Bases da Nutrição - Proteínas Neste vídeo vamos falar sobre as proteínas dos alimentos. As diferenças entre as proteínas de origem animal e vegetal. A qualidade nutricional dessas diferentes fontes de proteína e das estratégias para melhorar essa qualidade proteína nos alimentos.
Na nossa alimentação, as principais fontes de proteína de origem animal estão nas carnes, aves, peixes, leite, queijo e ovos. Nos alimentos de origem vegetal, as principais fontes de proteína estão nas leguminosas como feijão soja lentilha ervilha grão de bica amendoim, nos cereais como arroz trigo e milho, nas oleaginosas como castanhas amêndoas e nozes, nas sementes de quinoa chia abóbora e girassol. Mas essas diferentes fontes de proteína oferecem diferentes qualidades nutricionais.
Vamos entender como isso acontece. Qualidade Nutricional da Proteína As proteínas são macronutrientes essenciais ao funcionamento do nosso organismo. Elas fornecem os aminoácidos que o nosso organismo necessita para produzir e reparar as suas próprias proteínas.
Já sabemos que existem 20 tipos diferentes de aminoácidos que compõem as proteínas. 9 deles são aminoácidos essenciais porque são indispensáveis ao funcionamento do nosso organismo. Quando pensamos nas proteínas contidas os alimentos devemos ter em mente que não basta que elas contenham a quantidade de proteínas recomendadas, mas elas devem fornecer todos os aminoácidos essenciais que necessitamos.
Nesse sentido, o valor nutricional de cada alimento fonte de proteína pode variar principalmente por duas razões: o perfil de aminoácidos e o grau de digestibilidade O perfil de aminoácidos se refere a quantidade de aminoácidos essenciais que estão presentes em uma determinada proteína. Sendo consideradas proteínas completas aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais e incompletas quando na sua composição faltam um ou mais aminoácidos essenciais. O grau de digestibilidade de uma proteína se refere a porcentagem de aminoácidos que o nosso organismo consegue extrair desta proteína no processo digestivo.
O valor biológico de uma proteína se refere a eficácia com que esta proteína é utilizada pelo nosso organismo na síntese de suas próprias proteínas. Ele considera qual a fração de aminoácidos é efetivamente absorvida e utilizada pelo organismo o valor biológico é uma medida obtida em laboratório pelo cálculo da diferença entre a quantidade de nitrogênio que é consumida e a quantidade que é excretada. Isto é possível porque apenas aminoácidos contém nitrogênio.
Por isso ele está diretamente relacionado com o perfil de aminoácidos da proteína. Diferenças entre as proteínas de origem animal e vegetal As proteínas contidas nos alimentos de origem animal são conhecidas como proteínas completas. Isto acontece porque o perfil de aminoácidos que elas carregam traz todos os aminoácidos essenciais em boas quantidades.
Além disso elas geralmente apresentam um alto grau de digestibilidade sendo absorvidas em quase sua totalidade a proteína do ovo é considerada o padrão-ouro de referência para avaliação da qualidade proteica das demais proteínas, porque ela apresenta o mais alto valor biológico dentre as proteínas naturais, sendo utilizada como índice de comparação para as demais proteínas. Seguida de perto pela proteína do leite e das carnes que possuem altos valores biológicos. As proteínas de origem vegetal são frequentemente deficientes em um ou mais dos aminoácidos essenciais no seu perfil de aminoácidos por isso elas são classificadas como parcial ou totalmente incompletas.