar pensar em novos modelos testar implicações empíricas desse modelo pra gente poder avançar e competir por exemplo e avaliar em em comparação com uma hipótese fisicalista por exemplo Ok então eu queria agradecer muito a todos vocês aqui está meu e-mail a minhas redes sociais Instagram e Facebook Facebook Alex pnps a gente tá sempre
colocando pesquisas artigos eventos e eh quem quiser conhecer atualizado no tema de espiritualidade saúde e outros aspectos sigam-nos a nossa TV nups né Nós temos centenas de vídeos de mais de 80 pesquisadores líderes do mundo na área de ciência espiritualidade e saúde é uma biblioteca efetiva Tá ok eu queria agradecer muito vocês Muito obrigado r